sábado, 24 de outubro de 2009

O CHOQUE DE MÉRITO E O CHOQUE DE PROPAGANDA

Foto: Agência Brasil
O candidato a Presidente da República, Ciro Gomes, discursando em um seminário para Procuradores Públicos de todo o país, que aconteceu em Fortaleza, disse muitas coisas interessantes sobre o futuro da nação :

o Brasil avançou muito nos últimos anos, mas ainda há um novo Estado por fazer. É preciso fazer um "choque de mérito' para viabilizar as mudanças que considero necessárias para o Brasil desenvolva todo seu potencial. Mas não se trata de um "choque de gestão".

A frase causou gargalhada na platéia, formada por dezenas de procuradores de Minas Gerais.

Em tempo: um Procurador de Minas ganha 1/3 do salário de um Procurador do Ceará.

15 comentários:

JC disse...

A reação de gargalhadas, inadequada para o momento, mostra a falta de preparo dos procuradores para compreenderem a mensagem passada pela frase de Ciro Gomes, provavelmente é por isso que ganham 1/3 dos procuradores cearenses, profissionais mal preparados ganham menos mesmo. E tambem se explica porque em MG tem tantos crimes do colarinho branco e ninguem denuncia, ou se é denunciado ninguem faz nada.

Anônimo disse...

Ciro Gomes é um dos Homens mais inteligentes que o Brasil tem, patrimônio intelectual. Pode nem mesmo ser Presidente um dia, mas estará na história por suas colocações públicas, e pelo tempo de serviço que prestou ao país.
E como a eternidade existe, e a bagagem de conhecimento se leva na alma. Ele ainda será o Presidente!

PHOENIX disse...

Gotas de Sabedoria...

"Seu DESEJO é uma ORDEM!"

O Universo responde!

Quando nos debruçamos na Filosofia, nos desdobramentos culturais através da história da humanidade, nas Ciências, e nas Ordens que sempre estiveram presente em todas as culturas, percebemos a existência de forças invisíveis, poderosas e capazes de mudar o rumo da história, e a vida das pessoas.
(Phoenix)
Escolhi dois pensadores para dizer isso.

"O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo."

"Comece a se libertar de uma vez fazendo tudo o que é possível com os meios que você tem, e na medida que você procede neste espírito, o caminho se abrirá para você fazer mais."

"Veja as coisas que você quer como se já fossem suas. saiba que elas virão até você quando forem necessárias. Então, deixe-as vir. Não se aflija nem se preocupe com elas. Não ense na sua falta. ense nelas como suas, como pertencentes a você, como se já estivesse em suas posse."
Robert Collier (1885-1950, escritor e editor americano, uma de suas grandes obra - THE Secret of the Ages)

"E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, receberais."
(Mateus 21:22)
"Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso."
(Mateus 11:24)

O Processo Criativo ajuda a criar o que você quer em três passos simples: peça, acredite e receba.
Você atrai qualquer coisa que pedir...Você sem de prestar atenção aquilo para o que é atraído, porque, como retém imagens das coisas que deseja, você será atraído para elas, e elas serão atraídas para você. Mas isso literalmente entra na realidade física com e por meio de você.
(extraído do livro - O Segredo)

Nota: O Livro O Segredo não é um fim nele mesmo, mas um portal aberto para os principiantes estudar as Leis do Universo, da Física, das Ordens Secretas, ele risca no mapa de sua existência atual as linhas da estrada que conduz e conduziu a humanidade da qual conhecemos)
(Phoenix)

Anônimo disse...

Omar.Esse choque de gestão não existe.
Existe sim "choque de indigestão".
O Estado está cada vez mais individado,com altos emprestimos para o próximo governador pagar.
O famoso défice zero tão falado,hoje se transformou em uma dívida de mais de 4 bilhões ao estado.
O choque de gestão,nada mais foi que aumento de taxas,impostos,funcionários públicos sem aumento combinado com o crescimento da economia,o que fez a receita aumentar em 4 vezes durante o governo tucano.

Anônimo disse...

Pelo visto, o JC do 1° comentário, não entendeu a sutileza da crítica e, muito menos, a razão das gargalhadas.

