sábado, 20 de junho de 2009

SOBRE A AMAC E SEU FUTURO

Muito se fala, muito se critica, mas pouco se discute a AMAC, enquanto instituição pública, que tem como objetivo principal a assistência social. São muitas as críticas, principalmente quanto ao empreguismo praticado por quase todos os prefeitos, que dela se utilizaram para colocar seus cabos eleitorais em alguma "função". Importante dizer, que nem todos seus funcionários enquadram-se nessa condição. Ao contrário, a AMAC possui profissionais muito qualificados.

Por outro lado, pouco se sabe sobre os benefícios e serviços que ela proporciona e presta às camadas mais humildes da sociedade. Certamente, sem a AMAC os problemas sociais da cidade seriam bem maiores.

Mas a que "preço" a AMAC faz tudo isso ? Não me refiro ao custo financeiro e, sim, às injustiças praticadas no decorrer dos anos, por políticos que não tinham a preocupação de saber que estavam praticando ilegalidades, ao contratar centenas de pessoas para trabalhar na instituição , qualificadas, ou não, para exercer uma função pública, sem que tenham prestado concurso público. Entraram, simplesmente, porque eram amigos de políticos, de prefeitos. Cara do Brasil.

É necessário fazermos uma fundamental pergunta para iniciarmos o debate : é correto um prefeito nomear amigos em detrimento de milhares de cidadãos dessa cidade que também buscam um emprego ? Eu, honestamente, acho que não. Para mim, o cidadão só tem uma porta para ingressar no serviço público: concurso .

Agora estamos assistindo o reverso de um processo que aterroriza milhares de funcionários da
Amac: a dispensa, o desemprego. Isso porque, o Ministério Público , por obrigação de oficio, deverá interferir judicialmente na instituição para corrigir os erros e aberrações praticados por prefeitos dessa cidade, que nomearam para a AMAC, centenas de funcionários sem concurso. O que fazer?

Outra pergunta ainda mais fundamental: caso a Lei obrigue a demissão de funcionários contratados sem concurso, onde vão parar mais de dois mil funcionários da Amac que podem ser demitidos a qualquer momento?

É um grave problema e, devemos, todos nós, discuti-lo. Várias outras perguntas devem também ser respondidas. Por exemplo: quantos funcionários efetivamente tem a AMAC? Em que governos foram nomeados? Quais são os principais serviços prestados pela instituição? E , finalmente, quanto efetivamente custa a AMAC para os cofres municipais , e o que a instituição oferece ,em contra-partida, para a sociedade que a sustenta?

Por outro lado, o que estamos entendendo é que o prefeito está programando um grande desmonte da AMAC, demitindo milhares de pessoas que ficarão sem emprego, e , pior, sem chances de recolocação.

A AMAC precisa deixar de ser um orgão politico. A AMAC precisa ser reciclada. A AMAC precisa se transformar numa autarquia independente que preste, obviamente, contas para a sociedade, mas não pode ficar nas mãos de prefeitos, corruptos como Bejani e Custódio.

O prefeito em exercício, se estivesse preocupado em economizar recursos, deveria, em primeiro lugar, não ter nomeado centenas de cabos eleitorais para ocupar cargos em comissão, que sem função, sugam milhões de Reais por ano dos cofres públicos. No lugar dessa gente que não tem o que fazer, a prefeitura poderia utilizar esses recursos para a manutenção dos empregos de também centenas de funcionários da AMAC , enxugando o orçamento da instituição, mas, nesse caso, sem cortar projetos, sem criar desemprego.

O debate sobre a AMAC está aberto.

61 comentários:

Anônimo disse...

A maior "vitória" do capitalismo dominante no mundo

BBC - 19/06/2009

Fome vai atingir recorde de 1 bilhão de pessoas em 2009, diz FAO


O número de pessoas que passam fome no mundo chegará neste ano ao recorde histórico de 1 bilhão, segundo a projeção mais atualizada da FAO, o braço da ONU para a agricultura e alimentação, divulgada nesta sexta-feira.

A situação, que a organização descreve como "uma combinação perigosa de desaceleração econômica e preços de alimentos que insistem em se manter alto em muitos países", deve fazer com que 100 milhões de pessoas sejam empurradas para baixo da linha da pobreza.

"Embora importante progresso tenha sido obtido para reduzir a fome crônica na década de 1980 e na primeira metade de 1990, a fome aumentou inexoravelmente durante a última década", diz a organização.

"O número de famintos aumentou entre 1995-97 e 2004-06 em todas as regiões do mundo, exceto na América Latina e no Caribe", acrescenta a FAO. "Mas inclusive nesta região os progressos históricos na redução da fome foram anulados como consequência da alta dos preços dos alimentos e da atual crise econômica."

Segundo o relatório, "a crise econômica se produz como continuação da crise alimentar e energética de 2006-08".

"Em termos reais, os preços têm permanecido em média 24% acima dos de 2006", acrescenta a entidade. "Para os consumidores pobres, que gastam até 60% de sua renda em alimentos básicos, isso significa efetivamente uma forte redução de seu poder aquisitivo."

Emergentes

A organização ressalta que os países pobres e em desenvolvimento são, de longe, os que mais abrigam desnutridos.

E eles são também os mais vulneráveis à crise global: os investimentos direcionados a eles devem cair 32% neste ano (segundo o FMI), assim como o volume de remessas de estrangeiros (entre 5% e 8%, de acordo com o Banco Mundial).

O relatório diz que soma-se a isso uma queda no volume do comércio mundial (entre 5% e 9%, segundo o FMI e a OMC) e a redução no volume de ajuda internacional.

"Não podemos ficar indiferentes à situação atual de insegurança alimentar no mundo", alertou o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. Ele também pediu mais mecanismos para elevar a produtividade agrícola dos países pobres.

"Esta crise silenciosa da fome, que afeta um em cada seis seres humanos, representa um sério risco para a paz e a segurança mundiais", acrescentou.

