segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SOBRE O ROMPIMENTO DO ZÉ MAURICIO COM CUSTODIO.



Todos sabem que eram amigos desde crianças. Inseparáveis. Zé Maurício coordenou todas as campanhas do custódio, inclusive a última, que foi também, o último ato de uma amizade que havia durado toda uma vida.

De repente, Zé Maurício rompe com custódio. O homem forte , e de confiança do menino pobre de Maripá, custódio antonio de mattos, que se tornou o politico mais rico de Juiz de Fora, vai embora para Belo Horizonte, e os dois não se falam nunca mais.

De repente, também, "do nada", Zé Maurício se recusa até mesmo a falar com custódio ao telefone. Não atende , e manda a secretária do prefeito dizer para o custódio que não quer atender ( a secretaria ainda brincou que poderia perder o emprego se ele não falasse com o mensaleiro) !

O meio politico ficou sem saber o que aconteceu entre eles. No "gabinete do lixo", (como é chamada, na prefeitura, a sala do custódio) , é proibido mencionar o nome no Zé Mauricio. Mas hoje, recebi um telefonema. De celular sem identificação, disse que era simplesmente um "custodista arrependido" (ou traído ?).

Começou dizendo que,

" o custodio não vai longe, por tudo o que tem feito, pela traição aos amigos e, por isso, o seu filho Rodrigo está tendo enormes dificuldades na Zona da Mata.

E começou a me dizer tudo, sem que eu perguntasse nada.

O mais importante:

" Zé Maurício rompeu "definitivamente" com o custódio, por não ter sido atendido em 39 pedidos !

Perguntei porque 39 e não 40 ou 50 ! A resposta foi:

"Zé Maurício tinha 39 nove pleitos que custódio havia se comprometido atender. Acordos de campanha. Custódio foi "empurrando o coordenador com a barriga". Quando Zé Maurício começou a entender que o prefeito não iria cumprir o combinado, chamou o custódio de tudo quanto é nome e, foi-se embora " .

Perguntei que tipo de demanda eram os 39 pedidos.

" Eram compromissos acordados com fornecedores que colocaram dinheiro na campanha. Tinha também muitos pedidos de emprego. custódio não cumpriu nada, e Zé Maurício ficou muito mal. Por isso, pegou o boné e foi-se embora ".

Perguntei porque o custódio não cumpriu os compromissos feitos por seu coordenador.

"A campanha estava perdida, e custódio para virar o jogo, teve de aceitar as condições da Queiroz Galvão, que no dia da eleição, enviou 2 milhões em dinheiro, recursos operados por um membro importante do governo mineiro. Não quis me dizer o nome. Uma pena.

E continuou, dizendo que as principais pedidos da Queiroz Galvão foram:

"a revalidação de todos os contratos assinados por bejani, a "licitação" do novo aterro, nas mesmas condicões acordadas com bejani, e que diversos membros da equipe de bejani continuassem no seu governo, principalmente que Suely Reis permanecesse a frente de toda a administração politica dos contratos entre a prefeitura, e a empreiteira. CUSTODIO ACEITOU TODAS AS CONDICOES PARA RECEBER O DINHEIRO.

Me disse, que caso, eu tivesse problema com processo do custódio, iria a justiça para testemunhar a meu favor , e dizer quem operou o dinheiro no último dia da eleição. Dirá o nome de quem recebeu , e distribuiu o dinheiro.

Agradeci e disse que provavelmente vou precisar. Me disse para ficar tranquilo que ele estava acompanhando todos os passos do advogado do custódio, e que no momento certo, iria em juízo dar nome aos bois. AGRADECI PENHORADO!

A fonte anonima, me ligou mais uma vez, para dizer também sobre a operação que fez o Deputado Zé Fernando de Oliveira ir para a televisão me desautorizar:

"Foi tudo organizado pelo Danilo de Castro, Marcos Pestana e custódio. Marcello Siqueira também teve voz ativa em todo o processo ".

Além de muito dinheiro, Zé Fernando, para trair um companheiro de partido, recebeu como prêmio o compromisso dos tucanos de repassar votação em diversos municípios da Zona da Mata , visto a dificuldade da reeleição do filho do José Aparecido, um dos maiores amigos de Itamar Franco.

