domingo, 25 de julho de 2010

MINHA ÚLTIMA CORRIDA DE FORMULA UM.

Sempre gostei de assistir corridas de fórmula 1. Fui a várias delas. É divertido , mas o que sempre me impressionou é a habilidade dos pilotos em dominar máquinas que correm acima de 300 km/hora.

O Brasil sempre teve grandes pilotos. Isso nos dava muito orgulho. Mas depois de Senna que nunca precisou de outro artificio que não fosse seu espetacular talento para vencer as corridas, a categoria, rendeu-se à ambição de Schumacker , que iniciou, na Ferrari, a manipulação de resultados.

Em outras palavras, resultado comandados fora da pista, com pilotos , por ordem da equipe, sendo obrigados a se deixar ultrapassar pelo companheiro da escuderia.

O caso mais ridículo foi quando Rubens Barrichelo, por duas vezes, deixou a liderança das corridas para dar a "vitória" ao seu companheiro de equipe, alemão Michael Schumacker. Foi aí que comecei a não mais gostar do esporte.

Hoje, nessa manhã, estava vendo a corrida, torcendo por esse espetacular piloto Felipe Massa, quando a tv colocou no ar a mensagem cifrada do chefe da equipe Ferrari, dizendo para o brasileiro : " Alonso está mais rápido que você. Você entedeu claramente o que eu disse ? " Logo em seguida, Massa desacelera o carro e deixa seu companheiro passar.

A tv alemã mostra o velocímetro (virtual) de Massa, caindo vertiginosamente, o que prova a ordem do chefe da Ferrari ordenando a FALTA DE ESPORTIVIDADE, A MANIPULAÇÃO E A COMBINAÇÃO DE RESULTADOS NA FORMULA UM, O QUE , VALE LEMBRAR, FOI PROIBIDO PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE AUTOMOBILISMO - FIA.

Mesmo com a proibição a Ferrari, desrespeitou as regras e manipulou mais um resultado. Por isso, chega. Não verei nunca mais uma corrida. Essa foi a última. Mas espero que a FIA dê uma punição exemplar na manipuladora Ferrari, e elimine os dois pilotos. Vamos ver qual será a atidude da FIA.

DE QUALQUER FORMA, ESSE FOI O ÚLTIMO GRANDE PREMIO QUE ASSISTO EM MINHA VIDA. NÃO VOU PERDER MAIS MEU TEMPO SABENDO QUE O JOGO PODE SER MANIPULADO. PARA MIM, HOJE, FOI DERRADEIRO. ESSE ESPORTE PERDEU A GRAÇA E A CREDIBILIDADE.

EM OUTRAS PALAVRAS, NA FORMULA UM DE HOJE, NÃO SE GANHA MAIS NAS PISTAS.



PS. A FORMULA TUPI DE DECADÊNCIA -

Gente, e o Tupi ? Que vergonha ! Como a fórmula 1, depois que fizeram do clube um balcão de negócios, perdi totalmente o interesse em torcer por nosso Galo. O resultado está aí: no gramado, uma vergonha. Nas arquibancadas, NINGUÉM ! CINQUENTA PAGANTES !

Depois que elegemos o Aúreo Fortuna, ele nos dispensou para receber apoio, e se compor com Carlos Alberto Bejani .

Que saudade da época que ajudei o clube, quando em jogos da segunda divisão, colocávamos 10 mil pessoas no estádio ! Sem falarmos em mais de 25 mil no jogo contra o Cruzeiro ! Juiz de Fora, literalmente, PARAVA para ver o Tupi jogar.

O povo , muito menos o torcedor, não é bobo. Pior ainda são as pessoas de bem que poderiam ajudar o clube, não querem mais passar na porta. E a cidade também parece estar nem aí para o Tupi. Rogério Moraes estava certo...

18 comentários:

Anônimo disse...

Tive a mesma reação que vc Omar. Não vejo mais.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Quando se deu a ultrapassagem na mesma hora desliguei a tv. Uma vergonha. Tinhamos que fazer uma campanha contra a F1 do tipo ninguém mais assiste em protesto e ae os patrocinadores teriam que tomar uma atitude. Do jeito que dá nunca mais vejo F1.

Anônimo disse...

Chega de passar raiva no mario helenio, chega de tupi. VOLTA OMAR

Marcus Paulo

Eurico Moura disse...

