domingo, 3 de maio de 2009

Responsabilidade ambiental

Não sei se por ainda guardar na retina a cena de destruição do terremoto que há dias fui conhecer em Áquila, ou também porque a questão universal dos nossos dias está na reorganização do modelo de convivência com a natureza, fato é que ainda me preocupo com os contingentes humanos que conferem interesse nenhum aos desafios ambientais, cujo volume a gente nem sempre consegue detectar. O planeta se mostra incomodado com o processo de corrosão dos recursos que a natureza nos confiou, e eu, mesmo quando ainda distante, do outro lado do Atlântico, fiquei me perguntando se neste País, em nossa cidade, já assumimos suficiente conscientização sobre os problemas que nos desafiam, além de outros que, sendo universais, nos afligem igualmente, embora sobre eles não possamos ter controle. De fato, ainda nos falta compreensão suficiente. E quando se trata da cidade, onde as consequências a gente sente na pele, observamos que nunca as preocupações nesse campo tiveram justa dimensão. O que temos limita-se a ações isoladas, geralmente partidas de instituições privadas, sem uma proposta global, no sentido da extensão desejada.

Já passa do tempo de estabelecermos, como base de uma política ambiental, as prioridades que devam ser tratadas de imediato. Sugiro duas: as encostas e o rio Paraibuna, sempre carentes de atenção, a não ser em dias de acidentes ou nos momentos emergencias. Vale, então, perguntar: quais são os olhares da cidade para o seu solo, o ar e suas águas?

É preciso, contudo, que a comunidade cobre isso dos poderes constituídos: leis do Congresso e das câmaras; do Executivo, o dever de cumpri-las, do Judiciário, a cobrança. Esses poderes sabem o que fazer para salvar o planeta, na cota que couber ao Brasil.

E quanto à cidade, aproveitemos que está se iniciando o processo de revisão da Lei Orgânica do Município para ver o que temos de melhorar para preservar o nosso meio ambiente. Há sempre muita coisa a fazer.

28 comentários:

Anônimo disse...

Omar,

Neste momento acaba a entrevista feita pela Cristina Musse, onde estiveram presentes as partes que pdoem de alguma forma intervir nos acordos que envovlem a Queiroz Galvão. Bom, o que ficou para mim ouvindo e vendo a entrevista: 1 - Achava que o MP esta longe desas questões, mas creio ter me enganado; 2 - achava que o Sr. Figueroa estava envolvido, ams creio que não; 3 - gostei muito da presença do professor/ 4 - a Suely falar da reunião do CODEMA e seus abnegados, e dizer que o professor não esteve presente, achei questionável, até pelo fato de saber que tal reunião ocorreu em uma segunda feira vespera de feriado; 5 - Por fim o assunto devia ser tratado de forma bem mais aberta do que da forma como vem sendo conduzido. Parece-me que não existe apenas uma cortina por traz disso tudo, temos muitos "panos" a serem retirados. Outra questão que ficou clara é a forma como a Sra. Suely Reis, veio preparada para o debate, com respostas prontas e pronta ao enfrentamento. Continuemos a inquirir os interessados até que possamos ver o que vai ser feito de tudo isso.
Carlos Magno Borges

BENTO CARNEIRO disse...

OUVIR A SUELI REIS QUE O GOVERNO DO CUSTODIO NÃO TEM NADA HAVER COM O PASSADO(GOVERNO BEJANI),E DEMAIS ESTA CORRUPTA SÓ NÃO FICOU ATÉ O FINAL POLICIAL DO GOVERNO PORQUE FOI CHUTADA PELO PROPRIO BEJANI,POIS ESTARIA CONCORRENDO COM O MESMO NAS PROPINAS,É CORRUPTA PROFISSIONAL QUE AGORA ASSESORA O ATUAL SAQUEADOR DO ERARIO PUBLICO,CUSTODIO LIXÃO MATTOS.

RITA LEVY disse...

NOSSA,OMAR A CRISTINA MUSSE SE REDIMIU PARA A CIDADE COM O PROGAMA DE HOJE,MOSTROU O QUE É O COMPROMISSO COM A VERDADE.SO DE SER IMPARCIAL NOS DEU A CHANCE DE VER A EXTENSÃO DOS CRIMES QUE CUSTODIO E SUA CUPINCHA SUELI ESTÃO QUERENDO FAZER COM A CIDADE,QUERENDO ERDAR O PROPINODUTO DO BEJANI.

tais vilaça disse...

o que se viu hoje no programa é a indole do custodio,a sua disposição de roubar e trapaciar,valeu tv panorama,lavou a honrra e restabeleceu sua credibilidade,depois daquela entrevista(progama),do transporte coletivo que se mostrou ser vergonhosa.

