quinta-feira, 8 de outubro de 2009

JF e os dois grandes eventos esportivos

Por iniciativa da Assembleia Legislativa é realizado hoje, em Juiz de Fora, o quarto encontro regional do Seminário sobre Esportes, e já fiquei sabendo que a pauta inclui o esvaziamento da disciplina educação física nas escolas, políticas públicas de estímulo ao desporto, e também vai se abrir espaço para a formulação de sugestões. E é o que pretendo fazer, não propriamente em relação à temática antecipada, mas sobre uma questão que me parece pertinente e de interesse de Juiz de Fora e dos municípios vizinhos.

E explico. Estamos nos aproximando dos dois mais importantes eventos esportivos do mundo, dos quais seremos vizinhos, a copa de futebol, de 2014, com sede principal no Rio, e a Olimpíada de 2016, esta totalmente carioca. Acho que precisamos pensar seriamente sobre nossa vizinhança em relação a tais acontecimentos, que provavelmente nunca mais se repetirão tão próximos de nós.

Penso que seria falta de juízo pensar que nada temos a ver com isso, e antecipo desculpas aos que discordam. Pois temos sim, a começar por um desdobramento imediato: como os grandes estádios Maracanã e Mineirão terão de passar por demoradas reformas, adaptando-os para os jogos da copa, o estádio de Juiz de Fora pode ser um referencial alternativo, se para tanto e a tempo se interessarem as autoridades municipais.

Mas vou mais longe, para admitir até a possibilidade de a cidade ser uma sede secundária, mas estratégica, na adaptação das delegações e dos organismos de apoio, graças a alguns equipamentos essenciais de disponibilidade imediata, não apenas pela sua proximidade com as sedes dos jogos e disputas, mas pela rapidez com que poderiam ser acionados.

É o que me leva a aceitar a ideia de que copa e olimpíada interessam sobremaneira à população de Juiz de Fora, não apenas como torcedora, mas parte dos acontecimentos.

O encontro que a Assembleia promove hoje, para pessoas e instituições diretamente interessadas, faria muito bem se atentasse para o papel que podemos desempenhar em 2014 e 2016.

22 comentários:

Célio disse...

Estava lendo no megaminas.com e há uma matéria que Uberaba fez uma parceria que poderá a tornar o principal celeiro de atletismo do Brasil até 2016... e o que JF está fazendo?

O prefeito eleito nas últimas eleições se contenta com o status de 'prefeito eleito'... quando é que ele irá "tomar posse"?

Célio - JF

Anônimo disse...

Gostei da idéia de que seu Blog faça uma campanha por uma Banda Larga de qualidade para os juizforanos.

As que estão disponíveis hoje são caras ou de baixa qualidade.

Anônimo disse...

Os Amigos do BEJANI !

Gente , voces tão pensando que o BEJANI não tem amigos ?

Tem muitos sim , e aonde ele estiver , esses aí estarão juntos com ele.

Vejamos :

JOSÉ EDUARDO ( ex-vice prefeito ): Até hoje , fica difícil saber quem é mais maluco , se foi o vice que o Bejani teve no seu primeiro mandato ( Marcial Fontes ) ou o sabe-tudo José Eduardo. Nas rodinhas da Halfeld dizia que não tinha nada a ver com o Bejani , que era ele pra um lado e o Bejani para o outro lado. Mas a boca miúda , sentava o CASSETE. Tá mais pra LULA ( nunca antes de mim alguém fez tanta por Juiz de Fora em tão pouco tempo quanto eu fiz ..rs..rs ) do que para político sério. Não vai ser candidato a Deputado porque não tem votos nem pra se eleger vereador.

RENE VIEIRA ( ex-EMPAV ): Esse é igual a camaleão , consegue se adptar com qualquer novo prefeito. Muda de lado com uma facilidade impressionante. Passou pelo Tarcísio , passou pelo Bejani e agora mesmo perdendo um pouco do poder , continua na adminstração do Custódio , por incrível que pareça , pois pediu votos abertamente para a Margarida. Vai entender essa administração. Enquanto leais coloaboradores na campanha continuam de fora , vários inimigos estão dentro. Deve ser a tal da social-democracia.

Osman Magno ( ex-demlurb ): Amigo fiel de Bejani a muitos anos , foi incumbido pelo mesmo para não fazer nada em seu mandato , deixando o orgão sucatear e com isso deixar o terreno preparado para levar o demlurb para a privatização. E como até o momento o demlurb continua sem ninguém em seu comando ( Toti e Fabiano é brincadeira ) , realmente seus funcionários podem preparar o caixão , pois com a privatização , todos serão mandados embora.

