terça-feira, 19 de maio de 2009

E LÁ VAI O "TREM IMPOSSIVEL". PARA QUEM NÃO SABE SONHAR MUITO MENOS REALIZAR

Meu programa de governo para prefeito de Juiz de Fora, contemplava o retorno do "Xangai", assim como o metrô de superfície que cruzaria toda a Av. Rio Branco, fazendo transbordo no Manuel Honorio, em uma extremidade e, na outra, no alto do Bom Pastor.

Os que me chamaram de sonhador foram os mais gentis. A maioria disse que eu era um demagogo e enganador. Tudo bem, essas pessoas nunca devem ter tido a oportunidade de sair de Juiz de Fora e, portanto, não tiveram a chance de conhecer e utilizar os modernos sistemas de transporte nas principais cidades do mundo.

Recentemente estive, a negócios, em Sevilha , Espanha. É uma cidade, mais ou menos do tamanho de Juiz de Fora, com aproximadamente 700 mil habitantes. Trouxe para os participantes do blog e, para os meus críticos, o projeto que iria executar como prefeito: a implantação do metrô de superfície em Juiz de Fora. Como não ganhei a eleição, topo dar a idéia de presente para o custódio.

É muito fácil implantar o metrô de superfície de Juiz de Fora. Parte dele já está pronto. Refiro-me ao "Xangai". Para o novo trecho, que seria a Rio Branco, existe financiamento externo e/ou interno de longo prazo, e o principal: é muito barato, eficiente, e solucionaria grande parte do trânsito da cidade.

Aos meus críticos o meu muito obrigado por perderem tempo em ver a modernidade, que infelizmente não chegará em Juiz de Fora. Uma pena.


16 comentários:

Anônimo disse...

Omar,
Sonhar não custa nada, como se entoa naquela velha música nacional. Entretanto, se, de fato, for um projeto exequivel e viável técnica e finaceiramente, realmente o nosso crônico problema, no trânsito, poderá ter uma solução eficaz por longas décadas. Inclusive, poder-se-ia expandir pelas avenidas Independência e Getúlio Vargas, a meu ver, sendo essa última a pior da cidade sob todos os aspectos. De modo que, na minha opinião, não basta apenas ter boas idéias, mas sim vontade política aliada à disponibilidade orçamentária para tanto.
Eu também almejo o melhor para a nossa cidade. Por que não tentar? Os nossos políticos têm que olhar mais para o horizonte, e não, pelas bordas, devem, pois, deixar as amarras de lado e visar o bem comum.
Abraços,
Matheus

Anônimo disse...

OMAR,

JÁ EXISTE DENTRO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DA PREFEITURA DE JF UM PROJETO PRONTO DE UM METRO DE SUPERFÍCIE NA RIO BRANCO, CHAMADO VLT - VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS, O ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA FOI FEITO NO GOVERNO DE TARCÍSIO, INCLUSIVE ESSE PROJETO JÁ MERECEU CONSULTAS NO BNDES PARA UM POSSÍVEL FINANCIAMENTO.

jorge disse...

Caro Omar, realmente é uma pena! Mas enquanto não conseguirmos derrubar essa oligarquia que já governa Juiz de Fora mais de 20 anos, teremos que conviver com o conservadorismo político e com uma Juiz de Fora muito atrasada!!Essas mesmas pessoas que o criticavam,não conseguiram sequer cumprir e/ou realizar nem as promessas mais tradicionais como a questão de uma saúde e de educação de qualidade.
Assim, só poderemos pensar em modernidade se aprendermos a votar em pessoas grandes

Anônimo disse...

ATÉ BEJANI QUERIA ....COPIAR A IDÉIA DE TARCÍSIO...

VLT

A convite da Agência do Governo Americano de Desenvolvimento (U.S. Trade and Development Agency - USTDA) e da Associação de Transporte Público Americano (American Public Transportation Association – APTA), o prefeito e diretores da Prefeitura conheceram, em Baltimore, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O estudo de viabilidade técnica para implantação desse sistema de transporte na cidade, no valor de US$ 250 mil, está sendo custeado pelas entidades americanas.

