sábado, 11 de julho de 2009

GRAVE POSTAGEM SOBRE A ESTRADA DO AEROPORTO

Abro o espaço editorial para uma postagem anônima que considerei gravíssima e, por isso, a publico na "primeira página". Ela deve servir como instrumento de reflexão aos srs. Vereadores que receberam a mensagem do prefeito, mas sobretudo para toda a cidade entender o que está por traz de tudo isso : grandiosos interesses economicos.

O que me impressionou na mensagem enviada à Câmara que trata de interesses da Queiroz Galvão , foi a VELOCIDADE do custódio. Impressionante! Bem que o prefeito poderia tratar de outras temas com a mesma presteza, como é o caso da saúde que se encontra em estado de calamidade pública.

Vamos ao texto:


" A atual legislatura de Juiz de Fora até que estava indo bem até ontem, quando aprovou por unanimidade - uma lei absurda, ilegal e casuística. Que lei? a que permite a passagem de uma estrada ligando a MG 353 à BR 040 passando pelas cabeceiras da Represa João Penido, o maior manancial da cidade.

Basta olhar o mapa publicado na Tribuna de Minas de ontem (10.07) para se fazer a seguinte pergunta: não existiria outra alternativa de traçado para essa rodovia? Ela serve a quem? De cara eu responderia: cai como um brinco para a Queiroz Galvão, pois em seu novo aterro sanitário (que vai atender no velho esquema de "estado de emergência" , cidades num raio de 120 km), e ,com isto, terá ao lado de sua central de tratamento de resíduos a ligação com parte considerável da Zona da Mata .

A Câmara está num processo de revisão da Lei Orgânica e é um verdadeiro absurdo que, em duas ou três semanas, sem maiores discussões, sem audiência pública, tenha aprovado uma Mensagem do Prefeito , essa Lei que coloca em risco a saúde e o meio ambiente.

Em seu artigo 6 das Disposições Gerais e Transitórias, a Lei Orgânica, promulgada em 05 de abril de 1990 estabeleceu que num prazo de 180 dias o Município tombará para fins de conservação, dentre outros espaços a Bacia da Represa Dr. João Penido. Passaram-se quase 20 anos e nada foi feito nesse sentido.

Agora, em duas semanas, aprovam esta famigerada Lei. Lei ilegal pois vai contra a Politica Estadual de Recursos Hídricos, contra a Lei Estadual de Proteção de Mananciais, contra o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, e outras.

Cabe uma ação popular ou uma ação civil pública para evitar que mais este crime seja cometido contra a cidade. Rodovia, Aterro Sanitário novo, tudo no entorno do manancial que responde por 65% do abastecimento de água!

E que não venham falar do "estado de emergência" para ligar as duas rodovias por causa do Aeroporto Regional. Primeiro terão que remover o morro que só recentemente foi descoberto (?).

Fica a sugestão para o JF HOJE não deixar isto passar despercebido pela cidade. E que as ONGs ambientalistas, o ilustre Promotor Júlio César e os cidadãos de respeito se manifestem .

35 comentários:

Anônimo disse...

omar voce não vai mandar investigar o luiz carlos massom?

Anônimo disse...

A QG já comprou todo mundo.
Basta ver os absurdos que se fazem nesta roça metida a besta.
Seu Eurico tem razão.
Cocô de pombo é fichinha perto do lamaçal de merda que está esta cidade.

Mais um nome pra Juiz de Fora:

Merdópolis

Anônimo disse...

cidadee qum que ladrão confesso ganha enquete de prefeito, merece não só a QG mas também todos os aproveitadores que espoliam seus cofres, e os moradores só na cachaça...

joao cicero disse...

DEU NO "O GLOBO"
Licenciamento ambiental para pavimentação da BR-319 opõe Minc e Alfredo Nascimento, dos Transportes.

Parece que fazer estrada em áreas de proteção é moda no momento. Basta ser governo para mudar o que quiser?

Anônimo disse...

pra descer meia duzia de tecoteco, vão fuder a represa?

tem muito lixo nesse assunto.

