quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em tempo de alianças

O noticiário já vem tornando frequentes os projetos de alianças partidárias, que agora serviriam de base para a grande luta pelo poder a que vamos assistir no próximo ano. São acordos que se admitem no sistema que temos, e no qual as forças vão se instrumentalizar para a disputa do governo do Estado e a presidência da República em 2010. Com tanto poder em jogo é a razão porque os planos aliancistas desta vez são muito mais importantes que os do ano passado, quando o que se jogava era o destino da prefeitura.

Esses acordos, a legislação eleitoral não devia tolerar e abrigar da forma como os conhecemos, sem limites, sem responsabilidades bem definidas e distribuídas, tudo ao sabor de interesses que passam longe das aspirações do povo e, não raro, frontalmente contra elas. Era preciso que se estabelecem parâmetros e limites para essas junções, cobrando-se, pelo menos, compatibilidade em alguns aspectos programáticos. Veem-se casos em que o mesmo palanque é tomado por candidatos e políticos que até há pouco nem podiam se ver, lançam ideias e assumem compromissos em meio a um festival de falsas promessas, que não serão cumpridas exatamente por nascerem de grupos artificiais e casuísticos.

Desde o ano passado, quando fui ator de um processo eleitroral, não mais apenas como observador, fortaleci minha convicção de que devemos partir do princípio de que as alianças não são, por si só, virtuosas ou defeituosas. Quem as torna boas ou mas, eficientes ou inconvenientes, são os que fazem os acertos e estabelecem as bases de convivência durante a campanha e a partipação nos quadros a serem levados aos cargos do poder. Digo mais, para acentuar o que disse acima: as alianças partidárias tornam-se espúrias quando as bases do entendimento avançam além do interesse público e desconhecem os objetivos programáticos.

Um governador de estado precisa de base política para administrar, desde que ela se inspire num real desejo de servir à comunidade, e, para tanto, dois ou mais partidos sérios que se somam podem realizar bom trabalho, diferentemente da vastidão de legendas que se agregam apenas para tomar parte da disputa de interesses.



O.P.

30 comentários:

Anônimo disse...

As perguntas que não querem calar: o que o vereador Rodrigo Mattos está fazendo na França em pleno período de trabalho? Em quais condições ele se deslocou até o Rio de Janeiro para pegar o avião? Gente, não é possível...não há imprensa nesta cidade????

Anônimo disse...

Aqui ocorreu foi uma união de bandidos pra formarem uma quadrilha. Que perpetua a quadrilha anterior, que por sua vez foi eleita com o apoio da quadrilha (Familia) do Coronel de Torreões.
Muda o piolho, mas a coceira é a mesma.
E nós óóóóóóóó´
è ferroooooooooooooooooo

Maria disse...

Omar bom dia,como visitante de todos os dias de seu blog, não poderia passar sem deixar um comentário.Nunca me interessei por política e sempre votei posso dizer por votar indepedente de partidos, só existia um político dentro de Juiz de Fora que meu voto nunca teve e nunca terá, nem o mesmo e ninguem que ele esteja apoiando...Agora senti na pele um voto que joguei fora, e que poderia ter dado a alguem que fizesse jus e que por ilusão apesar da minha idade 42 anos deixei me levar por promessa de emprego, não nos orgãos publicos, mas sim em um estabelecimento comercial(fiz até curso pq o mesmo me prometeu),não me arrependo do curso, mas sim de ter dado meu voto á ele , que para nossa tranquilidade e minha principalmente não se elegeu.Daí passei a me interessar e preciso aprender muito por isso não posso opinar.Essa eleição passada me fez aprender muito que aquele que queira comprar seu voto seja da maneira que for não merece nunca credibilidade, e a minha venda foi fiada e até hoje não recebi o pagamento, agora quanto a aliança de partidos que agente vê ai direto eu mesma ja questionei varias vezes o porque que antes se atacam até moralmente e depois se abraçam como grandes amigos? Da pra me responder o porque.
Obrigada.

