sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PODER, CONSERVADORISMO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

Por que a história da existência humana tem o desenvolvimento econômico como sua principal força motriz? Por que essa busca incansável, sangrenta e, portanto, paradoxalmente desumana, por melhores condições de vida material? A resposta pode ser encontrada na essência e na alma do humano: a luta pelo poder, que traz em seu âmago a vaidade, sentimento tão vulgar e tão freneticamente praticado por todas as pessoas desse planeta.

Há três formas de poder: o econômico, formado pelo acumulo de riquezas; o político, representado por grupos ou indivíduos que tomam o Estado, encastelando-se, de forma democrática ou não, nas instituições que supostamente deveriam ser públicas. E por fim, o poder intelectual , representado por aqueles que, por dom divino (artistas em geral), ou por formação acadêmica, exercem enorme poder sobre os demais grupos sociais.

Não vou divagar sobre teses de sociologia. Quero me referir, neste artigo, às minhas próprias observações, acumuladas ao longo de uma vida como executivo, empresário e homem público. Minha maior curiosidade na vida é tentar entender os motivos que fazem as nações acumularem muitas riquezas, e outras, tanta pobreza. Quais os motivos que levam um país ser mais rico que o outro? Por quais motivos uma sociedade é mais violenta que a outra? O que é a felicidade de uma nação ?

Tenho comigo, algumas certezas, absolutas e inquestionáveis: a liberdade, exercida nas democracias ocidentais, ou seja, a participação da sociedade e alternância no poder, através do voto popular é o principal motivo da riqueza material das principais nações do mundo. Estou me referindo ao poder do cidadão exercer seus direitos, suas crenças religiosas, políticas, intelectuais, artísticas e, principalmente, exercer a liberdade de expressão.

É muito fácil a comprovação dessa certeza, qual seja, a liberdade como fator de acúmulo de riquezas, que geram diferenças abissais entre as nações. Basta olharmos para os países das Américas do Sul e Central, que nunca conseguiram manter, ao longo de suas histórias, as liberdades, as regras da democracia, o respeito ao estado de direito, sem que a ordem institucional não fosse interrompida por um golpe de estado, realizado, em geral por militares ou políticos demagogos, que se transformavam em ditadores. Getúlio Vargas, Peron, Fidel Castro e Stroessner são os exemplos mais eloquentes do atraso político de nosso continente, transformando seus países em símbolos de verdadeiros desastres econômicos e sociais.

Se vamos um pouco mais longe, basta observar também os países que se aventuraram ou foram obrigados a se transformar em sangrentas ditaduras marxistas. Refiro-me aos países do Leste europeu liderados pela ex-União Soviética ( Polônia, Bulgária, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia e Checoslováquia etc.) que, vivendo em regime de partido único, de economia centralizada e terras coletivizadas, tornaram-se a grande referência de desastre econômico e social da história. Foram sociedades que suportaram 50 anos de terror político, baseado na perseguição, corrupção e absoluta falta de liberdade de expressão ou contestação do regime. Resultado: acabaram-se todos, sendo a queda "muro de Berlim", a referência simbólica e o marco que derrubava para sempre a utopia de uma sociedade igualitária, baseada na mais absoluta falta de liberdade.

Onde não existe, ou não existiram liberdades democráticas, o resultado é um só: infelicidade, miséria e corrupção.

Longe de querer dizer , ou até mesmo supor que nas democracias ocidentais não exista corrupção e injustiças. Claro que existe, e muita . A diferença é que, nelas, existem leis que são respeitadas , o cidadão pode se manifestar, e o principal, se você for pego roubando ou corrompendo, vai para a cadeia !

Essa é a grande diferença entre o regime democrático e as ditaduras , de esquerda ou de direita, que só serviram para enriquecer grupos sociais politicamente conservadores e corruptos e, consequentemente , aprofundando, brutalmente, as diferenças de renda entre os cidadãos. Um verdadeiro abismo social.

