domingo, 24 de maio de 2009

Ano eleitoral aumenta apetite da corrupção

Daqui a pouco, quando chegar o segundo semestre, vamos começar a ler e ouvir pronunciamentos sobre o que o presidente Lula pretende fazer no ano eleitoral, para gastar e controlar o que se vai gastar. Na cidade, eu já imagino o prefeito Custódio Mattos investindo milhões e milhões em obras, certamente com a intenção de eleger o filho para a Assembleia Legislativa. Quanto ao presidente da República, ninguém sabe exatamente o que ele tem projetado para a economia em 2010, ano em que terá sua preferência, sem se desconhecer que para muita gente o candidato será ele mesmo...

O fato de um ano ser marcado por eleições não devia, só por esse fato, alterar o volume de obras públicas. Se elas forem de interesse da população, não apenas como proposta eleitoreira. Deviam ser realizadas em qualquer ano. Mas raramente é assim.

O presidente não tem se deixado atordoar pela crise financeira; pelo contrário, empresta aos seus discursos um tom de otimismo e destaca a capacidade brasileira de superação, o que é bom, mas não suficientemente para conter e vencer a crise que, lamento rever, ainda não mostrou todos os seus tentáculos. Agora, diante de ano eleitoral e de tantas ameaças, importante é que o governo se disponha a enfrentar pragmaticamente os desafios.

Há um leque de alternativas para o novo exercício. Uma delas, não sei se é objeto de cogitação presidencial, é o enxugamento da máquina administrativa. Gasta-se demasiadamente para governar, muitas vezes com flagrante desperdício. É preciso ter em conta que o desperdício começa e prospera é nas obras públicas, insuficientemente fiscalizadas, por onde todo ano escorrem milhões e milhões de reais.

O serviço público precisa libertar-se dos desvios de materiais, das comissões que corrompem, das revisões periódicas de orçamento, tudo sob orientação de empreiteiros, que, juntamente com grandes banqueiros, tornaram-se donos do Brasil. Não é difícil imaginar as fortunas perdidas nesse jogo de interesses, bastando, para tanto, analisar a lista quilométrica de obras interrompidas por aí a fora, como também o antro de corrupção em que se transformaram os contratos do lixo, coisa que venho denunciando com frequência com base no escândalo local, que beneficia a suspeitíssima Queiroz Galvão.

Ano novo, ainda mais ano eleitoral, não pode ser temporada de corrupção febril.

O.P.

35 comentários:

Anônimo disse...

Do blog "Conversa Afiada", de Paulo Henrique Amorim:

O Conversa Afiada não acredita em pesquisa eleitoral.

. Muito menos tão longe da eleição.

. E muito menos num país em que os maiores centros de produção de pesquisa são um ligado à Globo e outro ligado ao Serra.

. Apesar disso, ouvi nos corredores do seminário em homenagem ao 15 anos da Carta Capital a seguinte notícia:

. Desde que o PiG(*) começou a matar a Dilma com a notícia do câncer, ela passou de 10 a 23 pontos percentuais.

. Serra continua com 40, que é o seu limite superior.

. Daí, será só cair.

. Serra, em 2002, teve 39%.

. Se tiver sorte, é o que terá em 2010.

. O PiG(*) não acerta uma.

*PIG: Partido da Imprensa Golpista

JOSÉ FERREIRA disse...

CUSTODIO MANDA A POLICIA MILITAR DESCER O CACETE NOS FLANELINHAS.ENQUANTO ISSO A SECRETARIA DE POLITICA SOCIAL SILVANA BARBARALOUCAÇA TOMAVA E ... TODAS NO MUSIC,QUE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RISCO NADA,O BABADO É SER UMA TUCANA FOSFORECENTE.É A POLICIA MILITAR SUBSTITUINNDO A POLITICA SOCIAL,CUSTODIO ODEIA POBRE E JUIZ DE FORA,E SUA SECRETARIA DE POLITICA SOCIAL É UMA LOUCA.

Anônimo disse...

Senti sua falta ontem no show do Milton Nascimento. Vc perdeu a oportunidade de rever seu amigo mensaleiro e o filhinho do papai. Eles mesmos não confiam na cidade que governam e ao invés de deixar o carro estacionado na rua, preferiram o estacionamento do hotel da Rua São João.

