domingo, 28 de fevereiro de 2010

WILSON FADUL: 90 ANOS DE DIGNIDADE

Ontem, tive a honra de ir jantar, em sua casa, com Wilson Fadul, ex Ministro da Saúde do governo do Presidente João Goulart. Foi um dos convites mais importantes que recebi em toda a minha vida, pois tratava-se do aniversário de um homem que honra a história politica do Brasil, com sua trajetória de lutas , e por sua integridade moral .

Wilson Fadul, é daqueles homens que ainda nos fazem ter orgulho de sermos brasileiros, que ainda nos fazem acreditar que o país pode ter gente correta , e digna, fazendo politica.

Quando entreguei-lhe uma pequena lembrança ( livro sobre os 100 anos de Oscar Niemayer), dei-lhe um abraço forte. Forte de emoção, de orgulho por ver naquele homem, um exemplo para a minha geração , para o Brasil.

Dei um abraço , tenho certeza, em nome de milhões de brasileiros. Um abraço de agradecimento. Um abraço de admiração, retribuído, com palavras de amizade. E foi isso que disse Fadul em seu discurso: que o importante da vida, ao chegar aos 90 anos, é poder ver, e estar ao lado de queridos amigos.

Não éramos mais que 50 convidados. Ou melhor 50 amigos. Da Bahia, veio o seu velho companheiro de lutas, o ex Governador, e Ministro Waldir Pires, o maior adversário de Antonio Carlos Magalhães.

Do Gabinete Trabalhista, só faltou Almino Afonso, que, confirmada a presença, na última hora, não pode comparecer. Todos os outros Ministros do Governo João Goulart já faleceram.

Tive, portanto, o privilégio, mais uma vez, de presenciar um momento histórico importante. Tão emocionante quando a própria história de duas personalidades que ajudaram a escrever a história que dignifica o Brasil.

Os discursos, tanto o do Fadul, quanto do Waldir Pires, além de emocionantes, tocaram a alma pela dimensão das lutas que os dois travaram ao longo de suas vidas. Lutas contra uma oligarquia violenta no desejo de manter seus privilégios, em detrimento da construção de uma sociedade livre e democrática. De um Brasil mais justo.

Os dois sempre estiveram no lado certo da história, mesmo que tenham sido, por algum momento, os "perdedores". Enfrentaram. Denunciaram. Pontuaram que são orgulhosos dessa luta. Travaram o bom combate. Lutaram por ideais.

Saíram da vida pública, como entraram: com honestidade e honra.

Viva Wilson Fadul. Orgulho do Brasil.

16 comentários:

jorge disse...

Caro Omar você é um privilegiado em poder fazer parte do convívio de homens como Wilson Fadul. Para além da admiração que todos nós, brasileiros, devemos ter por esse homem, a sua história de vida, de coerência política, de ética de consciência coletiva, nos faz AINDA acreditar que o nosso país não apodreceu, que AINDA existem pessoas dignas e que, AINDA é possível lutar por um Brasil melhor. É uma pena que essa geração está partindo, está envelhecendo!! E no Brasil, diferentemente dos orientais,as pessoas mais velhas não são valorizadas,mesmo que estas sejam um Wilkson Fadul!
Espero, sinceramente que todos nós busquemos o exemplo desse homem, para que não percamos o nosso poder de indgnação diante da corrupção e dos maus políticos.Parabéns ao Wilson Fadul!! O Brasil se orgulha muito deste seu filho!!!

Anônimo disse...

2012!SERÁ?

TRÊS OU QUATRO ANOS ATRÁS TIVEMOS UMA TSUNAMI NA ÁSIA, DEPOIS UM TERREMOTO DE GRANDE ESCALA NA ITÁLIA, CICLONES E CHUVAS FORTES QUE CAUSARAM ESTRAGOS DE GRANDE PROPORÇÃO EM SANTA CATARINA. E NESTE ANO JÁ PRESENCIAMOS UM TERROMOTO DEVASTADOR NO HAITI, BLOCOS DE GELO DO TAMANHO DA CIDADE DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO JUNTAS SE DESPRENDENDO DA ANTARTICA E PARA FINALIZAR OUTRO TERREMOTO NO CHILE E UM ALERTA DE TSUNAMI PARA O PACÍFICO. ESTOU COMEÇANDO A PENSAR QUE NÃO É SÓ FICÇÃO E QUE A COISA TODA TEM UM FUNDO DE VERDADE. E PARA PIORAR O HOMEM NÃO DÁ TRÉGUA PARA A NATUREZA...SÓ SE VE DEVASTAÇÕES E QUEIMADAS. SERÁ QUE OS MAIAS ESTAVAM CERTOS?

