quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

COM O NOVO AUMENTO DO IPTU, CUSTÓDIO TERÁ 200 MILHÕES PARA TENTAR SUA REELEIÇÃO

A única possibilidade do prefeito custódio mattos viabilizar sua reeleição é fazer de Juiz de Fora, durante os 18 meses que ainda lhe faltam de governo, um verdadeiro canteiro de obras. Em outras palavras, para sair de uma rejeição de quase 80 %, custódio terá de "revolucionar" sua administração com pesados investimentos.

É verdade: só faltam 18 meses para a população dizer se deseja que custódio mattos continue sendo prefeito de Juiz de Fora, considerando que em julho de 2012, os partidos já terão, por força da Lei, de homologar os nomes de seus candidatos. A campanha começa, oficialmente, em junho de 2012, portanto, daqui a 18 meses.

Assim como já começa a acontecer com Tarcisio Delgado, que está sendo "obrigado" a passar o bastão do PMDB para Bruno Siqueira, a derrota de custódio na sucessão municipal, significará uma natural mudança no comando do PSDB local, quando o atual prefeito seria "obrigado" a passar o comando tucano para o seu, hoje, principal desafeto, o professor Marcos Pestana, um dos Deputados mais votados de Minas e um dos mais próximos à Aécio Neves.

Em outras palavras, se custódio não se reeleger, começa o fim de sua carreira, visto que ele só poderia disputar uma cadeira de Deputado em 2014, o que nada mudaria sua vida, já beirando os 70 anos.

Portanto, a reeleição de custódio é fundamental para seu futuro politico. A derrota do filho vereador , provou , neste momento, sua atual e, absoluta falta de prestigio eleitoral. Mas, claro, reverssivel.

Custódio só tem uma saída para reverter esse quadro desfavorável e, que coloca, repito, seu futuro politico em jogo: investir pesadamente na cidade, com novas e importantes obras , muito além de um novo hospital, asfaltamento de ruas, UPAs do governo federal, ginásio poliesportivo e restaurante popular. Essas, são obrigações. Não materializa-las seria uma verdadeira desmoralização e, prato feito para os adversários.

Para novos investimentos não existe truque ideológico e, não basta ser amigo e correligionário do governador. É necessário dinheiro ! Por isso a pergunta : de onde sairão os recursos necessários para custódio tentar reverter o quadro politico que inviabilizou até mesmo a eleição de seu filho , e se tornar competitivo para a reeleição ? Resposta :os recursos virão, exclusivamente, do caixa da prefeitura.

Nas condições politicas de hoje, custódio não passaria , sequer, para um segundo turno. Por outro lado, nenhum prefeito na história da administração pública de Juiz de Fora, acumulou tantos recursos como custódio mattos e, por esse motivo, o quadro pode se alterar favoravelmente para o atual prefeito.


Tudo isso, ou seja , graças à uma politica fiscal que foi fundo no bolso da população mais humilde, sendo os inscreditáveis aumentos do IPTU, o seu grande instrumento para fazer esse caixa. Calculo , até o final do ano, que a prefeitura tenha disponível , mais de R$ 200 milhões !

Não podemos nos esquecer, também, de outras medidas politicas e administrativas que ajudaram ao prefeito acumular esses fabulosos recursos, tais como o reajuste zero para o funcionalismo, o absoluto abandono e, descaso por falta de aumento no custeio da saúde pública e, também, a transferência do monopólio público do lixo para empresa privada, que gerou caixa para outras finalidades.

Da propaganda enganosa que não gera caixa, mas em principio daria votos, não podemos nos esquecer da mentira da instalação de siderurgica que criaria mais de 6 mil empregos na cidade. Custódio gastou uma fortuna em publicidade 90 dias antes das eleições , com o objetivo exclusivo de ajudar e, viabilizar seu filho, candidato a Deputado Estadual. Nem assim, mesmo com os milhões de dinheiro público jogados fora , o prefeito conseguiu eleger seu filho .