ROGÉRIO GHEDIN (ex-secretário ); Se precisar de alguém puxa-saco barato e bôbo , basta chamar esse aí. Serve pra tudo , é um verdadeiro pau mandado. Foi capacho do Lafayette e depois do Bejani. Suas cirurgias mamárias , deveriam servir de aprendizado para os alunos de medicina , de como não se deve fazer uma cirurgia criminosa.

DANIEL ORTIZ ( secretário da ENCASA ) : esse ai , ninguém conseguiu entender como conseguiu ficar na administração do Custódio. Defensor ferveroso do Bejani , através de seu patrão Edmar Moreira , não sabe admnistrar nem sua casa , quanto mais as casas que ele vende. De política , talvez não saiba responder nem o nome do atual vice , mas milagrosamente conseguiu permanecer na ENCASA. Deve ser um daqueles casos que só o indecifrável consegue entender. Olha que o Edmar já abandonou o DEM mas ele continua lá. Com certeza , vai arranjar muitos votos para o Bejani.

MAÇON ( ex-assessor ) : Ninguém sabe como , mas conseguiu voltar para a administração do Custódio. Deve ser um gênio , o que ele deve entender de políticas publicas que aprendeu com o Bejani , realmente o credenciam a ocupar um cargo de ASSESSOR novamente no atual governo. Se futricarem , vão ver que teve dedo do vereador Noraldino nisso aí.

DETONI (ex-secretário de Agricultura ) : Esse aí , se o Bejani soltar gazes , o primeiro a sentir será ele , antes mesmo da Vanessa. Trabalhou abertamente para o vereador José Emanuel e era fiel escudeiro do ex-prefeito. Tinha pretensões de ser candidato a Deputado , mas hoje vai se contentar em arrumar votos para seu ex-patrão.

Tem mais , muito mais , prém o espaço é pequeno e os leitores desse blog já não aguentam mais ouvir falar de ladrão.

Para terminar , o Partido que o BEJANI se filiou é o PBAM , isso mesmo , ou seja : PARTIDO dos BANDIDOS AMIGOS do MARCOLA...ha..ha...ha

Desesperançada disse...

Ih, Omar, sabe a parte que você fala: “se para tanto e a tempo se interessarem as autoridades municipais.” pois é, não se iluda não tá! Pq elas NÃO vão se interessar mesmo, pode ir tirando as esperanças do seu coração, pq aqui em JF não vem nada, não tem nada, não se faz nada... aliás se faz sim, e muito bem: rouba, mente, engana, inventam desculpas, pedem mais tempo... e no final é sempre a mesma coisa... não se iluda não.

Morim disse...

Sr. Omar Peres concordo plenamente com tudo que o senhor disse a respeito dos eventos esportivos, e acrescento, não entendo como o senhor pode não ser convidado a participar desses debates, pois o sr. e sua equipe ajudaram muito o TUPI na ocasião. O grupo ligado ao Bejani nada fazia, e mesmo anterior a ele, tb não. O Custódio o que faz? Nada!
Se Juiz de Fora não abraçar a oportunidade de sediar jogos enquanto os Estadios oficiais estarão em reforma, está deixando o "bonde passar". E depois choram dizendo que não há nada a fazer!
Será que eu entendi bem, vão tirar a educação física do curriculo escolar? Isso é crime contra a saúde de nossos jovens?

Carlos Lacceda disse...

Parabéns Brasil! Enfim, conseguimos a candidatura para a realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo nos próximos seis anos; a Copa do Mundo e as Olimpíadas... Fantástico!
Pensava-se, tempos atrás, que o Brasil jamais conseguiria promover um evento de grande porte, não havia a menor possibilidade para tal façanha. Esbarrava sempre nos discursos do sem estrutura, terceiro mundo, desorganização, roubalheira, terra de selvagem e por aí afora. Todos os argumentos possíveis e imagináveis já foram usados para deturpar nossas habilidades. Pensamentos estes estrangeiros e de muitos brasileiros também.
Sabe-se também que, é preciso que haja mais incentivo e investimentos, tanto público quanto privado, sim. É necessário mais seriedade e profissionalismo, sim. É importante o envolvimento político, cultura e social, sim. No entanto o primeiro passo para o sucesso destes devem partir do próprio povo brasileiro. Sair dessa maldita mania de complexo de inferioridade e incapacidade. Temos que mostrar para esses gringos e pra nós mesmos que podemos e sabemos realizar os melhores e os mais importantes acontecimentos desse planeta.
Que se dane a opinião pública, os pessimistas de plantão, os narcotraficantes, as milícias, as indiferenças, a insegurança e a descrença da elite, dos políticos aproveitadores e corruptos, das falsas previsões, das grandes recessões, dos olhares desconfiados do primeiro mundo... Vamos regaçar as mangas, queimar as pestanas, estimular essa garotada a se preparar no estudo e no esporte, cobrar dos representantes investimentos necessários, fazer valer todo voto de confiança aqui depositado. E esse é o melhor momento para isso.
Por fim, que cheguem logo 2014 e 2016. Até lá teremos alcançado, definitivamente, o posto de grande, não só territorial e agrícola, mas em potencial – uma forte nação. Se alguém ainda duvida disso, é melhor se mudar para o Afeganistão.


