quinta-feira, 25 de março de 2010

PESTANA 2014

Prefeitos e vereadores de todo o Estado, foram à festa em homenagem ao Deputado Marcos Pestana. De Juiz de Fora, dois vereadores: o tucano José Laerte, eleito com os votos, apoio e prestígio do Antônio Jorge, mas obedecendo ao custódio, já deu uma grande contribuição ao povo de Juiz de Fora: votou pelo aumento do IPTU; e Isauro Calais, que mesmo tendo votando contra, adora estar sempre do lado de um tucano. Aliás, Isauro está com boas chances de eleição.

Pestana ficou 7 anos à frente da Secretaria de Saúde de Minas. Investiu bilhões de Reais no Estado, e o resultado é impressionante, motivo, até mesmo, de matérias em todos os principais jornais do mundo.

O choque de gestão na saúde pública mineira é indiscutível, e prova desse sucesso é o exemplar funcionamento de toda uma sofisticada gestão administrativa, que envolve milhares de pessoas, complexos recursos matérias, investimentos quase que incalculáveis, sem nos esquecermos da logística que se exige em um Estado de dimensões continentais como são as nossas (?) Minas Gerais.

O resultado dessa eficiência não poderia ser outro: povo e servidores da saúde nunca foram tão felizes, tão respeitados, tão bem tratados em todos os postos de saúde do Estado, particularmente nos postos de atendimento e hospitais da Zona da Mata, região onde nasceu o Secretário!

Para atestar o que estou dizendo, vale a pena ver o trabalho de tecnologia hospitalar e atendimento desenvolvido pela Secretaria de Saúde Estadual, em Leopoldina, que conheço bem. Ali, foi mais fácil, pois a Casa de Caridade Leopoldinense, recebeu também a inestimável ajuda e recursos do Deputado Rodrigo de Castro, apoiado pelo prefeito Bené Guedes. Sem os milhões enviados por Rodrigo, o hospital já teria sido fechado! Obrigado Bené, obrigado Rodrigo! Estão devendo os fornecedores há mais de 6 meses, mas agora tudo será resolvido...

Mas voltando à festa em homenagem ao Secretário que se despedia, depois de 7 anos à frente da pasta da Saúde, Pestana foi ovacionado por mais de 1 mil pessoas. E não podia ser diferente, pois ele resolveu, com trabalho e dedicação, e choque de gestão, todos os principais problemas que existiam no sistema da saúde pública do Estado, especialmente os de Juiz de Fora, e Zona da Mata.

Pelo menos o problema crucial, que era o terror de todas as cidades do interior foi equacionado: A FALTA DE AMBULÂNCIA ! Hoje não existe um pequeno município de Minas que Pestana não tenha entregue uma ambulância O KM !

Marcos Pestana resolveu, assim, o problema de todos os prefeitos, qual seja, mandar o paciente para outro município, já que ÀS VEZES, repito , ÀS VEZES, a cidade pode ter algum problema em seu hospital (falta de medicamento, de aparelhagem, médicos etc., tudo contornável e sem importância).

Por tudo isso, por todo esse magnifico programa de desenvolvimento avançado de distribuição de ambulâncias, Marcos Pestana será o DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DE MINAS. Perguntem aos prefeitos das cidades vizinhas a Juiz de Fora! A maioria adora o Pestana, pois o ex-secretário mudou a vida de milhares de cidadãos, que enfermos, mas em ambulância novas, chegam confortavelmente a Juiz de Fora !!!

Se não acreditam em mim, perguntem aos servidores do HPS , em Juiz de Fora ! Perguntem se as ambulâncias de Bicas, Maripá (a mais sofisticada...), Matias Barbosa, Simão Pereira, Coronel Pacheco etc., não são novinhas, e chegam todos os dias com pacientes bem tratados em suas cidades ! Podem perguntar!

A maioria dos enfermos que chegam de outros municípios são transferidas para Juiz de fora, não por problemas estruturais nos hospitais de suas cidades, mas, exclusivamente , porque todo mundo da Mata Mineira prefere vir para o HPS , pois sabe que o atendimento ali vai ser de primeiro mundo, e que os recursos daquela unidade são quase que infinitos. E graças a quem? Quem ? Quem ? Ao homem choque de gestão da saúde, Marcos Pestana !!!

