segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ELE É O HOMEM !!! LULA VAI TAXAR OS MINÉRIOS

Já que o Governador de Minas, Aécio Neves e os nossos representantes no Congresso não lutam pela implantação de Royalties para nossos minérios, o Presidente Lula, mais uma vez, toma a dianteira da história e propõe a criação de taxa de exportação mineral. BINGO !

A criação desse imposto já vem historicamente tarde, até porque ele não atrapalha EM ABSOLUTAMENTE NADA o negócio das mineradoras, particurlamente a Vale do Rio Doce. A cobrança de royalties para nossos minérios é minha grande bandeira política, cuja luta já venho travando já há alguns anos . Ninguém nunca havia falado, abertamente nesse tema, antes de lançar minha proposta quando fui candidato ao Senado.

Hoje já tem deputado que faz até plágio : José Fernando filhinho de papai Oliveira , por total incapacidade de raciocínio, agora é falsificador de idéias , plagiou minha proposta, e anda dizendo que é o responsável e proponente pela implantação dos royalties. Mas tudo bem, o importante é a criação, o mais rápido possivel dessa taxa compensatória aos mineiros.

A implantação dos royaties é a única forma que o Estado de Minas Gerais possui para aumentar sua capacidade de investimentos, sabido que trata-se, de fato, do setor que representa a economia mineira. Os outros setores da economia de Minas Gerais não tem a menor importância macroeconomica.

Quando digo que esse imposto em nada afetará o negócio, muito menos os lucros estratosféricos da Vale, explico porque: existem três mineradores no mundo, que possuem o absoluto monopólio das vendas de minério para os países industrializados (EUA, CEE e China, principalmente). A maior de todas é a brasileiríssima Vale do Rio Doce.

O mundo é "obrigado" a comprar minério de ferro da Vale , ou de mais duas multinacionais. Por esse motivo, a Vale, em 2006, aumentou o preço do minério em 100%, em dólar e suas vendas e lucros cresceram na mesma proporção !!! Ou seja, o mercado teve de aceitar e pagar o que a mineradora brasileira impôs aos seus clientes. Resultado: lucro de USD 10 bilhões !!! Números inimagináveis se a Vale não tivesse o poder de monopólio, portanto, de ditar os preços, e quanto o mercado tem de pagar.

A Vale só faz uma coisa: ganhar o direito da lavra, explorar , extrair e ganhar bilhões. Falta um detalhe: essa riqueza, em sua grande maioria está em teritório mineiro. Precisamos ser recompensados, assim como são os cariocas com seu peróleo. Ponto final.

Obviamente que a empresa é contra os royalties, sob algumas alegações sem sentido, visto que , como já disse, ela possui o monopólio das vendas de minério, em escala planetária. Outro argumento é que os royalties vão aumentar o preço do aço no Brasil: FALSO. O setor minerador pediu (e ganhou) ao governo brasileiro para sobretaxar o aço importado, que estava mais barato que o nacional. Resultado: o produto nacional ficou mais caro para as montadoras de automóveis, que está reclamando. Ou seja, os minérios que a Vale exporta voltam transformados em aço, mais barato que o similar nacional . Portanto, a criação dos royalties não fará os preços subirem internamente.

PARABÉNS MAIS UMA VEZ AO PRESIDENTE LULA. É A REDENÇÃO DE MINAS GERAIS ! SÓ O LULA TEVE A CORAGEM DE PEITAR O SETOR MINERADOR.


19 comentários:

Anônimo disse...

ELE É O HOMEM, O CARA, O MELHOR QUE JA PASSOU POR AI....... JA ESTOU COM SAUDADES DELE. AGORA É DILMA LÁ.

Anônimo disse...

Caro Omar Peres,a uma guerra declarada entre o governo Lula e a Vale.Inclusive hoje,deve acontecer um encontro entre o presidente da Vale e o presidente da republica.Por isso o interesse do Lula em taxar os minerios.Mas independente disso,acho que a taxação e mais do que justa.Afinal,a maioria dessa riquesa sai de terras mineiras.O estado do Rio não recebe pelo petroleo que e expolorado em seu territorio maritimo?Qual a diferença em explorar petroleo em alto mar,ou explorar minerios em solo pertecente ao estado de MG?E uma bandeira que tem que ser defendida sim.Se o Aecio e os nossos "deputados" não pensam dessa forma,e porque algo deve acontecer nos bastidores.Gostaria de aproveitar a minha postagem e fazer uma critica.Alguns,com toda razão,mostra total indignação com a roubalheira que tomou conta de nossa cidade.Mas tem outros,que usa esse meio,para destilar maldades,inverdades,pelo simples prazer de ver uma vida ser destruida.Essas pessoas são doentes,deveriam ser tratadas.Para o bem delas e de todos.