Segundo a FAO, muitos dos que passam fome vivem no campo - mas serão os pobres da cidade que, afetados duramente pela piora da situação econômica e pelo aumento do desemprego, terão dificuldades de fazer frente à recessão mundial.

A FAO estima que 642 milhões de pessoas passem fome na região da Ásia e Pacífico. A África Subsaariana possui 265 milhões de pessoas com fome.

Em seguida, vêm a América Latina e Caribe (53 milhões), África do Norte e Oriente Médio (42 milhões) e os países desenvolvidos (15 milhões).

Unknown disse...

Omar, tenho lido na tribuna sobre a AMA mas nunca vejo um pronunciamento da Atual Secretaria de Assistência Social, ela nem é citada. Como não sei muito sobre ela, vc possui alguma informação referente a ela, que dignifique a ocupar tal cargo?

Anônimo disse...

Omar, vc já viu a situação dos ex-superintendentes da Amac?????????? Que processo por improbidade administrativa o FigueirÔA e o Tarcisio estão respondendo?? Consulte o site do TJMG e nos informe o que está acontecendo. Engraçado ningém falar sobre isso.

Anônimo disse...

Omar, por isso que sempre falo da necessidade de "administradores" a frente dos municípios.

A maneira que você evidencia a necessidade do uso da equação INVESTIMENTO x RETORNO é fundamental para que tudo funcione bem, principalmente para a parcela mais carente, pois somente assim, os recursos terão efeitos verdadeiros e não simplesmente eleitoreiros.

Um Administrador sabe o "preço" do dinheiro e um "político de carreira" NÃO sabe e nem quer saber.

Roberto disse...

BEJANI VAI EM CANA:
MP vai denunciar Bejani criminalmente

Ricardo Miranda
Repórter

Passado um ano da segunda prisão e renúncia do ex-prefeito Alberto Bejani (sem partido), o Ministério Público Estadual de Minas Gerais, por meio do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (GEPP), finaliza as primeiras denúncias envolvendo o contrato da Prefeitura com o Grupo SIM - Instituto de Gestão Fiscal. Em duas ações, que devem ser apresentadas à Justiça nos próximos dias, os promotores vão denunciar Bejani por conta da ausência de licitação no processo e das supostas vantagens obtidas em decorrência da sua relação com representantes do Grupo SIM, conforme inquérito da Operação Pasárgada, da Polícia Federal. De acordo com o Ministério Público Estadual em Belo Horizonte, há indícios suficientes para apresentar uma ação civil de responsabilidade administrativa e outra criminal.

SERÁ?

Roberto disse...

MAIS UMA DO BEJANI:
Em Juiz de Fora, o ex-prefeito já responde a processo por posse ilegal de munição e de carregador de pistola de uso exclusivo das Forças Armadas. A ação é a primeira desencadeada a partir da Operação Pasárgada. O procedimento corre na 2ª Vara Criminal e segue na fase de análise da defesa preliminar. As investigações feitas pela Polícia Federal indicam que, de fato, a arma encontrada na residência do prefeito durante a Operação Pasárgada é de calibre curto. O armamento, segundo Bejani, seria um presente do ex-detetive Mauro Fusco. Já a munição apreendida junto a um carregador é de uma pistola 9 milímetros, de uso restrito. A pena para posse irregular de tais artefatos é de um a três anos de detenção.

LADRÃO E COM POSSE DE ARMA:
ISTO NÃO SERIA, ASSALTO A MÃO ARMADA?

jorge disse...

REALMENTE, está precisando de todas as bênçãos do Céu, !!!

O presidente da Câmara, Bruno Siqueira,
foi recebido pelo arcebispo dom Gil Antônio Moreira, que retribuirá a visita à Câmara,
em agosto, quando dará uma benção
especial no plenário

Anônimo disse...

Prezado Omar,

A DISCUSSÃO DE JUIZ DE FORA DEVE SER POLICIAL, COM AMAC E OS DEMAIS ÓRGÃOS.
NA VERDADE A DITA ASSISTENCIA SOCIAL NÃO É PRATICADA POR NINGUEM.
OS RESULTADOS SÃO ZERO E A CIDADE ESTÁ ENCHENDO DE DESESPEROS E BANDIDOS.

PARA MIM DEVERIAMOS PASSAR A REGUA E INICIAR TUDO NA ESTACA ZERO, COM MEDIDADS PREDECTIVAS E PREVENTIVAS.
Muitas escolas tempo integral, muitas escolas profissionalizantes,
nucleo de geração de pequenas empresas e privatização total da saude com carteiras de atendimento para quem comprovar carencia.

Nesta PMJF o custo pode ser reduzido em 60 % se a população agir de forama efetiva contra o empreguismo, que termina sendo pago pela prpria população honesta.

Saudações do Marra.

Anônimo disse...

Estou pasma!!!!A AMAC não é uma instituição publica?Seus funcionarios não são servidores????Até então 2200 pessoas se serviam dos cofres públicos decordo com a conviniencia dos politicos e ai vc vem me dizendo que tem funcionários gabaritados: que mostrem isso em concurso público:TRANSPARENTES E SEM APADRINHAMENTO pois conheço profissionais de várias áreas na fila dos desempregados e ninguem tem peninha.A CONSTITUIÇÃO NO BRASIL É PARA INLES VER........

Anônimo disse...

Esse gângster, bejani, é a maior excrescência que já apareceu em JF.

É um lixo, sob forma (des)humana.

Além do bandido em si, tem mais a quadrilha formada por ele e os malfeitores de fora que se estabeleceram em JF trazidos pelo presidiário e aqui ficaram.

Deus nos acuda!

Anônimo disse...