Mas o mais importante da noite, não foi esse reconhecimento, mas sim a decisão da base que administra a saúde do Estado, representada por prefeitos e vereadores : LANÇAR MARCOS PESTANA COMO CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS EM 2014 !

Faz todo sentido, pois vocês se lembram o que era a saúde pública há 7 anos atrás? Lembram? Vejam como está agora ! É outra coisa, não só em Juiz de Fora, mas como em toda a Zona da Mata !

MINAS CHEGOU AO PRIMEIRO MUNDO EM ASSISTÊNCIA MÉDICO HOSPITALAR , GRAÇAS AO CHOQUE DE GESTÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO ! AQUI, SAÚDE NÃO É O PROBLEMA. TUDO FUNCIONA, TODOS SÃO BEM ATENDIDOS E FELIZES ! Graças, como já mencionei, ao já candidato ao governo, Marcos Pestana.

Duvidam ? Discordam ? Pois dêem uma passadinha nos hospitais de Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno, Além Paraíba, Viçosa (terra do Danilo de Castro e do eficiente Deputado Rodrigo de Castro) etc. etc. Vão e vejam ! Só pessoalmente para atestar como tudo mudou em 7 anos !

Quando visitamos essas unidades de saúde, ficamos emocionados ao observar como os recursos públicos foram bem aplicados. E as mudanças estruturais que aconteceram! Ninguém acredita: hospitais modernos, limpos, pessoal bem remunerado, medicamentos a vontade, uma referência, para um povo feliz , e que não sabe como agradecer. Por isso, Pestana será o Deputado mais votado do Estado , e candidato ao governo em 2014 !

E como já disse, o principal problema da saúde pública mineira, totalmente equacionado , e que nunca mais vai faltar em todos os 853 municípios do Estado: UMA AMBULÂNCIA NOVINHA PARA CADA HOSPITAL , TODAS DOADAS POR PESTANA ! ISSO É A TRADUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA EFICIENTE EM SAÚDE PÚBLICA !

E para provar essa eficiência, só aqui em Juiz de Fora, Pestana guardou por seis meses, em pátio fora da cidade, mais de 200 ambulâncias (!!!), que custaram milhões de Reais aos cofres públicos , mas que os maldosos , disseram que estavam escondidas no meio de um matagal. Mentira ! Inveja !

Estavam todas guardadas no meio de uma linda floresta, preservadas pela natureza, para serem distribuídas no momento adequado, sem a politicagem tão "usual em governos demagógicos" , o que não acontece com o professor Pestana, o que foi feito, seis meses depois, com a presença do governador. As ambulâncias não ficaram abandonadas por seis meses. Elas estavam guardadas e, não escondidas.

Impressionante mesmo, como exemplo da eficiência da Secretaria de Saúde e, por isso, diferente de todos os outros municípios da Mata, é Juiz de Fora. Chego a ficar emocionado. Meus olhos enchem de lágrimas, quando penso no respeito e como a população mais humilde, e sem recursos, é tratada nos hospitais que Pestana administrou por 7 anos . Repito: nos emociona ! Pois vejam:

1) Juiz de Fora nunca teve uma saúde pública que funcionasse tão bem,
em toda a história da cidade. Devemos isso a Marcos Pestana, 7 anos à frente da Secretaria Estadual da Saúde.

2) O HPS é um primor, referência nacional em gestão hospitalar. Devemos isso a Marcos Pestana. Tanto é verdade que uma comissão militar do Iraque, e do Afeganistão, está vindo especialmente à Juiz de Fora para entender como um hospital de guerra, como é o HPS, pode funcionar sem médico, sem enfermeiro, sem medicamento , e jogando seus pacientes nos corredores, e com toda a população feliz por um atendimento humano e eficiente ! Estão tão encantados com esse fenômeno em administração hospitalar , que querem levar esse exemplo de choque de gestão do Pestana para seus países.

