domingo, 31 de janeiro de 2010

ROYALTIES

Todos devem se lembrar, quando fui candidato ao Senado, que a minha principal bandeira era a criação dos "royalties" para os nossos minérios, assim como o Estado do Rio de Janeiro recebe por seu petróleo.

A criação desse tributo, que na realidade seria pago pelos importadores , principalmente de minério de ferro extraído em Minas Gerais, é a redenção econômica de nosso Estado. Somente com os recursos dos royalties que seriam cobrados das grandes empresas extratoras, é que poderemos transformar os 852 municípios mineiros em lugares prósperos , e com futuro para suas populações.

Caso isso não aconteça, se não conseguirmos cobrar royalties pela exploração de nossas riquezas naturais, Minas, como já podemos atestar, continuará sendo um lugar pobre, e sem perspectiva de se desenvolver. Vide o exemplo da Mata Mineira, região que não cresce há mais de 25 anos ! Sem mencionarmos o Norte e o Jequitinhonha.

Em 2009, o Estado do Rio arrecadou com os royalties de petróleo R$ 4, 1 BILHÕES !!!

Para se ter uma idéia dessa injustiça, basta dar um pulo em Itamaraty de Minas, ao lado de Cataguases. Lá o Grupo Votorantim explora a maior reserva de bauxita de Minas. A cidade não tem sequer um hospital ! Todo o dinheiro da venda vai para São Paulo. Para Itamaraty, fica mesmo a poeira do subdesenvolvimento .

Por outro lado, quando se vai ao interior do Estado do Rio, em muitas cidades , a impressão que temos é que estamos em um país desenvolvido. É impressionante a riqueza que os royalties estão criando , transformando a vida das pessoas.

Pobre Minas Gerais.

26 comentários:

Anônimo disse...

Ilmo. senhor Omar Peres.
Sou primeiro atrevido a fazer este comentário.
Sinceramente, acho uma ótima ideia,
no entanto precisamos levar em conta que o atual governo de Minas
jamais se interessou por qualquer projeto a não ser tirar as calças do pequenos e médios empresários desse Estado, para a prática deste plano será necessário uma mudanças radical nas administração do Estado
isto quer dizer, tem que se tirar das mãos dos tucanos e eleger quem quer que seja, assim evitaremos que
inventem ainda cobrar ROYALTIS DOS
QUEIJOS, ferrando mais ainda os produtores do Estado, a única coisa
que souberam fazer até a presente data.

Anônimo disse...

De Olho no Twitter
Por Carona no Blog

Assuntos mais comentados esta semana sobre Juiz de Fora no Twitter


1° - Aumento do IPTU
Mesmo a secretaria do Custódio indo a televisão e jurando que não teve aumento, não adianta, quem pagava 257,00 reais e vai pagar 412,00 não acredita nela.

Na fila do banco um senhor bem observou que a secretaria do Custódio está igual ao ministro Muhamed al-Sahaf, lembram-se? Era o delirante ministro da Informação de Saddam Hussein que com as tropas americanas ao fundo jurava e assegurava com o seu ar lunático: "Dou-vos triplamente a garantia de que não há soldados americanos em Bagdá".

A secretaria do Custódio está igual, jura que não teve aumento de IPTU, mesmo que em alguns casos o valor pago este ano tenha sido o dobro de 2008.


2º - Buracos
Depois do IPTU este foi o assunto mais comentado no microblogging. E realmente, o caos nas ruas não afeta só quem utiliza carros, pensamento que pode rodear alguns tudo-contra-burgueses, os buracos nas ruas também servem para servir de reservatórios de água suja para banhos em pedestres na época de chuvas.

kakatz @juizdefora Juiz de Fora não é mais a cidade dos buracos e sim das crateras! Campanha para um #asfaltolisoemjfJA!"
http://goo.gl/a288


3º - Limpeza Urbana
Podemos perceber que esta semana os assuntos mais comentados no Twitter envolvem tópicos relacionados com assuntos de única e exclusiva responsabilidade da administração (ou falta dela) do município, e limpeza urbana não ficou de fora.

