quarta-feira, 13 de maio de 2009

A GREVE DOS PROFESSORES

Quem é mesmo Secretário de Educação da cidade? Honestamente, não sei quem é. Mas sei que é , no mínimo, omisso. Porque? Ora um movimento que paralisa todo o sistema de educação da cidade, obriga a participação do Secretário da pasta. Isso quando o governo é sério e com boas intenções. Mas provavelmente , custódio matos não deve ter deixado o titular da educação participar, pois quem é educador fica do lado do professor. Eu teria pedido a minha exoneração.

Quando fui Secretário de Industria e Comércio de Minas, no Governo Itamar Franco, eclodiu uma greve da Mercedes em Juiz de Fora. Imediatamente pedi permissão ao Governador para vir à cidade negociar com a Direção da empresa, e nos colocamos ao lado dos trabalhadores. Não evitamos, de todo, as demissões, mas conseguimos três salários a mais para todo funcionário demitido. Sabe o que é isso companheiro? É compromisso de quem governa, de quem tem consciência da função de liderança do Estado e não se esconde atrás do problema , como faz o custódio mensaleiro.

Aliás, vai aí uma sugestão de slogan para essa justa e honesta greve:

QUEM É EDUCADOR FICA AO LADO DO PROFESSOR!

As lideranças da greve pedem uma audiência com o prefeito. Meus amigos, me desculpem, mas vocês não podem ser "naives" a esse ponto ! O prefeito jamais irá conversar com vocês! A arrogância e a consequente falta de humildade do mensaleiro e sua turma não permitem debate com quem quer que seja, sobretudo , segundo teria dito Vitor Vitória Valverde, tratando-se de"um bando de pelegos que não fazem nada , que só sabem mamar nas tetas da prefeitura , e se dizem professores". Pode ser fofoca. Não sei se o sargento V-3 disse esse absurdo. Eu não duvido nada. Vide o que ele espalhou da Margarida no segundo turno. Mas por essa e, por outras, que custódio, jamais irá se sentar à mesa de negociações.

Mas, pior do que não participar e não receber o comando do movimento, é colocar um ex membro do governo bejani que nunca negociou nada na vida, salvo seus empreguinhos no gabinete do Sebastião Helvécio , para ele, e para o pai. Fora isso, a única coisa que "Vitor Vitória Valverde" sabe fazer, podem reparar, é carinha feia. E só ver uma camera de TV que ele fica perto para fazer carinha de mal. Reparem. Ele não pode ver uma câmera que corre para aparecer. Prestem atenção. Chega a ser cômico.

Tomo a liberdade de fazer uma sugestão de quem vem acompanhando a greve: acho que os professores, o movimento grevista, deveriam responder às propagandas mentirosas que custódio tem colocado na mídia. A população precisa ser informada do salário de fome dos professores municipais , e quanto o governo federal repassa de verbas carimbadas para a educação do município. Falta informação. A população precisa ficar ao lado do movimento, o que não estou sentindo. Caso contrário, custódio pode sair vitorioso e ainda "desmoralizar" as lideranças.

Por fim , tenho para mim, que uma palavra, uma manifestação pública da Margarida Salomão, na qualidade de professora, seria muito importante para a classe. Apoio e solidariedade a gente pede, sim, na época de eleições. É lícito. Mas, depois do pleito, cabe ao votado, independente do resultado, a obrigação, de prestar solidariedade e se posicionar com as reivindicações dos trabalhadores , sobretudo no caso da professora Margarida que obteve 48% dos votos dos juizforanos e, com certeza, de esmagadora maioria dos profissionais de educação, os sacrificados professores.

28 comentários:

Roberto disse...

ATÉ PARECE QUE A PREOCUPAÇÃO É COM ELEITOR, MAS NO FUNDO É SO EGOISMO POLITICO MESMO:

Atrás da lista

Candidato a deputado estadual pelo PMN, o vereador Isauro Calais disse que está procurando brechas na lei para questionar o sistema de listas, um dos principais pontos da reforma política em tramitação no Congresso. Segundo ele, trata-se de uma iniciativa que vai privilegiar grupos e esconder políticos como o deputado Sérgio Moraes - que diz se lixar pelo que o povo pensa -, uma vez que seus nomes não estarão expostos para o eleitor.