2) E a qualidade das Regionais de Saúde da cidade ? Essas, estão concorrendo a um prêmio internacional em capacitação, e inovação tecnológica na gestão de saúde pública! A comissão julgadora está vindo estudar o fenômeno que aconteceu nesses 7 anos de choque de gestão na saúde. Estão atônitos com a eficiência do Secretário Pestana, que seu "case" já é conhecido nos meios acadêmicos internacionais : estudante da Universidade da Etiópia vai apresentar tese de doutorado, com o seguinte trabalho : " como administrar dinheiro público na saúde , e ver uma população feliz e bem tratada pelo governo. A experiência do professor Marcos Pestana em Juiz de Fora.

Mas a inveja mata: dizem que o Custódio, ao receber cópia da tese, teria ficado danado da vida : é que seu nome não é muito citado no trabalho , e o prefeito se julga tão responsável pela eficiência e sucesso da saúde pública de Juiz de Fora, quanto Pestana. Há divergências, pois as unidades são municipais, e as verbas são adminsitradas pelo municipio. Enfim, vaidade pura. Por isso, os dois não andam se bicando muito. Pois eu já sou da opinião que os dois são responsáveis pela maravilhosa e eficiente saúde pública da cidade. Esse mérito o custódio tem. Não se pode negar.

Soube também, que os dois ficaram muito felizes, porque a UPA inaugurada por Lula, com recursos federais, não foi mencionada na tese. O estudante já havia encerrado a pesquisa. Poderia dar problema técnico, pois como explicar aquelas injustas vaias para o custódio e para o Pestaninha? Mas deu tudo certo...

Mas voltando à festa de despedida do Secretário que mudou a face da saúde pública em Minas, o momento mais emocionante da festa (Antônio Jorge ficou com os olhos cheios de lágrimas), foi quando um dos prefeitos, em eloquente discurso, lançou Pestana candidato ao governo de Minas em 2014 :

"Ele me deu uma ambulância " !!! Por isso, deve ser o nosso candidato em 2014 !

Faz todo o sentido.

18 comentários:

marcos haiala disse...

omar peres ,deis de ja agradeço a materia de domingo nojf hoje sobre o bairro santa tereza ,parece que tal materia tao bem feita e acertando na medida certa dos problemas vividos pelos moradores do local e aqueles que perderam suas casas na tragedia no local ,o custodio deve ter se sensibilizado com o que vinha ocorrendo no local e tratou de ir ao governador solicitar a obra de contençao no local, antes tarde do que nunca,parabens a associaçao de moradores do santa tereza pela trabalho qu vem fazendo com a site da associaçao,parabens sidenilsom ,diretor da associaçao que ilustra bem o que o bairro vem passando nestes dois anos depois da derrubada das casas nesta materia que deveria ter bis durante a semana,pessoas como este cidadao que luta pelos outros deveriam ter em todos os lugares, com muita luta,dificuldades,estao consiguindo seus objetivos de ter a area reconstruida e ver as pessoas que perderam suas casas voltarem a ter esperança de ter seu patrimonio de volta,acompanho o trabalho de voces a muito tempo e e sinal que sabem si articular e manifestar,parabens..falar de pestana e besteira omar , pois quando chega a eleiçao o povo si vende para ele por 10 reais e um lanche,voce sabe disso,noticia boa e essa do santa tereza,alivio para aquelas familias que ainda correm risco de perder suas casas,alegria no santa tereza depois de dois anos de sofrimento...............

Anônimo disse...

Aí Omar,

Quando você citar as cidades da região, não deixe de mencionar Rio Pomba.

Ali, o prefeito é do partido do Hélio Costa e vai apoiar Anastasia e Pestana.

A saúde também em Rio Pomba está a mil maravilhas, como em Juiz de Fora. Com o detalhe que o prefeito de Rio Pomba é médico, portanto profundo conhecedor da saúde.

Ao contrário do prefeito que lançou o Pestaninha ao Governo do Estado, que ganhou UMA ambulância, o prefeito de Rio Pomba ganhou DUAS!!

O hospital Sao Vicente, de Rio Pomba, também está a pleno vapor. Graças ao Pestaninha e ao prefeito de Rio Pomba. Tem um problema ou outro de falta de lençol, de fronha... Mas isso é perfumaria.