Todos os funcionários deverão ser EXONERADOS, porque todos entraram pela janela e no serviço público tem de haver concurso e não é o caso da AMAC, lá sempre foi um cabide de emprego, enquanto que os comissionados da prefeitura se caso o Prefeito do partido deles perderem todos saim junto com o mesmo e mais Público já deveria a muito tempo ter intervido na AMAC, que é obrigação do mesmo porque eles sim são os fiscais da Lei EM NOSSO pAÍS.

Luiz Valle disse...

acho que a AMAC tem que ser reformulada, deixar de ser cabide de emprego político, ter seus programas reformulados e promover concurso publico para ocupar as vagas... infelizmente alguns terão que pagar o preço de serem "apadrinhados", com o desemprego.... mas só assim a AMAC se tornará um orgão da prefeitura dentro da lei...|Ta na hora de Juiz de Fora ter moralidade política!!!

CorruPTos disse...

PENSANDO BEM, SERÁ QUE DEMITIR FUNCIONÁRIOS, QUE ENTRARAM PELA JANELA, É MESMO INCORRETO?
A AMAC É UMA CAIXA PRETA E RESPONSAVEL POR UM SEM NUMERO DE FORTUNAS EM JF.
SE ABRIR ESSA CAIXA PRET VAI TER MUITO PREFITO SEM DORMIR, E OS SUPERINTENDENTES JÁ ESTARAM COM RESERVA GARANTIDA NO HOTEL NELSON HUNGRIA.

Anônimo disse...

Essa política de Juiz de Fora dá nojo. Fora a toda essa classe política. Tanto os que roubam, quanto os omissos.

Valéria disse...

Meu irmão a 3 anos atraz fez concurso para amac passou e nunca foi chamado,o q prova q muitos lá forma empregados pelo q chamamos "QI"(QUEM INDICA)

Anônimo disse...

Gostaria que voce fizesse criticas construtivas a guarda municipal em seu jornal, pois criticas destrutivas é facil, de opiniões de como pode ser melhor utililizada esta corporação em nossa cidade, como pode servir melhor a cidade, por favor dê sua contribuição.

Anônimo disse...

Após fazer uma vistoria no ramal ferroviário que vai dar lugar ao primeiro metrô do interior do Rio, em Macaé, o Secretário estadual de Transportes, realizou mais uma rodade de negociaçãoes para viabilzar o projeto. a intenção é construir um VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, que funciona como um metrô de superfície, numa linha férrea de 23 KM, atualmente desativada. O VLT é um sistema moderno de transporte, já utilizado em diversas cidades de países como Japão, Itália e alemanha.A FCA, concessionária que administra a ferrovia, e a prefeitura de Macaé já se reuniram para discutir detalhes técnicos do projeto e estabelecer atribuições.Pelo projeto, um ramal ferroviário, que servia apenas para transporte de cargas, sera revitalizado, dando lugar a um moderno metrô de superfície. A linha de 23 Km ligga a região norte ao lado sul, atravessando 13 bairros e irá beneficiar mais de 6.000 pessoas por dia, interligando todo o perímetro urbano da cidade.Com o novo meio de transporte, o tempo gasto pelos moradores de Macaé, para se deslocar de um lado a outro da cidade cairia pela metade.Hoje, no trajeto feito de onibus, os passageiros levam, em média, 66 minutos. De metrô, a viagem duraria apenas 30 minutos.A ANTT em Brasilia já está ciente do projeto, e ná reunião do dia 16/06/09, a prefeitura, diretores do FCA esperam a autorização para viabilizar o projeto.

Fonte: Folha dos Lagos de 13/06/09.

(Quando se quer realmente resolver o problema do transito, tem de ter a vontade política, e partir para a ação.)

Anônimo disse...

omar,naõ sou advogado,gostaria que um advogado respondesse,o comentário do participante, ricardo miranda,se o bejani está respondendo na justiça federal, todos esses processos como poderia ter 2 julgamentos para o mesmo processo,acredito que vc não pode ser condenado 2 vezes por um só crime,afinal se bejani praticou crime estadual,como pôde ser preso pela polícia federal,e como mp pode fazer denúncia se o inquérito nem terminou,está ainda em apuração dos fatos,se tiver algum advogado criminalista por aí ,me ajude a atender.

Anônimo disse...

Arizona, essa novela ta enchendo o saco!
A prefeitura não tem dinheiro ou eles não querem pagar!!!!!
Caro Omar Perez, dessa vez eu suplico sua ajuda. Segundo a advogada que cuida do caso da Arizona, só no próximo governo vamos receber esse dinheiro. Ajude-nos. Conto com você

Anônimo disse...

Como que JF está mal tratada uma cidade dessas fácil de administrar e cheia de buracos, mato, caco de vidro tudo espalhado nas vias públicas, está parecendo cidade abandonada sem nenhuma aparência sem nenhum atrativo. Infelismente a cidade está pagando o preço do descaso. JF têm que dar um basta nesse ciclo político que há muito tempo vêm lesando a cidade. Os serviços do lesgislátivo e do executivo só servem para enganar e mais nada. São pessoas "podres", eles não param para pensar no mal que estão fazendo as gerações que se passaram e as que virão. E tudo em nome da maldita ganância. Será que a cidade está sobre o poder do anti-cristo? Para mim é ele usando o que têm de melhor para acabar com a harmônia e destruir a humanidade. O problema é mais sério do que se pensa.

Anônimo disse...

DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988,SÃO CINCO OS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:LEGALIDADE,IMPESSOALIDADE,MORALIDADE,PUBLICIDADE E EFICIENCIA, E OS ATOS ADMINISTRATIVOS TAMBEM TÊM CINCO REQUISITOS NECESSÁRIOS,SENDO UM DELES A FINALIDADE QUE TEM QUE SER SEMPRE O INTERESSE PUBLICO,NOSSOS POLITICOS SEGUEM ISSO DIREITINHO,LESAR O MEIO AMBIENTE CONSTRUINDO LIXÃO PERTO DOS RIOS E NASCENTES,VALORES SUPERFATURADOS NOS CONTRATOS, FAVORECIMENTO A AMIGOS ETC E TAL É TUDO QUE A SOCIEDADE PRECISA,E NÃO TEM LEI QUE OS PARE, MESMO COM A MERDA NO VENTILADOR, O MINISTERIO PUBLICO NÃO FAZ A SUA PARTE, SERÁ QUE TAMBÉM MERECEM ESTAR LÁ?

