quinta-feira, 2 de julho de 2009

DIPLOMA DE JORNALISTA: SOU CONTRA! SOU A FAVOR!

Já há algum tempo estou para escrever sobre esse tema, tão importante para a liberdade de imprensa e de opinião.

Sou rigorosamente contra a exigência de diploma de jornalista para colunistas e articulistas de jornais, rádio, televisão e qualquer outra mídia. A liberdade de escrever e opinar, nesses casos, deve ser absolutamente livre. Ou alguém acha que devem ser proibidos de escrever e opinar, figuras como Arnaldo Jabour, Verissimo, Afonso Romano, Zuenir Ventura, João Ubaldo ? Pelo que me consta, nenhum deles tem curso de comunicação ou jornalismo. E devemos também proibir todos os blogs do Brasil ? Pois afirmo que 99% das pessoas que tem blog não são formados em comunicação ou jornalismo.

Sou rigorosamente a favor da exigência de diploma de jornalista para repórteres que trabalham em jornais, rádio, televisão e qualquer outra mídia . Nesse caso, o profissional deve ter uma formação academica. Isso porque , informar o acontecido, relatar e transcrever o que foi visto, e testemunhado, demanda técnica e consciência profissional. Em outras palavras, a colunista opina. Pode tomar partido. Já o repórter, nunca! E para isso , a formação academica é fundamental.

21 comentários:

Anônimo disse...

É preciso estar atento ao que Mande para pessoas formadoras de opinião.

Chega de sermos otários.

A internet está dando resultado. Temos um poderoso meio de comunicação na mão.
Vocês viram a Petrobrás baixando os preços dos combustíveis?
A internet pressionou muito divulgando para que boicotássemos os Postos BR (Petrobrás).

Precisamos mostrar que o povo tem força e luta pelos direitos e uso correto do dinheiro público.
Tem certas coisas que só dependem de nós, e este absurdo não podemos deixar.

Atenção:

Um deputado chamado Jutahy Magalhães , do PFL da Bahia, é o autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção em nosso país.

O projeto, conforme matéria da Rede Globo, proíbe o Ministério Público de investigar atos de corrupção de Presidente da República, Governadores de Estados, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Prefeitos.

De acordo com a nova lei, que já foi aprovada em primeiro turno no congresso, esse pessoal aí vai deitar e rolar com o dinheiro público sem serem importunados.

Então, caros internautas, vamos espalhar esse assunto para toda a rede.
Vamos pressionar de todas as formas possíveis, para que essa lei absurda e imoral não seja aprovada.

Vamos nos utilizar de todos os meios disponíveis: televisão, rádios, jornais etc. etc.

O Brasil e o Povo Brasileiro não pode, de forma alguma, aceitar isso: que meia dúzia de parlamentares mal intencionados legalizem a corrupção e a bandalheira em nosso País.

Acredito ser esta causa justa e que precisa ser levada ao conhecimento de toda a população .

Não vamos, de forma alguma, deixar passar em branco este ato vergonhoso, arquitetado por este elemento.

Fiquem atentos, e vamos salvar o Brasil de mais esta maracutaia.

Divulguem este manifesto para todo o seu catálogo de endereços.

Obrigado,

Franklin Martins (Rádio CBN e Rede Globo)


Abs, Manoel Perez






--------------------------------------------------------------------------------
Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui

Anônimo disse...

Você foi PERFEITO.

Parabéns pela REFLEXÃO OMAR.

Anônimo disse...

Parabéns, Omar!! São raríssimos os empresários da Comunicação que defendem a obrigatoriedade do diploma para o jornalista exercer a profissão. A sua visão crítica sobre esse tema polêmico foi muito pertinente, ao colocar essa ressalva a respeito dos articulistas, cronistas,etc.

Anônimo disse...

Correto Omar: nem tanto à terra nem tanto ao mar. Tudo tem um ponto de equilibrio,,, este muitas vezes decorre do simples BOM SENSO.
Um abraço Amigo. Desde as eleições que não comento,,, mas sempre entro neste blog,,, verdadeiro forum democratico da nossa Juiz de Fora.
Me farei mais presente através dos comentários.

Anônimo disse...

Quem leu o jornal Correio Brasiliense, do dia 02.07/09, deve ter ficado espantado com a noticia; na CAMARA VAI SER PASSADA O PENTE FINO.... o MP VAI INVESTIGAR A FUNDO OS EMPRESTIMOSX CONSIGNADOS E SUA RELAÇÃO COM OS DEPUTADOS....
SE REALMENTE ISSO ACONTECER, VAI CORRER LAGRIMAS DE SAN GUE.