O desastre da administração custódio mattos, pode ser esquecido com novos e grandes investimentos. Sabemos que a memória do eleitor funciona pelo imediatismo. Por isso, Custódio pode reverter o quadro que lhe é totalmente desfavorável. No entanto, tenho absoluta convicção de que o eleitor não se esquece, na hora de de confirmar o voto, quem mexeu com seu bolso...

Por tudo isso, custódio terá de fazer e, fará de Juiz de Fora, nos próximos 18 meses, "uma revolução" na cidade. Tem caixa para grandes realizações, mas o estrago já foi feito, através dos aumentos do IPTU , das mentiras (a começar pela própria afirmação de que não aumentaria o IPTU) e, também, por tudo o que prometeu fazer e, não fez .

Somente em outubro de 2012, saberemos se os resultados de sua coragem ao mentir para o povo durante a primeira eleição, se tornarão, mesmo assim, verdades eleitorais, com sua reeleição.

A conferir

10 comentários:

Unknown disse...

Eu tenho certeza absoluta que JF vai virar um grande canteiros de obras a partir de janeiro de 2011.E digo mais.Esse inicio ja na metade do seu mandato,ja era previsto e cauculado pelo prefeito e sua equipe.Veja bem,grandes obras vão começar na cidade,hospital,viadutos,pontes,etc.Logicamente não vão ficar prontas em dois anos.No Brasil,nos temos a mentalidade que caso um novo politico seja eleito,ele para com todas as obras do seu antecessor.Qual vai ser o grande argumento do Custodio para se reeleger?A continuidade das obras,que a essa altura estara causando um tremendo tumulto no transito da cidade.Estou me referindo as pontes e viadutos.Mais uma vez,o eleitor,com medo de piorar o que ja esta ruim,vai votar no Custodio para ver logo pronta as benditas obras que tanto transtorno traz a cidade em sua execução.Logico que depois de tudo prontinho,todo mundo vai amar.Confesso que torço para que tudo que escrevi realmente aconteça.So não precisava fazer o povo sofrer tanto com o total descaso durante esses dois primeiros anos e com esses aumentos absurdos no IPTU.

Unknown disse...

Boa Noite Omar

Acompanho o seu blog...... muito bom.... gostaria de saber se posso colocar você como parceiro do meu site:
http://www.ielas.com.br/boca/
Email: ielas@ielas.com.br
Um grande abraço

Cleber

Thiago Coelho disse...

Caro Omar...

Entende-se por "juízo" como a capacidade de discernir o certo ou o errado mediante a experiência. Pode-se compreender o termo também atrelado à capacidade de enxergar a verdade e de desmascarar a mentira.
O cidadão juiz-forano há tempos sabe o quê é ter sua cidade mal-administrada e sua cidadania mal-representada. Mas me parece que até hoje ainda não adquiriu "juízo" e nem aprendeu a ser cidadão. Não os culpo, pois esta é uma característica genuinamente brasileira. Basta analisarmos a herança histórica cultural e religiosas as quais fomos submetidos.
Até hoje a grande maioria acredita num morto de dois mil anos e num "filho do Brasil" que como ele mesmo disse: "Eu não sei de nada...".
Mas se o eleitor de Juiz de Fora (olha o nome da cidade) cair mais uma vez no caô do bigode será muito feio. O pior é que com 200 milhões daria muito bem para fazer mentira virar verdade.
O Custódio, a partir de junho de 2012, só não pode vender a sua imagem da mesma maneira que foi vendida a do seu filhote, como folhetim de "casas bahia", a propaganda tem que ser feita como se ele fosse um automóvel, vendido sem entrada para pagar a longo prazo...kkkkkk.....Bazzzinga!!!

Um grande abraço

Thiago Coelho

PS.: Ainda bem que o herdeiro não ganhou... já pensou a festa que seria?
Pobre contribuinte.