Anônimo disse...

Tudo bem que os funcionários da Amac merecem uma atenção, mas também não é justo esses continuarem trabalhando sem concurso público, pois além de ferir a constituição, fere também nós cidadãos comuns, e outra coisa quando esses funcionários foram nomeados eles sabiam da ilegalidade. Caso continuem trabalhando na Amac cabe a nós cidadãos, uma cobrança até judicial para que não seja permitido a continuidade dos trabalhos por funcinários sem concurso público, pois se continuar vou cobrar na justiça por uma nomeação também.

WLF

Anônimo disse...

NOJO E ESSE POVO DE TERCEIRO MUNDO QUE NAO SABE VOTAR QUE SO PENSA EM AUXILIO GAS,BOLSA ESCOLA E AUXILIO DESEMPREGO POVO SEM CULTURA ESSE POR ISSO FALO PARA SER POLIITICO SO BASTA SABER FALAR BEM E DAR UM 5 KG DE ARROZ QUE TA ELEITO E AFINAL E BOM POLITICO E AQUELE QUE SAIBA ROUBAR NA POLITICA NAO TEM SANTO NENHUM E A PURA VERDADE

Anônimo disse...

Minas Gerais mais uma vez em destaque (NEGATIVO)por causa da Assembléia de Minas


http://noticias.uol.com.br/politica/2009/06/22/ult5773u1441.jhtm
Deputados mineiros conseguem inflar seus vencimentos ao comparecerem em massa em reuniões extraordinárias e chegam a ganhar mais que os colegas da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na contramão da Câmara dos Deputados, onde o penduricalho foi extinto em 1988, e das demais Casas Legislativas do Sudeste do país, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais paga há anos o chamado jeton (espécie de bônus, atualmente em R$ 619,20) por sessão ao parlamentar presente nas reuniões extraordinárias, que são limitadas a oito por mês.

A remuneração aos deputados em razão da presença nas oito reuniões, somente em um mês, custou R$ 320 mil aos cofres públicos de Minas Gerais. Com base no número de reuniões e de presenças dos parlamentares, até o momento, a assembleia gastou aproximadamente de R$ 1,2 milhão com as reuniões extras. Em 2008, foram realizadas 89 reuniões extraordinárias na Casa Legislativa.

Relaxamento ético
Para o cientista político e professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Fábio Wanderley Reis, não haveria necessidade de pagamento aos deputados pelas sessões extras.

"Os deputados já são remunerados normalmente pelas suas funções. Eu não vejo, diante da necessidade de uma reunião extra, que haja uma remuneração adicional. Ainda mais que eles foram eleitos, e se apresentaram como candidatos de forma voluntária, para o trabalho que exercem. Acaba sendo mais um exemplo dessa frouxidão e relaxamento ético que a gente está vendo na vida pública", avaliou.

Reis analisa o episódio como uma forma de aumento nos salários dos deputados estaduais. "Se eles ganham mais dinheiro para fazer o trabalho deles, certamente é uma maneira de aumentarem os próprios salários", frisou. Para ele, o pagamento das reuniões extraordinárias só seria revisto se houvesse pressão sobre os deputados.

"Somente com a vigilância da opinião pública e da imprensa o quadro mudaria. Não há alternativa, o jeito é avançar nessa direção. À medida em que os deputados começarem a ser objeto de atenção, provavelmente mudarão isso", observou.

Com discurso parecido, o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, também condena o pagamento.

"Evidentemente é descabido porque se cria um estímulo para serem convocadas as reuniões extraordinárias. Não tem nenhum motivo para existir uma coisa dessas. Eu não sei como eles podem justificar isso", disse.

Segundo Abramo, os deputados mineiros são bem remunerados e não precisariam de mais um adicional pelas sessões extras.

"Eles já recebem 15 salários por ano, além de auxílio-moradia, e ainda recebem pelas sessões extraordinárias, parece-me uma brincadeira com o dinheiro público", afirmou.

Anônimo disse...

Quanto custa um deputado mineiro

Cada um dos 77 parlamentares tem direito a:

- Subsídio mensal de R$ 12.384,06

- Auxílio-moradia de R$ 2.250,00

- Ajuda de custo de R$ 12.384,06, (em parcelas pagas no início e no fim do ano)

- Valor igual ao do subsídio mensal, pago no fim do ano, correspondente aos meses trabalhados pelo deputado (uma espécie de 13º salário)


-Verba indenizatória de R$ 20 mil para custeio do mandato, que serve para manter escritório político do deputado fora da Assembleia


- Gabinete onde são alocados de 6 a 23 funcionários, de escolha do deputado, cujos salários são pagos pela Assembleia e variam de R$ 500 a R$ 7 mil

- R$ 7 mil por ano em passagens aéreas (o parlamentar solicita e o setor responsável faz a compra do bilhete)

Anônimo disse...

