terça-feira, 9 de março de 2010

A GREVE DOS ÔNIBUS E A PREFEITURA

A população de Juiz de Fora está submetida, mais uma vez, ao sacrifício de conviver com as deficiências no setor de transporte coletivo, agora condenada ao sufoco da operação tartaruga, que é um desserviço aos usuários, irrita tanto a população como também os motoristas e cobradores, convocados pelo sindicato da classe a manterem os ônibus em marcha sonolenta.

Há uma expectativa de greve na próxima semana, o que certamente agravaria os problemas. Será o caos.

Eu vou aproveitar a oportunidade do momento crítico para dizer algumas coisas essenciais no que concerne a esse setor, que é vital para a população, muito mais para a faixa em que estão os trabalhadores. Quero dizer o que penso para a melhoria do serviço.

Primeiro ponto: é preciso abrir licitação para a exploração das linhas de ônibus em Juiz de Fora. Ninguém sabe a razão de a atual administração municipal, passados 14 meses desde que começou, não ter se disposto a publicar o edital licitatório. A desculpa de que o processo está em estudo é balela.

Essa demora é uma violência contra os interesses dos usuários. Repito: não há explicação que possa ser dada pela administração custódio, esta sim, muito mais que os ônibus, pratica a operação tartaruga. Portanto, sem licitação as coisas não vão melhorar.

É preciso – e aqui vou entrando no segundo aspecto que desejo abordar – que entre as exigências feitas às empresas concessionárias figure rigor no estado de conservação dos ônibus, inclusive a instalação de ar-condicionado em todos eles, como se observa, há muito, nas principais cidades brasileiras. Pergunto por que, aqui, esse conforto é privilégio que apenas algumas linhas oferecerem aos passageiros?

Não posso me negar também a uma palavra sobre os donos dessas empresas. O oligopólio do transporte coletivo no país é poderoso e depende do Estado para manter o negócio sem concorrência. Há uma enorme influência política sobre as prefeituras.

É sabido que entre as grandes fortunas brasileiras figuram os donos de ônibus urbanos. É uma observação que faço, com o cuidado de não generalizar. Porém, mesmo reconhecendo que entre eles há gente séria, é preciso dizer e denunciar que nesse caso todos os empresários fazem parte de monopólios; e geralmente os monopólios são altamente prejudiciais aos interesses de quem não tem poder; dos pobres, sobretudo. Monopólio é sempre mantido a custa de concessões e acordos, não raro também prejudiciais.

Tomemos o caso de Juiz de Fora. A troca de interesses é evidente nas relações entre empresas e o prefeito custódio mattos, em quem se pode apostar, para brevemente, o decreto de um novo aumento das tarifas.

Quando se trata do jogo de interesses referente ao serviço de transporte coletivo é preciso lembrar que isso vem dos tempos de Alberto Bejani , quando foi filmado recebendo sacola de dinheiro de dono de empresa de ônibus e, lamentavelmente, é um jogo que não se interrompeu na gestão do atual prefeito.

Ônibus bons, frota bem conservada, planilhas tarifárias condizentes com o nível de ganho da população são pontos capitais a serem observados. Mas, em Juiz de Fora, isso começa pela licitação. Em que gavetas da prefeitura, escondidos sob que interesses, andam os estudos para isso?

32 comentários:

Anônimo disse...

Me diga com quem andas que digo quem você é.
Omar Peres junto de Wilson Cid é uma cena que pensei em não ver mais, porém cada um escolhe seus "amigos". Acha que voltando a pagar lanches e jantares para Cid ele vai te aliviar na Justiça Trabalhista e deixar de ser X9 de Vítor Valverde?
Pobre Omar

Anônimo disse...

Porque que os nossos edis estão calados.Não são nossos representantes?.

Por favor esqueçam as eleições de outubro e olhem a situaçao atual na cidade, transito caotico, sujeira nas ruas e praças,.

Olha que a economia da cidade daqui a pouco, vai começar a apresentar resultados negativos.

Serão consultas e exames desmarcados. O comércio ja vai sentir a ausencia de clientes.

E o nosso prefeito, não ESTÁ nem um pouco preocupado, O POVO QUE SE LIXE. aTÉ OUTUBRO O POVO JÁ ESQUECEU E VOTA NA MESMICE.

FOI ASSIM QUE UM POLITICO EM BRASILIA- DF DISSE, SE LEMBRAM.