C.Lacceda

Anônimo disse...

Senhor Omar Peres.
É com grande interesse que acompanho, seu blog, desde a primeira edição.
Já observei que V.Sa. sempre tem ideias brilhantes, essa por exemplo, é um bom furo para quem se
dedica a imprensa, todavia, quero lembrá-lo de que são poucas as pessoas em quem se pode confiar no sentido de oferecer alguma ajuda
financeira para a concretização desse objetivo, no que diz repeito ao povo juizforano, como disse acima, poderá conseguir a colaboração, quanto ao poder público local, não vejo qualquer possibilidade dessa ajuda, tal o desinteresse das autoridades locais.
E, em se falando dos chefões do Estado, nem pensar, nunca vi um governo tão relapso para com esta região da Zona da Mata e do Sul de Minas, aliás, sempre acompanhei o andamento da política em nosso Estado e afirmo que entre todos os que passaram pelo Palácio da Liberdade, o pior está sendo o atual. Vamos esperar e todos verão que o que está sendo escrito é pura expressão da verdade.
Vemos que, só olham mesmo para a capital do Estado e seus entornos, porque ali está o forte da política
mineira, e como o intuido deles é única e exclusivamente os VOTOS para se elegerem as outras regiões ficam em segundo plano,

Anônimo disse...

Sr. Omar,o maior EVENTO ESPORTIVO de Juiz de Fora,foi a corrida do Sr.BEJANI atras de uma legenda para se filiar, o cara bateu todos os recordes de maratonas,e conseguiu.Tenho certeza que ele vai ser eleito, seja para Deputado Estadual ou Federal,pois não tem concorrente para ele na Cidade, os possiveis candidatos são LADROES pequenos! viva e veras.

Anônimo disse...

Além do Estádio Mário Helenio e do Ginásio Poliesportivo ("construído" pelo Bejani)Juiz de Fora terá as instalações esportivas da UFJF para oferecer aos Jogos Olímpicos 2016. Se "purrinha" até lá for esporte olímpico seremos imbatíveis: nossos atletas do calçadão e da Galeria João Beraldo vão ganhar todas as medalhas

Anônimo disse...

Antes de JF esquematizar intenções de progresso e desenvolvimento necessita realizar muitas atividades. ex : retirar da cidade os pilantras protegidos pela Maçonaria ; reeducar vereadores , retirar a justiça deste ostracismo de imcopetentes decisões; eleger um prefeito interessado em admistrar; limpar do mapa o filhotismo-nepotismo-corrupção, expulsar da cidade os ex-secretarios do Bejani que ainda comandam mazelas mil nesta vila e finalmente não ter a policia protegendo os traficantes-contrabandistas e protetores de prostibulos.

Se não realizarmos os deveres de casa, ficará melhor que os Turistas estejam em Teresopolis-Petropolis-Itaipava.

Marretinha disse...

para com isso
já somos campeões

quer ver?

bejani - campeão de mal carater

tarcisio - campeão de permanencia na prefeitura sem fazer porra nenhuma

ze eduardo - campeão de mandato em velocidade

bruno siqueira - campeão de verbas inexplicaveis de campanha

rodrigo mattos - campeão de porra nenhuma

vitor valverde campeão de ... ah todo mundo já sabe

suely reis - campeão de de corrida com saco (ela não tira pra correr)

silvana barbosa - campeã de tatoos

rodrigo barbosa - campeão da mentira

sergio evangelista - campeão de tombos em pagtos de midia de eventos

tupi - campeão em perder campeonatos

diretoria do tupi - campeã em mutretas

cdl e associação comercial - campeões de inércia

pt jf - campeão em perder pra prefeitura

josemar - campeão de faturamento com o lixo

queiroz galvão - campeã em processos por corrupção

custío mattos - campeão de mentira

e tem mais campeõeos por aí....

