terça-feira, 28 de dezembro de 2010

É HORA DE DIZER ADEUS - III

O Brasil será a sexta economia do mundo, já em 2011, quando ultrapassará a Itália e, provavelmente a Inglaterra. Devemos nos vangloriar dessa posição ? Lógico que sim, mas sem nos esquecermos que, há cerca de 20 anos, já éramos a oitava ! Caímos algumas posições e, agora engrenamos novamente. Mas, mesmo assim, continuamos liderando o ranking das piores distribuições de renda do planeta !

Lula deu continuidade em tudo o que foi implantado por Fernando Henrique Cardoso, isto é, absoluto controle da inflação através de politicas monetárias ortodoxas, onde altas taxas de juros controlam o crédito, moderando oferta e demanda. Ganham os bancos, perde o povo que vê seus impostos serem drenados para meia dúzia de instituições financeiras, que aplicam os recursos em títulos do governo brasileiro, portanto, sem nenhum risco.



Vale dizer que as taxas pagas pelos governos americanos e, europeus para financiar a rolagem de suas dívidas, não passam de 3% a.a.. O Brasil paga, hoje, 11 % ! A maior taxa do mundo ! Em outras palavras, todas as politicas economicas que o PT criticava quando o PSDB era governo, foram (e continuarão sendo) as mesmas que praticou durante oito anos da era Lula. Com um detalhe: o presidente do Banco Central do governo Lula é um ex banqueiro internacional !

Foram o bolsa família (criada por FHC), e a estabilidade economica implantadas pelos dois mandatos de FHC que permitiram ao presidente Lula ser reeleito , mesmo com todos os escândalos e corrupção praticada por membros da alta cúpula de seu partido.

Votaria novamente em Luiz Ignacio Lula da Silva. Contradição depois de tudo o que escrevi e penso sobre o seu partido? Não ! Lula é maior que o PT . Mesmo não tendo tido vontade politica para romper e, confrontar com o que há de mais atrasado na politica brasileira, a marca que Lula nos deixa é de um homem simples e honesto (ainda que seus companheiros...) . Para mim já são valores incomensuráveis quando se trata de homem público brasileiro. O que valeu, foi a sua primeira eleição, quando derrotou, no voto, todas as classes dominantes desse país. Mas para governar, infelizmente, teve de se compor com essa mesma gente. Uma pena.

A prova de que Lula é maior que o PT, foi a indicação e, a eleição de Dilma Roussef. Sem tradição partidária, sem jamais ter disputado uma eleição, Lula a escolheu como sua sucessora, passando por cima de todos os caciques de seu partido, que sonhavam em substitui-lo. Lula simplesmente os ignorou e, "nomeou" quem ele quis. Enfraqueceu o partido, mas fortaleceu sua posição de maior líder da história do Brasil.

O Brasil não tem nenhuma importância no mercado internacional de produtos industrializados. Sem tecnologia e, com custos de produção altíssimos , nossa industria não tem competividade. Por outro lado, somos um dos maiores exportadores de produtos primários do mundo, as famosas commodities. Minério de ferro, soja, carne etc. , fizeram que o Brasil, mesmo com o dólar fraco diante do Real, conseguisse espetaculares e inimagináveis resultados em sua balança comercial, gerando superavits que possibilitaram ao país, quitar sua dívida externa, tornando-se, o Brasil, credor do mundo !

Lula deu sorte. Com a economia chinesa crescendo 10% ao ano, nossos produtos minerais se tornaram imprescindiveis para o desenvolvimento economico do mundo. A Vale do Rio Doce reajustou seus produtos (minério de ferro, principalmente) em mais de 100% em dólar ( !), quando a inflação mundial não alcançou, sequer, 5 % !

Nossa economia vai continuar a se desenvolver. O mercado interno é uma de nossas referências e, sustentação para a busca de desenvolvimento sustentável, independente das crises que o mundo deve atravessar em vista das dificuldades de retomada das economias americanas e europeia. O Brasil, como o nível de reservas externas que possui, sem dívida externa que preocupe e, com um mercado interno aquecido, terá, com certeza, anos ainda melhores.

Se o Estado não atrapalhar, cresceremos à níveis chineses. Mas para que isso aconteça, é fundamental que os investimentos em áreas produtivas e, de infra-estrutura aconteçam o mais urgente possível. O capital estrangeiro é absolutamente essencial na área industrial. Caso contrário, corremos o sério risco de voltarmos a ter inflação, na medida que nosso parque industrial já se encontra perto de sua plena capacidade de produção. Em outras palavras, pode faltar produtos, o que significa inflação.

