sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os candidatos a deputado do PT e o risco de se inviabilizarem

A morte prematura do deputado Fernando Diniz, que sempre primou pela discrição, avesso à publicidade, trouxe, como não podia deixar de ser, algumas consequências para a política mineira. Eu enumeraria três. A primeira é que, sem ele, podem ocorrer dificuldades para o Estado no complexo campo da disputa de recursos no orçamento da União, setor em que ele já havia conquistado enorme experiência. E lidar com orçamento é coisa para gente treinada, não para principiantes.

A segunda repercussão, esta de interesse direto do PMDB, é que, presidindo o diretório regional do partido, Diniz já trabalhava nos primeiros passos da organização da candidatura do senador Hélio Costa ao governo de Minas, um processo longo, sempre complicado, e também dependente de articuladores de tato.

O terceiro desdobramento decorrente da morte de Fernando Diniz diz respeito à política de Juiz de Fora, porque a vaga a ser ocupada contempla o suplente Paulo Delgado. É o que pode alterar nosso quadro eleitoral do próximo ano, pois afeta os planos do PT, que, diga-se de passagem, é dono de importante bagagem eleitoral na cidade.


Mas, salvo acontecimentos que não podem ser objeto de previsão imediata, penso que, com a posse de Paulo Delgado como deputado federal, o que se dará nas próximas horas, a candidatura de Margarida Salomão, até agora tida como natural, fica praticamente inviabilizada. Além da divisão interna que ocorrerá entre as duas correntes, não existe a menor possibilidade de dois petistas de Juiz de Fora disputarem, com sucesso, uma cadeira para a Câmara de Deputados em 2010.

É certo que Margarida, pelo recall da candidatura à prefeitura de Juiz de Fora terá um votação maior e bem mais expressiva que Paulo Delgado. Não é aí que mora o problema. A dificuldade dela será com os diretórios do PT na Zona da Mata, região natural para que ambos busquem apoios. Com Paulo sendo deputado, as portas praticamente se fecham para Margarida. No mínimo, as dificuldades serão bem maiores que antes.


Outro grande problema, para os dois, é o número de votos para se eleger na Câmara dos Deputados pelo PT. Fala-se que serão necessários entre 80 mil e 100 mil votos. Tarefa dificílima para os candidatos petistas. Paulo Delgado, na última eleição, não teve essa votação e ficou na quarta suplência.

Por isso, entendo que só existe uma solução para os dois: uma dobradinha, Margarida para a Assembleia e Paulo Delgado para federal. Fortissima. Se não fizerem esse acordo, fica muito difícil para ambos. Onde conseguir, cada um, 100 mil votos para se elegerem?


O. P.

19 comentários:

Roberto disse...

Omar:
Apesar de não ter relação com a notícia, aí vai mais uma de Três Rios.

Fabricante de carrocerias vai empregar mais de mil em Três Rios

Rio - A empresa Neobus Carrocerias e Ônibus, terceira maior do setor no Brasil, se instalará em Três Rios, numa área de aproximadamente 50.000 m², dentro de seis meses, abrindo 900 novos postos de trabalho diretos e 350 indiretos no município. A Neobus, que detém 47% do mercado do Estado do Rio de Janeiro, com faturamento anual de R$ 400 milhões, representará a segunda maior fonte empregadora do município.

O local em que instalará já está sendo disponibilizado pela prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho. O prefeito Vinicius Farah foi quem deu a boa notícia aos habitantes de Três Rios. “É muito bom levar esta notícia ao cidadão trirriense; por isso, nós nos empenhamos muito em trazer a Neobus para nosso município”.
O Dia.

Anônimo disse...

Omar,

Você teve informação em primeira mão dos céus!!! Digo isso, pois no dia 18 posta a questão da Margaria e do Paulinho e dias depois o Paulinho, até então na suplência desencanta e vai para o congresso. Muda tudo tal situação. O questionamento feito àquela época deveria ser rediscutido agora. Certamente com essa nova situação, a realidade muda.
Carlos Magno

Anônimo disse...

Olha o Serrágio fazendo escola na ajuda a ABRIL!
Agora foi o Arruda (aquele que violou o painel do senado) que assinou com a ABRIL para entrega das revistas nas escolas do DF.

Fazendo vénia com o chapéu dos impostos…

“O governador do DF assinou um contrato, através da Secretaria de Educação do DF, de R$ 442 mil com a Editora Abril, sem licitação, para garantir a distribuiçãoda REVISTA VEJA NA SALA DE AULA, nas escolas públicas do DF.

Em troca, pela boa parceria comercial, a Revista VEJA publicou na edição desta semana, nas suas páginas amarelas, uma entrevista mais do que elogiosa ao governador. Isto é que é liberdade de imprensa e expressão? Ainda tem gente que assina acredita na revista… A grande mídia e o meu.

