domingo, 9 de novembro de 2008

O SISTEMA BANCARIO INTERNACIONAL FALIU - O MUNDO VAI "PARAR" EM 2009

O mundo capitalista vive sua maior crise economica e financeira depois da segunda grande guerra. Mas o que aconteceu depois de 10 anos de "prosperidade" da economia mundial? Onde esta o pragmatismo economico de Bush que prometia a eterna felicidade para a humanidade , cuja base de acao de seu grupo conservador sempre foi a globalizacao da economia ? Em outras palavras, reintroduzindo o "laisser faire e o laisser passer", os fluxos de capitais e mercadorias em todo o planeta trariam a solucao para uma " economia mundial cada vez mais decadente...

Promessas falsas e sem lastro ! A economia mundial se desmantela, e as bolsas em todos mundo, base do capitalismo de verdade, desabam e nao sabem mais como deter quedas jamais experimentadas, jamais vividas. Acoes das maiores companhias mundiais perdem mais da metade de seu valor real. Bancos Centrais de todos paises perdem a forca e nao conseguem manter o valor e a paridade de suas moedas.
Por tudo isso nasce uma simples pergunta de dificil resposta: como e onde nasceu essa crise que tanto assusta e apavora a todos ? Quais as principais diferencas dessa para outras crises? Porque o mundo ira viver nos proximo tres anos a maior recessao dos ultimos 100 anos? O que vai acontecer com a economia real? O que vai acontecer com a economia virtual (derivativos, cambio futuro, swaps etc) ? Como o Brasil vai atravessar essa crise? Quais serao as consequencias para nosso pais?

Vou tentar mostrar nesse artigo, um pequeno resumo do que esta acontecendo.

Motivos da crise:

Voltemos ha oito anos atras. Clinton era Presidente dos Estados Unidos. O mundo nao ia tao mal. Pelo menos os democratas americanos nao haviam feito tantas guerras. Bush filho ganhas as eleicoes e promete uma nova era de crescimento, cuja programa economicoo baseava-se na diminuicao da carga tributaria (menos impostos) , aumento dos gastos militares e absoluta desregulamentacao da economia (nao intervencao do Estado como instrumento regulador) e, a nivel internacional, o "laisser passer". Em outras palavras, a famosa globalizacao.

Bush com essa politica, em menos de dez anos, aumenta o deficit fiscal e comercial dos Estados Unidos em niveis jamais imaginados, e a balanca comercial com o resto do mundo, sobretudo com a China `e a maior do planeta. A America se torna um entreposto de produtos asiaticos . O Banco Central dos EUA ( o FED) baixa os juros para perto de zero. Bush incentiva a construcao civil e a compra de armamentos como politica de crescimento economico.

Na America republicana compra-se uma casa como se compra uma televisao na pratileira do Ponto Frio ou das Casas Bahia. Com um detalhe: os bancos, os grandes "genios" das financas nao perguntam aos tomadores do dinheiro dos poupadores se eles possuem renda para pagar o emprestimo. Resultado : dezenas de milhoes de novas casas sao construidas em todos os Estados Unidos , e vendidas, sem entrada e sem garantia, para milhoes de pessoas que nao possuem condicoes financeiras para paga-las.

Com isso a economia global "aquece". Nunca a Vale do Rio Doce vendeu tanto minerio aos precos que ela mesmo exigia do mercado. Nunca nosso pais vendeu nossas commodities para o exterior, com precos tao favoraveis. O Brasil acumula USD 200 bilhoes em reservas! A China USD 1 TRILHAO !!! Os paises europeus, America e Japao esgostam sua capacidade de crescer. Sao economias maduras, onde tudo esta pronto. Nunca esses paises experimetaram tanta qualidade de vida e infraestrutura pronta para seus cidadaos.
`E necessario a criacao de novoas mercados. Brasil, Russia, India e China forma uma "nova onda economica" : o BRIC ! O "grupo do futuro da economia mundial". Todos esses paises se mostram ao mundo com as mesmas credenciais ( sendo que somente o Brasil apresenta, na media, dados macro-economicos inferiores aos outros tres) : economia dinamica, enormes superavits comerciais com os paises industrializados, e conseguem, anualmente, altas taxas de desenvolvimento economico. O mundo capitalista "explode de felicidade". A globalizacao `e salvacao...

