terça-feira, 30 de junho de 2009

JOSÉ FERNANDO DE OLIVEIRA, O MAIOR AUSENTE DA CÂMARA

Quase metade dos integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados extrapolou o limite de ausências permitido ao longo do ano pelo regulamento. O Presidente do PV de Minas, Deputado José Fernando de Oliveira, FALTOU OITO VEZES , com uma sequência de CINCO FALTAS CONSECUTIVAS.

Conhecido gazeteiro na Câmara, a reeleição de Zé Fernando é muito difícil. Seu primeiro mandato se deve exclusivamente ao Governador Aécio Neves, que à pedido e, por amizade ao pai do menino, o saudoso Zé Aparecido, deu a ele os votos necessários para se eleger Deputado Federal. Só terá chance de reeleição se Aécio Neves bancá-lo novamente.

Zé Fernando é mais um caso clássico de filho de politicos conhecidos que, sem ter profissão ou oficio, só lhe resta ser politico, recebendo de papai, herança financeira e eleitoral. Nos bastidores, dizem que Zé Aparecido teria dito ao Aécio que " não era só o Danilo de Castro que tinha filho para ser eleito. Ele também". Aécio, mais uma vez mostrou que é um politico de palavra e elegeu o menino Zé Fernando.

Zé Fernando apresenta certa dificuldade para concatenar idéias, e de raciocinar, com a velocidade necessária , os temas que são relevantes para o exercício parlamentar. Daí, certamente, o seu desinteresse pela Comissão do Orçamento, da qual ele é membro.

Por esses motivos e, principalmente, por ter prestado bons serviços para o custódio, quando, na última campanha para a prefeitura , alugou seu caráter para o PSDB de Juiz de Fora, José Fernando de Oliveira deverá receber, uma vez mais, o apoio do Governador. Ele tem dito que por ter alugado seu caráter , tem uma fatura eleitoral a cobrar dos tucanos. Diz também que custódio vai apoiá-lo na cidade. Mas se Aécio não ajudá-lo, ele não se elege sequer para Vereador de Conceição do Mato Dentro, cidade natal do pai .

Zé Fernando não possui nenhum preparo intelectual ou prestigio pessoal para ser presidente do PV mineiro e, só permanece no cargo por seu pai ter sido um dos maiores amigos do Sarney . O Deputado Zequinha Sarney, filho do Senador, é um dos principais dirigentes do PV nacional e é quem banca Zé Fernando em Minas.

Óbvio que essa imposição não agrada boa parte da bancada mineira. Agora, com a crise do Senado, vamos ver o que vai acontecer com o diretório do partido em Minas. Alguns deputados estaduais não querem mais Zé Fernando à frente do partido.

QUEIROZ GALVÃO ESTÁ ME PROCESSANDO

Recebi hoje a notificação da Queiroz Galvão. Quer indenização por "danos morais", segundo a empreiteira do lixo, por supostas inverdades que teria dito sobre eles. Pedem a retirada de todos os textos do blog .

Agora me junto, com muita honra, aos lixeiros da cidade. Ambos, esses magníficos profissionais que limpam a sujeira de Juiz de Fora , e eu, estamos sendo processados por crime contra o lixo. Quer dizer, processados por custódio e Queiroz Galvão.

É , ou não é, uma honra?

segunda-feira, 29 de junho de 2009

QUEM É RODRIGO AMARAL DE SOUZA, O GRANDE AMIGO DE RODRIGO MATTOS?

Rodrigo Amaral de Souza foi , e , ainda é ,um dos principais homens de confiança de Carlos Alberto Bejani.

Rodrigo Amaral de Souza trabalhou com Vanessa Losaço na direção da AMAC.

Rodrigo Amaral de Souza foi assessor de Carlos Alberto Bejani na Assembléia Legislativa.

Rodrigo Amaral de Souza , foi o coordenador da campanha de Rodrigo Mattos à Câmara Municipal.

Rodrigo Amaral de Souza , por ordem de Carlos Alberto Bejani, coordenou junto com o também bejanista Vitor Valverde, o segundo turno da campanha "vitoriosa" do mensaleiro custódio mattos.

Rodrigo Amaral de Souza comanda oficiosamente o gabinete do Rodrigo Mattos.

Rodrigo Amaral de Souza foi nomeado, por ordem de Rodrigo Mattos , Assessor Técnico da Câmara Municipal, pela portaria 2341 ,em 17de janeiro de 2009.

E. mesmo assim, ( e olha que isso é só a ponta do " iceberg ") falar da amizade, da relação e compromissos políticos entre os mattos e Bejani é "crime" de calúnia e difamação ! Em outras palavras, falar que Bejani e Custódio são a mesma coisa, irmãos gêmeos da corrupção, rende processo por crime de calúnia e difamação.

Por isso, senhoras e senhores, como já estou sendo processado pelo mensaleiro, tirem vocês as conclusões.

QUANDO O BLOG " NÃO RESPONDE ".

É porque estou viajando no final de semana . Mas já estou de volta. "O blog não para, não para, não para !pois a minha piscina não está cheia de ratos... Ao contrário, estamos sempre atrás deles...

Como o velho conhaque

Foi poucos meses antes da eleição que, tomando Juiz de Fora como exemplo, mas também com a leitura pela internet de jornais de várias partes do País, chamei atenção, muito preocupado, para uma tendência de líderes políticos de transferir para os filhos o patrimônio eleitoral que juntaram. Se é possível comparar, seria como se a cidade e o estado ressuscitassem aqueles antigos feudos ou reinados em que o herdeiro ganhava não só os bens dos domínios de terras e castelos, mas também a coação sobre povo, forçado a manifestar simpatias nem sempre do seu agrado. No caso em tela, herdam-se também o voto de quem conquistou o direito de votar. Pois, passadas as eleições que ensejaram tal observação, as coisas tendem a ser as mesmas. Pais, encantados com os filhotes que nem sempre têm capacidade para voos solos, armam campanhas para a eleição de seus sucessores, servindo-lhes de muletas, o que lhes tem valido o apelido de um conhecido conhaque, o tal que passa de pai para filho.

As monarquias evidentes ou dissimuladas estão acabando, tal como se deu, no ano passado, no Nepal. Filhos, irmãos e parentes do rei serão, doravante, cidadãos comuns, tendo de conseguir um trabalho fora do serviço público. O povo não mais sustentará a quem, por ser parente do rei, sempre viveu encastelado, ditando regras, remunerado com altos salários, pago com o dinheiro que sai suado do trabalhador.

Em outubro de 2010, ainda com muito tempo para o eleitor refletir sobre isso, Juiz de Fora, como centenas de outras cidades, também será colocada – não tenham dúvida – diante de situações em que o objetivo não é a competência, o espírito público e o ideal de servir, mas um projeto de família. Já que os meninos não dão pra nada, que sejam protegidos com um mandato; depois pelas reeleições, a serem cuidadas em tempo.

No dia da eleição, a cidade precisa dar um basta a esse revezamento familiar, mas caminhar para uma verdadeira renovação, democrática e competente.


O. P.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A DECLARAÇÃO DO ANO

De Vera Lúcia Assis, catadora de papel, ontem, na audiência pública da Câmara sobre a paralização das obras do restaurante popular, que custódio, o mensaleiro, não considera importante:

" SAIO DE CASA ÀS 5 HORAS E SÓ VOLTO À NOITE, SEM ALMOÇAR . NÃO TENHO CARRO PARA QUERER PONTE MAS TENHO BARRIGA PARA SENTIR FOME " (Vera se referiu ao anúncio do prefeito sobre a construção de ponte no Rio Paraibuna) .


