sábado, 13 de junho de 2009

A gripe que nos ronda

Da mesma forma como pessoas e populações não devem se deixar levar facilmente pelos alarmes, que são capazes de causar grandes prejuízos coletivos, não é aconselhável que se influenciem pelo descuido total, quando veem as evidências de que estamos diante de perigos iminentes. Lembrei-me de falar sobre isso, quando, no fim de semana, deu-se a conhecer a advertência de especialistas de que uma pandemia bate à porta do mundo, soprando os ventos da gripe suína. Repito: se não há motivo para alarme, porque hoje a ciência nos oferece recursos que não haviam nos tempos das grandes pestes, nem por isso os governos têm direito de achar que vão combater o mal com meias medidas ou total desprezo, como se observa em muitos países.

Ainda no fim de semana, entre outras leituras sobre essa gripe, deparo com a preocupação de um grande especialista no assunto, Patrick Lagadec, de Paris, de onde não precisou sair para que o mundo o festejasse como autoridade em crises de risco. Quem o lê, percebe que ele não se exclui dos que temem o progresso e as consequências dessa suína indesejável. Chega a ponto de recomendar que países que exercem liderança, ou que tenham se transformado em principais vítimas da gripe, como Estados Unidos e México, adotem, em conjunto, medidas de prevenção sanitária. Lagadec vai além, e acha que soou a hora de serem eliminadas todas as formas de propagação do vírus. Grandes aglomerados, como eventos esportivos, devem ser desestimulados o quanto antes. Se chegarmos a esse ponto, imagine-se a frustração que seria provocada com o cancelamento de jogos da Copa do Mundo...

No Brasil, onde o governo não dá sinais de se preocupar com a pandemia anunciada, o Ministério da Saúde divulga boletins diários de controle da doença, animando-se diante do fato de termos apenas meia centena de casos suspeitos e mais de 400 descartados. Seja como for, todos são importados, nenhum autóctone.Um alívio. Mas não tanto. É importante que, sem que se desautorizem as iniciativas já tomadas ou em curso, outras sejam adotadas, agora com maior participação pupular. É preciso mostrar a cada brasileiro o que ele deve e pode fazer, em benefício da coletividade. Essa gripe, que começou meio misteriosa, como vírus A (H1N1), e depois se popularizou como suína, não veio para brincar.

11 comentários:

Easy Rider disse...

Ah então é isso.
A administração tucana toda deve estat contaminada pelo virús da gripe suina.
Basta ver a quantidade de porcaria que eles fazem...

Rogerio de Moraes disse...

PASSAGEM MAIS CARA A PARTIR DE AMANHÃ REFLETE A DESORDEM DO SISTEMA DE TRANSPORTE MUNICIPAL:

Vão parar

A assinatura de um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Ministério Público, com vistas a reduzir a gratuidade no transporte coletivo, já começa a preocupar algumas categorias. Uma delas é a dos oficiais de Justiça, que hoje, apesar de serem servidores estaduais, têm o benefício. Um de seus dirigentes admitiu até mesmo a possibilidade de greve se o Tribunal de Justiça não suprir com recursos a medida em discussão.

Assinam na 3ª

O TAC será assinado na terça-feira, mas sua elaboração já vem sendo discutida há algum tempo entre as duas casas. As primeiras informações, no entanto, só surgiram na semana passada, quando a Prefeitura anunciou o novo preço das tarifas que, por sinal, entra em vigor - no valor de R$ 1,70 - amanhã. Hoje, são mais de 20 segmentos que gozam do direito de andar de ônibus sem pagar passagem.

OUTRA COISA QUE DEVE SER LEVADA EM CONTA É A REAL QUILOMETRAGEM PERCORRIDA PELA USUÁRIO. POIS PAGAR O MESMO PRA IR DO ALTO DOS PASSOS OU DO MANUEL HORNÓRIO AO PARQUE HALFELD, DO QUE, QUEM SAI DE HUMAITA, TORREÕES, IGREJINHA OU MESMO DE BENFICA É PENALIZAR OS USUÁRIOS DA REGIÃO MAIS CENTRAL.
JÁ PENALIZADO PELAS ALTAS TAXAS DE IPTU, ALUGUÉIS MAIS CAROS E CUSTO MAIS ALTO DE VIDA.
TRANSPÓRTE SOLIDARIO COM O DINHEIRO DOS OUTORS É FÁCIL, QUEREMOS VER É UMA SOLUÇÃO JUSTA, POIS EM QUALQUER LUGAR DO PALNETA QUEM USA MAIS PAGA MAIS.
MENOS AQUI EM EJUIZ DE FORA, COMO SEMPRE O MÁXIMO EM MATÉRIA DE RETROCESSO.

Anônimo disse...

IH já não temos mais cemitério?

Agora o custódio vai uasr a emergência do assunto pra contratar a queiroz galvão pra abrir sepulturas, provavelmente no parque da lajinha.
e vai pagar por cada uma o mesmo que pagamos hoje pelo Municipal inteiro.
desse jeito é bom ser prefeito.