As nacoes comercializam e vendem tudo como nunca aconteceu na historia da humanidade. Com isso, as impressionantes reservas cambiais do Brasil (que deixa de ser devedor para se tornar credor internacional !!!) , China, paises produtores de petroleo e principalmente os fundos de pensao dos paises ricos (Estados Unidos , Europa e Japao) financiam guerras e o crescimento superficial da economia americana da era Bush.
E para onde mesmo esses trilhoes de dolares do mundo sao direcionados? Para o financiamento de casas e apartamentos para cidadaos americanos... E quem sao esse cidadaos? Sao trabalhadores que nao possuem condicoes sequer de pagar aluguel. `E esse o perfil dos " investidores da nova economia americana que nao para de "crescer"... O imovel explode de preco! Casas que valiam USD 200 mil na era Clinton, sao vendidas, quatro anos depois, por milhoes de dolares no mundo ficticio de Bush e Alain Greespan! Tudo financiado a juros de 5 % ao ano!

O tempo passa, o tempo voa e, quase oito anos depois da posse de Mr. Bush os bancos americanos, um por um, comecam a nao mais receber a prestacao dos compradores das casas e apartamentos. Resultado: COMECA, TAMBEM, ESSES MESMOS GIGANTES E TRADICIONAIS BANCOS AMERICANOS A QUEBRAR UM POR UM, NUMA VELOCIDADE JAMAIS VISTA NA HISTORIA DO CAPITALISMO ECONOMICO. Panico!!!

Como disse, os maiores bancos europeus e japoneses tambem financiaram a festa e, por esse motivo tambem , comecam a quebrar . Resultado, todos os governos dos paises desenvolvidos, a comecar pelo americano, sao obrigados a SALVAR SEUS BANCOS, COLOCANDO COMO "EMPRESTIMO" , TRILHOES DE DOLARES EM SEUS CAIXAS, pois caso contrario, os depositantes , tais como os fundos de pensao americanos e europeus, paises que tinham suas reservas aplicadas nesses bancos (Brasil inclusive), e poupadores de forma em geral, nao teriam como resgastar seus investimentos. Estamos falando de centenas de milhoes de cidadaos de todo o planeta. As bolsas desabam. Mais panico.

Enfim, se os governos nao tivessem salvado os bancos de seus paises LITERALMENTE , SALVANDO-OS DA FALENCIA, O SISTEMA FINANCERIO INTERNACIONAL TERIA ENTRADO EM ABSOLUTO COLAPSO !!! Ai, a gente se pergunta: onde estao os genios das financas internacionais que nao previram tudo isso? Onde esta a arrogancia do capital internacional e ate mesmo nacional para nos dar uma satisfacao?



CONSEQUENCIAS PARA O BRASIL

Os bancos brasileiros nao estao envolvidos com essa crise. E porque? Por que ganham tanto dinheiro aqui que nao precisam se expandir fora do Brasil. Portanto , o sistema bancario brasileiro nao sofrera nenhuma consequencia direta. Dez grupos e familias dominam a base monetaria de nosso pais e, por esse motivo, permanecem muito mais motivados a controlar esse continente do que se aventurar la fora.

O banco espanhol Santander entendeu que o Brasil `e o paraiso financeiro do mundo e investe tudo em nosso pais. Nunca ganhou tanto dinheiro em sua historia como ganha atualmente com o governo Lula. O Brasil para o banco Santander vale 10 Espanhas e `e o seu maior nucleo de lucros de toda sua operacao global .

Vale lembrar que os bancos brasileiros financiam o governo brasileiro, ha mais de quarenta anos, com as maiores taxas de juros do mundo. Portanto, os bancos brasileiros nao correm nenhum risco pois jamais se aventuraram a financiar o "real state" ( mercado imobiliario como os economistas brasileiros gostam de falar !) americano.

Por esses motivos, nossas empresas exportadoras de commodities vao sofrer muito, pois os Estados Unidos e Europa em forte recessao, pelo menos no proximos tres anos, farao que suas trocas comerciais com o resto do mundo diminua de forma drastica, atq que alcancem equilibrio com fundamentos macroeconomicos. Em outras palavras, a China, principalmente nao tera mais como vender a quantidade e volume de produtos que vendia para os Estados Unidos e Europa e, por consequencia, nao comprarao tanto minerio de ferro e outras commodities como compram do Brasil, por exemplo.

Assim, em cadeia, o mundo experimentara a maior recessao da historia, ate que os Estados Unidos equilibrem sua economia, gastando menos em importacao e guerras, equilibrando seu orcamento . Ou seja, ninguem pode gastar o que quer, quando quer, de forma eterna, achando que todo mundo tem a obrigacao de sustentar essa farra. Essa `e o quadro real da economia americana de hoje.

