terça-feira, 29 de junho de 2010

Ação entre amigos

É preciso que alguém explique, se é que isso seja possível. Mas vou adiantando que é muito difícil convencer. Fato é que entrou em cena uma pirraça do prefeito Custódio Mattos em relação a 12 procuradores da administração, que pleiteiam isonomia em relação a dezenas de colegas, do mesmo serviço e da mesma categoria funcional, que obtiveram vantagem de 20% de nível universitário sobre os vencimentos. Uma questão para ser resolvida pela própria Procuradoria, considerando-se que os interessados já impetraram mandado de segurança, e as razões de ambas as partes são suficientemente conhecidas.

Um advogado da cidade, nem precisa ser um dos experientes nas relações com o Executivo, consegue, em lauda e meia, deixar tudo muito claro. Espanta a desconsideração que esse prefeito devota não apenas ao seu serviço de Negócios Jurídicos, mas a todos os advogados, quando decide contratar para a querela com os procuradores um iniciante no campo profissional, mas que é seu amigo de outros tempos.
De fato, o sr. Antônio Eduardo de Noronha Amábile, cujo escritório de advocacia começou a funcionar há pouco mais de um mês, foi colega de Custódio Mattos no primeiro escalão do governo Aécio Neves. O atual prefeito era secretário de Desenvolvimento Social, e Amábile
subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda. Está lá a assinatura dos dois num contrato de produção de livreto sobre Direitos do Consumidor - Competências Básicas para o Trabalho.

Disse no começo deste artigo e repito agora: o prefeito não tem como explicar. Primeiro, a contratação de um estranho à cidade, à prefeitura e ao Foro local. Depois, pagar R$150 mil por um trabalho que custaria aqui vinte vezes menos! A OAB também podia nos informar se o prefeito está praticando honorários compatíveis.

A Câmara, em iniciativa prometida pelo vereador Isauro Calais, vai interpelá-lo quanto à necessidade, oportunidade e moralidade dessa contratação, que mais parece uma ação entre amigos. Tamanha insolência nisso, que não apenas um vereador, mas toda a Câmara devia se levantar e manifestar seu espanto.

Estamos diante de mais um episódio (entre tantos, meu Deus!) em que o prefeito Custódio é chamado a se explicar. E mostrar à população qual o conceito que ele e sua administração fazem do dinheiro dos impostos que pagamos. A saúde jogada no caos, nas ruas tropeça-se no lixo acumulado, as obras viárias, há meses prometidas, não dão o sinal da graça. O dinheiro que falta para o essencial é o mesmo que sobra para presentear amigos.

Pobre Juiz de Fora!

O. P.

6 comentários:

Rogério Moraes disse...

Ao invés da camara se levantar, os vereadores é que deviam levantar da cama, hoje berço esplêndido de vadios vendidos.
Não sei quem é pior:
se o custódio, se os vereadores ou povo que os escolheu.

Anônimo disse...

eu não vi a cópia do diário oficial com esta contratação! Se a informação é incompleta não tem força!

Anônimo disse...

A pedido do post anterior, segue a publicação do Diário Oficial do Município (de 17/06/2010), confirmando a irregular/ilegal e, sobretudo, imoral contratação direta...

Referência: Processo n.º 4426/2010 - Assunto: Prestação de Serviços Especializados em Advocacia - AUTORIZO a contratação direta do Dr. Antônio Eduardo de Noronha Amabile, CPF n.º 036.893.976-69, com base do disposto no inciso II, art. 25, da Lei n.º 8666/1993 e expedientes constantes do processo administrativo em epígrafe. Valor Global: R$150.000,00 (Cento e cinqüenta mil reais). Prefeitura de Juiz de Fora, 16 de junho de 2010. a) GUSTAVO HENRIQUE VIEIRA - Procurador Geral do Município - PGM.

Parabéns a APROM, pela destemida postura frente a esta Administração putrefata.

Anônimo disse...

Absurdo...

Se o EXMO. "Procurador Geral do Município" não confia nos Procuradores Efetivos (isto tá mais do que provado, pois, em nada ele prestigia a classe), porque estes "serviços" de notório saber não são prestados pelos 03 Assessores e + 02 Assistentes (todos cargos de confiança) escolhidos por Ele???

Ora, se tal litígio envolve (como interessado na causa) os Procuradores Efetivos, os Assessores do PGM devem assumir a defesa do Município...

Senão, quais as funções dos mesmos???

Isso é uma vergonha...

Só na "mudança c/ segurança"...

Anônimo disse...

"Ação entre amigos" é pouco para comentar a imoralidade desta contratação. por essas e outras o servidor em 02 anos teve um aumento de apenas7%, a saúde está um caos, a cidade mal cuidada e etc.Enquanto isso os Secretários almoçam no Berttus , viajam e participam de Congressos tudo regado a muita mordomia que, aliás, é típico dos tucanos e, claro, com o dinheiro do povo.A contratação é imoral, quanto à sua legalidade quem tem que se manifestar são os órgãos competentes, sobretudo, fiscalizar O VereadorCalais e a APROM já se manifestaram com a palavra os destemidos.

Enio da Silva disse...

Esse mensaleiro não se emenda mesmo , vira e mexe privilegia algum conhecido, outro dia fiquei sabendo que o Rodrigóide filho do mensaleiro já fechou contrato com aquele posto de gasolina na esquina da Romualdo para abastecer os carros que vão trabalhar na campanha dele prá deputado estadual, mais uma coincidência, os veículos da ACISPES também abastecem lá , enquanto isso ...