"Agora, estão com receio, como você já deixou vazar, das informações de que você saberia o nome do banco , onde o Zé Fernando, e sua família possuem conta bancária no exterior . Essa informação está incomodando , pois já teria chegado ao Palácio da Liberdade..."


Por fim, eu perguntei: e porque Zé Maurício não conta tudo isso para a Policia Federal e para o Ministério Público? Ele deu um sorriso e desligou o telefone...

Bem que o Zé Maurício, poderia mandar uma mensagem para o blog para confirmar, ou desmentir, essas informações que recebi do anônimo. Uma coisa eu reparei: o sujeito falou com firmeza, segurança e muita tranquilidade
.

Vai Zé Maurício, esclarece tudo isso para o eleitor de Juiz de Fora !

Estamos aguardando !

28 comentários:

Anônimo disse...

Custódio não chega até a metade do ano pois além de estar causando o maior estrago para a cidade vai atrapalhar os planos eleitorais do PSDB.

Anônimo disse...

Anônimo sim, mas seu telefone identificou o número? foi de celular, de fixo ou de orelhão? ou daqueles números não identificados? A coisa está ficando cada vez mais feia para o Custódio e para a Queiroz Galvão. Aliás este nome pegou de tal modo que o seu verdadeiro braço operador que é a Vital Engenharia Ambiental passa despercebida. Tem gente que acha que é mais uma empresa de engenharia na cidade. Atenção CREA-MG não está na hora de uma fiscalização nesta gente?

Anônimo disse...

ENGENHEIROS CONTRA A CORRUPÇÃO
------------------------------
Criando uma cultura de combate à corrupção

Brasília, 1º de fevereiro de 2010.

Governos de todo o mundo estão aperfeiçoando sua legislação contra a corrupção. Organizações nacionais e internacionais têm se aliado para estabelecer medidas efetivas capazes de combater a prática. É nesse contexto que o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) resolveu implementar o movimento de combate à corrupção no setor tecnológico também no Brasil. O movimento será inaugurado no dia 22 de fevereiro, durante a realização do Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, em Brasília.

Numa perspectiva história e no contexto da corrupção em sentido amplo, um dos exemplos da luta contra essa prática ocorreu com a Convenção das Nações Unidas. Assinada por mais de 140 países, entrou em vigor em dezembro de 2005 e requeria, entre outros aspectos, o desenvolvimento, a implementação e a manutenção de políticas anticorrupção; a criação de sistemas transparentes e competitivos de contratação pública; e a criminalização do suborno, tráfico de influência, peculato, abuso de poder, enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.

No âmbito específico do setor tecnológico, a Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/FMOI) tem sido referência. A instituição reúne organizações de Engenharia de mais de 100 países e representa cerca de 16 milhões de engenheiros de todo o mundo. A fim de chegar a um acordo sobre as ações de corrupção, foi responsável pela criação de um Comitê Internacional Permanente de Anticorrupção. O eng. civil Kamel Ayadi, ex-presidente da Federação, foi um dos iniciadores do movimento. Entre outras funções, ele já foi também senador e ex-ministro da Túnisia, além de presidente da Ordem dos Engenheiros daquele país.

Segundo Ayadi, o movimento de combate à corrupção na Engenharia começou em 2005, na Assembleia Geral da FMOI, em Porto Rico. Na época, foi criada uma Força de Trabalho que, em 2007, foi transformada em Comitê Permanente, sob a sua coordenação. Desde então, o Comitê tem realizado workshops, sendo que um deles ocorreu durante o Congresso Mundial de Engenheiros (WEC 2008), organizado pelo Confea. Outros tiveram sede em países da África, da Ásia, da América do Sul.

“Nossa ideia é discutir como identificar corrupção e como prevenir a corrupção, tanto no setor público quanto privado. A idéia é treinar pessoas para ficarem capazes de criar uma nova cultura anticorrupção. Essa é a nossa principal atividade”, afirma Ayadi. De acordo com ele, segundo a “Transparência Internacional” (TI) - instituição responsável pela divulgação do Índice de Percepção de Corrupção e do Índice de Pagadores de Suborno -, cerca de U$ 5 trilhões são perdidos por causa da corrupção na Engenharia no mundo, o que corresponde a 10% dos projetos de infraestrutura.

Tânia Carolina Machado
Assessoria de Comunicação do Confea

Anônimo disse...