JFHoje:
Ademir começa dar cara ao Tupi.
Digo eu:
De eliminado.
O clube, NÃO MERECE, mas a tradicional falta de planejamento, essa SIM, CANSOU. Amadorismo incompreensível que insiste em não querer largar o clube.
Quando leio esse negócio de, VOLTA OMAR, digo: é conversa fiada.
O cidadão eleitor na cidade, é que precisa mudar. TEM UMA CHANCE AGORA de visualizar um novo horizonte. Como não temos mar, O MAR veio até nós. BASTA QUERER!
É minha esperança e creio, há eleitores na cidade capazes de permitirem isso. Caso CONTRÁRIO, estará DEFINITIVAMENTE encerrada, minha insistente torcida por tudo que diga respeito a ela.
DESISTIMULANTE, SÓ MESMO UM GRANDE CHOQUE.
A perda de vergonha, reação, senso, identidade, brio, amor próprio, etc, TOMOU CONTA.

caraca disse...

BOMBA,BOMBA.FELIPE MASSA DECLARA EM
ENTREVISTA QUE TIROU O PÉ DO ACELERADOR POIS FOI INFORMADO PELA EQUIPE QUE TINHA GUARDA MUNICIPAL DO TODINHO NO AUTODROMO.SE VAI MULTAR,QUE MULTE O ALONSO.É FODA,ATÉ
NA FORMULA 1 SOMOS BABACAS!!!!!!!!!
TAMO JUNTOS OMAR...............

Rogério Moraes disse...

POIS É EU TE AVISEI, AQUILO LÁ JÁ ERA UM ANTRO DE FALCATRUAS NA DÉCADA DE 70, QUANDO OS EMPRESÁRIOS DE CONJUNTOS DE BAILE, JÁ TINHAM QUE MANDAR UM POR FORA.
DECEPÇÃO, ATRAS DE DECEPÇÃO.
E O PIOR DE TUDO E QUE VC NÃO SABE:
É QUE SENDO EU, UM BOTAFOGUENSE EMPERDENIDO, MINHA ESOLHA ÓBVIA DE TIME EM JUIZ DE FORA, FOI O TUPI. NÃO SÓ PELA CAMISA ALVINEGRA, MAS PELAS MARAVILHOSAS DOMINGUEIRAS QUE TIVE A FELICIDADE DE PARTICIPAR NA ADOLESCÊNCIA.
SÓ QUE COM O PASSAR DO TEMPO E AS EVIDÊNCIAS SE AMONTOANDO, FOI DIFICIL CONTINUAR A TORCER, POR UMA AGREMIAÇÃO QUE SÓ DEMONSTRAVA SER TRAMPILIM PARA DESONESTOS ALPINISTAS, QUE TUDO FIZERAM PARA SE ENRIQUECER AS CUSTAS DO CLUBE.
O TUPI É ASSIM MEIO COMO JUIZ DE FORA.
TEM UMA ÓTIMA SEDE, UM PATRIMÔNIO INVEJAVEL, MAS O QUE ESTRAGA SÃO OS ADMINISTRADORES.
SE COMO CIDADÃOS ESTAMOS TENDO QUE APRENDER A VOTAR, PARA SÓ ASSIM PODER BANIR DEFINTIVAMENTE A CORJA QUE SE INSTALOU NA PREFEITURA, PRA TIRAR O PESSOAL DO PULEIRO DE CIMA (DESCULPE GABINETE ADMINISTRATIVO), OS SÓCIOS DO TUPI VÃO TER QUE REBOLAR.
ISTO QUE ACONTECE NO CLUBE, EXATAMENTE COMO NA POLITICA É O PREÇO QUE SE PAGA PELA OMISSÃO.
JUIZ DE FORA ESTÁ BEM.
BEM DE ELEITOR CAPACHO E VENDIDO. E MELHOR AINDA DE TORCEDOR OMISSO.

Eurico Moura disse...

É triste, mas é a mais pura verdade.
O que sempre me entristeceu, foi ouvir gracejos, desdém, na própria cidadde, sobre o NOME Tupi. Que como sempre disse, não MERECE. Como a JF, também não merece, mas, o clube e a cidade, são o retrato de seus sócios, torcedores e cidadãos eleitores. PRA MIM, O QUE PASSOU, PASSOU, não tem VOLTA. RESTA agora, a ESPERANÇA breve, nas URNAS.
Pra mim, como já disse, a nível de nomes da cidade, somente OMAR, Governador, HELIO, sem titubear!