Fundamental para que continuemos a crescer , é fazer com que o Estado seja menos perdulário, menos corrupto . Tarefa quase impossível. O Brasil crescerá nas mãos de quem produz, nas mãos de nossos verdadeiros capitalistas, de verdadeiros empresários que não receberam heranças monopolisticas , que correm riscos, acordam de madrugada para pagar suas folhas e seus impostos. O contrário desse Estado perdulário e corrupto, onde políticos profissionais se ocupam de dificultar ou, facilitar os negócios de governo.

Eu acredito no Brasil. Eu acredito no brasileiro empreendedor e, que não deseja ser funcionário público. Eu acredito em quem produz.

Eu acredito no Brasil. Não acredito no Estado brasileiro. Seremos uma grande Nação, o dia em que não soubermos o nome, sequer, do Vice Presidente, muito menos dos Ministros. Nesse momento, o Brasil terá realizado sua verdadeira independência. Os políticos não terão mais importância, e o voto será facultativo.

Governos no Brasil só servem para uma coisa: tomar nosso dinheiro para distribui-lo entre amigos. Ou seja, entre os políticos corruptos. Mais nada.

Por todos esses motivos, o Brasil não é um país para gente séria, já disse Charles De Gaule (le Brésil n'est pas serieux !) . O Brasil, o seu Estado, só tem uma finalidade: fazer negócios...

continua

4 comentários:

elymanoel disse...

É com grande tristeza que este seu leitor assíduo recebe a notícia de adeus.

Na morte do Brizola você publicou no Panorama um homenagem que balançou os progressistas desta cidade. Minha admiração começou aí.

Talvez seu pecado seja eleitoral. Mas isso é um ato de coragem. A derrota nada significa neste jogo de cartas marcadas. O que fica talvez seja a discussão.

Quero deixar para você uma mensagem do Darcy Ribeiro, este gênio pouco visitado da civilização brasileira dos trópicos...

"Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças
brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer
uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se
autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria
estar no lugar de quem me venceu.
( DARCY RIBEIRO ).

Guerreiro disse...

QUE PENA OMAR VAI SAIR DO CIRCUITO, POXA LOGO ELE QUE BATIA DE FRENTE COM ESSAS CORJAS DE SAFADOS , QUE VIVE TIRANDO PROVEITO DO DINHEIRO DO POVO , AUMENTANDO IPTU , E NÃO FAZENDO MERDA NENHUMA PARA A POPULAÇÃO, FORA CUSTÓDIO , CHEGA DE ENGANAR O POVO COM PROPAGANDA ENGANOSA , NINGUÉM É BOBO NEM BURRO , SABE QUE ISSO AÍ É FARSA . OMAR NÃO SAIA DOS SEUS COMENTÁRIOS , NÃOS DESISTA DE SUAS CRÍTICA A ESSA CABANDA, É ISSO QUE ELES QUEREM , QUE NÃO TENHA MAIS NINGUÉM PARA VIGIAR ELES...

Guilherme disse...

O que realmente falta ao Brasil é melhorar, e muito, o nível do serviço prestado pelo estado à população. Nas mais diversas áreas: educação, saúde, transporte, segurança pública; só para citar as mais óbvias.
Porque ao que parece não falta dinheiro, mas sim vontade.
Teríamos que ter uma mudança de visão da população em geral que só pensa agora em consumo ( como os americanos esbanjadores!), aparatos eletrônicos, carros com tração nas 4 rodas ( para pessoas que nunca pensaram em andar numa estrada lamaçenta...) e por aí vai.
A velha máxima do "fique rico ou morra tentando" está mesmo em voga!
Então, a população não quer saber de onde vem o dinheiro das classes altas, e quem tem dinheiro tem tudo! Políticos que nunca trabalharam de verdade, como você tantas vezes disse por aqui... Cada vez mais milhonários... e isso é ser bem mais do que rico!
Falta muito, não é Omar?
Eu também estou muito desanimado, assim como você...
Com os votos de um excelente ano novo e muito sucesso para você nesse ano que se aproxima!
Guilherme Carvalho

Unknown disse...

Olá, Omar!!!
Mais uma vez, parabenizo você pela competência e inteligência!!! pena o blog, pena os ideais de uma cidade diferenciada ir embora junto com tudo!!! o que mais temo,é você também deletar os amigos construídos!! Bom, tudo de bom!!! viva 2011!!! abraços