As vezes acho que estou tendo um pesadelo,mas para infelicidade minha e da esmagadora população desse país,e uma realidade cruel,corrupta e baseada na mentira que vive atualmente a sociedade brasileira.Dois casos que seriam escandalo ate no Paraguai,que no Brasil são defendidos por unhas e dentes por pessoas,na maioria ignorante,e na minoria,que irão levar vantagens financeiras incauculaveis.Primeiro sobre a Dilma,que como foi noticiado aqui,vai receber uma fortuna ilegalmente,e como candidata do PT deveria não so abrir mão,como obrigar os outros previlegiados a cumprir a lei.Mas e esperar muito de alguem vindo do PT.O segundo caso e o Bejani,um cidadão que veio da baixada fluminense,que para azar de Juiz de Fora,quis o destino que viesse parar aqui.Pois bem o cara ficou milionario,destruio a credibilidade de uma cidade,interrompeu qualquer chance de desenvolvimento e vinda de induistrias serias para cá,foi filmado,gravado e fotografado roubando dinheiro publico,e ainda tem um grupo fiel de eleitores,que apoiam e votam no camarada.E depois vem os intelectuais de botequim dizer que o crime não compensa.Realmente não compensa para pessoas como eu,e tenho certeza que uma grande parte da população,que por principios,cumprem a lei,paga seus impostos,ensinam seus filhos que a honestidade e o carater de uma pessoa não tem preço.Eu fico aqui imaginando quanto que o Bejani deve estar pagando para o seu advogado,que por sinal e o mesmo do Marcos Valerio,outro exemplo de cidadão correto,honesto,exemplo de bom carater.E bom mesmo que o Bejani ganhe a eleição,caso contrario,os seus amigões com certeza vão sumir,e ele vai ter que se virar para pagar o rombo que vai deixar,desta vez em "suas" finanças.

Vilma Valim disse...

A AMAC é uma excrescência do ponto de vista das atividades que exerce, além da sua formatação gerencial. Não atinge os seus objetivos, exceto os que se relacionem com os gestores - inclusive os prefeitos - que a utilizam (já foi dito) para atender os seus interesses de política, entupindo-a de gente (salvo raras exceções) que não faz e não sabe fazer nada. É notório. Basta passar de manhã nas suas instalações da Rua Espírito Santo e constatar que poucos são os que trabalham. A solução é redesenhar a AMAC no que concerne às suas funções, como na sua estrutura administrativa. Abraços

Lais disse...

Omar,concordo plenamente com tudo que disse sobre a amac.Não pode deixar nas mãos desses corruptos como Custódio e bejani.
Além de corrupto o Custódio nunca está na prefeitura para atender a população, pelo menos eu que sou estudante de comunicação social, e preciso de uma entrevista dele, ele nunca atende.

adoro seu blog

beijo
;***

Afonsinho disse...

Prestar concurso para a prefeitura é perda de tempo.
A melhor forma de se entrar como servidor na administração municipal é ser puxa-saco subserviente de alguém que tenha poder político para te indicar para um cargo comissionado.
Nossa dministração é medieval e "sortuda" ao mesmo tempo, pois conta com a ignorância da população e da tão falada omissão!
Se fosse feito um diagnóstico sério e imparcial sobre a situação de vários cargos que esperam por preenchimento de concursados aprovados, descobriria-se muita má vontade política e desonestidade de nossos pseudo-administradores neste jogo sujo.....
Pobre de quem presta concurso!Tenho pena deste pessoal!

Anônimo disse...

Omar boa noite, estou utilizando este espaço pela última vez,pois é lamentável o envolvimento das autoridades de Juiz de Fora, com as falcatruas do Município. A AMAC sempre foi cabide de emprego de políticos e cabos eleitorais será que somente nós funcionários CONCURSADOS é que sabemos? Onde está o Ministério Público? Então Dr Omar, estou desanimado e vendo que Rui Barbosa é que estava certo "...Um o homem honesto irá sentir vergonha de ser honesto" Um abraço . MARCUS PAULO

Roberto disse...

MORALIZAÇÃO POLITICA:

Ficha limpa

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Almeida Melo, assinou o formulário de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visa a impedir o registro de candidaturas de pessoas condenadas em primeira ou única instância, denunciadas pela prática de crime, ou que tenham renunciado para não serem cassadas. A iniciativa, que ocorre também em Juiz de Fora, é da CNBB e do Movimento de Combate à Corrupção.

ESSE PROJETO DEVIA AINDA TER MAIS RIGOR, POIS SÓ PODERIAM SER CANDIDATOS QUEM JAMAIS TIVESSE SEU NOME LIGADO A AÇÕES DE ROUBO OU QUALQUER ILICITO ENVOLVENDO VERBAS..
DESSE MODO AQUI EM JUIZ DE FORA, SERIAMOS BENEFICIADOS DUPLAMENTE, POIS O CUSTÓDIO NÃO PODERIA PARTICIPAAR DA ELEIÇÃO QUE ELE ACABOU FRAUDANDO E O BEJANI JAMAIS PORIA AS PATAS NA POLITICA DE NOVO.

Roberto disse...

AQUI TAMBÉM TEM SUJEIRADA:

Calais comemorou e agradeceu aos pares a aprovação do projeto. "Quero dizer da importância da máxima transparência quanto a essas informações", declarou. "Não estou dizendo que há algo errado com as nomeações feitas na Câmara e na Prefeitura. Mas essa matéria é imprescindível para que, no futuro, não aconteça aqui o que aconteceu com o (José) Sarney", alfinetou, referindo-se ao fato de Shirley de Araújo, cunhada do presidente do Senado, ter recebido como servidora da Casa durante seis anos mesmo sem o costume de aparecer para trabalhar na capital do país, conforme denúncia veiculada pelo jornal Correio Braziliense. Desde o início, as chamadas "nomeações-fantasma", como as que foram denunciadas no caso do Senado, foram o grande alvo do líder do Governo. "Pode ter certeza de que, com esse projeto, não teremos funcionários-fantasma na Prefeitura e na Câmara de Juiz de Fora", apostou

SÓ QUE AAQUI O FANTASMA É O PREFEITO.

Anônimo disse...

aí peesoal,a loira que andava com vanessa loçasso fazendo compras em j.fora,rio,bh.trabalha na amac e ganha só 4.800.00,carla ventura,omar deixa o pessoal saber disso.

Anônimo disse...