A CRISSE FINANCEIRA VAI PASSAR, MAS A CRISE MORAL ATÉ QUAZNDO?^

TEM PARTIR DE NÓS MENSMOS, VOTANDO EM CANDIDATOS QUE QUEIRAM MUDAR O RUMO DESSA PROSA.

Anônimo disse...

par de chifres - Ministro da Economia Portugues se demite após o ato.
exibiu-se com esta cena em publico. Sentiu vergonha e pediu demissão.
Aqui seria diferente.Seria exaltado. Diria ao povo, como no codigo de ética, estamos lixando para voces. Nós ainda vamos lixar voces........vote emim, não liga praele,vote emim.ahhhhhhhhha.
fonte: site IG. dia 02/07/09

Roberto disse...

SAIU NO KABELIM:

O diretor do Demlurb, Aristóteles (Tote) Faria fez palestra, ontem, para os alunos da Escola Saci Pererê relatando a história e a trajetória do lixo na cidade. Falou também da projeção para o futuro e a importância da preservação ambiental

SERÁ QUE ELE FALOU SOBRE A QUEIROZ GALVÃO, VITAL, CARLOS ALBERTO BEJANI, CONTRATOS FRAUDULENTOS, AS MENTIRAS DE CAMPANHAS DO CUSTÓDIO, E A TERCEIRIZAÇÃO DO ORGÃO.
ACHO QUE NÃO, CRIANÇAS NÃO SÃO FACEIS DE ENGANAR...

Anônimo disse...

CONCORDO COM VC. OMAR,O REPORTER E O ENTREVISTADOR DEVEM TER FORMAÇÃO E ATÉ ESPECIALIZAÇÃO EM CERTAS AREAS POIS JÁ OUVI PROFISSIONAIS DIZENDO QUE NÃO GOSTAM DE DAR ENTREVISTAS POIS GERALMENTE MANDAM RECEM FORMADOS QUE NAO ENTENDEM DO ASSUNTO A SER TRATADO E ELES ALÉM DE PERDEREM TEMPO PARA EXPLICAR O QUE ESTÃO FALANDO AINDA, QUANDO LEEM TEM COISAS QUE NEM FALARAM OU SUAS PALAVRAS MODIFICADAS.ASSUNTOS SERIOS E DE RELEVANCIA, ESPECIALIDADES,PESSOAS SERIAS E OCUPADAS TEVEM SER ENTREVISTADOS POR PROFISSIONAIS DE NIVEL

Anônimo disse...

Exemplo de matéria séria:
Com o argumento de diminuir a violência infanto-juvenil, juízes da infância e da juventude de alguns municípios de quatro Estados brasileiros - São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraíba - decretaram, por meio de portaria, o toque de recolher para crianças e adolescentes. Nas cidades paraibanas de Taperoá, Livramento e Assunção, menores de 12 anos não podem circular nas ruas do centro, em bares e restaurantes depois das 21h desacompanhados dos pais ou responsáveis. Em São Paulo, nos municípios de Fernandópolis, Ilha Solteira e Itapura, o toque é ainda mais rigoroso: menores de 18 anos não podem estar nas ruas desacompanhados a partir das 20h. O modelo já foi copiado em Santo Estevão (BA).

O toque de recolher para os menores de 18 anos começou a valer em 15 de junho em Patos de Minas (MG). Mas os adolescentes de 16 a 18 anos podem circular depois do horário estipulado desde que tenham uma carteira de identificação expedida pela Vara da Infância e Juventude da cidade. Para fazê-la, além de pagar uma taxa de R$ 8, os pais do menor devem ir ao juizado autorizar a circulação dos filhos pelas ruas da cidade depois das 23h.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Patos de Minas, Joamar Gomes Vieira Nunes, afirma que a portaria foi editada para preencher o vácuo deixado pelo Estado, pela família e pela sociedade.

"A família não tem mais poder sobre o adolescente", afirma o juiz. "A sociedade acha que os adolescentes são um problema sem solução e o Estado não oferece os aparatos necessários, como educação integral e programas para recuperar os menores do vício das drogas", disse.

Medida ilegal
Para tentar derrubar a portaria, o Ministério Público de Minas Gerais apelou ao Tribunal de Justiça do estado contra a decisão do juiz e protocolou reclamações na Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas nenhum dos órgãos se manifestou até agora. O promotor de Justiça Jaques Souto Ferreira garante que o toque de recolher é inconstitucional e fere o Estado democrático de direito.