Parabéns,Vera ! Sua frase resume o que e quem representa a administração custódio mattos. Se não existem recursos para esse prefeito matar a fome do povo, sobra dinheiro para enfiar no lixo da Queiroz Galvão e para os caminhões de seu grande amigo Josemar da Silva.

Recursos, Vera, existem, e muito . O que falta nesse prefeito é vergonha na cara. Típico sinal de quem é desonesto. Pois, veja, Vera, como os dois, Bejani e custódio, são iguais e rezam na mesma cartilha da corrupção:

1) quem trouxe a Queiroz Galvão para Juiz de Fora e deu a empreiteira um milionário contrato sem fazer licitação? BEJANI. Quem endossou o mesmo contrato e o defende com unhas e dentes e, por isso, é criminalmente, também responsável? CUSTÓDIO!

2) quem iniciou a terceirização dos caminhões do Demlurb com a firma do Josemar da Silva? BEJANI ! Quem está tentando terceirizar toda a frota do Departamento, DEPOIS DE MENTIR DESCARADAMENTE NA TV, dizendo que jamais faria isso, mas ao contrário iria comprar novos caminhões? CUSTÓDIO.

Tá vendo, Vera, o que falta no custódio é só vergonha na cara ! Só isso. Dinheiro tem de sobra.

SOBRE A GREVE DOS MÉDICOS

Considero um ato de heroísmo os médicos prestarem serviços para o sistema municipal de saúde. Sem nenhuma estrutura operacional, o ambiente que se encontra nos hospitais, e postos de saúde do município administrado por custódio mattos, é o ambiente de uma guerra: começa pela falta de medicamentos, passando pela total ausência de responsáveis para dar uma satisfação a população, até chegar aos pacientes, que gemendo de dores , esperam por assistência abandonados e humilhados pelos corredores.

Mas o pior do caos da saúde pública de Juiz de Fora, é a falta de projeto dessa administração para acabar, ou , no mínimo, apontar um novo caminho para o setor na cidade. No meio desse abandono, dessa guerra, o que assistimos é um festival de incompetência e arrogância do mensaleiro custódio. A única preocupação do prefeito em exercício com a saúde pública é viabilizar a compra do terreno para inaugurar o prometido hospital da zona Norte, que será no centro!

Enquanto isso, o pobre coitado do médico (e de todos os profissionais da saúde pública municipal) , é obrigado a conviver com um ambiente de trabalho, que repito, é pior, que hospitais de guerra, pois nesses o cidadão não é humilhado como aqui. Pode até morrer, mas morre por um ideal, ao contrário do sistema de saúde de Juiz de Fora, onde, além da humilhação de ser abandonado pelos corredores, o cidadão morre por abandono.

O que se observa, de fato, em tudo isso, é a similaridade entre Bejani e custódio quando o tema é saúde pública. O mensaleiro faz exatamente a mesma coisa que fez seu antecessor: NADA.

Alías, alguém já viu nessa "administração" o custódio aparecer para alguma coisa? Claro que não! Além de omisso, a covardia é um dos principais traços do caráter do prefeito. Reparem como nos casos de maior exposição e risco politico ele sempre manda um pau mandado que gosta de assumir o papel de "machão". Por isso , sempre aparece o Vitor Vitória Valverde. Observem como nos casos em que o prefeito não assume suas responsabilidades, V-3 aparece para fazer o que ele mais adora fazer: cara de zangadinho e bravo. É cômico, para não dizer trágico.

A resposta da prefeitura que iremos ter, a partir de hoje, será o Vitor Vitória Valverde fazendo carinha de preocupado para TVs, dizendo o seguinte (podem anotar):

1) que o prefeito está muito preocupado com a situação;

2) que se trata de uma greve politica;

3) que nunca se investiu tanto em saúde pública como custódio está investindo. Vai dizer que até a reforma da Regional de saúde é obra dele...

4) que o prefeito não pode dar aumento nesse momento por "absoluta falta de recursos" (a prefeitura tem mais de R$ 100 milhões no caixa! Mas, de fato, está tudo comprometido com a eleição do ano que vem e com o contrato dele e do bejani com a Queiroz Galvão) .

5) que a greve é politica e quem paga o preço dessa "incompreensão" é a sofrida população da cidade;

6) e, por fim, que os médicos ganham muito bem e trabalham muito pouco;


Gostaria de dar uma sugestão ao sindicato dos médicos: não deixem nada disso, mais essa afronta do mensaleiro sem a devida resposta! Mas por favor, respeitem a população, informem, debatam, mostrem como estão os hospitais e as condições de trabalho de um médico em hospital ou posto de saúde da prefeitura! Coloquem a população ao lado de vocês. O povo ai compreender o movimento.

Mas se deixarem o Vitor Vitória sem resposta, vocês vão ser derrotados publicamente, assim como aconteceu com os professores que , ao se ausentarem de debate na TV, deixaram Vitor Vitória Valverde, declarar , dentre outras coisas, que um professor do município ganhava R$ 1, 9 mil !!! Essa informação nunca foi desmentida , nem mesmo pelo Vereador Betão, que convidado para participar do debate, (o movimento grevista), preferiu não comparecer "pois o comando da greve estava negociando com o governo (???????) ". Resultado: a população ficou contra o movimento pois um professor ganha R$ 1,9 mil ...

O movimento grevista dos médicos é muito mais do que justo, não só pelo salário de fome que recebem, mas, principalmente, pelas calamitosas condições de trabalho que são obrigados a conviver e enfrentar diariamente.

E viva a "mudança com segurança" !

quarta-feira, 24 de junho de 2009

LEI ORGÂNICA DE JUIZ DE FORA

Sabem quantos cidadãos de Juiz de fora opinaram sobre a nova Lei Orgânica que está sendo elaborada: NENHUM !!! Verdade !!! Nenhum cidadão juizforano, até o momento, enviou uma idéia ou sugestão sobre que deveria ser incluído , excluído ou aprimorado na "Constituição Municipal".

Assim, a elite vagabunda , continuará sempre no poder e dona da cidade, fazendo negócios e , enriquecendo cada vez mais.

O Vereador Isauro Calais deve, como líder do Custódio, tomar alguma providência para que o povo participe do processo, pois até agora o eleitor não sabe o que está acontecendo.

Pobre Juiz de Fora.

sábado, 20 de junho de 2009

SOBRE A AMAC E SEU FUTURO

Muito se fala, muito se critica, mas pouco se discute a AMAC, enquanto instituição pública, que tem como objetivo principal a assistência social. São muitas as críticas, principalmente quanto ao empreguismo praticado por quase todos os prefeitos, que dela se utilizaram para colocar seus cabos eleitorais em alguma "função". Importante dizer, que nem todos seus funcionários enquadram-se nessa condição. Ao contrário, a AMAC possui profissionais muito qualificados.

Por outro lado, pouco se sabe sobre os benefícios e serviços que ela proporciona e presta às camadas mais humildes da sociedade. Certamente, sem a AMAC os problemas sociais da cidade seriam bem maiores.

Mas a que "preço" a AMAC faz tudo isso ? Não me refiro ao custo financeiro e, sim, às injustiças praticadas no decorrer dos anos, por políticos que não tinham a preocupação de saber que estavam praticando ilegalidades, ao contratar centenas de pessoas para trabalhar na instituição , qualificadas, ou não, para exercer uma função pública, sem que tenham prestado concurso público. Entraram, simplesmente, porque eram amigos de políticos, de prefeitos. Cara do Brasil.

É necessário fazermos uma fundamental pergunta para iniciarmos o debate : é correto um prefeito nomear amigos em detrimento de milhares de cidadãos dessa cidade que também buscam um emprego ? Eu, honestamente, acho que não. Para mim, o cidadão só tem uma porta para ingressar no serviço público: concurso .

