sábado, 24 de abril de 2010

E O FUTURO DO BRASIL ?

Bem, com a retirada da candidatura de Ciro Gome, estamos chegando ao ponto que desejam o PT e o PSDB, as duas maiores forças politicas do Brasil.

Nosso país tornou-se, como os Estados Unidos, bi-partidário, isso é, possui apenas duas organizações politicas, que de fato representam a sociedade. Os outros partidos, se tornaram, por deliberação própria, coadjuvantes do processo. Preferiram aderir ao poder ao invés de disputa-lo (PMDB, PC do B., PSB etc. etc.) .

Nos Estados Unidos da América do Norte, os Partidos Democrata, e Republicano são as únicas forças organizadas que representam os ideais da sociedade americana. São a mesma coisa. Representam o mesmo ideal de uma sociedade de economia capitalista, da livre empresa, com o Estado tendo a função de prover educação e saúde.

No Brasil , estamos indo na mesma direção , ou seja, o fortalecimento de dois partidos , que já monopolizam o Estado, por terem sido, ambos, governo por 8 anos. Devemos esse atraso ao tucanos que "compraram" a reeleição de FHC. Reeleição, significa o que estamos vendo: a força do Estado, dominado por duas únicas correntes de pensamento, e de (falta) projetos políticos. Salvo permancer no poder.

PT e PSDB são a mesma coisa, isto é, dois partidos que representam a Social Democracia. E o que significa, hoje, essa ideologia, e seus respectivos sistemas politico e economico? Significam as liberdades democráticas e economica, com o Estado sendo o mediador dos conflitos, com diferentes graus de intervenção e controle, mas sem o Estado produtor, de economia estatizada. Isso acabou. Ambos, petistas e tucanos adoram vinhos de qualidade, carros importados etc.

O PT com um viés mais intervencionista, defende a participação do Estado como indutor do desenvolvimento economico, utilizando para esse fim, o aparelhamento das instituições de governo. Já o PSDB, mais liberal, representa a corrente da social-democracia que defende o "laisser-faire", tendo o Estado uma função exclusivamente secundária na economia.

Mas o que importa é entedermos que ambos, PT e PSDB, são filhos da mesma mãe : a sra. Social Democracia Brasileira e, por isso, praticam, exatamente, a mesma politica fiscal e monetária .

Se observarmos as intervenções na economia que realizaram os dois partidos, nos últimos 16 anos , 8 de FHC , e 8 de Lula, observa-se que são, complementos uma da outra. Pois vejamos os principais fatos que mudaram a estrutura da economia brasileira nesses últimos 15 anos:

GOVERNO FHC

1) FHC transferiu , ou melhor, doou monopólios estatais para a iniciativa privada, o que os tucanos chamam de "privatização".

2) Não satisfeito com essa doação, FHC deixou o país com o dobro da dívida que recebeu de Itamar Franco;

3) entregou a faixa para Lula, que recebeu o país sem reservas cambiais, correndo sério risco de assistirmos à retomada da inflação.

GOVERNO LULA

1) Convoca o ex presidente de um grande banco americano para ser presidente do Banco Central do Brasil. Objetivo: mostrar ao mundo que o governo PT é sério, e manterá a politica fiscal e monetária do PSDB. E assim foi feito: as taxas de juros no Brasil mesmo tendo sido reduzidas no governo Lula, ainda são as maiores do mundo ! Em outras palavras, Lula se ajoelhou para a banca nacional, os maiores beneficiários pela manutenção da politica de juros altos. NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS OS BANCO LUCRARAM TANTO COMO NESSE GOVERNO DO PT.

2) Lula, e o PT , se acertam e se aliam com toda a "base de apoio"do PSDB ( no Brasil, isso significa:quanto eu ganho para apoiar !) : seus líderes, e maiores defensores são : Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Newton Cardoso, Orestes Quercia , e tantos outros membros dessa maravilhosa elite politica brasileira, que o PT só "faltava bater". Mas quando não era governo... Chegou ao poder, todos se tornaram "tutti bonna gente".

3) se vimos compra de votos para a reeleição no governo FHC, o que se viu no governo PT, é brincadeira: mensalão, dólar na cueca, etc,. etc.