Júlio Sarchis disse...

Pior que ir ao Mario Helenio e ver um empate com gosto de derrota é:
Ficar com sede e pedir a um vendedor água e ele te cobrar R$2,00 por um copo de água mineral que custa no máximo R$ 0,40 em qualquer mercado. Pior ainda, não tive coragem de comprar. Não só pelo preço que é um roubo mas quando vi as condições em que o produto era vendido. Caixas de isopores imundas, sem tampas, remendadas com fitas tipo Durex,e revestidas com saco plástico de colocar lixo e mesmo assim vazando por todo lado, sem alças, sendo carregadas pelos ambulantes com a mão apoiando a parte inferior da caixa que por seus vazamentos e constantementes sendo colocadas no piso, forma uma mistura de água, poeira, sujo e uma fazenda de bactérias e/ou algo pior. As mãos dos vendedores é uma imundice só.
Sem contar que quando berram o "Olha a água", cospem para todo lado, inclusive sobre as mercadorias. Onde está a saúde pública? Onde está a fiscalização? E o pior, a gente não pode comprar água do lado de fora e entrar no estádio com ela, pois somos obrigados a sermos roubados e contaminados dentro do estádio.
Mudando de assunto:
A formula um voltou o que era. A Ferrari voltou o que era. Os Brasileiros da F1 voltaram ao que eram (Rubinho, Nelsinho - lembram da batida proposital?- e agora o Massa).
Meu Flamengo perdeu e para ficar pensando muito, jogou pior que o Tupi!
Fim de semana para esquecer!!!!
Vamos ver o Brasil no volei, só falta perder também.

De bom foi estar com meu filho, minha filha e minha esposa, almoçar fora com a familia, passar na obra da granja, tomar café com mamãe e irmã!

Puxa, dei motivo para os inimigos falarem besteiras à vontade.

Fui.

Júlio Sarchis

Anônimo disse...

Omar que horas vc vai entender o jogo, até na f1 o interesse é outro, acorda cara, acho que vc não é tao bobo assim né!

Anônimo disse...

O brasileiro torce para pilotos e não para escuderia de patriotada.
Temos muitas carências e buscamos identidade até em jogo de botões.

Sport é comercio e os verdadeiros escudos são da Adidas, Nike, Ferrari, Honda..... O mundo já não é tão romantico, como nos velhos filmes da decada de 30.

Justo disse...

Eu era fissurado por F-1, que acompanhava desde 1980, quando as corridas eram em Jacarepaguá, onde fui quatro vezes.

Tempos de Lauda, Jones, Reutemann, Piquet, Villeneuve etc. Esta era a "nova geração" que sucedia figuras como Stewart, Hill e o próprio Fittipaldi... Tempos tb de construtores inovadores, como Colin Chapman e Gordon Murray.

Naquele tempo, antes da largada você não tinha a mínima idéia de quem venceria a corrida. Pois a competência do piloto valia tanto quanto a qualidade do carro.

Para mim, em 1990 a F-1 já estava morta.

Rogério Moraes disse...

ME DESCULPE SEU EURICO MAS O TUPI MERECE SIM.
MERECE POR QUE O CLUBE NADA MAIS É QUE A REPRESENTAÇÃO DO SEUS ASSOCIADOS.
ASSIM COMO JUIZ DE FORA MERECE A MERDA EM QUE ESTÁ NÃO SÓ POR CAUSA DOS POLITICOS MAS PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DOS ELEITOES, QUE OS COLOCAM ONDE ESTÃO.
O TUPÍ HÁ MUITO VEM SENDO PALCO DE ORGIAS FINANCEIRAS E SURUBAS ECONÔMICAS (SÓ DO OMAR LEVARAM 1 MILHÃO).
E O ISTO APARECE DE MODO INCONTESTE NOS RESULTADOS DOS JOGOS.
NÃO HÁ COMO TORCER, POR UM TIME SEM VERGONHA.
SEM MORAL, SEM EQUIPE, SEM ESCRÚPULOS, SEM PATRIMÔNIO, SEM GRAÇA.

