terça-feira, 13 de abril de 2010

AS RESPOSTAS DOS VEREADORES - BRUNO SIQUEIRA

Consequência das minhas preocupações com o escândalo do lixo, em Juiz de Fora, e como é amplamente conhecido da população, enviei um questionário aos senhores vereadores sobre o contrato da prefeitura com a Vital Engenharia. Não me move outro objetivo que não o de deixar tudo em pratos limpos.

Transcrevo o ofício do vereador Bruno Siqueira, presidente da Câmara Municipal, no qual ele se posiciona sobre o assunto:


Em resposta à carta endereçada por V.S.ª à Presidência desta Casa, datada de 26 de março de 2010, protocolada na Câmara Municipal de Juiz de Fora em 29 de março de 2010, sob o n° 0972, que foi lida na 10ª Reunião Plenária realizada na mesma data e, diante de seu conteúdo, temos a informar:

Os questionamentos levantados por V.S.ª dizem respeito ao contrato firmado entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a empresa Queiroz Galvão, relativo ao "aterro sanitário de Salvaterra", cumprindo observar que a contratação de fato e de direito se operou com a firma Vital Engenharia Ambiental S/A.

De início, consoante conclusão do relatório final dos trabalhos da CPI nº 01/08 da Câmara Municipal de Juiz de Fora, constituída para investigar e apurar a liberação irregular de recursos do FPM, com suspeita de desvio de recurso público e enriquecimento ilícito do ex-prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, restou expressamente consignado o envio de requerimento à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e ao Ministério Público Estadual, visando a avaliação do contrato entre o Município de Juiz de Fora e a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A, referente ao aterro sanitário.

Cumpre ressaltar que a questão do aterro foi amplamente debatida na audiência pública convocada especificamente para este fim, contando com a presença de diversos segmentos da sociedade, inclusive do representante do Ministério Público Estadual (Promotoria do Meio Ambiente), que manifestou expressamente o intento de propor uma Ação Cautelar para que de imediato fosse suspenso o andamento das obras, cuja assentada contou com o comparecimento de V.S.ª, que enriqueceu o debate quando da utilização da palavra.

Ressalte-se, também, posto que público e notório, a existência de uma Ação Popular (também citada na audiência pública) proposta pelo vereador desta Casa - José Sóter de Figueirôa Neto - em face de Município de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, Demlurb, FEAM e Vital Engenharia Ambiental S/A, onde aborda questões de cunho licitatório, ambiental e contratual.

Quanto ao processo judicial mencionado na correspondência, inclusive com cópia da sentença de 1º grau, onde houve a condenação das empresas Queiroz Galvão S/A e Vital Engenharia Ambiental S/A, constata-se que se trata de decisão sujeita ao duplo grau de jurisdição, conforme andamento em anexo.

Outrossim, informamos que não temos conhecimento, até o presente momento, em relação ao contrato firmado entre a Prefeitura de Juiz de Fora e a empresa Vital Engenharia Ambiental S/A acerca da "majoração em cinco vezes o preço da administração do aterro sanitário de Salvaterra" e/ou "se fora revalidado sem uma auditoria", sendo que temos conhecimento de que o contrato com a Vital Engenharia Ambiental S/A fora o único "revalidado" pelo Executivo, dentre os citados por V.Sª. (Grupo Sim e Arizona).

Dessa forma, motivado pelos fatos e indagações constantes da missiva endereçada por V.Sa, informamos que na reunião plenária pertinente, nos termos legais e regimentais, será presentado o competente pedido de informação ao Sr. Prefeito Custódio Mattos para que o mesmo, no prazo legal, forneça a esta Casa Legislativa as informações necessárias para elucidação dos questionamentos apontados por V.S.ª, esclarecendo que esta Casa, conforme a resposta do Chefe do Executivo, não se furtará de sua responsabilidade como Órgão Fiscalizador.

Ademais, será reiterado o pedido, antes feito na CPI, quanto à reavaliação do valor contratado, para que seja garantido valor vantajoso e justo para o Município de Juiz de Fora, inclusive, com redução de valores, em perfeita consonância com o preço praticado no mercado.

Atenciosamente.
Bruno Siqueira
Presidente da Câmara Municipal

6 comentários:

armando disse...

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
Só esperamos que essa postagem do Exmo Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, que já deveria ter acontecido há mais tempo, antes da conclusão do Aterro Sanitário, não fique restrita à essa postagem. Pois,eeu,como cidadão que paga os seus impostos em dia, há mais ou menos uns oito meses atrás, enviei email ao Presidente da Câmara, questionando e manifestando toda a minha apreensão a respeito desse contrato duvidoso. Dá para acreditar que ele realmente não sabia das irregularidades e do super faturamento desse contrato?

Anônimo disse...

O Bruno Siqueira sai-se muito bem nas respostas. vamos aguardar agora as do prefeito que se recusou a responder - a não ser por evasivas muito suspeitas - a um pedido de informações do vereador Figueirôa sobre a planilha de custos da Queiróz Galvão, Eu acho que só um CPI vai conseguir apurar tudo isto.

bolivar disse...

Omar, por ser o lixo o assunto do momento, gostaria que fosse tirado uma curiosidade minha.
Eu vi uma reportagem na tv, falando que o Brasil importa uma quantidade de lixo muito grande, e que esse lixo é altamente lucrativo.
Porque então, no caso de Juiz de Fora, não pode ser feito um acordo com esse comprador, dando o lixo da cidade pra ele,e em contra proposta, esse comprador ficaria responsavel pela coleta sem ônus para o municipio?

Anônimo disse...

O Bruninho deveria posicionar de forma enfática e não de retaguarda. Não evidencia liderança e fica chupando o pirulito do prefeito.

Bruninho, realize um BENCHMARKING de preços entre cidades das dimensoes populacional de Juiz de Fora, para mostrar ao seu potenciais eleitores se não estamos jogando votos pelo ladrão.

Bom Pastor merce a sua atenção !

Anônimo disse...

BRUNINHO SÓ LIDER DESTA CAMARA POR QUE A MAIORIA É MESMO ANALFABETO. VEJKA A CARTA DO NORALDINO. UMA VERDEIRA DECLARAÇÃO DE ANALFABETISMO INCONCLUÍDO.
OU SEJA NEM PRA ANALFAFABETO ELE SERVE.

Anônimo disse...

ESSE BRUNO AINDA ACHA QUE VAI SER DEPUTADO. É NOSSA OBRIGAÇÃO IMPRIMIR TODAS ESSAS RESPOSTAS E DIVULGARMOS NAS NOSSAS COMUNIDADES. BRUNO É MARIONETE, O QUE ITAMAR, AÉCIO,CUSTÓDIO MANDA ELE FAZ. ESTÁ SEMPRE EM CIMA DO MURO. VAMOS EMPURRÁ-LO, PRECISAMOS DE PESSOA DE PULSO PARA ESSA PRESIDENCIA, NÃO UM MOLEQUE MAURICINHO QUE NUNCA VIU NADA NUNCA SABE DE NADA.