Anônimo disse...

FIM DE JOGO--FORA QUEIROS-GALVAO

TAIS TRISTÃO disse...

A CIDADE TEVE A CHANCE DE VER A QUE VEIO CUSTODIO MATOS,NO EPISODIO DO ATERRO SANITARIO,TEM ELE A MESMA GANA DE BEJANI PARA ROUBAR.... CPI DO LIXO JÁ.

Dirceu de Castro disse...

POr falar em responsaliblçide e a última do Lula, Hein?
Subir no palanque do Mahmoud Ahmadinejad.
É como se diz na linguagem popular:
Formiga quando quer se perder cria asas e voa...

jorge disse...

Omar,o contexto está nos levando a uma exagerada preocupação com os nossos problemas individuas, e, isso está contribuindo para não darmos a devida importância a um tema seríssimo, que também nos atinge e que as pessoas só dão conta quando a tragédia bate diretamnete à sua porta.É a questão da responsabilidade ambiental. Você terá a dimensão da pouca importância que é dada, quando, certamente receberá postagens nesse blog com comentários de que vc está desviando o foco das "mazelas" dessa administração, como se este blog fosse destinado somente à críticas à esse governo. Eu abomino TUDO o que essa administração tem feito em prejuizo da cidade e praticamente TODOS os dias eu escrevo algo sobre isso.
No entanto, eu acho que um espaço tão visitado como este,também tem o compromisso com questões tão sérias como a ambiental. E falar disso também implica falar na nossa cidade, onde as verbas que já foram destinadas há decadas, para a despoluição do Paraibuna, com certeza dariam para despoluir toda a Bacia! E NADA foi feito até agora!! Há muito tempo, parece-me que é cobrada uma taxa embutida na taxa da água para ese fim. Mas o rio continua poluido.N
Nós , brasileiros, sempre imaginamos que tragédias(tsunamis,desabamentos...) só acontece com os outros.E NADA fazemos enquanto a tragédia ambiental não nos atinge de forma direta.
Só para vc ter uma idéia, domingo eu caminhava pela Av.Brasil quando vi uma feirante jogar DOIS sacos de lixo dentro do rio! Fiquei tão indignado que além de chamar a a sua atenção em público, fui denunciá-la aos fiscais.
Pode ter certeza, Omar,que essa pessoa, possivelmente é a mesma que mais tarde reclama porque a sua casa foi inundada.
Temos que ter consciência que a natureza reclama e responde aos maus-tratos.

Anônimo disse...

Não vi o Panorama Revista, devido a revolta pelo comportamanto da Dona Cristina no programa dos transportes. MAs pelos comentários acho quie a moçla está começando a se redimir.
O que não faz um bom esporro.

NECO PEDREIRA disse...

É COMO DIZIA O FILÓSOFO ODORICO PARAGUASSU:

MEU AMIGO CUSTÓDIO DEVE ESTAR COM A ALMA LAVADA E ENXAGUADA NA CORRUPÇÃO.
E EM SE FAALNDO EM PESSOA CORRUPTDAMENTE COMPLETA, O CUSTÓDIO JÁ DEIXOU OS ENTRETANTOS E JÁ ESTÁ NOS FINALMENTE....

Anônimo disse...

Realmente o programa Panorama Entrevista fou muito bom e o novo modelo (será isto?) também: ao invés de uma só pessoa falar o programa colocou 4 com posições distintas sobre o assunto. Foi muito esclarecedor e permita-me o Carlos Borges discordar dele: se não fosse o Figeiroa entrar com uma ação popular o novo aterro sanitário já estaria lá na Zona Norte a muito tempo e nós provavelmente não teríamos tomado conhecimento ou talvez a Cristina Musse estivesse entrevistando um diretor da Queiros Galvão, o Custódio, a Sueli todos falando das "maravilhas" do novo aterro, naturalmente sem falar no que o professor disse: é ilegal porque a lei não permite aterro sanitário em águas de classe 1.

Anônimo disse...

AINDA BEM QUE A PANORAMA NÃO É DO GRUPO SOLAR. VALEU.

Anônimo disse...

Parabens Vereador Figueroa,Promotor Júlio, Prof.Jorge,TV Panorama.Foram bastante esclarecedores os pontos tratados,só não entendeu quem não quis ou não quer,o contrato qom a qv é absurdo e a dona sueli reis é uma tremenda cara de pau, chega a ter ares debochados, prendam esta coisa e sua corja.

Anônimo disse...

