segunda-feira, 6 de julho de 2009

O GOVERNO DE MINAS E O DESENVOLVIMENTO DA ZONA DA MATA

Depois de distribuir centenas de ambulâncias para prefeituras pobres do interior , politicas públicas indutoras de desenvolvimento para criação de renda e empregos , foram mais uma vez , "confirmadas" para a Zona da Mata : na última reunião de seu comitê de crédito, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG analisou dezenas de projetos empresariais no Estado , aprovando mais de R$ 120 milhões em financiamentos, sendo a expressiva soma de R$ 6 milhões (!!!) aplicados na Zona da Mata, incluindo a cidade de Juiz de Fora , do prefeito alidado do governador, o tucano custódio mattos.

A Zona da Mata foi a região que menos cresceu em Minas nos últimos 25 anos. E está prestes a igualar seu Índice de Desenvolvimento Humano - IDH , ao do Vale do Jequitinhonha e ao do Norte de Minas.

Pobre Juiz de Fora. Pobre Zona da Mata.

23 comentários:

Anônimo disse...

Não seria o caso de se fazer uma manifestação oficial,usando todos os meios politicos que nossa região e principalmente JF possuem contra esse absurdo?Afinal JF tem em seus quadros um Ex presidente da republica,ex governador,deputados federais,estaduais e empresarios respeitados no meio economico do estado.O que falta a essa cidade e cada um parar de olhar para si propio e olhar para a comunidade,inclusive para defender seus propios investimentos.A nossa região nem de longe pode ser comparada com o Vale do Jequitinhonha.La infelizmente a miseria e igual ao sertão nordestino.Terras improdutivas,grande maioria da população analfabeta,e pouquissima fonte de renda,o que não e o caso de Juiz de Fora e da Zona da Mata.O que falta na verdade e vontade politica,e vergonha na cara,parar de picuinha e unir forças para o bem de todos nos.

Anônimo disse...

Omar,

A Cidade não tem nenhum representante preparado para formular estrategias e ações empresarial. Por este motivo não pode exercer qualquer controle sobre as possibilidades de desenvolvimento na região.

O presidente da FIEMG local é uma verdadeira piada de tão despreparado. AS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO DAS PREFEITURAS SÃO TOTALMENTE INOPERANTES.

Para desenvolvimento torna-se obligatório um grupo preparado e com experiência em Gestão Empresarial, mas isto não se origina tendo como prefeitos as figuras grotescas que tivemos nas 5últimas gestôes de JF.

ex funcionario da Codemig.

Anônimo disse...

Lembro-me que nos anos 60 falava-se muito da criação do Estado da Paraíba do Sul, separando a Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Acho que isto dificilmente seria conseguido mas certamente iríamos incomodar os governantes do Estado e fazer com que a população da Zona da Mata se conscientizasse da necessidade de ser mais ativa.

Não sei como criar comunidades ou grupos no Orkut mas se alguém fizer isto eu entro.

Pela criação do Estado da Paraíba do Sul!!

Anônimo disse...

Se pelo menos os poucos recursos que temos fossem bem utilizados, mas nem isso.

Isso porque o Governador e o prefeito são do mesmo partido.

Que sinergia...

Anônimo disse...

Criação do Estado da Paraiba do Sul???? Essa foi ótima....rsrsrsrsrsrrsrsr

Anônimo disse...

Antes de culpar o Estado ou o BDMG precisamos saber se a Zona da Mata apresentou projetos, quantos projetos,quais projetos, se tinham viabilidade econômica, se tinham qualidade para serem aprovados, stc. Acredito que pouquíssimos prtojetos tenham sido submetidos ao BDMG pois as empresas estão é saindo daqui para o Estado do Rio e ninguém está vindo para cá pois o vizinho oferece mais vantagens. Lá (no Estado do Rio) deve ter um equivalente ao BDMG, talvez um BDRJ, vale a pena ver se as empresas daqui estão conseguindo financiamentos para se mudarem para Três Rios, Levy Gasparian, Sapucaia. Acho que é um bom tema para discussão neste blog. Se o Governo de Minas Gerais não levar em consideração a questão fiscal (ICMS principalmente) não vai adiantar nada a gente ficar aqui reclamando. Ou então vamos criar um movimento separatista como alguém propos numa outra postagem. O Triângulo Mineiro está doido para fezer isto, mas se o Estado da Paraíba do Sul conseguisse fazer isto, seria viável? ou íamos ser um Maranhão do Sul (Sarneys locais a Zona da Mata tem para dar e vender)

Jorge disse...