Anônimo disse...

Alguém sabe o nome da empreiteira que venceu a licitação para a construção desta estrada? Será que esta empreiteira andou financiando a campanha de algum político?

jorge disse...

"A Câmara Municipal aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei proposto pelo Executivo que autoriza a construção do novo traçado que interligará a MG-353 à BR-040. Este é mais um passo para a viabilização da estrada, que permitirá acesso mais fácil ao Aeroporto Regional da Zona da Mata"
Isso mostra que em Juiz de Fora a Câmara e o executivo parecem funcionar como um feudo.
Este blog está fazendo MAIS UMA denúncia séria. Com a palavra as autoridades competentes, pois é um absurdo o silêncio,mais uma vez!!
Ps: A estrada parece que vai ser viabilizada. Ah!...ifelizmente AINDA falta tirar o morro!!

Anônimo disse...

Dia 10 de julho - Dia da PIZZA. Tudo acontece e termina na Pizza.

Hoje pela manha enfrente ao Banco do Brasil votação pelo restaurante popular.

Caiu a Secretaria da Receita Federal.

Estão fazendo misterio na Passargada, será que vai ser PIZZA.

Sarney tem conta no exterior, e agora josé.

Se o prestigio do Lula cair, ele te frita.

Anônimo disse...

Parte 1/2 de postagem sobre o PDDU

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora, edição Funalfa/PJF/2004, páginas 264/265, transcrevo literalmente e comento no final:
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c)Áreas de Proteção de Mananciais

A fim de garantir o atendimento da crescente necessidade de água para o abstecimento público do Município, forma preservadas 5 bacias hidrográficas. O objetivo é, fundamentalmente, proteger os recursos hídricos e áreas de sua influência, da poluição, dando prioridade de uso para o abastecimento d´águ, preservando a paisagem e criando amplas reservas de espaços públicos para o futuro, pois se constituem grandes extensões de áreas que contornam o núcleo urbano central, as bacias também acabam exercendo uma função estruturadora dos seus espaços.

Estas áreas são:

Área de Proteção Ambiental da Bacia Hidrográfica da Represa Dr. João Penido: com 67 km2, é protegida pela Lei Municipal 6087/81, que contém dispositivos sobre o parcelamento e o uso do solo, e pela Lei Municipal 7255/87, que proibe atividades incompatíveis com os objetivos preservacionistas propostos

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continua em outra postagem

Anônimo disse...

Parte 2/2 - PDDU

continuação da anterior

Constitui a bacia hidrográfica mais importante, responsável por cerca de 65% do abastecimento de água do município e conta com um completo sistema que poderá ser otimizado com a viabilização de propostas de transposição de outras bacias.
A expansão do Distrito Industrial II, aumenta o risco de uma ocupação inadequada, principalmente nos vales dos Córregos Campo Grande, Olaria e Aldeia, comprometendo o manancial. Atualmente esta bacia encontra-se em razoável estado de preservação, embora apresente, apenas, pequenas porções de áreas florestadas em forma de bosques isolados. O desmatamento atingiu praticamente todas as matas ciliares, de topos de morros, bem como as das nascentes. É importante destacar o texto da legislação, voltado praticamente para o uso e parcelamento do solo que, ainda não regulamentado em definitivo, por si só, justifica a necessidade de revisão e complementação da legislação vigente,associadas a um plano de recuperação ambiental da bacia
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comentários em outra postagem

Anônimo disse...