Anônimo disse...

custodio foi eleito se prevalecendo do espírito de corrupção que permeia nossa sociedade, onde quem rouba mas tem um discursozinho medíocre leva a melhor, e principalmente graças a um preconceito hipócrita que prefere um ladrão a uma mulher e principalmente se esta mulher não corresponde ao ideal feminino conservador. Este é o preço que todos temos que pagar. Cidade suja, aumento de taxas (IPTU, Água, esgoto não tratado, etc)aumento das passagens de ônibus, lembrando que é um serviço horrível. Cabides de empregos, muita incompetência, e roubalheira. Vamos torcer pra isto servir de lição, este ano tem eleição!!!
Márcia

Anônimo disse...

Sr.Omar,

sugiro apurar: uma epidemia de Dengue está grassando em JF e a Secretaria Municipal de Saúde guarda o segredo a 7 chaves.

Só para relembrar: até o último governo de Tarcísio, JF só tinha casos de Dengue adquiridos fora da cidade, graças ao incessante trabalho de mais de 100 agentes de Saúde que percorriam diariamente a cidade para evitar a Dengue.

No desgoverno bejani foi alçada à condição de Secretária de Saúde a advogada analfabeta e ignorante Nininha. Claro que foi desarticulado o trabalho de prevenção que havia e começaram os casos de Dengue autóctone, ou seja, pessoas infectadas pelo Aedes aegypti disseminado aos milhões pela cidade.

E o desgoverno do mensaleiro, como bem disse o Omar, um bejani com diploma, na ânsia de privatizar tudo o que for possível na Saúde continuou negligenciando o problema da Dengue que está prestes a se transformar numa tragédia.

Justo disse...

Achei engraçado um anônimo vir desafiar o Omar a provar que existe uma "Indústria das Multas" em JF.

Seria o mesmo que alguém desafiar outrem a provar que existe uma quadrilha organizada que controla as empresas de ônibus numa cidade imaginária qualquer que nunca seria JF. Pois Aqui, como o Brasil inteiro sabe, nunca houve caso de corrupção envolvendo empresas de ônibus.

Taí o Bejani que não me deixa mentir (sozinho)...

Anônimo disse...

Desculpe a ignorância, mas não consigo entender essa história de indústria das multas. Dirijo e sou pedestre em JF semanalmente. Vê-se infrações das mais comuns às mais absurdas, como carros na contra-mão em pleno centro. O número de multas é logicamente menor do que o número d einfrações cometidas. Logo, se tal indústria existe, ela é MUITO ineficiente.
Acho que multa-se pouco. Todo motorista sabe seu dever perante as leis de trânsito, ninguém pratica infração por ignorância, e sim por falta de punição. Como tudo no Brasil, não é a pena que é branda, é a fiscalização que é fraca.
Dirijo há 15 anos, nunca fui multado porque respeito a lei. Quem recebe multa, salvo talvez raríssimos casos, vez que a aplicação é humana e passível de erro, fez por merecer.

Sugestão: Fique meia-hora na esquina da Andradas com a Rio Branco e conte quantos motoristas utilizam a passagem existente no largo do Riachuelo em frente a Silva Jardim para furar o sinal do cruzamento.

Rogério Moraes disse...

LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO, MEMBROS DA FORÇA DE CHOQUE BOMPASTORIANA DO CUSTÓDIO, ÉBRIOS CALOTEIROS, SECRETÁRIOS CANALHAS, VEREADORES VENDIDOS, BARBOSAIADA EM GERAL, BANDIDOS DE PLANTÃO, COMPRADORES DE VOTO, FILHOTISTAS CONVICTOS E ANÔNIMOS OPORTUNISTAS

VOLTEI...

PODEM PREPARAR O LOMBO

ROBERVAL TAYLOR disse...

AUMENTO SÓ SE VIER COM PAGAMENTO DO prefeitinho mensaleiro JUNTO:

SEM AUMENTO

Em encontro ontem em seu gabinete, o prefeito Custódio Mattos disse textualmente aos dirigentes da Associação das Empresas de Transporte (Astransp) e aos diretores do Sindicato dos Motoristas e Trocadores (Sintro) que não há a menor possibilidade de aumento de preço das passagens de ônibus em Juiz de Fora, nem como forma de garantir um eventual acordo entre as partes em litígio. E foi além: a administração aguarda apenas a reunião de hoje no Ministério do Trabalho para tomar medidas para resolver o impasse que se reflete no trânsito da cidade e na vida dos usuários. “Serão tomadas as medidas necessárias e cabíveis para impedir que a população seja prejudicada no seu direito de ir e vir.” O prefeito afirmou, no entanto, que está otimista com o fim da operação tartaruga, que está em execução desde as primeiras horas de segunda-feira.