Anônimo disse...

Queridos LEITORES !

Voces já pararam para observar que o famoso caixa 2 das campanha políticas em nossa cidade , utilizada pelos Prefeitos em épocas de eleição , sempre passaram por apenas 3 Secretarías ( ou autarquias ) ?

É bom lembrar que essas 3 SECRETARIAS , recebem o repasse diretamente da Prefeitura e não precisam prestar contas do dinheiro recebido.

São verdadeiros escoadores de verbas .

Vejamos quais são :

AMAC : Cestas básicas e assistencialismo

DEMLURB : Aterro sanitário e aluguel de caminhões

EMPAV : Asfaltamento de ruas

Basta o MPE ou MPF fazer auditorias nesses orgãos.

Só para RELEMBRAR , vejamos os 2 últimos Prefeitos e mais o atual :

Governo do TARCÍSIO : Era a EMPAV ( Diretor - Zaguinha , irmão do Tarcísio ) e a AMAC ( Diretor Superintendente - verador Figuerôa ).

Governo do BEJANI : Era a AMAC - ( Diretora - Vanessa , mulher do Bejani ) , DEMLURB ( Diretor Geral - Osman Magno ) e a EMPAV ( Diretor - Renê ).

Governo do CUSTÓDIO : AMAC ( Diretor - Luiz Eugênio , era o chefe de gabinete do vereador Rodrigo Mattos ) e DEMLURB ( Aristóteles - filho do vereador Romildo Faria ).

Só assim , voces leitores , talvez entendam porque nessas autarquias os Prefeitos só colocam pessoas que estejam dispostas a COMPANTUAR com a safadeza , com a roubalheira.

Vamos analisar :

TARCÍSIO : O que o Zaguinha entendia de asfalto ?

BEJANI : O que a VANESSA entendia de Assistência Social e o Osman de Aterro Sanitário ?

CUSTÓDIO : O que o Luiz Eugênio entende de Assistência Social e o Aristóteles entende de Aterro Sanitário ?

Qual a experiência profissional dessas pessoas nesses respectivos cargos , a não ser servirem de CONIVENTES com a roubalheira que existe nesses orgãos ?

Alguém se lembra de algum belo trabalho que o ZAGUINHA fez a frente da EMPAV ?

Alguém se lembra de algum belo trabalho que a VANESSA fez a frente da AMAC ?

E no governo do Custódio , já com 10 meses , voce conhece algum trabalho que o Luiz Eugênio fez a frente da AMAC ?

Anônimo disse...

Prezado OMAR PERES !

Dias atrás , escrevi para seu blog , dizendo que o cenário de Minas , poderia ter uma SURPRESA.

Aliás , na reunião realizada na residência do Secretário Danilo de Castro , acabou não havendo um acordo , que agora posso revelar , ou seja :

O PSDB apoiaria o Ministro Helio Costa , e em contra partida , teria a vaga garantida ao Senado e Hélio ficaria neutro na disputa a Presidente.

Sim , parece INACREDITÁVEL , mais era essa a conversa reservada que houve.

Não foi adiante e o Ministro Helio Costa , está encontrando dificuldades para montar sua chapa ao governo , visto que o ex-governador Newton Cardoso , deverá eleger o novo Presidente do PMDB mineiro. Até aí nada demais , ele aceita o Helio como candidato ao Governo pelo PMDB , só que EXIGE a vaga do Senado , o que complica muito a situação frente ao PT.

Nessa situação , o que deve acontecer é o PT ter a cabeça de chapa e a vaga ao Senado ser do PMDB com Newton Cardoso.

E como ficaria então a situação do Ministro Hélio Costa , candidato ao governo de MG e disparado nas pesquisas em primeiro lugar ?

Simples , uma alternativa que não o desmerece e ainda por cima ,contorna a disputa em MG entre o PMDB e o PT , um Estado chave na eleição presidencial.