MARCK-ZONA NORTE

Eurico Moura disse...

APROVEITO ESTE ESPAÇO NO BLOG, PARA MESMO NADA TENDO A VER COM A POSTAGEM, SOLICITAR UMA AJUDA.

O TEMPO VÔA, ESTE POST, CITA 90 ANOS DE DIGNIDADE.

EU, GOSTARIA DE LOCALIZAR, VÃO FAZER 40 ANOS E ESSA TENTATIVA NÃO É DE HOJE, UMA PESSOA QUE POUCO POSSO DIZER DELA MAS... ESTA É A HISTORIA:

Brasília completará em abril, 50 anos.
Quando a capital comemorou 10 anos, fomos, eu e mais duas pessoas, no meu Fusca 67 grená, ASSISTIR, Coenge x TUPI. Foi a preliminar de um Gremio x Atlético.
O Coenge, tinha sido o campeão de Brasilia. Para os interessados, terminou 1 a 1.

Procuro, um deles pois o outro não tenho a menor ideia quem seria.

ERA FOTOGRAFO, NÃO SEI SE OFICIAL DO Diario Mercantil ou eventual. Lembro-me de fotos dele sobre o futebol da cidade, mas INFELIZMENTE, NÃO ME LEMBRO O NOME. Usava óculos e tenho para mim que era mais velho que eu.
Hoje tenho 63 anos.

Se alguem PUDER me ajudar a encontra-lo, FICARIA EXTREMAMENTE AGRADECIDO.

Meu e-mail é euricomoura@terra.com.br

Estarei atento ao blog. Só existe a possibilidade de não ver a postagem que alguem me dirija.
Deverei ir a JF em março, para assuntos pessoias. Pretendo, me dirigir a Biblioteca Pública, tentar localizar algum exemplar de jornal da época. Foi a ideia que me ocorreu.

Apelo aos mais antigos torcedores do Tupi e contemporâneos.

Grato a todos

Anônimo disse...

Caso amigo das 10:33.
Nesta manhã no Chile existiu uma replica do terremoto de ontem.

Os humano brincam, e os Deuses castigam. O pior que muitas vezes gastigam inocentes, mas esta é a regra ou os mandamentos do universo.

Anônimo disse...

O planeta Terra está doente vai sobrar para todo mundo,não têm rico nem pobre nem feio e bonito,branco e preto,pobre são as crianças que não têm nada a ver com a sem vergonhiçe dos adultos. Em pleno sec.21 a ignorância toma conta dos bairros,têm suburbio na cidade que nunca ouviu falar em dignidade e cidadania,exibem os adesivos do custódio em suas residências como se fosse troféu, ao mesmo tempo que o mato e a sujeira toma conta das ruas aonde moram,em plena via pública existe uma floresta,bueiros,todos eles entupidos é de dar revolta. Um povo sem educação constroi um país fraco. Depois daquilo que vi imaginei a quantidade de doenças que o povo está adquirindo,se a justiça não fazer nada e obrigar a prefeitura a gastar o dinheiro público com a manutenção da cidade,podem crer,vai sobrar epdemias,e das bravas,têm lugares que eu evito ir. Esse bairro do qual estou falando é o Parque das Torres,aonde já teve morte por suspeita de meningite e outros casos semelhantes que foram todos abafados pela prefeitura.

Anônimo disse...

Omar peça alguém para fazer uma reportagem no Parque das Torres,será uma prato cheio para detonar com a prefeitura,coloque uma foto do bairro na reportagem,será um grande favor à população,aqueles pobres coitados que moram lá não sabem o que é dignidade,só servem para vender votos,qualquer esmola compra o voto inteiro daquele povo abandonado pelo poder público. Tome cuidado com as doenças,vá de mascara.

Anônimo disse...

Olhando de novo a enquete, vejo B igual a B. Será que B esta votando em B.Está faltando dignidade,brincando com coisa que deveria ser séria. As pessoas hoje brincam, depois se arrependem, mais tarde voltam a cometer os mesmos erros. Creio que deveriam se espelhar em pessoas que fizeram a nossa história, com patriotismo e DIGNIDADE.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se Cuba é suja e fedorenta igual a JF e RJ e se lá há alagamentos igual em SP. Esses políticos vagabundos brasileiros que entitulam o Brasil como um país democrático é o retrato da hipocrisia brasileira. Os canais de tv no Brasil,com exceção da tv escola não passam de representantes do capital externo que nos deixam na ignorância,pois tv no Brasil foi feita para deixar o povo bobo,quanto mais bobo mais fácil é de enganar.

Anônimo disse...