Isto é muito grave: R$ 2.000.000,00 em dinheiro vivo! isto não pode acabar em pizza ou em panetone (lá em Brasília a Queiroz Galvão também está por trás do escândalo do Arruda - que, aliás, continua governando como se nada tivesse acontecido. Com a ajuda do PPS de Itamar jogou uma pá de cal na CPI da Assembléia Distrital. Aqui em Juiz de Fora o Castelar até que tentou instalar uma CPI do Lixo mas só conseguiu mais 4 assinaturas: Betão, Castelar, Cheker e Figueirôa. Não estará na hora de reabrir esta discussão na Câmara?, mas com forte pressão popular, são necessárias mais duas assinaturas. Se não for assim acho difícil que este escândalo seja desmontado.

Servidor Aposentado disse...

Este post é "nitroglicerina pura" (diria alguém).

Por essas e outras, é cada vez maior a minha convicção de que o prefeito mensaleiro, desonesto e mau caráter não vai chegar até o final do seu desgoverno.

Por conta própria, comecei a fazer o "teste das ruas" com o prefeito meliante. É fácil e você, leitor deste blog, também pode fazer o mesmo.

Pergunte às pessoas nas ruas (filas de supermercados, caixas, cartórios, taxistas, xerox, cinema, comércio, bares etc) o que estão achando da atual administração. Pergunte sobre a limpeza das ruas, buracos, praças abandonadas, caos na saúde etc.

Anônimo disse...

confirmo tudo!!!
Joseph Maurice

Anônimo disse...

^^ Quem dá tombo em ladrão tem um milhão de anos de perdão. ^^

O dificil é saber quem está roubando de quem nesta postagem.
Sabe-se sempre que a coletividade sempre sai perdendo, pela inoperancia das justiças e desvios de recursos em corrupções.

Por falar em justiça, é muito interessante observamos a falta de presença na midia local da PF. Será que a nossa briosa PF está trabalhando em silêncio para corroborar com a população de JF , na minimização das questões com politicos-traficantes etc ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Easy Rider disse...

Audiência

Uma semana depois de duas ocorrências envolvendo adolescentes - um de 15 e outro de 16 anos -, a Câmara faz hoje uma oportuna audiência pública para discutir a segurança pública nos bairros da Zona Norte, principalmente Benfica. Foram convidados o secretário de Transporte, o subcomandante da Guarda Municipal, o secretário de Governo, o Conselho Municipal de Segurança, a secretária de Educação e o comandante da 173ª Cia da PM.


DEVIA ,MANDAR O CUSTÓDIO PRA DAR AULA DE COMO ROUBAR , TRAFICAR (INFLUÊNCIA) E TRAIR PRA MOÇADA.
ELES FARIAM TUDO EM SILÊNCIO E NÃO SERIAM INCOMODADOS, NEM PELO MINISTÉRIO PUBLICO, NEM PELA PF, NEM PELA PM, E MUITO MENOS POR ESSES VEREADORES VENDIDOS QUE RECEBARAM $150MIL PRA VOTAR ESSE ITPU LADRÃO.
ORA VÃO PENTIAR MACACO!

Anônimo disse...

"ANTENADO

A Prefeitura, Cesama, Empav e empresas privadas terão que recompor, no prazo máximo de 48 horas, ruas, praças ou outro espaço público onde realizarem obras ou serviços.
A lei já está em vigor.
Agora é só conferir.

É pra ri, levar a sério...Que lei?

FLOCO DE NEVE disse...

PÉROLAS DO CABELIM:

PERGUNTINHA

O que levou o técnico do Tupi, Léo Condé, a queimar a terceira substituição, mesmo sabendo que o goleiro Eládio capengava em campo com um dedo do pé fraturado?

ESSA EU RESPONDO, ÓH NOBRE TATTO DA ILHA DA FANTASIA:
O MESMO RACIOCINIO LÓGICO DO SEU AMIGO CUSTÓDIO, AO AUMENTAR O IPTU, MANTER O CONTRATO DA QUEOROPZ GALVÃO, E PAGAR 150MIL, PROS VEREADORES.
TAMBÉM CONHECIDA COMO TIRO NO PÉ.

CONFERE SENHOR HORKY

CARIJÓ DEPRIMIDO disse...