Rogerio de Moraes disse...

Cara Maria.

Quem caiu no Canto da Sereia, deve pelo menos dar nome a sereia.
Já é um bom começo.

Anônimo disse...

Em Juiz de Fora o que falta é fermento.
Aqui as coisas não crescem.
Só a roubalaheira tucana.

Rogerio de Moraes disse...

Imprensa há.
Só que boicotada, calada ou vendida.
FALAR OU EXPOR A VERDADE EM JUIZ DE FORA É MAIS QUE POECADO MORTAL.
È CRIME.

Anônimo disse...

E ALGUNS AONDA QUEREM RECEBER 300MIL PELAS VERDADES...

Anônimo disse...

Seguyindo a linha do anônimo filósofo:

Muda o ladrão mas roubo é mesmo!

Anônimo disse...

Com exceção do JFHoje que até agora não se manifestou (melhor seria investigar) sobre o passeio do vereador Rodrigo Mattos pela Europa ao invés de estar trabalhando (será que ele sabe o que é isto?! alguém acha que o jornalão local (notaram como ficou parecido graficamente com o Estado de Minas?)vai publicar alguma coisa? o Diário Regional que vem melhorando dia a dia talvez, não sei... tem interesses com a PJF (Atos do Governo). Rodrigo é tão debilóide que mesmo sabendo que tinha uma reunião do prefeito-pai com todos os vereadores não deixou de ir ao torneio de tênis de Roland Garos (vai a todos os torneios em qualquer lugar do mundo e só foi descoberto agora por causa do avião da Air France). Outra coisa que mostra como ele é completamente alheio a política (mesmo que seja no pior sentido): se quer ser candidato a deputado estadual poderia hoje dar uma de papagaio de pirata pois o governador está na cidade (todo mundo sabe que Aécio não quer Rodrigo candidato mas mesmo assim ele poderia pelo menos aparecer numa foto). Quem insiste em promover o vereador tenista adeputado estadual tenista e futuramente a deputado federal tenista é sua mamãe.

Luiz Valle disse...

... o que nós vamos ver agora é a "farra pelo voto", caem por terra ideologias politicas, programas de governo, carater, qualquer coisa... o que importa agora são os conchavos, as promessas vagas, a busca pelo voto desse povo que se vende até por 30 moedas, que se deixa levar por uma conversinha sem sentido, por programas feitos por marketeiros que vendem até areia para deserto, agua para oceano, paisagem para cego... vão se misturar em mesma legenda ideologias diferentes, ideias que não batem; mas tudo em nome de arrebanhar mais e mais votos, depois de eleitos eles veem como que ficam as coisas, depois dividem os cargos.... está dada a largada para esse circo que é eleição no Brasil!!!!!
salve-se quem puder, e que o povo se exploda!!!!!!

Anônimo disse...

Meu caro anônimo! Imprensa tem. Tres,que eu me lembre ou saiba. JFHoje, Tribuna de Minas e Diário Regional. Falar sobre o estilo de cada um? Facil! Mas cada que faça sua análise. Agora, numa cidade de 550 mil ou mais, cuja uma minoria lê, esse jornal é feito para eles e seus interesses. Isso sem contar que como em qualquer lugar, mas acredito, em Juiz de Fora a panelinha seja maior pela caracteristica, vc imagina se, um dos outros, sem ser o JFHoje, colocaria o nome do vereador, filho do prefeito, que se relaciona com a panelinha e com seus leitores, uma parte sub panelinha, em check.
COMO DIZEM ALGUNS, JF É UM ÔVO.
Portanto, minhas dúvidas quanto aos anônimos seguidores deste blog e do JFHoje. Imagina se o outro lado fica sabendo quem são eles. Ou vão perder o emprego, como alegam, serão execrados, condenados e não poderão mais descer a Halfed, talvez nem mais a Marechal ou Sao João. Quem sabe a Espirito Santo ou Floriano, para chegar a Getulio.
EM

Anônimo disse...