Anônimo disse...

SERÁ QUE CONVIDARAM O CUSTÓDIO?

Corrupção

A convite de Marcelo Baeta Miranda, da Polícia Federal, e do presidente da OAB-JF, Wagner Parrot, a procuradora federal Janice Agostinho Barreto Ascari fará palestra, dia 18, no auditório da OAB.
Janice se tornou referência no combate à corrupção no Judiciário e nos grandes crimes financeiros que foram manchete nos últimos 15 anos.

Anônimo disse...

H1N1, VÔO 447 AIR FRANCE E VOTO NO BRASIL


H1N1 – Gripe Suína

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o vírus H1N1 (Gripe Suína) já é uma PANDEMIA (epidemia que atinge grandes proporções).

Preocupação muito justa pois já morreram até agora, 139 pessoas em todo mundo.



Vôo 447 Air France

Uma grande tragédia, Brasil e França estão de luto. Milhões e milhões de dólares gastos pelos governos do Brasil e França para a localização dos corpos e destroços da aeronave.

Mais do que justo e necessário, foram 228 mortos.



Homicídios no Rio de Janeiro

No primeiro trimestre de 2009 (somente em três meses) morreram no estado do Rio de Janeiro 1695 pessoas vítimas de homicídio.

Os dados são da Instituto de Segurança Pública do RJ (ISP).



Infelizmente para muitos cariocas, PANDEMIA e AVIÃO DE 120 TONELADAS caindo é motivo de piada. Horrível realidade do belíssimo estado do RJ.

As coisas não melhoram e pelo jeito vão piorar.

Solução para mim, só no dia que o VOTO NÃO for OBRIGATÓRIO.

Enquanto isso o atual governador do RJ elegeu com seu apoio o novo prefeito da capital do estado, a popularidade do nosso presidente, amigo de Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chávez, só aumenta e a candidata dele vai embalando.



Deixo aqui minha opinião:

Obrigar um analfabeto ou um maluco qualquer a pegar UMA CÉDULA ELEITORAL é o mesmo que obrigar uma criança a pegar UMA ARMA DE FOGO CARREGADA, é tragédia certa.

Vírus se propagando, avião caindo e brasileiro votando…

Anônimo disse...

felizmente (para nós) todo o cuidado e receio com o surgimento da Infuenza A(= gripe suina),não se confirmou na pratica.A mortalidade é menor que 0,5%(semelhante a gripe por influenza).É verdade tambem que este virus tem grande poder mutagenico e isto pode sim , transforma-lo mais a frente ,em um virus de grande letalidade.Duas ocorrencias positivas devem ser comemoradas:1- o surgimento em breve (1 a 2 meses) de uma nova vacina antiviral,2-O alto grau de eficiencia das autoridades sanitarias mundiais que conseguiram um efetivo controle epidemiologico,quase que simultaneo em todo planeta.Não podemos esquecer,que em um mundo tão comercializado globalmente,outros interesses poderiam ter ganhado carona neste quadro,em especial a comercialização de drogas antivirais que foram produzidas em massa a passados tres anos ,quando do então surgimento da gripe aviaria,e por não ter se dissemidado em alta escala,rendeu um grande prejuizo a industria farmaceutica.De qualquer forma cuidados com ambientes fechados ,e aglomerados ,principalmente nesta epoca do ano é pratica saudavel e inteligente de se viver.

Luiz Valle disse...

a gripe que nos ronda não é nada comparada a mortalidade que existe no Brasil por descaso político... temos que lembrar que no nosso país ainda se morre de fome, morre por falta de saneamento básico e morre-se principalmente nesse caótico sistema de saúde publica...

web tv jovens cristãos disse...

Tem um video no Youtube de um cientista ou médico??? ou seja lá quem... Ele faz uma grave denuncia, de que a gripe teria sido produzida em laboratório e que o mesmo laboratório produziu a vacina para vender para os governos. No video ele diz também que as ações na bolsa do tal laboratório de um dia para o outro subiu como foguete. Fica aqui a pergunta preocupante que não quer calar.
" Até onde existe verdade neste fato? Sera que o ser humano esta ficando tão perigoso, a ponto de querer sacrificar inocentes por um punhado de moedas? DEUS nos acuda!

Anônimo disse...

Esperamos que os senhores da PF de JF não realizem só palestras, pois a criaçada está morrendo com o crack e o comércio com os contrabandistas.

E a população com estes politicos mafiosos que estabeleceram nesta cidade, que de fato não tem o Juizes nem de fora e nem o de dentro.

Anônimo disse...

A MAIORIA GRIPE DE TODOS TEMPO E DA POLITICA SEM CURA SEN VACINA

Ministério da Saúde disse...

Omar Peres,

Todas as ações necessárias para prevenir e controlar a Influenza A (H1N1) são desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Os mais variados meios de comunicação são utilizados para manter a sociedade bem informada acerca dessa doença. Além disso, a instituição está preparada para adotar novas medidas, conforme a necessidade.

O e-mail fernanda.rocha@saude.gov.br está à disposição para mais informações.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde