segunda-feira, 17 de novembro de 2008

NOTICIAS DO MUNDO: SINAL AMARELO PARA A VALE DO RIO DOCE. LEIA-SE TAMBEM MRS

Com a crise mundial, o setor minerador 'e um  dos mais afetados: leia-se, portanto, a maior mineradora do mundo, a brasileira Vale do Rio Doce . Consequencia: alerta para Minas Gerais e por tabela ate' mesmo para Juiz de Fora, onde se localiza a sede da MRS, uma das empresas do sistema de logistica da Vale. 

Os precos  e  a producao de metais,  em media,  cairam  35%, somente no mes passado! A Vale ja diminuiu 10%  da extracao de minerio. Uma coisa 'e definitiva: a recessao chegou e veio para ficar por bastante tempo. No caso das mineradoras, resta saber como se portara a demanda interna da China, uma vez que suas exportacoes irao cair drasticamente.

Se a China mantiver um projeto de expansao interna, pode ser que a indutria metalurgica e mineradora nao sofram tanto. Se isso nao acontecer, a Vale do Rio Doce ira enfrentar a maior crise de sua historia,  e sera obrigada a rever toda sua estrategia  de investimentos, na medida que seus lucros devem desabar. Os papeis da Vale no exterior ja sofrem uma desvalorizacao. 

Na Africa, varios projetos de exploracao de uranium e titanium, dentre outros ja foram suspensos. Australia , outro grande produtor de ferro  e niquel  tambem ja comeca a sentir a crise. Sua moeda ja se desvalorizou cerca de 30 % vis-a vis o dolar americano.

Mas a industria mineradora no mundo nao tem muito o que reclamar: somente nos ultimos cinco anos, de 2002 a 2007, o setor teve um lucro de USD 80 bilhoes. Em 2002 o lucro foi de USD 4 bilhoes. Portanto, ganharam vinte vezes mais em um periodo de apenas  cinco anos !  

 

2 comentários:

Anônimo disse...

EM JUIZ DE FORA O SINAL TAMBÉM É AMARELO:
AMARELO DE VERGONHA DEPOIS DA FRAUDULENTA ELEIÇÃO PRA PREFEITO.
E JÁ ESTÁ FICANDO VERMELHO, POIS FALTA POUCO PRA ASSUMINDO A PREFEITURA A TUCANADA DE PLANTÃO ENFIAR AS GARRAS NOS COFRES PULICOS, E O HITLERZINHO DE MARIPÁ, ENFIAR SUA CABAIADA ELEITORAL PELA NOSSA GUELA BAIXO.
DESTA VEZ ACHO QUE NINGUÉM VAI AGUENTAR, VAMOS TER QUE PAGAR PROS TUCANOS FAZEREM A FESTA.
ÊTA POVIM FDP.

Anônimo disse...

eita... é agora que esse trem que inferniza Juiz de Fora num vai sair mesmo de dentro da cidade... MRS "ferrada" junto com a Vale, não vai mexer um dedo pra melhorar o transito em JF... bom, pelo menos vai circular menos trem já que elas vão exportar menos... "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"