paulompjunior @juizdefora Estou absolutamente PASMO de saber que seremos cobrados com TAXA DE LIMPEZA. Haveria sentido se a cidade não fosse essa imundice
http://goo.gl/mjCG

paulompjunior @juizdefora LIMPEM AS RUAS. LIMPEM OS BUEIROS. ACABEM COM OS RATOS QUE CORREM PELAS RUAS. ACABEM COM OS BURACOS. RUAS DESTRUIDAS... TRISTE..
http://goo.gl/wrBS

paulompjunior @juizdefora É UM ROUBO O VALOR DO IPTU DESTA CIDADE!!! ASSOCIADO ÀS TAXAS DE LIMPEZA (ALGO INEXISTENTE), "ALGUÉNS" ESTÃO ENRIQUECENDO....
http://goo.gl/YK4e


4° - Sinal de Celular
O juizdeforano anda estressado, e com toda razão, com as telefônicas operadoras de celular que não conseguem fornecer um sinal minimamente decente na cidade. Em enquete feita no Twitter as empresas com melhor sinal foram:
1° - Vivo
2° - Tim
3° - Claro
4º - Oi
* Mas mesmos as bem classificadas recebem criticas pois celular em galerias são peso morto e em bairros mais distantes, só rezando ou subindo no telhado.

JoaoBrando Em ALGUNS PONTOS fica POSSÍVEL usar celular! RT @juizdefora: Sinal de celular ainda é problema em Juiz de Fora...
http://goo.gl/e0dg


5º - Mode de Falar do Juizdeforano
Ao contrário do que prega a crença popular o nosso modo de falar não é influência do Rio de Janeiro, até porque não falamos eXquina, eXtágio, coXtume etc. O tópico com mais retweetes foi o relavito a uma pesquisa da professora da Faculdade de Letras da UFJF Patrícia Fabiane Lacerda. Interessados em saber mais sobre a pesquisa clique neste link: http://goo.gl/hqCH

antimouse Que massa! RT @juizdefora: Modo de falar juizforano foi influenciado pelos escravos
http://goo.gl/5jE9

marcelodourado_ Pensava q tinha sido pelos cariocas. RT juizdefora: Modo de falar juizforano foi influenciado pelos escravos
http://goo.gl/Gj6L

----------------------------------
*Pegando carona na grande audiência do Blog do Omar Peres sem nenhum constrangimento.
Ferramentas usadas: Google Shortner (encurtador de url) e Twitter Feed (rastreador de tag's no Twitter).

Anônimo disse...

O anastásia só se esqueceu de dizer que ele é um mentiroso da mesma espécie do custódio. O discarado falou que as vaias ao custódio são normais e que elas foram feitas por alguns militantes partidários exaltados do PT. Já começou fingindo e mentindo,pois as vaias foram gravíssimas e de repercução nacional. Mas para ele tudo está perfeito aqui em Minas,estamos vivendo na Alemanha mineira aonde o governo aécio é honesto e justo.

Anônimo disse...

Omar,royalties para que se nós já temos um choque de gestão que resolveu todos os nossos problemas financeiros,se estamos todos felizes e bem empregados com as novas empresas que chegaram na cidade graças ao aécio e ao todinho. Afinal aqui é a quarta região mais rica do estado temos hospitais públicos de alta qualidade,escolas públicas de dar inveja a outros estados,ruas asfaltadas,limpas e sem buracos,e um prefeito justo e honesto chamado custódio que só foi vaiado por causa do público mal educado.

Anônimo disse...

É tucanada mineira isso que o anastásia disse foi tudo o que vocês tiveram a favor,agora podem ir se prepando que as críticas serão pesadas por parte dos outros pré candidatos. Vai voar pó para tudo que é lado.

CIDADE DE CALOTEIROS disse...

JUIZ DE FORA SEMPRE NA FRENTE:

O nível de endividamento cresceu 13,8% na cidade ao longo de 2009, ao passo que, no restante
do país, a dificuldade de honrar compromissos caiu 14,9%.
Os percentuais incluem registro de todos os débitos do
período junto ao SPC.

ESTE É O RETRATO DO POVINHO DESTA MERDOPOLIS.
COMANDADA POR UM MENSALEIRO CALTEIRO E MENTIROSO, COM UMA EQUIPE DE PERNETAS MORAIS E ÉTICOS, E COM VEREADORES QUE COBRAM 150MIL PRA LIBERAR IPTU.

VOTA NO CUSTÓDIO CAMBADA.

Anônimo disse...

