terça-feira, 5 de maio de 2009

Falta mulher nas tribunas

São as mais diferentes e às vezes exóticas as ideias que surgem para tornar a população feminina mais participante da atividade política brasileira, notadamente do processo eleitoral, onde ela continua presente em números modestíssimos. Agora, o mais recente projeto em tramitação no Congresso que nesse campo se discute quer que as listas de candidatos em eleição proporcional se faça da seguinte maneira: de cada três nomes escolhidos o seguinte é do gênero contrário. Toda vez que uma lista tiver três homens seguidos, o nome seguinte será obrigatoriamente de mulher. O que pouco altera em relação à legislação vigente, que contempla as candidatas com 30% das vagas.
No domingo, a questão da baixa representação da mulher nos parlamentos foi lembrada, porque o 3 de Maio marca o dia em que o Brasil adotou o voto feminino, acatando-se o direito de elas ajudarem o País a definir e preservar suas instituições. Elas já haveriam de começar com a grave responsabilidade na formação da Assembleia Nacional Constituinte. Mais tarde, elas e todos os brasileiros tiveram o direito do voto cassado pela ditadura, parte da História que ninguém desconhece.
Pois a data teria sido muito bem lembrada por outra realidade, esta mais sensível. O que quero dizer é que o desinteresse feminino não é uma questão de vagas ou de lei que lhe garanta tantos por cento nas chapas. O que pode motivar esse contingente desinteressado são princípios e métodos políticos compatíveis com o patrimônio ético e moral que as mulheres vieram construindo ao longo dos tempos, em muitos aspectos conflitante com os vícios que a maioria masculina criou. Por não comprender isso, nossa sociedade continua devendo à mulher um lugar de destaque na condução dos assuntos de governo. Não diria que esse reconhecimento se deve apenas ao fato de elas atualmente representarem 51% da população, o que já é um dado significativo, mas porque têm demonstrado suficientemente que são excelentes gestoras dos negócios de governo e emprestam à administração pública o vigor de antigos valores morais que souberam preservar.
Eis o porquê de eu não colocar fé nessa excessiva preocupação com a questão da proporcionalidade feminina no Congresso. O problema não são as vagas nos partidos, mas o conteúdo na política.
O.P.

18 comentários:

Movimento acorda JF disse...

Um prefeito é cassado a cada 16 horas no país

Um levantamento inédito mostra que a lei da compra de votos está produzindo um recorde de cassações

Dez anos após sua criação, a lei que determina a cassação do mandato de quem compra voto virou o terror da classe política nacional. Um levantamento inédito feito em março em 2.503 zonas eleitorais do país (84% do total) mostra que pelo menos 119 prefeitos eleitos no fim do ano passado já foram cassados com base nessa norma. O ritmo é de uma condenação a cada 16 horas, tomando-se como base a data da posse, 1o de janeiro. É um recorde sob qualquer aspecto. Esse total é superior à soma de todos os prefeitos que perderam o cargo por compra de votos entre 2001 e 2008, período equivalente a dois mandatos completos de prefeito

Leia o resto da materia:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI71533-15223,00-UM+PREFEITO+E+CASSADO+A+CADA+
HORAS+NO+PAIS.html

E ai pessoal parece que o ditado popular ainda se confirma, pois justiça tarda mais não falha e a vez do todinho esta chegando deixemos os finalmentes com a Policia Federal e sua nova e competente delegada.

O que esta havendo com o Omar Peres, não intervem nos comentarios e esta muito brando nos textos em um momento quente como estamos vivenciando.

Justiça não pode recuar disse...

Não estou resistindo o texto e muito oportuno e deve ser aqui debatido na integra.

Segue então:

De acordo com a lei, o prefeito cassado deve ser substituído pelo candidato que ficou em segundo lugar na eleição quando o vencedor não obteve mais de 50% dos votos no primeiro turno. É o que aconteceu recentemente com Jackson Lago (PDT), substituído pela ex-senadora Roseana Sarney (PMDB) no governo do Maranhão. No caso de Lago, porém, a condenação foi por abuso do poder político. Nas situações em que o prefeito cassado foi eleito no primeiro turno, a lei manda que a Justiça convoque novas eleições. Isso já ocorreu em 14 municípios neste ano. A maioria dos 119 prefeitos recém-cassados por compra de votos, porém, não está nem em uma situação nem em outra. A maior parte obteve liminar para continuar no cargo enquanto aguarda sentença de tribunais superiores.