A VIDA DE JF SÓ NÃO É PIOR POR GRAÇAS A DEUS, TEM MUITA GENTE QUE FOI EMBORA E NÃO COLOCOU MAIS OS PÉS AQUI.
PENA QUE NÃO FORAM SEGUIDOS PR BEJANIS, MATTOS, DELGADOS, GROSSOS, FRANCOS, MENTIROSOS ETC ETC ETC ETC ...

MAS EMFIM, TEMOS O QUE POVO MERECE.
E ALGUNS DE NÓS AINDA TENTAM MUDAR ESSA HISTORIA, PURA PARVALISSE NOSSA.

Anônimo disse...

FÓRMULA UM, TUPI, BEJANI, CUSTÓDIO... TUDO HAVER.
HAVER TRAMBIQUES, HAVER MUTRETAS, HAVER CAMBALACHOS, HAVER ROUBOS, HAVER CORRUPÇÃO. HAVER ETC ETC ETC....

Rogerio Moares disse...

Minha relação com corridas de carro começou muito cedo.
Possivelmente quando li a história de Tazio Giorgio Nuvolari (Castel d'Ario, 16 de novembro de 1892 — Mântua,11 de agosto de 1953) foi um piloto de corridas italiano, de motocicletas e automóveis.
Começou a competir em motos aos 28 anos, logo foi contratado pela equipe Bianchi. Nuvolari seria campeão italiano, mas nos treinos do GP de Monza sofreu um acidente que resultou em duas pernas quebradas. Após terem engessado suas pernas os médicos lhe aconselharam a deixar as corridas de moto. No dia seguinte entrou na corrida amarrado a sua moto, pediu aos mecânicos que o segurassem na largada e o agarrassem na chegada. A lenda de Tazio Nuvolari teve início nesse dia, quando ele ganhou a corrida. Começou a correr em automóveis em 1924 aos 32 anos de idade.
Em 1927 formou sua própria equipe comprando dois automóveis Bugatti 35BS junto a seu amigo e sócio Achille Varzi, mais tarde seu grande rival. Conhecido também por il mantovano volante (o mantuano voador).
Correu por varias equipes, entre elas a Alfa Romeo, Ferrari e a Maserati.
Em 1966, comecei a ler as revistas Auto Esporte e Quatro Rodas. Muito cedo soube quem era Chico Landi (Entre os anos de 1947 até 1957, Chico foi um dos mais famosos pilotos do velho continente, tendo participado de todas as grandes corridas da época, ao lado dos maiores nomes do automobilismo à época, entre eles podemos citar, Fangio, Farina, Ascari, Varzi e Villoresi.
Landi é um dos precursores do automobilismo brasileiro e destacou-se ao vencer o segundo Grande Prêmio de Bari em 1948, a mais importante prova automobilística daquela época, feito repetido em 1952, quando a Fórmula 1 dava ainda seus primeiros passos. O fato foi tão inesperado que os organizadores do Grande Prêmio não possuindo o Hino Nacional Brasileiro para tocar na festa de comemoração, tocaram "O Guarani" de Carlos Gomes).
Acompanhei a carreira de Jim Clarck, Dennis Hulme, Graham Hill.
Corrida ao vivo, vi a primeira vez, em Juiz de Fora, uma corrida de rua realizada em 1968, pelas ruas da cidade, com uma espetacular corrida do Nelson Weiss a bordo de uma linda berlineta.
Em 1970, eu vi pela primeira vez uma corrida de fórmula televisionada, transmitida pela Globo.
Cansei de "roubar" o carro da família pra pegas noturnos na estrada velha de Matias Barbosa, naquelas noites do Posto Elefantinho, em que as Vemags, as Simcas, os Gordinis, os Aero Willys e os fusquinhas desciam e subiam a tortuosa estrada numa frenética corrida maluca.
Desde então acompanho o esporte sem faltar uma corrida.
Vi em São Paulo o Emerson, já campeão do mundo, ser ultrapassado por José Carlos Pacce, na ultima volta isso eu vi ao vivo e a cores em Interlagos, numa época em que ainda caminhávamos no grid e no padock entre os pilotos, e aquele monte de mulher bonita.
Vi Piquet, melhor acertador que piloto, vencer corridas e mais corridas, sem usar para isso sua ferina e venonosa lingua.
Vi as vitórias estonteantes de Ayrton Senna, inclusive aquela do primeiro campenonato em que ele saiu do box e na metade da prova estava em primeiro.
E na sua morte naquele fatídico domingo de maio, chorei copiosamente. Hoje, mais que a perda de quem eu considero o maior ídolo brasileiro de todos os tempos, eu sei que chorava não só por isso. Mas por que no fundo eu de alguma forma já sabia, que a fórmula um como eu conhecia, estava acabando.

