quinta-feira, 23 de julho de 2009

O PAC na berlinda

Todos os dias há notícias sobre o destino do Programa de Aceleração do Crescimento, que o governo pretendeu transformar em peça básica de suas propostas de desenvolvimento. Os ministros e vários governadores não conseguem chegar a um entendimento quanto a projetos, prazos e prioridades.
O presidente Lula já demonstrou interesse em centralizar as decisões, por achar que as medidas governamentais devem ser aplicadas onde lhe parecer que é ali que estão as necessidades, numa visão global do País. Já os governadores, cada qual pensando no interesse de seu estado, querem impor determinadas regras de aplicação do Programa, que exatamente por esta razão só deslanchou parcialmente. E nesse particular os estados do Sudeste são mais exigentes.
O PAC podia estar num estágio muito mais adiantado não fossem as divergências estratégicas que as partes ainda não conseguiram superar. Com isso, o perigo de fracasso quanto aos resultados finais é perceptível, porque não se pode dizer que uma ou outra parte está com a razão, pois a têm tanto a presidência da República, que não quer se submeter à pressão das unidades mais fortes, como os governadores, dos quais não se pode negar reconhecimento, pois administram sob regras hostis, a começar pela injusta repartição do bolo tributário. Eis o perigo de o PAC acabar escorregando. Porque a corda, puxada nas duas pontas por forças que se equiparam, acaba arrebentada no meio.
Se o governo pretende continuar encarando tal desafio é coisa que ainda se ignora. Mas, a persistir o impasse, é possível que uma cota das responsabilidades no ajuste dos interesses fique com os partidos da coalizão. Estarão eles em condições de assumir tal encargo?

2 comentários:

Anônimo disse...

A TUCANADA ADORA FAZER FESTA COM O CHAPÉU DOS OUTROS, EM RAZÃO DISSO FICAM COLOCANDO OBSTACULOS EM TODAS AS OBRAS QUE O POVO PRECISA. HAJA VISTO QUE O HOSPITAL DA ZONA NORTE NÃO VAI SER NA ZONA NORTE(BENFICA,BARREIRA,TORREÕES ETC... PORQUE NÃO É LÁ QUE A EX MULHER DO ITAMAR TEM LOTES PARA DESAPROPIAR E LEVAR AQUELA BOLADA. ETA GENTE INTERESSEIRA. CUIDADO COM OS TUCANOS, MATOS NEVES DUQUE.

Leonardo Vieira disse...

Omar,

Não vai comentar sobre a entrevista do Aécio, ontem?
Estou anciosos para ver seus comentários, afinal, segundo Aécio a Zona da Mata está sendo preparada para crescer novamente. srssrsr...