Agora estamos assistindo o reverso de um processo que aterroriza milhares de funcionários da
Amac: a dispensa, o desemprego. Isso porque, o Ministério Público , por obrigação de oficio, deverá interferir judicialmente na instituição para corrigir os erros e aberrações praticados por prefeitos dessa cidade, que nomearam para a AMAC, centenas de funcionários sem concurso. O que fazer?

Outra pergunta ainda mais fundamental: caso a Lei obrigue a demissão de funcionários contratados sem concurso, onde vão parar mais de dois mil funcionários da Amac que podem ser demitidos a qualquer momento?

É um grave problema e, devemos, todos nós, discuti-lo. Várias outras perguntas devem também ser respondidas. Por exemplo: quantos funcionários efetivamente tem a AMAC? Em que governos foram nomeados? Quais são os principais serviços prestados pela instituição? E , finalmente, quanto efetivamente custa a AMAC para os cofres municipais , e o que a instituição oferece ,em contra-partida, para a sociedade que a sustenta?

Por outro lado, o que estamos entendendo é que o prefeito está programando um grande desmonte da AMAC, demitindo milhares de pessoas que ficarão sem emprego, e , pior, sem chances de recolocação.

A AMAC precisa deixar de ser um orgão politico. A AMAC precisa ser reciclada. A AMAC precisa se transformar numa autarquia independente que preste, obviamente, contas para a sociedade, mas não pode ficar nas mãos de prefeitos, corruptos como Bejani e Custódio.

O prefeito em exercício, se estivesse preocupado em economizar recursos, deveria, em primeiro lugar, não ter nomeado centenas de cabos eleitorais para ocupar cargos em comissão, que sem função, sugam milhões de Reais por ano dos cofres públicos. No lugar dessa gente que não tem o que fazer, a prefeitura poderia utilizar esses recursos para a manutenção dos empregos de também centenas de funcionários da AMAC , enxugando o orçamento da instituição, mas, nesse caso, sem cortar projetos, sem criar desemprego.

O debate sobre a AMAC está aberto.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

OS RESULTADOS DA ENQUETE

Devo dizer que não fizemos uma pesquisa eleitoral. Fizemos uma enquete. São duas coisas totalmente diferentes. Pesquisa tem metodologia cientifica, abrangendo classes sociais, bairros, nível escolar da população etc. e, para ser divulgada, deve ter seu registro homologado na Justiça Eleitoral.

Já uma enquete, é tão simplesmente uma pergunta direta e objetiva. A resposta é um número absoluto que mostra tendências de grupos sociais interessados em se posicionar em um determinado assunto.Uma enquete jamais dará um resultado cientifico. Mas, paradoxalmente, tem muito valor para avaliação de um momento sobre um tema . Em nosso caso, as eleições de 2010.

Antes de falarmos e analisarmos os resultados, um único questionamento deve ser colocado : nossa enquete tem credibilidade? A resposta é: sim, ela é totalmente crível. Afirmo que sim, pelo fato do sistema implantado só ter permitido um voto por computador, e quem votou pode atestar o que estou dizendo.

Porém, cabe uma ressalva na enquete : fui informado que houve "campanha abertas" para três candidatos: Isauro Calais , Checker e Margarida Salomão. Para os candidatos do PT , a informação da "forte campanha" foi confirmada por um dirigente do Partido. Centenas de e-mails foram enviados para amigos pedindo que votassem em Checker e Margarida. Já Isauro, teria mobilizado uma enorme quantidade de pessoas para "pedir votos".
.
Essa "campanha" pode ter gerado uma distorção nos resultados ? Em primeiro lugar, eu acho que foi licito pedir votos. Qual o problema? Mas, sim, eu acho que, de certa forma, o resultado ficou distorcido. Mas não totalmente. Tarcisio, por exemplo, foi a maior e verdadeira expressão de votação. Ou alguém duvida que, caso seja candidato, ele não esteja entre os dois mais votados da cidade? Por outro lado, sem negligenciar ou desmerecer suas trajetórias politicas , eu não acredito que o Isauro, muito menos o Checker, tenham mais votos que o Tarcisio. Mas não tem mesmo!

Para mim, prova maior das campanhas do Isauro e do Checker (PT) foi o número dos "eleitores" que votaram para Deputado Estadual, a maior participação. Foi único cargo que teve mais de 750 pessoas votando, enquanto para os demais, Presidência etc. , o número foi de 600 em média

Feitas as considerações preliminares, abaixo faço minhas análises dos resultados:

1) PRESIDÊNCIA:

Dilma confirma que está forte, mas ela não teria sido beneficiada pela campanha para a Margarida e Checker? Eu acho que sim. Aécio ficou muito bem e Serra foi um desastre. Boa performance da Heloisa Helena. Ela "incomoda".

2) GOVERNO DE MINAS

Hélio Costa está no segundo turno. A surpresa é Itamar Franco (já disse que ele vai ser candidato). Patrus é forte (mesmo com a "campanha do PT) . Decepção o Anastasia. Fernando Pimentel sem expressão. O acordo com o Aécio para eleger o seu sucessor na prefeitura de Belo Horizonte "acabou" com as chances de Pimentel no PT;

3) SENADOR

Uma das duas cadeiras, se ele quiser, já tem dono:Itamar Augusto Cautiero Franco. A segunda, fica , entre Aécio e Patrus. Obviamente, mais uma vez, acredito que Patrus tenha sido beneficiado pela "campanha" do PT, o que não lhe tira as credenciais de forte candidato ao Senado.

4) DEPUTADO FEDERAL

Júlio Delgado não teve uma boa performance. Já Marcos Pestana melhorou vis-à-vis os 14 mil votos que obteve na cidade, quando foi candidato a Deputado Estadual. Mesmo com a "campanha" do PT, Margarida é forte candidata . Quanto à minha votação, fiquei surpreso . Me dá excelentes perspectivas. Já Paulo Delgado parece que realmente se mudou da cidade e o povo já o esqueceu. Mas não deve ser , nunca, subestimado. Tem biografia.

5) DEPUTADO ESTADUAL

Como disse, as "campanhas" podem ter distorcido a enquete. Mesmo assim, ficou provado uma coisa: Juiz de Fora terá vários candidatos fortes, e isso, traz junto, uma triste noticia: com essa pulverização de votos, talvez a cidade fique, pela primeira vez, sem um representante na Assembléia . Ou, no máximo, um. Bejani foi uma "grata" surpresa... Já Sebastião Helvécio não aparece.


Com distorções, ou não , valeu a pena fazer a enquete. Nos dá um "norte". Faremos outras.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ITAMAR FRANCO É CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS

Não é um a tese, muito menos "informação da cozinha" do Presidente . É minha convicção. Ninguém contesta a integridade moral do Presidente Itamar Franco, principal critério e motivação do eleitor escolher o seu candidato. Por isso e, por seu comprovado sucesso nas urnas, Itamar será candidato ao Governo de Minas. Vai dar trabalho.

Aécio ficara numa situação desconfortável, e poderá, pelos números de pesquisas que logo chegarão às suas mãos, ser "obrigado" até mesmo a apoiá-lo.

Nesse caso, a disputa para ver quem vai para o segundo turno com Hélio Costa, ficará entre Patrus Ananias e Itamar Franco.

Podem anotar: Itamar Franco será candidato ao Governo de Minas, mesmo tendo praticamente garantido uma cadeira de Senador.

VOLTA, VOLTA BEJANI EMPATA COM TARCISIO E CHECKER

ANALISES PRELIMINARES DA ENQUETE:

1) por causa da desastrosa administração do mensaleiro custódio, Bejani está renascendo e, por isso,vai obter uma espetacular e surpreendente votação na cidade. O ex prefeito está empatado tecnicamente com Checker e Tarcisio. Inacreditável.