O sorriso, o riso ou gargalhadas são ADEQUADOS para qualquer ocasião.
Felizmente não vivemos mais sob a ditadura militar que provavelmente proibiria as gargalhadas como até a palestra do Deputado Ciro Gomes.

Anônimo disse...

A CURVA QUE ASSUSTA A TUCANALHA SERRISTA

A curva que assusta

23/10/2009 16:00:58
Mauricio Dias - CARTA CAPITAL

Há uma curva no caminho da pré-candidatura do tucano José Serra. Ela talvez seja um dos maiores fatores da imobilização política do governador paulista em relação à eleição presidencial de 2010, que tem levado seus aliados a certo desespero.

A curva mostra o comportamento longitudinal do eleitor em relação às candidaturas de José Serra e Dilma Rousseff.

“Esse comportamento em relação ao governador Serra apresenta uma base de 35% e, ao longo do tempo, sofreu uma variação positiva até o início de 2009. A partir daí, há uma tendência constante de queda”, aponta Marcus Figueiredo, responsável pelo trabalho.

Em junho de 2008, Serra alcançou 38,2% pela Sensus. Chegou a 42,8% no fim de janeiro de 2009 em sondagem de opinião feita pelo mesmo instituto.

A curva similar, em relação à candidatura da ministra Dilma Rousseff, aponta uma tendência sempre crescente.

Ser (candidato) ou não ser (candidato)? Eis a questão de Serra.

Essa curva era, até então, conhecida por poucos. Ela foi mapeada por Figueiredo, um especialista em pesquisas eleitorais. Professor do Iuperj, da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, foi utilizada por ele uma metodologia, usada nos Estados Unidos, chamada Poll of Polls (Pesquisa das Pesquisas).

Figueiredo tomou como base o resultado das pesquisas pré-eleitorais que representam a opinião da sociedade em momentos variados. Figueiredo usou dados das pesquisas do Ibope e dos institutos Sensus e Datafolha, realizadas entre fevereiro de 2008 e setembro de 2009. A representatividade das amostras é compatível e o objeto da pergunta é semelhante (“Se a eleição fosse hoje, em quem o senhor votaria?”).

Segundo ele, a ideia de fazer a “pesquisa das pesquisas” tem, exatamente, o objetivo de pegar as diferenças apontadas entre as pesquisas rotineiras, que, como retratos, mostram o presente. A tendência dilui essas diferenças episódicas captadas pelos porcentuais de uma mesma pesquisa ou, eventualmente, de pesquisas de diferentes institutos feitas quase no mesmo momento.

A tendência no tempo longo livra as candidaturas de circunstâncias episódicas.

Serra teme a derrapagem projetada por essa curva. Certamente, o deputado Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, se preocupa muito com ela. Aliado principal do PSDB, Maia não esconde do eleitor suas angústias e tem forçado uma definição rápida. “A oposição está sem discurso, sem candidato. Estamos no pior dos mundos”, lamentou recentemente.

O gráfico da “pesquisa das pesquisas” aponta uma tendência, mas não assegura que a situação seja imutável. Marcus Figueiredo acredita, no entanto, que, “se o governador José Serra continuar escondido”, a tendência da curva continuará declinante e, em breve, poderá ser ultrapassado pela curva ascendente de Dilma Rousseff.

Luiz Valle disse...

Parabéns ao Ciro!!!... sem dúvida que o Brasil precisa de um "choque de mérito" além de:
"choque de moralidade"
"choque de competencia"
"choque de educação" (viu Srs Procuradores de MG!!!!)
"choque de cultura"
"choque de vergonha na cara"
........... e por ai vai!!!!

Anônimo disse...

OMAR, COMO DISSE UMA TUCANALHA QUALQUER EM UM COMENTÁRIO, A INVEJA MATA,E EU TE DIGO QUE MORRO DE INVEJA DE VOCE;ENVEJA E ADMIRAÇÃO PORQUE SE TEM UMA COISA QUE EU ADMIRO É A CAPACIDADE QUE CERTAS PESSOAS TÊM DE SEREM OUSADAS,CRÍTICAS,FALAREM O QUE PENSAM ISTO PARA MIM É IMENSAMENTE SALUTAR, AGORA O DISCERNIMENTO CABE A QUEM OUVE E SEMPRE HAVERÁ ALUGUM APRENDIZADO, AGORA A INVEJA FICA POR CONTA DE QUE MINHA POSIÇÃO NO MUNDO NÃO ME PERMITE SER MUITO OUSADA,NESTE MUNDO CÃO QUEM PENSA INCOMODA E QUEM FALA O QUE PENSA INCOMODA MUITO MAIS.UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ AS URNAS. AH NÃO ESQUECI DAS CAMISAS;EU QUERO "LEIO E ACORDO".

