sábado, 24 de julho de 2010

MINHA ELEIÇÃO É CONTRA O CONSERVADORISMO. SOU UM RADICAL CONTRA A INJUSTIÇA.

Que o povo brasileiro é conservador, todo mundo sabe. Não é novidade. Não gostamos de riscos. Não é uma crítica. É uma constatação. À esse conservadorismo, atribuo todo nosso atraso, todas nossas mazelas e miséria material.

Cometemos, ao longo de nossa história, erros que nos custaram muito caro. O Estado Novo, o apoio à ditadura getulista, o nosso maior equivoco. Sempre por conta da "conciliação nacional", o que significa dizer, o poder nas mãos de uma poderosa elite economica que sempre se compõe com quem está no poder. Darcy Ribeiro foi quem melhor nos falou sobre essa elite. Que falta ele nos faz.

Em seguida, o golpe militar, que interrompeu, mais uma vez nosso processo de evolução democratica, onde o conflito, não armado e pacifico é a única via conhecida para se buscar maior igualdade e justiça entre os homens. E obviamente, mais uma vez o sistema economico oligopolizado, sendo o setor financeiro o mais poderoso dentre todos, impossibilitou (e impossibilita) o país desenvolver sua plena capacidade criativa.

Por isso, nunca fomos um país de democracia capitalista. O Brasil é ainda um território dominado por poucas famílias, e grupos que vem dominando o Estado como quer, escrevendo o seu orçamento.

E por isso, também, nosso país, oficialmente, produz uma desastrosa distribuição de renda, uma das piores entre as nações desse planeta, e, consequentemente, maior desigualdade e miséria. O brasileiro é quase um indigente. Passam-se os anos, e eu não consigo ver nosso povo melhor. Melhorou no que ? Saúde ? habitação ? Educação ? Transporte ? Saneamento ?

Tomemos como exemplo Juiz de Fora. A saúde daqui melhorou nos últimos 50 anos ? O povo é melhor tratado ? O povo vive em melhores casas, ou em favelas ? As escolas educam melhor os nossos jovens ? No saneamento, a cidade trata de seu esgoto, ou ainda joga tudo no Paraibuna , como a 50 anos ?

Amigos (conservadores) , muitas vezes acham que eu exagero em minhas críticas, que deveria ser mais complacente, digamos assim, com esse estado de coisas, e parar um pouco de "atacar" os verdadeiros responsáveis por essa calamidade sócio-economica que é Juiz de Fora, que são os bejanis, custódios, vicentões, e tantos outros que vivem profissionalmente da politica, desviando o dinheiro público para a contrução de mansões, iates, carros importados e fazendas.

Infelizmente, não é possível, para mim mudar minha forma de fazer politica. Explico: o dia que minha indignação não falar por mim, deixo tudo e vou embora para outro país . Largo tudo e vou viver confortavelmente em outro lugar mais civilizado, digamos assim. Mas enquanto eu tiver força para lutar contra esses bandidos que fazem da politica, e de eleições, uma profissão utilizando o Estado para se eleger e enriquecer, eu estarei atacando a todos.

Enquanto houver injustiça eu estarei, radicalmente, ao lado dos injustiçados.

Enquanto houver roubo do dinheiro público, roubo de nossos impostos, eu estarei ,radicalmente, contra esses bandidos.


Enquanto houver gente se aproveitando do Estado para conquistar, ilicitamente, o poder, eu serei radicalmente contra.

Enquanto houver conservadores, que só querem o poder para serem poderosos, eu estarei, radicalmente , contra, lutando pela democracia.

Não me peçam o contrário. Não faço composições. Minha vontade é uma só. Minha idéia é uma só, minha luta é uma só:

MUDAR O MEU PAIS. TIRAR OS CONSERVADORES QUE FIZERAM ESSE PAIS SER UM DOS MAIS INJUSTOS DO MUNDO

11 comentários:

MALU NOÉ disse...

GOSTEI da sua colocação Omar. Concordo com vc...muitas vezes só é mudado o "CALDEIRÃO" os mexedores continuam os mesmos, sem limites.Por isso o nosso país, o nosso estado e a nossa cidade vivem sempre os mesmos problemas, com o mesmo ti ti ti .Precisamos de pessoas mais conscientes,com espírito de justiça, pessoas leais e confiáveis.Além do conservadorismo muitas vezes somos comodistas; poucos são capazes de expressar a indignação,o descontentamento e até mesmo a revolta com algumas das atitudes dos nossos governantes.De fato é necessário que o povo seja alertado para as próximas eleições, para que todos possam viver num país mais justo, mais humano, mais fraterno.QUE O SEU BLOG CONTINUE SEMPRE SENDO UM CANAL DE EXPRESSÕES DIGNAS VERDADEIRAS.