Para nós brasileiros, os períodos de ditadura somam quase 50 anos; quase meio século de corrupção e atraso! Cinquenta anos de formação de uma oligarquia retrógrada nos princípios da economia capitalista, e atrasada pelo exercício do poder, cuja principal característica é a hereditariedade política e econômica praticada por essa elite deformada. Resultado disso tudo é o Brasil afundado na corrupção e em mazelas inaceitáveis, que tanto nos envergonham.

Enquanto o mundo capitalista avança para uma terceira revolução industrial, ou melhor, a revolução da informática e da alta tecnologia, o Brasil sequer conseguiu realizar sua reforma agrária ! Tudo por conta, repito, da deformação de uma oligarquia que insiste em viver com os princípios e práticas politicas da monarquia portuguesa , onde o favorecimento, a proteção dos amigos da corte e a corrupção eram, há duzentos anos, os instrumentos e a prática para a acumulação de capital e de poder politico . Péssima herança, causadora de tantos problemas (e cartórios) , que só existem no Brasil.

Mas a pior covardia já praticada por essa elite, contra o povo brasileiro, foi a privatização das empresas estatais , patrocinada pelos tucanos, sob a liderança de Fernando Henrique Cardoso. Não que eu seja contra a privatização. Ao contrário, sou daqueles que acreditam no Estado forte como instrumento de distribuição de renda e de politicas que protejam os menos favorecidos. Ao mesmo tempo, sou contra o Estado produtor de bens e serviços. Nem por isso, posso deixar de dizer que foi cometido um crime de "lesa pátria" praticado por Fernando Henrique e sua turma, pelo simples fato de não terem realizado nehuma privatização. O que os tucanos fizeram foi uma "transferência de monopólio" do Estado, para a iniciativa privada. E, pior, de graça.

O mais inacreditável, para provar a doação/transferência de monopólio, e não privatização, é que os investidores nacionais e estrangeiros, compraram (ganharam) as empresas com financiamento do próprio governo (papeis podres e financiamentos do BNDES) ! E o governo Fernando Henrique, ao invés de quitar a dívida interna com os recursos da venda ( doação) das estatais, preferiu, e conseguiu , deixar uma dívida pública interna cindo vezes maior que recebeu em sua posse! E tudo ficou por isso mesmo. Os grupos que compraram ficaram muito mais ricos e poderosos, o Estado mais endividado, sem o patrimônio e o povo ainda mais pobre.

Todos esses exemplos servem para ilustrar a prática conservadora da elite brasileira. Meia dúzia de grupos compraram (ganharam) as estatais, que deficientes, pela roubalheira , eram riquíssimas por sua atuação monopolistica. Em resumo, mais concentração de riquezas e poder nas mãos de poucos brasileiros.

Todas essas heranças poderiam ter ficado como parte de nossa história, mas, infelizmente, fazem-se presentes no País e nas instituições, como parte de uma cultura que parece imutável. É a força da minoria conservadora, mas poderosa, impondo-se sobre uma imensa minoria desprovida de poder.

Prova da estagnação cultural patrocinada por essa elite conservadora, é representada, no âmbito político, pelo que denomino "filhotismo", isto é, as lideranças brasileiras, no campo da representação, encontram-se, hoje, em sua grande maioria, não nas bases da sociedade, mas no seio das famílias que possuem poder político. Em outras palavras, a vocação política foi substituída pelo parentesco político.

O que observamos, hoje, são deputados, governadores, prefeitos e vereadores com seus pais, mães, mulheres , filhos ou cunhados igualmente, deputados, governadores, prefeitos e vereadores ... E , pior, determinando, esse novo estilo canalha de fazer politica uma ação entre amigos, com um rodízio eleitoral já praticado sem cerimonia entre eles.

Basta olhar as duas últimas eleições em Juiz de Fora, para constatarmos que a oligarquia autóctone, pratica, simplesmente, uma ação política entre famílias. Daí, podermos afirmar que uma nova geração de herdeiros já está se preparando para assumir o poder na cidade. Diga-se de passagem, é importante dizes, revezam-se nos cargos, pelo voto e com o respaldo da população.