De que estado o Anastasia falou ontem?Ouvi coisas tipo boas estradas, criação de n postos de saúde, administração profissional, transparência, ética, cidadão que fiscaliza e cobra os atos do governo, governador mais aplaudido do Brasil!!!!!! Bom para ele foi dar entrevista quero vê-lo enfrentar a população e manter o discurso; representando os tucanalhas numa cidade administrada pelos mesmos, onde não há nada do que ele falou e sim só corrupção, quando falou da popularidade do aecinho então pensei o quanto ele foi “ingênuo” em não ter acompanhado a comitiva do Presidente Lula ,iria ser muito aplaudido, como foi o mensaleiro e equipe.

Anônimo disse...

Senhor Omar Peres.
Acredite quem quiser. A Prefeitura de Juiz de Fora não satisfeita com o aumento do IPTU dos imóveis, está
cobrando TAXA DE LIXO DE GARAGENS PARTICULARES, verdadeiro roubo, não
me consta que garagem particular tenha lixo para ser recolhido pelos
caminhões locados pelo DEMLURB.
Este caso exigem uma averiguação por parte do Ministério Público, pois na minha concepção isto é ROUBO.

Anônimo disse...

Em Minas existe uma forte cultura escravagista, mensaleiros, colonialista, provinciana, nepotista na qual a elite deseja somente ter emprego publico e empresas estatais para : Sugar as reservas mineral e natural, e os mineiros ainda escravos que permanecem nas minas e sub-empregos.

Desta forma Minas mantem a CEMIG, Vale e outras instituições sem nenhuma perpectiva de contribuição para o povo.

Para Minas iniciar uma nova era de Empreendedorismo, Empresas abertas, Distribuição de renda e progresso coletivo e individual, Minas necessita descobrir o ^^ MÉRITO ^^, o ^^ RISCO ^^ , o EMPREEDEDORISMO e a eficiência gestora verdadeira e não a de mentira, como a decantada nas mentirosas propaganda do Governo atual.

Omar, extenda o seu projeto de Royalties para Minas exigir das mineradoras beneficiamento, processamento e manufatura em Minas; como realizam Alcoa em Poços de Caldas,Arcelor,Usiminas, Gerdau, CBMM em Araxa e a Votorantim em muitas localidades.

Vamos renovar Minas com o HC, pois a Minerada da elite atual querem é explorear Minas para viverem nas Praias Cariocas. VIVA CABO FRIO !

Anônimo disse...

Senhor Omar.
Para que instituir a cobrança de ROYALTIES, em Juiz de Fora isto será uma taxa conflitante, isto porque já cobram até o que a Lei não Permite. Por favor, verifiquem a Constituição Brasileira, diz ela,
qualquer imposto instituido ou aumentado só poderá ser cobrado após 90 dias da sanção da LEI. SERÁ QUE ESTOU ENGANADO ?

Anônimo disse...

Essa ideia é ótima. Royalties, uma maneira de melhorar as condições dos muitos municípios de Minas. Agora incrementar é outra coisa. Os hipócritas, logo diriam, mas o município tal não faz extrações minerais, então não precisa repassar os percentuais.
Nunca pensam holisticamente num povo, numa região, num país, no mundo. São segregadores.
Ora se a riqueza extraída, é do Estado de Minas, que venha a distribuição dos royalties, para todo o estado. Contemple a todos para o crescimento. Repasse um tanto a todos. Afinal cada município tem gente lá, não tem? São humanos? tem necessidades iguais, de por comida na mesa, ter água tratada para beber, cozinhar, tomar banho, precisam de esgoto, precisam de escolas, precisam de saúde pública, precisam de estradas pavimentadas, precisam de suas vias conservadas, precisam de moradia decente, de transporte público, precisam de praças, lazer, cultura, arte, precisam serem felizes. São contribuintes? E quem não é no Brasil?
A luta dos royalties deve passar por crive da distribuição correta entre as cidades de Minas, sem discriminação. Todos são mineiros, e a extração de minérios, causa desgates naturais é para Minas Gerais. Minas não é um retalho, nem fragmentada, Minas é TODA.

Anônimo disse...

Fora o mérito !
Politica do governo Lula e de seus sindicalista na Educação.
Uma verdadeira ZONA tornou as universidades publicas brasileiras.
UFJF perde após terceiro ano mais da metade dos cotistas, por abandonar a politica do mérito para ingresso na universidade.
Desta forma e de outra a nossa suada contribuição social através dos impostos vão direto para o lixo.
Sem fortalecer a base da piramide, com escolas de primarias e secundarias profissionalizante em tempo integral, não adianta criarem socialismo demagogico e racial para as universidades.

