segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ ...



... não pagassem o IPTU , e exigissem respeito desse prefeito, que nada mais é , que um bejani disfarçado com diploma (além dos principais assessores do ex prefeito estarem no primeiro escalão do custódio), essa cidade, esse país seriam outros.

Não poderia deixar de publicar, como artigo, essa postagem do psicológo Sylvio Mario Bazote . Parabéns ! Juiz de Fora, a democracia, e a liberdade agradecem !

DISTRIBUAM ESSE TEXTO ! MANDEM POR E-MAIL COM O NOME DOS VEREADORES QUE VOTARAM POR ORDEM DO CUSTODIO, O AUMENTO DO IPTU !

E o custódio ainda quer eleger o filho dele Deputado !!!

Omar Peres


Estou indignado com o que considero um desrespeito aos moradores de Juiz de Fora com relação ao aumento abusivo da taxa do IPTU e a forma como organizaram o calendário para o recebimento do imposto.

Imposto que, na verdade, teve dois aumentos do ano passado para o atual, uma vez que se aumentou o valor do metro quadrado e mesmo para quem consegue arranjar o dinheiro para pagá-lo a vista tem-se agora a possibilidade de um desconto menor.

Moro no centro da cidade e o imposto do meu apartamento teve um aumento de aproximadamente 40%. Conversando com alguns conhecidos fiquei sabendo de outros aumentos na faixa de 20 ou 30 %.

Ninguém soube explicar o motivo da diferença de aumentos que variam de 20 a 40%, uma vez que nenhuma das pessoas com quem conversei fez nenhuma obra em suas residências, sendo a avaliação feita pela prefeitura o único fator responsável.

Mesmo não tendo feito qualquer tipo de obra do ano anterior para este, a metragem quadrada do meu imóvel subiu em 11 metros quadrados e o fator de comercialização que era avaliado em 1,0 subiu para 1,2.

Não entendi as explicações no boleto emitido sobre os critérios adotados para o fator de posição. Fui então ao atendimento da prefeitura onde fiquei sabendo que para pagar o imposto com o desconto a data máxima era 08 de fevereiro, mas os documentos para questionar o valor seriam liberados somente a partir de 10 de fevereiro.

A atual administração entende que o contribuinte tem que se virar para arranjar uma quantia maior de dinheiro para pagar o imposto, em parte por causa de um aumento muito acima do que qualquer investimento na área financeira oferece, em parte por erro de avaliação no imóvel.

Depois de depositar o dinheiro para a prefeitura, deve-se gastar tempo para protocolar uma reclamação antes do dia 08 de fevereiro e após esta data ter o trabalho de gastar mais tempo em novas filas e esperas para talvez ter parte do dinheiro de volta sabe-se quando neste ano. É um tipo de raciocínio onde o contribuinte só perde e a atual administração só ganha.

Resumindo: O contribuinte que feche a boca, abra o bolso e arranje tempo e paciência se quiser ver um pouco de dinheiro de volta.

Votei no atual prefeito e na maior parte dos vereadores atualmente eleitos e sinto-me traído e mal representado no voto de confiança que dei. Além de honestidade, espero competência administrativa de um político. Ao invés de querer meter a mão cada vez mais fundo no meu bolso, primeiro cortem gastos e mudem prioridades no orçamento disponível.

Se os cofres do município estão vazios invistam em investigações eficientes sobre os escancarados roubos da administração anterior para recuperar o dinheiro que sumiu o ficou por isso mesmo. Com certeza os participantes dessa quadrilha, que andam livremente por aí, têm dinheiro guardado em nome de terceiros e outros esquemas ilícitos para pagar qualquer aumento de IPTU. Não é esse o meu caso.

Na condição de cidadão que não tem paciência, tempo e dinheiro para gastar em tribunais, restam-me duas armas: no que depender do meu voto terminou este mês a carreira política do Custódio e seu partido político, bem como de todos os atuais vereadores (me dei ao trabalho de fazer uma lista com o nome de todos eles), pois considero que todos se omitiram e concordaram com relação a atual política financeira da prefeitura ou foram incompetentes em evitá-la.

Outro recurso que me acho no direito de utilizar é o não pagamento do IPTU, nem este ano nem qualquer outro em que a atual administração estiver à frente da prefeitura. Se no futuro outras administrações oferecerem valores e datas mais razoáveis eu volto a contribuir e negocio minha dívida em termos mais dignos.

Sempre paguei todos meus impostos em dia até hoje, pois gosto da tranquilidade de saber que não devo nada a ninguém, mas com relação a este assunto acredito que se chegou ao ponto de que para a pessoa ser honesta ela tenha de se sujeitar a ser tratada como idiota.

Menos tributos e mais respeito com o contribuinte!

SYLVIO MÁRIO BAZOTE – Psicólogo.Juiz de Fora

8 comentários:

Anônimo disse...

Alguém saberia dizer de quanto foi o aumento da taxa de IPTU daquele prédio de super luxo que fica lá no final da Rua Sen. Salgado Filho?! Aquele prédio onde mora um famoso lobista e um conhecido empresário do setor de comunicações.

Anônimo disse...