Comentários para reflexão dos cidadãos sobre o que significa esta lei aprovada ontem pela Câmara Municipal e que terá efeitos catastróficos sobre o meio ambiente e sobre o abastecimento de de água de nossa cidade:

1) observem que o texto fala em "propostas de transposição de bacias", ou seja, para aumantar a capacidade do sistema João Penido poderia haver trsnsposição de água de outras bacias lindeiras. Estas bacias são citadas no PDDU: dos córregos Campo Grande, Olaria e Aldeia;
2) a estrada vai passar pela Bacia do Córrego Olaria, que é de classe 1 e que já está sendo devastada pelas obras do novo Aterro Sanitário da Queiroz Galvão, o que, segundo o PPDU pode comprometer o manancial;
3)ao invés de avançar na proteção do manancial da Represa João Penico como estabelece o PPDU e que era o que se esperava da Câmara neste momento de revisão da Lei Orgânica ela se limita a rever aspectos de ocupação do solo e permite este crime contra Juiz de Fora. Repetindo a parte final do texto do PDDU que transcrevi em outra mensagem: "... a necessidade de revisão e complementação da legislação vigente, associadas a um plano de recuperação da bacia". Ao invés de recuperação votou-se pela destruição da bacia.

Anônimo disse...

Vamos lá ambientalistas!! defendemos com unhas e dentes a APA - Área de Proteção Ambiental da Mata do Krambeck, agora vamos defender a APA da Represa João Penido ou daqui a alguns anos teremos que comprar "Água Mineral Vital" a classe 1 das águas minerais em todo o país

Júlio Sarchis disse...

Ha uns dois anos um conhecido meu comprou uma granja na beira da represa, e alguns dias após começou a circular um boato entre os donos das granjas que a tal BR passaria lá perto. A maioria recebeu a noticia com alegria, pois logo pensaram na possível valorização das suas propriedades.
Ninguem, que eu saiba,no momento pensou no impacto ambiental!
Depois da euforia, o boato foi desmentido imediatamente, e até ontem ninguem falou mais no assunto.
Agora o assunto volta à tona com o absurdo dessa lei.
Será que todos são burros?
Vocês não entenderam nada do jogo dos donos de Juiz de Fora?
Ora... será que nesses dois anos aproximadamente muitas terras na região não mudaram de dono? Não foram compradas a preço de banana?

Vamos esperar para ver!

Abraço.

Anônimo disse...

Para mim não é coincidência que o Bejani tenha introduzido no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano - PDDU as AEIE - Áreas de Especial Interesse Econômico (Lei 11371/2007) num momento em que ele alardeava a instalação de uma Base de Distribuição de Combustíveis da Zona da Mata em Dias Tavares. Coincidentemente - ou não - a Queiroz Galvão "escolheu" Dias Tavares para instalar seu aterro sanitário e a nova estrada MG-353/BR-040 vai passar por Dias Tavares. Não demora muito e o Prefeito manda uma mensagem para a Câmara criando uma AEIE em Dias, dando isenção de impostos e outras benesses (para a Queiroz Galvão e outras empresas que venham a se instalar na já detonada bacia de classe 1 do Córrego Olaria graças às obras da Queiroz Galvão). A Câmara deixou passar sem nenhuma contestação a mensagem do Bejani que abriu as portas para a Queiroz Galvão, deixou passar e virar lei a permissão de passar uma estrada ao lado da Represa João Penido e certamente não vai prestar atenção a um projeto de lei cheio de siglas como AEIE... fique de olho Omar! este blog e o JF Hoje é tudo o que a cidade tem para denunciar tudo isto. (YES, we can!)

Anônimo disse...

omar,juiz de fora nunca ligou para nada,todos sabem da nascente que o motel number one,motel drive in,original veiculos, destruiram e simplesmente fecharam parte da nascente e desviaram outra parte,agora vem a represa vc vai ver ,que não vai dar em nada,infelizmente sua luta já nasceu morta,é dificil ligar que esse tipo de gente ,vereadores carne e unha com o prefeito,promotor júlio cézar se vc estiver por aí,não deixa isso acontecer, e de uma olhada na nascente que eu falei é um absurdo.

Eurico Moura disse...

O que me intriga em Juiz de Fora, é a incompetencia NÃO da CIDADE, pobre, mas dessa gente que a administra.
Incrível como obras na cidade, além de se transformarem sempre LONGAS NOVELAS, não conseguem, até que as realizem, PASSAR POR UMA POLEMICA.