Marck não nas proporções que pensamos atualmente que os Maias queriam dizer. Mas os Maias através da leitura de seus calendários lunares, estão certos. A Natureza não precisa das mãos dos homens para mostrar suas forças, e de tempos em tempos a Natureza explode em beleza e dinâmica por todos os lados. A Terra é formada por gigantescos blocos de placas que se encontram deixando imensas fendas, outras vezes essas placas estão superpostas mas não soldadas umas as outras. E no centro dessas placas em profundidade temos o magna efervecente a 6000ºC. Temos as zonas dos ventos, as zonas de mares, as correntes marítmas, a formação das nuvens, tudo na mais ampla harmonia em termos planetário.
Somos frágeis criaturas diante dessa imensa força natural, temos pouquíssimas condições de enfrentar o que chamamos de catastrofes naturais. O Planeta é fásico e repete ciclicamente suas nuances climáticas e suas movimentações geológicas. Os Maias sabiam disso, pela inteligência e capacidade matemática de consultar seus instrumentos. O homem conquistador esqueceu apenas de reter a sabedoria de muitas civilizações que destruiu e atualmente apesar de toda tecnologia para essa época se ver perdido sobre previsões da dinâmica planetária a longo prazo.
É preciso silenciar, observar, sentir a Natureza para prever suas atividades. O homem atual não tem tempo nem para relaxar, quando mais para prestar atenção sobre a única morada certa no Sistema Solar, a Terra.
Temos realmente que nos preparar para algumas circunstâncias, e nosso filhos e netos sentirão mais ainda.
O pior é que o Homem não se preparou para esses impactos, pelo contrário destruiu irremediavelmente a Natureza com suas próprias mãos.
As catastrofes naturais do planeta é uma forma saudável de reconstrução e reciclagem natural dos recursos vitais da Terra, nada de estranho em termo da geologia.
Novas espaços de terra surgem, outros submergem, mudanças climáticas se efetivam refriando locais antes quentes e esquentando locais antes frios, os rios, os mares são modificados.
Observe que no Brasil já tivemos vulcões que hoje estão extintos, tivemos mares onde hoje temos serras, desertos onde haviam florestas.
Acalme seu coração, na Terra somos apenas passageiros, as próximas gerações terão muito trabalho pela frente. isso se houver chances para a espécie humana.

Anônimo disse...

Depois do que li sobre a agonia dos comerciantes da cidade,em relação aos alugueis e IPTU e total falta de apoio da prefeitura para mudar e incentivar o comercio,eu so chego a uma conclusão,o Custodio esta querendo acabar com a cidade.Ele esta com raiva de tudo e de todos.Somente seus amigos são beneficiados.O resto da população que se dane.Mas uma coisa pode ter certeza Custodio,Maria Helena Leal,e cia,aproveita mesmo,porque nunca mais vcs vão ser eleitos aqui em JF.Bando mde trairas

Anônimo disse...

Sr. Omar, parabéns pela última postagem e pelo convite para estar entre brasileiros tão dignos quanto ilustres.

Seus comentários são oportuníssimos por constrastarem com postagens de pessoas com mentes atrasadas que acham que os homens públicos devem ser descartados depois de uma certa idade.
Seriam "velhos", segundo estes pobres de espírito e de inteligência.

Wilson Fadul, Oscar Niemeyer, Waldyr Pires, Almino Afonso são exemplos de homens que estão faltando em nosso cenário político. Pela sua dignidade, honradez, lealdade aos seus líderes, fidelidade aos seus ideais, patriotismo, enfim todas essas qualidades que estão "fora de moda". O que está valendo atualmente é ser esperto, levar vantagens pessoais em cargos públicos, trair lideranças e amigos em troca de vantagens particulares, ou seja, a lei de Gérson é que é a mais importante.

Espero, sr.Omar, que o sr. continue prestigiando nomes como os que estiveram presentes no jantar ao qual o sr. compareceu e malhando, sem dó nem piedade, os bejanis e custódios da vida.

Rogerio Moraes disse...