AO APOIAR O CUSTÓDIO COM UNHAS E DENTES, INCLUSIVE ARCANDO COM O ONUS DE TER USADO A FAMOSA MALA PRETA, O VEREADOR TINHA COMO CERTO RECEBER O APOIO DO MENSALEIRO, MAS COMO O CUSTÓDIO SÓ SABE CONJUGAR O VERBO TRAIR, O ISAURINHO FICOU PENDURADO NA BROCHA.
DESSE JEITO MIRAÍ ESTÁ SE TORNANDO CADA VEZ MAIS O FUTURO PÓLITICO DO VEREADOR SILÊNCIOSO E MILITANTE TUCANO.

Anônimo disse...

Caro Omar queria aproveitar seu blog para esternar minha indignação contra a setra, que proibiu os taxis de pararem na avenida Rio Branco sem respeitar os usuarios deste serviços, muitos de nós idosos, enfermos, cadeirantes, enfim todos os usuários e moradores da avenida, que por sinal pagam o IPTU mais caro da cidade, e que agora perdemos o direito de embarcar e desembarcar. SOCORRO!

Éverton disse...

A Educação deve ser mais respeitada!!! O Custódio prometeu a valorização de seus funcionários, mas o que estamos vendo????
Todos dizem que o futuro da nação está na educação, mas como o educador desenvolverá suas atividades em JF com uma valorização de 0%????
Chega de abandono, a Educação merece mais!!!!!!

Anônimo disse...

BOM DIA!!!

ESTOU DE ACORDO COM SUA AFIRMAÇÃO, NÃO EXISTE SECRETÁRIO, E SE EXISTE É INIXISTENTE NO MUNDO.
O TAL DE "VITOR VAI VERDE" ABRAÇOU TUDO, DIGO, TUDO NA PREFEITURA, E NÃO TEM O MINIMO DE TATO PARA TRATAR DE UM ASSUNTO TÃO ESPECIAL QUE VEM A SER A CLASSE DOS PROFESSORES. O SENHOR PREFEITO QUE ESTA DOENTE, REPITO DOENTE, DEIXOU O SEU GOVERNO NAS MÃOS DE PESSOAS DO OUTRO GOVERNO, E COM ISSO, TUDO É IGUAL NO ´PAÍS DO CARNAVAL!!!
CONCITO A TODOS OS PROFESSORES A LUTAREM POR SEUS DIREITOS, MAS COM UMA UNIÃO MAIS FORTE, TODOS DEVERIAM SE MOBILIZAR E IREM EM BUSCA DO QUE É SEU. O SLOGAM SERIA: FORA VAL VERDE, ESTAMOS DE LUTO POR CAUSA SUA E DO SEU CHEFE, SEM DINHEIRO NINGUÉM VIVE.
POR FAVOR, ME RESPONDAM, QUEM É O SECRETARIO DA EDUCAÇÃO MESMO???

PAULO ALEIXO!!!

Anônimo disse...

Omar, sou seu fã!

Já decidiu se terá como objetivo real ser prefeito de juiz de fora ou candidato a deputado federal disputando com Pestana e outros mais???

Luiz Valle disse...

Juiz de Fora não tem secretaria de nada... nem educação, nem saude, nem assistencia social e etc... Ta tudo na mão do tal de Victor , um cara sem o menor tato para tratar nenhum assunto e que é "pau mandado" do prefeito.... Como venho dizendo sempre... Salve-se quem puder!!!! Juiz de Fora está muito mal....

Anônimo disse...

É uma afronta,uma injuria ao povo de Juiz de Fora o total desacerto do podre poder publico em todos os aspectos,sobretudo em relação a educação.Este secretário que media as negociações tem se mostrado incapaz de dar solução ao impasse.Fora Sr. Prefeito Custodio e leve seu secretariado na mala!!

vamos todos juizforanos disse...