"Essa portaria é monstruosa. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) permite a criação de portarias para regulamentar a presença de menores em eventos, mas não permite restrições genéricas", explica o promotor. "E a Constituição garante o direito de ir e vir do cidadão. Sem contar o constrangimento que os jovens passam por serem recolhidos nas ruas por policiais", disse.

Apesar das contestações, Gomes garante que sua decisão já surtiu efeito. Segundo o magistrado, relatório divulgado pela polícia militar na quarta-feira mostrou que a taxa de crimes infanto-juvenis cometidos entre 23h e 6h foi zerada. E as ocorrências registradas pelo Conselho Tutelar caíram 95%.

O juiz garante também que tem recebido apoio de famílias e comerciantes da cidade porque a decisão "é legítima e busca evitar que os adolescentes fiquem ao alcance do crime organizado que, a cada dia, busca pessoas cada vez mais jovens para suas atividades criminosas", disse.

"No último ano cresceram 38% os atos infracionais cometidos por menores de idade", conta Gomes. "E a gravidade dos atos infracionais também aumentou. São roubos, homicídios, estupro e tráfico. As famílias estão satisfeitas e a medida tem um caráter educativo porque os adolescentes que conseguem a carteirinha não querem trair a confiança dos pais", disse.

Polícias militar e civil, agentes do corpo de bombeiros, conselheiros tutelares e voluntários são os responsáveis pela vigilância das ruas. No caso de descumprimento da regra, pais e comerciantes podem receber multa de três a 20 salários mínimos.

"O toque de recolher é uma medida discriminatória respaldada pela sociedade que vive com medo da doença da violência", afirma Ferreira.


Resumo: SEXO PRECOCE, DROGAS E BALADAS... PAÍS AUSENTES E JUVENTUDE PERDIDA...

EXCELENTE MEDIDA, POIS, BASTA ANDAR POR JUIZ DE FORA DE MADRUGADA O QUE SE VÊ? ADOLESCENTE BEBADOS, MENINAS NOVAS BEBADAS E ONDE ESTÃO OS PAÍS?
NÃO SOU JORNALISTA, MAS ESTA MATÉRIA MERECE UM PRÊMIO.

Anônimo disse...

DEVERIAMOS ERA USAR CAMISETAS E BONÉS COM OS DIZERES:JUIZ DE FORA LIVRE DOS TUCANOS.NO HPS FALTA SORO FISIOLOGICO PARA OS PACIENTES, INTOLERANCIA TAMBÉM MATA DR. LAERTE.

Anônimo disse...

Dias atrás li em algum lugar e achei otima idéia para uma campanha em camisas, bonés, adesivos, botoms:

TUCANO BOM É TUCAN0 SEM MANDATO.

Jhonatas Franco disse...

"Nesse caso, o profissional deve ter uma formação academica. Isso porque , informar o acontecido, relatar e transcrever o que foi visto, e testemunhado, demanda técnica e consciência profissional."

Concordo. Mas "técnica e consciência profissional" não são ensinados somente em faculdades.

Sou graduando e sei que poucos se formam com essa "técnica e consciência profissional", ao passo que também sei que muitos jornalistas não-formados têm esses requisitos.

Fiz 2 textos que explicitam melhor o porquê da Decisão do Supremo e quais são os benefícios dessa nova regra.

Pela ordem, são esses:

- Sim, Sou A Favor - http://banalizando.blogspot.com/2009/06/sim-sou-favor.html

- 10 Motivos para se Concordar (ou se Conformar) com a Decisão do STF - http://banalizando.blogspot.com/2009/07/apesar-do-post-anterior-ja-ter-abordado.html

Anônimo disse...

AINDA arrespeito do LARANJA
Omar, estamos achando muito estranho o fato da CÂMARA nãoter se pronuciado arrespeito das suas DENUNCIAS sobre FUNCIONARIO Rodrigo Amaral que é pago com dinheiro do pôvo.queremos uma explicação afinal temos direito de saber se é verdade ou não? você naõ acha?
UM CONTRIBUINTE

Anônimo disse...

DR.Omar,
como cabo eleitoral,gostaria que o sr.abrice um espaço para o Veriador Rodrigo Matos exclarecesse este fato arrespeito do Rodriguinho pois ta ficando muito dificel pra gente convencer os eleitores que ele não tem nada com o Bejane.por favôr.

cabo eleitoral do PSDB.

OMAR PERES disse...

DIREITO DE RESPOSTA


O blog não precisa dar direito de resposta. O blog é uma tribuna livre, seja para o Vereador Rodrigo Mattos seja para o assessor amigo e laranja do bejani, que o Vereador nomeou para cargo na Câmara de Vereadores.

O BLOG SEMPRE PUBLICARÁ OS TEXTOS QUE FOREM CONSIDERADOS
IDÔNEOS. Portanto, se a Câmara, Rodrgigo Mattos e seu amigo Rodrigo Souza quiserem responder, podem enviar o texto que será publicado.

Easy Rider disse...

DR OMAAAR POR FAVOR ABRA UM CURSO DE PORTUGUÊS QUE O SENHOR VAI FICAR RICO, QUER DIZER MAIS AINDA:

DR.Omar,
como cabo eleitoral,gostaria que o sr."abrice" um espaço para o "Veriador" Rodrigo "Matos" "exclarecesse" este fato "arrespeito" do Rodriguinho pois ta ficando muito "dificel" pra gente convencer os eleitores que ele não tem nada com o Bejane.por "favôr".

cabo eleitoral do PSDB.

3 de Julho de 2009 15:27

GENTE ISSO É UM CABO ELEITORAL, OU UM ANALFABETO COMPLETO.
SERÁ QUE OS PSDB TROCOU SEU MASCOTE.
AO INVÉS DE TUCANO AGORA É UM BURRO.
MAS SE FOR PENSAR BEM, PRA SER CABO ELEITORAL DO VEREADOR MONGOLOIDE, ATÉ QUE ESTÁ NO NIVEL.

SERIA MAIS FÁCIL PRA ESSE JUMENTO CONVENCER OS ELEITORES QUE MICHAEL JACKSON É PAPAI NOEL.
SÓ POR QUE ELE É BRANCO, ADORA CRIANÇAS E DE VEZ EM QUANDO COLOCA A MÃO NO SACO.

Porto Alegre=Porto Triste disse...

Disseram: "...NO HPS FALTA SORO FISIOLOGICO PARA OS PACIENTES, INTOLERANCIA TAMBÉM MATA ...."
Esse(a) anônimo(a) deve ser FUMANTE.
Juiz de Fora sem tabaco SIM!

Anônimo disse...

apenas uma perguntinha:

o cupincha do Fernandinho Beiramar é inocente?
Ora bolas, então por que o do bejane é?

Anônimo disse...

PEROLAS do vocabulário TUCANO
abrice
Veriador
exclarecesse
arrespeito
dificel
-----------
minha bicervação:
real menti, um pobrema
pencei qui era çó nuPT

Anônimo disse...

VIA A GLOBO NEWS MOMENTOS ATRÁS. FICO INDIGNADO COM JORNALISTAS MAL INFORMADOS, MAL INTENCIONADOS, QUE NUM MOMENTO COMO ESSE EM QUE ESTAMOS ASSISTINDO O SENADO NUM ESFORÇO JAMAIS VISTO DE MOSTRAR AO POVO, VENENOSO, QUE O QUE OCORRE NO SENADO ATUALMENTE, É APENAS UMA QUESTÃO ISOLADA, QUEREM IMPUTAR AO SENADOR JOSE SARNEI, HOMEM ÍNTEGRO, A CULPA POR TUDO QUE ACONTECE NO SENADO.
SE NÃO VEJAMOS:
SÓ PORQUE ELE ESQUECEU-SE DE DECLARAR UMA CASA DE 4 MILHÕES EM BRASÍLIA!
FOSSE UM VALOR SIGNIFICATIVO!
UMA CASA QUE AFINAL, PELA IMPORTÂNCIA DO SENADOR, PUDESSE COMPROMETER SEU PATRIMÔNIO, MAS CONVENHAMOS, NESSE VALOR!?
É muita maldade!
Querem também condena-lo por conta do neto, QUE NEM SABIA QUE ESTAVA TRABALHANDO PARA UM OUTRO AMIGO SENADOR.
PARECE QUE ESSE PAÍS NÃO ACREDITA MAIS NOS SEUS POLÍTICOS.
UM ABSURDO, SE DOAM DE FORMA INCONTESTAVEL PELO POVO E em TROCA, RECEBEM ESSE TIPO DE TRATAMENTO.
MUITA INJUSTIÇA, CULPA!...
DOS MAUS JORNALISTAS, QUE SÓ SE PREOCUPAM EM PREJUDICAR A NOBRE CLASSE POLÍTICA. NÃO SE PODE NEM TER CASTELO.
AINDA BEM QUE A ÉTICA FOI RESPEITADA, PRIVANDO-OS DE CONDENAÇÃO.
POVO SEM VERGONHA E MALDOSO, JORNALISTAS SEM ÉTICA, ONDE VAMOS PARAR!?
EM

Anônimo disse...

Disse tudo... O jornalismo é uma profissional dotada de técnica como qualquer uma outra. No caso da opnião já existiam colunistas sem diplomas.