Para enfrentar a recessao mundial que ja atinge todos os paises ricos, o Brasil tera de reforcar seu mercado interno. O Estado deve investir, criando condicoes para que o pais nao sofra tanto essa crise internacional sem precedentes. Capitais podem fluir para nosso pais. Temos de mostrar nosso potencial economico, baseado em um forte mercado interno, que de fato existe. Mas infelizmente, 2009 se mostrara nao somente como um ano de crise, mas sim, um ano que seremos obrigados a nos adaptar a nova realidade economica , onde menos venda, menos comercio, e mais tensao politica serao as grandes preocupacoes. Apertem os cintos.

17 comentários:

Anônimo disse...

Falei e reafirmo: A teoria neoliberal aplicada em vários países, inclusive, no Brasil pelo FHC, diga-se, Partido da Social Democracia Brasileira,PSDB, o mesmo de Custódio de Mattos I, imperador de Juiz de Fora, teve excelentes resultados para alguns:

1) Jereisatti - de uma fábrica de fechaduras tornou-se empresário de telecomunicações, comprando uma grande estatal(desestatizada em função da teoria);

2) A RFFSA, inclusive, de Juiz de Fora (MR3) foi privatizada ou arrendada á preço de banana;

3) A Vale do Rio Doce foi vendida a
preço de .......;

4) Tentaram privatizar o Banco do Brasil ;

5) Estado enxuto, e espertos milionários.

Por isso, escrevam....A CESAMA, foi nossa e será.......

Depois da eleição limpa, ética e honesta de Juiz de Fora. Me tornei monarquista. Viva Edson!!! Viva Edson Arantes!!! Viva Edson Arantes do....!!!!! Viva sua majestade o Rei Pelé!!!!!!!

Anônimo disse...

Omar, a crise mundial já estava sendo assinalada antes das eleições, de forma sutil.Mas as pessoas que têm o mínimo de informação já sentiam uma certa inquietação e uma repercussão negativa em seus investimentos.
Enquanto isso, O prefeito eleito, então candidato, tentando subestimar a inteligência da população, parecia um ser de outro planeta, fazendo promessas mirabolantes na tentativa de iludir o eleitor.
Só que, qualquer cidadão com o mínimo de informação sabia que essas promessas seriam em vão, e que o Ilustre Prefeito utilizaria a questão da Crise Mundial como justificativa para o não cumprimento das suas "fantasias mirabolantes".Mas, isso não é justificativa, uma vez que, este cidadão, ao falar das obras faraônicas de seu governo, argumentou que todas elas já tinham a garantia de verbas do Governo Estadual. Portanto, não adianta agora justificar o injustificável.

Anônimo disse...

jorge disse...
Mesmo faltando ainda quase dois meses para a posse dos veradores na Câmara Municipal, o jogo político para a presidência da Câmara já está se definindo pela ala conservadora que apoiou o Prefeito eleito. E a mídia já vem sedimentando todas essas manobras. Na tribuna de Minas de ontem, 09/11 isso já está bastante claro: " A eleição do presidente da Câmara é estratégica até mesmo para o Executivo, e o prefeito eleito, Custódio Mattos, veria com bons olhos a indicação de Bruno Siqueira, que o apoiou no segundo turno..".
Diante disso eu tenho duas considerações a fazer: A primeira é que eu gostaria de ver um maior arrojamento dos veradores do PT em, pelo menos manifestar que estão no páreo nessa disputa, uma vez que seria importantíssimo para a democracia que a presidencia da Câmara fosse exercida pela oposição.
E, segundo, que o grupo do novo prefeito,mais uma vez ratifica o seu conservadorismo, ao tentar delegar ao executivo esse " manobra política. O Prefeito não tem que ver com bons olhos e nem manobrar essa composição, pois assim, a " prática bejani" continuaria, com uma Câmara totalmente comprometida com o Prefeito. E aí, a estória se repetiria. Atenção Nobres veradores! Estamos de olho!!

Anônimo disse...