2) Itamar continua muito forte.

3) Para o Senado, Aécio perde para Itamar e Patrus;

4) Hélio Costa está no segundo turno. Seu opositor seria Patrus Ananias ou Itamar;


Façam suas análises.

Entre o ideal e o real

Não tenho informação sobre a dimensão da grade da mais recente campanha institucional do governo do Estado, não sei se ela se restringe a Minas ou se tem abrangência sobre outras unidades da Federação. Digamos, antes de tudo, que os mineiros têm muito o que mostrar, quaisquer que sejam as atividades a que se dediquem.

Registrada a ressalva, penso serem importantes certos cuidados na produção das peças, principalmente quando estão em cena assessores excessivamente ansiosos em prestigiar o governador, mas acabam por prejudicá-lo. A campanha a que estou me referindo inclui depoimento do secretário de Reforma Agrária, Manuel Costa, que, depois de garantir que em sua gestão foram entregues 5 mil títulos de propriedade, informa-nos, pela mídia, que até o final do próximo ano terão sido transferidos 200 mil títulos. É sabido que, embora desejável que isso se tornasse realidade, não possui o Estado estrutura organizacional e estratégia política para empreeendimento de tamanha emvergadura. Demais, se em 30 meses o governo chegou aos 5 mil títulos, como admitir que eleve esse número para 200 mil em 18 meses?

Forçoso é aceitar que o Brasil tem feito pouco pela reforma agrária, e do pouco que faz incorre em dois erros: contempla a via da violência na ocupação das terras e não cobra eficiência dos que já se beneficiaram dos espaços desapropriados, os já não mais sem terra. Pois bem, mesmo nesse painel deficiente e destorcido, o desempenho de Minas se revela modesto. A realidade impõe situações distantes de um resultado que desejávamos. Há imensas terras desocupadas, à espera de mãos e máquinas que lhe deem trato.

Há que se reclamar, portanto, comedimento no estusiasmo do doutor Costa, que, depois de ter sido secretário de Turismo, transferiu seus préstimos para a Reforma Agrária, sob o desafio de campos de atuação tão diversos.




O.P.

terça-feira, 16 de junho de 2009

VOLTA, VOLTA BEJANI...

Pelas primeiras parciais da enquete, acreditem ou não, para Deputado Estadual, Bejani só perde para o Tarcisio Delgado, empatando tecnicamente com Flávio Checker.

Acreditem pois é verdade

VAMOS VOTAR !

Peço a todos que votaram com mensagens, que repitam o voto na enquete que se encontra do lado direito da tela. Trata-se de um programa que aceita somente um voto por computador. Portanto, o resultado é 100% verdadeiro, sem nenhuma manipulação.

O participante do blog vai vendo o resultado instantaneamente. Para isso, basta clicar em "exibir resultados".

Imoralidades deixam o País à deriva

Quando se conversa com pessoas de diferentes níveis sociais, desde o mais modesto operário ao intelectual, mas se o assunto tende para a política, é inevitável constatar que o brasileiro anda perdido, meio sem rumo, sem saber o que fazer o País e por onde começar, quando se trata de extirpar de vez, num corajoso ato cirúrgico, esse vendaval de corrupção que nos assola. Essa confusão mental, vê-se claramente, resulta da falta de controle dos descalabros. É como se fossem abertos os portões de todas as cadeias e seus hóspedes recebessem autorização para assaltar quem quisessem, como quisessem. Então, o povo, desprotegido, sem lideranças e sem rumo, entra em parafuso. É o que sempre se deu quando a Nação, olhando por todos os lados, não conseguiu ver um fio de luz e de esperança. A quem confiar a retomada da ordem e da moral, se esse alguém já parece inexistir?

Pois é como se vê nosso Brasil de hoje. A lei e os bons costumes entraram em recesso, saíram em viagem e ainda não sabemos quando estarão de volta.

O volumoso diário da corrupção se escreve em todos os setores da vida pública, mas invade, principalmente, os gabinetes do Judiciário e do Legislativo. E é nesse ponto que as esperanças se diluem totalmente. O que fazer, se sofrem de abatimento moral exatamente as casas onde se fazem as leis e onde elas são cobradas?

Quando se trata do Congresso, há um dado a mais para causar espanto e horror. É quando velhos senadores, cujos cabelos o tempo derrubou ou embranqueceu, homens que têm assento na mais alta casa do pensamento político, com biografias carregadas de responsabilidades, prestram-se a miuçalhas e a empreguinhos para parentes. E escondem os atos de nomeação para que ninguém fique sabendo de suas imundícies. É inacreditável, porque todos têm recursos suficientes para manter os favoritos, sem que para tanto tenham de assaltar o povo. É o pior tipo de crime: assalta-se sem necessidade, pois as cavernas desses ali-babás sempre têm dinheiro de sobra.

É triste constatar que o Brasil se transformou em nau sem rumo, sob tempestade de imoralidades, com espessas nuvens pela frente, que ainda não nos permitem enxergar o porto da salvação.



O.P.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"PESQUISA" BLOGOMAR

Na realidade, uma enquete. Faltando exatamente um ano para o brasileiro ir as urnas, o blog gostaria de saber, se as eleições fossem hoje, em quem o juizforano, votaria (*). Para Câmara e Assembléia são apresentados somente nomes dos provaveis candidatos da cidade:

* por ordem alfabética


A) PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA



1) AÉCIO NEVES

2) CIRO GOMES

3) COLLOR

4) DILMA ROUSSELF

5) HELOISA HELENA

6) JOSÉ SERRA




B) PARA GOVERNADOR


1) ANTONIO ANASTASIA

2) FERNANDO PIMENTEL

3) HELIO COSTA

4) ITAMAR FRANCO

5) PATRUS ANANIAS




C) PARA SENADOR

1) AÉCIO NEVES

2) ITAMAR FRANCO

3) JOSÉ ALENCAR

4) FERNANDO PIMENTEL

5) PATRUS ANANIAS



D) PARA DEPUTADO FEDERAL

1) JULIO DELGADO

2) MARCUS PESTANA

3) MARGARIDA SALOMÃO

4) OMAR PERES

5) PAULO DELGADO

6) SEBASTIÃO HELVÉCIO



E) PARA DEPUTADO ESTADUAL

1) ANTONIO JORGE MARQUES

2) BEJANI

3) BRUNO SIQUEIRA

4) FLAVIO CHECKER

5) ISAURO CALAIS

6) JOSÉ EDUARDO ARAÚJO

7) RODRIGO MATTOS

8) SEBASTIÃO HELVÉCIO

9) TARCISIO DELGADO



Como ainda não há definição de qual cargo os candidatos vão efetivamente disputar , alguns nomes se repetem em diferentes opções, o que não invalida a enquete.


VAMOS VOTAR ! RESULTADO AMANHÃ. Mas atenção: não vale votar duas vezes... O sistema não aceita.

sábado, 13 de junho de 2009

A gripe que nos ronda

Da mesma forma como pessoas e populações não devem se deixar levar facilmente pelos alarmes, que são capazes de causar grandes prejuízos coletivos, não é aconselhável que se influenciem pelo descuido total, quando veem as evidências de que estamos diante de perigos iminentes. Lembrei-me de falar sobre isso, quando, no fim de semana, deu-se a conhecer a advertência de especialistas de que uma pandemia bate à porta do mundo, soprando os ventos da gripe suína. Repito: se não há motivo para alarme, porque hoje a ciência nos oferece recursos que não haviam nos tempos das grandes pestes, nem por isso os governos têm direito de achar que vão combater o mal com meias medidas ou total desprezo, como se observa em muitos países.