Em "Nova Gripe - Virus Influenza (V-4)" dei uma sugestão conforme parte que segue abaixo:

Aproveitando a bela atitude de dois prefeitos; sugeri abaixo assinado virtual e presencial; discussões, encontros e protestos aproveitando a mobilização dos professores.

Solicitei ao OMAR PERES ajuda para levantar esta bandeira. Sem apoio dele, do PT agora com Margarida Salomão, CUT com a Oposição Sindical e aos verdadeiros sindicalistas de classe, ficara difícil; temos que nos organizar reunir forças; este é o momento.

Topicos sugeridos:

SALARIO DE PREFEITO SECRETARIOS a partir de hoje corte de 50% e ainda redução drástica aos cargos de confiança e comissionados assim fará justiça ao nosso sacrifício.

Esta faltando ainda o portal de transparência detalhado pasta por pasta tudo que entra e sai mensalmente no executivo publicado nos jornais, não basta apenas o dos vereadores.

Qual é o gasto com os famosos cartões corporativos de secretários e prefeito, temos que insistir nesta cobrança enquanto houver água e pedra.

Esta deve ser nossa meta, nossa insistência.

Lélio.

Anônimo disse...

Senhor Omar,
gostaria de aproveitar esse Blog, o único espaço de opinião isento e sério desta cidade, para uma reclamação. Tem um ônibus de uma dupla sertaneja -RENAN E CHRISTIANO - parado na rua São Mateus, esquina com Carlos Chagas, há uma semana. Além de atrapalhar o trânsito, ainda coloca em risco a segurança das pessoas, pois à noite, serve de esconderijo para bandidos. Dizem que o tal CRISTIANO é afilhado do vereador JOÃO DO JOANINHO e por isso ninguém faz nada. Será que dá para colocar isso na sua coluna BOCA DO POVO.
Obrigado.

Anônimo disse...

Juiz de Fora tem uma secretária de Educação, Eleuza Barbosa, com uma longa e profícua carreira na UFJF, tal como sua colega Margarida Salomão. Participa de um projeto amplo de capacitação dos professores, valorização de seus saberes e melhoria nas condições de trabalho. Qto a greve, justa, necessita realmente de uma posição mais firme da secretária. Contudo, este tal de Victor Valverde, colado em seus coleguinhas, dentre os quais se destaca Douglas Fazolato (o q será deste museus, jesus?) tem centralizado todo o poder. Uma pena para educaçaõ de JF. Força Professores!!!!!

Anônimo disse...

Quem estava na faixa dentro dos onibus poderam ver os briosos GMunicipal correndo atras de duas jovens no trecho compreendido independencia e espirito santo, hoje na parte da tarde. O que acontececeu não sabemos, e se pegaram idem. Que deu uma canceira, isso deu.

Anônimo disse...

Quem assitiu o MG-TV, hoje, deve ter ficado de boca aberta, quanto o assunto demolição do imovel da esquina da Rua Delfim Moreira.Porque As Autoridades Municipais não se manifestaram no sabado. Quando diversas pessoas ligaram para as autoridades e ningúem compareceu. Hoje no noticiário foram manifestar a sua indiganação, mas agora é tarde. O ex-imovel já está no chão. No noticiário de sabado do MG-Tv, o dem olidor eestava se lixando para o povo. de forma arrogante dizia que tinha autorização para a demolição. E agora José. A PMJF hoje disse que o processo estava em fase de Tombamento. Parece Que o Demolidor entendeu, que era para tombar. Faltou esclarecer o verdadeiro termo Tombamento. È preservar.Ele deve ter faltado ás aulas no dia.

Sugestão:

A Prefeitura e os demais órgaos responsaveis pelo patrimônio deveriam divulgar a todos através de uma placa que este imovel está Tombado, para que não aconteça desconhecimento por parte de ningúem. O imovel tombado está isento de Iptu. E não aconteça mais Demolições em finais de semana ou feriados. A cidade não pode perder a sua identidade histórica, porque no futuro, só a reconheceremos através de album de fotografia. O que é uma pena.

Anônimo disse...

O DePUTAdo Moraes, perdeu o cargo de relator do processo do Dep. Moreira. Estou arrependido de ter dito o termo LIXANDO, mas vou para o STF para reaver o cargo de relator. Para o cargo ele não esta se lixando.