Anônimo disse...

Omar, gostaria de saber quem administra o teatro central, se é a Prefeitura ou a UFJF. Para onde vai tanto dinheiro que é arrecadado com tantos shows caríssimos diga-se de passagem. quem fiscaliza quem?...

Anônimo disse...

Omar, o Serjão trabalhava no central e foi para prefeitura. Será que foi demitido da prefeitura ou está acumulando dois cargos pois ele continua mandando no central, desde a portaria até o anuncio do Show. O tucanada unida sô.

Anônimo disse...

AMAC

Aonde está a Câmara dos Vereadores, os Conselhos de Direitos,o SINSERPU, os funcionários da Instituição, a Assembléia Geral e demais interessados ??
A instituição AMAC virou uma terra de ninguém. Sem a menor referência para a execução de suas ações, completamente alheia ao cumprimento de tudo que foi votado em diversas assembléias, um total desmando nas mãos de pessoas incompetentes para os assuntos pertinentes à Instituição... nas chefias continuam as mesmas pessoas que chefiavam no governo do fadado ex prefeito Alberto Bejani. A Inclusão Produtiva nas mãos de uma falsa loira irresponsável, fofoqueira,superficial e incompetente, ex amiga da Sra. Vanessa Bejani, que durante e após o expedinete costumava sair com a ex primeira dama para rodar as boutiques da cidade, na desculpa de deixá-la mais apresentável, era presença certa nas festas da casa da ex primeira dama. Tem outra que foi responsável pelo sumiço do equivalente a 30.000 vales transportes,vive alcoolizada e é presença certa nas noites de sexta feira no Muzik, estabelecimento comercial da atual Secretária Silvama Barbosa, da qual é assessora, um horror, uma confusão de valores !!
Fora tantas outras que nem sabem por onde anda a Assistência Social.
Na desculpa de deixar essa Instituição sem brilho, sem ações para serem mostradas à comunidade, continuam contratando, sem processo seletivo,profissionais para trabalharem nos programas do Governo Federal sob o comando da Secretaria de Assistência Social. Desde janeiro 2009 foram contratadas mais de 90 pessoas, fora os assessores do "nada fazer" contratados para atuarem na AMAC. A atual Secretária da Superintendência é a falta de educação e de gentileza em pessoa, como se tivesse fazendo um favor de estar ali. Essa também entrou no bolo dos assessores do faz de conta.
ACORDA JUIZ DE FORA !!!!!!!

Anônimo disse...

o gradual declinio deste blog se deve a falta de foco em questões aflitivas para a população.
Exemplo : Continuar focando estes tradicionais politicos pé de chinelo de JF que não levam nada a serio; estourar com o nepotismo e provincianismo deste Vilarejo, focar as sistemicas corrupçoes da elite falida e destruida da cidade contra cofres publicos; exigir comportamento digno e eficaz dos ógãos publicos, etc e tal.

Omar, afaste deste monte de cachaceiro que te rodeia e trabalhe !

Chegou tb o momento de vc faturar com o Blog... Venda anuncios dignos e não de garotas de programa.

Babalao Nicanor do Bomfim.

Anônimo disse...