Dessa prática despótica nasce, e se entranha nas instituições e na sociedade, o conservadorismo político e econômico que impede o Brasil de se tornar uma nação livre, verdadeiramente democrática, e com um sistema economico , cujo maior o valor é a liberdade de criação de riquezas, e não o privilégio hereditário , como se observa por aqui. Conheço poucos empresários e capitalistas no Brasil, mas conheço centenas de herdeiros. Alguns com talento. A maioria só herdeira.

Resultado: não se criam riquezas, mas se acumula capital por gente que só consegue manter sua posição na sociedade, se seu negócio participar de setores oligopolizados. O maior exemplo aqui, é o sistema cartorial bancário existente no Brasil. Cinco bancos, cinco famílias, controlam a base monetária do Brasil! Isso - posso afirmar - não existe em qualquer país capitalista avançado. Só no Brasil. E assim são os principais setores da economia. Todos oligopolizados ou até mesmo monopolizados.


Essa concentração de poder nas mãos de uma elite sem compromissos com o país, tem impedido o nosso desenvolvimento econômico, visto que a liberdade plena, política e econômica é o principal valor, e fator preponderante para a criação de riquezas em uma nação verdadeiramente democrática. Em nosso País, infelizmente, não encontramos essa liberdade, pois aqui, o conservadorismo político, empresarial , intelectual e até mesmo de imprensa , impede que a democracia econômica avance.

O pior de toda essa triste realidade, é que as elites conservadoras lutam ,permanentemente, para não permitir que aconteçam as mudanças estruturais, de forma que o Estado brasileiro permaneça servindo a empresários e empresas que corrompem para continuar atuando em mercados monopolísticos.

O maior exemplo no Brasil contemporâneo dessa oligarquia decadente, porém poderosa, vem do Maranhão, da família Sarney: domina aquele Estado, e o "administra" de pai para filho, há mais de 50 anos. Resultado: o Maranhão tem o menor IDH do Brasil. Ou seja, uma só família é dona do Estado, dominando as instituições como se fosse um bem particular. Meu Deus, quanto atraso!

Em Juiz de Fora não é muito diferente. Aqui, a única pequena diferença é que, ao invés de uma só família dominando, temos duas que se revezam com um bandido conhecido nacionalmente. Em Minas Gerais, nada também muito diferente. E assim, estamos observando o crescimento do Brasil, não o seu desenvolvimento. Minas, falo com muita tristeza, é o sinônimo do atraso econômico, onde nada se cria, nem se transforma. A começar por nossos minérios que são enviados para fora, in natura, sem nada por eles recebermos. Salvo a poeira e a poluição por sua extração.

Os conservadores, por tudo isso, odeiam os liberais, os democratas. Alguns nos chamam de inconsequentes pelo simples fato de sermos livres para desafiá-los, mas, sobretudo, por termos a liberdade de expor as contradições políticas e o subdesenvolvimento que nos legaram e ainda persistem em defender.

Mas ainda acredito que a única forma de mudar para avançar, é continuarmos a denunciar a incoerência, e a corrupção praticada pelos conservadores. É o que vou fazer. É o que vou continuar fazendo. Independentemente de votos. Independentemente de eleição, pois quem vive da politica são eles. Os liberais, como eu, só precisam da liberdade. Eu a tenho.

22 comentários:

Rogerio Moraaes disse...

Liberdade!, Liberdade!
Abre as asas sobre nós
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz,
Liberdade!, Liberdade!
Abre as asas sobre nós
E que a voz da igualdade...

Anônimo disse...

Bem,infelizmente a nossa cidade esta em retrocesso no desenvolvimento, isso porque esse famigerados Vereadores só se preocupam com eles próprios e também de legislar aonde os mesmos não tem competência para tal, exemplo a tecnologia 3G que ainda não chegou em nossa cidade por culpa exclusiva dos nossos representantes no legislativo municipal que querem legislar,mas não tem competencia para tal, em qualquer cidade de porte menor e de menos expressão nacional essa tecnologia já chegou aqui não tem nem previsão para chegar e eles ficam aí só enchendo seus bolsos e fazendo negociatas com Executivo por troca de favores é isso, lamentável.

