quinta-feira, 29 de abril de 2010

PORQUE A MATA MINEIRA PERDE IMPORTÂNCIA.

Tenho falado, reiteradamente, da perda de poder econômico e político da Zona da Mata. Ao longo dos últimos 40 anos, assistimos à um processo de empobrecimento sem precedente de uma região, que já foi a mais importante de Minas Gerais.

Simultâneamente, assistimos também o desenvolvimento de outras regiões do Estado, que outrora nada significavam politicamente, e nada, ou muito pouco, representavam no cenário econômico. Refiro-me, sobretudo ao Triângulo Mineiro, certamente, hoje, a voz econômica mais poderosa de Minas.

Uma cidade ou região são inseridas no poder institucional , mediante sua pujança econômica e representatividade política. O Triângulo, nesse mesmo período de decadência da Mata, soube se unir para pressionar, e se impor no cenário político de Minas Gerais.

Pelo poder de pressão política, consequência de pujança econômica, o Triângulo possui as melhores estradas, os melhores hospitais públicos e, principalmente a melhor infraestrutura de negócios do Estado. Resultado: é a região mais rica de Minas. Tudo isso em 40 anos, o mesmo período em que a Mata se tornou a região que menos crescia em todo o Estado !

O Triângulo tem hoje mais de 20 empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão/ano. A Zona da Mata, não sei se possui uma, talvez duas ! Os empresários do Triângulo, grandes e pequenos, lutam por suas cidades e região. A Mata Mineira não possui nem um empresário de porte, que lute por nosso desenvolvimento, que tenha influência a nível nacional.

Fico me perguntando quais seriam os principais motivos que levaram o Triângulo a tomar impulsos espetaculares de desenvolvimento, criando uma mentalidade empreendedora, tomando a posição de vanguarda em Minas.

No outro extremo, a Mata Mineira representando a decadência econômica e política, comprovada pelo abandono de suas estradas, pela absoluta ausência de saúde pública e, principalmente, pela falta de oferta de empregos e oportunidade de novos negócios.

Temos assistido nessas últimas décadas, o esvaziamento industrial da região, sendo que a Manchester brasileira, voltou a ser, simplesmente, Juiz de Fora, ou seja uma cidade como outra qualquer da região, pobre e sem políticas consistentes de desenvolvimento econômico, cuja fotografia sócio-economica já nos faz lembrar as grandes cidades da baixada fluminense, tais como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis etc. , e que posuem sempre as mesmas características : grande densidade populacional e pequenas economias. Resultado: grande pobreza .

Tudo isso, regado com políticos populistas e, em sua mais absoluta maioria, corruptos. Se servem das prefeituras, como se fossem suas propriedades, passando o poder de forma hereditária, de pai para filho, ou para a esposa, ou para um neto. Ou para qualquer parente. Resultado: roubo e negociatas permanentes com o dinheiro público

Clientelimo e nepotismo é o lema desses políticos. Seus governos não executam políticas públicas com planejamento. Política e desenvolvimento para a grande maioria dos prefeitos dessas cidades, significa pedir "verbas" para o Governador do Estado. Em outras palavras, nada que seja substancial para o desenvolvimento consistente de uma cidade , muito menos para uma região. Também não criam nada, ou quase nada.

Desenvolvimento econômico não se caracteriza pela construção de hospital, muito menos pelo anúncio (falso) da chegada de novos empreendimentos. Desenvolvimento se faz com planejamento do orçamento, que deverá ser voltado para o bem estar da população, com todos recursos aplicados em saneamento básico, saúde e educação em tempo integral.

Desenvolvimento econômico regional se faz, principalmente, com pressão política, através de representantes no Congresso, e na Assembléia Legislativa. Em nossa região, infelizmente, não vemos nossos Deputados agindo em bloco, reivindicando a implantação de políticas públicas que induzam, por exemplo, empresas a virem se instalar aqui, a investir aqui.

Todos nossos parlamentares, sem excessão, agem isoladamente, sempre com o mesmo comportamento de despachante, pedindo "verbinhas " para seus feudos eleitorais. Resultado econômico : nenhum . Consequência ? Perpetuação da pobreza.