Ainda no fim de semana, entre outras leituras sobre essa gripe, deparo com a preocupação de um grande especialista no assunto, Patrick Lagadec, de Paris, de onde não precisou sair para que o mundo o festejasse como autoridade em crises de risco. Quem o lê, percebe que ele não se exclui dos que temem o progresso e as consequências dessa suína indesejável. Chega a ponto de recomendar que países que exercem liderança, ou que tenham se transformado em principais vítimas da gripe, como Estados Unidos e México, adotem, em conjunto, medidas de prevenção sanitária. Lagadec vai além, e acha que soou a hora de serem eliminadas todas as formas de propagação do vírus. Grandes aglomerados, como eventos esportivos, devem ser desestimulados o quanto antes. Se chegarmos a esse ponto, imagine-se a frustração que seria provocada com o cancelamento de jogos da Copa do Mundo...

No Brasil, onde o governo não dá sinais de se preocupar com a pandemia anunciada, o Ministério da Saúde divulga boletins diários de controle da doença, animando-se diante do fato de termos apenas meia centena de casos suspeitos e mais de 400 descartados. Seja como for, todos são importados, nenhum autóctone.Um alívio. Mas não tanto. É importante que, sem que se desautorizem as iniciativas já tomadas ou em curso, outras sejam adotadas, agora com maior participação pupular. É preciso mostrar a cada brasileiro o que ele deve e pode fazer, em benefício da coletividade. Essa gripe, que começou meio misteriosa, como vírus A (H1N1), e depois se popularizou como suína, não veio para brincar.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

BOMBA! BOMBA! PREFEITO PERDE CARGO POR COMPRAR VOTOS!

Mas não se animem: foi na França! Serge Dassault, um dos homens mais ricos da República Francesa , Senador e Prefeito da cidade Corbeil-Essones e, também dono de um dos principais jornais franceses, o "Le Figaro" teve seu mandato cassado por ter declarado, em vídeo gravado por seu adversário , que ele "ajudava as pessoas, mas sob o plano humano e não para ter votos". Em seguida, perguntado se ele dava dinheiro, ele respondeu: "muito pouco".

Em países onde, efetivamente, os poderes são verdadeiramente separados para dar alicerce aos princípios fundamentais de uma democracia republicana, não adianta ser amigo do Governador, de juizes e muito menos ter ter influências. Pisou na bola, corrompeu, não tem conversa fiada: PERDE O MANDATO e ponto final.

O prefeito-Senador-milionário foi cassado, mesmo com todo seu poder politico-financeiro. Sergio Dassault é filho de Marcel Dassault, uma das grandes referências da história do capitalismo frances. Seu grupo é um dos maiores conglomerados empresariais da Europa. Mesmo assim, o filho politico ~cometeu crime eleitoral e foi cassado. Por isso,

LIBERTÉ, FRATERNITÉ, EGALITÉ!

VIVE LA FRANCE !

Enquanto isso, em Juiz de Fora, Brasil, todo mundo sabe, todo mundo comenta, e "todo mundo viu" que custódio mattos comprou votos. Eu não e, por isso, não posso provar. Mas a cidade INTEIRA SÓ FALA NISSO, E PELO QUE PARECE VAI FICAR POR ISSO MESMO. FALAM MAS NÃO PROVAM. E o custório vai ficar prefeito.

Viva o Brasil...

terça-feira, 9 de junho de 2009

ONDE O LIXO QUE VALE 500 MILHÕES É DOADO, O "BANDIDO" É O GARI !

Juiz de Fora é uma cidade bizarra: um prefeito assina contratos milionários de coleta, processamento e transporte do lixo da cidade, e , logo em seguida é preso por corrupção.

Entra o novo prefeito, com o sugestivo lema "mudança (com a permanência de todos os bejanistas na prefeitura) com segurança" (para enriquecer com mais inteligência). Com os amigos em comum de Bejani, custódio inicia seu segundo mandato.

Com esse slogan, o prefeito em exercicio toma medidas "saneadoras" contra a roubalheira do governo bejani , que ele nunca protestou, mas que hoje, ao contrário, A ENDOSSA. Pois vejamos:

PRIMEIRO : mente para o povo dizendo que, no Demlurb nada iria ser terceirizado, e que iria comprar novos caminhões e equipamentos para o Departamento. O prefeito mensaleiro, toma posse, muda imediatamente de idéia , e endossa os contratos de aluguel de caminhões para o Demlurb, que Bejani criou para Josermar da Silva, o maior amigo do atual prefeito ( foi superintendente da Amac na primeira administração custódio). Não satisfeito proponhe terceirizar toda a frota.O contrato vale milhões de Reais;

SEGUNDO : endossa o contrato ilegal (não houve licitação - o esquema é sempre assim) de administração do Aterro de Salvaterra, firmado por Bejani com a Queiroz Galvão, que em seis meses, passa a custar cinco vezes mais o que custava na administração Tarcisio Delgado;


TERCEIRO : endossa o contrato ilegal (não houve licitação - o esquema é sempre assim) para a implantação de um novo aterro sanitário, firmado por Bejani com a Queiroz Galvão, no valor "irrisório" de R$ 500 milhões.


Dito isso, SABE QUEM SERÁ PROCESSADO E PROVAVELMENTE PRESO POR CORRUPÇÃO ? "O BANDIDO" , "O LADRÃO E SEM VERGONHA" DO GARI QUE ESTÁ "FICANDO MILIONÁRIO" VENDENDO GARRAFAS PET QUE ELE "ROUBA" NO MEIO DO LIXO E , QUE, PROVAVELMENTE, ENCONTRA NAS CASAS E NOS RESTAURANTES ONDE CUSTÓDIO TOMA SUAS CHAMPGNES.

POBRE JUIZ DE FORA.

As campanhas e suas mentiras

Não é coisa que se vê apenas em ano eleitoral, embora seja ele a época em que se acentuam os interesses políticos menores, em detrimento das questões administrativas e da política em nível superior. Muitos dos interesses coletivos são relegados, quando vamos nos aproximando das urnas, e daí aquela terrível constatação: se o governo era sofrível vira ineficiente, se era ruim passa a ser péssimo. Alguns poderiam, em contradita, afirmar que é nesta época que mais se procura realizar, na tentativa de angariar votos, o que contém certa verdade, embora se prometa ou se faça sob a capa da enganação.

Facilmente se esquece que por causa do interesse pelo voto, os enganadores recorrem a obras de fachada, e nada mais conseguem aparentar além de um falso dinamismo. O que se promete, quando a intenção é abocanhar o voto, nem sempre é o essencial, mas o promocional. Eis um detalhe fundamental que deve ser mantido na cabeça.

Dito isto, que foi apenas repetir o muito já se falou, acentua-se a necessidade de os eleitores redobrarem cuidado com as campanhas publicitárias deste tempo, com as faixas promocionais que anunciam serviços e obras há muito prometidas e nunca vistas. Ainda há pouco, circulou uma dessas campanhas imformando sobre milhares de tratamentos dentários, montões de bolsas de estudo, sem que saibamos em que lugar moram esses jovens beneficiados. O que se sabe, com toda certeza, é que eles não estão por aqui...

Mente-se tanto, que certamente a população já devia ter se vacinado contra esses mestres do embuste. Não é de hoje. No ano passado denunciei aqui, como exemplo de mentira temperada com audácia, a faixa que a prefeitura estendeu na Avenida Getúlio Vargas, em que uma seta mostrava a localização de um restaurante popular que nunca existiu, oferecendo refeição a 90 centavos! Ainda era o tempo de Alberto Bejani, dono de monumental capacidade de enganar, e que, infelizmente, vai construindo novos seguidores.