As eleições aconteceram de forma desonesta, os nossos protestos nesse espaço foram altamente significativos, uma vez que traduziram a nossa indignação e o nosso senso crítico diante dos acontecimentos.Mas, causa-me bastante estranheza o comportamento dos nossos veradores eleitos na coligação que apoiava a Professora margarida, que,em nenhum momento se colocaram a respeito desse processo fraudulento e imoral! Os três vereadores eleitos pelo PT não fizeram qualquer movimento de repúdio sobre este processo.
E aí eu vejo uma grande falha da corrente progressista. Se fosse a ala conservadora que se sentisse lesada, com certeza os rumos seriam outros e a mídia, os políticos e os órgãos que os respaldam não agiriam com essa passividade e dariam uma resposta ao seu eleitor inconformado. POr favor! Quero me sentir representado

Anônimo disse...

Sempre haverá crise com intensidade crescente, pois a carga populacional e o estilo de vida resultado do modelo capitalista-neoliberal impoe a competição exacerbada entre todos contra tudo.

Temos neste momento somente duas opçoes; o caminhar honesto ou o caminhar não honesto. A briga em todos os rincoes e esfera é a competição entre o BEM e o MAL.

Contra o Mal e as falcatruas é que devemos ficar atentos, pois esta opção acelera a degradação humana, ambiental, social, economica, etc.

Portanto, devemos unir força do Bem para combater tudo que contraria a dignidade humana. Neste aspecto JF tem muitas oportunidades para contribuirmos, pois muitas mafias dominam a cidade com drogas, contrabandos, falcatruas e corrupçoes.

Omar, vc já deu muita contribuição para o BEM em JF contra uma mafia conhecida, as de Politicos. Resta continuarmos a luta contra outras mafias!

Anônimo disse...

SIM, TALQUALMENTE O NOSSO SISTEMA POLITICO MUNICIPAL.
AGORA O HITLERZINHO DE MARIPÁ, PODERÁ ACHAR QUE JÁ TEM DESCULPAS ANTECIPADAS PRA ENCOBRIR A FALTA DE COMPETÊNCIA E INVIABILIDADE DE TORNAR VERDADEIRAS AS MENTIRAS DE CAMPANHA.
AGORA VAMOS VER O CHORÃO DE BIGODE
COMEÇAR COM A SUA ETERNA CANTILENA:
-POIS É, EU QUERIA FAZER, O GOVERNADOR PROMETEU, MAS ERA SÓ UM DEVANEIO, UM PEQUENO DELIRIO.
QUÁ QUÁ QUÁ!!!!!!!!!!!!
BEM FEITO, ACHOU QUE IA CONSEGUIR SE ELEGER A QUALQUER CUSTO... MUITO BEM, AGORA JÁ ESTÁ CHEGANDO A HORA DE COMEÇARMOS A COBRAR,
E NÃO TEM TRÉGUA DE NEM UM DIA, ASSUMIU TEM QUE TRABALHAR E HONRAR O QUE PROMETEU SENÃO...

OMAR NELES!!!!!!!!!
QUEM JÁ TIROU UMA QUADRILHA DA NOSSA PREFEITURA, NÃO TERÁ DIFICULDADES EM ESCORRAÇAR DO PODER, A MANADA DE INCOMPETENTES QUE JÁ ESTÃO SE DENOMINANDO DONOS DA PREFEITURA.

SÓ QUE AGORA, TEM IMPRENSA DE OPOSIÇÃO, TEM PARTIDO DE OPOSIÇÃO E TEM GENTE COM BALA NA AGULHA E
COM PEITO PRA FALAR.

ACABOU JUNTO COM O BEJANI A ERA DE IMPUNIDADE EM JF.
PROMETEU?
AGORA,CUMPRE.

SENÃO A PORTA DA RUA É SEVENTIA DA CASA!!!!!!!!

Anônimo disse...

Sinceramente não entendo o porque de tanto odio em relação a vitoria do Custodio para dirigir JF nos proximos quatro anos.Gente, o PT perdeu.Fim de papo.O Custodio foi prefeito de JF por apenas um mandato,e saiu pela porta da frente,com um indice de popularidade berando os 70%.Esse fanatismo xiita dos militantes do PT,que fecham os olhos para as maracutaias proporcionadas pelo seus comandantes,e de dar pena e preocupação em relação ao futuro desse país.Ou ja esquerecem que o presidente da republica não viu,não escutou e não sabe de nada?Milhões de reais foram desviados do tesouro brasileiro,prejudicando milhões de habitantes,principalmente os mais carentes,e nem o Lula nem a cupula do PT fizeram alguma coisa.Pelo contrario,dão uma mesadinha para os mais carentes(bolsa familia),e com isso consegue calar a boca dessa infeliz parcela da população.E aquele negocio,e mais facil e rapido dar o peixe para o cidadão,do que ensinar o mesmo a pescar.O Brasil precisa de mudanças urgentes,a começar pelo partido que dirige a nação.