Caro Omar, o desenvolvimwento da Zona da Mata pressupõe a necessidade de uma representatividade política de peso, o que não tem se traduzido há muito tempo.
Se tentarmos fazer uma análise histórica da nossa cidade, poderemos concluir que esta representatividade não precisa ser quantitiva e sim, qualitativa.
A prova disso é que Juiz de Fora teve inúmeras oportunidades de ganhar impulso e investimentos e está nesse ostracismo!
Só para enumerar, tivemos um representante como Presidente da República, tivemos ministros de Estado, tivemos Senadores, deputados Federais... e, no entanto, estamos nesse retrocesso gradativo.
Esse fato se dá pela "qualidade" dos nossos políticos, bem como, pelo "embolamento" de ideologias e de conduta que eles "defendem".
Hoje li no jornal a filiação de Itamar Franco ao PPS, onde ele declarou;": "A voz de Minas precisa ser mais ouvida no país. Minas não pode continuar só cochichando." Então ele tem falado baixo há muito tempo!
Eu respeito o Ex. Presidente pela sua parte na história desse país e dessa cidade,mas, se ele, como Presidente,não conseguiu que Juiz de Fora saisse desse "cochicho" provinciano, como fazer que a " voz de Minas seja mais ouvida"?
Como acreditar em políticos que mudam de partido como nuvem no céu, de acordo com as suas conveniências? Lembro-me do Itamar, na reinauguração do Instituto de Educação de Juiz de Fora, em seu discurso, fazendo severas críticas à política neo-liberal do PSDB e hoje dá as mãos ao Aércio. Qual será a sua ideologia?
Como acreditar em desenvolvimento da região, se os MESMOS políticos estão SEMPRE nos palanques do candidato mais cotado para ganhar? A TV Panorama possivelmente tem em seus arquivos o palanque do Bejani, que disputava as eleições com o Custódio, com a presença de Júlio Delgado e outros mais. Todos eles, quatro anos depois, estavam no palanque do Custódio defendendo a sua candidatura.
Não podemos esquecer que o próprio Custódio ficou vários anos como Deputado Federal e o que ele fez pelo desenvolvimento da cidade? NADA!!! A postura de omissão que toda essa turma de políticos teve em relação à roubalheira da turma do Bejani, nos leva a desacreditar que Juiz de Fora possa "acordar" dessa inércia.

Anônimo disse...

É isso aí: Estado da Paraíba do Sul e Omar Peres para governador!!

Anônimo disse...

Deixo um recado para o sr prefeito: ande de onibus, que voce verá com os proprios olhos, como anda a frota, a qualidade dos serviços prestados, nos horarios de pico, é sardinha em lata, é um exodo do centro e adjacencias para os bairros. Os pontos de onibus não comportam mais, é sujeira, falta varrição, capina, coletores de lixo, coberturas danificadas, e olha que não é nos bairros só, temos exemplos na principal via, a Rio Branco,. Porque não voltam com os onibus articulados?

Anônimo disse...

JUIZ DE FORA É UMA INHACA

Anônimo disse...

Minas Gerais não tem nos dado nada, isto há décadas, e já que torcemos pelos times cariocas, vamos à praia em Cabo Frio talvez fosse melhor a Zona da Mata passar a fezer parte do Estado do Rio de Janeiro: teríamos - finalmente - um litoral e até um governador melhor do que o Aécio, uma capital infinitamente mais charmosa, teríamos uma PM nas ruas e até o BOPE para cuidar da bandidagem local

Anônimo disse...