Ainda bem que existe uma meia duzia na cidade que consegue enxergar, como o anônimo da segunda manifestação. Mas como digo, como mudar esse quadro? Pena que as radicalização aqui, supere o bom senso e a organização. COMO SABER QUEM REALMENTE É CONTRA A TUDO ISSO QUE SE PRESENCIA NA CIDADE HA DECADAS.
É FICAR MALHANDO EM FERRO FRIO.
NA HORA H, COMO SE LÊ, UMA CATEGORIA QUANDO TEM A OPORTUNIDADE DE SE MANIFESTAR NUM PROGRAMA DE TV, SOME!
Ou então se aparece fica todo mundo querendo ficar lá atrás, para não aparecer. Sei como é isso.
EM

Anônimo disse...

Gente,é verdade que a Câmara pagou a passagem do vereador Rodriguinho Mattos? Outra coisa, o que o lindo mancebo foi fazer na frança. Ele não sabe nem o português.

SERGIO PASTOULO disse...

País aplica em saúde mental menos da metade do recomendado pela Organização Mundial da Saúde

O dinheiro gasto na área mental no Brasil está muito aquém do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda como razoável. Para atender o percentual mínimo de 5% que a entidade internacional sugere, seria necessário dobrar a quantia de R$ 1,2 bilhão aplicada em 2007 pelo governo federal. O valor correspondeu a apenas 2,43% de todo o orçamento do Ministério da Saúde naquele ano. Os dados de 2008 não foram divulgados pela pasta, sob a alegação de que ainda estão sendo fechados. Segundo Pedro Gabriel Delgado, coordenador nacional de Saúde Mental, a ideia é chegar a 4% em três anos. “Esse é o desejo da nossa área, mas tudo que envolve recursos depende de outros fatores”, conforma-se.

Se o ritmo de incremento na verba for igual ao verificado entre 2002 — depois da entrada em vigor da lei que orienta a política pública na área — e 2007, a pretensão de Delgado deve ficar mesmo só na vontade. É que, nesse período, os investimentos subiram da proporção de 2,19% (em relação a todo o orçamento do Ministério) para 2,43%. Ou seja, um aumento de 0,24% em oito anos.

A grande mudança verificada nesse intervalo de tempo está na destinação do dinheiro. O montante aplicado em sistemas hospitalares caiu de 75% da verba para 36%. Enquanto o gasto em serviços comunitários, extra-hospitalares, subiu de 24% para 63%. O dado, considerado um avanço dentro do Ministério da Saúde, que preconiza a redução de leitos no país, tem outras interpretações.

“Não somos contra a expansão de Caps (Centros de Atenção Psicossocial), leitos em hospitais gerais, ambulatórios, mas essa reforma está punindo os hospitais psiquiátricos, com repasse de diárias (pelo SUS) em torno de R$ 25. O resultado é a falta de atendimento para grande parte de usuários. E os que conseguem têm serviços com padrões baixos de qualidade”, ressalta Sérgio Tamai, diretor do Departamento de Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo e membro da Comissão de Acompanhamento da Política de Assistência Psiquiátrica no Brasil da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

SERGIO PASTOULO disse...

Asfixia
O Hospital Lopes Rodrigues, em Feira de Santana (BA), recebe em média R$ 29 como diária repassada pelo governo federal para cada um dos 243 pacientes que se tornaram moradores da instituição — alguns porque precisam da internação, mas a maioria devido ao abandono da família. “Esse dinheiro é usado para custear alimentação, medicação, espaço físico e funcionários. Ou seja, temos dificuldade para cobrir os gastos”, afirma Sérgio Vianney, coordenador do setor de estatística da unidade.