Entenda-se como política pública de desenvolvimento, ações de Estado que ofereçam , além do investimento em infraestrutura, politicas fiscais inovadoras e agressivas, aliados à disponibilização e intermediação de crédito com os agentes públicos.

Em nossa região, infelizmente, o que temos assistido nesses últimos 40 anos, são ações isoladas de nossos Deputados , com distribuição de verbas direcionadas , através das famosas emendas parlamentares. Nada que mude a nossa triste realidade, mas que fideliza o voto dos prefeitos para o Deputado que conseguiu o recurso para compra de um equipamento hospitalar, construção de uma nova sala na escola, etc. etc.. Ou seja, nada que mude a realidade de nossa pobreza e decadência economica.

O que fazer para reverter a nossa falta de poder politico? Em primeiro lugar UNIR a bancada da região e EXIGIR do governo do Estado e do governo federal, projetos maiores que se traduzam em efetivos resultados economicos.

Exemplos :

1) abertura de uma agência do BDMG, em Juiz de Fora, com programa de financiamentos específicos para a instalação de novas industrias na região;

2) equalização de tributos com todos os demais estados;

3) implantação aqui, de projetos de incentivo equivalentes aos existentes no Vale do Jequitinhonha;

4) programa de incentivo a contratação de jovens par o "primeiro emprego" com redução de impostos estaduais

4) seminários no Brasil , para "vender" a região, e mostrar, dentre outras vantagens, que nos encontramos entre os três maiores centros consumidores do Brasil, a oitava economia do planeta.


Garanto que , implantada essas e outras sugestões, a Zona da Mata retomaria o seu destino que é de prosperidade, como foi no passado.

Sonhar é fundamental. Fazer ainda é mais prazeroso. Vamos lutar.

23 comentários:

Anônimo disse...

Em primeiro lugar tem que ensinar o povão a votar.Enquanto os eleitores elegerem Bejani,Vicentão,Tico Tico,Tarcisio Furtado,Custodio,Ana do Padre,etc,ninguem vai levar a serio JF e região.E aquele negocio,se nem a gente que mora aqui,leva nossa casa a serio,elegendo essas tralhas,imagina quem vem de fora.Todo mundo sabe que varias empresas que poderiam alavancar a economia da cidade deixaram de vir para JF por causa do Bejani.E o resultado da irresponsabilidade dos eleitores.Temos que ter gente seria,correta,integra no comando das ações.Sem esse tipo de gente,nem um circo vai querer nada por aqui.

ORMANDO SOUSA disse...

LULA É ELEITO O LÍDER MAIS INFLUENTE DO MUNDO PELA ”Time”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito nesta quinta-feira (29) pela revista americana “Time” um dos líderes mais influentes do mundo.

O programa Fome Zero, substituído pelo programa Bolsa Família é citado como destaque no governo do PT como uma das conquistas para levar o Brasil ao “primeiro mundo”.

A revista afirma ainda, que quando os brasileiros elegeram Lula pela primeira vez em 2002, os "BARÕES DO ROUBO", que transformaram o país em um dos locais mais desiguais do planeta, nervosamente verificaram os medidores de combustível de seus jatos particulares.

Ano passado, Lula já tinha ganhado destaque internacional quando foi eleito personagem do ano pelo jornal espanhol El País e pelo francês Le Monde.

BYE, BYE DEMOTUCANOS !!!!!!!!!

Anônimo disse...

PUJANÇA/ PUJANÇA/ PUJANÇA

S. f.
1. Grande força vegetativa.
2. Poderio; superioridade.
3. Vigor; força.
4. Grandeza; magnitude



1- PORQUE O EXPOMINAS JUIZ DE FORA NA BR 040 ,NÃO TEM SINAL DE CELULAR MUITO MENOS 3 G ?

Falta de VERGONHA na cara dos empresários daqui e dos políticos sem representatividade em Belo Horizonte e Brasília ! Julin, Pestaninha, Paulo Delgado Intelectual,e outros são do baixo clero.