Anônimo disse...

SERRA CONSEGUÍU: A USP NÃO É MAIS AQUELA

A última grande obra do governo Serra: USP saiu da lista das melhores universidades do mundo

08/outubro/2009

Nesta quinta-feira, o jornal britânico The Times publicou a versão 2009 do seu ranking das 200 Melhores Universidades do Mundo, chamado Times Higher Education 2009-QS World University Rankings. A Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado aparecia em 196º lugar, e era a única representante brasileira, este ano não está na lista.
Os Estados Unidos mantém a primeira posição entre os países com 54 instituições de ensino no ranking, entre elas a primeira colocada, a Universidades de Harvard. O Reino Unido, em segundo lugar, tem 29 instituições na lista, e o segundo lugar com a Universidade de Cambridge.

JC disse...

Pronto! Juiz de Fora vai mais uma vez perder o trem da oportunidade. É o que eu senti quando lí o trecho do seu post que diz "...a pauta inclui o esvaziamento da disciplina educação física nas escolas, políticas públicas de estímulo ao desporto...". Como se não bastassem terem acabado com as aulas de MORAL E CIVISMO.

Anônimo disse...

TUCANOS CONTRATAM EMPRESA AMERICANA PARA DETONAR PETROBRÁS

Dossiê tucano foi elaborado por empresa de Houston - Texas

Após a sessão de terça-feira passada da CPI da Petrobras, os senadores do PSDB, Álvaro Dias e Sérgio Guerra, passaram para quatro jornalistas um dossiê sobre a Petrobras. Uma das redações visadas foi a do jornal 'Valor Economico'.

Segundo eles, o "relatório" teria sido elaborado pela assessoria técnica do PSDB. Mas isso não é verdade. O dossiê foi feito pela empresa INTRATEC, com sede em Houston e filiais na Argentina, México e Brasil.

Além dos tucanos, a INTRATEC presta serviços de consultoria para grandes multinacionais petroleiras, interessadíssimas em desmoralizar a Petrobras, de olho no filão de exploração do pré-sal. Consta que estariam recebendo 700 mil reais por esse serviço.

Há pouco tempo a imprensa divulgou que os tucanos estavam contratando assessoria de uma empresa de Houston, fato negado por eles. Pois aí está a tal empresa que a turma da 'Petrobrax' tenta esconder.

Roberto disse...

AÍ CUSTÓDIO CHEGOU DOIMDIM PRA CAMPANHA DO FILIM

Na conta

Devem cair, ainda hoje, na conta da Prefeitura os R$ 3,8 milhões da Secretaria Estadual de Saúde para a desapropriação do terreno em que será construído o Hospital de Urgência e Emergência, na região de São Dimas. O secretário Marcus Pestana, que ontem recebeu o título de cidadão honorário de Itabira, disse que a liberação ocorreu ontem, mas são necessárias 24 horas para migração dos recursos.

O TERRENO CUSTA 20% DA VERBA O RESTO É CAIXA DE CAMPANHA.....

Roberto disse...

ESSE PT É MESMO O REI DA LAMBANÇA:

Topo da chapa

Dos cinco candidatos à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, quatro apoiam a candidatura do ministro Patrus Ananias e um, o atual presidente, Reginaldo Lopes, fecha com o ex-prefeito Fernando Pimentel. Mas quase todos têm um ponto de vista em comum: aceitam a aliança com o PMDB, mas fazem questão de lembrar que a cabeça de chapa deve ficar com o partido. Este é um dos pontos que devem ser discutidos na reunião do presidente Lula com a direção nacional peemedebista.

ESTÃO DOIDOS PRA ABRIR ESPAÇO PRO PMDB AZUCRINAR A VIDA DELES....

Easy Rider disse...

Isto aqui parece um blog da sopa dos pobres:

Só dá pedinte....

Augusto disse...

Juiz de fora vai ficar chupando o dedo e vendo cidades fluminenses e do interior de minas ( menores que nosso município!)ganhando a oportunidade de ingressar como suporte desses grandes eventos de 2014 e 2016.Simplesmente por falta de gestão e vontade política,mas também com uma população que não está nem aí pra nada,formada na sua maioria por pessoas de baixa renda e estudantes,não tem como ir pra frente.

Omar,como deputado,insira JF no cenário nacional,antes que seja tarde demais.Já perdemos indústrias,empregos e investimentos e não podemos perder mais nada!! Uberaba e Uberlândia são menores que JF e conseguem um IDH e renda per capita maior que a nossa.Será que os tucanos enterraram caveira de burro debaixo dos asfaltos esburacados de nossa querida JF?