Anônimo disse...

é isso ai omar, dizem que uma andorinha só não faz verão, mentira, com certeza faz ,pode demorar mas já estamos caminhando, era só vc, agora pode contar comigo e assim as andorinhas vão se juntando e fazendo a diferença.

Anônimo disse...

Super !

Após DIRETA JÁ :

OS MILITARES CALARAM.
AS MÁFIAS AUMENTARAM.
OS POLÍTICOS CONTINUARAM OS MESMOS.
O JUDICIÁRIO NÃO RENASCEU.
AS ELITES CONTINUAM NOJENTAS.
OS PETISTAS TORNARAM TUCANOS.

O POVO MERGULHOU NAS BEBIDAS, DROGAS E ALIENAÇÕES RELIGIOSAS.

CHEGOU O TEMPO PARA REPENSAR TUDO !

FFGL

Anônimo disse...

Que maravilha de texto e desabafo!
você está ocupando o espaço deixado por Darcy e BRIZOLA.
ISSO É MUITO BOM!
É MUITO BOM!

A INDIGNAÇÃO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO HOJE É UM LUXO!

PARABENS POR OSTENTAR O LUXO DA LIBERDADE!

FERNANDO, AQUELE QUE NÃO QUER O EMPREGO DO OMAR...

caraca disse...

Prezado Omar Peres,

Gostaria que o nosso atuante prefeito
explicasse para a população e de preferencia aos que o elegeram onde e como é aplicado o dinheiro arrecadado com as multas de transito
em nossa progressista j.fora.
25 mil multas???????????????????
Seria na area da saúde?
Seria na coleta do lixo?
Operação tapa buraco?
Combate a dengue?
Reforma de creches,escolas?
Não seria hora dos poderes competentes(MPF,OAB...) cobrar explicações de nosso amado prefeito.
Ta explicado a contratação de mais
100 arrecadadores.
E o unico a denunciar é voce,caro Omar.
Atenciosamente,
Caraca,tamo juntos

Anônimo disse...

Alienação total:

APOIOS ANTES DOS DEBATES, DE OBTER DETALHES DOS PROGRAMAS DE GOVERNO, DE CONHECER BEM O CANDIDATO,

Religião não mistura com fé, raça, religião, esporte ou costumes e culturas. Alienação para palavras e opinião de fanáticos e religiosos sem escrupulo são fatores que corroboraram para a situação caótica da Venezuela atual.

Brasileiros, vamos ter cautelas !

=================================

Dilma recebe apoio de 15 igrejas evangélicas
Estadão - ‎há 15 horas‎
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, recebeu hoje o apoio de representantes de 15 igrejas evangélicas. A manifestação ocorreu dois dias depois da polêmica envolvendo o bispo de Guarulhos (SP), d. Luiz Gonzaga Bergonzini, que pregou o ...

Aloízio disse...

Prezado Omar, bom dia!
Já faz um tempo que acompanho seu blog, vejo suas opniões, comentarios, denuncias, revoltas pessoais e politicas, confesso que gosto do seu estilo e como coloca aqui no blog.
Mas quando se confirmou sua candidatura logo me bateu uma enorme dúvida e gostaria de uma resposta sua. Se eleito deputado e Sr. vai permanecer com o blog? Será no mesmo estilo de hoje ? Ou vai ser mais voltado para seu mandato como deputado? Gostaria de uma posição sua se ja pensou nesse lado.
Sinceramente espero que continue com o mesmo estilo.
Um abraço.
Aloízio

OMAR PERES disse...

Prezado Aloizio,

Sendo eleito, o blog vai continuar existindo, e ainda melhor ! Lá de Brasilia poderemos farei um trabalho de forma ainda mais abrangente, uma vez que terei acesso a todas informações politicas importantes para o Brasil.

Não vou mudar nem um milimetro. O blog vai ser, como disse, ainda melhor.

Abraço,

Omar

Anônimo disse...