DESCOBRIRAM UM MORRO DEPOIS DE ANOS, PERGUNTO: SERÁ QUE OS ENERGUMENOS LIGADOS AO PLANEJAMENTO, NÃO TERIAM ENCONTRADO OUTRO TRAÇADO? MEU DEUS, A NOVELA QUANDO SE PENSA QUE ESTÁ NOS CAPITULOS FINAIS, VEM OS AUTORES E TELESPECTADORES, CADA UM COM UMA VISÃO E... MAIS CAPITULOS.
Foi assim com a construção da rodoviaria, está sendo com a VIA Sao Pedro ou sei lá se BR 440. Pessoal residente na área, a tal represa Sao Pedro.
Deusdeth Salgado que não passou em branco com tanta incompetencia e coisa mal feita. Olha a curva apos o posto na chegada! Curva do Lacet, Mata Krambeck etc, etc.
IMPRESSIONANTE.
Independente de interesses esses ou aqueles, de proteçoes etc.
SERA QUE NAO SE CONSEGUE FAZER UM PLANEJAMENTO NESSA CIDADE? NAO TEM GENTE COMPETENTE? Nao é possivel.
Ah tem um projeto tambem de um predio alto, creio nas imediaçoes do acesso ao Cristo, que andou dando pano pra manga.
ESTÁ AÍ OHHH, o transito caótico na cidade. Apenas uma arteria ligando norte ao sul. Estrangulada, furou um pneu... meu Deus, pára a cidade. Descer de um taxi nao pode!
O trem, é sempre a mesma lengalenga de sempre.
E la vem, sera que vem mesmo, viadutos, que vao no meu entender, se nao forem bem projetadis, sufocar mais a cidade que ja está sufocada devido sua geografia.
POR ISSO ME LEMBRO DECADAS ATRAS, DIZIA-SE QUE IRIAM CRIAR A CIDADE ALTA... UM SONHO, UM PESADELO.
Uma confusão la por cima, ruas.. digo VIELAS, construçoes de tudo quanto é jeito.... Essa é a cidade que eu não imaginei...
ESSA ESTRADA ERA PARA ESTAR PRONTA NEM QUE TIVESSE QUE DAR UMA VOLTA INDO PRIMEIRO AO RIO E DEPOIS VOLTANDO. AÍ TERIAMOS OUTRO ACESSO AOS AEROPORTOS DO RIO E AO DE GOIANÁ.
Por sinal, acho muita graça da denonimação que dão, o outro jornal, sempre, AEROPORTO DE GOIANÁ, SÍTIO AEROPORTUÁRIO, E NA MATERIA DE ONTEM SE NAO ME FALHA A MEMORIA, O DENOMINAM DE AEROPORTO INTERNACIONAL

é di INDOIDÁ! É NÓIS MANO.
Realmente se merecem, eleitores, custodios, bejanis e o ranço geral.

VOU DAR UM TEMPO...
PRECISA-SE DE UM PREPARO FISICO MENTAL APURADO PARA AGUENTAR O DIA A DIA DA, MINHA POBRE CIDADE.

Anônimo disse...

Hoje a noite começa a fila de dondocas e falidos nas bancas....
todos os 1500 jornais serão vendidos, batendo assim o recorde da fesa anterior.
Tem gente que gastou até o salario de dezembro da empregada pra dar uma de rico bem sucedido.
E as patricinhas e os aspirantes a mauricinho todos loucos para iniciarem sua carreira de parasitas colunaveis.

Volta volt bejani disse...

Estamos precisando de reforços na luta contra o crima polkiticmante organizado.
Que tal seu Eurico mandar uma esquadrilha de pombos cagões detorem essa imundicie de cidade (tõ falando moralmente).Porque fianaceira, comercial, industrialmente falando isso já foi pro brejo.

Anônimo disse...