ETA JORNALZINHO FRACO HEIN NADA CONSTRUTIVO E SIM DESTRUTIVO SÓ COISA NEGATIVA MAS TA NA MEDIA RUIM DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DE JF SEM VIDA BOM MESMO LER GLOBO JORNAL DO BRASIL ISSO SIM E BOM, NÍVEL DE LEITURA E ALEM DE TUDO PARCIAL AINDA BEM QUE TENHO PARABÓLICA

Anônimo disse...

Meu comentário não foi publicado, mas reafirmo que a enquete, bem intencionada, foi contaminada por figurinhas menores como isauro calais e josé eduardo araújo, que mandaram gerações inteiras de parentes e eleitores votarem na enquete.
Sabem quando esses 2 ridículos serão deputados? NUNCA!

jorge disse...

"Aposentados
Antes do recesso parlamentar
de julho a Câmara dos Deputados
terá de votar o veto do presidente
Lula à emenda do senador
Paulo Paim, que estendeu
aos aposentados e pensionistas
o reajuste de 16,67% dado ao
salário mínimo em 2006. Calcula-
se que o rombo nos cofres do
INSS chegue a R$ 36 bilhões, se
tiver que pagar essa conta.
O governo está diante da
seguinte situação: ou concede o
benefício e arrebenta com os
cofres ou o nega, ganhando a
antipatia dos aposentados."

È interessante que, quando se falar em reajuste para os aposentados, que já deram MUITA contribuição ao País, SEMPRE se fala que isso arrebenta com os cofres públicos. E o "ASSALTO" que o Senado tem feito desde muito tempo e que está em ascândalo nacional? Por que NINGUÉM fala que isso arrebenta com os cofres do País? E os mensalões? Pq NINGUÉM faz uma reportagem com esse enfoque?Se pararem de desviar dinheiro público, COM CERTEZA sobrará para a saúde de qualidade, a educação, e para os pobres aposentados.

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Anônimo disse...

COMO VAMOS ALCANÇAR A MARCA DE 500.000 SE O BLOG PAROU NO DIA 20.

Anônimo disse...

Parabens. O Supremo Tribunal Eleitoral deu um passo a frente, nada de candidatos com ficha suja. Só falta o Gilmar não melar......

Anônimo disse...

AMAC


A propósito, devo ressaltar que os problemas em relação à AMAC esses que estão sendo levados a público, merecem reflexões:

1ª. Trata-se de um problema da cidade e não de questões político-partidárias, já que é a cidade que sofrerá o impacto da ausência dos serviços pela entidade em questão;

2ª. A AMAC nunca foi pública, portanto não justifica transforma-la em ONG, basta ter conhecimento da sua lei de criação. Sua natureza jurídica é de uma “Associação Civil de direito privado de fins beneficentes e não lucrativos...”

3ª. Aos seus funcionários nunca houve a promessa de serem ou de estarem ingressando no serviço público;

4ª. Os contratos de trabalho de seus colaboradores são regidos pela CLT e jamais pertenceram ao Regime Jurídico Único, esse da PJF;

5ª. Por essas e outras razões nunca foi cobrado de seus colaboradores o ingresso via concurso público – no caso específico dessas pessoas não cabe tal procedimento, sendo a Instituição privada;

6ª. A Instituição nunca obteve lucro financeiro, sempre atribuiu o resultado de seu trabalho o coeficiente de sua experiência na área social, a eficiência de seus resultados naquilo que é de sua competência.
É preciso reforçar a gratuidade do seu atendimento, a todos os seguimentos, por essa razão recebe recursos do tesouro municipal, para executar as ações emergentes, as quais o município não tem como atender;

7ª. No ano de 1997 a entidade passou por uma CPI, liderada por uma comissão de Vereadores e que ao final dos trabalhos tiveram como direcionamento para os próximos anos, dentre outras: Sua transformação em Fundação Pública, com contratação a partir de concursos públicos, o que a partir de então vinha sendo sumamente cumprido;

AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:

1ª. Quem acolherá e desenvolverá atividades socioeducativas junto à População de Rua e população Migrante, que tanto são solicitados pela comunidade que busca atendimento e abordagem ?

2ª. Quem fornecerá às crianças, adolescentes e jovens o quantitativo aproximado de 15.000 refeições ao dia ?

3ª. A quem ficará destinado o atendimento no contra turno escolar de aproximadamente 5.800 adolescentes ao dia que se encontram em situação de vulnerabilidade humana e social ?

4ª. Como ficará a proteção dos direitos das 600 pessoas idosas atendidas diariamente em sua convivência social e protegidos em uma possível violação de seus direitos ?

5ª. Quem atenderá as 15.700 pessoas a cada dia na ausência da AMAC ? bem como das 27.160 famílias ?

É um caso a ser pensado com responsabilidade e levando em consideração o empobrecimento galopante da população, o risco e a vulnerabilidade cada vez maiores e a qualidade com que esse público é atendido e acolhido diariamente.

Anônimo disse...

Queria saber:- quem inventou AMAC? Quem aprovou SEU REGIMENTO?
Por que ela foi criada se existia SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO e BEM ESTAR SOCIAL que executava EXCELENTE TRABALHO?
Por que acabaram com os PAPPES com orientação de MARIA MONTESSORI?
Por que acabaram com 0 GRUTEC? Formava profissionais técnicos em todas as àreas:construção civil:carpintaria,eletricidade.mecânica e etc.E com os projetos da COMOSSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?
Pesquise e se encontrar ganhará PRÊMIO>Tudo foi DELETADO!
A mediocridade , a vaidade a ânsia de poder e APARECER acabou com a história e com boas iniciativas .Agora,é constatar a TRISTE REALIDADE>Entreviste nossa Vereadora VERA FARIA ,com seus lúcidos 91 anos relembra como salvou meninos de rua .Vale a pena!

Roberto disse...

