sábado, 3 de abril de 2010

OS OITO ANOS DE GOVERNO AÉCIO NEVES. O QUE ELE FICOU DEVENDO À ZONA DA MATA - I

Após oito anos a frente do governo de Minas, Aécio Neves, deixa agora, para a história , a lista de suas realizações, equívocos e acertos. Como articulista, faço uma série de artigos em que analiso seu governo especificamente, suas ações na Zona da Mata.

Tenho um só objetivo, com essa série de artigos: analisar. Nada mais. Relatar o que vi , de bom e de ruim . De positivo, e negativo.

Aécio Neves, foi o único Governador eleito, pelo voto direto, duas vezes na história de Minas Gerais. Hélio Garcia também foi Governador de Minas, por duas ocasiões, mas tomou posse, na primeira vez, como vice de Tancredo.

Somente esse fato histórico, já coloca e demonstra a força, e a liderança política alcançadas por Aécio Neves da Cunha, ex-secretario particular de Tancredo Neves, Diretor da Caixa Econômica Federal, Deputado Federal por 5 mandatos consecutivos, Presidente da Câmara dos Deputados, e por fim, Governador de Minas Gerais.

Aécio amargou, em toda sua trajetória política, uma só derrota, quando foi candidato a prefeito de Belo Horizonte, não indo sequer para o segundo turno. Célio Castro foi o eleito, tendo como vice, Fernando Pimentel.

Tudo isso, prova sua vitoriosa trajetória política . Lógico que ser neto de Tancredo Neves, ajuda e ajudou em sua carreira. Mas não é tudo. Quantos herdeiros jogam tudo fora por falta de talento? Aécio tem luz própria, construiu e pavimentou o seu próprio caminho, adquirindo, passo a passo, experiência e maturidade com os cargos que ocupou.

Mas os louros e os méritos dessa trejetória vitoriosa de Aécio Neves, no campo da política brasileira devem ser divididos, em igualdade de condições, com uma pessoa: sua irmã, Andreia Neves da Cunha. Sem ela, Aécio seria somente um bom político. Com ela, " eles " se tornaram Presidente da Câmara com menos de 40 anos, e Governador do Estado por dois mandatos. "Ele, como disse, são eles ", uma única pessoa.

A relação entre os irmãos Aécio e Andrea, foi construída absolutamente com amor, tendo como base uma família maravilhosa, que são os Neves. Quem os conhece, se emociona, sem ser piegas. Ao mesmo tempo, são divertidos, pois completamente diferentes. Aécio é também um grande gozador, o que torna a relação sempre suave. Mesmo nos momentos de tensão.

De forte personalidade, intelectualmente preparada, dona de um texto impecável, com todas atribulações de poder efetivo no sistema que comanda, Andreia encontra tempo para ser mãe, mulher. Mas não deixa Aécio "sozinho" por um só momento.

A maior amiga, e única confidente do político Aécio, tornou-se, naturalmente a "comandante em chefe" de um projeto político: fazer do irmão, o político mais importante do Brasil, ou seja, Presidente da Republica.

Seu currículo, e todas as vitórias alcançadas, provam que estão no caminho certo. Indiscutível. Mesmo que essas vitórias, muitas vezes atropelem ideais e ideias, e que para conquistar o poder, sejam obrigados a ter ao lado pessoas, que antes, pelo histórico pessoal, certamente não entrariam em muitos dos lares mineiros.

Mas depois que o Lula abraçou e "reconhece valores e verdadeiro companheirismo em Collor", por que não abraçar e eleger Eliseo Rezende, que ofendeu Tancredo, de tudo, na campanha em que ambos foram candidatos ao Governo de Minas?

Esses percalços de uma trajetória política vitoriosa são pequenos diante de um objetivo maior, e mesmo que custe arranhões e afastem alguns amigos, o sucesso, e o poder estão sendo conquistados. Com méritos.

A política "não tem mais lado". Não existem mais Partidos. O que importa é ganhar, a qualquer custo, não importando quem esteja ao seu lado. O feio é perder. Fernando Pimentel, do PT, ex- prefeito de Belo Horizonte, não fez acordo com Aécio para eleger Márcio Lacerda? Vale tudo. Não existem mais palanques. Existem, poleiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Omar,

Você está fazendo média com o Aécio! Pois, no caso da Siderúrgica de Juiz de Fora ele sabe que é mentira! Promete, promete e promente. É engraçado você fala uma coisa, o El Cid fala outra.... Seja coerente!