O secretário de Governo, Manoel Barbosa (com Renata) e o diretor de cultura da Funalfa, Serjão Evangelista, comemoraram a vitória do Flamengo...
UAI FALTOU O VITOR VALVERDE?
ELE DEVIA ESTAR FELIZ POIS O CORINTHIANS ENFIOU A VARA NO PORCO.

João disse...

Omar, você que é "amigo" do Vítor Valverde, dá um toque nele. Que ele minta idade pros outros, informalmente, tudo bem.
Mas pega mal MENTIR oficialmente, no site da prefeitura.
A propósito, se a pessoa mente a idade no currículo, o que mais lá é mentira?

http://www.pjf.mg.gov.br/governo/equipe/administracao.php


Obs: 40 (idade real) - 36(idade informada) = 4 = 10%

Anônimo disse...

Heheheheheh....
R$ 30,00, para o povo que votou no todinho tinha que vir de algum lugar!!!!!!!!!!!


Pitucapa!

Anônimo disse...

Omar,

Ainda temos 03 anos de mandato do Monarca Mensaleiro. Pelo Amor de Deus, vamos sofrer ainda mais 03 anos? Já que a totalidade da cidade já chegou a conclusão que não podemos suportar este prefeito, por favor organize uma passeata para estimular a renuncia e o exílio do monarca em Paris...e de sua brilhante equipe...dentre eles o Pudim de Cachaça...

Anônimo disse...

OMAR

POR QUE VC NÃO FAZ UMA ENQUETE:

QUEM É O PREFEITO MAIS "ARRUDA" DE JF?

1) MELLO REIS
2) TARCISIO DELGADO
3) ALBERTO BEJANI
4) CUSTÓDIO MATTOS
5) TODAS AS RESPOSTAS ACIMA

Anônimo disse...

Os cenários que se formam no cotidiano de nossas vidas, algumas vezes seriam substratos para contextos de crônicas, contos, poemas, documentários, em quiça um livro.
Hoje não foi diferente, em caminhada as margens do nosso cansado e poluído rio Paraíbuna, uma cena de tirar o fôlego. E tirou, não somente da minha parte, mas de outros que lá estavam.
Quando faço minhas caminhadas, meu olhar curioso e atento, encontra várias situações, carros que passam, letreiros novos, e principalmente a face dos transeuntes. Com variados semblantes, pensativos, fechados, tristes, alegres, questionadores, inespressivos, sonhadores. Gosto de olhar essas expressões. Mas sem dúvida alguma, a paisagem que mais me atrai é o rio, com sua cor turva, marrom, e com muitos detritos jogados. Mas é um RIO! E como mum rio não deixa de ser natureza.
Seguindo a trilha as suas margens, ia na caminhada compassada, atrás de mim uns 15 metros, pequeno pelotão de oficiais, em seu uniforme calção verde escuro, e camiseta branca, conversamos, apenas eu ouvia um sussuro. Logo a minha frente um homem alto, forte, ia numa marcha mais acentuada que a minha.
Olhando o rio e as árvores, vi num ramo de árvore que se projetava para o rio, uma solitária uma garça branca, com suas longas pernas negras, curvando seu pescoso para trás, e logo em seguida vi o voo rasante de outra garça, então filhote já independente do ninho, de penas escuras, bico longo, mergulhar nas águas turvas e trazer a tona um peixinho no bico, em seguida uma outra garça, do mesmo tamanho, voando vai até a garça com a presa na boca e lhe furta o peixinho que se debate preso ao bico. E asim a cena se repete.
Nesse momento estavamos: eu parada olhando e sorrindo, o pelotão do exército, e o homem que vinha a minha frente. O pelotão que havia parado ali diante de minha contemplação, se perguntavam uns aos outros, o que o pássaro tinha no bico, e um deles respondeu meio como espantado, é um peixe.
Ficamos ali, algo como uns 40 segundos, olhando o que as aves faziam, brincavam de uma tirar o peixe do bico da outra. Pensei: será que estão brincando mesmo, ou só há aquele peixe a ser pescado por elas?
O senhor a que estava ao meu lado disse: que lindo, pensei que aqui não havia mais peixes, olha que a poluição está por todo canto. Eu respondi a ele: a natureza é imperiosa. Dirigi rápido olhar ao pelotão, e percebi faces sorridentes, admiradas. Aqueles homens fortes, maduros pareciam meninos em contentamento, como se estivessem no campo, numa mata, estavam ali, alheio a tudo, assim como eu, não ouviamos o barulho dos carros, o murmúrio da cidade que se faz presente. Lá estava o rio, a garça, seus filhotes, o peixe pescado.
Tudo aquilo fazia muito sentido, estava pulsando diante de nossos olhos, era vivificante, no meio urbano, um cenário que poderia está inserido em várias partes do Brasil, em habit natural.
O homem mata o rio, as suas margens, fere sua fauna, mas ele está lá e convida pássaros com ele partilhar. É a força filogenética das espécies, que repete sempre sua programação comportamental para assegurar a perpetuação na Terra. Seja no habit mais natural, ou nas águas sujas de um rio que pede socorro a sua cidade para continuar banhando seu chão.