2- PORQUE O TREM CORTA A CIDADE NO CENTRO DE PONTA A PONTA, SUBINDO VAZIO E DESCENDO COM PEDRINHAS DE MINÉRIO ?
Porque o Tarcísio , Bejani e Custódio gostam de ver o trem passar ! 30 anos , e os 3 BRONCOS se revesando sem cobrar pelo menos um pedágio para desenvolver o arraial .As geringonças continuam a passar ,levando minério de ferro para navios despejarem na China e ìndia.
3- PORQUE JUIZ DE FORA NÃO TEM CINEMA COM SALAS 3 D ?

Ainda não tem ? Faz as contas DVD pirata 5,00 real (Halfeld depois das 6) milho 2,00 real, DVD Player Tectoy 80 real...
...
4- PORQUE UBERLÂNDIA VAI ASSISTIR A COPA COM GLOBO HDTV DIGITAL E JUIZ DE FORA NÃO ?

Porque o sócio do Omar Perez tem mais PUJANÇA lá em Uberlândia na Rede integração .





5- PORQUE JUIZ DE FORA NÃO TEM CAMPO DE GOLF ?


Juiz de Fora não tem campo de Golf porque nunca teve uma nata pura . Os filhos antigos daqui não estudaram na Europa . Eram de origem rural e plantavam um cafezinho ou escravizavam, com o fim da escravidão todo mundo se....

Ninguém aqui ascende da família Imperial !

Hoje esta minúscula elite gosta de torcer para times de futebol(mesmo hábito dos descamisados) alguns tem Jet Sky (comprado usado) na represa e nada demais .... O Golf não entra na cabeça deles.

Mesmo vendo Tiger Woods que veio de uma geração simplória ,não existe em Juiz de Fora a continuação da fortuna , 90 % quebraram ou estão falidos, uns 4 grupos estão passando de pai para filho , mais são de origem humilde; Por isso que não tem Campo de Golf em JDF.

Anônimo disse...

12- PORQUE O AEROPORTO DA SERRINHA PARECE RODOVIÁRIA DE BICAS ?



Porque com o passar dos anos, o Juiz forano se acostumou a tomar cafezin naquele cantin. Do lado de fora tem uma senhora que frita coxinha com e sem catupiry ! Uma vergonha !



11- PORQUE O JORNAL CHAPA BRANCA DE JUIZ DE FORA TRIBUNA DE MINAS, QUANDO HÁ UMA NOTÍCIA EXTRA, SÓ SÁI NO DIA SEGUINTE ?



O dono do jornal não quer atualizá-lo para portal on line ! Deve gastar muito para alterar a estrutura on line, coisa de mineiro ! Não quer gastar.





12- PORQUE POUCOS JUIZ FORANOS POSSUEM LANCHA EM ANGRA DOS REIS ?



Ali a casca é grossa ! Nata de São Paulo encontrando o Creme de la Creme do Rio ! Isso é só para ex prefeito ,Detoni, e mais uns 3 ou 4 , mesmo assim são barcos humildes perto da turma dos Eike, Pitangui , Piquet , Diniz ,Rubinho.... ILHA nem pensar !





13- PORQUE JUIZ FORANO NÃO CONSEGUE COMPRAR RED BULL DENTRO DO PRIVILÉGE BÚZIOS ?



Esta resposta se encontra no item três. Pois, R$ 14,00 em uma latinha fica totalmente fora das posses do cidadão desta cidade ! Quanto aqueles cariocas que pedem Moet Chandon francesa no balde, acho que o cartão vai longe !



14- PORQUE JUIZ DE FORA NÃO TEM CHURRASCARIA PORCÃO , FOGO DE CHÃO OU MONTANNA GRILL ?



Tá querendo demais !!!! A elite aqui come até fraudinha e cupim, são uns porcos! Se contente com o Chimarron que é muito boa ! Se for Juiz forano duro, vá para aquela debaixo do Bretas comer , cupim ,polenta ,picanha suína e carpaccio de lagarto !



15- PORQUE A MINÚSCULA ELITE DE JUIZ DE FORA NÃO TEM UM CLUBE FECHADO AOS MOLDES DO COUNTRY EM IPANEMA OU PINHEIROS DE SÃO PAULO ?



Para todo mundo ia dar bola preta ! Pelé foi barrado no Country em Ipanema ! Mais respondendo a pergunda, até teve o Clube do Papo que só entrava profissional liberal , indicação etc com as devidas proporçoes ,só que quase todo mundo daquela época quebrou, ai eles se espalharam pelo decadente clube Bom Pastor , outros se misturam com o povão com cara de pobre do cascatinha. Sport e Olympicus a frequência é de favelados e funkeiros .