Vai vir um pessoal do Haiti pra conhecer as belezuras da saúde de Rio Pomba. Querem saber o que está sendo feito em Rio Pomba para aplicar no Haiti, já que lá tudo está por ser reconstruído agora. Então, preferem reconstruir com base na experiência de quem fez bem feito.

Grato ao Pestana disse...

A leitura deste post me trouxe uma questão:
E Juiz de Fora, vai recorrer a qual municipio vizinho para atender seus doentes? Rio, BH, SP?
Aliás, outro dia um conhecido precisou de um atendimento ortopedico e ficaria CINCO dias aguardando cirurgia no HPS, como sua familia é de Lima Duarte, uma de suas sobrinhas conseguiu atendimento na Santa Casa daquela cidade para o dia seguinte. Pronto! achei a solução para Juiz de Fora, nós poderemos recorrer a estas cidades como Lima duarte.

luis disse...

Eu gostaria de saber por que essa administração municipal, bem como, o Governador do Estado, só sabem usar um verbo: futuro do presente. Nos seus discursos e visitas a Juiz de Fora, o Governador, tal qual o nosso prefeito, sempre utiliza o futuro. "faremos um projeto" "Enviaremos alguma verba", "inauguraremos futuramente algumas obras" "traremos empresas para Juiz de Fora"... Só que o futuro deles nunca chega realmente ao prsente.
É impressionante como até nisso o atual Prefeito foi influenciado pelo bejanismo, pois o Sr. Hungria na sua administração desastrosa, chegou até a colocar nos ônibus urbanos uns cartazes do Restaurante popular,oferecendo comida a 1 real e NUNCA saiu do papel. E como ele, o atual Prefeito também já começou a colocar operários e estacas no terreno que diz ser do Hospital para impressionar e enganar os tolos, afim de eleger o seu filhote. No entanto, o Juizforano não acredita mais em conto da caronchinha e nas suas promessas infundadas

Anônimo disse...

Cadê as industrias que voce trouxe para Juiz de Fora, já que foi secretário de estado de um governador que tambem é de Juiz de Fora? O "progresso" de nossa cidade se deve tambem a "juizforano como voce".
Luiz S. Delgado

Anônimo disse...

Cadê as industrias que voce trouxe para Juiz de Fora, já que foi secretário de estado de um governador que tambem é de Juiz de Fora? O "progresso" de nossa cidade se deve tambem a "juizforano como voce".
Luiz S. Delgado

Thiago Coelho disse...

Caro Omar...

Mesmo com "tais proezas" realizadas pelo Pestana, eu ainda discordo do presidente Lula quando ele afirmou que a saúde pública em nosso país estaria próxima à perfeição.

abraço

Thiago Coelho

Anônimo disse...

1º ABRIL /AÉCINHO ENGANANDO OS MATUTOS DE JDF , NO SEU ÚLTIMO DIA DE GOVERNO !

R$ 6 BILHÕES EM MINAS
Projeto bilionário deve trazer
nova siderúrgica para JF
Juiz de Fora vai receber um pacote de investimentos milionário com o anúncio da atração de grandes empresas dos setores siderúrgico e metalúrgico, além de projetos de expansão de negócios já existentes. São dados como certo a chegada da mineradora Ferrous Resources do Brasil, o novo projeto da Mercedes-Benz para a planta local, além do início das
obras do Grupo Icec.

GOL não desce aqui, Sem Tecnologia 3 D , Aeroporto da roça ninguém vôa ! Estrada para o Aeroporto da Roça não sai !
Matuto de Maripá vai mentir a beça dia 29 !!!!!!!!!
Esta gente silenciosa devia jogar Ovo podre nestes canalhas !
A Zona da Mata tem gente passando fome !

Anônimo disse...

Sem nenhuma fundamentação conceitual e pragmatica o governo mineiro afirma que realizou inovações na gestão publica, sem que nada seja tangivel para o cidadão comum. Lembro que no final do ultimo ano, o Governo Arruda era o modelo de choque de gestão para o Governo Aécio.

Piadas e mentiras possuem momento oportuno e os fatos mostram que nada tangivel foi feito em Minas nas últimas decadas : Exemplo : IDH eterniza minas no atraso ; BH no ranking das piores cidades de distribuição de renda do planeta;PIB mineiro proximo a 15 % do Paulista e sem alteração em duas decadas.