Anônimo disse...

Aos possíveis candidatos a Deputado Estadual !

Hoje pela manhã , corria a informação aqui na Assembléia , que o ex-Prefeito Alberto Bejani teria conseguido sua filiação no nanico PTC.

Até ontem , apostava-se no PSC.

Somente no dia 15 de outubro , é que ficaremos sabendo realmente em qual Partido ele conseguiu se filiar.

Alguns vereadores das cidade de Juiz de Fora , tem feito diversas ligações para diversos Deputados aqui em BH , mas de concreto mesmo , apenas que ele conseguiu se filiar , isso é tido como certo.

O resto é mais especulação.

Anônimo disse...

Anàlises de Candidaturas :

Prezados leitores , conforme prometido a alguns dias atrás , estarei nas linhas abaixo , passando algumas informações sobre as eleições de 2010 nos diversos cargos em jogo.

Vamos começar com a eleição para PRESIDENTE DO BRASIL :

Com os dados mais recentes que temos em mãos aqui em Brasília , realizado logo após o término das filiações , podemos levar para voces os seguintes dados :

JOSÉ SERRA : É o candidato do PSDB , já definido em reunião realizada em Julho em SP , com a presença do ex-Presidente FHC e do Governador Aécio Neves. Só não está definido ainda é se o Governador de MG será o vice na chapa ou se irá indicar o vice. Caminha para essa última opção.Mas ainda está em aberto essa decisão.

MARINA SILVA : É candidatíssima e está articulando para fechar com o PSOL , a desitência da candidata HELOÍSA HELENA. Vem crescendo em cima do eleitorado de Serra e de Dilma . Ainda é uma incógnita em termos do que pode acontecer com sua candidatura , mas certamente terá uma votação ao redor de 15% no mínimo. Sua grande dificuldade , está no fato do pouco tempo de TV e na pouca penetração de seu Partido . Mas sabemos que vai dar muito trabalho. É a que tem mais chances de crescer em termos de votos.

DILMA ROUSSEFF : É no momento , a candidata do governo. Sua oscilação para baixo tem preocupado muito os seus Assessores e os que pensam que ela está definida , podem ter uma surpresa até o início do ano que vem. Tem 90 dias ( até o final do ano ) para reverter sua queda e o Governo está investindo em várias viagens para ver se consegue alavancar seu percentual. Hoje convive com INCERTEZA. Pode parecer brincadeira , mas anotem o que estou escrevendo.

CIRO GOMES : Não é a segunda opção do LULA. Não é confiável no meio petista e ele sabe disso. Seus crescimento tende a estancar quando atingir a faixa entre 20 a 25 % dos votos. Deve ainda crescer mais umn pouco nos próximos meses , mas dificilmente passará desse patamar acima mencionado. É carta rifada no Grupo Governamental.

HELOÍSA HELENA : As pesquisas mostram que ela permanece com os mesmos 10 % desque quando se lançou novamente a disputar a presidência. Os analistas preveem que inclusive tende a perder alguns pontos nos próximos meses. Caminha hoje para apoiar a candidata MARINA SILVA e deverá optar pela segurança de sua eleição por uma das duas vagas ao Senado por seu Estado , que é ALAGOAS.

Os demais candidatos , são de Partidos nanicos sem nenhuma expressão.

Amanhã postarei dados sobre a eleição estadual de MG , que caminha para uma grande SURPRESA , como já é tradicional nesse Estado.

Bom final de semana aos leitores.

Anônimo disse...

Caro Omar Peres,
Quero parabenizá-lo por um grandioso fato descoberto em Juiz de Fora!

VOCÊ É O "CARA"!!!!!