JC disse...

Caro anonimo do comentario de 24 de Outubro de 2009 10:40;
Entender ou não "a sutileza da crítica e, muito menos, a razão das gargalhadas." é uma questão de interpretação do texto e posicionamento politico. Todos que gargalharam relacionando a ironia ao lema do governo mineiro, claro. Mas, isso é rir da propria desgraça, e por isso, por acharmos graça de coisas ruins é que elas se perpetuam, especialmente no poder.

Anônimo disse...

JC, só para esclarecer, quem oferta as denuncias criminais e atua na esfera criminal é o Ministério Público. Os Procuradores do Estado são os advogados do ente federado e atuam na defesa do mesmo na área cível, mas veja bem, defesa do Estado e não do governante de plantão. Antes de dizer que algum profissional é mal preparado, se informe melhor sobre o que está falando, se não fica parecendo que o despreparado é vc. Caso queira entender melhor do assunto, antes de se manifestar novamente, visite os sites da associação nacional (www.anape.org.br) e estadual (www.apeminas.org.br).

Só para te informar, a Ministra do STF Carmem Lúcia era integrante dos quadros da Procuradoria MG. Assim vc pode ver o nível de preparo dos Procuradores do Estado de Minas Gerais.

“Procuradores do Estado – Defendendo Minas, defendemos Você”,

Orlando disse...

Saiu na tribuna de minas aquilo que já estamos cansados de saber...! Juiz de fora é a cidade que tem uma população de quase 600 mil habitantes, mas fica atrás de cidades menores , dentre as 10 que tem maior PIB em minas gerais.

A cidade paga mal seus trabalhadores em relação a cidades que possuem uma maior atividade econômica , como as cidades do vale do aço,triângulo mineiro e sul de minas.

Até quando vamos amargar essa vergonha de perder investimentos e ótimos profissionais que abandonam a cidade por falta de oportunidade.Em outras postagens vi um leitor do Blog categorizar a cidade como"lugar de aposentados,estudantes e funcionários públicos" ( Devem ser todos da AMAC)e começo a achar que se não atrairmos investimentos de porte e passar a limpo a gestão da cidade, dificilmente sairemos desse quadro.

caro Omar Peres, como grande empresário que é, e com um grande trânsito no meio empresarial e político, deposito em vc a responsabilidade histórica de colocar nossa querida juiz de fora de novo como "manchester mineira", polo de desenvolvimento da zona da mata.

Estou com 59 anos e não pretendo me aposentar tão cedo, sou micro empresário e gero emprego e renda para dezenas de jovens de nossa cidade.Faço minha parte, mas não posso fazer mais nada além disso.Penso no futuro desses jovens mais tarde, quando constituirem família. Como sustentarão suas famílias com salário mínimo?

A resposta, só o futuro dirá.

Ciro Goma disse...

A "tiurma" deve ter dado gargalhadas pelo seguinte motivo: xiii, mais um "político intelectual" enganador.Depois de eleito,tudo farinha.....

JC disse...

Que legal anonimo que defende os procuradores do estado. Só espero que para PROVAR para mim e para TODO o estado a competencia que diz ter (pois, parece que o senhor é um deles) tome providencias e faça a defesa dos interesses do estado e da população que paga seus salarios (1/3 dos cearences). Porque, só assim pessoas despreparadas e desinformadas como eu poderão entender como são competentes. Aliás, pode começar se indignando com a remuneração menor que recebe, e não com minha opinião que é pessoal e que em momento algum ofendeu ninguem mas, critica uma instituição que na pessoa de seus componentes riem de uma ironia que ridiculariza e expoe todo o estado, inclusive voces.

Anônimo disse...

omar vc não muda,bruno siqueira .

Anônimo disse...

Como o Ciro Gomes se parece com o Collor de Melo, nâo é mesmo? ... alguém se lembra? ...