ONDE ESTÁ O PLANO ESTRATÉGICO QUE TINHA COMO META A REVITALIZAÇÃO DO RIO PARAÍBUNA? ONDE ESTÁ OS 35 MILHÕES PROCEDENTES DO BID, PARA ESSA EMPREITADA?

estou atrasada, mas não poderia deixar de postar esse presente da natureza.

Anônimo disse...

Além do Custódio temos outro " ispertu" crescendo na lama que está transformando a UFJF. AI Omar mais uma pérola do seu amigo REI TOR Henrique Duque:

"Prezados Colegas da UFJF,

O comunicado abaixo, veiculado no site do partido PSDB, no último dia 25 de janeiro, trata da compra de um terreno para a implantação de um Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora.

Tendo em vista a Portaria n. 188, de 27 de março de 2008 , de autoria do Magnífico Reitor da UFJF (anexa), e não tendo reunião dos Conselhos de que trata aquela Portaria desde 2008, entende-se que está transação correu à revelia das Comissões e do Conselho Superior da UFJF, o que não acredito, ou, por outro lado, a Universidade ainda não foi informada a respeito da transação realizada unilateralmente por algum parceiro (Governo Estadual???).

Tendo em vista que Parques Tecnológicos envolvendo IFES são criados por decisão de seus Conselhos Universitários por envolver despesas, investimentos, passivos tributários, trabalhistas e previdenciários, sugiro que:

a Reitoria da UFJF se manifeste oficialmente sobre o assunto, que foi parar no site do referido partido, esclarecendo se o fato é verídico. Caso seja verdade, esclarecer qual o nível de conhecimento da Administração Superior da UFJF sobre o montante aplicado, as fontes dos recursos utilizados, o instrumento legal autorizativo, o local escolhido, as responsabilidades assumidas, o arranjo institucional aprovado, a posição das instituições parceiras, o responsável legal pelo empreendimento, entre outros aspectos relevantes.

Aguardando esclarecimento, por se tratar de um negócio envolvendo ou não uma autarquica de ensino federal.

Prof. UFJF engenharia

postado

por Osvaldo Andrade

Anônimo disse...

Algumas informações, como esta que você acaba de divulgar, estão pipocando. Enquanto isto, nem o Comitê Técnico Executivo do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e nem o Conselho Superior da UFJF parecem estar sabendo de absolutamente nada.

Tudo indica que as negociações para a implantação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora estão avançadas e envolvem o Governo Aécio Neves, o Reitor da UFJF, uma empresa privada de Juiz de Fora, e um grupo privado de Belo Horizonte.

Conforme já foi noticiado pela imprensa, o terreno fica em frente ao Expominas, na BR 040. Na verdade se trata de um terreno para abrigar um condomínio de empresas que seria administrado pela UFJF e uma área industrial administrada pelo grupo privado local.

Anônimo disse...

Algumas informações, como esta que você acaba de divulgar, estão pipocando. Enquanto isto, nem o Comitê Técnico Executivo do Parque Tecnológico de Juiz de Fora e nem o Conselho Superior da UFJF parecem estar sabendo de absolutamente nada.

Tudo indica que as negociações para a implantação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora estão avançadas e envolvem o Governo Aécio Neves, o Reitor da UFJF, uma empresa privada de Juiz de Fora, e um grupo privado de Belo Horizonte.

Conforme já foi noticiado pela imprensa, o terreno fica em frente ao Expominas, na BR 040. Na verdade se trata de um terreno para abrigar um condomínio de empresas que seria administrado pela UFJF e uma área industrial administrada pelo grupo privado local.

Anônimo disse...