Na Av. Deusdeth Salgado(como em toda a cidade)a Secretária Sueli Reis mandou retirar todos os Outdoors....menos 1.

ADVINHE DE QUEM É???

O seu outdoor......

Realmente você é o "cara", essa educada e carinhosa(RSRS..) secretária se rendeu a você, ou ela tá com medo de alguma coisa!!!

PARABÉNS......

Anônimo disse...

Sendo pratico e sem muitas conversas fiadas :

JF necessita determinar 5 ou mais projetos PRIVADOS Mpara aumento de renda do Municipio.
Se o Prefeitinho só continuar olhando pro umbigo do Aecinho-Carioca nada chegará de forma gratuita.

O pior desta cidade são gestores limitados profissionalmente e intelectualmente não humildes. Se não possuem competências necessarias, que transfiram responsabilidades para outros; como o Ithamar que transferiu a responsabilidade de sua gestão na Presidência para o FHC.

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Mas o mal está se alastrando pela "periferia" da América Latina.

O (des)governo Lula é tão tolo que se expõe ao rídiculo de transformar uma embaixada brasileira em palanque de latifundiário-comunista (até isso existe hoje em dia - Zelaya, o chapelão folgado, é isso: milionário e comunista... como tem gente imbecil nesse mundo!)

O pior de tudo é que foi a mando do ditadorzinho mor Hugo Chávez.

O perigo se estende se considerarmos os filhotes Evo Morales e Rafael Correa.

Fidel Castro e o resto da porcalhada de Cuba então, nem se fala.

O "grande" jornal comunista Granma está sendo usado como papel higiênico na ilha encantada do petismo.

Portanto, Omar, o perigo de falta de liberdade no Brasil está mais próximo do que todos imaginam... em breve poderemos ter apenas um "Granma brasileiro" para sabermos o que acontece no nosso país. E como aqui não falta papel higiênico, o que faremos com o nosso Granma?

---------------------
Olavinho de Carvalho

Anderson Santiago disse...

Todos esses adventos são resultados de uma herança política, social e econômica que tem por base resquícios de um Brasil Colônia. Acreditem os "porcos estão no chiqueiro”. A concentração do poder nas mãos de uma minoria rica, culta e abastada seja no campo político, social e econômico caracteriza em suas múltiplas variações na bancarrota do Estado o suicídio da Nação!
Pobre Juiz de Fora!

Lismel disse...

É preciso abacar a fenomenologia existencialista. Para análise de tais questões tão profundas.
Somos uma espécie predadora, em grau acentuado, para nos alimentarmos matamos uma gama de outras espécie. Além do mais somos competitivos por natureza. O cenário da civilização antiga, medieval nos serve de norte. As guerras? Eram meios estratégicos para conquista de novos territórios, ampliar reinos e impérios. Sangrentas e crueis. Exemplo Grécia, Egito, Roma, as cruzadas, Mongois...
Por que uma Nação acumula riqueza e outras não? Depende da cultura, do regime de governo. Os EUA são nacionalista, acumulam grande capital. Restringem capital estrangeiro, e a entrada de mercadoria. O conceito é o consumismo, que faz a circular a moeda e incrementa a industria, e a produção. Há pobreza? Sim, mas a massa tem condições economicas capaz de adquirir bens e educação.
O velho mundo - Europa através de sua cultura garante aos seus cidadãos um nível de vida elevado, a renda per capita é alta, circula riqueza. A cultura e a educação, e a política pública garante a ordem civilizatória, o que não se vê claramente em relação aos povos do continente africano. que enfrentaqm miséria, guerras, doenças, e seu IDH é muito baixo em relação ao mundo desenvolvido.
A violência na sociedade, está direto a insatisfação do povo. No caso do Rio, faltou o Estado que garantisse através do tempo, políticas públicas para as questões sociais. Distribuição de renda, educação, saúde, lazer, condições dignas de moradia. A diferença brutal entre as classes sociais, fizeram o Rio de hoje. A corrupção através dos desvios dos recursos públicos deu origem ao fracasso social. Os recursos são somatório das contribuições do povo, e deve voltar a esse no atendimento de suas necessidades sociais.
O que é a felicidade de uma Nação? Somente o povo pode responder a isso. O que o povo quer para ser feliz?
Adorei pensar nessa questões.