EURICO MOURA:
NÃO SERIA O JORGE COURI, O FOTOGRAFO EM QUESTÃO?
SE NÃO VC PODE CONBSULTAR UM DESSES LIVROS:
ABREU, Alzira Alves; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; FERREIRA, Marieta de Moraes;
RAMOS, Plínio de Abreu. A imprensa em transição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Juiz de Fora – MG
1
ABREU, Alzira Alves; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; KORNIS, Mônica Almeida. Mídia
e política no Brasil – jornalismo e ficção. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
AMERICANO, Álvaro; CAMARGO, José; NAZARETH, Sylvio. O jornalismo impresso em
Juiz de Fora – histórias e propostas. Monografia (Graduação em Comunicação Social) –
Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 1985.
ANDREOLA, Márcia Regina Gonçalves. Diário Mercantil – um marco no jornalismo de Juiz
de Fora. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação da
Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 1995.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A reforma do Jornal do Brasil. In: ABREU, Alzira Alves;
LATTMAN-WELTMAN, Fernando; FERREIRA, Marieta de Moraes; RAMOS, Plínio de
Abreu. A imprensa em transição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
LATTMAN-WELTMAN, Fernando. Imprensa carioca nos anos 50: os anos “dourados”. In:
ABREU, Alzira Alves; LATTMAN-WELTMAN, Fernando; FERREIRA, Marieta de Moraes;
RAMOS, Plínio de Abreu. A imprensa em transição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
LOPES, Josiane; BARROS, Levindo. Jornalismo político em Juiz de Fora – uma tentativa de
compreensão. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação
da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 1983.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
2003.
MARQUES DE MELO, José. História social da imprensa. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
MUSSE, Christina Ferraz. Imprensa, cultura e imaginário urbano: exercício de memória sobre
os anos 60/70 em Juiz de Fora. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de
Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1966.
OU AINDA PROCURAR DIRETAMENTE O WILSON CID.

achei quem é disse...

Hum usa óculos e é mais velho que o eurico?
Já sei o nome dele é Nicéphore Nièpce (1765-1833)
brincadeirinha.....

Anônimo disse...

Prezado Omar,

De nenhuma forma desejo desmerecer Senhores como o Waldir Pires e outros, entretanto tenho duvida sobre a capacidade de liderança, perseverança e empreendedorismo destes senhores. Muitos pós Getulio criaram a figura do Estado responsavel por todos, inclusive pelos altos salarios publicos, pela simples regulamentação das riquezas natural deste nosso Brasil. O resultado foi que possuimos uma população pobre, despreparada, flagelada e escravizada pelo setor publico onde existem bandos e bandos de gente sem lealdade e fidelidade a nossa nação.

Acredito que no pós guerra, as nações que realmente cresceram foram onde a população e seus lideres foram empreendedores e trabalhadores arduos, sem serem tomados pela inercia de serem parasitos do estado.

FFGL

Anônimo disse...

sr omar,mais uma vez venho lhe dizer que a secretaria da fazenda maria helena teve a audacia de ir nos meios de comunicaçao,diario regional.falar com todas as letras que ira cobrar iptu dos terrenos que a propria prefeitura derrubou e acabou com a vida de dezenas de pessoas do bairro santa tereza,no site da associaçao das moradores,www.amast.yolasite.com,,,consta um depoimento do sr. muito verdadeiro mas nao parece com a realidade pois um fato desses de total falta de respeito e conhecimento do caso de santa tereza por esta louca na pasta da fazenda o senhor nem si manifesto emseu site e nem emseu jornal,jf hoje alguma coisa esta errada, aproveito para dar os parabens aos diretores da associaçao de moradores pelo exemplo de conduzir seus trabalhos atraves deste que em breve sera o site mais visitado da cidade,continuem assim,,,,,,,,,,

Eurico Moura disse...

SOBRE FOTOGRAFO....
Certa ocasião, alguem me perguntou se não seria o fotografo Jorge Couri.
Respondi que não e, QUASE reafirmo AGORA. Mas, NÃO é!
Esse nome FERREIRA, me diz algo. Tanto é que andei procurando o Foto Ferreira, que, pelo jeito não deve ser o mesmo.
Procurei tambem e falei com ele no balcão, acho que, Zé Kodak. Ficou de me dar um retorno, mas nunca o fez. Pelo contato que fiz em seu comercio, não deve ter tempo.

Não sei pq, esse nome, FERREIRA, me diz algo. Como nunca ninguem me disse nada sobre, e se seria o proprio Ferreira do Foto que leva o nome....
La me disseram que nao deveria ser, por N motivos.
Como ja se foram 40 anos, meu Deus...!
Ou surgirá alguem com uma boa noticia, ou, serei mesmo obrigado a pesquisar na biblioteca quando aí for. É pegar um jornal da época e encontrar alguma foto de algum jogo, que com certeza deverá ter o nome.
Interessante! Não sei pq, volta e meia esse fato me vem a lembrança. Talvez, saudade de um tempo que se foi. E a peculiaridade, aliás, loucura, porque sair naquela época para assistir um jogo do Tupi em Brasília... convenhamos!
De qq forma agradeço seu interesse.
------------
Quanto ao Nicéphore Nièpce (1765-1833), creio lembrar-me dele no primário, no Granbery.
Aliás, naquela época em JF, NINGUÉM escrevia Granbery com M.
Decadencia dos tempos...
Entendi a brincadeira...no problem!