A pesquisa Prefeitos e Vereadores Cassados por Corrupção Eleitoral foi feita entre os dias 10 e 20 de março, por meio de um formulário eletrônico preenchido pelos cartórios eleitorais. A iniciativa partiu do ministro Félix Fischer, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele atendeu a uma solicitação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), uma organização que faz campanha por regras mais severas nas disputas políticas.

O fenômeno do aumento das cassações por compra de votos também foi observado entre os vereadores. Houve 31 cassações de vereadores a mais que o total registrado entre 2001 e 2008. Desde janeiro, 119 vereadores foram cassados (a coincidência de número com o total de prefeitos cassados no mesmo período é apenas numérica – não há necessariamente relação entre os prefeitos e os vereadores cassados).

De acordo com os pesquisadores, o ritmo de cassação de prefeitos e vereadores deverá aumentar nos próximos meses. Muitas denúncias feitas pelo Ministério Público ou por candidatos derrotados ainda esperam sentenças de juízes de primeira instância. Um levantamento feito em dezembro pelo TSE sobre a eleição de 2008 mostrou que mais de 4 mil processos de cassação de prefeitos e vereadores foram protocolados na Justiça em 21 Estados (cinco deles não forneceram dados). Desse total, mais de 3 mil processos mencionavam compra de votos.

A maioria dos prefeitos cassados por compra de voto é de cidades pequenas ou médias. Na lista, há apenas um de capital: Roberto Góes (PDT), de Macapá, no Amapá. Amparado por uma liminar, Góes continua no cargo. Um dos casos que mais chamam a atenção é o de Jundiaí, no interior de São Paulo. Lá, o prefeito, Miguel Haddad (PSDB), recebeu sete sentenças de cassação na primeira instância, possivelmente um recorde nacional. Nem todas eram por compra de votos. Haddad chegou a ser afastado do cargo por 19 horas em janeiro, mas, por meio de liminar, voltou. Cinco condenações foram reformadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O principal adversário de Haddad, Pedro Bigardi (PCdoB), já disse que vai levar o caso ao TSE, em Brasília. Se Haddad terminar cassado, Jundiaí terá novas eleições.


Os candidatos passaram a apostar muito mais nas disputas
jurídicas. As eleições estão totalmente judicializadas
MÁRLON REIS, juiz

Criada em 1999 após uma campanha popular que coletou mais de 1 milhão de assinaturas em todo o país, a lei da compra de votos virou o principal instrumento de cassação de mandatos porque possui critérios muito mais severos que as outras normas eleitorais. Para que um político seja cassado por corrupção eleitoral, basta que se prove a compra ou a tentativa de compra de um voto apenas. Ao contrário das outras leis, como abuso do poder político ou econômico, não é necessário provar que a ilegalidade foi decisiva no resultado final da eleição.

Se a lei da compra de votos é a mesma há dez anos, por que o total de cassações cresceu tanto desde a última eleição? As pessoas que se debruçaram sobre o assunto listam três grandes razões para isso. A primeira é o “aumento visível da litigiosidade”, diz o juiz Márlon Reis, um dos coordenadores da pesquisa e estudioso dos assuntos eleitorais. “Os candidatos começaram a perceber que essa lei funciona e passaram a apostar muito mais nas disputas jurídicas. As eleições estão totalmente judicializadas.”

O segundo motivo é o avanço do entendimento dos próprios juízes. “No início, muitas denúncias foram desprezadas pela Justiça, pois ainda não havia a compreensão de que basta a compra de um voto para determinar a cassação. Hoje, a jurisprudência é muito mais segura”, diz Francisco Whitaker, coordenador do MCCE e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

A terceira razão é o avanço da tecnologia. “Com o uso mais intensivo da internet, advogados e juízes estão mais bem informados sobre o tema”, diz o advogado Torquato Jardim, especializado em questões eleitorais. Essa explicação também faz sentido para entender as mudanças de comportamento do eleitor. Com um gravador portátil ou uma simples câmera de celular, qualquer um pode flagrar, denunciar e derrubar um político por corrupção eleitoral.