O CUSTÓDIO DESAFIA OS PROMOTORES:

Caso Amac

Outra discussão que vai chamar a atenção será a do dia 8, pois na pauta estará a situação jurídica da Amac. Se dependesse do Ministério Público, cujos promotores visitam a cidade hoje, cerca de 2 mil funcionários seriam demitidos para a realização de concurso. O prefeito Custódio Mattos diz que não vai acatar a sugestão. Já no dia 9, a terceirização dos caminhões do Demlurb e a reestruturação do Departamento entram na ordem do dia.

SEGUNDO DECLARAÇÃO DO PRÓPRIO PREFEITO EM RADIO LOCAL ELE TAMBÉM ESTA DISPOSTO A NÃO ACATAR ORDEM JUDICIAL NO CASO DOS CAMINHÕES DE LIXO, O PESSOAL DA AMAC ENTROU PELA JANELA, AGORA CHEGOU A HORA DE SAIR PELA PORTA, DOS FUNDOS...

Roberto disse...

JÁ É CARNAVAL:

ANTENADO

O presidente Renato Carvalho está acelerando a organização do carnaval 2010. Na última reunião da Liga das Escolas de Samba, ficou definido para o dia 30 de julho o prazo máximo para apresentação dos enredos. Em agosto, acontece a festa de lançamento e o sorteio da ordem dos desfiles.
A grande novidade é que as agremiações têm até o dia 15 de outubro para apresentação do samba-enredo. A ideia é lançar o CD dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.


SERÁ QUE A PREFEITURA VAI ENTRAR NO CIRCUITO E COMO NO ANO PASSADO PAGAR O CARNAVAL INTEIRO DESDE QUE O HOMENAGEADO NÃO SEJA OMAR PERES.
O BEJANI PROIBIU TERMINANTEMETE QUALQUER ESCOLA DE HOMENAGEAR NO SEU ENREDO, O BLOGUEIRO DA VERDADE.
COMO CASTIGO AGORA NOS TEMPOS MODERNOS VEM A JATO, A POLICIA FEDERAL ACABOU COM A EMPÁFIA DO LADRÃO E DE SUA ESPOSA, A
EX-TEMIVEL E EX TODA PODEROSA SUPERINTENDENTE DA AMAC.

Roberto disse...

Muitos nomes-notícia desfilaram na junina do condomínio Parque Imperial

UMA PEWRGUNTINHA QUE NÃO QUER CALAR:

FOI NO PALÁCIO DO CUSTÓDIO?

Roberto disse...

PREPAREM SEUS ESTOMAGOS:

Vem aí a Revista da Feijoada da Estrelas.

JUIZ DE FORA É MESMO O MÁXIMO, ATÉ FOTO DE FEIJOADA É REQUENTADA...

Anônimo disse...

E OMAR VC ABRE AS DISCURSÕES E FECHA OS CANAIS??QUEM TE CENSURA???

Anônimo disse...

O AMERICA DO RIO VEIO FAZER A PRE TEMPORADA EM JF. QUEM ESTÁ BANCANDO???SERÁ A PREFEITURA NUM ATO SECRETO??????

Anônimo disse...

O Cabide de empregos tem que acabar. Mas, a falta de compromisso também. Veja um exemplo:

Na UBS Nossa Senhora das Graças tem um médico Cardiologista, Carlos Augusto, que consegue atender a todos os pacientes em 20 minutos. Ressalta-se que o mesmo tem um outro trabalho no Hospital João Felício no mesmo horário. É só conferir... horário de 07:00 às 11:00 horas. Conhecido com the fash......

Isto poooooooooooooooodeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Anônimo disse...

por isso falo que políticos e empresários são tudo igual gananciosos,individualista e falsos sem alma e DEUS no coração que pena

Anônimo disse...

A PREFEITURA AO INVÉS DE AJUDAR O SEU ÚNICO TIME QUE AINDA RESTA QUE É O TUPI VAI AJUDAR O AMÉRICA E O SENHOR ROMÁRIO E NÓS QUE PAGAMOS A CONTA. QUE ABSURDO.

Juizforano com orgulho disse...

È SR. OMAR, QUEM CRITICA É PORQUE NÃO CONHECE O TRABALHO QUE É FEITO POR ESTA ASSOCIAÇÃO.
A AMAC É RESPONSÁVEL POR 99% DA ASSISTENCIA SOCIAL EM JUIZ DE FORA, É SÓ PERGUNTAR PARA A POPULAÇÃO MAIS CARENTE, OS IDOSOS, AS CRIANÇAS DAS CRECHES, OS ADOLESCENTES DO PROMAD, OS AS CRIANÇÃS E ADOLECENTES DOS CURUMINS, SÃO MAIS DE 21.000 USUÁRIOS ATENDIDOS POR MÊS.SERÁ QUE ESTES USUÁRIOS SÃO ATENDIDOS POR FANTASMAS.NÃO, LÁ ESTÃO 2.100 FUNCIONÁRIOS, QUE TRABALHAM 8HORAS POR DIA, PARA O BEM DA CIDADE. JUIZ DE FORA TEM QUE DAR MUITO VALOR A ESSES FUNCIONÁRIOS. PARABÉNS FUNCIONÁRIOS DA AMAC PELO TRABALHO, TENHAM ORGULHO DO QUE FAZEM, VCS PRESTAM O MELHOR TRABALHO DA PREFEITURA.

Anônimo disse...

As perguntas ficam MESMO sem sua resposta?

Anônimo disse...

"ETA JORNALZINHO FRACO HEIN NADA CONSTRUTIVO E SIM DESTRUTIVO SÓ COISA NEGATIVA MAS TA NA MEDIA RUIM DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DE JF SEM VIDA BOM MESMO LER GLOBO JORNAL DO BRASIL ISSO SIM E BOM, NÍVEL DE LEITURA E ALEM DE TUDO PARCIAL AINDA BEM QUE TENHO PARABÓLICA"
------------------------
carioca do brejo, diz que os jornais citados tem nível de leitura, mas o dele, hehehe.
Que o jornal é PARCIAL, hehehe.
E tem parabolica, que dureza!
Pq será que está em JF, devia se mudar!