A instituição, que recebe recursos adicionais da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, administrou R$ 1,5 milhão em 2008, contando os gastos com o atendimento externo que disponibiliza, incluindo internações de curta permanência, consultas, emergência e serviços para o público infanto-juvenil. O Sanatório São Paulo, em Salvador (BA), credenciado ao SUS, cogita fechar as portas se o financiamento não aumentar. “Estão asfixiando os hospitais psiquiátricos. Mas não pensam nos pacientes que simplesmente não têm para onde ir”, diz Jurema Pires, uma das proprietárias da clínica.

Marcus Vinícius Oliveira, membro da Luta Antimanicomial e professor da Universidade Federal da Bahia, também faz críticas ao financiamento. Mas por razões contrárias. “Embora tenha havido uma mudança no perfil dos gastos, é grave que os 37 mil leitos existentes ainda consumam parte considerável do orçamento do Ministério da Saúde. É preciso fortalecer a rede aberta”, afirma o psicólogo.

Dentre as ações do Ministério da Saúde na área mental, os hospitais psiquiátricos e serviços relacionados diretamente aos Caps consumiram pouco mais de 50% do orçamento de 2007. Os programas com baixo investimento que chamam atenção são as residências terapêuticas, nas quais os gastos não ultrapassaram os R$ 13 milhões — menos de 2%. Programas específicos de álcool e drogas também aparecem como uma área esquecida financeiramente. As duas rubricas relacionadas à dependência química não chegaram a receber, juntas, sequer R$ 1 milhão.

Outros países
Estudo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com outras entidades médicas, mostra que em países desenvolvidos o gasto com saúde mental chega a ser o quádruplo do que o Brasil aplica. No Canadá, de acordo com o levantamento realizado em 2006 pela ABP, são investidos em média 11% do orçamento total da Saúde, numa rede bem organizada em três níveis: cuidado primário, secundário e terciário. Esse último diz respeito às internações, voltadas para os pacientes graves.

A Inglaterra aparece como outro exemplo de país que aplica recursos consideráveis na área. Lá, aproximadamente 10% do total da verba da Saúde vão para os serviços mentais, com foco na atenção primária, para prevenir o agravamento de distúrbios. Os Estados Unidos investem em média 6% do orçamento, segundo o estudo, mas existem fontes alternativas, provenientes de seguros de saúde, que não foram contabilizadas.

Ocireu disse...

Nem li com atenção, tenho que sair e andei me manifestando algumas vezes, mas, aproveitando o titulo:
"Em temp de alianças"
Diria eu, alianças com o PA Partido dos Anônimos em JF, é como andar sobre areia movediça. Se bem que qualquer coisa, vc pode pegar o "velho Lear" e se mandar. Não precisa pegar a UTIL.
EM
Creio que vc ate goste da terra, mas sinceramente, a esta altura de sua vida, o que vc pensa desse povo!? Evidente, há gente boa.

Ando mexendo com outra área na cidade e fazendo contatos. É INCRIVEL O QUE AS PESSOAS RECLAMAM. DISSO JA SEI HA MUITO TEMPO, MAS, CADA DIA ME DECEPCIONO E ME ENTRISTEÇO MAIS.

Anônimo disse...

Faço parte de uma instuição parceira da rede de Assistência Social. Há poucos dias fui convidada a participar de uma reunião que girava em torno do Centro de Defesa dos Direitos da Pessoa IDOSA, realizada no prédio da AMAC. Fiquei surpresa ao me deparar ao que todos já falavam: a inexpressividade do atual superintendente, o Sr. Luiz Eugênio, aí fica explicado o fato da AMAC estar enfraquecida, sem expressividade e completamente confusa em suas ações. Uma vergonha para o município e para assuntos tão sérios como a Assistência Social, este senhor deveria pelo menos fingir que sabe alguma coisa, decorar, sei lá, porque fazer feio no meio de pessoas que discutem práticas e buscam caminhos fica ridículo.
Continuo a dizer que os responsáveis pela Inclusão Produtiva Sra. Carla Ventura e pela Assessoria de Serviços de Média e Alta Complexidade, Sra Alexandra, continuam a fazer bobagens- duas áreas importantes na política e com práticas completamente medíocres e nem sequer conseguem esconder isso da população.
Lamentável. Espero sinceramente que os Senhores Vereadores cobrem e apurem esses fatos.

