domingo, 21 de fevereiro de 2010

DILMA, A CANDIDATA E SUAS DIFICULDADES.

Dilma Rousseff nunca disputou uma eleição, o que confirma a minha convicção que politica não é carreira e, sim, vocação. Temos dezenas de casos de políticos que assumiram cargos importantes sem nunca terem participado de uma eleição sequer. Em Minas, o caso mais conhecido é o de Márcio Lacerda. Em São Paulo, Celso Pitta , e no Rio de Janeiro , Conde. Todos três eleitos prefeitos das principais capitais do país , sem nunca, repito, terem disputado uma eleição.

O critério utilizado pelos que deixam o poder é um só: colocar alguém de confiança em seu lugar, o que, diga-se de passagem, não tem dado certo. Conde e Pita traíram e romperam publicamente com César Maia e Paulo Maluf, respectivamente. Vamos ver o que vai acontecer com Márcio Lacerda. O poder embriaga e, geralmente, os novos "líderes" e mandatários são atacados pela síndrome do esquecimento alcoólico. Em outras palavras, dão um ponta pé no bumbum de quem, efetivamente os elegeu.

Portanto ser Vereador, Deputado, Senador, Secretário de Estado etc. , significa, na maioria das vezes que o cidadão se torna politico profissional , e ficará lutando para se eleger o resto da vida, sem chegar a lugar algum. Morre e ninguém sequer se lembra de quem foi.

Vou dar um exemplo: outro dia, aqui mesmo no blog, confundiram o médico e intelectual Clóvis Salgado, que foi Vice Governador de Minas, Ministro da Educação etc., com o politico Plínio Salgado, fundador dos "camisas verdes" , e mentor intelectual do fascismo no Brasil. Vejam a importância que tem os politicos para o brasileiro...

Lula decidiu por Dilma. Pessoalmente, não acho que tenha sido a melhor escolha para o PT. Não pelo fato de não ter tido experiência eleitoral. Na minha opionião o PT tinha outros melhores nomes. Aloisio Mercadante, por exemplo. Mas foi o Lula quem escolheu e, no Partido dos Trabalhadores , a liderança do Presidente é absoluta e indiscutivel.

Responsável pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, a mineira Dilma Russeff tem fama de ser autoritária e prepotente. Não pede, não lidera. Grita ! Humilha em público seus subalternos. Isso é o que se houve de sua personalidade. Se isso não funciona mais em empresas, imagine na politica. Se tudo isso for verdade, fica complicado disputar uma eleição. Parece coisa pequena, mas acreditem, não é. Isso espalha como pólvora. E marca o candidato.

Outro problema para a candidatura do PT, é o Sul do país. Salvo no Rio Grande, onde o partido terá forte candidato ao governo do estado, Dilma terá enormes dificuldades para entrar em São Paulo , Paraná e Santa Catarina.

Já no Rio de Janeiro, a vitória não será tão simples: mesmo tendo dois fortes palanques, o de Sérgio Cabral , e o de Garotinho, haverá o enfrentamento com Fernando Gabeira que quase ganhou a eleição para Prefeito do Rio, cidade onde se concentra 60% dos votos do Estado. Dilma deve ganhar, mas não vai ser uma vitória esmagadora. Vai ser apertado.

O problema chama-se Minas Gerais. Aqui , se decidirá quem será o próximo Presidente da República. Fácil de explicar: em São Paulo e Sul, Dilma perde na contagem geral. Ganha no Rio , e no Norte-Nordeste. Os dois candidatos saem praticamente empatados na contagem final em todo o país . Resta Minas Gerais, a balança que indicará o vencedor, quando seus quase 15 milhões de eleitores disserem em quem votarão .

Por isso, é fundamental que PMDB e PT saiam unidos para Governador aqui no segundo maior colégio eleitoral do Brasil. Não havendo composição entre os dois partidos, afirmo sem medo de errar: Dilma perde as eleições em Minas Gerais. Não se esqueçam, Lula apoiou Marta Suplicy em São Paulo. Resultado: perdeu feio! Portanto, Lula ajuda , e muito, mas não é garantia de vitória.


Haverá segundo turno para Presidente e, em Minas, também teremos segundo turno para o Governo do Estado. É certo que o candidato de Aécio Neves vai para o segundo turno. Nesse momento, o Governador mais popular da história do Estado, jogará todo seu prestigio pessoal para eleger seu sucessor, na medida que seu projeto politico de ser Presidente da República, começa com sua eleição para o Senado, e com a vitória de Antonio Anastasia. Com PT e PMDB desunidos e separados por vaidades pessoais , a derrota de Dilma será inevitável.