Enquanto existir o conceito de Governo que só pensa em cobrar impostos, contratar mais e mais funcionarios publicos, manter monopolios (CEMIG, GASMIG) e reaizalizar clientelismo com saude e ambulancias, a Minas Gerais permanecerá neste templo ecumenico de atraso.

Visitem a Vila Olavo Costa em JF, onde Minas é mais Minas e sem mentiras !

Ivan Fonseca disse...

O Pestaninha vai pro céu. Devia ser canonizado. Vai ter voto desses prefeitos honestos, desses diretores de hospitais que não sonegam o fisco e estão em dia com seus empregados, a queM pagam bem. Maravilha esse choque de gestão. Parece até o PAC. Até o sem terra vai querer participar da festa.

Anônimo disse...

Outras grandes obras do economista pestana à frente da SES (acho que só no Brasil existe essa de economista ser secretário de Saúde):

1ª) MG, ao lado do RS, é um dos 2 únicos estados da federação que NÃO CUMPRIU A OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL DE APLICAR 12,5% do orçamento em Saúde nos últimos 7 anos;

2ª) Conforme apurado por auditoria do Ministério da Saúde, a SES/MG DESVIOU RECURSOS FEDERAIS DA SAÚDE PARA OUTROS FINS, NOS ÚLTIMOS 7 ANOS;

3ª) Há uma EPIDEMIA DE DENGUE na cidade do "secretário" de Saúde do estado de MG, não reconhecida pela secretaria municipal de Saúde e muito menos pela secretaria estadual.

De tudo que o governicho aécio sonegou a MG e, particularmente a JF, a Saúde foi a mais sacrificada, graças ao economista que virou especialista em Saúde da noite para o dia.

Anônimo disse...

Pestana - eu, vim de uma familia extremamente polida, ilibada, batalhadora, politizada.
Quando o pestana era do Partidao a gente botava muita fe nele... um jovem cheio de vida com fe no povo... mas olha o que virou o homem de 50 anos - se aliou aos maiores bandidos vendilhoes. Jogou suas ideias no lixo e se tornou um burocrata mentiroso, maquiavelico e escroto. Nojento.

luis disse...

"PRAÇA DO POVO

A revitalização da Praça da Estação pode dar uma nova cara para Juiz de Fora, mas tem que sair do papel"

Mais uma vez é usado o verbo no Futuro.Isso é a cara dessa administração.

Folclore disse...

Lembram da musica da tia ana?

Eu tenho uma tia que se chama ana
de tanto piscar o olho já ficou sem a pestana?

pois é agora tem uma nova versão na internet:

Em Juiz de Fora
tem um deputado tão sacana
que de tanto enganar e e fazer hora
se chama Marcos Pestana

Anônimo disse...

Julio Delgado, Rodrigo Matos, Marcos Pestana, tudo filhotes de ex-prefeitos farinhas de um mesmo saco...São filhotes que estavam em casa "enchendo o saco", aí o papai tem a idéia de clocá-los na política pois a boca é boa...Muito boa...

Dá no que dá...O povo é burro, acaba que temos que aturar estes políticos incompetemtes...

Anônimo disse...

Omar,
Quero saber porque a PANORAMA não está divulgando a explosão da dengue em Juiz de Fora? De cada 10 suspeitas 8 tem Dengue.
Já não tem vagas nos hospitais normalmente imagine agora neste surto de DENGUE.
A Tribuna de Minas da até para entender porque foi comprada pelo Todinho, mas a Panorama também??

Anônimo disse...

Sou contemporâneo de "Pestaninha", dos tempos de Academia (Colégio Cristo Redentor). Fico impressionado em ver como ele aperenta ter muito mais idade do que tem (deve estar com uns 50). Igual ao Omar, que eu julgava ter pelo menos uns 60! Meu Deus, como a política acaba com o ser humano.

Anônimo disse...

Dr. Omar Peres,
O Sr. como o nosso paladino da justiça e da moral, gostaria que nos explicasse a dobradinha (termo dos politicos)com a deputada que foi muito justamente cassada pelo tribunal eleitoral.
Espero que publique minha pergunta