Anônimo disse...

Acho que nos brasileiros gostamos mesmo e de sermos enganados.Lembra do me engana que eu gosto,pois é.Levar politica e politicos a serio nesse país e brincadeira,e do mais pessimo gosto possivel.Hoje em dia a intenção de qualquer politico em qualquer parte dessa pobre nação e o benefício propio.Aliança,promessas,honestidade,transparencia,e tudo conversa fiada.Os politicos brasileiros estão unica e verdadeiramente interessados em acumular fortunas,enquanto ainda podem,porque um dia a casa cai,pode ter certeza.Acredito muito em DEUS,e tenho certeza que esses bandidos que hoje usufrui as custas da miseria de milhões de brasileiros,um dia,podem ter certeza,terão que responder por toda maldade,trapaça,roubo e cinismo que cometeram.Esse dia vai chegar.

Anônimo disse...

Ver e não enchegar.
Escutar e não ouvir.
Calar e não agir.

Principios básicos que povo covarde de JF adotou, para suportar os Vereadores e Prefeito.

Com este povinho os Rodriguinhos, Bruninhos, Flavinhos, Medroso do Betôes fazem e desfazem.

Anônimo disse...

se o tal do debil vereador não obteve permissão de afastamento comete falha ética e trabalhista.

existe promotor neste vilarejo ?

Anônimo disse...

É verdade que o Rogério ENCOSTO de Morais estava nesse avião?

Leda Salles disse...

OMAR,
DADA A COBRANÇA DE TANTOS LEITORES DESSE BLOG, CREIO QUE O JF HOJE E O TELEJORNALISMO DA TV PANORAMA, ÚNICOS REALMENTE E COMPROVADAMENTE INDEPENDENTES NESSE CIDADE DEVERIA ESTAMPAR EM SUAS MANCHETES PRINCIPAIS: "VEREADOR, FILHO DE CUSTÓDIO, VIAJA DE FÉRIAS, MAS CÂMARA ESTÁ TRABALHANDO!', "FILHO DE CUSTÓDIO DE FÉRIAS EM PARIS" , "RODRIGO MATTOS, VEREADOR GAZETEIRO!"

SUGIRO UM CAMPEONATO NESSE BLOG E A MELHOR FRASE SER ESTAMPADA NO JF HOJE.

Éverton disse...

Omar, acompanha seu blog sempre que posso!
Por favor, me responda uma "coisa":
JF tem jeito??? Você pensa em se candidatar para as próximas eleições???

Abraço

Anônimo disse...

Prezado DOUGLAS FEDOCEO, PARAQUEDISTA REG CBP,q 72026 Teólogo, Jornalista e Historiador... que deixou um comentario no post anterior:
Se o Aeroporto da Serrinha não tem condições de operar por estar a 2970 m de altitude, como voce explica o Aeroporto de Aspen, que esta a exatos 7930 pés ?
Na alta temporada, que lá significa inverno com muita neve, pousam e decolam muiiiiiiiiiitos vôos todos os dias.
Neve não é neblina ...
E não são aviões de pequeno porte...
São Airbus, Boeing, etc..

Anônimo disse...

Falando de nvo em Aeroporto... Me esqueci de anexar o link para o Aeroporto de Aspen. Vejam a foto da pagina inicial.
Se lá opera ... Serrinha tem que operar..
http://www.aspenairport.com/

Anônimo disse...

