sexta-feira, 16 de abril de 2010

AS RESPOSTAS DOS VEREADORES - FLÁVIO CHEKER E ROBERTO CUPOLILLO

Ao Senhor,
Omar Resende Peres

Caro Senhor;

Para nós, vereadores da bancada do PT, o contrato assinado pelo Município de Juiz de Fora com a Construtora Vital Engenharia Ambiental S/A está eivado de vícios insanáveis, quais sejam: o contrato lesa o meio ambiente, compromete o erário público, corrobora para a terceirização do serviço de limpeza urbana da cidade e retira da população o direito de reavaliar um contrato celebrado pelo ex-prefeito, o qual teve seu mandato colocado em xeque pelo escândalo das passagens.

Na audiência pública convocada pela Câmara Municipal, a pedido do vereador Betão, para debater a questão do aterro sanitário, pesquisadores relataram que o local escolhido para o empreendimento é inadequado, pois abriga inúmeras nascentes, as quais poderão ser atingidas, comprometendo a qualidade da água no Município.

Isso sem contar que, ao optar pela localização do aterro há vários quilômetros dos centros de coleta de lixo, os custos do aterro crescem em função do transporte dos resíduos.

Ademais, como o certame foi realizado na gestão do ex-prefeito Alberto Bejani, envolvido no escândalo das passagens, teme-se pela legalidade deste contrato, valendo ressaltar que outros pactos firmados pelo ex-prefeito foram rescindidos pela atual administração em prol da moralidade administrativa.

Isso sem contar que tal licitação enquadra-se naquelas compreendidas como de grande vulto, nos termos do artigo 39 da lei 8666/93, e como tal, merece a mesma ser amplamente discutida com a sociedade civil organizada.

Pela lei, as licitações de grande vulto devem ser precedidas de audiência pública convocada pelo Executivo para debater especificamente as regras do procedimento licitatório.

Nestes termos, acreditamos que esse contrato deveria ser rediscutido com a sociedade, pois firmado na gestão passada, pode ele incorrer em vício insanável de ilegalidade.

Em face de todas essas incertezas, o vereador Wanderson Castelar propôs a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Os demais vereadores petistas, Flávio Checker e Roberto Cupolillo (Betão) foram signatários do requerimento encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Todavia, a CPI do Lixo naufragou por não ter alcançado o quórum mínimo de instalação exigido pela Constituição Federal.

Outrossim, como a responsabilidade direta do aterro sanitário passou a ser da Vital Engenharia, esse contrato deve ser combatido por corroborar para a terceirização da gestão do lixo em Juiz de Fora.

O serviço de limpeza urbana é um serviço essencial, o qual deve ser custeado pelo Estado, sob pena de os usuários serem ainda mais onerados por meio de taxas ou tarifas destinadas à manutenção do serviço.

No intuito de debater essa questão, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal em junho do ano passado. O vereador Roberto Cupolillo (Betão) chegou a ajuizar Ação Popular questionando o pregão eletrônico que locou 12 caminhões montados com equipamentos coletores/compactadores de resíduos sólidos domiciliares. A ação está tramitando e ainda não houve decisão de mérito.

Somos pela rediscussão deste contrato, sendo certo que a manutenção do mesmo sem o prévio debate com a sociedade co-responsabiliza o atual prefeito por possíveis vícios de legalidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Omar, que tal se a TV Panorama convidasse os vereadores para uma mesa redonda, onde os mesmos poderiam mostrar realmente a cara e de que lado eles estão. Se do lado do povo que os colocou lá através do voto, ou dessa administração desastrosa.Assim esses assuntos poderiam vir a tona e se tornariam transparentes para a populãção, numa atitude amplamente democrática.

Wilson do Gás disse...

Olá, leitores do blog. É dificil ler a carta enviadoa pelos vereadores do PT e não fazer comentario. Pelo pouco que acompanho os braços do PT, "hora amputados" Cut e sindicatos, por muito menos fariam um escarcel. Não posso aceitar que um petista nato,de "S" rocho, não encontre outros caminhos se não via de regra(Justiça)para combater desmandos. Não tenho mais que três minutos de dialogo com o Castellar, e esse me disse: Que é a favor da organização e mobilização das massas em prol das causas justas.
Onde está a criatividade desses que detem o poder. Com cento é cinquenta mil reais poderiam esses, que não pediram dinheiro, usá-lo no financiamento de um movimento moralizador do executivo municipal. Seriam quatrocentos e cinquenta mil reais. é muito dinheiro.

Conta outra. Betão, Cheker,Castellar.

Anônimo disse...

Saiu no blog Amigos do Presidente Lula:

Dançou, PSDB! Sensus libera acesso a dados de pesquisas para todos os partidos


O instituto de pesquisa Sensus em nota à imprensa informou que vai abrir os dados para a imprensa a imprensa e aos demais partidos que participam da disputa eleitoral.Os representantes do PT e do PV foram convidados para presenciarem a abertura dos dados na sede do Sensus em Belo Horizonte. “Estamos fazendo o que é de praxe e previsto na lei”, disse Guedes. Como todos sabem, a última pesquisa do instituto sobre a corrida presidencial foi colocada sob suspeita pelos tucanos.”O questionamento à pesquisa tem origem política, não técnica”, disse Ricardo Guedes. “Não sei por que cismaram com a gente.” concluiu

Está saindo a pesquisa Datafolha

Amanhã, sábado, será divulgada nova rodada de pesquisa do Datafolha.

Se, os números der vantagem ao candidato José Serra, podemos avaliar que o Datafolha sentiu a pressão do PSDB.

Se, apresentar queda da pré-candidata do PT à presidência da república Dilma Rousseff , o PT , também deveria entrar no Tribunal Superior Eleitoral com pedido de auditoria na pesquisa Datafolha, Concordam?

Anônimo disse...

Veja o sonho que José Serra guarda no imo de seu ser para quando vir a ser presidente do Brasil.

Veja esse vídeo e responda:
É um deja-vu do des-governo de São Paulo ou é uma premonição do que estar por vim caso ele venha a se tornar o Futuro Presidente do Brasil*? Você decide!

*Ele que esta fadado a ser eternamente o Futuro Presidente do Brasil.

Este tambem é o plano de Custodio Mattos em juiz de fora

http://www.youtube.com/watch?v=EKoovl5Zljo&feature=player_embedded

Anônimo disse...

Estes vereadores do PT abaixam a calça no meio da praça sem prover solução..... CONVOQUEM E AGITEM A POPULAÇÃO SOBRE O TEMA !!! CONCORDAM PASSIVAMENTE E DEPOIS QUEREM SER ATIVOS..... qual é ?

Esta questão do lixo em JF, mas parece roubo perpetuado. Todos concordam que existe roubo, mas todos permanecem quietos e com receio (EXCEÇÃO AO OSMAR, O MEU CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL).

Amiga da Margarida mucha da UFJF.

^^^ DESAPARECU A MARGARIDA ..OLE ..OLE ..OLA ...
DESAPARECEU A MARGARIDA OLE OLE OLA...DESAPARECEUUUUUUUUUUU ^^^^