FFGL

Anônimo disse...

Mais uma vez o Tupi e garfado.Ontem assistindo ao jogo do Tupi contra o Atletico,o propio narrador e comentarista da Globo de BH,que ca para nos,nunca puxou a sardinha para o nosso lado,reconheceu que a falta que originou um dos gols do Atletico não aconteceu,e quem bateu deveria ter sido expulso por ter tido agredito um jogador do Tupi na frente do bandeirinha,que nada falou com o arbitro.O time do Tupi ja e fraco,o clube ja e pequeno,o pensamento e ambição da administração e de time de quarta divisão,e o juiz ainda rouba a favor do adversario,ai so JESUS salva.

Eurico Moura disse...

Minutos atrás, pensava, "vou evitar emitir comentários aqui".
Meu momento pessoal é de tristeza e perco uma das maiores referencias na cidade.
Tendo aí estado por uma semana, retornei ontem domingo, não fui às ruas, mas, percebi nos momentos em que estive com pessoas que, o prefeito(?), está mal no conceito geral.
Conversando minutos antes de embarcar na rodoviária em ônibus que me levou ao aeroporto Tom Jobim, com um jovem rapaz gaúcho de Caxias do Sul, lhe fiz a minha tradicional pergunta: O que você achou da cidade? Respondeu-me com certa sutileza, evidente. “Suja, transito desorganizado e confuso, pobre!".
Quando aí cheguei, ao entrar pela zona norte, fiquei impressionado. A região está muito feia. Empobrecida, passa péssima impressão. É muito triste e isso não deve se reverter tão cedo, sem chance. A tendência é piorar, lamentávelmente!

MAS... o que me trouxe a enviar esta mensagem agora. Foi ver o resultado atual da enquête no blog, para deputado estadual, INCRÍVEL!
Os mais votados, da vontade de CHORAR de DESESPERO.
Eu nunca me referi à cidade de forma desrespeitosa, mas, vou repetir a referencia de um postante anônimo aqui, às 06:57 hs.
"... RETRATO DO POVINHO DESTA MERDOPOLIS".

É, INACREDITÁVEL!
E mais, alguns, comparam Omar, a um novo bejani.
TEM SOLUÇÃO?!

Anônimo disse...

Meus caros,

a ideia de royalties pela exploração mineral não é má, mas também não é a solução de todos os problemas, sobretudo em nossa região, caso o modelo a ser adotado em Minas seja o mesmo do petróleo, que distribui as "benesses" proporcionalmente às áreas produtoras, e não em um rateio igual entre todos os municípios.

Um bom exemplo disso é a cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, detentora da maior "fatia" dos royalties do petróleo no estado do Rio. Apesar da generosa conta, as desigualdades sócio-espaciais se ampliaram ainda mais naquele município (vale a pena ler o artigo da pesquisadora Denise Cunha Tavares Terra, que mostra que o aumento na
arrecadação dos royalties do petróleo não significou redução nas desigualdades em Campos). Quem conhece Campos poderá muito bem fazer tal constatação. Aliás, basta comparar os índices de Campos e Juiz de Fora, para vermos que as duas cidades têm muito mais semelhança nos problemas do que diferenças nas soluções.

Para quem quiser se inteirar mais sobre a questão (e desmitificá-la), sugiro uma "visita" ao site "Royalties do Petróleo" (http://www.royaltiesdopetroleo.ucam-campos.br)

Sem qualquer intenção de fazer um trocadilho infame, diria que o mar de petróleo não é o mar de rosas, como sugere Omar.

Eurico Moura disse...

A charge do cartunista Bello, TM, na edição de sábado, permite a cada um interpretar, como quiser.

Anônimo disse...

OMAR ESSES ROYALTIES JÁ SÃO COBRADOS, SÓ QUE VAI PARA O CAIXA DOIS, ONDE SÓ A TUCANADA TEM ACESSO, E POVO QUE SE DANE.

Anônimo disse...

PARABÉNS POLICIA MILITAR, MAIS UMA BLITZ DESTA VEZ NO MANOEL HONÓRIO. ASSIM QUE TEM QUE SER, BLITZ EM HORÁRIOS E LOCAIS ALTERNADOS, NEM OS POLICIAIS PODEM SABER COM ANTECEDÊNCIA ONDE VAI SER SÓ QUANDO CHEGAREM AO LOCAL.