MAGNIFICA FALA PROMOTOR JÚLIO:JF TEM OUTROS PROBLEMAS DE RELEVANCIA E NÃO ENFRENTADOS. O TODINHO ESTÁ FOCADO SOMENTE NO $$$$LIXO$$$$.
E TAMBEM O HOMEM PÚBLICO BEM PREPARADO QUE JA GOVERNOU A CIDADE E SE ELEGEU EM CIMA DO FAMOSO PLANO DE GOVERNO , VALEU PROMOTOR, ESTOU COMEÇANDO A FICAR FÃ.JF É TÃO CARENTE DE LIDERANÇAS SÉRIAS E COMPROMISSADAS COM O POVO QUE QUANDO APARECE UM É PARA SER CRIADO UM FÃ CLUBE.VALEU!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

OMAR, BOM DIA!!!!
BEM, QUERO FALAR SOBRE ESSA GREVE NA PREFEITURA,O NOSSO PREFEITO DEIXA TUDO NAS MÃOS DO SENHOR VITOR VAI VERDE, PORQUÊ???
ACHO QUE EXISTE UM MISTERIO NISSO TUDO, E O SENHOR MANEL, CHEFE DE GABINETE, GANHA MUITO BEM, NÃO FAZ NADA, POR QUE SERÁ???
EU ESTOU CONCITANDO AOS FUNCIONARIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS A IREM NA SEXTA-FEIRA NO PALACIO DA SAÚDE FAZEREM UMA MANIFESTAÇÃO CONTRA OS ATOS DO GOVERNO CUSTODIO.
POR FAVOR ME AJUDE A COLOCAR ISSO NA BOCA DO POVO.
ASS. PAULO ALEIXO!!!

Anônimo disse...

A sueli reis,FALOU QUE OS PROBLEMAS DA CIDADE TÊM QUE SEREM VISTOS SEM PAIXÃO.suelão A SUA ERA JÁ FOI.
JUIZ DE FORA TEM UM NOVO MARCO:ANTES DO OMAR E DEPOIS DO OMAR.

Anônimo disse...

Mas afinal a Sra Suely Reis é secretária do governo municipal ou advogada da empresa Feroz Gavião?

Anônimo disse...

Legal pela participação neste Panorama Entrevista, A Dona Crsitina Musse, sai da penaumbra que se exilou, e já pode ficar de quarentena...
Vamos conferir os proximos passos...

Julio Sarchis disse...

Socorro, me acudam!
Li no jornal o Tempo que o Sr. Alberto Bejani vai disputar para a camara federal, ele e o Juvenil Alves.
Não sou contra a opção deles (nossa justiça palhacenta permite isso), sou contra aos idiotas e imbecis que irão votar neles.

Socorro!!!!!

Julio sarchis

Anônimo disse...

Omar,

Permita-me esclarecer minha colocação ao amigo anonimo que citou um comentário meu.

Caro anonimo, quando falo que achava estar o Sr. Figueroa envolvido com a prefeitura, foi pelo fato de saber que havia proposto a ação e pronto.
COmo vereador, sabedor das mazelas existentes no executivo e até no legislativo, esperava que ele fosse mais incisivo em suas colocações e o que vi é que ele esta disposto a manter sua bandeira, mas por outro lado com o discurso do conciliador. Melhor assim, pois pau que dá em neco dá em venâncio e ele deve ter alguma telha de vidro também. Entendi, ao ver o programa de ontem, que ele realmente esta preocupado com o aterro e não com a questão financeira, pois nem disso falou.
COm suas colocações, entendi em meu juizo de valor que ele não esta envolvido nos interesses particulares do Custódio, foi isso a que me referi.
Abraços,
Carlos Magno Borges

Anônimo disse...

Omar,

O presidente do Irã não vem mais ao Brasil.

Os motivos conforme editorial da Folha on-line, ao que parece, são divergências internas pré-eleição.

Bom, se não for isso, de alguma forma o clamor popular contra sua presença foi percebido.

Certo é que, sua visita traria importantes arcordos bi-laterais com o nosso Brasil.

Vejamnos o desenrolar dessa situação.

Carlos Magno Borges

Anônimo disse...

Omar,

Agora voltaram atrás e dizem que a viagem esta amntida.

Olha, parece "samba de doido".

Que ele, de fato, venha, pois segundo se noticia, virá com a maior delegação de empresários de que se tem notícia.

Para nossa política externa, é uma boa notícia.

Agora nosso cerimonial tem que ter muito jogo de cintura para não deixar o acirramento de posições, criar situações constrangedoras.

Carlos Magno Borges

Acorda JF... disse...

INAUGURAÇÃO DAS REFORMAS DO PALÁCIO DA SAÚDE.