Anônimo disse...

Parabens pelo texto.
Espero que,doravante, adote esta linha. Vamos esquecer o "inacreditável" esquema montado pelos tucanos, para conseguir o governo local. Porem, nunca podemos deixar de nos lembra de tudo que passamos com governo "tsunamico" de FHC.

Anônimo disse...

Como blindar um bilionário
Por Mauro Santayana no JB

" Quando o banqueiro Daniel Dantas foi ouvido por uma das tantas comissões parlamentares de inquérito transformadas em espetáculos de televisão, estranhamos, neste mesmo espaço, a reverência com que a ele se dirigiam. Os parlamentares procediam como se se tratasse de figura venerável, e não de homem de negócios pelo menos controvertidos. Quando a Polícia Federal, no cumprimento de seu dever, o prendeu, o mundo quase desabou, tal como ocorrera no episódio da batida de fiscais da Receita contra a Daslu. Era inadmissível que o mago das finanças fosse tratado como um suspeito qualquer.

Livre da prisão pela agilidade do STF, o banqueiro se sente agora à vontade. Ninguém o incomoda - mas são perseguidos aqueles que, no cumprimento da lei, o processaram. Inverte-se a situação. Hoje, o delegado que o prendeu está sob investigação, e sua casa é invadida. Noticia-se que a cúpula do Poder Judiciário prepara medidas contra o juiz que determinara a prisão temporária do banqueiro.

Parece improvável que o juiz e o delegado tenham cometido erros formais durante o processo contra Dantas. Esses erros são costumeiros e comuns, quando se trata de suspeitos pobres. Há centenas de prisioneiros nas penitenciárias brasileiras por arbitrariedade da polícia e descaso da Justiça, isso sem falar no rigor das sentenças, quando se trata do povão. Nesse caso, os erros formais não constituem escândalo, quando são cometidos. Quando se cometem contra os poderosos, a reação é outra. Eles podem pagar bons advogados. Podem encontrar aliados nos meios de comunicação e obstruir a Justiça.

Estamos andando na contramão da atualidade. Diante da evidência de que os operadores do sistema financeiro mundial, a partir de Wall Street, atuaram criminosamente, deveríamos estar, aqui, investigando com mais profundidade os banqueiros especuladores. Não há grupo que mereça mais atenção do que o Opportunity, cuja atuação, mediante a ficção dos paraísos fiscais, é conhecida e proclamada. É hora de que se conheça o conteúdo dos computadores do banqueiro".

Estrela disse...

É triste saber que nada poderemos fazer para mudar esta história, logo agora que, para muitos, a esperança surgia.
Que Deus olhe por todos!!!!!!!!!

Voltando a um assunto que tanto me deixou triste: o fim da rádio Panorama. Foi uma pena saber que não teremos mais o tão esperado programa com o queridíssimo Padre Fábio de Melo na rádio de Juiz de Fora. Acho que seria uma boa tê-lo perto de nós, agora que ele vinha confirmando o seu sucesso no processo de evangelização tanto nos shows realizados aqui na cidade, quanto nos programas na Canção Nova.
QUE PENA! Lamento muito por todos nós de Juiz de Fora.

Anônimo disse...

Caro Omar Peres,lendo seu artigo,lembrei da promessa do então canditato Lula,a quase sete anos atras,falando em bom tom,que a farra dos banqueiros no Brasil iria acabar.Que era impossivel conviver com um sistema financeiro que extorquia dinheiro dos correntistas,da forma em que se encontrava antes de sua posse para seu primeiro mandato.Pois bem,como voce bem disse,o tempo passa,o tempo voa,e a situação piorou,e muito,principalmente para a classe media,que precisa dos financiamentos para quase tudo.Para se ter uma ideia,o lucro dos bancos brasileiros praticamente triplicaram nesses sete anos em que o Lula esta no poder.Ja vi declarações do vice Jose Alencar esbravejando em relação ao comportamento do governo sobre isso.Agora eu pergunto,ate quando a classe media brasileira vai aguentar toda essa irresponsabilidade apadrinhada pelo governo federal?Com certeza os banco no Brasil não correm nenhum risco,mais seus correntistas sim.Tudo em nome de projetos sociais,que daqui a pouco tempo vai se tornar uma grande dor de cabeça para quem estiver no poder,ja que economia nenhuma do mundo suporta conviver muito tempo dando mesada aos seus habitantes.E bolsa familia,bolsa escola,bolsa farmacia,enfim,varios projetos paliativos que de forma nenhuma garantem o futuro dos beneficiados.Quem viver,vera.