Caro colega de profissão compreendo e concordo plenamente com vc. Um verdadeiro absurdo!
Infelzmente o fato seria de mobilização, mas onde está essa vontade de ir a luta? De juntarmos todos e dizer que não concordamos?
Eu não sei o que responder. Vejo alguns exporem suas indignações mas onde está a "mobilização popular, pacífica, e reivindicante, frente aos órgãos públicos? Queixamo-nos sobre o abusivo aumento desse imposto, o IPTU. Mas isso é pouco.
Boa atitude de não votar mais neles. Agora que vem eleições de todos querem votos. Minas está enquadrada numa espécie de mortalha de método eleitoreiro". Método esse que mata aos poucos nossa democracia, e a capacidade de desenvolvimento de uma cidade, crescimento de seu povo.
Mas costumo dizer que o eleitor tem a mais potente de todas as armas nas mãos, o voto. É só ter consciência e não negociar esse voto. Eu, você e muitos não negociamos o voto. Se votamos errado, certo, o tempo de ação dos políticos que escolhemos nos reponde. Mas dormimos com a consciência limpa de que tentamos acertar.
Mas não é a maioria que o faz assim. A massa popular negocia o voto. Talvez pelo seu voto, esse prefeito não fosse eleito, mas o somatório de tantos outros inconsequentes o elegeram, sem refletir, sem buscar argumentos para tal.
Espero que você da próxima vez tenha mais escolha, e mais possiblidades de acertos.
Também já fiz minhas más escolhas, por acreditar, ou por não ter outras opções melhores nesses anos eleitorais.
Hoje caro colega temos um mecanismo importante nas nossas mãos a internet, que é rápida, e de grande expressão de comunicação. É sempre bom o uso desse meio para dizer algo de suma importância como esse fato administrativo público em nossa cidade.
Parabéns ao Psicólogo!
Não vou assinar meu nome, pois escrevo anônimo as vezes nesse espaço, e assim quero ficar. Faço política e já passei por "maus momentos".

Anônimo disse...

Muito bem feita essa postagem! Cocordo em tudo com o psicólogo.Mas é importante também esclarecer que pelo menos 50% das pessoas que agora reclamam nesse blog sobre o aumento do iptu,a maior parte não compareceu a audiência no dia da votação, para pressionar os vereadores. Aí, depois da casa arrombada não adianta colocar tranca.

Isaac disse...

Primeiro gostaria de parabeniza-lhe pela coragem com que coloca de forma clara a sua insatisfação. Depois vou lhe dar uma sugestão (pois é isso que meu pai fará), abra uma caderneta de poupança e deposite lá o valor devido do IPTU (o mesmo valor cobrado por esta administração de ladrões) e repita este processo por mais 2 anos (2011 e 2012), no ano de 2013 uma nova administração ira assumir nossa cidade (não tenho duvida disso) e ai certamente o novo prefeito irá anistiar todos os inadimplentes que pagarem suas dividas. Daí você que já guardou os valores poderá pagar a sua “divida” sem qualquer aperto financeiro e não terá contribuído com este governo de corrupto.
Acha que esta é a melhor forma de responder este babaca e seus cupichas (BRUNO SIQUEIRA filhote do Itamar que apoiou em 100% o mensaleiro por não gostar do Tarcisio, ANA DO PADRE FREDERICO, CHICO EVANGELISTA, TICO-TICO a maior piada política de nossa cidade nos últimos 160 anos, PASTOR CARLOS o que conhece a palavra de DEUS e sabe que será cobrado duramente por ELE, João do Joaninho, José Emanuel o maior fanfarrão do Casa, Medico José Laerte porque DR. É quem fez Doutorado, José Tarcisio charlatão da medicina, o dentista Luiz Carlos que é um tico-tico com diploma, Noraldino Junior que não conseguiu ganhar nem as eleições para presidência do aeroclube e para finalizar o bebê do mensaleiro Rodrigo Matos.

Anônimo disse...

Não sou colega de profissão, mas atuo na área juridica e também aconselho os contribuintes há NÃO PAGAR O IPTU. Guarde o dinheiro na poupança e deixe passar administração do MENSALEIRO e o proxímo Prefeito com certeza vai analizar esse aumento do MENSALEIRO, então NÃO PAGUE O IPTU.

Anônimo disse...

Não são saudáveis as criticas contra o Ilustre Vereador Rodrigo de Mattos, no início da sua carreira como político... Sua ligação política com o prefeito é uma mera coincidência de percurso, ele nasceu para ser político. Críticas pode traumatizá-lo e prejudicá-lo na sua carreira política e pode estar nascendo aquele que foi predestinado a construir uma grande nação...

Anônimo disse...

GOSTARIA DE ENTENDER!
Comparando os lançamentos das taxas de 2009 e 2010,verifiquei o seguinte:
Valor do IPTU,aumento de 33,55%
valor do TCRS,aumento de 92,46%.
Isto quer dizer que já estou pagando o contrato super faturado com a empresa do lixo?????????Uma coisa é certa não pagarei.CPI DO LIXO JÁ.

Anônimo disse...

Ontem na fila do banco em Benfica tinha uma mulher com o carne do IPTU para pagar,disse para ela não pagar agora,esperar o atual prefeito sai da prefeitura para pagar,ela disse que poderia gastar o dinheiro por isso ela ia pagar. Meu conselho foi para ela abrir uma conta no banco e deixar o dinheiro guardado. Espero que todos que estavam na fila e escutaram a conversa siguam o meu conselho. Esse é o geito mais correto de protestar.