Rafael Augusto disse...

É Custódio, realmente essa é uma situação muito delicada para sua gestão, só faz merda confiando em Secretários ...ai está o resultado só insatisfação do povo...na política, acredito eu, que nem tudo tem que ser baseado nos critérios técnicos, mas sim na opinião do povo, mas infelizmente vc foi muito na opinião técnica ,o Omar tem razão ao dizer sobre esse seu jeito de administrar a cidade está péssimo e se continuar assim realmente sua reeleição vai por agua abaixo, graças seu "técnicos" secretários incompetentes somente tem a visão técnica e esquece que seu grande papel e ser acima de tudo, um agente político de sua gestão que vai atender os anseios da população, na verdade no final das contas, todos os seus secretários estarão nem ai, sabe porque? porque o filme que está saindo queimado com a população é o seu ,tem que mudar essa sua equipe de secretariado o mais rápido possível, sabe porque eles não são agentes políticos estão nem ai para política que e a essencial da democracia, que permiti a participação do povo que te elegeu esses secretários são um bando de arrogantes,petulantes um bando de sem educação, são apenas técnicos e técnicos tem uma forma de cabresto, e na política reconheço que tem a necessidade de ter técnicos, mas técnicos pra ser secretários, fala serio!!! técnicos tem que ser sub-secretário, chefe de departamento, secretário tem que ser alguém que entenda a verdadeira necessidade da política, atendendo com a maior forma cordial os menos favorecidos economicamente ...se eu fosse vc começaria a ouvir mais o Omar Peres pois as coisas que ele diz tem fundamento ate então eu não entedia agora meu amigo todinho, tenho que dar o braço a torcer e começar a dar razão para o maior, se eu fosse vc, faria o mesmo começava a dar o braço a torce para as idéias do Omar ,quem sabe vc sai de poço de impopularidade que se encontra nesse momento, tem que ser ousado para satisfazer o povo tem que fazer uma faxina ai nesses seus secretários que não estão dizendo nada para a população menos favorável ,ou vc esquece esses acordos político de diversas coligações que foi feito para sua candidatura sair vitoriosa e colocado todos aqueles secretários incompetentes que somente faz merda, e gosta de aparecer para a elite juizforana, ou vc vai sair perdendo, as vezes é verdade que o Omar diz a respeito de sua gestão é apenas um sincero toque te alertando como as coisas vão mal ,na vida temos vários pontos de vista e ai qual e sua visão Custódio Mattos????

Rafael Augusto disse...

É Custódio, realmente essa é uma situação muito delicada para sua gestão, só faz merda confiando em Secretários ...ai está o resultado só insatisfação do povo...na política, acredito eu, que nem tudo tem que ser baseado nos critérios técnicos, mas sim na opinião do povo, mas infelizmente vc foi muito na opinião técnica ,o Omar tem razão ao dizer sobre esse seu jeito de administrar a cidade está péssimo e se continuar assim realmente sua reeleição vai por agua abaixo, graças seu "técnicos" secretários incompetentes somente tem a visão técnica e esquece que seu grande papel e ser acima de tudo, um agente político de sua gestão que vai atender os anseios da população, na verdade no final das contas, todos os seus secretários estarão nem ai, sabe porque? porque o filme que está saindo queimado com a população é o seu ,tem que mudar essa sua equipe de secretariado o mais rápido possível, sabe porque eles não são agentes políticos estão nem ai para política que e a essencial da democracia, que permiti a participação do povo que te elegeu esses secretários são um bando de arrogantes,petulantes um bando de sem educação, são apenas técnicos e técnicos tem uma forma de cabresto, e na política reconheço que tem a necessidade de ter técnicos, mas técnicos pra ser secretários, fala serio!!! técnicos tem que ser sub-secretário, chefe de departamento, secretário tem que ser alguém que entenda a verdadeira necessidade da política, atendendo com a maior forma cordial os menos favorecidos economicamente ...se eu fosse vc começaria a ouvir mais o Omar Peres pois as coisas que ele diz tem fundamento ate então eu não entedia agora meu amigo todinho, tenho que dar o braço a torcer e começar a dar razão para o maior, se eu fosse vc, faria o mesmo começava a dar o braço a torce para as idéias do Omar ,quem sabe vc sai de poço de impopularidade que se encontra nesse momento, tem que ser ousado para satisfazer o povo tem que fazer uma faxina ai nesses seus secretários que não estão dizendo nada para a população menos favorável ,ou vc esquece esses acordos político de diversas coligações que foi feito para sua candidatura sair vitoriosa e colocado todos aqueles secretários incompetentes que somente faz merda, e gosta de aparecer para a elite juizforana, ou vc vai sair perdendo, as vezes é verdade que o Omar diz a respeito de sua gestão é apenas um sincero toque te alertando como as coisas vão mal ,na vida temos vários pontos de vista e ai qual e sua visão Custódio Mattos????