Dilma perde as eleições para Serra em Minas Gerais.

E mais: isso se Serra for mesmo candidato. Se for Aécio, Dilma amargará a maior derrota da história do PT em Minas Gerais.

Façam as apostas.

21 comentários:

Anônimo disse...

ntesSinceramente não há salvação para quem se envereda na política... Veja exemplo do DEM, que tem os seus detentores de mandato em Brasília no Executivo e Legislativo sob forte indícios de forte corrupção. Já o Prefeito de São Paulo, teve cassado o mandato junto com o seu vice, sendo ele um dos baluartes da legenda, do ex-PFL.

Como diz na bíblia, que é mais facil um camelo entrar numa agulha (abertura nas muralhas que circundavam as cidades...) do que um rico ir para o céu. Dá para aceitar que quem faz carreira política, foi, ou era, ou sera corrupto, já que os conchavos para ser eleitos pelos partidos políticos propicia essa conduta. Com toda modestia, penso que fui um revolucionário ao inverter as tendências, pois em 1988 "sem lenço nem documento", fomos eleitos pelo PJ- embrião do PRN, sendo que tenho que admitir, que mesmo assim, na reta final, houve o caixa 2 para a eleição do Bejani, no que a proposta de campanha era a "caça aos marajás"...penso que fui um puro, um ingênuo. Mas, valeu ! Hojé quem tem boca maior é que engole os correligionários e os sapos...mesmo que seja sapo barbudo, como foi o PT com o Lula...que insistiu, resistiu a crise da corrupção do PT do Zé Dirceu e neste fim de semana, lança uma "sapa", para não dizer perereca (poderia ser enguadrado na Lei Maria da Penha) candidata, com a Dilma Rousseff ( para simplificar: Dilma "self-service", se bem que não é tanto assim, vai na onda da popularidade do Lula..., mas, os tucanos vem aí. Afinal, até a campanha da fraternidade desse ano ajuda ao José Serra, pois ele quando Ministro do FHC desenvolveu com recursos do FGTS/FAT programa de geração de emprego e renda, com cursos de qualificação/requalificação e disponibilização de recursos para a "economia solidária", para as associações e cooperativas e autonomos inserirem-se no mercado, com agregação de idosos, mulheres e deficientes físicos e mentais. Os Tucanos tem que sair do muro e dizer ao que veio...Mas, tomara que não tenhamos mais tucanodutos e valeriodutos nas campanha...Sonha não custa nada ! ( já dizia o Martinho da Vila )

Marcial Fontes

Anônimo disse...

Podem anotar:

O PT vai amargar uma grande derrota ao escolher Dilma, a terrorista,como sua candidata.

E pior, vai colocar o governo nas mãos do PSDB.

Aguardem!

Anônimo disse...

"Kassab é a prova do
dedo podre de Serra"
Leiam no ConversaAfiada, alias leiam tudo pois o blog do Paulo Henrique Amorim está bombando,inclusive o PIG e só lá que ficamos sabendo o que é isso.

Anônimo disse...

Não sou PT, mas sim um brasileiro, infelizmente o povo não sabe votar se soubesse nunca jamais em tempos alguns votaria nesse politicos que nasceram com a Ditadura e locupletaram da mesma e estão ai até hoje, Somente se o eleitor parar e pensar sobre o Brasil antes de Lula(PT) e depois, voce notará a diferença de Governos, o pobre e o negro nunca nesse período com raras exceções tinham condições de estudar nas Universidades públicas, porque o rico estuda em escola particular, mas a Universidade tem de ser pública, porque é lá que oferecem há melhor educação. Olha que estudei em Universidade particular, trabalhei e paguei os meus estudos era o que sobrou para mim. Somente por isso que o meu voto é do PT, porque foi o único que preocupou com o pobre e o negro, que esse País tem uma grande dívida, não sou negro. Por isso pensem bem antes de votat em outubro..........

Anônimo disse...

Se uma candidata que não pára de subir nas pesquisas é uma candidata "em dificuldades", imaginem se ela fosse a candidata das facilidades!

Anônimo disse...

17/02/2010

O plano B dos tucanos

Não se surpreendam se as águas de março trouxerem uma novidade no cenário eleitoral da eleição presidencial. Fontes próximas ao alto tucanato me contaram, que cresce no ninho tucano a idéia de não lançar Serra para disputar a presidência. Para isso pesaria uma pesquisa do sociólogo Antônio Lavareda, com um cenário não muito animador.