Se dentro de seis meses estaremos entrando em ano eleitoral, impõe-se a necessidade de a população cobrar dos governantes o caminho da verdade, quando falarem sobre o que a população espera deles. Sem mentir, sem tergiversar, sem engodo. Porque esse comportamento, tão comum nos espíritos deformados dos maus agentes políticos, nada têm a ver com o exercício da política em alto nível. Esta se preocupa com o desemprego que gera fome; vive em desassossego com a saúde desassistida e com as filas para a morte no hospital público; inquieta-se com o caos no transporte. A essa política, tão diferente da que temos visto aqui, responde-se com uma administração não apenas eficiente, mas que seja capaz de jogar o jogo claro da verdade, muitas vezes expulsa das campanhas publicitárias da administração pública.

As campanhas estão chegando. É hora de o povo preparar seu escudo de defesa.



O.P.

domingo, 7 de junho de 2009

Um sentimento de indignação

As pessoas que leram meu artigo de ontem perceberam, sem maior esforço, o sentimento de indignação que vem me assumindo, em primeiro lugar pelo fato de o governo do Estado insistir em não se deixar sensibilizar diante do processo de esvaziamento econômico de Juiz de Fora, e, consequentemente, de toda a região. Quem leu, percebeu, igualmente, minha decepção com o comportamento acomodatício de políticos, entidades, e, sobretudo, da administração municipal. Comportam- se como se por estes nossos lados tudo corresse maravilhosamente, sem desemprego, sem evasão da produção industrial. Agem como se o atual governo estadual não repetisse gestos de desprestígio em relação à cidade. Essas coisas machucam e humilham, e exigem uma reação. Eu reajo, na parte que me cabe.
Os setores que se omitem, cujas conveniências junto ao poder não permitem falar o que eu falo, reagem à sua maneira. Sabem como? Dizendo que as críticas e cobranças aqui registradas e reiteradas são fornalhas de antipatias pessoais ou despeito político. Ora, é muito fácil reduzir a esse argumento pobre e simplório uma questão que procuro centralizar na linha dos mais altos interesses da população, e não incorporo a isso – que o digam os que me conhecem bem – objetivos a alcançar, pois me vejo suficientemente realizado em todos as atividades a que me propus. É preciso, portanto, que os contestadores, saiam à procura de melhores argumentos. É intoleravelmente primário reduzir a falsas antipatias maiores ou menores questões que devem ser cuidadas pelos governantes, e que precisam ser objeto de denúncia, sendo ou não do agrado de quem tem o dever de recebê-la.
Particularmente em relação à recente visita do governador Aécio, cujo discurso esteve aquém do que se esperava ouvir, ficou um vazio quanto às expectativas de Juiz de Fora e da Zona da Mata por extensão, e quanto a ações que possam permitir a retomada do desenvolvimento, substituído por uma estagnação que já se alonga por três décadas. E quem, desavisadamente, achar que estamos pedindo muito, basta dizer que ele próprio, o governador, por diversas vezes, assumiu compromisso com o reerguimento da região. Nada de mais, portanto, cobrar o que espontaneamente prometeu.

sábado, 6 de junho de 2009

SOBRE A VIAGEM DO VEREADOR RODRIGO MATTOS A PARIS

Não acho que seja nenhum problema o Vereador ir a Paris. Primeiro que, por aqui, ele não faz nada mesmo .Portanto está sempre de férias. O povo lhe paga um salário de R$ 20 mil mensais e na "importante" reunião do prefeito com todos os vereadores, o pai o representou (?).

Dizem que foi o custódio que mandou o filho para o exterior. Ou melhor, o papai sabendo que o filho poderia dizer besteira na reunião com os vereadores, mandou o filho ir descansar em Paris . Medida cautelar...

Por último, Rodrigo é filho de milionário . Para quem não sabe, custódio mattos, segundo sua própria declaração de renda, é MILIONÁRIO ( a declaração está disponível no blog e na justiça eleitoral). Portanto, o vereador pode tirar férias em Paris quando quiser.

Só em um ano, o patrimônio do prefeito mensaleiro cresceu mais de 100%!!! E ele não esconde mais sua riqueza de ninguém e, por isso, está construindo a casa mais luxuosa de Juiz de Fora no condomínio mais caro da cidade. Se o Bejani mora em um palácio, porque ele também não pode morar?

Dito tudo isso, vamos deixar o filho do prefeito se divertir.


P.S. alguém sabe o que foi discutido na reunião do prefeito com os vereadores? Eu sei! O custódio foi encarregado de distribuir as camisetas para a feijoada do César Romero. Como o Isauro Calais está com um projeto para colocar o evento no calendário da cidade, foi realizada uma reunião extraordinária para se discutir o assunto. Como o tema era muito importante, custódio chamou para si a responsabilidade, fazendo a reunião no gabinete do prefeito. Poucos vereadores não aceitaram a camiseta. As que sobraram, o Castelar, um dos que não aceitou, viu o Isauro pegando todas . Meio sem graça, Isauro confessou que ele tinha direito de receber mais camisetas pois o projeto era dele e por isso levaria toda a família na feiojada. Alguns vereadores protestataram pois também queriam levar as famílias. Criado o impasse custódio chamou novamente para si a responsabilidade e ligou para a Queiroz Galvão pedindo mais mais 50 camisetas, no que foi prontamente atendido . Com todos os vereadores calmos foi dada por encerrada a reunião. O boa praça Cesar Romero agradeceu.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SOBRE A VISITA DO GOVERNADOR AÉCIO NEVES

Foi providencial a vinda do Governador à cidade. Veio, na realidade, ajudar a tirar o foco da corrupção e do desastre administrativo que é a atual "governo" do mensaleiro custódio mattos , além de fazer sua despedida de Juiz de Fora. Dificilmente virá novamente a cidade como Governador do Estado.

A visita não trouxe nada de novo. Anunciou muito pouco para uma cidade que perdeu o seu destino de vanguarda economica, e menos ainda para a região que menos cresceu no Estado durante os últimos 25 anos. Nesse sentido, o Governador ficará devendo para a história. Aécio, definitivamente não deixa sua marca como líder que reconduziu a Mata Mineira para um novo ciclo de desenvolvimento.

Exemplo desse abandono é uma pequena comunidade de Viçosa, que tem o pior IDH de Minas Gerais, contribuindo para que a Zona da Mata, no governo Aécio, obtenha o menor percentual de desenvolvimento economico em seus quase oito anos como Governador do Estado. Assim a história registrará sua administração para a região.

Fico pensando o que poderá dizer Antonio Anastasia para os mineiros da Mata, caso tenha seu nome confirmado como candidato à sucessão do Governador Aécio. Quais projetos e propostas pode o candidato do Palácio da Liberdade apresentar para a região? Se os têm, ou tivesse, porque não os executou ? Simplesmente porque esse governo do qual Anastasia é Vice , nunca teve projetos de desenvolvimento economico para a Zona da Mata.

O Senador Hélio Costa , confirmado como candidato do PMDB ao governo do Estado deverá conseguir esmagadora vitória na região . Como Ministro, Hélio trouxe enormes benefícios para a Mata, tal como a telefonia móvel implantada não só aqui, mas como em todo o Estado. Será difícil para PSDB obter vitórias importantes na região, pois se ganhou na principal cidade, Juiz de Fora, perdeu em Barbacena e, principalmente na capital politica, São João Del Rey.

Aécio veio reconfirmar , mais uma vez, as promessas de campanha que fez para em 2004 (mais de cinco anos !) e que não havia cumprido. Pode até ser que as realize dessa vez. Vamos esperar. Por esse motivo, quando mostrei na TV o Governador, textualmente, prometendo esse mesmo hospital que não construiu, a justiça eleitoral tirou minha campanha do ar por uma semana ! E ainda fui taxado de fazer uma campanha agressiva...