Rafael Augusto disse...

É Custódio Mattos, está na hora de tomar posse, olha nossa cidade como está, principalmente as comunidades periféricas, e seu povo elegeu vc e não esses secretários, aliás quem é o prefeito, vc ou sua equipe de secretários? Mais uma vez o IPTU vai subir, que coisa feia nós vivemos pagando impostos caros ,vai dar um passeio com sua comitiva no bairro Linhares e Vitorino Braga, estamos no sec XXI e uma cidade do porte de JF isso é um absurdo, onde já se viu as pessoas viverem na lama? na epoca de chuva e uma situação que eu acreditava vendo somente em filmes e noticiário a coisa é feia, parece outro mundo o povo seu povo que lhe confiou sofre .....eu acho uma palhaçada no centro da cidade local que não estava precisando de ser arrumado está sendo, enquanto as comunidades vivem na lama ,pelo amor de Deus Custódio coloque sua cabeça no travesseiro e pense com todo coração no seu povo que está sofrendo com a situação de nossa cidade ,pois pense não pelos critérios técnicos, pense nas necessidades alheias do povo menos favorecido.
Tenha essa mesma sensibilidade humana que o Omar vem tendo com suas idéias em apenas contribuir com a opinião do povo, pois faça a coisa certa tome posse e assuma a cadeira vc e o prefeito que teve o voto popular foi vc não os secretários, então não atribua sua responsabilidade aos seus subordinados, ou vc é prefeito apenas por vaidade?????

Cláudio disse...

Somente os aposentados da PMJF é que irão pagar o pato, o bigode anunciou via carta que irá parcelar o 13. Além de não ter aumento, ainda vão parcelar ? COVARDIA!!!

Thiago Coelho disse...

POLÍTICA, palavra grega que pode ser entendida como " a arte de administrar a cidade", pois "polis" é cidade em grego.

Para o filósofo grego Platão, a cidade seria um autêntico reflexo do corpo-humano, onde as pernas e os pés seriam como aqueles trabalhadores que lidam com contato direto com a terra, os agricultores, por exemplo; os braços e as mãos seriam os comerciantes, artesãos, pedreiros, enfim, todos aqueles cuja vocação se realiza pelo palpar da realidade; o tórax seriam os militares, que conferem a ordem enquanto que a cabeça seriam os políticos, por disporem dos ouvidos (para escutar os cidadãos), da boca (para falar "para" e "pelos" cidadãos) e dos olhos, para poderem enxergar os problemas da cidade e para poder olhar para um horizonte prósperos e assim conduzir o corpo (a cidade)para um futuro melhor.