(*)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

fonte:http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=14820

Lelio

Anônimo disse...

UAI Omar!

Vc bebeu?

vc já escreveu sobre isso, e foi unânime que o Ex- Deputado Paulo Delgado não GANHA NEM ELEIÇÃO PARA SINDICO DE MOTEL.

TA FICANDO DOIDO!

fERNANDO,AQUELE QUE NÃO QUER EMPREGO...

Anônimo disse...

VAMOS FALARA DE ASSUNTO SÉRIO:

Prezados,

Enviando novamente, pois faltou a Pauta da 53 Reuniao do COPAM.

Ainda em tempo, venho convidar os interessados nas questoes ambientais, principalmente relativas a nossa cidade.

Reparem a cronologia das convocacoes e facam seus proprios julgamentos. Vao deliberar sobre um parecer, uma LI (ad referendum) e o recurso de uma LP em menos de uma semana (estamos no mes de julho). O assunto em pauta é o novo Aterro Sanitario de Juiz de Fora.



Uma reuniao hoje as 14:30 hs na AgendaJF (Av. dos Andradas, 542 / 8 andar). A reuniao do COPAM sera nesta segunda-feira em Uba no Horto Florestal as 14 horas.



O fato é que a Universidade Federal de Juiz de Fora nao considera esta forma de conduta adequada, visto que o assunto nao foi adequadamente discutido. Foram ignoradas duas Audiências Públicas e agora estao atropelando o processo democratico. No que me consta, nao foi contratado perido externo para avaliacao da vida util do Aterro Sanitario Salvaterra. Esta promessa foi feita por diversas autoridades na midia falada e escrita da cidade.



Apesar de existir um Plano Diretor de Limpeza Urbana de 1996 (primeira gestão do Prefeito Custodio) indicando a Fazenda Limeira (16 km do centro) estão licenciando uma area a 25 km do centro da cidade (aumentando cerca de 43 milhoes no contrato final). Ate a presente data, nao se sabe onde será o transbordo, importantíssimo na definição do custo de transporte do DEMLURB.



O Engenheiro Sebastiao Girardi, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF no Comdema esteve pessoalmente agora na Secretaria deste Conselho e nao conseguiu acesso ao parecer da Comissão sobre a vida útil do Aterro Salvaterra.



Somente as 11:04 horas de hoje foram enviadas as atas das reuniões para apreciacao. A reuniao inicia as 14:30 horas.



Estes documentos seguem em anexo.



É assim que Minas avança para frente: deixando a nossa pobre cidade e a Zona da Mata ...



Atenciosamente.



Prof. Dr. Cézar Henrique Barra Rocha

Representante da UFJF no COMDEMAJF





1

Anônimo disse...

----- Original Message -----

From: Juliana de Paula Carneiro Barletta

To: suelireis@pjf.mg.gov.br ; comdemajf@pjf.mg.gov.br ; secretaria@camarajf.mg.gov.br

Sent: Wednesday, July 22, 2009 10:45 AM

Subject: 53ª URC ZONA DA MATA



Prezados Senhores,



Segue em anexo o convite da 53ª Reunião Ordinária da Unidade Regional Colegiada Zona da Mata do Conselho Estadual de Política Ambiental - Copam.

Aguardamos confirmação de sua presença.



Atenciosamente



Juliana Barletta

SUPRAM/ZM

(32)3539-2700









Prezados Conselheiros:



Vimos por meio deste convocá-los para a 11ª Reunião Extraordinária do Plenário do Comdema, a se realizar no dia 24 de julho de 2009, sexta-feira, às 14:30horas, conforme dital abaixo.



As atas das reuniões anteriores serão enviadas impreterivelmente amanhã, 5ª feira,para apreciação.



Att.



Secretaria do Comdema

Adriana Policarpo

Tel: 3690-8339



ama.com.br

Anônimo disse...

Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente e o comprometimento com os Custos.



Edital SISMAD/COMDEMA Nº 134 /2009 – Convocação para a 11ª Reunião Extraordinária do Plenário do Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMDEMA.

O Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente no uso de suas atribuições convoca os (as) Conselheiros (as) titulares e/ou suplentes para a 11ª Reunião Extraordinária do Plenário do Comdema, a ser realizada no dia 24 de Julho de 2009 (sexta-feira) às 14:30h, na Avenida dos Andradas, 547 – 8º andar - salas 801/802 – Morro da Glória.

A reunião terá como :

01) Leitura, discussão e aprovação das Atas das reuniões anteriores;

02) Comunicações dos Conselheiros;

03) Apresentação conclusiva dos trabalhos realizados pela Comissão formada por membros do Comdema que avaliaram o esgotamento da vida útil do Aterro Sanitário de Salvaterra. Processo administrativo 04015/2009;

Juiz de Fora, 21 de julho de 2009. a) Sueli Reis – Secretária Executiva do Comdema.