O avanço na aplicação da lei não se dá sem levantar polêmica nos meios políticos e jurídicos. Muitos analistas entendem que a Justiça está contrariando a vontade do eleitor nos casos em que empossa um segundo colocado, derrotado nas urnas, numa prefeitura ou num governo estadual. O juiz Márlon Reis concorda que pode ser interessante a ideia de estabelecer a regra de convocação de novas eleições em qualquer caso de cassação de mandato executivo. Mas ele afirma que o princípio da lei não deve ser modificado. “A compra de votos sempre foi aceita como algo normal, pouco grave, e só agora essa realidade começa a mudar. O fundamental é excluir quem rompeu a regra do jogo.” Nisso, diz Reis, a Justiça não pode recuar.

Anônimo disse...

O secretáriozinho de comunicação do falso prefeito em exercício, Rodrigo Barbosa, resolveu demitir um servidor exemplar de sua secretaria.

O erro do servidor: ser filho do Luiz Carlos de Carvalho, presidente do PMDB de Juiz de Fora.

Depois os tucanos não sabem porquê são tão odiados.

Anônimo disse...

OMAR CREIO QUE SEMPRE EXISTE UM MOMENTO CERTO PARA SE AGIR. BOM A QUESTÃO É A SEGUINTE, SE FOR SE CANDIDATAR A ALGUM CARGO SE CANDIDATE COMO DEPUTADO ESTADUAL, POIS PARA SENADOR CREIO QUE O PÁRIO VAI SER DURO.
E TENHO UMA RAZÃO ÓBVIA PARA ISSO, POIS CASO O HÉLIO GARCIA VENHA A SER CANDIDATO A GOVERNADOR E GANHAR E VC TAMBÉM FOR ELEITO EXISTE A POSSIBILIDADE DE ASSUMIR UMA SECRETARIA NO GOVERNO DO ESTADO E MOSTRAR TRABALHO SÉRIO EM PROL DA POPULAÇÃO...PENSE NISSO ACHO QUE É UMA BOA PARA SE MUDAR A IMAGEM DE JUIZ DE FORA.

Anônimo disse...

OMAR COM RELAÇÃO AS EXPLICAÇÕES DA SUELY REIS ZACARIAS NO PANORAMA ENTREVISTA, ESSA MULHER É UMA IDIOTA QUE NÃO SABE NEM QUE PLANETA TA VIVENDO. E NÃO PRECISA SER MUITO INTELIGENTE PARA PERCEBER QUE O QUE TÁ ENVOLVIDO NO MEIO DISSO TUDO É MARACUTAIA DAS GROOOOOOOOOOOSAS. PÔ CABEI DE CHEGAR A CONCLUSÃO QUE JUIZ DE FORA TÁ MUIIIIIITO MAL DE POLÍTICO VIU.

Eleição em Campos de Goytacaz disse...

Delegado pede mais prazo para inquérito

O delegado titular da Polícia Federal em Campos, Paulo César Cassiano Junior, pediu à Justiça, um prazo maior para concluir o inquérito que apura compra de votos no distrito de Vila Nova.
O pedido foi feito segunda-feira da semana passada à 100ª Zona Eleitoral, e Paulo Cassiano aguarda a resposta para saber qual prazo concedido pela justiça.
De acordo com o delegado, a pressa inicial era para as investigações enquanto os Calil e Assis Neto estavam presos: "Continuamos investigando, ouvindo pessoas, mas não há necessidade de urgência", explicou.

Anônimo disse...

Caro Celso:

Nada como a democracia para que pessoas e entidades se revelem. Nossa grande imprensa tem se revelado cada vez mais golpista e reacionária. Há muito de culpa de jornalistas, que aceitam o "jogo", por subrevivência ou por falta de caráter. Lembra-se do caso do Rodrigo Barbosa, nas eleições de 1992? Pois bem. Meu filho, Alexandre, começou a trabalhar na Prefeitura como motorista, na Secretaria de Comunicação. Continuou, na era bejani, por indicação dos colegas de trabalho, que reconhecem seu preparo e colaboração com eles. Dedicou-se, por solicitação da chefia imediata, ao SIAFEM e dominou o assunto. Com a fraudada eleição do custódio, por indicação dos colegas e da própria chefia imediata (funcionários de carreira), foi confirmado no cargo pelo novo Secretário Rodrigo Barbosa...

No final do mes de março, foi chamado ao Gabinete do Secretário, que iniciou a conversa com a seguinte frase:

- "Eu não sabia que você é filho do Tikarlim."

Em resumo: Entregou a ele cópia da publicação, pela "Folha", das cartas em que denunciamos sua parcialidade na cobertura jornalística daquelas eleições e de seu pedido de demissão, antecipando-se a um atitude que seria tomada pela Folha... Demitiu-o em 1º de abril...