16- PORQUE O CENTRO DE JUIZ DE FORA TEM AQUELE AMONTOADO DE GENTE ANDANDO A PÉ PARECENDO GADO ?



O Shopping é novo , não tinhamos um MALL descente, exceto o Santa Cruz do centro que não tem ar condicionado e fede a cheiro de pipoca com gordura somado aquela gente horrorosa que lá frequenta. Temos que espalhar agências bancárias e mini malls pelos bairros .Assim , o rebanho de gente andando a pé no centro tende a diminuir.

Anônimo disse...

6- PORQUE JUIZ DE FORA NÃO TEM BROOKSFIELD E VIA VENETTO E LOJAS MULTIMARCAS DE GRIFFES INTERNACIONAIS NO INDEPENDÊNCIA SHOPPING ?



Estas lojas fizeram uma pesquisa e concluíram que o homem de Juiz de Fora não tem condição financeira para comprar cintos Italianos , ternos,camisas luxuosas e gravatas último modelo na Itália. Tem que se contentar com, Klux (rede de 2 lojas) , alan delon e roupas mais em conta. Apesar do Ribeirão Shopping, Parque D. Pedro de Campinas terem estas lojas, fica mais fácil para nós comprarmos no Barra Shopping / Rio Sul/ São Conrado Fashion Mall no Rio.



7 -PORQUE NENHUM EMPRESÁRIO DE JUIZ DE FORA TEM LEARJET , GULFSTREAM OU CITATION , JATOS BIRREATORES ?



Que eu sáiba NENHUM ! , Ouvi falar lá no bar do Bigode que vende torresmo, que Adagoberto e o pessoal da U& M tem King Air (bimotor turbo hélice) , Hérculino tem um monomotor e que o do Caxisto é um Navajo , não sei se trocou porque dizem que ele é pão duro ! Quem tinha Jatinho Citation Americano na região era o saudoso Ségio Naya ,vinha até aqui com ele. Falta confirmar quanto as 2 aeronaves da famíla Bráz de Muriaé , um deles me parece que é Jato.Mais respodendo a pergunta, não tem porque não corre dinheiro !



8- PORQUE JUIZ DE FORA TEM POUQUÍSSIMOS HELICÓPTEROS PARTICULARES ?



O Mantur tem 1 o Renatinho U&M de Ibitipoca também. A Polícia Civil ganhou outro do Aécim. Tem poucos pela mesma resposta do item 3.



9- PORQUE JUIZ DE FORA NÃO TEM CONCESSIONÁRIAS BMW , MERCEDES , AUDI , VOLVO , JAGUAR COMO NAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA ?



Na pesquisa realizada , O Juiz Forano disse que carro é para se deslocar e não para desfilar ! No fundo no fundo, a resposta do item 3 se enquadra melhor !





10- PORQUE JUIZ DE FORA SÓ TEM 1 (UM) POSTO QUE VENDE GASOLINA PODIUM DE ALTA OCTANAGEM ?





Essa é demais ! Se o matuto compra carro 1.0 Flex , coloca gás no porta mala , vc acha que ele vai colocar no seu tanque um líquido de R$ 3,10 o litro ? Resposta conjugada item 3 com item 5.



11- PORQUE EM JUIZ DE FORA OS TAXIS SÃO GOL BOLINHA , CORSA BOLINHA,UNO MILLE E OS MOTORISTAS FEDEM ?



Bem , isto é reflexo da resposta do item 3. Vc que é mais humilde e viaja de ônibus, tem que dar sorte ao chegar na rodoviária e não pegar um UNO MILLE, CORSA BOLINHA E GOL BOLINHA 2 PORTAS com um tambor de gás no porta mala ! Eles fedem porque não tomam banho.

Anônimo disse...

22- PORQUE A MERCEDES NÃO DEU CERTO EM JUIZ DE FORA ?