TUDO BALELA...
BASTA OS CARAS OFERECEREM MAIS UM POUQUINHO DE DINHEIRO PRA CAMPANHA DO RODRIGUINHO TIRIRICA, QUE ELE ASSINA ATÉ AUMENTO DO DÍZIMO DOS PASTORES.
SÓ TEM UMA COISA:
NÃO PODEMOS ESQUECER DO GRANDE SERVIÇO QUE O BOLÃO CARAPINHA PRETOU A SOCIEDADE, GRAVANDO O VIDEO QUE DEU O OSCAR DE MELHOR LADRÃO AO BEJANI.
TOMARA QUE ELE GRAVE DE NOVO A REUNIÃO, AÍ SIM O CUSTÓDIO VAI GANHAR O PRÊMIO DE MELHOR DANÇARINO DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO.

VEM PRA FURDÂNCIA disse...

BOMBA BOMBA BOMBA:

Pela sucessão

O deputado Marcus Pestana, com pouco mais de um mês na Assembleia, reuniu metade da bancada tucana na noite de segunda-feira para um jantar em sua residência. No meio do cardápio, tipicamente mineiro, entraram a sucessão nacional e a estadual. A meta era estabelecer o papel que a bancada deve desempenhar, sobretudo no processo estadual. No entendimento dos convidados, será de protagonismo. “Temos que arregaçar as mangas”, disse o anfitrião.

E ABRIR LOGO A TEMPORADA DE COMPRA DE VOTOS...
O MOCINHO TÁ ANSIOSO, A MÃO TÁ COÇANDO, E BOLSO ESTÁ CHEIO DE DINHEIRO "ESCAMOTEADO" DA SÁUDE.
OU DA FALTA DELA PARA OS USUÁRIOS DO SUS.
EM COMPENSAÇÃO SOBRA NOS COFRES ABARROTADOS DOS CANDIDATOS TUCANOS...
DINHEIRO E SAFADEZA...

Anônimo disse...

É essa vergonha, que essas empresas de ônibus vem fazendo em nossa cidade, vem de longos tempos atrás, dizem que tinha Prefeito que para receber as sacolas de dinheiro o entregador tinha de ficar totalmente nú, não foi Bejani que implantou esse sistema apenas deixou-se corromper pelo sistema já implantado, será que o MENSALEIRO também não recebe a sua sacolinha?é dificila de não acreditar.
O contribuinte é tratado como gado, é um verdadeiro absurdo o MENSALEIRO NUNCA DEVE TER ANDADO DE ÔNIBUSEM SUA VIDA, é isso o cidadão que se dane.......

ACADEMIA POPULAR disse...

Em homenagem ao Dia internacinal da mulherada, o prefeitinho boca ruim, resolveu dar um presentinho as mulheres de JF:
uma semana de exercico físico de graça - basta sair pra trabalhar ou levar os filhos ao colégio que a promoção está valendo.
TODO MUNDO PRATICANDO CAMINHADA...

MUROS DA VERDADE disse...

Por que será que alguns muros de JF já tem pintadas as seguintes palavras:

FORA CUSTÓDIO

SERÁ UMA MOÇÃO DE APREÇO DA POPULAÇÃO?

Anônimo disse...

OMAR, CONHECENDO BEM A POLÍTICA SINDICAL, PROPONHO ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
1) A GREVE NÃO É DOS MOTORISTAS E TROCADORES;
2) AGREVE É DOS EMPRESÁRIOS QUE ESTÃO USANDOS ESTES COITADOS COMO MASSA DE MANOBRA;
3) O PREFEITO ENTRARA EM UM CERTO MOMENTO COMO MEDIADOR E RESOLVERÁ O PROBLEMA PARA O BEM DA POPULAÇÃO;
4) RECENTEMENTE VÁRIOS JUÍZES E DESEMBARGADORES FORAM APOSENTADOS" APOSENTADOS POR INTERESSE DO SERVIIÇO";
5) CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO DE NOSSA CIDADE!
6) A ITÁLIA PARA COMBATER A MÁFIA E A CORRUPÇÃO ABRIU A CAIXA PRETA DO JUDICIÁRIO E MUITA GENTE BOA FOI PRESA!!!!!
BRASIL, MOSTRA SUA CARA!
QUERO VER QUEM PAGA , PARA GENTE SER FELIZ!

TUDO DE NOVO disse...