Tudo isso, só nos mostra uma coisa: mudamos o governo , e tudo continua a mesma coisa. Não somos santos. Esse é o nosso país. Isso é a gente, que não sabe cobrar, quando do momento de cobrar: nas eleições, nas urnas. Não cobramos nem antes, nem depois. Não votamos em projetos. Votamos em engodos, em propagandas virtuais.

Mas o grande paradoxo, é que o Lula foi o maior Presidente da história do Brasil. Por que ? Pelo simples fato de ter distribuído renda diretamente por meios das bolsas escola, família , etc. Em outras palavras, coisas simples, para um povo simples , e que passa fome.

Muito pouco, diante do que o PT poderia ter feito no plano dos costumes políticos de nosso país. O PT poderia ter feito a diferença! A diferença da ética politica que demonstrou, ao se aliar a quem se aliou, não ter. A diferença no respeito, e na decência com o dinheiro público, que os petistas também não demonstraram possuir , ao serem protagonistas de tantos casos de corrupção. Lamentável.

Sem precisar utilizar a lupa da história, recentemente, aqui em Juiz de Fora, o PT nos brindou com um momento patético: seu apoio ao candidato a prefeito, o sr. Carlos Alberto Bejani ! Mais um exemplo que os dois partidos, PT e PSDB, são iguais. Possuem a mesma prática politica. O que importa é ter poder, não importando a história de quem apoiam. Vide, também, Fernando Pimentel que se aliou ao Aécio em Belo Horizonte para eleger o empresário Marcio Lacerda !

Bem, dito que são todos iguais na ideologia e na prática politica, quem escolher ? Dilma ou
Serra ? O que esperar deles ? Para mim, nenhuma diferença. Primeiro porque nossos problemas não residem no Palácio da Alvorada. Nossos problema se encontram na absoluta falta de compromissso com a qualidade dos serviços prestados pelo Estado brasileiro, operado nos últimos 16 anos por dois partidos, o PT e o PSDB, que não possuem em seus projetos de governo, nenhuma intenção de mudar , e operar estruturas carcomidas pela corrupção , fazendo e obrigando o povo brasileiro ser refém da ineficiência .

Infelizmente, nenhum dos dois partidos possuem essa determinação, qual seja, de operar uma "revolução de hábitos e comportamento do Estado nacional". Em outras palavras, fazer com o cidadão brasileiro tenha seus direitos respeitados pelo TRILHÃO de impostos que paga anualmente, que hoje, vergonhosamente são jogados no lixo da corrupção e dos péssimos serviços que recebem do governo.

Ciro Gomes tem essa consciência, as de mudar as estruturas do Estado brasileiro e , por isso, para mim, seria o melhor candidato. Infelizmente o bi-partidarismo social democrático representado por PT e PSDB, não permitiram uma terceira via, que ofereceria um novo, e essencial caminho para o Brasil: um futuro com menos corrupção e mais eficiência.

Só isso faria o Brasil um país melhor. Muito melhor. Vamos continuar, com Serra ou Dilma, um país corrupto. O Estado brasileiro continuará o mesmo, com a mesma ineficiência e falta de qualidade nos serviços que o povo paga com seus impostos. Infelizmente.

21 comentários:

Anônimo disse...

E alguem que compra bovino girolando e toma champanhe francesa, e tem carro importado pode falar outra língua? Quem critica pode estar fazendo o mesmo e fazendo crítica para arrebanhar o que mesmo afinal?

Anônimo disse...

Porque apagaram a tocha da corrida da fogueira, tradicional corrida de rua de juiz de fora.Pelo que sei não teremos esse ano a mesma.
Leio toda hora mais um capitulo da novela Ficha Limpa. que os politicos não querem que seja aprovada e nem discutida. Qual será o proximo capitulo.O Temer, o temeroso, disse que espera que na quinta feira proxima, mais um capitulo. Se fosse de interesse do governo e dos politicos em limpar essas casas, já teriam editado até medida provissória. Creio que os caras pintadas, deveriam voltar a atuar. Já fizeram barulho no DF, é preciso que a sociedade os pressione de novo. Só assim a carruagem anda. Se não vamos ficar a ver navios.