Professora da Rede Municipal disse...

Sr. Omar, acabei de assistir ao MGTV e quero agradecer pela maravilhosa explicação que foi dada sobre o fundeb. Continue fazendo isso, desmentindo os números dados pela pjf. Por favor, se for possível, coloque aqueles dados aqui no blog. Obrigada.

Ocireu disse...

Eu estive em JF e passei por esse onibus, hehehe. Realmente ! Sertanejo Universitario, ainda pensei, JF ta ficando country, hehehe, ta velhinho o onibus, mas.... compraram....
EM

Anônimo disse...

ATENÇÃO PROFESSORES !

UM RECADO ESPECIAL PARA VOCÊS:

SE TUDO ISTO ESTÁ ACONTECENDO, É TAMBÉM UMA PARCELA DE CULPA DO INCOMPETENTE DO "BOQUITA" (COSME DO SINSERPU), PORQUE SE ELE NÃO TIVESSE TIRADO A CALCINHA PARA A ADMINISTRAÇÃO (TRAÍDO A CATEGORIA) E ILUDIDO O PESSOAL DO DEMLURB, O MOVIMENTO TERIA ENGROSSADO E RECEBIDO PESO. SEM FALAR, QUE O "RESTO" DO ADMINISTRATIVO (COMO FOI CLASSIFICADO PELO COMANDANTE V3) TERÁ´TAMBÉM UM ZERÃO BEM GRANDE DE AUMENTO.

ACHO, QUE VOCÊS DEVERIAM REAGIR ATÉ A ÚLTIMA INSTÂNCIA E NÃO DESISTIR.

MOSTREM PARA ESTE "BOCA-ABERTA", QUE VOCÊS SABEM DOS SEUS DIREITOS.

PEDE À "ELE", PRA FICAR SOMENTE 1 DIA COM UMA TURMA DE 40 ALUNOS DENTRO DE UM SALA DE AULA.

QUANTO AO SINSERPU BUNDÃO, (QUE SEMPRE ENTREGA O OURO NO FINAL),
DELETE-O PARA SEMPRE E FAÇAM DE CONTA QUE NUNCA EXISTIU (QUE O JOSÉ LUÍZ E OUTROS ME PERDOEM), ALIÁS, SE O ZÉ LUIZ ESTIVESSE LÁ, GARANTO QUE NADA DISSO TERIA ACONTECIDO. ATÉ INVADIR A CÃMARA, NA ÉPOCA, ELE FEZ. ISTO SIM, É SINDICALISTA.

QTO AO SARGENTO V3 (VITINHO), MOSTREM PARA ELE A FORÇA DE VOCÊS E NÃO ENTREGUEM O OURO. CHEGOU ONTEM E JÁ QUER BOTAR BANCA PRA CIMA DE VOCÊS.

QUANTO À MARGARIDA SALOMÃO, CONCORDO COM O OMAR PERES.

ELA ESTÁ PISANDO NA BOLA COM VOCÊS, POIS, NA HORA DE PEDIR VOTO E GANHÁ-LOS AOS MONTES PELO PESSOAL DA EDUCAÇÃO, ELA GOSTOU.

SERÁ QUE ELA MORA AINDA EM JUIZ DE FORA, OU SOMENTE RETORNARÁ NA ÉPOCA DA ELEIÇÃO?

MOSTRE SUA CARA MARGARIDA, E APOIE OS PROFESSORES. ELES QUASE TE COLOCARAM LÁ.

ABRAÇOS PROFESSORES E ESTOU COM VOCÊS !

ATENÇÃO SINSERPU BUNDÃO:

TOMARA QUE OS PROFESSORES VENÇAM ESTA BATALHA E MOSTRE PARA VOCÊS
A INCOMPETÊNCIA ESTAMPADA NA CARA.

CAMBADA DE PELEGOS!

Anônimo disse...