João Carlos S. Pereira disse...

Para quem achava que o nazi-fascismo havia sido derrotado em 1945, é só ler acima o tal "Olavinho de Carvalho".
Só faltou acrescentar a suástica ao lado do nome.
VADE RETRO! Vcs são o lixo da história.

Anônimo disse...

Sejamos absolutamente honestos :

Todos estes ultimos anos de democracia no Brasil não realizou nada .

A grande pergunta a ser realizada :

QUAL É O REGIME SOCIO-ECONOMICO APROPRIADO PARA O BRASIL, COM ESTA PÉSSIMA SOCIEDADE QUE TEMOS, ONDE 34 % DA POPULAÇÃO VENDE O VOTO E TODOS QUEREM TRABALHAR COMO FUNCIONÁRIOS PUBLICOS MANADORES, TIPO SEBASTÃO HELVECIO, Cústodio etc ?

A DEMOCRACIA IMPLICA NA EXISTENCIA DE UM PILAR ECONOMICO, CHAMADO COMPETENCIA ECONOMICA-MERCADOLOGICA QUE FOI DESTRUIDA NO BRASIL. HOJE O BRASIL SÓ IMPORTA! A INOPERANTE SOCIEDADE QUE DESCONSIDERA A IMPORTANCIA DO EMPREENDEDORISMO E DA INCIATIVA PRIVADA CRIA LIDERES DESPREPARADOS E INCONSEQUENTES QUE ALIMENTA O UM POVO TOTALMENTE FLAGELO E ALIENADO.

O ESTADO BRASILEIRO DOS ÚLTIMOS GOVERNOS SOMENTE REALIZOU A DESTRUIÇÃO DAS FORÇAS LIVRES DA SOCIEDADE E DO MERCADO, SENDO QUE O RESULTADO É UMA MAQUINA PUBLICA IMENSA, CARA, INCOMPETENTE E CORRUPTA AO LADO DE UMA SOCIEDADE COBERTA POR 46 RESIDENTE EM BAIRROS FAVELADOS.

NÃO DESTRUA O SEU VOTO !

Roberto Torres disse...

Omar, será que com menos corrupção no Brasil, as pessoas que circulam no Calçadão todos os dias, iriam ver aquele sr. que tem paralisia infantil e pede esmola, no chão, humilhado, como um ser humano? Pergunto isso porque não acredito que o mal maior do Brasil seja a corrupção (veja o caso da cidade de Chicago, a mais corrupta dos EUA e por isso a primeira a ter sido eliminada na dispulta pelas Olimpíadas). O mal maior do Brasil é que existe mais ou menos 50 milhões de pessoas que a classe média não vê como dignas. A diferença dos países do Atlântico Norte pra nós, não é que eles não tiveram um Fidel, é que lá eles antes de qualquer coisa, tem noção de que TODOS SÃO DIGNOS.
Como a classe média brasileira não consegue ver isso, pensa que a maior fonte dos nossos problemas é a corrupção.
Não podemos nos furtar de olhar pro PSDB, que em séculos só faz política pra classe média de São Paulo, esquecendo-se do Nordeste e Norte do páis.
Enfim, de que adiante ser livre pra chegar na urna e votar, se NINGUÉM vê que há dignidade naquele corpo que votou? Sem dignidade, não se pode ter acesso a NENHUMA riqueza econômica, porque não se teve acesso à esta possibilidade.

Anônimo disse...