Prezados e prezadas,

Baseado no livro que lancei em 2008 pela FUNALFA, "Zona da Mata mineira: pioneirismo, atualidade e potencial para investimento", resultado de uma Tese de Doutorado em Geografia na UFRJ e quase 10 anos de pesquisa, não entendo o por quê da UFJF não discutir este assunto com seus quadros internos. Como o Paulo disse, nem o Comitê que está estudando o problema há anos está sabendo desta decisão.

Infelizmente, o aspecto político tem sido o único critério utilizado para definir assuntos totalmente técnicos aqui no nosso Estado de Minas Gerais, porque não dizer, em quase todo Brasil.

No estudo que me referi acima, foi provado através de programas de computador, utilizando dados do IBGE, Fundação João Pinheiro e outros orgãos oficiais, que o Aeroporto de Cargas Goianá-Rio Novo está no melhor lugar para a Zona da Mata mineira. Isto quer dizer que o nosso principal "Eixo de Desenvolvimento" não deveria ser a BR-040, por onde tem sido drenado todas as nossas riquezas para BH ou para o Rio. Historicamente, só perdemos para estas duas capitais. As pessoas até trabalham aqui, mas gastam seus recursos nestas megacidades.

Sendo mais objetivo, o principal "Corredor Tecnológico da Zona da Mata" deveria ser sedimentado por dentro da Região através das MG-353/MG-133/MGT-265/MG-447/BR-120/MG-329, eixo que deveria ser ligado diretamente a Via Dutra (BR-116), destacando os seguintes municípios: Juiz de Fora, Coronel Pacheco (onde existe terreno da EMBRAPA disponível), Rio Pomba (IFET), Ubá (UEMG), Visconde do Rio Branco (Laticínios, Frutas, etc), Viçosa (UFV), Ponte Nova, ....

Quando é que vamos acordar? O Aeroporto "não decola", porque este pessoal não deseja ver a Zona da Mata recuperar o seu prestígio de outrora. É muito triste ver pessoas esclarecidas serem envolvidas em "ciladas" que poderão piorar ainda mais a nossa realidade.

Quem quizer um exemplar deste Livro como fonte de consulta, favor procurar no Núcleo de Análise Geo-Ambiental (NAGEA) da Faculdade de Engenharia.

Atenciosamente.

Prof. Cézar Henrique Barra Rocha

Anônimo disse...

Rogério,

No caso brasileiro, o controle das IFES (instituições federais de ensino superior) em tese se dá pelos tribunais de contas, ministério público, congresso nacional; e pela sociedade, através da imprensa, dos representantes da sociedade civil nos conselhos das IFES, etc. Portanto há mecanismos de controle aqui no Brasil.

O que fica claro, com bem exemplifica esta discussão sobre o parque tecnológico, é que nem sempre as autoridades máximas das IFES (os reitores) dão a devida atenção a estes mecanismos de controle. Seja por que não se submetem aos Conselhos Superiores destas instituições, como deveriam, seja por outro motivo qualquer.

O caso do Parque Tecnológico de Juiz de Fora é um exemplo bem atual. Quando tudo estiver acertado é que o Conselho Superior da UFJF vai tomar conhecimento. Assim como foi com a compra do Sítio Malícia, o fechamento da Caso de Parto e a aprovação do Reuni com o Conselho sitiado por um pelotão de policiais, etc.

O que há de errado nisso tudo não são somente os resultados de tais atos unilaterais do Reitor, independentes de serem bons ou ruins e ainda que referendados posteriormente pelo Conselho Superior, mas principalmente a forma como tudo isso é discutido e decidido. É isso que mais nos choca por ser a antítese do que uma Universidade deveria ser, isto é, deveria ser antes de tudo uma escola de participação democrática. Mais importante do que fazer é fazer bem feito. Os alunos, que são a parte da sociedade que mais usufrui da universidade, deveriam ser estimulados a participar, a construir o futuro da sociedade.

Paulo Villela

Anônimo disse...

Caro Paulo.