Seria o vice na chapa da Dilma.

Mais uma SURPRESA ?

Sim , é verdade , eu escreví a esse blog a dias atrás , que a eleição de MINAS caminhava para uma SURPRESA.

E para confirmar o que disponibilizei para os leitores de seu blog , basta acessar o blog político do Josias de Souza de domingo , onde ele relata que essa conversa já vem sendo olhada com carinho , pelo staff político do LULA.

Bem , agora é aguardar para ver se realmente isso irá se concretizar , pois como dizia Magalhães Pinto , política é como uma nuvem , voce olha e ela tá lá e alguns minutos depois voce olha novamente a mesma nuvem e ela está em outro lugar.

PONTO para o seu blog OMAR.

Mais uma " Privileged Information " que parecia uma UTOPIA e está prestes a acontecer.

Essa semana que começa , provavelmente enviarei as análises sobre os candidatos ao SENADO , a Dep. Federal e a Dep. Estadual de seu Estado.

A todos , um ótimo início de semana.

Anônimo disse...

Omar,

A Vale é uma empresa de Escavação e não de Mineração. Agrega nada de valor aós escavar o minério, portanto é uma empresa que fatura o que é do povo brasileiro para os seus acionistas.

A Vale só deixou pobreza e passivo Ambiental por onde passou. Veja toda a miséria que existe nos locais escavados pela Vale. O Aecinho viu isto tudo ocorrer por longos anos sem pronunciar ou fazer qualquer esforço contrario, só quis contratar funcionarios e constuir obras e escritórios burocraticos e publicos.

Minas poderia ser uma Australia pela quantidade de Minérios que possui, mas só edificou pobreza e falta de empreededorismo.

Não acredito muito na diretriz de nosso Presidente. Entretanto, no minimo a sociedade mineira deveria ter o beneficio dos royalties para melhor educar a sociedade mineira para o empreededorismo.

Munir.

Anônimo disse...

Senhor Omar.
Disse bem Sua Senhoria, ele é o homem, podiam deixar da forma que está, o salário mínimo está acima dos CEM DÓLARES que foi prometido enganosamente pelo FHC, isto quer dizer que os assalariados com o mínimo tem mais algmas merrecas para gastar, O que querem mais ?
Eu pessoalmente quero que Presidente, governadores, Prefeitos, Deputados Federais e Estaduais, Senadores e por fim os
Vereadores, estes últimos porque estão em contato direto com o povo,
SEJAM HONESTO E DEIXEM DE LADO A CORRUPÇÃO, existem muitos meios de
ganhar dinheiro, não há necessidade
de ganancia, de grão em grão a galinha enche o papo. ENSINAMENTO DADO PELOS NOSSOS ANTEPASSADOS.

Unknown disse...

Caro Omar, se de fato ocorrer a taxação do nosso minério o que isso representará em termo de arrecadação e como será dividido o bolo?

Gil disse...

Professor, boa tarde!

Uma pena que a medida do presidente, se de fato for efetivada tenha sido motivada por questões menores, ou seja, sua briga pessoal com a maior empresa privada do país, a Vale!

As tentativas do Planato de reestatizar a Vale tem fracassado, se nossa democracia fosse mais frágil o governo Lula já teria tomado medidas a "la hugo chaves".

A revista Veja desta semana denuncia mais uma tentativa atrapalhada do governo de usar a empresa de forma eleitoreira em 2010, não sendo em nada diferente dos seus congêneres psdebistas, ou seja, perpetuação no poder.

Lula, na suas tentativas de "quebrar as pernas" da Vale (já que esta não é a primeira medida contra a companhia) para o bem do Brasil tem falhado.

O movimento do núcleo petista contra a Vale me lembra em muito a história do barão de Mauá, grande empresário brasileiro, a frente do seu tempo que foi demonizado pelo governo brasileiro de sua época. O resultado desta briga já conhecemos, perdeu o Brasil que continuou "colônia" dos produtos ingleses que o barão corajosamente tentou fabricar aqui.

Equivocadamente membros do governo petista tentam trazer para o Brasil a receita chinesa de crescimento, muito estado na economia, mas o que a história mostra é que importar "soluções" para o Brasil são em geral desastrosas, pois economias não são receitas de bolo, e China é ditadura, aqui, bem ou mal ainda resistimos como democracia no continente do "terceiro mandato".