Omar,
Como seu fiel escudeiro, quero que você alerte não só o prefeito de Juiz de Fora, como todos os prefeitos de todas as cidades brasileiras.
1º-Aplicar na saúde não é ônus, é bônus.
2º-Aplicar na educação não é despesa, é lucro.
3º-Aplicar em conservação de estradas e construção de ferrovias é retorno garantido (na esfera federal) pode ser uma solução.

Omar, e muitas outras coisas que parecem despesa, na realidade são fontes de lucro.
O que vale você ter um funcionário analfabeto e doente?

Vamos unir nossas forças, o país precisa, o povo precisa, vamos em frente nosso futuro deputado federal.

Carlinho companheiro de luta

13/05/09

Anônimo disse...

QUEM É EDUCADOR FICA AO LADO DO PROFESSOR... ACHO QUE TEM EDUCADOR QUE NÃO SABE DISSO!
Omar, sou professora municipal, e quero expressar aqui minha decepção com a Secretária de Educação que, aliás, foi muito elogiada quando assumiu o cargo. Quando o sindicato a chamou para participar das discussões junto à Secretaria de Administração ela disse ser secretária APENAS DOS ALUNOS.
Não foi isso que aprendi na Faculdade de Educação da UFJF...

Anônimo disse...

Para Margarida Salomão, Rene, Cidinha Louzada:

Desapareceu a Margarida,
Olê, olê, olâ;
Quando é que eles vão voltar,

Olê, olê, olá!

Em 2010 eles vão voltar

Olê , olê , olá!

E ferro vão levar!


HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

Omar,


Tenho a impressão clara que a Margarida quis fazer um posicionando,visando ser deputada. Por isso, o marasmo final nos últimos dias da campanha!

O Grande Gênio do Marketing, Márcio Guerra, Sargento v4 trabalhou direitinho.

Será que no ano que vem eles pedirão dinheiro????


Vão levar mandioca!

VIVA OMAR O GUERREIRO!
ABAIXO A MARGARIDA A OMISSA!

Anônimo disse...

Sempre atento

Para quem não sabe, a secretária de educação é a professora Eleuza Barbosa, esposa do cientista politico Rubem Barbosa.

Anônimo disse...

VEREADOR COM BOLA DE CRISTAL

Eu me lembro de ter lido no Tribuna de Minas uma matéria relativa aos funcionários da Arizona que a prefeiura abandonou, pois também fui funcionária do JF Informação.

NESTA MATÉRIA DE 12-02-2009 O VEREADOR NORALDINO JR RESSALTOU:

"O prefeito Custódio Mattos tem tratado a questão destes 400 trabalhadores com descaso, FICO IMAGINANDO O QUAL O TRATAMENTO QUE SERÁ DADO AO SERVIDOR"

Depois de dois meses a profecia do vereador se confirmou:

CUSTÓDIO NÃO TÁ NEM AI PARA O TRABALHADOR, VOTA CONTRA O 13º E FAZ ISTO EM JUIZ DE FORA.


COITADINHA DE JUIZ DE FORA

Anônimo disse...

Somos fortes e destemidos. E infelizemnte, temos sim, uma secretária omissa.
Papel que sempre a marcou em sua trajetória profissonal. Coordenadora de curso de pedagogia que nunca sabia de nada, professoa desorganizada, se deu bem lá no CAED, não sei como.
Para quem não sabe mulher de um Cientista Político almofadinha e tucano. Daí, dá para entender o motivo de ser a Secretária do Custódio.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O Prefeito e muitos dos seus secretários andam falando muito em espírito público... será que estariam dispostos a abrir mão de ... digamos... 30% do salário que recebem (Prefeito 17.000,000;secretários 11.000,000; chefes e subchefes entre 3.000,00 e 7.000,00) em nome do mesmo espírito público que pedem aos professores para abrir mão da REPOSIÇÂO SALARIAL a que têm direito garantido na lei organica municipal? Assim poderiam fazer uma caixinha pra pagar as dívidas de JF e demonstrariam verdadeiro espírito público!

Anônimo disse...

gostaria de registrar minha indignação contra todos os tipois de policiais e justiça em JF, pois os traficantes e contrabandos estam cada vez maior nesta cidade sem nenhuma ação vista pela autoridades constituidas.