Enquanto isso o coronel de torreões e a florzinha do PT e o Spray de Pimenta, ficam calados só esperando o Omar bater pra esles depois chutarem o cachorro (digo tucano) morto.
Foi assim com o bejani também.
Resultado:
uma perdeu a eleição que já achava ganha, e outro só vai sair candidato a prefeito de torreões, enquanto o pimenta, esse arde mas todo mundo come assim mesmo...

Anônimo disse...

A estrutura de transporte de Juiz de Fora não suporta mais o fluxo diário, sejam de carros, onibus, caminhões etc. É necessário um palno estratégico para viabilizar o processo, mas não adianta ser feitos pelos mesmos de sempre, principalmente pelo fato de conhecermos que são usurpadores de verbas públicas.

WLF

Anônimo disse...

Greve para inglês ver. São os donos das empresas que estão incentivando esta greve. O sindicato da categoria tem em seu personagem principal, o senhor Avezani, um pelego dos mais escrotos, tanto que, sua campanha para vereador ganhou as ruas de Juiz de Fora com a mesma grandeza dos grandes tubarões. A prefeitura? Está negando a licitação e o aumento das passagens porque provavelmente os donos das empresas ainda não se comprometeram suficientemente o necessário para empamturrar as malas da campanha do pesado tucaninho. A greve é para justificar o aumento das passagens. E quem disse que não há financiamento público das campanhas?
É muita safazdeza.

Anônimo disse...

GREVE DE ÔNIBUS,

Quando este prefeito cretino vai deixar de ser INCOMPETENTE? Acho melhor RENUNCIAR...e ficar exilado na mansão...

Anônimo disse...

Os moradores do Bairro Bom pastor estão organizando uma passeata contra o mensaleiro (antigo morador do bairro), e o seu "esquema" para tranformar o Posto Policial do Trevo em um butiquin transformado em lanchonete.

Graças a Deus o mensaleiro mudou de bairro pois no Bom Pastor ele não entra...

Anônimo disse...

Quem sabe o todinho também estaria recebendo aquela mesada que o bejani recebia das empresas de onibus, pois essa licitação tá custando a sair. O prazo dado pelo ministério publico, já se esgotou faz tempo. Onde está o ministério publico?

Anônimo disse...

o povo que paga o pato
se e para negocia , porque nao deixa o povo andar de graça , ai quero ve se nao negocia , porque que que grve sao os emprersarios para aumento de passagem

Anônimo disse...

Quem nasceu para todinho, nunca vai ser NESCAU

Anônimo disse...

Hoje o tucanês PC da sua tribuna, traz em seu painel o recado de que o prefeito estaria irredutível quanto ao aumento da pasagem. É assim que a coisa funciona: plantam a notícia e depois atendendendo aos "apelos" da categoria aumentarão a pssagem.
O prefeito tira o dele da reta. Os empresários faturam mais. Os trabalhadores recebem um aumento pífio e as propinas fazem crescer o caixa 2. Com esse dinheiro eles compram as lideranças (presidente de associações e afins), montam o esquema da boca-de-urna, vencem as eleições, ganham mais espaço no poder público, esquemas e negociatas. Constróem mansões e preparam seus príncipes. Uma nova geração aparece e se cacifa para uma nova jornada de sacanagem. Canalhas.

Anônimo disse...

Esse ano não tem aumento para ninguém! Xiiiiiiiiiiiii!!!
Vai começar tudo de novo, na área da saúde!

Anônimo disse...

Haja vista, caríssimo Omar, a tal situação do Bejani "negciando" propina com esses "empresários" do setor, que estão muito interessados no bem estar da população juiz de forana.
Isso sem levar em consideração a mala, mensal, com milhões em dinheiro vivo!
O prefeito mudou, mas continua o mesmo. Os empresários não mudaram e consequentemente continuam os mesmos.
Ontem várias pessoas faltaram às consultas que foram marcadas no meu consultório. Imagina o prejuízo que isso representa para todos nós?

O que não muda é a qualidade do serviço prestado e a insatisfação de todos os usuários!

Anônimo disse...

OLHA SÓ O QUE A MOÇINHA DE CABELOS VERMELHOS E TATUAGENS QUE ESCONDEM MUITA COISA FEZ: EM FRENTE A ANTIGA CASA DO COMPADRE NA PONTE DO MANOEL HONÓRIO HAVIA UMA SAIDA DE ÁGUA AONDE OS MENDIGOS USAVAM PARA BEBER, TOMAR BANHO E FAZER COMIDA JÁ QUE A CASA DELES É DEBAIXO DA PONTE, A MOÇINHA SEM CORAÇÃO SIMPLESMENTE MANDOU TIRAR ESSA ÁGUA. AI MOÇINHA POR AI SE VÊ QUE DE ASSISTENTE SOCIAL VOCE NÃO ENTENDE NADA SÓ ESTÁ NO CARGO PORQUE É AMIGA DO MENSALEIRO.