Anônimo disse...

carioca do brejo, diz que os jornais citados tem nível de leitura, mas o dele, hehehe.
Que o jornal é PARCIAL, hehehe.
E tem parabolica, que dureza!
Pq será que está em JF, devia se mudar!
------------------------
pessoas como vc tem povo,empresários, o políticos que merece nível 0 de cultura ,graças a deus já estou de mudança,vida nova cultura nova

Anônimo disse...

POVO BRASILEIRO MERECE POLÍTICOS/ EMPRESÁRIOS QUE TEM POIS SÃO POVOS OMISSOS E SO FICAM SENTADOS NA CADEIRA GRANDES PAÍSES VÃO A LUTA NÃO É CASO DAQUI NÉ RS...

Rogerio de Moraes disse...

UM ERRO NÃO JUSTIFICA O OUTRO.
NINGUÉM CONTEXTA QUE O OS TRABALHOS DA AMAC NÃO TENHAM ALGUMA UTILIDADE. TAMBÉM SÓ FALTAVA QUERER QUE ALÉM DE ENTRAR PELA JANELA OS FUNCIONÁRIOS NÃO TRABALHASSEM.
PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE É O MINIMO QUE ELES PODEM E DEVEM FAZER PARA PELO MENOS DIMINUIR A GRAVIDADE DO ILICITO DE ENTRAR SEM CONCURSO.
ENFIM, NADA JUSTIFICA O ERRO.

Anônimo disse...

Não existe erro nem dolo, a AMAC sendo privada não existe a obrigatoriedade de haver concurso e por essa razão ninguém naquela instituição "entrou pela janela", que aliás trata-se de uma frase feita e de péssimo gosto para esse caso, isso certamente não cabe.
o trabalho executado pela AMAC não tem "Alguma Utilidade" não é uma questão de ser útil, isso é para a Igreja Catílica, lá não há caridade e sim uma política de atendimento social, sistematizado e voltado para as áreas de extrema vulnerabilidade que a cidade possui.
Só pra lembrar, a AMAC completou 24anos de existência e de resultados positivos naquilo que se propõe.

Anônimo disse...

PORQUE NINGUEM FALA NADA DO FIGUEIROA QUE NO FINAL DE MAIO DE 2009, FOI DENUNCIADO PELO MINSTERIO PUBLICO DE JUIZ DE FORA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E VIOLAÇÃO A ATOS ADMINISTRATIVOS, POR ENQUANTO....SABEM PORQUE PORQUE ELE PRÓPRIO SE NOMEOU PARA CARGO DE ASSESSOR TÉCNICO DA AMAC VITALICIO SEM CONCURSO SEM NADA....

ALÉM DE QUE FOI DEPOSITADO ILEGALMENTE 5.000,00 (CINCO MIL REAIS) DA AMAC EM SUA CONTA-CORRENTE, VAI TER MAIS CADEIA POR AI É SÓ AGUARDAR.......

QUALQUER DÚVIDA É SO ENTRAR NO SITE DO TRE MG E PESQUIZAR O NOME JOSE SOTER DE FIGUEIROA NETO.

PORQUE A IMPRENSA SE OMITE...
COMA PALAVRA OMAR PERES

Anônimo disse...

A AMAC É TÃO LEGAL QUANTO O JOGO DE BICHO, AGORA ENTENDO QUANDO VEJO SENHORAS QUE ANTES ERAM DONAS DE CASA NA CONDIÇÃO DE AGENTES DE SAUDE, É TUDO OBRA DOS PADRINHOS.

Anônimo disse...

Oi boa noite estou aqui para reparar uma calunia no comentario de Vilma Valim quando ela diz que... Basta passar de manhã nas suas instalações da Rua Espírito Santo e constatar que poucos são os que trabalham. ela deveria saber que ali fica a gerencia de apoio.(Motoristas e pessoal da manutenção)No entanto ninguem fica parado, sem fazer nada e sim aquardando ser solicidado para sair. sem mais me despeço sem de longas.

Antonio Daniel disse...

Olá prezado senhor Omar Peres, venho solicitar a vossa senhoria, mais uma vez, que verifique a situação da vítimas e também conhecidas como FUNCIONÁRIA(O)S da AMAC. Veja V.S, todas as escolas da cidade, com exceção de algumas particulares, terão suas férias prorrogadas em virtude da pandemia da gripe suína, mas, as vítimas da AMAC não, as creches irão funcionar no intuito dos funcionários realizarem limpeza, tudo isso graças às ordens expressas da muito respeitosa coordenadora executiva de atendimento em creches srª Andréia Barbério. Mas, vejamos do seguinte aspecto: com recomendação de não funcionamento pela Secretaria de Saúde, como consta no site da PJF, pergunto se o quadro de funcionários de cada unidade ficarão por 5 dias lavando o chão, paredes, teto, etc para descontaminar o ambiente de trabalho? Quem irá trazer de certa forma a gripe serão estas crianças que estão afastadas há 15 dias, fazendo votos sinceros que nenhuma delas esteja contaminada pelo vírus. As unidades sejam de creche, curumim, etc não estão contaminadas e não vejo o porque de agir desta forma. No sábado e domingo os locais estarão fechados e no dia 10 como será o procedimento? Como receber as crianças, com que suporte, orientação, com gel e sabonete líquido para desinfetar as mãos? E os espirros, as corizas, a falta de material humano e de limpeza? Falta luva descartável, papel toalha, será que terão estas pessoas tudo isso esperando-as neste retorno? A cidade já apresenta alguns casos suspeitos e não parece que as pessoas não estão bem informadas e informando quanto a isto. Aproveitei o tópico criado para expor essa nova situação e gostaria de solicitar ao srº a criação de um tópico para tratarmos e expormos de forma séria a situação da infeliz pandemia suína.