Omar , o tucanato local não esta sabendo que mais uma vez o traidor Arthur Bastos esta pensando em deixar o ninho tucano, mais uma vez a mando de seu tio o Veinho João Carlos Arantes que ja foi inimigo do Custodio quando o todinho foi prefeito pela 1a vez e desta vez também não esta satisfeito com a administração retirou novamente seu sobrinho (que na verdade não passa de uma marionete em suas mãos) do tucanato local . todos sabem que o objetivo do Arantes e continuar no poder legislativo so que desta vez quem sera candidato sera seu invento politico se der certo mais um politico de mais de 40 anos de carreira ira voltar ao poder da cidade !!!!

Anônimo disse...

Caro anônimo. Vc esta certo quando diz que o aeroporto de Aspem esta a quase 8000 pés de altitude, mas se equivocou em dizer que ele recebe vôos de aeronaves de grande porte.
A não ser que vc esteja se referindo a um outro aeroporto que não esteja localizado no Colorado.
Digo que vc se equivocou por que este aeródromo é considerado um dos mais perigosos do mundo e com freqüência esta fechado por conta de mau tempo. Este aeroporto é particular e recebe vôos de aeronaves que eu considero pequenas como o KING AIR e outras aeronaves do modelo taxi aéreo e para pousar nela só pilotos com larga experiência.
Não sei qual é a sua freqüência de viajem, mas sei q quem é empresário não pode se dar o luxo de ficar na dependência de um aeroporto que hora esta fechado, hora esta aberto para pousos e decolagens. Além disso, nossa pista não tem área de escape e de cabeceira a cabeceira ela tem apenas 1560 metros. Debulhando em miúdos, caso pouse uma aeronave full passageiro do tipo Airbus, Boeing, pode chamar todo o batalhão de bombeiros que vai morrer todo mundo e mais um bando de famílias que moram ao redor da pista! Detalhe, além de não ter área de escape ela não tem mais para onde crescer, com segurança o ATR 45 é o Maximo que vamos ter pousando por aqui e diga-se de passagem, uma aeronave turbo hélice encarece de mais o vôo. Como em minhas declarações disse que vôos no Brasil são caros de mais e que é um absurdo investir nesta pista por conta de suas dimensões e altitude, vou continuar mantendo a minha posição. Investir em equipamentos aqui é jogar dinheiro no lixo!
Juiz de Fora precisa crescer e rápido e a aviação é porta de entrada para grandes negócios. Se temos uma pista que esta a menos de 40 km da nossa cidade que mede 2750 metros de extensão e esta a 1250 pés de atitude e que não tem casa ao redor e que tem lugar para crescer, porque não usar? Perdoe-me anônimo, mas acho que você pensa pequeno ou concorda com a bandidagem que se instalou na política de nosso Estado. Abraço Douglas Fedóceo.
Ps: Se tiver 2 km de visual você pode pousar em qualquer lugar

Anônimo disse...

Jf necessitava crescer e não cresceu.
Perdeu muitos anos de desenvolvimento e perderá mais anos.
Seu povo retrogrado escolhe Governantes e Politicos ridiculos.
Desta forma o melhor é esperar, o pior.
O PIOR JÁ É VISTA PAISAGISTICAMENTE EM TODOS OS MORROS E ESQUINAS DA CIDADE. POBREZA, DROGA, CIRCULO DE FUNCIONARIOS DA PMJF OBSERVANDO O TEMPO PASSAR.

Desta forma marginal Jf caminha, com vereadores totalmente debiloides transvestidos de homem.

Anônimo disse...

Tucano, Petistas Sindicalistas, Petistas vereadores de JF que protegem mauricinhos são todos carniceiros.

Veja que o Prefeito doa 6 milhoes para o hospital dos bacana em troca de financiamento de futuras campanhas eleitoral e todos ficam quietos.

Omar, tem promotor o municipio ?

Rogerio de Moraes disse...

Infelizmente para anônimos e covardes eu não estava neste avião. Estava encostado na sua mãe. Pergunta ela onde...