Anônimo disse...

Desculpe a informação incompleta, mas JF possui um engenheiro especialista em trânsito urbano, professor da UFJF, cujo nome não me recordo, que desenvolveu vários projetos de modernização e reestruturação do trânsito de JF. Esses projetos, feitos pelo Engenheiro por amor a profissão e por sua conta, nunca foram do interesse de nenhum dos nossos prefeitos. Assim como tal profissional nunca assumiu secretaria de trânsito. Por que? Ué, ele não é amigo do prefeito!

Enquanto nos embaralhamos pelas ruas travadas de JF um profissional desses é desperdiçado e nosso dinheiro também...

Anônimo disse...

A RUA MANOEL DE CASTRO LESSA PEDE SOCORRO, CRATERAS ESTÃO COMPROMETENDO A RUA, LOTES VAGOS NO INICIO DA RUA ADELAIDE MARIA DA CONCEIÇÃO E NO FINAL DA RUA MANOEL DE CASTRO LESSA SÓ ESTÃO SERVINDO PARA AJUDAR O MOSQUEITO DA DENGUE A SE PROLIFERAR E COM ELES RATOS, GAMBAS, ATÉ CACHORRO MORTO ESTÃO JOGANDO ALI. SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

neste enquete falta uma pergunta que deveria ser: vc votou em custódio mattos? seria interessante pois poderia-se comparar os que votaram com os que não votarão mais

Anônimo disse...

Omar, favor IMPEDIR que a Maria Helena Leal calcule a nova tarifa de onibus para Juiz de Fora, ela é pé frio...

Anônimo disse...

Senhor Omar.
Está causando um enorme espanto o fato de motoristas efetuarem esta vergonhosa operação TARTARUGA em cima do povo de Juiz de Fora, mais uma vez o povão está pagando a conta, onde estão as autoridades municipais e jurídicas, o que estão fazendo contra o povo é ato de terrorismo, é querer jogar os usuários dos transportes urbanos contra os patrões, porque não fazem
greve e para tudo, medo dos patrões
e demissões em massa, viram-se contra o povo e o Prefeito nada faz, vamos esperar, depois de tudo ele com certeza mandará aumentar o preço da passagem para satisfazer os patrões e o povo que votou nele que se dane. Isto é bom para que todos vejam e pensem em quem votar nas próximas Eleições, chega de desmandos e injustiças em cima da classe que mais dá voto em Juiz de Foda, não fossem as classes menos favorecidas que esses políticos estariam com as calças nas mãos.
Alerta povão, não votem em quem nada faz em seu benefício.

JC disse...

Greve??? só se for com o apoio dos empresarios, como a do ano passado que resultou em que? AUMENTO DE PASSAGEM e dedo para os motoristas chuparem. Greve com onibus rodando e pegando passageiro, é piada. Quem quer fazer greve mesmo nem tira os onibus da garagem. É só mais um motivo para a prefeitura aumentar a passagem e o resto da historia jã conhecemos com o bejani.
Ah!, mas tem um fator positivo.
Nunca antes na historia desta cidade foi tão agradável andar de onibus:
Explico.
1-Horário nunca tem como ser cumprido mesmo, então, esperar no ponto é normal.
2-Viagens tranquilas sem arrancos bruscos que jogam as pessoas no chão, geralmente idosos, infelizmente.
3-Nem freadas bruscas não ocorreram, a viagem foi muito tranquila.
4-Motoristas simpaticos, calmos, sem estresse.
Como vê, seria melhor se a operação tartaruga se perpetuasse, sugiro que apenas tentem cumprir um horário que viabilize a operação tartaruga e que possa seja cumprido.
E não é demagogia.

Anônimo disse...

Ontem foi decidido o aumento de 8,3 % para os trabalhadores do transporte urbano de Juiz de Fora, agora entra em cena o prefeito mensaleiro e a sua Maria Helena Leal para definir o aumento da passagem de ônibus.
Como é importante que o filhote vereador seja eleito deputado estadual, é importante que os usuários do transporte urbano façam uma pequena contribuição na passagem para angariar fundos de campanha. É importante que seja disponibilizado verbas para possibilitar a eleição deste vereador pois sua presença no cenário estadual é de vital importância para Juiz de Fora. Acho que se a passagem passar de R$ 1,70 para R$ 2,20 nã o vai afetar o bolso dos usuarios...