Abraços fraternos
GIL

Anônimo disse...

SR OMAR PERES
O FIGUEIROA QUANDO ERA SUPERINTENDENTE DA AMAC TROUXE A JUIZ DE FORA O ZIRALDO A PEÇA O MENINO MALUQUINHO E AINDA FEZ UMA FESTA NA ESTAÇAO SAO PEDRO PARA OS AMIGOS DO FIGUEIROA QUE REUNIU MAIS 1000 PESSOAS. QUER DIZER ELE ESTAVA EM PLENA CAMPANHA PARA VEREADOR, COM APOIO DO ENTAO PREFEITO NA EPOCA SR TARCISIO DELGADO.

Anônimo disse...

SR OMAR
O SR LUIS EUGENIO QUANDO ERA CHEFE DE GABINETE DO VEREADOR RODRIGO MATTOS SO IA NA CAMARA NA SEXTA FEIRA A TARDE . E HOJE E SUPERINTENDENTE DA AMAC.O SALARIO DE CHEFE DE GABINETE NA EPOCA ERA 2350 EO SUPERINTENDENTE DA AMAC DEVE SER 6000 FORA AS TRETAS .

Anônimo disse...

A Vale a Petrobras e todas estas empresas do POVO BRASILEIRO estam sendo saqueadas pelo PT, pois estes sindicalistas malucos que nunca trabalharam querem eternizar no governo.

Não podemos apoiar o Lula com a suas maluquices estatizantes e devoradoras de recursos publicos para eleições, e nem uma gestão irresponsavel dos recursos minerais brasileiros.

Minas não processa para maior valor agregado 10 % dos recursos minerais explorados. Vale é uma empresa que está deitada sobre 60 % dos recursos minerais do povo Brasileiro com especulações de vendas de reservas estrategicas para empresas estrangeiras.

Creio que tanto a Petrobras como a Vale devem possuir gestão independente e respeitar através de royalties e preços justos o povo Brasileiro. Qual o motivo da Gasolina custar tão cara e a Vale obter tanto lucro sem possuir responsabilidade social ou Ambiental ?

Munir.

Anônimo disse...

Tudo bem,moramos numa democracia,graças a DEUS.Mas tem certas atitudes do governo Lula que não representa uma forma transparente de governo.A administração petista foi um desastre? Claro que não.Avançamos em varios setores da sociedade,em muitas delas graças ao empenho e a dedicação pessoal do cidadão Lula.Hoje esta estampado na cara dos menos favorecidos a dignidade e a auto estima.Essa na minha opinião foi a maior conquista do governo Lula,e principalmente o maior feito do homem Lula no poder.Os defeitos do PT e do Lula,a conivencia com os absurdos casos de corrupção que pipocou durante todo seu governo.Mensalão,MST,ONGS,Mensalinho,Delubio Soares,Marcos Valerio,Zé Dirceu,Genuino,dinheiro na cueca,em malas,impondo dificuldades a intalações de CPI´s para averiguação,impedindo a justiça de fazer seu papel.Essa mancha infelizmente o Lula vai levar por toda sua vida.E não adianta falar que o FHC fez mesma coisa.Exatamente por isso o Lula tinha obrigação de moralizar a politica brasileira,ja que a transparencia,a honestidade sempre foram temas de campanha do PT.Mas foi so conquistar o poder,que a transparencia e a honestidade foram totalmente ignoradas pelo partido da estrela,que deveria e tinha tudo para brilhar,mas que ficou suja de lama,igualzinho o bico do tucano.

Anônimo disse...

houve algum pronunciamento na camara dos vereadore de juiz de fora, a respeito das medidas anunciadas pelo mpe

Anônimo disse...

Muito bem pontuado as colocações do anônimo, sobre o caixa 2 de campanha.

Lembro só mais um detalhe, o Luiz Eugênio(Amac), nas campanhas eleitorais dos tucanos na cidade, tem sido o tesoureiro, aquele que mexe com dinheiro de campanha. O distribuidor dos recursos que chegam de toda parte.

Tem conhecimento melhor para o cargo na Amac, lá nada se contabiliza e tudo se extrai dos cofres públicos, é uma corrupção só.
Por isso o presidente oculto da Amac, diga-se de passagem, prefeito, nomeia e distribui a verba.