Para mim isto significa: controle zero! tribunais de contas?! é só ver a "tratorada" que o Lula deu agora no TCU com os contratos PAC da Petrobrás e como o governo quer reduzir os poderes deste controle legislativo. No TCE-MG é só citar o caso da representação que o vereador Figueirôa fez em abril de 2008 contra o então prefeito Bejani por conta do contrato com a Quairoz Galvão: nada até agora, está com uma conselheira que foi nomeada pelo Aécio e que é casada com um ex-vice-governador do Aécio; Ministério Público?: vejam relatos do Júlio Teixeira e do Cézar Barra sobre a última audiência pública na ação popular contra a concessão para a Queiroz Galvão; Congresso Nacional?: dispensa comentários, maioria dos congressistas tem processos na Justiça; imprensa?: quem lê jornais? e quais jornais?!; quanto ao último item: qual é a composição do Conselho Universitário da UFJF? e de que adianta a sociedade (os contribuintes) ter(terem) assento neste Conselho se ele não serve para nada? Para concluir: se os reitores não dão a devida atenção a estes mecanismos de controle não seria o caso de se recorrer ao Judiciário?! ficar só protestando, enviando cartas para jornais, fazendo manifestações no calçadão não dá em nada!! sai nos jornais e fica por isto mesmo. Mais uma vez recorrendo aos Estados Unidos: a única coisa que os cidadãos daquele país acreditam é no seu "legal system". Aqui não podemos acreditar tando no nosso Judiciário mas ainda assim funciona: vejam o caso da ação popular do verador Figueirôa contra a concessão para a Queiroz Galvão. se ele tivesse apenas feito discursos no plenário da Câmara, panfletado no calçadão nos sábados de manhã, a Central de Tratamento de Resíduos de Dias Tavares já estaria funcionado desde outubro de 2008. Não seria o caso de alguém recorrer ao Judiciário no caso destas decisões - tão criticadas aqui - do reitor da UFJF, se elas estiverem ferindo alguma lei, evidentemente? Mas quem vai ter coragem de fazer isto?

Rogério
----- Original

Anônimo disse...

Para entrar com alguma ação, precisamos de documentos (provas). As pessoas que tem cadeira no Conselho Superior deveriam se organizar, reunir estes documentos e tomar a atitude. Afinal de contas, foram eleitos e estão ali nos representando. O vereador Figueiroa entrou com a ação porque ocupa um cargo de representante, tinha e tem documentos e coragem, ou seja, não basta só a coragem.

Essas pessoas que agem assim parecem não ter receio de nada. O fato é que precisam voltar a ter medo, viver este sentimento, pois ele é necessário para quem vive em sociedade. As universidades federais são "públicas", ou seja, não são de um grupo ou partido político ou algo parecido.

Prof. Cézar H. Barra Rocha

Anônimo disse...

O comentario na cidade e que o Custodio não esta bem de saude.AS atitudes dele ultimamente estão levando a todos a refletir em relação a saude mental do prefeito.As aberrações não param so no aumento do IPTU,no abandono em que se encontra a cidade,no total descaso do prefeito com seus eleitores,ja que não vem publicamente explicar suas atitudes.Desde que o Custodio assumiu,as unicas noticias que vem da prefeitura são aumentos de encargos.IPTU,CESAMA,MULTAS DE TRANSITO APLICADAS PELA GUARDA MUNICIPAL,que entre 2008 a 2009 subiu 60%,segundo recente reportagem.O que o prefeito esta administrando?Dinheiro extorquido do contribuinte?Onde esta as obras prometidas?Onde esta o Custodio de Mattos,pessoalmente,sem Vitor Valverde,Maria Helena,ou qualquer outro capacho dele,tentar explicar aos seus eleitores,muitos deles ex,essa lambança toda?Chega Custodio.Para tudo tem limites.Não trate o povo com tanto desprezo e desrespeito.O primeiro a pagar pelas suas loucuras sera seu filho,Rodrigo,que não vai se eleger deputado estadual.A justiça começara por ai.

Anônimo disse...

caro omar

O ze mauricio so nao vai na policia federal mostrar toda essa sujeirada, porque senão fica la preso junto com o todinho,tem o rabo preso também e nunca vai falar nada que possa lhe comprometer,pois santo ele não é.

Fernando disse...

O professor Cezar tem razão no seu ponto de vista, explorar a região por essas estradas que ele citou vai melhorar o nível de riqueza de toda a região que é muito pobre e sem visão, estamos sozinhos na região.

Anônimo disse...

Anônimo fala: Não aceito o bejani disputar nada , sem antes ele prestar conta com a sociedade, é impressionante uma minoria de gente ainda ter a coragem de votar em um elemento desse????????

não gostaria de me identificar.