A caixinha de surpresas dos tucanos estaria preparando a chapa Fernando Henrique Cardoso – Aécio Neves. O governador mineiro já teria topado ser vice de FHC. Vamos aguardar!

Anônimo disse...

FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.Esperamos o imperio do amor na final,isso se o Adriano e o Love não cairem na cachaça antes.Da-lhe FOGÃO

Anônimo disse...

A PROVA DA INCOPETÊNCIA DOS VEREADORES ESTÁ BEM NA CARA DELES. SE OS MESMOS SÃO PAGOS PARA FISCALIZAR O EXECUTIVO, ENTÃO SERÁ QUE ELES NÃO ESTÃO VENDO QUE AQUELE QUE JÁ FOI UM LAGO NO PARQUE HALFELD ESTÁ COM ÁGUA PARADA E SEM TRATAMENTO. VAMOS CHEGAR EM PRIMEIRO LUGAR NO QUESITO DENGUE.

Anônimo disse...

Há muito não passo final de semana em juiz de Fora, mas neste eu fiquei por aqui e fui levar meus filhos para passear no parque halfeld, que arrependimento, que sujeira, aquelas baias que o tarcisio colocou ali para os camelôs está quase caindo na cabeça deles de tão podre. Senti falta dos pipoqueiros, vendedores de picolés, algodão doce etc... perguntei para um fiscal que ali passava e ele disse que foi proibido a permanência desses ambulantes por ali. por que será interrogação.

Anônimo disse...

Agora até LOUCO está no seu BLOG.

Omar , não começa a esculhambar seu BLOG , por favor.

Se ele perder a credibilidade , vai para o buraco.

Quando voce deixa passar uma matéria onde uma pessoa escreve que o PSDB vai lançar uma chapa com FHC e o Aécio de vice, certamente seu blog perde credibilidade.

Omar , essa voce passou batido e passou feio.

Isso desmerece a credibilidade do seu blog.

Daqui a pouco vão dizer que o TARCÍSIO DELGADO será o vice da Dilma ...rs...rs...

Aliás , anote aí uma informação importantíssima , que muda muito o cenário de votos em Juiz de Fora.

Durante o carnaval , a família DELGADO esteve reunida e é muito provável que o ex-Prefeito Tarcísio possa vir candidato a Dep. Estadual.

E por razões de interesse familar.

Primeiro : A candidatura de Julio Delgado está muito difícil e somente uma votação igual ou superior a obtida em 2006 , o leva de volta a Brasília.

Segundo : A estimativa do PSB é de fazerem 2 a 3 Deputados Federais e nas pesquisas e análises do própio Partido PSB , o Julio encontra-se em 4ºlugar.

Terceiro : Uma derrota de Julio Delgado , levará ao fim , a saga política dos Delgado em nossa cidade , pois Júlio é o único herdeiro do Pai , porém sem o carisma do mesmo e sem grupo político , apesar de ser um bom Dep. Federal conforme atesta o DIAP.

Quarto : A candidatura de Tarcísio , tem tudo para se transformar na maior votação pessoal de um candidato em nossa cidade , com possibilidades de sair somente daqui já eleito com mais de 60.000 votos.

Quinto : Isso fatalmente , alavancaria a votação de seu filho Julio , que poderia com isso talvez repetir a votação passada , onde obteve mais de 40.000 votos.

Sexto : Tarcísio seria em um hipotético Governo de Anastasia , sua figura central da oposição.

Sétimo : Com as chances de Bruno Siqueira aumentando dia a dia , principalmente depois da troca de favores acertado com o Antonio Jorge , pelo grupo do Itamar , sua eleição o credencia a ser o novo líder do PMDB na cidade , sepultando de vez a dinastia DELGADO em nossa cidade.

Oitavo : Além do mais , Tarcísio hoje em dia , vive praticamente uma vida ociosa , algo que sabemos não é o forte de quem labutou tanto tempo na política.

Portanto OMAR , anote aí , ganha força a possibilidade de TARCÍSIO vir a ser candidato a Deputado Estadual , e com uma vantagem muito importante , pois sairia eleito de Juiz de Fora , além de ter uma campanha muito barata , pois seu nome ainda tem alto índice de recall na população.

Vamos aguardar .

A todos , desejo uma ótima semana.