Eu não tô nem ai para vocês, na proxima eleição eu estarei eleito.O fim justifica os meios.

Anônimo disse...

O Lula está complicando !
O Ciro poderia ser o vice da Dilma.
Ingenuidade e personalidade de arrogante caipira derrubou o Ciro.

Só espero que em Minas Gerais o Lula não derrube o Helio Costa.

Anônimo disse...

É incrível como a Secretaria Municipal de Saúde mente descaradamente, mesmo hoje em dia quando qualquer pessoa pode obter informações de forma ágil e rápida por meio da internet, desmoralizando, assim, as falsas justificativas feitas pela Prefeitura de Juiz de Fora. A SMS alega que o Ministério da Saúde atrasou na comunicação da campanha deste sábado. Ocorre que em todo o Brasil haverá a campanha de vacinação, somente aqui na província é que não, conforme todos podem ver na matéria do link abaixo. Será que o Ministério da Saúde avisou a campanha com antecedência no Brasil inteiro, esquecendo-se apenas de Juiz de Fora????? Muito estranho!!!!
Vejam: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/04/23/postos-abrem-neste-sabado-para-vacinacao-contra-gripe-suina-confira-onde-se-vacinar-em-quatro-capitais.jhtm

Anônimo disse...

É flagrante a falta de preparo da Guarda Municipal não só em Juiz de Fora como também em outras cidades brasileiras. Vejam esta notícia, que só não foi protagonizado por Juiz de Fora pelo fato de a guarda local não possuir porte de arma de fogo.... Confiram: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/garoto-e-atingido-na-cabeca-por-bala-no-transito-no-sul.html

Thiago Coelho disse...

Caro Omar...

Sem dúvida o Ciro seria a melhor opção para a presidênciapor ser culto, sem nenhum caso de corrupção além de ser sensato a ponto de governar visando o bem-estar de todas as classes, sem ser só para " os pobres", sendo que na verdade o governo petista privilegia mesmo são os banqueiros.
Por essas e outras acredito que o fato de sua candidatura não ser concretizada é resultado de uma "pre$$ão" por parte PT sobre o PSB, tanto que o próprio Ciro ainda vai insistir.

Agora o fato de prevalecer apenas duas grandes forças para o cargo é uma lástima para a recente democrácia brasileira pois, ao contrário dos EUA, as duas opções que nos restam, são uma pior que a outra.
Mas sendo o PT uma grande máfia, com influência até mesmo no PCC-CV,
meu voto, mesmo sendo no pamonha do Serra, ao invés da mutante da Dilma, será contra o PT, ou seja, contra o mensalão e contra toda uma gangue de sanguessugas "companheiros" que se protegem em baixo das asas do mestre-das-ilusões, que é o Lula.

Um grande abraço

Thiago Coelho

JC disse...

Desculpe ter a petulancia de tentar responder ao seu questionamento feito com a frase:
"Bem, dito que são todos iguais na ideologia e na prática politica, quem escolher ? Dilma ou
Serra ? "
Mas, não posso deixar de emitir minha opinião.
A resposta ao questionamento é:
Felizmente o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas, e a partir delas começamos a filtrar as necessidades que temos para cada situação.

Mas, a resposta para esta questão é:
- Espera-se de um presidente, seja do povo ou da elite (que governou o pais até 2002 e tudo o que o atual é acusado já era praticado em escala muito maior e escondida, sem apuração), que seja ético e tenha atitudes moralmente corretas de acordo com o cargo que ocupa, mas, infelizmente, não se encontra estas caracteristicas nas pessoas somente porque atingiu o posto maior da direção de um pais.
E assim, avaliamos os governos, sejam do povo ou da elite, pela conduta ética, moral, administrativa, economica, politica, relação com os damais paises (politica externa), melhoria do nivel de emprego, garantia de renda (pelo emprego, não por bolsas que tambem existiam antes de 2002) e tudo o mais que traz para a população uma melhor qualidade de vida.
E por analisar um governo desta maneira penso que o governo Lula foi e é muito melhor que do fhc, e assim confio que Dilma será melhor que serra, e acredito que em muito se diferem apesar de representarem a mesma ideologia. o poder pelo poder.
A vez do Ciro chegará e eu estarei lá para votar nele.

