terça-feira, 18 de novembro de 2008

NOTICIAS DO MUNDO: GENERAL MOTORS E FORD ESTAO QUEBRADAS

A crise bateu na porta das grandes montadoras de automóveis dos Estados Unidos: Ford e GM comunicaram oficialmente que, caso o governo americano não lhes façam um empréstimo de USD 25 bilhoes, vão literalmente FALIR !!! As vendas de de automoveis em outubro cairam quase 35% !

O governo Bush criou uma linha de credito no valor USD 700 bilhoes para salvar o sistema bancário mundial. Outro trilhao de dólares foi também disponibilizado pelos governos europeus a seus bancos. Se isso não fosse feito, todo o sistema bancário mundial teria entrado em colapso e, dai em diante ninguém saberia o que poderia acontecer. Com certeza, seria a maior tragédia da historia economica da humanidade.

Reitero o que disse em outro artigo: o sistema bancário internacional faliu! Não sobra ninguém, uma vez que todos os bancos se interligam e dividem os riscos. Em outras palavras, o empréstimo mal feito de um banco repercute e afeta todo os outros. E foi isso o que aconteceu, ou seja, uma crise sistemica.

Agora são as montadoras americanas que também querem empréstimo do governo americano para não fecharem as portas. Só que a causa da crise desse setor nos Estados Unidos 'e outra: ineficiencia! David Yermack, professor da Universidade de Nova Iorque escreveu excelente artigo no Wall Street Journal, pelo qual fulmina a Ford e a GM, sugerindo que o governo deve deixa-las ir a garra.

Em 1993, o famoso economista Michael Jensen fez uma apresentação para a American Finance Association mostrando as companhias que pior investiram e mais perderam dinheiro durante a decada de 80. Um doce para quem advinhar quais foram a numero um e dois da lista ? Isso mesmo: General Motors e Ford perderam USD 110 bilhoes em capital de 1980 a 1990!

Das grande fabricas de automoveis americanas, "salvou-se" a Chrysler, vendida para a alema Daimler Bez tornou-se o maior problema para a toda a vida da montadora alemã. Mais ou menos como a fabrica de Juiz de Fora que ate hoje, por não ter produzido o projetado, 'e uma grande dor de cabeça para a Mercedes , e um dos maiores centros de prejuízos de sua estrutura global.

Ainda na mesma apresentação, Michael Jensen comprova, por documentos, que a GM investiu USD 31o bilhoes entre 1998 e 2007. A depreciação de suas fabrica no mesmo período foi de USD 128 bilhoes. Isso quer dizer que USD 182 bilhoes da empresa foram "jogados fora" na ultima década! Na Ford, os números não são diferentes: investiu USD 155 bilhoes e a depreciação foi de USD 8 bilhoes, ou seja, USD 147 bilhoes "jogados fora".

O pior disso tudo, continua Michael Jensen, 'e que em 1998, a GM e a Ford, valiam no mercado de capitais, USD 46 bilhoes e USD 71 bilhoes respectivamente e, hoje, o valor não ultrapassa um digito!

Vendo tudo isso, isto 'e, o sistema bancário internacional quebrado, os ícones da economia americana pedindo mais dinheiro do governo para não falir , tenho certeza que ainda muita coisa pesada vai acontecer na economia de mercado e nas sociedades ocidentais. E por isso também, estou convicto que um novo capitulo da historia do capitalismo começa a ser escrito. O texto já esta pronto: recessão e reformulação do sistema financeiro mundial.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Projeto Mercedes Benz é um dos grandes legados de Custódio de Mattos I. O homem que implantou a indústria automobísitica em Juiz de Fora. Legado este de:
1) Renúncia fiscal;
2) Investimentos a fundo perdido;
3) Inflacionou o mercado imobiliário de Juiz de Fora;
4) Falta de emprego;
5) Falta de incentivo a pequenos investimento, que provavelmente, teriam gerado renda e empregos significativos. Como na Itália cuja economia é forte porque as micro e pequenas empresas são os sustentáculos.

Por isso, posso afirmar : êTa homi di vizam.....

José Eduardo disse...

A indústria americana, especialmente a automobilística, está combalida por 2(dois) motivos principais:
1. O modelo de produção japonês, e agora também coreano, de automóvel ( Sistema Toyota/Lean/ Just-in-time) com baixo custo e alta qualidade;
2. O modelo americano de veículo de grandes, os Utilitários, Esportivos de Luxo (SUV's) que consomem muito combustível, e qye têm encontrado agora resistência por parte do consumidor.
Além do mais, 2/3 do PIB americano é relativo a consumo...
É uma crise moral, cultural e de valores do capitalismo, sendo difícil a solução...
Um bom título para o blog: "Brasil pode sálvar o capitalismo!".
É o único país que quando está em crise, aumenta os juros e limita o crédito, além de ter veículos muito mais caros que os resto do mundo, chegando a valores maiores que 100% dos cobrados nos EUA.É a pátria ao automóvel(caro)! Nossos bancos estão entre os melhores(usurpadores) do mundo! As melhores(mais caras) taxas...Brasil, o país dos Bancos e dos automóveis!

José Eduardo Modesto