Anônimo disse...

A Dilma pode até ganhar. Mas o meu voto ela não leva!

Anônimo disse...

O desgaste da candidatura Dilma, pelo fato do Lula estar não respeitando a Legislação eleitoral e forçando a barra com candidata sem experiência é grande.

Independente dos partidos, os candidatos Serra e Ciro são mais comportados e sabem o peso da falta de ética na politica.

O Lula é o cara bom de conversa, para um povo que tem péssimo nivel de julgamento e nivel de entendimentos das questões nacional;mas algo está escrito : Lula com Dilma significa um engodo politico que o Brasil não irá engolir, pois já no inicio da campnha será visto que a Dilma é uma Secretaria -Executiva competente, mas sem a minima capacidade de liderança para estabelecer um minimo de gobernabilidade.

ffgl

Anônimo disse...

Vou copiar o que li no CA.
MINEIROS NÃO JOGUEM LIXO NAS URNAS.
Sds. a todos.

Anônimo disse...

Como não houve nenhuma convenção partidária e portanto, oficialmente, ninguém ainda é candidato a nada, não há como acusar qualquer governante de estar fazendo campanha antecipada.

Anônimo disse...

Senhor Omar Peres.
Não duvido de muitas verdades que tem dito em seu blog, no entanto, essa de que o Serra vencerá a Dilma
em Minas Gerais eu não acredito, isso porque, quando o Lula disputou
o primeito turno em 2006. a conversa também era essa, no segundo turno a mesma coisa, entretanto, as professias não se realizaram, conheço bastante a política mineira e assim posso dizer que mineiro não é muito simpático as candidatos paulistas e principalmente quando é considerado filhote do FCH, que aó é aceito pelos eleitores incautos e que preferem ver o povo sofrer, e este será o resultado caso a Dilma perca para o Serra, por certo
iremos ter mais privatizações e o descaso como tivemos com a única rodovia que liga Juiz de Fora ao sul de Minas, que é a BR 267, que sob o mando do FHC era só crateras, causando acidentes e prejuízos aos mineiros daqui e da região sul do Estado de Minas Gerais, eu particularmente não que isso aconteça novamente, fora TUCANOS DE UMA FIGA, e é assim mesmo que devam ser tratados, temos
o exemplo aqui em Juiz de Fora que só fazem por dilapidar o ERÀRIO público. Espero que os mineiros de raça não permitam que isso aconteça
com o nosso País.

Anônimo disse...

Ao comentarista da 23:59.
Você diz comportados e eu digo, ENGANADORES e acho que estou certo, esses nunca falam a verdade para não perder votos, concorda ?

Anônimo disse...

A ministra Dilma, na sua luta em meio a múltiplas "dificuldades", teve o lançamento de seu nome pelo PT como destaque na imprensa internacional.

É matéria do Le Monde, Financial Times e The Guardian. Ao mesmo tempo!

O El País, da Espanha, deu destaque à ministra Dilma tratando-a como futura Presidente.

Já o PiG, não viu graça nenhuma nisso, claro.

Anônimo disse...

Votar na Dilma é votar em Zé Dirceu, o chefe da quadrilha do mensalão conforme denúncia de ministro do STF

Anônimo disse...

PMs da escolta de Monica Serra são assaltados e carro oficial roubado

AE – Agência Estado

SÃO PAULO – A escolta da primeira-dama do Estado de São Paulo, Monica Serra, foi assaltada ontem durante um reconhecimento de percurso no Jardim Vila Mariana, zona sul da capital paulista. Dois policiais militares que checavam a segurança do trajeto que seria feito posteriormente pela mulher do governador José Serra (PSDB) foram abordados por dois criminosos, que anunciaram o assalto. Houve tiroteio e um dos PMs foi baleado na perna. Os suspeitos fugiram levando duas pistolas e o veículo oficial, um Toyota preto, que acabou sendo encontrado pela polícia abandonado horas depois.

Anônimo disse...

Viram no "O Globo" de hoje o Fernando "Queiroz Galvão" Pimentel posando de bom moço?! logo ele? que assinou um bilionário contrato sem licitação com a Queiroz Galvão? vai ser o tesoureiro da Dilma? brincaeira

Professor UFJF disse...

votar em dilma é votar na podridão do Pt, zé dirceu, mensalão, genuíno,MST,e na corja de terroristas que roubam descaradamente sob a égide governamental.

Dilma, presidente, nunca será, pelo menos nas Minas Gerais...!!