Já que no dia 08 de Maio de 2009, haverá a inauguração das reformas do Palácio da Saúde com as autoridades.
Ao Povo do Monte Castelo, professores e servidores insatisfeitos, é o momento oportuno, vamos pegar nossas bandeiras de protestos e participar junto na Praça do Riachuelo desta inauguração.
Como cairá numa sexta feira o pessoal do DCE e os militantes do PT opositores a este desgoverno poderiam estar presentes neste ato formando assim uma bela manifestação. Acorda meu Povo e só assim que mostramos força e provocamos respeito à sociedade organizada do contrario estes se sentirão cada vez mais fortes.

Anônimo disse...

Parece que existe algo estranho no reino da dinamarca. Vejam o Que Dr. Omar disse na sua coluna do Jornal JFHOJE, de hoje, que o custo da obra de um Mergulhão é cinco vezes mais que um viaduto. Se existe uma crise financeira no Município, como dizem, porque então aplicar essa vultosa quantia e insistir na idéia de Construir o o Mergulhão da Rua Benjamim, se poderiam realizar mais obras com o dinheiro a ser gasto na citada obra. O Mergulhão da Rio Branco é um exemplo do disperdicio do dinheiro público. Poderiam ter feito na época dois viadutos, um interligando a Avenida e outro Ligando a Rua Mariano Procopio, não sendo necessario fechar uma Rua tão importante que iria desafogar a Av. dos Andradas. Hoje, o que vemos, são os pedestres ficarem em frente ao SENAI, esperando o trem passar, se fosse Viaduto, reduziríamos os sinais de pedestres,e além de que haveria não redução de altura de carga. E olha que teríamos de fazer uma galeria para escoamento dágua pluvial no Mergulhão de Benjamim.

Anônimo disse...

tivemos a oportunidade de assistir o sinismo de EVO MORALES (SUELY REIS) ontem assistindo a cristina mouse, ele (a) é muito sinica (o)

marcus paulo


sexta feira esta chegando, alguem sabe o horário da reinauguração do palacio da saúde ??????????

Anônimo disse...

Conselho não se dá.. diz um ditado popular. Já que o nosso glorioso Tupi, precisa de dindin. Porque o nosso municipio, atraves de uma parceria Publico Privada, não adquirem o terreno que querem alienar e não criam um Parque, com areas de jogos para a nossa juventude, area de teatro de arena, skates,e outras... e um bosque com muito verde. Creio que a natureza agradeceria e o povo também, em vez de se criar mais uma selva de pedra.

Anônimo disse...

Gostei de assistir o panorama entrevista deste 03 de maio. O assunto das entrevistas foi de todo o interesse do povo, principalmente os carentes, mais necessitados por programas sociais.
Pode-se constatar que a atual administração municipal não têm nenhum compromisso com o social, pois a secretária demonstrou que o prefeito esta muito preocupado com a questão do depósito de lixo de nossa cidade, tamanha preocupação que ele não quer dar valor aos funcionários do Demlurb, pois estes sim são os verdadeiros responsáveis pela limpeza de nossa cidade, e respondem por uma classe social menos favorecida que precisam de ações que melhorem suas vidas e de seus famíliares. Este é apenas um exemplo do descaso do prefeito tucano com o social, temos vários motivos para acreditar que ele gosta mesmo é de empresários e de dinheiro público, para previlegiar a classe burguesa que vive da miséria dos necessitados, pois quanto mais miserável é a pessoa mais se apega as promessas e mentiras das eleições. Em nosso país, em particular em nossa cidade os políticos usam dessa tática para se elegerem, alguns mais espertos e covardes fazem até certos "favores" dando certos tipos de "esmolas" com o dinheiro público como: hidrômetros, padrão de energia elétrica, caixão, saco de cimento, transporte para hospitais, promovem festas que não dão futuro para ninguém, ou seja são verdadeiros covardes, que como já disse vivem da miséria dos outros. Deveríamos criar uma Ong em nossa cidade para acabar com essas "esmolas" políticas, concientizando o povo, menos favorecido intelectualmente, que política não é para "quebrar galho" e sim para fazer leis com justiça social, dando a verdadeira alegria de viver paro o povo massacrado pelos políticos aproveitadores e seus empresários. Acho que só assim podemos mudar de fato os rumos na política local. Chega de omissão por parte da justiça eleitoral, que não serve para quase nada, temos que fazer o que é certo e não nos conformarmos com o que a justiça eleitoral achar melhor, pois todos nós sabemos que nossas leis são uma "sopa de letrinhas" que cada um interpreta do jeito que um bom advogado quer, a favor de seu cliente.
Não aguento mais ver tantos problemas relacinados aõs colarinhos branco e nenhuma solução. Isso têm que acabar. Ong já.

Anônimo disse...

CPI do lixo já....