Olá Omar,

O tucano e a maritaca estão gritando aos quatro ventos que o governo de minas não tem dinheiro para investir devido à crise internacional que afetou em cheio a base da economia mineira - extração de minérios.

Hoje, 05/07/2009, saiu no jornal impressa oficial (http://www.iof.mg.gov.br/index.asp?data=04072009) que a arrecadação com exportações em minas cresceu quase 23% - não me recordo direito qual é a cifra. Estou aguardando para confirmar esta notícia, pois, se for verdade, alguém está mentindo descaradamente!!!!!!!!!

Estamos de olho!!!

Anônimo disse...

TODA ESTA REGIÃO CARIOCADA-CAIPIRA DE MINAS É CARREGADA DE FUNCIONÁRIOS PUBLICOS. GENTE POR NATUREZA SEM INICIATIVA E INCAPAZES DE EMPREENDEREM AÇÕES AUTONOMAS.

O MAIOR INVESTIMENTO NESTA CIDADE TEM SIDO DE TRAFICANTES E CONTRABANDISTAS, MOROSAMENTE TRATADOS PELA JUSTIÇA E POLICIA LOCAL.

NO COMERCIO DAS RUAS CENTRAL DE JF OBSERVA-SE GRANDE NUMERO DE PRODUTOS CHINESES E DE CONTRABANDO, QUE DESLOCAM GRADUALMENTE O COMÉRCIO LOCAL PARA AS MÃOS DE GENTE SEM SERIEDADE.

ESTOU ERRADO ?

Anônimo disse...

Incrível essa cidade Juiz de Fora! Prestadora de serviços no setor da educação. Forma por ano contando com todos os espaços relacionados aos cursos superiores nada menos que na casa do milhar. No entanto não há emprego, trabalho para os que aqui residem e muito menos para os de fora.
Andamos tropeçando em pessoas com diploma de 3º grau pelas ruas centrais da cidade, todos desempregados. Tem cidadãos na cidade com mais de 10 anos de formado que não conseguiram se colocar na própria formação.
Juiz de Fora está adoentada, pobre, esquecida, e agora quer virar palco grotesco para a próxima eleição. Até quando o povo vai ficar na inércia?

Eurico Moura disse...

É QUALQUER COISA DE IMPRESSIONANTE, O QUE AQUI SE LÊ, EM CERTAS POSTAGENS.
AINDA BEM QUE VEZ OU OUTRA SE OBSERVA ALGUMA INDIGNAÇÃO, CONTRA A MESMICE.
A CONTINUAR ASSIM, VAMOS DISPUTAR ACIRRADAMENTE O TÍTULO DE REGIÃO MAIS POBRE DE MINAS, COM O VALE DO JEQUITINHONHA.
IMPRESSIONANTE A LETARGIA QUE DOMINA AS MENTES QUE LEVAM A CIDADE, PARA ESSE ABISMO.
CADA DIA, SINTO QUE NÃO TEM JEITO, MEEESMO!

TINHA DE SER COMIGO.
AO RECEBER UM CASAL EM MINHA CASA NESTE DOMINGO, LOGO NO INÍCIO DE NOSSO "PAPO", FOI MINHA MULHER FAZER ALUSÃO A LIGAÇÃO QUE TENHO COM JF, PARA OUVIR DOS DOIS: AH! JF, CARIOCAS DO BREJO, NÉ!
NÃO ACREDITEI!!! Tentei "TAPAR o SOL com a PENEIRA".
Como essa colocação me faz mal!
PIOR, QUANTAS VEZES OUVI ISSO EM MINHA VIDA.
---------------------------
CERTOS FATOS ME INCOMODAM.
JA SE FALOU AQUI SOBRE O AEROPORTO da ZONA DA MATA.
VISÃO SEM NENHUM HORIZONTE, ALGUNS SE MANIFESTAM INDIFERENTES OU CONTRA, MAS COMPREENDE-SE SUAS LIMITAÇÕES.

INDAGO A OMAR PERES.
SERIA O FATO, UM REFLEXO INQUESTIONAVEL DA INCAPACIDADE DOS DITOS REPRESENTANTES DA CIDADE E REGIÃO?
UMA PROVA QUE O GOVERNO AÉCIO NEVES, ESTÁ POUCO SE "LIXANDO" PARA A REGIÃO E CIDADE?
QUE AS PESSOAS NA REGIÃO, NÃO SE COADUNAM COM A MESMA?
QUE A OMISSÃO FAZ PARTE DAS PESSOAS NA REGIÃO?
QUE AS PESSOAS PREFEREM EMBARCAR NO RIO E SAIR NA COLUNA SOCIAL DE JF?

CADA DIA QUE PASSA, A DESCRENÇA NESSES POLÍTICOS EM SEUS TERREIRINHOS NA "CITY", ME DEIXA PERPLEXO DIANTE DE TANTO DESINTERESSE DE UM POVO QUE NÃO PERCEBE O QUANTO DILAPIDA A CIDADE.
NÃO HA O QUE FAZER? SO VEZ OU OUTRA LER ALGUMA COISA E CONTINUAR NA ETERNA LENGALEGA?

CHEGO A PENSAR, SÃO TANTOS OS PROBLEMAS QUE SE ACUMULARAM AO LONGO DO TEMPO QUE, PARA RECUPERAR A CIDADE E REGIÃO, SÓ COM UMA REVIRAVOLTA DE CULTURA, ESTILO E COMANDO DE PULSO FORTE E AMOR A CIDADE.
SÓ PODE SER O, "VIRUS OMISSO"!

TEMO, PELAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!
NÃO DUVIDO NEM UM POUCO QUE O EX OPORTUNISTA DA PREFEITURA, TENHA UMA EXPRESSIVA VOTAÇÃO E SE ELEJA.
ISSO OCORRENDO, COM CERTEZA ABSOLUTA, DELETO ESTA MINHA LIGAÇÃO.
NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA.

A ÚNICA POSSIBILIDADE DE SE MUDAR, RENOVAR, ALAVANCAR A CIDADE E REGIÃO, TEM DADO AQUI SUA CONTRIBUÇÃO, COM ESSE ESPAÇO NUNCA ANTES VISTO NA CIDADE.
OU VAMOS CONTINUAR COMO O POSTANTE QUE SE MANIFESTOU, PARA PREFEITO EM 2020, custodio, bejani, tarcisio, sebastião ou seus herdeiros. Dessa Câmara, Deus que nos livre tambem.
AMÉM

Anônimo disse...

Fui fazer uma entrevista para estágio na cidade de Petrópolis em uma grande compania do ramo de aviação. Na hora da entrevista a primeira coisa que a psicóloga me disse foi o seguinte: " Poderíamos pegar estagiários na cidade do Rio de Janeiro, mas nós gostamos de dar oportunidade para os estudantes de JF pelo fato de nós sabermos que a cidade não têm nada. Quais são as empresas que a cidade têm? ".
A cidade é conhecida pela falta de emprego, empresas, pelos baixos salários, é uma verdadeira vergonha. A única coisa que JF produz são eleitores contaminados pelo bejani. Miséria gera miséria e também gera péssimos políticos.
A pobreza avança em JF esse é o segredo do Aécio, do custódio e do bejani. É muito mais fácil obter votos dos miseráveis do que tirar docê de criança.

Anônimo disse...

Fui fazer uma entrevista para estágio na cidade de Petrópolis em uma grande compania do ramo de aviação. Na hora da entrevista a primeira coisa que a psicóloga me disse foi o seguinte: " Poderíamos pegar estagiários na cidade do Rio de Janeiro, mas nós gostamos de dar oportunidade para os estudantes de JF pelo fato de nós sabermos que a cidade não têm nada. Quais são as empresas que a cidade têm? ".
A cidade é conhecida pela falta de emprego, empresas, pelos baixos salários, é uma verdadeira vergonha. A única coisa que JF produz são eleitores contaminados pelo bejani. Miséria gera miséria e também gera péssimos políticos.
A pobreza avança em JF esse é o segredo do Aécio, do custódio e do bejani. É muito mais fácil obter votos dos miseráveis do que tirar docê de criança.

Anônimo disse...

O GOV.DE MINAS FOI ALVO DE UMA MATÉRIA ENORME QUE A ANA PAULA PADRÃO FEZ EM SEU JORNAL DA RECORD ESTA SEMANA, ACHO QUE TERÇA FEIRA. ELA DISSSE MUITO BEM SOBRE O CAOS QUE ESTÁ MINAS GERAIS.

Anônimo disse...

ANA PAULA PADRÃO FALOU E MOSTROU EM SEU JORNAL DA RECORD QUE VAI AO AR ÁS 19:50 A PODRIDÃO DO GOVERNO DE MINAS. PARABÉNS ANA. É DE REPORTERES IGUAIS A VC. E OMAR QUE ESTAMOS PRECISANDO.

Anônimo disse...

JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE GOV.DE MINAS, ESTA SEMANA EU FUI ATÉ O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL E ASSIM QUE DESCI DO ÔNIBUS ACHEI QUE ESTAVA NO HU ERRADO POIS A PRIMEIRA E ÚNICA PLACA QUE SE VÊ BEM DESTACADA É GOVERNO DE MINAS,NÃO ENTENDI NADA. A REITORA FAZ COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL E O ATUAL REITOR QUE FAZ PARTE DA PANELINHA VAI E COLOCA A PLACA DO AÉCIO DUQUE(PSDB) QUE SÓ SABEM CONDECORAR COM MEDALHINHAS TODA SUA PANELINHA.IMAGINA QUANTO CUSTA CADA FESTINHA DA MEDALHINHA. SAI DAÍ DUQUE. NÃO CONFUNDA UFJF COM UFMG. A NOSSA É FEDERAL E NOSSO MAGNIFICO HOSPITAL FOI FEITO NA GESTÃO DE MARGARIDA PARA SER ÚTIL A POPULAÇÃO NÃO PARA SERVIR DE PALANQUE ELEITORAL.

Anônimo disse...

Ao anônimo que falou que talvez fosse melhor a Zona da Mata passar a fazer parte do Estado do Rio de Janeiro, justificando que teríamos um governador melhor do que o Aécio, quero lhe dizer que, na verdade, o Aércio parece mais governador do Rio do que de Minas,pois só vive lá,nas badalações cariocas. E além do mais, pelo menos pela Zona da Mata ele não fez nada! Portanto, é difícil ter algum pior do que ele.

Anônimo disse...

será atrevimento dizer que o Aecio é um cara com falta de experiência e muito mauricinho para tirar minas do buraco ?

Anônimo disse...

Cheguei a conclusão ke Juiz de Fora parou no tempo,essa cidade está virando um covil de ladrões no poder publico,e também está xeio de plaboys e patys desfazendo da gente.O transporte publico está uma merda,ônibus demoram,a qualidade dos carros é péssima.
Empregos aky está uma porcaria,nego tudo desempregado e se tiver empreguinhos ke pagam R$400
Quando vc entra em Juiz de Fora paresse ke a cidade circula R$ e quando xega aky dentro é mó cabeça de burro.
se Juiz de Fora ficar nesse reme-reme vai acabar em poeira sendo ke esses politicos corruptos venderão a nossa cidade lá na entrada do Salvatera.
Esse Aécio Neves não passa de um mauricinho ke fica comprando votos do povo em época de eleições,aí quando tá lá dentro ele só olha pra BH e região e eskeçe da nossa região,más se a nossa região ficar desse jeito vai ficar ke nem o Vale do Jekitinhonha.