Alexandre, no seu último dia na Secretaria de Comunicação, seus colegas de trabalho lhe perguntaram se, caso tivessem dificuldades no trabalho, poderiam ligar para ele que, evidentemente, respondeu não...

É o jeito tucano de governar... É um exemplo de jornalista, que não deve ser seguido.

Abraços

LC
PS - Para quem não sabe, nas eleições de 1992, quando custódio se elegeu prefeito, o Rodrigo Barbosa valendo-se de sua condição de correspondente da Folha/SP em JF, plantava comentários maliciosos contra Tarcísio que foi um dos seus adversários. O Luiz Carlos, como presidente do PMDB, denunciou à Folha a condição de tucano militante do Rodrigo Barbosa o que motivou sua dispensa como correspondente, pela Folha de SP.

Anônimo disse...

ATENÇÃO, INICIOU-SE A CAÇA AS BRUXAS NA PMJF, EVO MORALES (SUELY REIS) E O SARGENTO V3 (VITINHO VITÓRIA VALVERDE), COLOCARAM SEUS PUXA SACOS PARA IDENTIFICAREM QUEM ESTA SE OPONDO AO GOVERNO DO CU STODIO E DIZENDO QUE VÃO COLOCÁ-LOS DE "QUARENTENA" (PALAVRAS DE EVO MORALES). POR ISTO EU DIGO, SALVE SALVE EVO MORALES E SARGENTO V3!!!!

MARCUS PAULO

HOJE VOCÊS TERÃO MAIS UMA DEMOSNTRAÇÃO DE FORÇA DO FUNCIONALISMO, E SEXTA FEIRA ESTA CHEGANDO, VAMOS TODOS DE PRETO NO PALACIO DA SAÚDE, ME PARECE QUE A INAUGURAÇÃO SERÁ AS 14:00 HS (AINDA NÃO CONFIRMADO).

Anônimo disse...

As mulhesres não mudam em muito a ética e a conduta na gestão publica.
A questão maior do estado brasileiro é reduzir o tamanho e ser operacionalida com maior rigidez gestor. Entretanto nesta altura do campeonato do Governo Lula onde as maracutaias foram protegidas pela PF em muitos municipios não sabemos o que dizer ou pensar.

Vejo tambem que estas campanhas separatistas em Minas são resultado de um governo só de propagandas e sem resultados praticos para a população do Governo Aecio Neves. Todos as regiões fromteirizas do Estado não suportam o abando do Governo Mineiro, vejo isto pelas Estradas, etc.

Não podemos esquecer que o Governo Aecio está dominado por uma PMMG incompetente e não eficaz, tendo o trafico dominado todas as cidades. Na pequena Ervalia a Droga destroi a juventude como em Juiz de Fora e Ubá.

Senastião Moura de Almeida,

Anônimo disse...

Omar,

Já foi solicitado para os Deputados e órgãos publicos, entretanto não observamos nenhum resultado pratico até o momento.

Solicitamos a PF, Policia Civil e PMMG realizem uma campanha intensiva para eliminar traficantes, contrabandistas e prostibulos da região de forma exemplar.

Não podemos mais suportar a forma passiva e coniventes destas autoridades publicas com os agentes destruiodores da Sociedade.
Temos de acabar com propinas de prefeitos e de outras autoridades, oriundas de atividades ilegais que corrompem a sociedade.

Neste momento estamos com Campanha intensiva para a limpeza da sociedade de Juiz de fora e região, pois sabemos que o destino maior da região é ser um Polo de Desenvolvimento e local de mais elevado IDH.

Omar para o senado Já !

Anônimo disse...

Falta muita coisa na política. Falta ética, decencia e, também, inteligencia e mais respeito aos cidadaos. Não é novidade pra ningém que o transito da cidade ão vai bem. E pra piorar os caminhoes da demlurb passam recolhendo lixo nas ruas do centro sempre nos piores horários. Ve se pensa um pouco mais prefeito. Vai recolher lixo depois das 20hs e ve se respeita mais os habitantes dessa cidade.

Anônimo disse...