É assim a "metodologia tucana de debater e praticar a democracia... Massacram a história e a moral das pessoas para atingir seus objetivos. Comigo, pelo menos, foi assim. Minha resposta é a minha luta, a minha coragem e liberdade. Para isso, contratam e utilizaram até mesmo incapazes mentais como José Fernando de Oliveira, cuja única credencial é viver da herança do pai. Ainda vou me encontrar pessoalmente com ele. Vai ser divertido.

Infelizmente, Aécio Neves não anunciou absolutamente nada de importante para a cidade muito menos para a região. O Hospital regional, que era a minha proposta como candidato (está registrado no meu programa de governo) pode até mesmo vir a ser construído. Mas dizer que um hospital é sinônimo de desenvolvimento, significa, no mínimo desafiar a inteligência de quem vive aqui e assim, provocar ainda mais rancores na abandonada Mata Mineira.

Distribuir ambulâncias e ônibus para comunidades miseráveis, para mim é um lamentável e deprimente ato politico. Ao invés do anuncio de politicas públicas para criação de empregos e que induzam a retomada do desenvolvimento economico, o governo Aécio com essa prática politica , ainda em 2009, nos dá é desalento, pelo menos para mim, sobretudo por tratar-se de um homem da estatura do atual Governador de Minas.

Aécio Neves deveria significar a modernidade de uma geração de novos políticos cuja bandeira seria a responsabilidade de mudar conceitos e comportamentos eleitorais em nosso país. Mas que nada! O importante para ele também é ganhar eleições, é ter poder, não importando os métodos. Até a mesma a forma "coronelista" de distribuir ambulâncias, como há cinquenta anos atrás, é igual. Aécio é velho nesse sentido.

Trata-se da perpetuação em Minas Gerais de politicas clientelistas e demagógicas para ganhar eleições que, ao invés de trazer melhor expectativa para as comunidades, incentiva a prática do coronelismo dos burgos mais podres desse Estado. Mais triste ainda é saber que todo mundo aplaude e considera tais atos , a distribuição de ambulância e ônibus em praça publica, como um "feito" e que isso sim é desenvolvimento ! Meu Deus. Quanto atraso !

Entendo os coitados dos prefeitos dessas cidade miseráveis e abandonadas pelo poder público que são obrigados a fazer de uma ambulância, o instrumento de sobrevivência politica, pois se não conseguem oferecer empregos, sobram doentes batendo às suas portas.

A visita do Governador teve dois objetivos: o primeiro, como disse, ajudar o custódio que está debaixo de enorme pressão popular pelos atos de corrupção , representados por contratos assinados no governo anterior, que o prefeito literalmente endossa ao não rescindi-los e, não satisfeito, para dar lastro ao seu lema "renovação com segurança", convida bejanistas históricos para fazer parte de sua "administração" . O segundo motivo da visita, totalmente lícito, obviamente, é a campanha eleitoral do ano que vem.

Lamentavelmente, mais uma vez, Aécio nos visita mas não traz nada de novo, sobretudo pela ausência de politicas públicas que pudessem, como já disse, recolocar e induzir o desenvolvimento da Mata Mineira, a região do Estado que menos cresceu em seus dois mandatos. Nesse sentido ficam algumas perguntas para o sr. Governador que não foram mencionadas ontem, muito menos questionados ou debatidas, tais como:

1) PORQUE O GOVERNO DO ESTADO, MESMO COM PEDIDO INSISTENTE DO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, NÃO CONCLUIU O AEROPORTO DA ZONA DA MATA, O ÚNICO E PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO DE JUIZ DE FORA E REGIÃO? PORQUE TANTO DESPREZO POR AQUELA OBRA MARAVILHOSA? PORQUE TANTA DESCONSIDERAÇÃO ? PORQUE TANTA MÁ GESTÃO, VISTO QUE A OBRA ESTÁ ABANDONA E QUE CUSTOU M AIS DE R$ 100 MILHÕES DO POVO MINEIRO? PORQUE OITO ANOS DE ESPERA ??? PORQUE SR. GOVERNADOR TANTA MÁ VONTADE COM AQUELA OBRA? É INEXPLICÁVEL !!!

2) PORQUE O GOVERNO DO ESTADO TIROU O ARMAZÉM ALFANDEGADO DE JUIZ DE FORA E O LEVOU PARA UBERLANDIA? ONDE ESTAVAM E ESTÃO OS COMPROMISSOS COM A CIDADE? MAIS UMA MEDIDA TOMADA PRA PREJUDICAR JUIZ DE FORA E A MATA MINEIRA, TAMBÉM REGISTRADOS PARA A HISTÓRIA DA POLITICA E DA ECONOMIA DA REGIÃO

3) FOI ANUNCIADO, PELO SR. GOVERNADOR, EM VISITA OFICIAL Á ALEMANHA, QUE A MERCEDES IRIA MONTAR, NA FABRICA DE JUIZ DE FORA O AUTOMÓVEL SMART. O QUE ACONTECEU QUE NINGUÉM FALOU MAIS NADA? MAS TOMAMOS CONHECIMENTO, ESSA SEMANA, QUE A FÁBRICA DEU FÉRIAS COLETIVAS POR DOIS MESES PARA TODOS SEUS FUNCIONÁRIOS. EM OUTRAS PALAVRAS, SR. GOVERNADOR, A FÁBRICA DA MERCEDES EM JUIZ DE FORA PAROU ! GOSTARÍAMOS DE SABER QUE PROVIDENCIAS O ESTADO DE MINAS GERAIS IRÁ TOMAR, E SE A EMPRESA JÁ CONVERSOU COM O GOVERNO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO , SABIDO QUE A MERCEDES TEM COMPROMISSOS CONTRATUAIS COM O ESTADO?

4) E POR FIM, O MAIS IMPORTANTE: PORQUE A ZONA DA MATA, TENDO SIDO A REGIÃO QUE MENOS CRESCEU NO GOVERNO AÉCIO , PORQUE O SR. GOVERNADOR, PARA COMPENSAR ESSE DESASTROSA REALIDADE, NÃO CRIA POLITICAS FISCAIS QUE POSSIBILITEM JUIZ DE FORA E TODA A REGIÃO COMPETIR COM O VIZINHO RIO DE JANEIRO ?

SR. GOVERNADOR JUIZ DE FORA E A MATA MINEIRA ESTÃO PERDENDO DEZENAS DE INDUSTRIAS E EMPREGOS PARA OS CARIOCAS, EXCLUSIVAMENTE PELAS MENORES ALIQUOTAS DE ICMS PRATICADAS PELO GOVERNO DO ESTADO DO RIO. É UMA VERGONHA ! SERGIO CABRAL TÁ DANDO "UM BANHO NOS MINEIROS". E O SR. VAI CONTINUAR COM A ORTODOXIA FISCAL?

PEÇA UMA PESQUISA GOVERNADOR E VEJA QUANTAS INDUSTRIAS DEIXARAM A REGIÃO PARA SE INSTALAR NO ESTADO DO RIO, BEM DO LADO DA FRONTEIRA. O SR. VAI FICAR PERPLEXO! TALVEZ O SR. NÃO ESTEJA SENDO BEM INFORMADO E, POR ISSO, A REGIÃO ESTÁ TÃO ABANDONADA ! E NO RIO, COMO ESTÃO GANHADO TODAS DE MINAS, VE-SE QUE LÁ EXISTE POLITICAS INDUTORAS DE DESENVOLVIMENTO.