Anônimo disse...

Nao ha duvida de que a outra opção, Marina Silva, segundo turno se der Marina e Serra , Marina vai ganha, mas se de marinan eserra marina ganha agora se der dilma e serra, serra vai ganha? e em minas nao ha q se discutir Helio Costa no senaod coloco a pior pessoal possivle para ser seu suplente imagina o qfara com governado. Quem temq governar minas mesmo eu odiando o pt tem q ser o pt nao helio cota se ele for canfidato faresmo o possivel para eleger anastasia. nao podemos esquecer o q helio costa fez no senado o suplente dele nem mineiro era, brigava com grandes nome de nossa democracia como pedro simon, jefresn peres , cristovan buarque e heloisa helena, helio costa se quizer e talvez nems eja eleito sao ara dep federal.
Antunes

Anônimo disse...

No final e tudo farinha do mesmo saco.PT,PSDB,P sei la do que,todos os "partidos"politicos no Brasil na verdade formam uma gigantesca e bem estruturada quadrilha criminosa,para roubar sem piedade o povo brasileiro.Aqui mesmo no blog,foi mostrado que o politico brasileiro e o que mais ganha no mundo,disparao.Eu acredito mas em papai noel,coelhinho da pascoa,do que algum politico honesto no Brasil

Anônimo disse...

No Brasil não cabe mudanças bruscas, pois o povo não tem rumo e nem direção.

Creio que o Brasileiro necessita de um sistema liberal, que agite as massas e reduza paternalismos-assitencialista, o qual provoca as corrupções, marginalidades, ocupações ilegais e elite podre.

Gostei muito do discurso do Serra. O estado brasileiro está imenso, não eficaz e com custo EXAGERADO.

A sociedade necessita cobrar eficiencia do estado; pois enquanto existir injustiças e protecionismo as elites publicas e privada o Brasil não anda.

Lula nunca mais !

Anônimo disse...

Juiz de Fora vai eleger quem deveria estar na cadeira da prefeitura, isso não há dúvida, Margarida. Outros que chegaram no começo do ano se dizendo eleitos, sem chance.

Anônimo disse...

Porque a Margarida merece ser eleita?O que ela fez pela cidade?Sera possivel que o simples fato de ela ser candidata pelo PT e motivo suficiente para ser eleita?POLITICA NÃO E FUTEBOL.Sera possivel que esses vinte ultimos anos,que JF so elegeu pilantra ou incopetente para nos representar,não nos ensinou nada?Depois da merda feita,não adianta chorar.Vamos aprender a votar.

Anônimo disse...

MESMICE/LENGA-LENGA -
SABERIA DIZER EM QUANTA ESTÁ A DÍVIDA GERADA PELO EBRIOSO?
A PÚBLICA E A EXTERNA?
DIMINUIU ?
NÃO DEVEMOS MAIS NINGUÉM ?
PAGOU A DÍVIDA EXTERNA?

FALA SÉRIO.....

Anônimo disse...

Margarida nunca.

PT nunca, a menos que justifique melhor o MENSALÂO, Caso Prefeito de Sto André e folias dos filhotinhos do Lula com Telemar.

Anônimo disse...

Não entendi a matéria em que oab e direitos humanos disseram que o HPS está adequado.Será que é o mesmo hospital que parece um campo de guerra,onde médicos e usuários se engalfinham nos corredores?Atender todo mundo é vantagem,atender e deitar ou sentar o paciente e oferecer um marmitex basta?E o povo gosta do pão e circo; inclusive quem deveria moralizar esse sistema estrangulado,cadê as UPAS?Deve-se tentar recuperar o que se tem,tudo em ruínas,e grita-se aos quatro cantos a construção do novo hospital,o que prova que vivemos numa sociedade doente de cultura,de conhecimento de seus direitos e por aí vai.O verbo bejanear corre solto e nem a polícia federal dá conta.

Anônimo disse...

Vamos eleger a Margarida Salomão. O povo deve isso ao PT.

Anônimo disse...