O mensaleiro ofereceu isenção de 10 anos agora deve dar mais 10 e conseguir umas viagens para algum vereador passear com ele na Alemanha! (é de Maripá mais não é bobo) Virou as costas (já pegou e dele no lixo e se lixou para Mercedes) . O certo é que fabricaram um carro de 55 mil que não tem porta mala , cheio de tecnologia para um povo(brasileiro) que compra carro 1.0 de 80 vezes !




24- PORQUE A ACADEMIA A-BODY TECH FOI EMBORA DE JUIZ DE FORA?



Fizeram uma pesquisa e acharam que os moradores dos condomínios Parque e Bosque Imperial iriam em peso treinar lá ! Esqueceram que a metade devem ao ABC e a PAVAN ! Custódio mudou agora para o Parque Imperial, mais continua esquelético e com aquelas placas bacterianas nos dentes ! Vc acha que alguém em Juiz de Fora paga R$ 300 reais por mês em academia ? Puro sonho . Bernadinho, Giovanni e cia recolheram suas esteiras de 20 mil dólares para Ipanema !





25- PORQUE O JUIZ FORANO VOTA MAL ?



Essa ninguém soube responder !



Impressionante , após esta pesquisa ser publicada no blog do Omar virou mídia viral ! Esta circulando na NET em Juiz de Fora e no BR !
A pesquisa é qualitativa. A abrangência tende a aumentar seu foco !

Anônimo disse...

17- PORQUE O JUIZ FORANO VAI 20 ANOS SEGUIDOS PARA A MESMA PRAIA, CABO FRIO ?



São caipiras antigos que só conhecem uma praia na vida !Devem querer ver o novo aeroporto internacional de Cabo Frio que recebe no verão vôos de Buenos Aires ! Brincadeira a parte, é porque se acostumou ir só para lá ! Se bem que de uns anos para cá a CVC faz de 12 vezes no cartão para outras praias !





18- O JUIZ FORANO QUE VAI PARA PIÚMA , IRIRI, MARATAÍZES É MAIS POBRE DO QUE OS QUE VÃO PARA CABO FRIO E BÚZIOS ?



TOTALMENTE ! SÃO UNS DESCAMISADOS ! A sunga deles é calção Olimpikus (marca de pobre),geralmente de time de futebol flamengo, botafogo etc. Comem periá (peixe de pobre) e outras coisas estranhas na praia , chupam o esqueleto do peixe e ficam com os dentes todos elameados daquela porcaria. Bebem cerveja em copo americano ou de plástico , gostam de sertanejo (música de corno) e tocam pagode! Ficam vendo os descolados de Vitória entrar na MAIS. No geral são alegres !



19- PORQUE A TAM , GOL , WEB JET E AZUL NÃO TEM INTERESSE EM JUIZ DE FORA E ZONA DA MATA ?



Abandonaram o aeroporto da roça em Goianá ! Fora que a classe média daqui (e a alta que não existe), tem mania de viajar de carro e ficar na casa de parentes comendo macarrão bitola 10. Agora estão reclamando dos preços dos pedágios(Quando forem na Highways Bandeirantes, Imigrantes e Anhanguera vão ter um infarto) ! Tem família que se junta com mais 3 e alugam um apartamento em Cabo Frio para ver a praia !



20- PORQUE O CUSTÓDIO TEM AQUELE CORPINHO ESQUELÉTICO ?



Porque ele é de Maripá de Minas, infância pobre , comia mingau aguado e café ! Agora ,se malhar e tomar umas bombas pode ficar forte ! Suplemento importado é caro ! Já o Rodrigo é gordinho, (muito tempo sentado lá naquela câmara dos vereadores , cheia de madeira podre e velha)





21- COMO O PRIVILÉGE CONSEGUE SE MANTER POR 10 ANOS SENDO QUE EM NOVA YORK UMA CASA DURA NO MÁXIMO 4 ANOS ? VIDE STUDIO54 ..



Uma combinação de : Estudantes duros da zona da mata que economizam durante o dia e as patrícias duríssimas que compram roupa de 5 vezes na parte baixa da marechal (sem Griffe) que vão lá embromar com uma Coca Zero e canudinho !



22- PORQUE , EXCETO O CARREFOUR E ALGUNS BRETAS, OS SUPERMERCADOS DE JUIZ DE FORA NÃO TEM AR CONDICIONADO ?