Se algum produto quimico derramar na estrada que liga a BR 040 a MG-353, estrada do Aeroporto, e correr para o leito do manancial, irá atingir a Represa Dr. João Penido, e ai sim, estaremos ferrados, a cidade terá desabastecimento dágua, e o custo de recuperação será bem maior. Será que os nobres vereadores avaliaram o impacto e suas consequencias. Pensem nisto, reflitam e partem para a ação, antes que seja tarde. Chorrar oleite derramado, vai ser tarde.
Aos postantes de 24 horas, faça alguma coisa agora, agora o problema é real, enquete foi fantasia para o ego. Ação é agora, para depois vermos o Resultado.

Anônimo disse...

Só mesmo em Juiz de Fora!! se a lei atrapalha a estrada muda-se a lei e não o projeto da estrada!!

Anônimo disse...

Atenção, atenção!! no final do ano passado o então presidente da Cesama (de cujo nome não me lembro), denunciou este processo da estrada. Semana passada houve uma súbita mudança na presidência da empresa, será que tem alguma coisa a ver com a estrada? Será que o Rubinho saiu por não concordar com esta manobra? se for isto o Itamar está contra o Aécio?

Anônimo disse...

"Toda unanimidade é burra" já dizia Nélson Rodrigues; a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto do Custódio que permite construir uma estrada ao lado da Represa. Parece que houve uma emenda do Flávio Cheker mas que não deve ter mudado nada no projeto(este vereador é bom de discurso e mais nada) Como cidadão acho que todas as mensagens com projetos de lei do Executivo para o Legislativo deveriam ser publicadas nos Atos do Governo antes de serem votadas pelos vereadores. Estes, frequentemente, se deixam levar pelos argumentos do prefeito (não lêem?, não entendem? não procuram saber o que vão votar?) vejam o caso do projeto de concessão da disposição do lixo que resultou no contrato com a Queiroz Galvão: foi aprovado sem nenhuma emenda e o então vereador astranspista-bejanista Oliveira Tresse passou a duração da concessão de 15 para 25 anos, tudo combinado com o Bejani e com a Queiroz Galvão, claro. Enquanto isto a Suely Reis está esvaziando a comissão do Condema que pediu perícia para avaliar a vida útil do aterro de Salvaterra (segundo a Quairoz Galvão não passa de novembro) e quer que o lixão de Dias Tavares comece logo a funcionar e para isto a estrada é fundamental paraa Vital trazer para Juiz de Fora lixo da Zona da Mata inteira.

Roberto disse...

PRESIDENTE QUER ESCRAVIZAR AINDA MAIS COMERCIARIOS ESFOLADOS:

Definitiva

Já a redução da jornada de trabalho definitiva, de 44 para 40 horas semanais, proposta pelo deputado Vicentinho, provocou reação entre os empresários do comércio. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Vandir Domingos, disse que a proposta desvia a atenção da comunidade sobre as mazelas que acontecem no Senado e na Câmara. “Temos que pensar em não reduzir a jornada, mas em oportunizar a liberalidade do trabalho”, defendeu.

ELE QUER MESMO É QUE TODO MUNDO TRABALHE PRA ELE FICAR MAIS RICO.
CONHECIDO COMO CAPATAZ MÃO DE FERRO, NUNCA TEVE FUNCIONÁRIOS BEM REMUNERADOS.
E TEM AINDA UMA FAMA DE QUEM "PAGA EM DIA"....

EM DIA DE IR PRO CARTÓRIO

Anônimo disse...

Os jarnaleiros estão todos com as maquinas da visa e mastercard em punho:
é pra não tomar cano nas revistas da feifoada, pois os membros da elite, sempre dão o golpe do "só tenho Cartão" e amanha eu pago.
Tem gente hoje que comprou 3 exemplares da tribuna, aafina de contaas eles tem que mostrar pra todo mundo o investimento que fizzeram, e que estão agora autorizados a ser convidados pra as festinhas petit comité, andar com carros novos mesmo devendo 59 das 60 prestações, e sobretudo mostrar a roupa que mesmo comprada em tres vezes sem juros, estourou o cartão.

RC 1 disse...

O show de Roberto Carlos foi tão emocinante que até ass nuvens choraram.

RC2 disse...