-------- Original Message --------

Subject:


53ª URC ZONA DA MATA

Date:


Wed, 22 Jul 2009 13:11:04 -0300

From:


"COMDEMAJF"

To:


"Presidencia_IAB" , "Alexandre Tassi_sindicomercio" , "Aloisio Vasconcelos_ACEJF" , "Aloisio Vasconcelos_II" , Álvaro Filho_AMA JF , "Antonio Flavio_centro industrial" , "Antonio Flavio_centro industrial-II" , "Claudia Queiroz_Centro industrial" , "Daniel Rigoli_clube engenharia" , "Daniel Rigoli_II" , "Domingos Netto_sind rural" , "Eduardo Castro_I SENGE" , "Eduardo Castro_SENGE_II" , "Emanuel Mattos_II" , "Emanuel Mattos_SINDUSCON JF" , Erickson Aragão II , "Erickson_pio XII" , "Fernando Elioterio_associacao_bairros" , "Isadora Botti_sindimalhas" , Jorge Macedo_químicos , José Alair_Clube Eng , José Aristides , José AristidesIV , "Jose Lopes Esteves_IAB" , "Julio Cesar Reis_Quimicos" , "Julio Cesar Reis_QuimicosII" , Leonardo Alcántara , "Leonardo_ONG_Prea" , "Matheus Cremonese" , "Matheus Cremonese_I" , "Miguel_pioXII" , "Paulo Dimas_sintufejuf" , "Polliana Martins" , "Polliana Martins_sindimalhas_II" , "Raphael Bechara II" , "Raphael Bechara_Vianna" , "Ricardo Guerrero_Sindus" , Sebastião Girardi_II , Sebastião Girardi_sintufejuf , "Joana D'arc_Vianna Jr" , "Sergio Costa_sindicomerc" , "Silvio Fernandes_SENGE" , "Silvio Senge_mg" , "Sindicomerciojf" , "SINDIMALHAS" , "Sueli Gervasio_UNIJUF" , "Mauro Campelo_IAB" , "Eduardo Dutra_SAA" , "AGENDA JF" , "Anderson Almeida_DVISA" , "Cabo Gerson II" , "Cabo Gerson_florestal" , "Caetano Souza_SPDE" , "Cezar Barra Rocha_ufjf" , "Dioneia Evangelista_UFJF" , "Eduardo_IEF" , "Eduardo_IEF_II" , "Eduardo_IEF_III" , "Elisa Sirimarco_PGM" , "Gerson Santos Oliveira_Cemig" , "Henrique Pizzo_cesama" , "Henrique Pizzo_II" , "Ionivaldo Paula_CEMIG" , José Figueirôa_Câmara , "Leonardo Linhares_VISA" , "Leonardo Neves_SAS" , "Leonardo Oliva_PGM" , "Luciana Arioza_DEMLURB" , "Luciano Stehling_II" , "Luciano Stehling_SAA" , "Luiz Passaglia_I_SPDE" , "Luiz Passaglia_II_SPDE" , "Marcelo Amaral_cesamaI" , "Marcelo Lancioti_DEMLURB" , Marco Antônio_EMPAV , "Mauricio Feital_SPU" , Noraldino_Câmara , "Subten. Paulo Zanganelli" , Valeska Aragão_SAS , Vigilância Sanitária , Capitão Ferri_PMMG , "Cesar Cardao_DPU" , "Marcelo Amaral_cesamaII" agd.orca@ces

Anônimo disse...

Prezado Omar,

Sobre uma possível disputa entre Paulo Delgado e Margarida Salomão por uma vaga à Câmara Federal, no ano que vem, um petista insuspeito e sábio vem fazendo uma interessante reflexão, cuja síntese reproduzo abaixo.

A partir do momento em que assumir seu sexto mandato, Paulo Delgado será o deputado mais antigo da bancada petista, no Congresso Nacional. Sua experiência política e capacidade intelectual serão fundamentais ao PT, que vive um momento de transição inédito: em 2010, pela primeira vez, o partido disputará uma eleição nacional sem Lula.

Margarida Salomão, ao contrário, vai disputar sua primeira eleição proporcional. Embora não seja nova na política municipal, emergiu das urnas, em 2008, como esperança de renovação da vida pública em Juiz de Fora e de revitalização da própria esquerda, que jamais foi tão longe na disputa pela Prefeitura quanto foi com ela.

O que fazer então? Opor os dois, retomando a tradição autofágica do partido na cidade? Ou pensar uma fórmula na qual um possa fortalecer o outro, pavimento o caminho do partido à Prefeitura em 2012?