De acordo com Alberto Bejani, o VLT é um sistema que oferece conforto, a um custo menor e sem poluição sonora e do ar, por funcionar com eletricidade. “É uma idéia de longo prazo, mas mesmo que não seja para agora, é importante estudarmos possibilidades para o município no futuro, além de não haver nenhum custo para Juiz de Fora com esse estudo”.
SITE DA PREFEITURA EM 2005.

Anônimo disse...

No Brasil, há planos e estudos prontos para implantação do VLT em Brasília, Santos, Niterói, Campos, Juiz de Fora, João Pessoa, entre outros municípios.

Ocireu disse...

Fonte segura informou-me, que tem data certa o início das obras preliminares, tanto para o Xangai como principalmente para algo parecido no video, na Av Rio Branco.
Dia de São Nunca.
Imagina o que teriamos de atropelamentos.
Se já tem gente andando pela avenida por falta de espaço, se SURGE um transporte desse no centro, a aglomeração para vê-lo, invibilizaria se caminhar.
Mais problemas para a cidade.
E a polêmica que causaria!?...
Qual a tarifa, seria o mesmo preço do onibus?
A verdade é que, se nem cidades pujantes e com dinheiro nesse país, fizeram isso até hoje. Imagina JF!
Onibus articulados, acredito, seriam a solução mais viável.
O que jogaram de dinheiro fora com terminal etc.
É ônibus demais no centro, uma desordem terrivel. Todos querem descer no Pq. Halfeld.
O QUE RECLAMARAM QUANDO DESLOCARAM ONIBUS PARA A FRANCISCO BERNARDINO... diziam que era LONGE(!) do centro.
Comenta-se que idosos, anônimos e estudantes, não pagariam passagem.
EM

Dr. Barbosa disse...

Pena que a cidade tem mêdo de crescer ; ai cresce sem querer .

Ao prefeito disse...

Omar, com estas obras anunciadas, vai movimentar muita grana por baixo da saia e ano que vem esta grana vai virar voto pelo menos é o que pensa este bigodudo HOMEM EMPALHADO Cus do ódio no mato, impedindo um aumento mínimo e justo aos servidores vem provocando este tumulto e revolta em toda cidade o que torna sua figura antipática perante todos vai acabar tendo que abrir a guarda e dar o aumento. Nas unidades da prefeitura ninguém tem disposição para trabalhar satisfeito é só olhar a cara dos funcionários; seu propósito de criar aqui um choque de gestão pelo visto transformará sua vida em pesadelo nestes poucos anos que provavelmente lhe resta; aqui não é capital onde o governador é protegido por um castelo e uma tropa de choque sua batata pode torrar ao persistir nesta política. Vá as ruas e observe a sua volta, a cidade esta com nojo de você, sua característica de Judas esta evidente, recuar é a único ato sensato que possa minimizar a situação sua e família e que deus cuide de sua alma, pois o inferno esta pronto.

qua qua qua disse...

Sueli advertiu que não abria mão de sua honra para ninguém, muito menos para o promotor de Meio Ambiente, Júlio César da Silva, que disse não saber que Sueli Reis, tinha sido secretária no Governo Bejani. Por isso, passou a entender a defesa veemente que ela fazia do aterro. Provocando "MOMENTOS DE TENSÃO"

Rogerio de Moraes disse...

E A GENTE AINDA PERDEU TEMPO DANDO ÓLEO DIESEL PRA BURRO E CAPIM PRA BICICLETA.
ESSA CIDADE É FEITA DE POBRES DIABOS: OS QUE ELEGEM.
E DE RICOS DIABOS, OS QUE FORAM ELEITOS.

SONHAMOS EM TRANSFORMAR ESSA MERDA EM CIDADE. EM MELHORAR O TRANSPORTE, A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, OS ESPORTES E O LAZER.

MAS PERDEMOS SÓ PARA AS PROMESSSAS MENTIROSAS, CORRUPTAS E QUE MANTERIAM AS MESMAS PESSOAS ROUBANDO A CIDADE.

PERDEMOS PARA UMA POPULAÇÃO QUE VERGONHOSAMENTE PREFERIU, MANTER A GANG DOS VINTE ANOS, A TRÔCO DE MEIA DUZIAS DE MOEDAS.