BBC - 20 de abril, 2010
Bird vê 'avanços dramáticos' em redução da pobreza no Brasil

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington
Menina segura bebê no colo em favela no Rio de Janeiro

A taxa de pobreza está caindo desde 2003 no Brasil



Apesar de ainda ter uma das mais altas taxas de desigualdade do mundo, o Brasil conseguiu avanços "dramáticos" em redução da pobreza e distribuição de renda, diz um relatório com indicadores de desenvolvimento divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial (Bird).


"Enquanto as desigualdades de renda se agravaram na maioria dos países de renda média, o Brasil assistiu a avanços dramáticos tanto em redução da pobreza quanto em distribuição de renda", diz um trecho do documento.

"A desigualdade permanece entre as mais altas do mundo, mas os avanços recentes mostram que nem sempre o desenvolvimento precisa vir acompanhado de desigualdade", diz o texto sobre o Brasil.

Segundo os indicadores do Bird, a taxa de pobreza do Brasil caiu de 41% no início da década de 90 para entre 33% e 34% em 1995. Depois de se manter nesse nível até 2003, a taxa de pobreza apresentou declínio constante, caindo para 25,6% em 2006.

O documento diz que as taxas de pobreza extrema seguiram padrão semelhante, caindo de 14,5% em 2003 para 9,1% em 2006.

"A redução do número de pessoas vivendo na pobreza foi acompanhada por um declínio na desigualdade de renda", diz o relatório.

De acordo com o Bird, fatores como inflação baixa e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, tiveram papel importante nesse desempenho.

Anônimo disse...

Anteontem li na BBC um relatório do BIRD (Banco Mundial) exaltando a competência do Brasil na distribuição de renda e na diminuição da desigualdade social, DE 2003 PARA CÁ.

Onde estaria então as "semelhanças" entre o desgoverno de FHC, que concentrou renda e recorreu várias vezes ao FMI e o governo Lula, que distribuíu renda e EMPRESTOU dinheiro ao FMI?

Anônimo disse...

Pura inveja do PT, a oposição são, diga-se tucanos, nada fez além de lambança. A divida externa astronômica, e viviam pedindo esmolas ao FMI que por sua vez ditava as diretrizes economicas no Brasil. FHC - Fernando Henrique Cardoso governou para a elite e as grandes empresas multinacionais, vendeu o Brasil e se continuasse hoje estariamos falando ingles ao invés de portugues.
Serra malandrão fala que Lula foi igual a FHC, mentiroso. Lula colocou negros nos bancos de faculdades, distribuiu renda, o PAC é o maior e melhor programa de investimento a curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento economico e social do Brasil e a mãe do PAC é Dilma Rousseff, essa mulher arquitetou, engendrou toda a estrutura do PAC e deu certo. O Brasil de norte a sul e leste a oeste tem programas do PAC em andamento. Quem dizer o contrário mente.
O PT tem projetos nacionais amplos e viáveis. Os tucanos como o Serra pensam que tem projetos para o Brasil. Vejam São Paulo, túneis caíram, pontes caíram. E o refeito do DEM Kassab está sendo ainda investigado pelo e já pediram sua cassação e não aconteceu por impetrarem a favor que ele continue no cargo até final de investigações.

Anônimo disse...

O 18:35 está corretissimo :

AS multinacionais que compram toda a burrocracia Brasileiras e utiliza deputados lobistas do DEM matam o Brasil. SE TIVESSEMOS UM MINIMO DE VERGONHA NESTA ELEIÇÃO NÃO VOTARIAMOS NO DEM.

Só esqueceu de dizer que o Lula permaneceu com muitas mafias em ação. Mensalão e as que só Deus sabe !

Votarei na Dilma se ela mostrar total falta de apoio ao Zé Dirceu. Como isto não ocorrerá irei de Marina !

Anônimo disse...

Saõ as perguntas que movem o mundo!!
Excelente comentario do JC, A resposta?
Eu tenho, na comparação entre os oito anos dos Demtucanos e PT e seu "bando"
Fico com quem conseguiu diminuir, ainda que insuficiente, as desigualdades sociais, que pagou e naõ se dobrou ao FMI, que salvou a Petrobras da privatização, que criou PreSal e o Pac, o maior programa de investimentos públicos que esse Pais já viu.
Dilma Presidente, para que o Brasil continue sendo um País para todos