Omar Peres,

Estou sem filiação partidária, iniciei no PJ - Partido da Juventude, que organizei e presidi em JF, no que sem "lenço nem documento" dei oportunidade para um mísero radialista oxigenar a política de JF, mas, infelizmente, assim que o Bejani foi eleito Prefeito e no vácuo fui eleito vice-prefeito na gestão 1989/1992, na primeira semana empossado ele deixou o PJ, para negar tudo que havíamos pregado e aprovado pelo povão de JF, notadamente, caça aos marajás. A propósito, o PJ foi embrião do PRN do Collor e Itamar Franco ( que chegou à Presidência e deu estabilidade política e financeira ao Brasil ).
Já fui filiado ao PRN/PP/PCB/PDT/PMN/PFL/PT/P-SOL de JF.
Em todas as siglas, tem gente boa e os oportunistas, onde é mais fácil confiar num "inimigo, ou melhor, adversário" do que no seu companheiro, notadamente, nos que detém a Presidência do Partido ou da Comissão Provisória...É rasteira em cima de rasteira, ainda mais se procurar ideologia, coerência...No meu caso, que era antes de tudo, oposição ao Bajani, dá prá imaginar, quanto foi difícil navegar nas sobrinha de letras, que são os partidos, que aderem aos que detém poder...Não é fácil ser oposição em JF.
Gosto de política, com P maiúsculo.
Mesmo não detendo nenhum cargo político desde que fui "vice-prefeito de Juiz de Fora, jamais do Bejani"- sendo que no acidente em 1991 (agosto/setembro) assumi como Prefeito, depois das maracutaias que fizeram para que eu não assumisse...Inclusive, a mídia toda estava sob a batuta do Bejanismo...fui chamado de comunista, de maluco, etc... por ter denunciado ao Digníssimo Representante do Ministério Público, Promotor saudoso, José Lins do Rego, no início da gestão 1989/1992, no que a tática bem engendrada foi de me descredenciar junto à opinião pública, nos órgão de comunicação, que era manipulado pelo Bejani & cia. (seus asseclas).
Assim, até os representantes do Judiciário recebiam benesses do Bejani, como foi a doação do terreno para a AMAGIS contruir em 2 anos sua sede, terreno doado em comodato, que só depois de 10 anos é que foi construida a sede social...(coisas desse tipo). Felizmente, tivemos um empresário da comunicação que não se deixou vender, que é OMAR PERES. No que sou grato. Assim, para gostaria de ingressar no Partido que V.Sª. se filiar. Penso que não tenho nada que me desabone. Em todos os partidos, partidos que frequentei e militei, tive passagem sem problemas, exceto com o P-SOL/JF, que lamentavelmente não segui a máxima: Quem não é o maior, tinha que ser o melhor...
Portanto, Omar Peres, quero lhe acompanhar na legenda que V.Sª ingressar, sem nenhum outro interesse, senão o de lhe ajudar na sua eleição à um mandato eletivo.
Forte abraço,
MARCIAL FONTES

estamos de olho disse...

"Existem projetos e projetos. Por tudo que está colocado nacionalmente em termos de transparência, não há necessidade mais de ficar apresentando esse tipo de matéria detalhista", considerou. "Temos é que fazer a cobrança para que os que já foram apresentados sejam cumpridos. Que se busque uma redação mais fácil, mais abrangente e acessível, para que a sociedade possa acompanhar."

Virou moda

Vereadores 'descobrem' internet para divulgar dados
Após a catástrofe ocorrida em nosso município por Bejane, é salutar a preocupação dos vereadores com as informações claras e pontuais, principalmente após um pleito muito suspeito e informações desencontradas sobre a saúde financeira no executivo; espero que esta administração acate as propostas apresentadas no legislativo e apresente detalhes de seus gastos para que não nos surpreenda com obras faraônicas em períodos eleitorais e estrangule a contabilidade em momentos necessários de ajustes financeiros da maquina e fornecedores. Se a câmara, prosseguir assim conforme está estará de parabéns, pois nunca trabalharam tanto a favor do cidadão; alguns vereadores estão assustados por ainda não ter captado a mensagem e o interesse da cidade.

Lélio.

Servidor indignado disse...

Para conciliar

Além dos membros da Comissão de Educação - José Soter de Figueirôa, Dr. Luiz Carlos, Ana Rossignoli e Roberto Cupolillo -, os vereadores Flávio Cheker e Isauro Calais, líder do Governo, também participarão das negociações para resolver o impasse entre professores e Prefeitura. A decisão foi tomada depois da reunião ordinária da Câmara. Eles devem se reunir esta semana, mas o trabalho informal começou depois da sessão de sexta-feira. As conversas para encontrar uma saída continuam.

Os vereadores têm é que forçar uma proposta ao executivo de garantir a reposição salarial a todos os servidores no momento em que a prefeitura apresente uma melhoria financeira “isto apresentada em detalhe em uma pagina web accessível a população (transparência)” e que seja reposta a perda desde o acordo coletivo deste ano em forma de gatilho; os servidores não podem ficar com mais esta defasagem salarial apos tantas outras sofridas ao longo destes últimos anos.

Servidor indignado disse...

