terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EMENDAS E PROJETOS

O Presidente Lula, ontem, em discurso para prefeitos de todo o Brasil, disse, o que considero um recado perfeito para os políticos que pretendem e, possuem idéias para desenvolver seus municípios. Lula, disse o seguinte:

" prefeito tem de trazer bons projetos . Prefeitos tem de parar de choramingar pelos corredores dos ministérios e, apresentar projetos viáveis e bem elaborados. Não adianta ficar chorando. Isso não resolve . Dinheiro não falta. Basta apresentar projetos bem estruturados. O que resolve, são projetos factiveis. Vejam o caso do Rio de Janeiro. Nos mandam um projeto por dia e estão conseguindo tudo o que querem.

E mais: não percam tempo atrás de emendinha parlamentar ! Isso ajuda mas é necessário coisa mais estruturada ! As emendas parlamentares não mudam nada. E só venham a Brasília quando tiverem o projeto pronto. Projeto é condição sine qua non dessa relação. "


Valeu, Lula ! É isso mesmo ! Tomara que a maioria dos prefeitos da região leiam essa mensagem do Presidente. Só assim, Deputado vai deixar de ser despachante para conseguir verbinha para amubulância e, outras distribuições de dinheiros que só servem para comprar votos. Aberrações , óbvio, que em nada mudam a realidade social.

Não devo, mas vou dar uma sugestão para o prefeito custódio mattos: elabore dois projetos que mudarão o caos urbano da cidade , recolocando Juiz de Fora nos trilhos do desenvolvimento e, da modernidade.

O primeiro é a mudança da linha de trem que corta a cidade. Pidamonhogaba fez com recursos federais. Portanto, existem recursos, sim. Basta competência, trabalho e, lógico, um projeto consistente. Acho que a MRS seria sensivel e deveria ajudar. Caso contrário, eu criaria o pedágio do trem, cuja taxa serviria, exatamente para cobrir as despesas com o projeto e investimento

Caso essa linha não seja transposta, a cidade, com o volume de novos automóveis que entra todos os dias nas ruas, VAI PARAR DENTRO DE CINCO ANOS !

O segundo projeto é a implantação do metrô de superfície. Executá-lo é ainda mais fácil que o primeiro. Grande parte dessa malha já está pronta. Trata-se da linha, desativada, do velho "Xangai", que liga a Zona Norte ao Centro. Concomitante, a implantação de linha que cruzaria a Av. Rio Branco nos dois sentidos, criando-se terminal de transbordo na garganta do Dilermano, ou, em outra área onde os técnicos considerem mais adequado.

Garanto que, com a implantação do metrô de superfície, que já existe em todas as cidades modernas do mundo e, no Brasil está sendo implantado até mesmo em Macaé, o custódio resolve um dos grandes problemas da cidade (o trânsito), diminuindo drasticamente o número de ônibus em circulação, diminuindo a poluição, modernizando a cidade e, sobretudo, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

Mais ainda: se o custódio atender minha sugestão, ele terá uma grata surpresa: o metrô de superficie é muito mais barato que ele imagina e, melhor, com financiamento disponivel, reiterando que parte do projeto já nasce semi-pronto, com a linha desativada do "Xangai", sendo recolocada em operação.

Vale dizer, dado que um empresário falido da cidade disse que "eu queria colocar um trem no meio da Rio Branco " (!!!), que metrô de superficie nada mais é que um "bonde moderno".

Era isso. Alô, prefeito, faça isso. Você é reeleito !

Se o custódio quiser, com toda humildade, ajudo no projeto, indo com ele nos maiores fornecedores europeus, americanos e aisáticos.

5 comentários:

Thiago Coelho disse...

Caro Omar...

O Lula me surpreendeu!!!!
Mandou muito bem.
E excelente a sua observação acerca da postura dos deputados. Aqueles que deixam de legislar e fiscalizar para invadir a posição do executivo, salvando a alma de prefeitinhos "aventureiros" ou "mumificados" e cercando ainda mais seus curraizinhos eleitorais.

Um abraço

Thiago Coelho

Rafael Augusto disse...

E isso ai Omar boa idéia em vez de vcs e Custudio ficarem brigando unir para melhor essa nossa cidade que realmente estar um verdadeiro caos .. parabéns pela humildade de prestar solidariedade ao prefeito Custudio Mattos goste de verdade dessa iniciativa .

Unknown disse...

Quem me esta surpreendendo e a Dilma.Ela nem tomou posse e ja esta pisando na bola.Ela prometeu(esta gravado nos programas eleitorais dela)que não mexeria no PAC,e nem qualquer outro projeto que estava em andamento.Pois o seu futuro governo ja confirmou corte de verbas parcial e total em varias obras e projetos,inclusive os do PAC.O unico garantido pela Dilma e o Bolsa Familia.Mas uma vez,o povo e enganado com campanha politica enganadora.E pelo visto,a unica obra do PAC que estava em andamento em JF,a BR440,tão contestada pelos ambientalistas,não vai ser mais motivos de preocupação para eles.A obra vai parar por falta de verba.Eta Brasil.Se ficar o bicho pega,se correr o bicho come.

Unknown disse...

Caro Omar Peres.Estou indignado com o anuncio que a prefeitura quer aumentar o IPTU em dez porcento.No começo desse ano o aumento foi absurdo.Não tenho indices oficiais,mas com certeza, na media,o aumento foi acima de cinquenta porcento.A explicação que a secretaria Maria Helena Leal tenta dar para mais esse aumento,e outro absurdo.Ela alega que a prefeitura precisa de dinheiro para entrar com sua parte nas obras acordadas entre o estado e o governo federal.Mas que obras senhora secretaria? Vamos supor que o motivo seja esse mesmo.E o aumento do começo desse ano,não servou para nada?.Foram milhões de reais a mais no cofre da prefeitura.E nenhuma obra,a não ser asfalto em ruas e avenidas,foram feitas em Juiz de Fora,que justifique tamanho gasto.Todos os anuncios de obras que são dados em Juiz de Fora,são sempre no futuro.Esse Ginasio esta para começar as obras desde a epoca do Bejani,o restaurante popular,as obras começaram,mas sem previsão de acabar,o tão falado hospital so tem o terreno,os viadutos e pontes não se fala mais.Enfim,so se fala em arrecadar mais dinheiro,e o fruto dessa arrecadação em beneficio da população,ate agora, nada.Juiz de Fora precisa arrecadar mais dinheiro com certeza.Mas não esfolando o povo,mas atraindo industrias para cá,incentivando as que ja estão aqui,dando opções de lazer,que quase não existe em JF.Enfim,administrar com criatividade.Aumentar impostos para resolver os problemas,e muito facil para a prefeitura,e uma tragedia para a população.E para finalizar meu comentario,os nossos nobres vereadores querem que Juiz de Fora seja sub sede na Copa de 2014.Eu não sei se começo a chorar ou se dou uma sonora gargalhada e para de me preocupar com tudo isso.O fase dificil a que estamos passando.

Rogério de Moraes disse...

HUuuuuuuummmmmmmmmmmm

Mas nem que a vaca tussa, e cuspa chiclete de alcatrão...
Nem que ele perca todas as eleições que poderia comp... (ops vencer) o maripázento alcaide não se curvará aos seus projetos, mesmo sendo eles a tábua de salvação dele, e o progresso da cidade.
Alias o que mais incomoda ao "Totonho Mensaleiro" é progresso.
Ele tem horror dessa palavra...
Isso incomoda ele mais que abraço e beijo de pobre em época de campanha....