Omar, concordo com algumas postagens do blog falando da decadência de juiz de fora e gostaria de saber pq cidades do rio de janeiro e do interior de minas que são menores e com menos arrecadação do que juiz de fora conseguem investimento e atrair pequenas indústria. sou vendedor externo e conheço grande parte de minas e rio e vejo que em algumas cidades pequenas existem empresas que empregam e geram renda pra boa parte da população.Quer um exemplo? Fui esta semana ao sul de minas em santa rita do sapucaí e vi que lá é uma importante região geradora de componentes eletrõnicos(vale do silício) para vários lugares,é uma cidadezinha minúscula,presisando de infraestrutura...O que está errado com juiz de fora? Fui mandado embora de uma empresa de transporte,fiquei quase um ano desempregado e tive que me virar pra sobreviver nessa cidade que não gera emprego.Como uma cidade com mais de 5oo mil habitantes não oferece mais oportunidade como antes?

bastidores disse...

Sr. Roberto Torres

Muito bem colocada a suas análises. Realmente não temos em nossa sociedade apenas a corrupção. Há um flagelo maior - o preconceito, que atinge as fronteiras das classes sociais. A classe média, vê o miserável e pobre não como resultado da exclusão social, um erro capaz de ser corrigido. O vê como um estigma de origem, algo a ser repelido e ignorado. A classe alta, a minoria dos milionários e bilionários, faz total barreira a classe média, e a classe C e D, dos pobres e abaixo da linha da pobreza, esses eles não ignoram, os veem como a latrina da sociedade, algo repugnante.
E mesmo membros das classes menos favorecidas, com estudo, e conhecimento são banidos do convívio dessa minoria privilegiada. E alguns das classes menos favorecidas encontram na política o caminho emergencial, para sair do ostracismo na sociedade. Com isso temos os maus elementos ambiciosos que não percebem a política com desprendimento, altruísmo, em favor do todo.
Não sei quantas décadas teremos que suportar para que nossa sociedade mude, e veja o próximo com olhar amoroso, como um igual. Somos considerados no mundo um povo cristão. É dificil acreditar! Por um simples conteúdo dos livros bíblicos, "Ama a teu próximo como a ti mesmo". E nesse momento lembro um dito na esfinge "conheça a ti mesmo". Onde erramos?

Morim disse...

Gostei da enquente sobre o que o governo de minas faz por Juiz de Fora. Essa enquete mesmo informal, mostrou o quanto estamos decepcionados com o governador dee Minas. E ele não conte muito conosco nas urnas!

Quanto a pesquisa sobre transformar Juiz de Fora em Capital da Zona da Mata, que seria o Novo Estado. Podemos observar que essa ideia é para ser discutida, há pessoas interessadas, e não é para menos, estamos afundando no abandono do governo de minas, estamos afundando economicamente, estamos somando desemprego.

Anônimo disse...

A liberdade é a coisa mais importante do ser humano. Os judeus fugiram do Egito em busca dessa liberdade, os povos entram em guerras também na busca da independência e sua liberdade.
As vezes estamos tão decepcionados com o que vemos que buscamos horizontes para mudanças, e nesse buscar podemos nos enganar.
Só uma maneira de mudança, o povo deixar de vender o voto a troco de cimento, empreguinho temporário, piso no chão. Sabem eu estive numa casa lá em Vila Esperança I ou II era divisa. E conheci cabo eleitoral, com carro de campanha, motorista, e na conversa, foi divulgado a mim que a cabo eleitoral no final da campanha teria a casa reformada pelo político do qual ela estava fazendo campanha por dinheiro, contratada. Ela entusiasmada com a conversa trouxe dos guardados monte de fotos dos políticos com ela, anos nesse empreendimento. Ela ganhou casa, e tinha várias coisas a agradecer. E em 2008, no final receberia uma reforma na casa com mudanças de piso, pinturas, e mais algumas coisas. O vereador foi eleito, ainda não fui na casa dela ver a reforma. Irei conferir se o que foi dito por ela realizou-se. A promessa estava feita, diz ela. Será que ela brigaria tanto com as outras mulheres da comunidade e enfrentaria outras lideranças, se não fosse o dinheiro que recebe por trabalhar na campanha, e a promessa da casa reformada. O bairro todo foi invasão e loteamento desse grupo político!