Reconheço em Aécio Neves, apesar de opções politicas ter nos afastado, e nos colocado em campos opostos na vida pública, qualidades incomparáveis. Seu governo faz a melhor administração orçamentaria de toda a história de Minas. É um privilégio para os mineiros ter um Governador vindo de uma família como vem Aécio. Tem princípios sólidos e formação moral para governar até mesmo o país. Desejo-lhe sempre boa sorte.

Além disso, Aécio deu unidade e restabeleceu a organização do Estado. Minas é do tamanho da França. Pobre e com uma economia extrativista que em nada contribui para o desenvolvimento da economia, é difícil administrar todas as suas demandas de crescimento economico e desenvolvimento social .

Mas nem por isso a Zona da Mata merecia tratamento tão desastroso desse governo . infelizmente, a região não foi contemplada nesses oito anos de Aécio. Mesmo tendo sido bom para Minas, Aécio ficou nos devendo. A Mata continua abandonada.

A conscientização que avança

No dia em que o calendário recomenda fazer ou falar alguma coisa sobre o meio ambiente, sente-se é que, ainda que muito desrespeitado e agredido, pelo menos há uma crescente preocupação em relação aos problemas que lhe dizem respeito. Até há alguns anos – eu diria não mais de duas décadas – as questões ambientais constituíam assunto para diletantes, alguns acusados de desocupação e desinteresse pela vida, quando, na verdade, eram pioneiros que estavam agindo além da mediocridade, pensando o mundo de amanhã; um amanhã que quase é hoje, por conta da velocidade do tempo e das coisas. Sirva, então, de consolo que há agora uma conscientização crescente, primeiro passo para se chegar à desejável mentalidade, se não perfeitamente conservacionista, pelo menos não predatória. O que nos desafia hoje é a sobrevivência do planeta, e cada um tem responsabilidade pessoal nisso.

Outro aspecto que me parece pertinente no dia do meio ambiente é a necessidade de aprofundarmos a interlocução da sociedade civil militante e os responsáveis pela administração pública. É bom que se entendam, é preciso que dialoguem, ao contrário do que se vê hoje no palanque do fórum ambientalista, onde sobram acusações e falta sintonia de propósitos e de tarefas. Esse entrosamento, que de tão primário ainda é quase imperceptível, constitui necessidade imediata.

A cidade, não diferentemente do resto do mundo, tem problemas a resolver. Precisamos estudá-los e equacionar soluções, para isso vencendo aquele sentimento egoístico de que o que se fizer já não será mais para os nossos dias. Portanto, as próximas gerações que cuidem de sua vida. É um crime pensar assim.





O.P.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em tempo de alianças

O noticiário já vem tornando frequentes os projetos de alianças partidárias, que agora serviriam de base para a grande luta pelo poder a que vamos assistir no próximo ano. São acordos que se admitem no sistema que temos, e no qual as forças vão se instrumentalizar para a disputa do governo do Estado e a presidência da República em 2010. Com tanto poder em jogo é a razão porque os planos aliancistas desta vez são muito mais importantes que os do ano passado, quando o que se jogava era o destino da prefeitura.

Esses acordos, a legislação eleitoral não devia tolerar e abrigar da forma como os conhecemos, sem limites, sem responsabilidades bem definidas e distribuídas, tudo ao sabor de interesses que passam longe das aspirações do povo e, não raro, frontalmente contra elas. Era preciso que se estabelecem parâmetros e limites para essas junções, cobrando-se, pelo menos, compatibilidade em alguns aspectos programáticos. Veem-se casos em que o mesmo palanque é tomado por candidatos e políticos que até há pouco nem podiam se ver, lançam ideias e assumem compromissos em meio a um festival de falsas promessas, que não serão cumpridas exatamente por nascerem de grupos artificiais e casuísticos.

Desde o ano passado, quando fui ator de um processo eleitroral, não mais apenas como observador, fortaleci minha convicção de que devemos partir do princípio de que as alianças não são, por si só, virtuosas ou defeituosas. Quem as torna boas ou mas, eficientes ou inconvenientes, são os que fazem os acertos e estabelecem as bases de convivência durante a campanha e a partipação nos quadros a serem levados aos cargos do poder. Digo mais, para acentuar o que disse acima: as alianças partidárias tornam-se espúrias quando as bases do entendimento avançam além do interesse público e desconhecem os objetivos programáticos.

Um governador de estado precisa de base política para administrar, desde que ela se inspire num real desejo de servir à comunidade, e, para tanto, dois ou mais partidos sérios que se somam podem realizar bom trabalho, diferentemente da vastidão de legendas que se agregam apenas para tomar parte da disputa de interesses.



O.P.

terça-feira, 2 de junho de 2009

ACIDENTES DE AVIÃO E O MEDO DE VOAR

Meu pai morreu em 1962, aos 33 anos, em um acidente de avião. Foi em Leopoldina. Eu tinha cinco anos. O piloto tirava rasante e o avião pegou um fio. Explodiu no chão. Um de seus irmãos, havia morrido 1o anos antes, por incrível que pareça, também em acidente com um pequeno avião (!!!). O mono motor que vinha de Ponte Nova em direção ao Rio, caiu na Fazenda Inglesa, em Petrópolis, provavelmente , já preparando os procedimentos de aterrisagem. Tempo ruim e avião sem praticamente nenhum instrumento. Era o ano de 1946.

Depois disso, com todos essas perdas e traumas, sempre amei voar. Já tive vários aviões. Sou um apaixonado e, considero o transporte aéreo o MAIS SEGURO de todos os modais , e a maior invenção do ser humano.

Conto os casos de minha família, exatamente para provar que foram acidentes, e que, nem por isso , eu deixei de voar . Não tenho medo nenhum. E continuarei a ter medo, mas muito medo. Mas das estradas brasileiras ! Faça um teste e se pergunte quantas pessoas você conhece que morreram em nossas estradas. Garanto que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa. Já na aviação, ao contrário, ninguém conhece praticamente ninguém.

Tive a curiosidade de somar quantas pessoas morreram nos principais acidentes da aviação comercial dos últimos 20 anos: foram 7 mil. Sabem quantas pessoas, aproximadamente voaram com segurança nesses mesmos 20 anos? MAIS DE UM BILHÃO DE PASSAGEIROS. Ou seja, o número de acidentes fatais na aviação, do ponto de vista estatístico é totalmente desprezível.

Não sei quantas horas tenho de vôo. Mas são centenas. Muitas centenas em viagens de negócios e lazer. Nunca tomei sequer um susto. Viajo, "profissionalmente" há mais de 35 anos ! No mínimo duas vezes ao ano para o exterior, e centenas no Brasil. Com todos os tipos de aeronaves. Viajei em teco tecos (e viajo), até o maravilhoso Concorde, a máquina mais impressionante que conheci em toda a minha vida.

No caso do vôo da Air France, todas as hipóteses são pláusiveis. O aviso do comandante dizendo que atravessava uma turbulência é só um indicativo. Mas ninguém pode afirmar a causa. Considero o acidente, o mais misterioso da aviação comercial , e será muito difícil descobrir as causas.

Mas foi um acidente. Milhares, milhares mesmo de pousos e decolagens são realizados por minuto em todos os aeroportos do mundo. Repito: foi um acidente. A começar pelo meu histórico, queles que tem pavor de voar, devem se tranquilizar: avião é o meio de transporte mais seguro do mundo .

Nem por isso, deixo de estar abalado com esse acidente, sobretudo porque conheci o jovem Príncipe Pedro de Orleans e Bragança, que se encontrava no avião da Air France. Sou amigo dos pais e de toda a sua família. Estou pensando quanto estão sofrendo. Que Deus ajude e lhes dê força. Muita força.