Anônimo disse...

ola Omar, o que aconteceu com a mídia, ou na mídia? A greve dos professores e paralisações continuam. Hoje, esperei o MGTV para ter notícias sobre as negociações e NADA??? Educação e saude só são importantes durante as campanhas políticas?

Marcello disse...

1 minuto de sua atenção, por favor

Meu nome é Marcello, sou professor efetivo da rede municipal, com um cargo completo (de 20 horas semanais). Assistindo ao último Panorama Entrevista (de 23/05/2009), da Rede Globo de Televisão, fiquei indignado ao ouvir do Sr. Vítor Valverde que um professor recebe R$1.900,00 mensais, um salário digno do seu ponto de vista.
Gostaria de dizer que também consideraria tal salário digno, se o recebesse.
O salário mensal de um professor efetivo da rede municipal, que tem curso superior completo, e dá aulas para os ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e/ou médio (2º grau), é de R$900,00. Tenho inclusive prova documental dessa afirmação (meu contra-cheque).
Ou seja, para que eu recebesse próximo ao que afirma o Sr. Secretário (que mente com a cara de pau que caracteriza esse governo), eu teria que ser reajustado em 100%.
A opinião pública deveria ser informada sobre essa mentira vergonhosa, divulgada por pessoas que se dizem “negociantes transparentes”. E por isso lhes envio esse email. Eu gostaria de saber, na verdade, qual o salário do Sr. Vítor Valverde, pois o mesmo deve estar recebendo muito bem para realizar infelizes declarações. Contesto agora, após tão valioso programa de TV, toda e qualquer informação por esse secretário divulgada, pois pela 2ª vez (1ª vez → caso do repasse do FUNDEB, onde até abril eles estão é com 2.000.000,00 de crédito, ao contrário de que dizem), o Sr. Valverde se mostra um homem de caráter duvidoso ao mentir publicamente. E com tal ato irresponsável, tenta colocar pais de alunos contra os educadores, que lutam por uma educação de qualidade. O povo e o mentiroso, às vezes se esquecem, que valorizar a educação são promessas de campanha nos palanques. Cabe a nós professores, que amamos o que fazemos, e educamos pelo exemplo, lembrá-los.
Estranha-me também nosso sindicato não se fazer presente em tal debate, mas isso é outro problema que posso investigar pessoalmente, mas posso afirmar que não acho justo professores e demais servidores pagarem a conta de administrações corruptas e crises internacionais.
Foram eleitos com mentiras, pois já tinham capital segundo o governador para construir um viaduto na Benjamin e um hospital na zona norte (diziam: prazo da obra → 1 ano), a até agora (meio do ano), nem sinal de obras... e pelo visto a mentira vai ser a tônica dessa administração. Pois pra rever o contrato do novo aterro sanitário com a Queiroz Galvão, num processo licitatório obscuro, não demonstram a mínima vontade, como vimos em entrevista com a Sra Sueli Reis, no mesmo programa de TV, alguns domingos antes.
A greve continua, lamentavelmente, pois lutamos por dignidade e respeito, mas mal vejo a hora de estar novamente em sala de aula com meus alunos, repondo cada minuto que eles têm por direito.
Agradeço desde já a atenção que me foi dispensada, e conto com a imprensa para que a verdade sempre seja alavancada.

Nesse sentido... obrigado Omar, pelo espaço

Anônimo disse...

Sou professor efetivo da Pref. de Juiz de Fora e ontem (24/05/09) o Secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Vitor Valverde, no programa Panorama Entrevista da jornalista Cristina Mussi, declarou que o salário de um professor com carga horária de 20 horas semanais é de aproximadamente R$ 1900,00!!! (Quem dera fosse!) Meu salário como professor PR-b é de cerca de R$ 850,00. Faz mais de 5 anos que a Pref. não repõe a inflação declarada pelo governo (mais de 20% de defasagem) aos professores do município. Lamentavelmente, sei lá o que acordaram, o presidente do SINPRO Flávio Bitarello não estava presente na entrevista deste domingo. Segundo a entrevistadora, ele não participou devido às negociações ainda estarem em discussão... Estranho, né?