Os verdadeiros pilotos, assim como bons politicos, parecem estar em extinção.

Anônimo disse...

Pobres espectadores de formula 1, não fiquem triste pois esses fatos tendem a ser cada vez mais presentes. Uma corrida de carros em que o computador é quem comanda, o que vocês infelizes espectadores esperam ? Não existem pilotos e sim palhaços de escuderia em que o objetivo maior são as propagandas milionárias. Caíam na real acordem!

Anônimo disse...

Massa virou rubinho! acho que o orgulho e o brio não mais existem e sim uma gana de continuar ganhando o seu salariozinho e continuar correndo! eu também não assisto mais, uma salva de palmas pra equipe RBR que lá sim ocorre esportividade, embora as vezes muito truculenta, é o lado oposto da FERRADA!

Anônimo disse...

em protesto contra o massa e o Alonso vou dizer uma vez só:

NUNCA MAIS COMPRO UMA FERRARI!!!!!!!!!!!!!!!!!! CANCELAREI MINHA CONTA NO SATANDER QUE PATROCINADOR, NÃO COMPRAREI MAIS CARROS NACIONAL FIAT QUE TAMBÉM É PATROCINADORA, NÃO ASSITO MAIS F1, NÃO ABASTEÇO EM POSTOS SHELL, AGORA SÓ PETROBRAS, PNEUS SÓ MICHELIN, NADA DE BRIDGSTONE!!!

Eurico Moura disse...

CHEGUEI PELA MANHA DE UMA VIAGEM DE CARRO. DORMI. Abri agora o BLOG. POR ISSO NAO RESPONDI ANTES.
Rogerio, não é de hoje que dizemos algumas coisas, de forma e ótica semelhantes, mas nos expressando de forma diferente. Questão de colocação, interpretação, estilo, etc.
O TUPI, no momento, tupi, literalmente PEQUENO, seria GRANDE se as pessoas ao dirigirem seu destino, tivessem outro OLHAR, VISÃO, POSTURA, PRETENSÕES.
O mesmo acontece com Juiz de Fora. Só não é menor pq tem um passado, hoje com 160 anos, numa localização estrategica, mas parece, ate hoje, não acordou para esse detalhe.
TIVESSE ELA UMA MEIA DUZIA DE OMARes, com CERTEZA, não seria essa JF de hoje. Agora, tanto ELA como o TUPI, "pagam o pato" pq grupos, pessoas com "interesses" e na verdade seus eleitores, QUEREM ISSO. AINDA TORÇO pelos DOIS NOMES, JF e TUPI, mas, depende da maioria.
Só espero essa eleição, para dar um basta nesta minha angustia.
Um exemplo? Quando se lê algo do tipo: "OMAR, larga esse assunto de Tupi, pra lá". Se nessa cidade, torcedor do Tupi elegesse alguem! Agora, com CERTEZA, SE VC DISSER QUE VAI MUDAR JF PARA O ESTADO DO RIO OU DISSER, O TUPI VAI DISPUTAR O CARIOCA, a COISA MUDA.
Talvez tenha 95% de votos.
Mas a mundança não seria PELO FATO DO TUPI DISPUTAR, MAS, para PODEREM ASSISTIR TIMES DO RIO, NA CIDADE.
Foi e sempre DISSE: FALTA BAIRRISMO E PRINCIPALMENTE BRIO, VERGONHA, ORGULHO pela cidade.
É possivel torcer em jf por qq time, como em qualquer outro lugar, só que em jf, existe uma subserviencia mental.
E compensação, podemos ter O MAR em JF.
PRECISAMOS APENAS, esclarecer algo pendente. Após isso, a BRISA d´OMAR, imagino, poderá aliviar o clima.
DAQUI PRA FRENTE, FICA SÓ MINHA TORCIDA E ESPERANÇA ENORME, POR TODOS QUE SONHAM COM UM NOVO DESTINO PARA JF E ZM. Apesar da turma do contra. Afinal, não querem perder a "BOQUINHA".
Alguns irão CONTINUAR, mas teremos uma VOZ, em DEFESA dos INTERESSSES, da CIDADE e ZM.
ACREDITO PIAMENTE.