sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"NÃO É HORA, MAS JÁ ESTÁ NO TEMPO".

O ano já "acabou" e, a partir do dia primeiro de janeiro de 2011, poderemos dizer : ano que vem é o último ano do "governo" custódio mattos. Em outras palavras, as articulações politicas para a sucessão municipal já começarão a fazer parte da pauta de todas as lideranças da cidade.

Assim, quem pode ser os prováveis candidatos à prefeito de Juiz de Fora ? Conversando, ontem com um amigo que conhece tudo de politica na cidade, ele me deu quatro nomes. Exatamente os meus, salvo um, que tenho dúvida se será o seu momento, mesmo tendo grandes possibilidades de ganhar.

Para mim, os prováveis candidatos serão: Margarida Salomão, Júlio Delgado, custódio mattos e Bruno Siqueira, sendo que esse último, tenho dúvidas, por considerar que uma derrota não seria bom para quem saiu como grande vitorioso nas últimas eleições. Bruno, mesmo sendo o "sucessor" e nova liderança do grupo do Senador Itamar Franco, é ainda muito jovem e, tem toda uma vida politica pela frente , com certeza, de grande sucesso.

Margarida Salomão, mesmo não tendo sido eleita, saiu vitoriosa, pois pela expressiva votação obtida, seu nome se torna, naturalmente, o mais forte para a sucessão municipal.

Júlio Delgado, tem contra si, o fato de ter apoiado todos os três últimos prefeitos (Tarcisio, Bejani e custódio). Em outros palavras, salvo o apoio do grupo de seu pai, que, notoriamente começa a se dispersar e diminuir, Júlio terá grandes dificuldades para agregar apoios. Mas, mesmo assim, é e sempre será um candidato competitivo.

Já custódio, se concorrer, terá enormes dificuldades, em virtude de seu alto índice de rejeição, que alcança, hoje, a casa dos 80 % !!! Óbvio que isso pode se reverter. Pessoalmente, não acredito, por tudo o que ele não vem fazendo, somado aos inacreditáveis reajustes de IPTU e os falsos anúncios , tais como a siderurgica que seria instalada na cidade . Pegou muito mal.

O prefeito teve a primeira prova do desastre que é sua administração, ao não conseguir eleger seu filho Deputado, mesmo gastando milhões de Reais vindos de empresas de lixo e outras prestadoras de serviços da prefeitura. Sem contarmos a máquina da prefeitura que ficou trabalhando para o filho vereador. Essa derrota mostra que custódio mattos está enfraquecido e, hoje, o considero sem a menor chance de reeleição. Com sua experiência, saberá avaliar no momento certo.

Façam suas apostas.

5 comentários:

Thiago Coelho disse...

Caro Omar...

Dentre estes quatro, mesmo tendo aversão ao PT, tenho a sensatez de concordar que a Margarida possui 70% de chance de ser eleita. O Bruno ainda é "bruninho", seria muita ousadia ele querer assumir o executivo de JF, além de, como você mesmo observou, ele sairia enfraquecido. O Júlio, rsrs, "MOFOU", e o Custódio seria muito "cara-de-pau", acho que ele não chega a tanto.
Pode ser, que com a Margarida, JF consiga um "olhar especial" da presidente Dilma. Mas com uma equipe de "companheiros" o recurso pode até vir da união agora se será devidamente aplicado eu tenho minhas dúvidas.
Mas, sendo qualquer um destes quadros a ocupar a prefeitura, JF vai continuar com seus característicos problemas, os quais você esta sempre a denunciar. E é provável que piore, o que é uma lástima. E junto a isso, vem toda uma estagnação à Zona da Mata.

Um abraço

Thiago Coelho

fedoceo disse...

Concordo com vc Omar. Bruno é realmente um grande nome + pode se queimar. Julio é um bom candidato porém trará a estigma de ser um Delgado e a hora é de renovação e o eleitor pode entender que sua eleição será fruto de continuísmo (mesmo sendo seu pai um homem de bem). Custodio esta doente e não será candidato! Margarida (PT) se coligar a Wadison Ribeiro(PCdoB) será o grande nome a ser batido, pode apostar.

Thiago Coelho disse...

Omar, meu amigo, e você?
Qualquer coisa estou aqui viu. Sem querer me superestimar, mas eu me sairia mto melhor que o Ronaldo Borges.

um abraço

Thiago Coelho

Anônimo disse...

Sr: Omar Peres, Gostariamos muito de sua ajuda em relação a assunto de grande importancia de nossa Cidade. O qual vem se arrastando por anos e a Prefeitura não faz por resolver. Para que o Sr tenha uma previa do que se trata estou enviando o link abaixo.

http://www.emjf.com.br/juiz_de_fora/centraldoberro/368-som-alto-no-clube-caicaras-tira-sono-de-moradores-do-centro.html

se puder nos ajudar, ficaremos agradecidos,
att. Maria Lucia Adario Brandi

MARCIO MARCELUS disse...

EU ACHO QUE A MARGARIDA POSSUI UMA GRANDE CHANCE DE SER ELEITA PREFEITA DE JUIZ DE FORA NAS PROXIMAS ELEIÇÕES, MAIS ACHO QUE ELA TEM QUE TER MAIS ATITUTE NAS RESPOSTAS!! QUANDO PERGUNTADA NO HORARIO ELEITORAL O QUE ELA IRIA FAZER PARA QUE JUIZ DE FORA SE TORNASSE UMA CIDADE MELHOR EM TODO ASPECTO!, E NAO FICAR COMO UMA MENININHA PERGUNTANDO PARA O PROFESSOR O QUE ELE ACHA MELHOR PARA A CIDADE, SENDO QUE QUEM É CANDIDATA A PREFEITA E QUEM TEM QUE RESPONDER É ELA!!
NÃO FOI O QUE EU VI EM TODO HORARIO ELEITORAL ELA RECEBIA UMA PERGUNTA E QUEM RESPONDIA ERA UM AMIGO, VOTEI NELA, MAIS ASSIM NÃO DA!! O POVO PERGUNTA E ESPERAMOS UMA RESPOSTA É DA CANDIDATA A PREFEITA E NÃO DO AMIGO DA CANDIDATA A PREFEITA TALVEZ ISSO TENHA AJUDADO A ELA PERDER AS ELEICÕES..