Sem passar uma vírgula...

bastidores político disse...

Lula é o Cara, o Homem que representa o povo brasileiro, independente de vida partidária, pois seu partido perdeu muito quando se deixou envolver nas maracutaias práticadas pelos tucanos, via direta FHC, e Azeredo, Custódio, e o marketeiro Valério (mensalão).

Quando eleito pela 1ª vez ao presidência, não fez maioria no Congresso Nacional. Encontrou uma Câmara de Deputados viciada no jogo das negociatas, onde as licitações tinham um preço, e os cargos de todos os setores por indicação do presidente, estavam nas mãos de mecenários. Apoiar qualquer projeto era como um campo de guerra. Que só foi amenizado através das inúmeras investigações, e sempre pontuadas com a seguinte frase do Pres. Lula "se tiver que ser corta na carne". Se precisasse ele mandava passar o bisturi. Mas sempre tendo em vista o dilema de preservar a democracia e as instituições.
A questão no minério, taxa é dever e obrigação do Estado, mais ainda atualmente, diante da realidade ambiental. O que se tem a fazer é que essa taxação venha de fato a beneficiar a região onde há exploração dos minérios. Pois é sabido de locais onde há taxação, e pobreza, que não se explica. Por outro lado há cidades que se desenvolveram muito, em todos os sentidos.
Aqui na zona da Mata foi falado isso através de projeto de campanha do dono blog, mas muita gente fez ouvido de mercador.
Enfim seja como for é uma ótima iniciativa!

Anônimo disse...

Se a distribuição de royalties do minério de ferro (e outros que tem valor) for feita da mesma forma como a do petróleo a Zona da Mata vai ficar a ver navios pois aqui só tem saibro e areia. Para Minas Gerais é ótimo mas como o governo do estado não liga memso para cá vamos continuar no mesmo miserê, ou estou errado Omar? você poderia nos explicar como era (é) a sua idéia sobre a distribuição desta grana?

Dilmar Roxete disse...

Ei moçada,parem de estufar o peito e ficar dizendo que o Brasil é uma democracia.Se disserem que por aqui,o que existe é uma "Democracia Meia-Boca",aí eu fico quieto.
E quanto aos royalties do minério,caso se concretise,os polítos vão fazer a festa.Será mias DIMDIM pra ROUBALHEIRA.
E ao anônimo que não gosta do Micheletti,ele deveria se juntar ao CUstódio e se mandar pra embaixada do BR em Honduras e fazer uma visitinha ao ARRUACEIRO ZELAYA.

Anônimo disse...

Já ouvimos comentários de que há deputados dizendo que com esta medida irá ocorrer evasão de divisas, se o Presidente vai taxas as aplicações em dólares no país é sinal de há excesso daquela moeda no Brasil, se acontecer isso, será bom, só assim as fatias que os estrangeiros estão levando estas ficarão no bolso de aplicadores brasileiros, este ou estes deputados não entendem mesmo nada de política financeira.
O que acontece é mesmo aquele mal que se chama dor de cotovelo, tudo que vai dar certo para o governo Lula, eles são contra vai falar asneiras lá no Piauí.

Anônimo disse...

NÃO GOSTO DE GOLPISTAS COMO O TAL MICHELET QUE TUMULTUOU A VIDA DOS HONDURENHOS AO SE COLOCAR CONTRA AS REGRAS DO JOGO DEMOCRÁTICO.

E ESTOU MUITO BEM ACOMPANHADO NESTA OJERIZA AOS GOLPISTAS, OU SEJA, TODOS OS PAÍSES DO MUNDO ESTÃO CONTRA O GRUPELHO CRIMINOSO QUE ASSALTOU O PODER LEGALMENTE CONSTITUÍDO.
TAMBÉM ESTÃO CONTRA O VIOLENTO BANDO DE MARGINAIS QUE DESORGANIZOU A VIDA DOS HONDURENHOS: A ONU, a UNIÃO EUROPÉIA, A OEA, ENFIM TODO O MUNDO ESTÁ CONTRA.
AQUI NO BRASIL SÓ ESTÃO A FAVOR DE MICHELETI E SEUS ARRUACEIROS, O PIG (PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA) CONSTITUÍDO PELA revista veja, globo, folha de sp e estadão e o dilmar broxete.