Omar, apos dias de comentários e reportagens sobre o acordo coletivo dos servidores municipal. Venho sugerir ao mesmo uma atenção no acordo coletivo da Câmara e Cesama; e se os mesmos estão sofrendo a mesma covardia nossos?

Qual o índice do aumento destes?

Será um favor se puder investigar este caso.

SOS disse...

Não entendi nada sobre esta entrevista na TV panorama no domingo sobre o dissídio coletivo com a prefeitura ser entrevistado o pelego do Cosme que não fez nenhum avanço a categoria e sim provocado a maior frustração?

JOÃO INFANTE disse...

E UM CRIME O QUE VEM OCORRENDO NA SAUDE ALEM DA EUNICE ANTA DO PIAU,CUSTODIO LADRÃO DESCARADO TIRA SEIS MILHOES DA SAUDE DOS POBRES,E REPASSA O DINHEIRO PARA A FACULDADE DE MEDICINA SUPREMA,AFIM DE FAZER,POR CERTO ACERTO DE CAMPANHA.CADE A COMISSÃO DE SAUDE DA CAMARA,CADE O TICI-TICO PIDÃO QUE NÃO AJUDA NINGUEM.

HUGO VIANNA disse...

prezado dr Omar o hps ta cheio de infecção hospitalar,e so internar no cti de la que a morte é certa.se for no primeiro andar é um tapete de gente pobre,doentes deitados no chão liso,é a visão do inferno,e enquanto isso os prefeitos bejani e custodio fazem mansões com o dinheiro robado da saude.não tem lei nesse paiz,a firma servir que vende comida estragada para la continua super faturando e dando propina pro custodio,ate quando vai esta pouca vergonha dr OMAR,por favor nos ajude.tecnicos da enfermagem e colegas da higiene e limpeza do hps,reajuste de fome não.

MEIRE JACOMETTI disse...

COM ESTE GOVERNO QUE TAI O RODRIGO RETARDADO VAI APANHAR NAS RUAS DE PORRETE.

Anônimo disse...

votei,não voto mais em corrupto;bruno nunca mais.

Anônimo disse...

Alguém precisa lembrar ao Custódio que para eleger Rodrigo Mattos (seu filho) a Deputado Estadual (e a concorrência é grande!) vai precisar dos votos dos segmentos da Educação, Saúde etc. de Juiz de Fora.

LEIA MARQUES disse...

E AI QUANDO É QUE O ESTELIONATARIO MENSALHEIRO VAI COLOCAR O JOSÉ LUCIO COMO PROCURADOR E TIRAR ESTE MOLEQUE PREPOTENTE DE LÁ.CUSTODIO ODEIA JUIZ DE FORA.

Carla Maria disse...

Omar, pensei que ao menos por uma questâo meramente política poderia contar com você na nossa greve. Você ainda é o dono da Panorama? Se for peça os contra cheques dos professores, envio-lhe o meu. É desolador, estudei na UFJF, minha formatura foi a primeira unificada, no discurso, a então reitora, Margarida Salomâo nos disse que cairiamos no mundo real, que dureza.... Adoro meus meninos e detesto meu salário. Mas pior do que isso é ouvir o Vitor, ou Victor Valverde afirmar um salário irreal.Remuneração disto tudo? Vou ligar amanhã pa a folha de pagmento. Há 7 anos estão DEPOSITANTO ERRADO. Como vai ser? Você vai nos ajudar? O moço está, NO MÍNIMO, equivocado. Posso contar com você no MGTV de segunda???

Anônimo disse...

Omar, meu querido, por favor não deixe impune a mentira do 3V, R$ 1.989,00. Brincadeira né. Que cara de pau.

Anônimo disse...

Manchete para primeira página: Victor ValVerde mente.
Primneiro paragrafo: R$ 1,989,00 ????

Anônimo disse...

"Ô Omar, por favor, uma forcinha né, afinal foi no seu canal de tv que o tal VVV mentiu.

Anônimo disse...

O) tal secretário foi em cadeia nacional, ou municipal mentir sobre a remuneração dos professores. Podemos contar com você?

Anônimo disse...

Apetite de corrupção sim. Corromper a opinião pública ao afirma um valor irreal da remuneração dos professores da rede municipal. De que planeta o 3V fala?

Anônimo disse...