Eurico Moura disse...

Quero aproveitar esta primeira ocasião de meu retôrno, para através deste blog, agradecer o jornalista Wilson Cid, com certeza responsável pelo adendo generoso de citações a minha saudosa mãe, Leny Tristão, no informe da coluna, obituário, do dia 24 de janeiro.
Sempre ao ir a JF, ao encontra-lo nas ruas, lhe parava e repetia algumas palavaras do noticialista T9, da saudosa Radio Industrial. Agora, estarei me lembrando sempre, da primeira presença à capela, acompanhado de Douglas Fazolatto.
Meu agradecimento a ambos.

Anônimo disse...

A partir de hoje já decidi vou fumar dentro da prefeitura e dentro da câmara, porque? existe uma lei(11581) que não pode ter quadro negro nas escolas porcausa do giz, e o que a prefeitura(BARBOZA) diz: vamos mudando 20% a cada ano, então eu também vou diminuindo 20% do vicio a cada ano. NÃO ME EXIJA CUMPRIMENTO DE LEI JÁ QUE VOCÊ NÃO CUMPRE.

Anônimo disse...

ACABEI DE CHEGAR DE CORONEL PACHECO E LOGO NO PRIMEIRO BAIRRO DE JUIZ DE FORA (O GRAMA) SE VÊ QUE O BAIRRO FAZ JUS AO NOME, O QUE TEM DE GRAMA(MATO) POR AQUELE BAIRRO É IMPRESSIONANTE, E OS BURACOS?, E OS LIXOS? E A FALTA DE POLICIAMENTO? É, TODO FINAL DE SEMANA VOU PARA CORONEL E NUNCA UM SOLDADO ME PAROU NAQUELE POSTO. E POR FALAR EM CORONEL PACHECO, A CIDADE ESTÁ UMA GRACINHA, SEM BURACOS,... TUDO QUE NÃO SE FAZ EM JUIZ DE FORA, LÁ ESTÁ SENDO FEITO.

Anônimo disse...

OLHEM ONDE CHEGA A DEMAGOGIA, A HIPOCRISIA DO VEREADOR NORALDINO AO PEDIR UMA SESSÃO NA CÂMARA PARA FALAR SOBRE OS FUNCIONÁRIOS DA ARIZONA, ME POLPE VEREADOR, SABEMOS QUE VC NÃO VAI FAZER NADA POR ESTES FUNCIONÁRIOS QUE DIGA-SE DE PASSAGEM FOI VC QUE COLOCOU ESSA FIRMA AI DENTRO DA PREFEITURA QUANDO VC ESTAVA NO GOVERNO BEJANI. CAUSA TRABALHISTA TEM QUE SER DISCUTIDA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, ORIENTE ESSES FUNCIOÁRIOS A NÃO PERDEREM MAIS TEMPO PORQUE SENÃO VAI PASSAR OS 05 ANOS QUE ELES TEM PARA RECORRER NA JUSTIÇA DO TRABALHO.

Anônimo disse...

Se os candidatos ao senado for os apresentados pelo blog,votarei no Itamaus só para cortar a do aecinho,agora devemos não esquecer o suplente.

Anônimo disse...

Caro Omar

Ja que vc e tao amigo do nosso querido Helio Costa nosso futuro governador, mostre essa ideia para ele tenho certeza q ele vai gostar pois é mineiro e deve estar cansado desses forasteiros q vem roubar nossa riquezas.

Anônimo disse...

Omar,

O Monarca Mensaleiro protetor do seu filhote concedeu a demolição do Posto Policial no Trevo do Bom Pastor para construir uma CASA DE SUCOS. Não é um sonho imaginar que começa com sucos e após 3 meses tem Chopp, Cerveja, Telão, Cadeiras e Mesas ocupando TODA a praça.
É... a Monarquia dos Mattos acabou com a criminalidade na cidade...

Ocireu disse...

Viram o torcedor do Santos, com o filho no colo, camisa do Santos, falando da cidade, do dia bonito, citando-a como terra sagrada, falando com orgulho do Santos, da cidade. FIQUEI PENSANDO, QUANDO VEREMOS ISSO EM JF...
Tenho certeza, NÃO VOU VER e, acredito, talvez a proxima geração tambem não. O estado do Rio nos ofusca e confunde.