Anônimo disse...

Caro Omar Peres,Juiz de Fora,pela sua localização geografica,tem o prato,o queijo,o garfo e a boca servido na mesa em relação a Copa do Mundo e as Olimpiadas.Eu so não garanto que vamos degustar desse banquete,porque motivos não faltam para a população desconfiar da capacidade administrativa da cidade.Vejamos,temos um aeroporto prontinho,mas que não funciona de jeito nenhum,cada hora por um motivo.Resumindo,falta copetencia e força politica para fazer o aeroporto justificar o mar de dinheiro investido por lá.Temos um estadio muito bom,bem localizado,so que tem um pequeno detalhe,ele esta simplesmente inacabado.A prefeitura,pelo menos e o que mostra,não esta nem ai.Temos um futuro ginasio polisportivo,que ate agora so existe no papel.Enfim,temos tudo,ao mesmo tempo não temos nada.Enquanto isso,cidades,digamos,mais bem administradas,antenadas com as possibilidades de crescer em todos os sentidos,estão de plantão,com projetos prontinhos para serem executados.E pensar que na verdade o unico obstaculo que cria esse abismo entre JF e as megas oportunidades que estão surgindo e a incopetencia e o marasmo administrativo municipal,e o total descaso do governo estadual.Mas uma vez vamos perder o bonde da historia.

bastidores político disse...

Boa contribuição do anônimo - "...empresa americana para detonar Petrobrás."

"Dossiê Tucanato"

Quem não conhece a política do PSDB frente as questões estatais? Ou não acompanha política, ou tem memória curta! FHC praticamente vendeu o Brasil para os estrangeiros a preço de banana que em seu governo era barata!
CPI da Petrobrás - relatório (dossiê) elaborado por empresa americana - INTRATEC, sede Houston - Txas. Esse golpe tratase de estratégia tucana para desmoralizar a Petrobrás e consequentemente atingir o governo Lula. Os tucanos não medem esforços e nem os riscos para o Brasil nessa empreitada.
Os EUA querem uma fatia do bolo bem maior e mais autonomia nas questões que envolvem o Pré-Sal, sua exploração e comercialização. Os EUA com sérias dificuldades internas no sistema financeiro e a nível mundial, querem continuar seu império as custas das riquezas brasileiras e com isso lavar em dolares o suor e o sangue do povo trabalhador do Brasil.
Dura realidade para nossa gente, que há séculos ouve que seremos a Nação da prosperidade, sim seremos o dia que deixarmos de ser súditos do imperialismo americano e voltarmos nossos olhos para nosso país. Rico, fértil, com inúmeros recursos naturais, SEM grandes transtornos naturais como: vulcões, maremotos, ciclones peridiódicos, terremotos. E sem previsões científicas que apontam para castastrofes significativas, como é o caso dos EUA.
Só temos um meio de evitar a transferência de nossas riquezas para os americanos, não elegendo os tucanos para presidência da república e nem para os estados brasileiros estratégicos como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio Grance do Sul, Amazonia.
E se eles conseguirem por ignorância nossa ou por falcatruas junto ao eleitorado, vamos mobilizar e dizer o Pré-Sal é nossa riqueza, fora estrangeiros!

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKK. Jf só tem gozador! Estes putos não tiveram grana pra mandar a equipe da cidade para o jime(atletas de esportes individuais) e agora vem com essa de mandar proposta de sediar os jogos do pam estudantiu? Eu to fudido, nesta terra a onde tudo da, só da gozador. fai c f... Renato Miranda, vai c f... Francisco Canalia, vcs junto do Custodio são um bando d gozador

Anônimo disse...

Juiz de fora nao vai levar nada sabe porque?? o sub secretario de esportes ja nao vai ta la mais pq nem deputado de butiquim consegue ganhar pq nunca praticou um esporte e nada fez por Jfora. Temos o pior ser humano como secretario de esportes traidor do Paulao e Margarida e que nem Henrique Duque ele é. Nao conseguiu nada a nao perseguir AS PESSOAS quando foi diretor do Centro olimpico fora as tretas. Teve que engolir O Prof Paul a mando do custodio depois de dizer aos 4 cantos que o mesmo nao valia nada e outras coisas mais... resultado O Prof agora é chefe.. e se tivesse vergonha na cara e carater tinha pedido pra sair.. e se Deus quiser nao vamos ter este tal de custodio tb na epoca das olimpiadas, portanto mais uma vez Jfora ta fora...

vamos de Omar gente!!!!!!