POR ISSO MEU AMIGO, É QUE EU ACHO QUE ATÉ QUEM NÃO VOTOU NO CUSTÓDIO MERECE A QUANTIDADE DE MERDA QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTE GALINHEIRO.

POR QUE SE NÃO VOTARAM É POR QUE SABIAM QUE ESTA QUADRILHA IA ESTORQUIR A CIDADE. E NO ENTANTO NÃO TIVERAM FORÇA MORAL PRA VIRAR O JOGO.

ESSE POVO MERECE ANDAR DE ONIBUS CHEIO, NÃO RECEBER AUMENTO, FICAR DOENTE E COM FOME.

QUEM VOTA EM LADRÃO MERECE 4 ANOS DE PUNIÇÃO

carlos ferreira disse...

Caro Omar,
Segundo a revista ferroviária, a cidade de Santos, com cerca de quatrocentos mil habitantes está viabilizando projeto vizando a implantação de um sistema de VLT. Em ossa cidade, a Bom Sinal, única empresa nacional fabricante desse sistema, me informou que já entregou um projeto visando a implantação de um sistema de transporte sobre trilhos para o atual governo de Juiz de Fora.
Abraço,
Carlos Alberto Ferreira

Anônimo disse...

Antes de trens de superficie a cidade necessita construir 3 ou 4 aneis perifericos. Com grandes avenidas para deslocar a população para fora do atual perimetro urbano da cidade, que é muito pequeno.

O TREM ENTRE MATIAS JF E SD SÓ NÃO FUNCIONA DEVIDO IMPEDIMENTO E LOBBY DA MRS.

Anônimo disse...

O jogo da atualiade é CRIAÇÃO mais REALIZAÇÃO, versus CORRUPÇÃO mais ENGANAÇÃO.

Em JF o time CE está ganhando todos os campeonatos, com o silencio da autoridades constituidas.

Ocireu disse...

Postarei aqui neste tópico, por ser o local mais apropriado para o assunto.
São 16 hs de quarta feira, dia 20 de maio.
Estava ajustando minha TV, quando vi numa das inúmeras PROGRAMAÇÕES LOCAIS, matéria sobre início das operações da PANTANAL LINHAS AÉREAS, nesta segunda, 18. Incrível, Maringá está aniversariando neste mês de maio como Juiz de Fora, completa 62 anos.

Impressionante o numero de emissoras de TVs com programação local e propaganda.

Jamais imaginei em minha vida, que aqui viria morar, mesmo porque, não tinha nenhum tipo de laço com a mesma, mas a vida, prepara-nos surpresas imprevisíveis.

Sempre desempenhei minha atividade profissional no Rio e em São Paulo. Ao me aposentar, percebi numa de minhas visitas aqui, a qualidade de vida da mesma.
Como disse-me certa vez um empresário local. Se para aqui vier, após aposentar, irá viver numa região, “filet mignon” do Brasil. Hoje eu digo: Com certeza!!!