Resposta no item 3 desta enquete. NÃO CORRE DINHEIRO ! Povo caipira,jeca ! Aceita qualquer coisa!

JC disse...

Quem diria, a zona da mata precisando de programas utilizados no vale do jequitinhonha, estamos mesmo muito pior que eu pensava.
Qualquer comentario meu sobre o tema será repetir o que já disse aqui antes, insdustrialização, geração de riqueza, para não dependermos da riqueza de outros municipios, crescimento economico, que é diferente de crescimento populacinal, formação de técnicos, escolas profissinais para pessoas carentes, e muita vontade politica.

Anônimo disse...

500 % de acordo com o 17:47.

JF tornou uma cidade de péssima reputação com o caso Bejani e fraco governo estadual do Ithamar.

JF TEM DE SER REPENSADA APÓS EXPULSAR AS MÁFIAS ESTABELECIDAS !

Anônimo disse...

Michael Porter..... leiam este cabloco para repensar JF !

Anônimo disse...

Lula, o mais influente do mundo

Os petistas e simpatizantes do nosso partido e do governo Lula que durante os últimos 30 anos ouviram a mesma ladainha da nossa direita, com todo o tipo de preconceito que nem preciso reproduzir aqui contra o presidente da República, na certa acompanham com alegria o reconhecimento internacional que ele angaria mundo afora.

O exemplo mais recente agora vem da prestigiada revista norte-americana Time. Ela acaba de eleger o presidente do Brasil como o líder mais influente do mundo este ano. Sim, 1º lugar. Numa lista que tem o presidente Barack Obama, Nancy Pelosi (presidente da Câmara dos Representantes dos EUA), a ex-candidata a vice-presidente do Império, Sarah Palin...

É uma vitória para todos nós comemorarmos. O chefe do governo brasileiro tem nessa escolha da Time o reconhecimento do sucesso não apenas da sua tão combatida (internamente) política externa, mas também do desempenho de seu governo.

O curioso nessa história é que apesar de já ter sido reconhecido, além da Time agora, pelo Financial Times (Londres), Le Monde (Paris), El Pais (Madrid), Washington Post (DC-EUA) - apenas para citar alguns veículos internacionais -, aqui, no Brasil, a imprensa continua acometida do que Nelson Rodrigues chamava de "complexo de vira-lata". Insiste e teima mesmo em minimizar a liderança do presidente Lula e seu prestígio internacional.

Uma postura lamentável que mostra o quão distante está dos fatos a nossa grande mídia em sua preocupação em fazer o jogo político a favor da oposição. Bem, para os que se mantém com complexo de vira-lata... Deu na revista Time!

Anônimo disse...

Texto falso irrita Marília Gabriela

A jornalista Marília Gabriela acionou advogado para retirar do ar um texto falsamente atribuído a ela. O artigo, que circula há alguns dias, contém ataques à candidata do PT, Dilma Rousseff, e elogios ao adversário, o tucano José Serra. Ontem, o site do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) publicou o texto. Após a revelação da fraude, o parlamentar ordenou que o artigo fosse retirado do ar.

Anônimo disse...

Se esse pessoal dos DEMOS/TUCANOS estão falando mal do PT é por que o partido está no caminho certo. Vou começar a me preocupar quando eles falarem bem. Esse é o discurso deles, por isso são oposição, nunca vão ser governo. Já foram e quase acabaram com o Brasil. Não se esqueçam de que FHC sucateou a escola pública, para abrir espaço para seus amigos da FIESP criarem escolas particulares. Não é à toa que, em São Paulo, tem faculdade privada funcionando até em estacionamento de shopping, verdadeiros caçaníqueis. DILMA, sem medo de ser feliz!!!!!

Anônimo disse...

Até outubro vai ser pauleira pura..

Anônimo disse...

Será que alguém que vem de Maripá numa dessas vans da Acispes (caixa preta) não poderia aproveitar e levar o mensaleiro de volta?

É o tipo do migrante que não deveria ter saído de onde veio.

Anônimo disse...

Postamos esta manhã no site entrevista que circula na Internet, atribuida à jornalista Marília Gabriela, intitulada: MaríliaGabriela: 'Tenho pavor de Dilma, da roubalheira e do cinismo de Lula'. Como a jornalista negou ao Portal Terra que tenha concedido a tal entrevista, retiramos a matéria.

olhem a mensagem publicada naguele blog

Anônimo disse...