Com a chuva de ontem, que teimava em cair sobre os espectadores do Rei, o show dele deve ficar marcado pelo mairo numero de vitimas da história:
Os velhinhos depois da tempestade, foram em filas pra vários hospitais da cidade, todos com pneumonia.

Nem no Rock'in Rio, que a moçada usou e abusou dos incrementos proibidos teve tanta gente mal.

Anônimo disse...

Melhor será listarmos os motivos que levaram ao tal percurso da nova estrada, pois alem da logistica de Lixôes da QG existem as desaprpriações milionárias. Não importa se JF correrá forte risco de contaminação de seus mamancial Hidrico.

Um outro ponto importante é não acreditar muito no tal promotor, pois o cara afina em casos que a questão politica sobrepoe a Ambiental - Social. Tivemos muitas mostras nos últimos anos, com a perda de enorme parte do mamanancial hidrico da cidade.

Vergolhoso este Prefeito !!!

Anônimo disse...

Veradores, prestem atenção!
Isauro, Bruno, Custodinho, não escodam as merdas do chefinho.
Pois, os cargos vitalícios, podem correr perigo....
O povo já sacou tudo..

Anônimo disse...

Notícia TM:
PM apreende crack e cocaína em 3 pontos
"... Outro mandado foi cumprido em uma casa no Bairro Vila Ideal, região Sudeste. Os militares localizaram 22 pedras de crack e produtos eletroeletrônicos. Ninguém foi preso. "

Não da para entender. Acharam a droga e ninguém foi preso. Alguém consegue explicar?

Anônimo disse...

Eu sou a favor da estrada; quem não é? mesmo que não sirva para o Aeroporto pois ainda tem o famoso morro a ser removido ela servirá para tirar o tráfego diário de centenas de veículos do perímetro urbano. Mas para mim existem algumas questões: não existe outro caminho? por que passar perigosamente ao lado da nossa Represa? por que a pressa em aprovar logo esta lei? e os estudos ambientais, alguém viu? o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema) foi ouvido? não seria o caso de alguém solicitar uma audiência pública para que a cidade conheça o Estudo de Impacto Ambiental? (deve existir, pois passar uma estrada ao lado de um manancial não é uma coisa comum); não é só a questão das áreas de preservação permanente que deve ser considerada; uma rodovia ao lado da represa traz riscos de assoreamento, incêndios, vazementos de óleo, acidentes com produtos perigosos, bota fora, ocupação irregular, lançamento de resíduos no manancial, enfim, será que os vereadores (e o prefeito responsável pela mensagem que deu origem à lei) levaram isto em conta? Se alguém me responder à primeira pergunta já fico satisfeito (não tinha outro caminho?)

Anônimo disse...

Boa idéia esta de ver nos cartórios de registro de imóveis se houve vendas de propriedades nas proximidades da Represa João Penido da época do Bejani para cá. E quem serão os proprietários indenizados para a construção da rodovia. É preciso ficar de olho para ver se a Queiroz Galvão estará na lista pois pelo Google Earth parece que a estrada vai passar pela fazenda da empresa (o aterro sanitário não vai ocupar nem 20% da área total, logo pode ter mutreta aí também: a indenização paga a compra da fazenda e ainda sobra algum troco para distribuir para alguém). De olho gente!!

Anônimo disse...

Infelizmente este caso da estrada vai ser mais um a cair no esquecimento daqui a pouco; depois que o Omar entrar com mais um post no blog este vai para baixo e depois mais para baixo até desaparecer...

Anônimo disse...

Atenção!! o nosso "antenado" deu hoje que alguns colunáveis foram passar o fim de semana em Poços de Caldas!!Outros foram à Tiradentes!!Ele esqueceu de falar que alguns frequentadores da tal feijoada foram passar o fim de semana em Piau e em Coronel Pacheco. Isso é importante para a cidade!!

Fernando disse...

Não por isso, um trco do rodoanel em São Paulo, passa na cabeceira da represa Billings.

Anônimo disse...

Represa Billings... será que vamos querer um problema como o desta represa para Juiz de Fora daqui a 10 ou 20 anos? Pensem um pouco.