Tráfico de fósseis
Tráfico de fósseis leva 50% de tesouro do Araripe

Publicidade

REINALDO JOSÉ LOPES
ENVIADO AO RIO
MarkWitton/Divulgação
Pterossauro do Araripe; hoje, fóssil está no Reino Unido
Pterossauro do Araripe; hoje, fóssil está no Reino Unido
Pesquisadores acabam de mapear o tamanho do estrago que o comércio ilegal de fósseis na bacia do Araripe, no Nordeste, já causou à ciência brasileira.
Das 41 espécies de vertebrados terrestres extintos já descobertas no Araripe, 21 têm seus exemplares de referência armazenados em museus do exterior. Ou seja, cientistas do país precisam ir para a Europa, os Estados Unidos e o Japão para poder estudar tais bichos direito.
O caso é ainda mais grave no caso dos pterossauros, répteis voadores que são o símbolo da riqueza fóssil do Araripe. De 24 espécies descobertas, 14 têm seus exemplares de referência (os ditos holótipos) no exterior.
Cada novo trabalho sobre um fóssil, principalmente quando se quer entender as relações de parentesco entre os seres vivos, envolve a comparação com os holótipos. "O custo disso para o cientista brasileiro nesses casos é algo muito sério", diz um dos autores do estudo, Felipe Augusto Correa Monteiro, mestrando da Universidade Federal do Ceará.
Mais complicado ainda: no caso do tráfico de fósseis do Araripe, o que é vendido ilegalmente para museus e colecionadores estrangeiros "é sempre o material com melhor estado de preservação", afirma outro membro do grupo, Felipe Lima Pinheiro, mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
No caso do Araripe, essa preservação pode chegar a níveis espetaculares, revelando tecidos moles (pele e até vasos sanguíneos dos bichos de 100 milhões de anos). "É o material que acaba dando capa da "Nature" e da "Science" para o paleontólogo", diz Marcos Fontenele Sales, da Universidade Federal do Ceará, referindo-se às duas principais revistas científicas do mundo.
Embora o número de holótipos surrupiados tenha sido mapeado só agora, a situação já é conhecida há anos. Para os pesquisadores, o único jeito de contorná-la é dar alternativas de renda à população pobre da área, que hoje repassa os fósseis a atravessadores por uma ninharia.

Sidney disse...

Omar,
Concordo contigo em gênero, nº e grau. Como citara o imortal mineiro Darcy Ribeiro, em seu blog, caso seja eleito, lute pelos interesses nacionais, assim como ele fez quando, uma vez estando no Congresso Nacional, atuou na condição de Senador da República pelo Estado do Rio de Janeiro, mas não se esquecendo de todo o Brasil como um todo. Darcy era um autêntico nacionalista. Li e tenho o seu livro - o último - "O Povo Brasileiro" - que considero ser uma Obra a ser exigida pela educação pública e privada para os nossos jovens sentirem-se orgulhosos de ser brasileiros. A pouco, li uma reportagem segundo a qual fósseis de nosso território são vendidos indiscriminadamente para o exterior a preço irrisório, sem, contudo, o Governo Federal manifestar-se por meio dos organismos competentes, como Ministério da Ciência e Tecnologia, Polícia Federal, dentre outros. É um verdadeiro crime de lesa pátria. Sou, também favorável ao seu projeto de lei que determina o pagamento de royaltes para os estados produtores de minério de ferro, como é o caso do PA e de MG, sobretudo. Para se acabar ou tentar minora o rombo na Previdência Social, acho que seria de bom alvitre adotar uma proposta minha, segundo a qual quando do falecimento de qualquer indivíduo, é mister que os cartórios de pessoas naturais encaminhem à PS, num prazo máximo de 30 dias, o óbito, a fim de que seja cancelada a inscrição do morto sem dependente e ou pensionista junto ao INSS, evitando-se, assim, golpes e outras falcatruas cometidas contra o Estado brasileiro. Desde já, os meus cumprimentos. Att, Sidney

luiz penna disse...

Há um livro que é essencial, além das preciosas obras escritas por Sérgio Buarque de Hollanda, Celso Furtado, Darci Ribeiro, Milton Santos e Gilberto Freire, que é "Os donos do poder", do genial Raymundo Faoro. Com aproximadamente 900 páginas, ele revela porque o Brasil se transformou em um país tão passivo e inerte nas questões da cidadania e no desmoronamento da cultura da cordialidade. Uma leitura que vale ser apreciada, com profundidade por todos.