Anônimo disse...

A Tribuma de Minas fez um link muito interessante: PT & AÉCIO polarizam em relação a crise. Esquecendo de mencionar que a crise é o neoliberalismo implantado e implementado no Brasil pelo PSDB. A crise esqueceu o articulista de mencionar é uma CRISE EXISTENCIAL,pois, a pergunta a ser feita: Como pude participar disto by Aécio.

Anônimo disse...

Continuem observando a forma sutil como a mídia está preparando a população para aceitar com naturalidade o não cumprimento das promessas mirabolantes do novo prefeito. Hoje, novamente a Tribuna colocou o seguinte texto: "Um terço das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do
perímetro urbano de Juiz de Fora passa por problemas de desabastecimento. Nos postos, faltam gazes, esparadrapos,
soro fisiológico e mais dez itens da lista básica de insumos.
Em algumas unidades, como a de São Pedro, na Cidade Alta,
a situação é ainda mais grave. A realização de exames ginecológicos preventivos está suspensa há mais de 60 dias,
pela falta do espéculo. Mais de 200 mulheres estão na fila de espera. De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Reis, o problema é reflexo da crise mundial e conseqüente alta do dólar".
Como podemos continuar observando a grande culpada do não cumou a vs verbas evaporaram. primento das promessas será a crise mundial. Só que, NÂO PODEMOS ESQUECER QU,QUNDO PROMETIA CUSTÓDIO AFIRMAVA SEMPRE QUE O GOVERNADOR jÀ TINHA AS VERBAS GARANTIDASPARA AS SUAS OBRAS. Então, ou o Cstódio enganou o povo, ou o Governador estava mentindo,

Anônimo disse...

Então fica assim,o prefeito eleito e culpado por todos os absurdos e transtornos que atualmente passa a prefeitura.O Bejani,a atual camara dos vereadores,o PT que literalmente com seus militantes proporcionaram ao Bejani todo o cenario para a roubalheira que viria a seguir,esses não tem culpa nenhuma.A culpa e do Custodio que ainda nem tomou posse.Isso ta parecendo com o caso do Daniel Dantas.De reu virou vitima,e os culpados são o delegado que prendeu e o juiz que mandou prender.Nessa otica estamos feitos.Quem sabe a justiça não perdoa o Fernandinho Beira Mar e o mesmo não vira presidente da republica.

Anônimo disse...

Foram anos e anos de culto irrestrito a à este ente supremo chamado Mercado que de tudo cuidaria em detrimento do Estado. Lord Keines virou motivo de chacota, ideia antiga. Uns poucos tem a percepção que boas ideias nao envelhecem. Pitagoras disse ha mais de 2000 anos atras que o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos. Isto é uma verdade absoluta. Outra é que o Estado democratico deve zelar pela proteção ao individuo. Bom, este Estado em tempos de neo-liberalismo foi substituido pelo Mercado. Tai o resultado. A conta chegou. Quem vai pagar?

Escola Estadual Justiniano Fonseca disse...

Parabéns pelo texto, Omar!
Pedimos para você escrever sobre essa importante crise e você nos atendeu com muita informação e contribuiu para elucidar esta questão tão complexa, que tem assolado a economia mundial, ou de boa parte do Globo.
Um abraço.

Anônimo disse...

caro amigo Omar é muito dificiu falar quen vai se eleger a deputado na nossa cidade um exemplo você diria que o Vicentão perderia o eleição? Nós temos muito politicos bom na nossa cidade um exemplo é o vereador Isauro calais hoje ele é primeiro suplente a deputado estadual ele obteve uma votação espreciva para deputado estadual a dois anos atrás sendo 14000 mil votos em juiz de fora e 7000 mil votos fora da nossa cidade total de 21000 mil votos é uma votação de dar enveja em gualquer um não é Omar e sem fazer comício agora vocé imagina so se ele tivese dinheiro como os outros tem para fazer campanhã. Agora o povo de juiz de fora estar de parabéns votou consiente conserteza o povo de juiz de fora vai saber escolher os nossos deputados isauro calais 2010 é com ele que nós vamos esse é bom e merece é a verdadeira canpanhã de nossa cidade calais 2010