Anônimo disse...

Obama, disse para Lula, esse é o Cara.

Lula ganha de Obama e Leva a Olimpiada/2016.Para o Rio.

Toquio fala que houve corrupção na escolha da olimpiada.

Lula diz que teve pena de Obama e Zapatero.

Obama leva o premio Nobel da Paz.

Obama diz que vai doar o valor do premio para instituição de caridade.

Obama manda foguete explodir a Lua.

Duas perguntas:

Politico brasileiro doaria o premio?

E agora quem é o CARA?

Anônimo disse...

Isquenta não Omar eu sei que você precisa desabafar o povo gosta é de churrasquinho com cerveja deixa pra lá. Eu falei que tivemos o azar de nascermos na hora errada e que todos os problemas que temos é por causa da herança colonial. Quem sabe daqui uns 10.000 anos o Brasil chega lá. O negócio é relaxar e gozaaaaaaaaaaaaaaaa.

Michelletti disse...

Tem mesmo eleitor que vota a troco de alguma vantagem,mas, e os politicos,se candidatam pensando em que? É claro que é na boa vida qùe vão ter,s eleitos.
O que pfrecisa acabar nessa "democracia" brasileira é o voto obrigatorio.

Anônimo disse...

O ano que vem é um ano eleitoral, vamos ver se povo de Juiz de Fora, tenha vergonha na cara e pense melhor na hora de votar, vê se não vota nesse RODRIGO MATTOS que nunca trabalhou até a presente data e nesse outro que finge se Defensor público ISAURO CALAIS, que sempre está bem com Executivo para troca de favores se os presos dependerem dele os mesmos mofam na cadeia, isso porque é Defensor imagina se não fosse, o que ele sabe mesmo é se aproveitar da situação. Tá chegando as eleições......

Anônimo disse...

ANOTEM AÍ O E-MAIL PARA RECLAMAÇÕES MUNICIPAIS E FEDERAIS:
PMJF@LHEIRA.GOV.BR e PLANALTO@LHEIRA.GOV.BR - respectivamente. abços.

Easy7 Rider disse...

NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA:

Governo decide financiar construção do trem bala, diz jornal

As empresas que disputarão a construção do trem bala, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, poderão obter os recursos para a realização das obras do governo federal (Tesouro) e não do BNDES. O banco, que seria o financiador da obra, deverá apenas repassar o recurso. A mudança foi gerada pela falta de recursos no caixa do banco, segundo afirma o jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira.

A decisão de mudar a forma de obtenção de recursos é uma decisão do governo que foi tomada após uma avaliação realizada pelo BNDES. Os R$ 20 bilhões necessários para a realização da obra, podem por em risco o Acordo de Basileia.

O acordo prevê uma proporção entre o capital e o montante emprestado pelas instituições financeiras.

EM JUIZ DE FORA O PREEITO DE MARIPÁ, CUSTÓDIO, LANÇA MÃO DE MODERNAS TE´CNICAS PRA RESOLVER O PESADELO DO TRANSITO:

LIBERA A CIRCULAÇÃO DE CARROÇAS,

NÃO CUMPRE O QUE PROMETEU E AS OBRAS QUE COMEÇARIAM NO DIA POSSE, BAU BAU

E PRAR RESOLVER DEFINITIVAMENTE O CAOS NO TRANSITO, OBRIGOU AS EMPRESAS DE ONIBUS A COMPRAREM DILIGÊNCIAS.
E O NOSSOS TAXIZ SERÃO BELAS E RELUZENTES CHARRETES.
TUDO ISSO SÓ PRA MOSTRAR PRO OMAR PERES QUEM É QUE MANDA NESSA MERDA.

E DEPOIS VAI QUE O FILINHO NÃO SEJA ELEITO ELE TERÁ SEM SOMBRA DE DUVIDAS UMA VAGA CERTA, PODENDO PELA SUA EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO PUXAR UMA DELAS....