BOM DIA!!!
Quero dizer-lhe que sou grato por esse espaço, e que só assim podemos lutar com armas capazes contra o mal politico que nos corrói. a cidade esta entregue não a baratas, mas sim a politicos neo- bejamistas, é só ver como estão tratando nossa Manchester Mineira, sujeira para todos os lados, lixo é o que não falta nas esquinas de todas as ruas. Seus agentes de transito só servem para "multar", sim essa é a palavra certa, porque a notificação se transforma em multa mesmo após um recurso bem feito, além de serem ARROGANTES para com os cidadões, que de certa forma dependem de suas informações. sai fora Custodio, Valverde, Manel, Sueli reis e outros que só vieram, ou melhor, já estavam só para saquear a prefeitura.


PAULO ALEIXO!!!

jorge disse...

Ontem, na Coluna do Wilson Cid, ele fez um comentário sobre a pouca atuação da base aliada do Prefeito em frente à crise municipal.Ora, se o próprio Prefeito não mostra a sua cara e não quer dialogar com a sociedade, botando como "testa de ferro" o Vitinho,como esperar que a sua base se manifeste? O bom exemplo deve vir de cima.

Anônimo disse...

OMAR

ENQUANTO FALTA MULHER NAS TRIBUNAS, SOBRA DIRIGENTE INCOMPETENTE NO SINSERPU, PRINCIPALMENTE ESTE "COSPE" DIGO, "COSME", QUE FALA MUITO E NÃO FAZ NADA. ESTRESSA TODO MUNDO E NO FINAL ACABA ABAIXANDO AS CALÇAS PARA A ADMINISTRAÇÃO.

EU JÁ VI ESTE FILME ANTES.

ENQUANTO ESTE CARA TIVER AÍ... PQP!

COITADO DO PESSOAL DO DEMLURB...

COMO É USADO POR ESTE PANACA!

VIRAM? LEVARAM FERRO DE NOVO !

E 00000000 % PARA O "resto".

Anônimo disse...

Desde 6a. feira, não sao recolhidos o lixo em diversas ruas do bairro Bandeirantes.Pergunto quando o nosso prefeito começará a trabalhar em prol de nossa cidade.Já começou a viajar para Brasilia.Pensa ainda que´e deputado. Asx ruas estão esburacadas. Não se faz nem tapa buraco. mais. e olha que são ruas de transito de onibus coletivo, que são prioridade da Getran ou setra, sei lá onome da secretaria.

Acorda Servidor disse...

Já que não conseguimos reposição salarial o que devemos fazer?

Usemos este espaço para nos manifestar.

Trabalhar com 0% e pedir muito do servidor que passa a sofrer com achatamento de seu poder de compra, o comercio da cidade fica mais pobre e lojas fecham as portas ou mudam de cidade.

Servidor passemos a boicotar esta administração como fomos penalizados temos que encontrar meios de nos defender. Um palpite: como ficamos no zero e teríamos que ter pelo menos 6% de reposição temos que reivindicar a redução da hora trabalhada compensando o vencimento negativo; mesmo para os que ganharam abono que não é aumento reduziremos.Exemplo quem faz 44h semanais passa para 40, quem faz 40 passa a 36 e assim sucessivamente. Não podemos sair deste acordo coletivo de mãos vazias, vamos ficar mais tempo em nossos lares ao agradar um gestor mentiroso e traidor. 13º Salário foi sua meta no passado legislativo imaginem o que esta por vir.

Lélio.

Anônimo disse...

HUM... SEI NÃO ...

DIZEM QUE VIRAM O COSME (AQUELE DO SINDICATO - SINSERPU) JUNTO COM O VITINHO (COMANDANTE V3) CHEIO DE INTIMIDADES COMPRANDO TECIDOS NAS CASAS FRANKLIN.... PRA QUÊ SERÁ?

HUM.... SERÁ VERDADE ?

BOMBOU !!!

ELES VÃO "FECHAR" ....

Anônimo disse...

Tikarlim, João Cesar Novais, Tarcisio Delgado, Francisco Canalli, Julinho Delagado e outros devem estar arrependidos pelo fato de Maio do ano Passado ter aceitado um dos piores militantes no PMDB ;Arthur Bastos . a quem diga que ele voltou para o PSDB e tenho fontes ligadas la dentro que ele vai ser candidato a Presidente do PSDB Jovem .o que me deixa com uma pulga atras da orelha e que ele esta muito amiguinho do Wanderson Castellar , será que o Castellar não sabe quem é o Arthur ?e o Noraldino coitadinho esta caindo direitinho nas mãos do Arthur , Noraldino pesquise sobre a vida desta pessoa Chamado Arthur , vc ficara sabendo das traições dele contra o Canalli e Rodriguinho Cobra ´´Muleke`` de Mattos