O texto da falsa Gabriela é um recortado e recosido daquele outro da Socialite despalaciada Danuza Leão e que saiu na Folha de São Paulo.

Aqui a origem:
Quem tem medo da doutora Dilma?

“VOU CONFESSAR: morro de medo de Dilma Rousseff. Não tenho muitos medos na vida, além dos clássicos: de barata, rato, cobra. Desses bichos tenho mais medo do que de um leão, um tigre ou um urso, mas de gente não costumo ter medo. Tomara que nunca me aconteça, mas se um dia for assaltada, acho que vai dar para levar um lero com os assaltantes (espero); não me apavora andar de noite sozinha na rua, não tenho medo algum das chamadas “autoridades”, só um pouquinho da polícia, mas não muito.
Mas de Dilma não tenho medo; tenho pavor. Antes de ser candidata, nunca se viu a ministra dar um só sorriso, em nenhuma circunstância.
(…).”

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1608200902.htm

Anônimo disse...

Aleluia é um pobre coitado desesperado, pelo fato Carlismo que está à míngua na Bahia e de ver, a cada dia, seu DEM desaparecer. No afã de ainda tentar se manter na mídia e conseguir uma boquinha com a (im)provável eleição do Serra, talvez, até com riscos de se reeleger, está servindo de menino de recados do que há de mais retrógrado na direita brasileira. Analisem essas atitudes como um afogado que se apega a uma folha de papel, imaginando que é uma bóia salva-vidas.

Está certo o PT deixa bater quanto mais eles batem mais a Dilma cresce nas pesquisas. A final de contas o Serra é um verdadeiro estabilizador – estabilizou como deputado, estabilizou como senador (não cumpriu o mandato), estabilizou como prefeito (não cumpriu o mandato), estabilizou como governador (deixou muuuiiito a desejar), estabilizou nas pesquisas.

Anônimo disse...

26- POR QUE OMAR PERES CONTINUA PUBLICANDO OS (MESMOS) POSTS DESSE IGNÓBIL, QUE SEQUER SABE ESCREVER? (quando se pergunta, a forma correta é "por que", separado! "Porque", junto, é utilizado para respostas)

Anônimo disse...

Omar,

O triangulo mineiro é 80 % agriculturavel, permite agropecuaria forte.

O triangulo tem solo rico (3% de fosfato), permite plantios extensivos.

O triangulo aproveita muito bem o setor de mineração e metalurgia, Fosfertil, CBMM e outras.

O triangulo mineiro tem posição geo-economica favoravel, muito próximo de grandes mercados.

O TRIANGULO MINEIRO NÃO DÁ MUITA BOLA PRA MINERADA DE BH.

A Zona da Mata é região pobre que perdeu em JF vocação Industrial e possui setor politico fraco. Resgatar setor Industrial e de serviços com base na industria Automobilistica, Motos, Bicicletas, Ferramentaria, Auto-peças pode ser um caminho a ser explorado.

Anônimo disse...

...é simples explicar porque a mata mineira perde importancia.... é por conta desse povinho burro que existe aqui, que escolhe mau seus representantes, que vende votos, que se ilude com promessas de oportunistas, que aceita o "filhotismo" dando continuidade ao poder, povinho besta , metido que se acha muita coisa quando não e coisa nenhuma, povinho bunda mesmo!!!!... APRENDAM A VOTAR QUE A COISA PODE MELHORAR!!!!!

luiz penna disse...

Distante do centro da cidade, onde se configura em suas principais avenidas os nomes de ilustres pessoas da elite, o bairro Vale Verde traz em cada rua o nome de pessoas que vieram das camadas populares. Todos de alguma forma ajudaram a erguer essa comunidade que, ao longo dos anos, já passou por situações complicadas.

Maria Euzébia Delfino, José Augusto de Paula, Margarida Maria Alves, Santo Dias da Silva, André Dos Santos Rocha, Marcelo Ramos Campos, Gabriel Sales Pimenta, Expedito Ribeiro de Souza e Maria Aparecida Martins, são nomes que formataram um caminho de luta na construção da cidadania.