Sei que as pessoas andam de "saco cheio", o meu estorou e inundou toda a cozinha. Então quer dizer que um professor recebe R$ 1.989,00? A prefeitura me deve muito.

Anônimo disse...

Brincadeira né!!! O Tal Cosme´... poupe-me né. Cadê o Flávio????

Anônimo disse...

Omar, meu desespero é tamanho que poderia ficar a noite toda enviando-lhe comentários, o Panorama entrevista foi demais... não desceu. Eu já estava de pijama, cheirosinha... esperando ansiosamente "o momento". Quis entrar na tela e esfregar meu contra cheque na cara do vitor valverde.

Anônimo disse...

OMARZINHO, por favor, R$ 1.980,00. Promete para euzinha que vai publicar esse absurdo no seu jornal, noticiar na Tv. Por favor!!!

Anônimo disse...

OMAR,que triste... WiLLian e Fátima ficariam decepcionados. Imagina só: "Ontem,durante o programa exibido na TV Panorama o secretário (...3V)enganou-se (mentiu descaradamente) ao afirmar que a remuneração de um professor da rede municipal da terceira maior cidade de MG seria de.....

Anônimo disse...

Que cara de pau, para dizer o mínimo, esse 3V. Odeio essa mentirada assinada pela mídia. Espero poder contar com você OMAR.

Anônimo disse...

Omar, acho que já sabe, mas de qualquer forma, amanhã por volta das 15 h. haverá uma assembleia dos professores (AS), no Pró música. Imagine-se lá. Poderia fazer toda diferença. Sua voz, seu poder e conhecimento... Você ganharia muito ao nos apoiar. TEM VONTADE E CORAGEM????

Anônimo disse...

Pense com carinho: O único ex candidato a apoiar publicamente a luta dos servidores municipais.

Anônimo disse...

Omar, por certo há pessoas que filtram os comentários, que devem ser muitos, para você, entâo mocinho ou mocinha, vamos lá... OMAR PERES VAI A ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES E MANIFESTA O SEU APOIO. O que acha?? Acredite em mim. Isso é estratégia política. Algumas repudiariam, outras escutariam. Basta um discurso sincero e honesto. E ai? SEi que é abusado, atrevido...

Anônimo disse...

Caro Omar e participantes do blog,so existe um jeito de acabar com a corrupção e desvio de dinheiro publico,punição severa,cadeia com penas longas,sem direito a recorrer em liberdade ou fiança,ou qualquer outro tipo de beneficio,alem,logico,do confisco dos bens roubados e uma multa gigante,impagavel,para que o desgraçado fique remoendo o resto da vida atras das grades o mal que ele fez a toda uma população.E se o roubo for em relação a saude,educação e segurança,dobrar o tempo de prisão e da multa.Queria ver um cara de pau desse meter a mão em dinheiro publico.Mas isso tudo e utopia,e o que gostariamos que fosse.

Anônimo disse...

Ponto para o Custódio!
A greve dos professores acabou.
Convencidos pelos negociadores de que não havia mais o que ser feito e que continuar seria perder as migalhas que lhes foram acenadas em apenas duas rodadas de negociações, os professores decidiram por maioria, NÃO POR UNANIMIDADE (FELIZMENTE EXISTEM HONROSAS EXCEÇÕES) colocar um ponto final ao movimento. Para não ficar muito feio, os favoráveis ao término do movimento falaram em vitória política... Sabendo-se que magistério não é cargo político a quem interessa essa vitória à não ser ao sindicato enquanto entidade política, e ao próprio prefeito e sua corja que devem estar agora comemorando mais esta vitória em algum point chique da cidade. Do outro lado, sem poder comemorar até porque o salário do professor não permite tais abusos, teremos a partir de amanhã professores insatisfeitos voltando às salas de aula pra continuarem a fazer de conta que estão ensinando... E nossos governantes continuarão a falar em qualidade de ensino... e a cortar mais projetos das escolas em nome de uma economia que beneficia os corruptos. É esta a qualidade que os interessa mesmo... Assim teremos cada vez mais uma massa de pessoas fácil de ser manipulada e que recuam a primeira ameaça de perder as migalhas jogadas. “Cada povo tem mesmo o governo que merece!”
Obrigada Omar por este espaço.
Márcia