Onde está então a enfermidade do corpo que representa a cidade de Juiz de Fora?
A cabeça de JF está cega surda e muda!!!
Solução?
Sim...
Cortem as Cabeças!!!!
Não com guilhotinas, mas com o voto.
Custódio NUNCA irá dar o braço a torcer!!!!
Ele não é nobre a este ponto.
E como já foi até dito, além de cego, surdo e mudo, ele está doente.
O "Filhotismo" era o quê lhe restava e para com isso ele já fracassou.
E ele, medíocre que é, morre de inveja do Omar, que é um cidadão genial.
E olha que eu nem moro em JF e há tempos sei disso!

Abraço para todos

Thiago Coelho

GustavoAlmeida disse...

Tenho uma crítica quanto ao projeto de revitalização de praças da Prefeitura de Juiz de Fora, que está sendo executado na Praça Alfredo Toschi “Ministrinho” no Jardim Glória. Que eu saiba em momento algum os moradores do bairro Jardim Glória foram consultados sobre quais melhorias gostariam que fossem feitas na praça. Já um bar tradicional nas redondezas esteve sempre acompanhando as obras: a responsável pelo bar e funcionários da Prefeitura discutindo as intervenções, aumentando a área impermeável da praça indo na contra-mão da atualidade, apenas para poder colocar mais mesas e cadeiras. Um certo dia, o Sr. Prefeito, veio conferir a obra e quem o acompanhou? A mesma representante do referido bar, sendo que a parte da praça que fica perto dos estabelecimentos comerciais está praticamente pronta, já a outra parte...
E para piorar, dois novos estabelecimentos que abriram recentemente já utilizam a praça como prolongamento de suas dependências como seu vizinho já faz a décadas...
Nos finais de semana é praticamente impossível utilizar a praça, tamanha a quantidade de mesas e cadeiras, e como senão bastasse isso, ainda temos mesas e cadeiras na rua, diminuindo as poucas as vagas para estacionamento, consequentemente temos carros estacionados em cima do passeio ou no local destinado para táxis. Nas calçadas desrespeitam o espaço livre mínimo exigido pelo Código de Posturas. Temos também música ao vivo (sexta, sábado e domingo) na área externa de um desses estabelecimentos mais recentes. Como se não bastasse, livre consumo de entorpecentes sem o menor constrangimento.
Com isso ficam as seguintes perguntas na minha cabeça: A revitalização é boa para quem? Para a população ou para o comércio em volta da praça? Eles tem autorização para funcionar e utilizar um bem público para finalidades comerciais particulares? Se tem, como conseguiram alvará de funcionamento para uma área comercial onde só deveria ter mercearia e padaria?
Será que estamos diante de um “novo Alto dos Passos”? Onde pouco a pouco foram abrindo estabelecimentos comerciais em uma área residencial e hoje temos a situação que todos conhecemos: uma grande concentração de bares gerando um enorme incomodo para os moradores, que tem que conviver com a abordagem de flanelinhas, pessoas urinando em seus portões, brigas e o barulho advindo dos estabelecimentos.
A Prefeitura prefere ficar omissa a resolver a situação, chegando ao ponto de um fiscal de posturas afirmar que é mais fácil mudar de endereço do que um estabelecimento ser fechado pela PJF
O que mais me causa indignação é que já foram feitos inúmeros boletins de ocorrências na PM, registros de reclamações na Prefeitura (a fiscalização tem ciência deste problema, com entrega de abaixo-assinado protocolado), até o Ministério Público sabe, mas até agora ninguém tomou qualquer providência. Será que estão esperando acontecer alguma coisa para tomar uma medida efetiva?

Vera Lúcia Ciuffo disse...

Pois é...a Nova Juiz de Fora está ali para "inglês ver".Só dar uma voltinha para que a velha cidade apareça, ou desapareça de vez, em meio aos buracos no asfalto de TODAS as ruas do município.Avenida JK, bairros da zona norte, na zona leste , na cidade alta, enfim, uma buraqueira sem fim!!!
Nova Juiz de Fora ( sic)