“Desde 1993, quando conseguimos a vitória de transformar essa área em bairro, tivemos que enfrentar muitas coisas. Aqui não tinha nada. Estávamos isolados do mundo. Havia também o problema da violência, da falta de condições de cuidar das crianças. A desnutrição, a sujeira e os carrapatos tiravam nosso sono”, diz Maria de Lourdes, 60, voluntária da pastoral da criança na comunidade.

Atualmente no Vale Verde vivem 280 famílias. E a maioria dos seus moradores se mantém a passos firmes na batalha por melhorias. “Tudo começou a mudar mesmo quando foi criado a Casa da Cidadania. Foi nesse espaço que conseguimos concentrar as atividades da pastoral da criança. Antes pesávamos as crianças no campo, um lugar onde muita gente jogava lixo. Se chovia era o maior problema”, comentou Maria de Lourdes.

Casa da Cidadania

O espaço tem seis cômodos. Todos eles acolhem as oficinas de informática, música, cerâmica e bordado. Há também o projeto de alfabetização de adultos, cineminha [duas sessões na quarta-feira] e aulas de capoeira.

“Está sendo muito bom. Os jovens estão mais entusiasmados e podemos ver o brilho nos seus olhos. Poderia ser melhor se aqui tivesse uma escola pública. As crianças são obrigadas a sair para estudar em outros bairros [Sagrado Coração de Jesus, Santa Efigênia e Ipiranga]. Também estamos negociando com a prefeitura a doação de um terreno para construirmos um espaço maior que atenda toda a comunidade”.

Atualmente a maior referência das pessoas que vivem no Vale Verde é a Casa da Cidadania que cria projetos culturais voltados para a valorização da memória coletiva. Um deles é o cineminha no Vale. A direção da casa elaborou um projeto, onde as crianças poderão criar ou reproduzir histórias viven-ciadas no bairro, para se transformar num roteiro de filme. No dia 3 de abril será selecionada a melhor história.

Na opinião do comerciante Sebastião Almeida Simões, 46, que reside há oito anos no bairro, as pessoas precisam se envolver mais nos assuntos comunitários para melhorar a situação local. “Não temos rede pluvial. Quando chove aqui fica um inferno. O trabalho que é feito pela Casa da Cidadania merece elogios. Mas tem que haver mais participação. Só assim poderemos avançar”.

Sidney disse...

Omar,
muito oportuno esse seu artigo sobre a decadência econômica da Mata Mineira. No entanto, acho de bom alvitre esclarecer que o Triângulo Mineiro, região em que morei por 4 anos (1976/1980), sempre foi dinâmica, não sendo de agora o seu franco e próspero desenvolvimento. Realmente, o seu crescimento teve o seu apogeu ao longo dessas quatro décadas contemporâneas. Me lembro perfeitamente de que, em prol do desenvolvimento regional e do bem estar da população, os políticos, da ARENA e do MDB, se uniam em um só palanque. Os empresários locais não têm aquela mediocridade incrustada na alma. Lá, eles pensam grande! Haja vista, Uberlândia, a sua 'capital', que tem ligação aérea com a maioria das capitais e grandes cidades do País, em horários dos mais variados. Uberaba, a segunda em importância econômica e política, igualmente não fica atrás. É a cidade, depois de Ribeirão Preto/SP, mais vocacionada para o agronegócio de ponta. A sua exposição agropecuária - se não teve oportunidade de ir - vá, será em maio como em todos os anos, é um espetáculo empresarial indescretível. Nela, são negociados bilhões de reais em transações comerciais e investimentos. Não estou exagerando. Os resultados estão registrados na economia da Região como um todo. Enfim, hoje, a diferença dessa outra região para a nossa é abissal, haja vista que eles, sequer, se consideram mineiros, tendo o obcessivo desejo de se emanciparem, criando o Estado do Triângulo, o que, em breve, ocorrerá. Se os nossos políticos não se renovarem, deixando de legislar em causa própria, como também o empresariado local não se reciclar no pensamento e na conduta, a Zona da Mata vai ultrapassar o Vale do Jequitinhonha em miséria e desigualdade, distanciando-se vertiginosamente de seu co-irmão, Triângulo Mineiro.