Mas o programa, mostrava um coquetel com presença de TVs, personalidades locais, vi parte final do programa.
Confesso, me emociono toda vez que vejo a importância que todos os segmentos da cidade, dão aos fatos que aqui ocorrem.
Para os que NÃO ME CONHECEM e VEZ ou OUTRA FAZEM COMENTÁRIOS sobre minhas postagens, a emoção que me refiro, é EXATAMENTE POR QUE, vejo JUIZ DE FORA muito DISTANTE do DINAMISMO, EMPREENDEDORISMO QUE AQUI VEJO.
ME DÓI MUITO A ALMA, O PEITO e na hora fico sonhando com o mesmo ocorrendo aí.
Quando DETONO com SARCASMO, imagino que, com meus pitacos, possa estar mexendo com o brio das pessoas, que parece, não conseguem enxergar alem de Matias Barbosa. Quando ultrapassam esse limite, parece só conhecerem Três Rios ou no máximo o Rio.
Loooogico, não generalizo, mas é para um grande numero.
Mas voltando aos flashs do programa de TV.
Mostravam como disse, presença de políticos da cidade, empresários, convidados em geral, chegada da aeronave e entrevista com o a tripulação, além de abordagens aos primeiros passageiros sobre suas expectativas com a chegada da nova companhia.
Um detalhe me tocou ainda mais.
Um caminhão de combate a incêndio do aeroporto, jorrava de sua mangueira, jacto contínuo d´agua, como batizando a chegada da aeronave e da empresa.
Até o Comandante, disse nunca ter presenciado essa bela passagem em sua vida.
Fico imaginando isso em JF!
Temos UM AEROPORTO que se ARRASTA INCRIVELMENTE por MAIS de 10 ANOS, numa LUTA INTERMINÁVEL e ABSURDO MAIOR, às VISTAS e PASSIVIDADE de TODOS.
Por isso sempre digo, de que adianta um homem, "o FORASTEIRO", chegar a JF, se expor, participar, excedendo-se as vezes em algumas respostas, mas compreendo, é duro lutar só.
Na verdade, não dá para MUDAR o RUMO da cidade contando com ANÔNIMOS.
Eles NÃO EXISTEM, pior, CRITICAM, OFENDEM, tudo de RUIM, salvo raras excessões.
QUEM SABE UM DIA, SE MUDE ESSE QUADRO.
SÓ QUEM SABE, ASSISTE o que tenho VISTO NESTES ANOS AQUI de minha vida, para me ENTENDER.

Mas como disse noutra manifestação, senti em minha ida recente a cidade, algo positivo no ar a nível de investimentos particulares.
JUIZ DE FORA, NÃO PODE PERMANECER ESTAGNADA E COM ESSA MENTALIDADE DE QUE, NADA VAI DAR CERTO.
VAMOS TODOS QUE QUEREM UMA NOVA JF DINÂMICA, RESGATAR A "PRINCESA DE MINAS" e a "MANCHESTER MINEIRA".
APROVEITEMOS O MOMENTO E O “FORASTEIRO”, CASO CONTRARIO, O PODER SE PERPETUARÁ NAS MÃOS DOS MESMOS, CERTAMENTE ATRAVÉS SEUS FILHOS.

ps.
O "forasteiro", para os maldosos de plantão, é um sarcasmo com o qual me dirijo em represália, aos que se sentem “ameaçados”, pela chegada do mesmo.
Eurico Moura

Ocireu disse...

Detalhe, observando no video, os postes parecidos com os colocados no centro de JF, por sinal nem reparei, pergunto: SERÁ QUE OS MESMOS FORAM LÁ, MOTIVO DE DISCORDÂNCIA E POLÊMICA COMO EM JF?
Esse é um dos problemas crônicos da cidade. Tudo que se faz, tem de passar pelo crivo dos especialistas em atravancar e dificultar as coisas.
Esse tipo de transporte, existe em muitas cidades da europa. Lembro-me de te-lo usado em Bruxelas, Amesterdan e vi recentemente pela TV em Portugal, uns muito bonitos e modernos. Aliás a linha desse do video, é futurista. IMAGINEM ALGO PARECIDO CIRCULANDO NA CITY. Acho melhor fechar os olhos e imaginar, ver, não creio que consiga. Mas torço que um dia possa se tornar uma realidade. Estarei torcendo la de cima ou de baixo.

ET. Espero que não o rabisquem ou escrevam nos seus assentos ou assaltem o condutor.
BOM!..... PELO MENOS, ANDEI MUITO DE BONDE EM JF... NO PEQUENO E NO GRANDE. POR SINAL, ME LEMBREI AGORA DO PEGAVA AS CRIANÇAS E LIA-SE NO MESMO: Jardim de Infância. Eita! que lembrança boa.
Eu era bom na descaida de costas e pegava o dito cujo, andando
EM

Ocireu disse...

Me permitam completar... falando em grandes obras, hehehe, como foi comemorada a estensão da linha do bonde São Mateus, da esquina da rua São Mateus com Antonio Passarela, ate a Fundação João de Freitas, inicio da subida da Alexandre Leonel, a que sobe para o Bretas e hj da acesso ao Shopping.
Só para voltar no tempo...
A virada a direita saindo da Rio Branco entrando na Osvaldo Aranha. Fazia tempo que não me lembrava destas passagens. Graças ao video, as retomei.
EM