A resposta parece óbvia, não? Chegou o momento do PT em Juiz de Fora mostrar maturidade e imaginação. A história está sendo generosa com o nosso partido. É preciso reconhecer a dádiva numa aparente adversidade.

Roberto disse...

100.000 SE ANÃO HOUVER COLIGAÇÃO.
CASO HAJA OS PTISTAS TRABALHAM COM A HIPÓTESE DE 150 A 200.000 VOTOS.
AI SIM F.....

Anônimo disse...

Dr Omar, Sei que não tem nada a ver com o assunto em pauta, porém deixo aqui meu manifesto. e solicito divulgação.

Ontem reparando pela cidade, como as viaturas da Polícia sumiram das ruas misteriosamente, perguntei a um amigo que é policial e ele me confidenciou que estão em processo de racionamento de combustíveis, não só aqui como no estado todo, aí eu pergunto: Será que só o Aécio é que não sabe disto? Alguns dias atrás ele disse que o Estado vai muito bem. Como, se a violência tem aumentado dia-a-dia o crack esta correndo solto no Parque Halfeld nas barbas da Justiça e agora a Polícia não pode rondar nossas ruas por falta de combustível, que demagogia é esta? Já morreu um taxista, mais quantos terão que dar suas vidas? Sei que a imprensa não irá noticiar isto pois aqui em minas existe a lei da “mordaça”, mais por favor avisem ao Ministério Público que isto esta acontecendo.
Agora, imaginem só o investimento que Juiz de Fora está esperando pelo Estado se não tem dinheiro para comprar gasolina vai ter dinheiro para contruir, são só DEZ litros de combustível de dois em dois dias que cada viatura tem direito. Aqui na zona norte como um sargento nos sugeriu, estamos até pensando em contribuir para abastecer as viaturas da Polícia, não podemos ficar reféns dos bandidos

Anônimo disse...

O retorno do Dep. Paulo Roberto a Câmara Federal traz refrescagem para o monopólio político que se vinha construindo na Zona da Mata. Digo isso pois assisti recentemente em escritório de Diretório local a construção de bloco hegemonio junto a prefeituras da Zona da Mata e Vertentes. Costurando-se poderes públicos. Não trato do assunto aqui abertamente, pois haverá tempo próprio para isso.
Então o deputado Paulo Delgado faz contrapeso na balança política. Se tem algumas dificuldades para as proporcionais isso com o tempo se defini. Certo é que sua entrada no cenário político, fortalece a sucessão apoiada pelo presidente Lula para 2010.

jorge disse...

De novo desenterrar o Paulo Delgado! Não adianta! Não conseguimos sair dessa mediocridade conservadora!!Juiz de Fora não consegue mesmo renovar

Anônimo disse...

Dr Omar feliz aniversário, que Deus ilumine seus passos.

Camargo

Anônimo disse...

FELIZ ANIVERSÁRIO OMAR QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO TE ABENÇOE....

MARCUS PAULO

Anônimo disse...

Omar, boa noite! Confio muito em sua competência e sei que irá averiguar o que está realmente acontecendo em nossa cidade,com relação à gripe "suína" (a tal da gripe que, segundo, as pronunciações em rede nacional, falam que é igual uma gripe comum!!MENTIRA!!). Bom, o caso é seguinte: Hj estive na Sta Casa de Jf p/ levar meu pai(Ñ importa o motivo)e perguntei à enfermeira o motivo de funcionários, médicos, estarem usando máscaras... Sabe o que ela me disse??? Que a Sta casa está com vários pacientes com "suspeita"( e muitos casos já confirmados)de gripe suína!!!! Eles estão apavorados!!! O que que é isso Omar ? Kd a imprensa?
(Se quiser postar, por mim td bem,se não ótimo, mas lhe peço Omar: P.Favor, verique isso!! Confio em vc, pois isso é gravíssimo !
Ótimo Domingo!!

Anônimo disse...

Sr.Omar, respeito o seu direito de tirar ferias.mas, cnfesso que sinto muito quando nao temos o seu blog atualisado. fica um vasio tremendo em nossos dias, acostumados a suas atuações CORAJOSAS em defesa da Cidade e do nosso sofrido povo. Volte logo e volte com estilo!mostre-nos o que está se passando no submundo dos Politicos de Juiz de Fora.
Estamos Aguardando!!!

O ADIMIRADOR.

Anônimo disse...

Tribuna de Minas saiu na frente... gostaria que fosse o seu Jornal, (em relação à gripe suina X santa casa...)Sei que vc, Omar irá mandar investigar ... Abraços! (não poste PF)

Rafael disse...

Não é imaginação, nem mesmo interesse, que algumas dúvidas comecem a aparecer com relação as condutas adotadas pelo Sr. Omar Peres, referência política no estado de Minas Gerais. As dúvidas alimentam as certezas, e portando devem sempre ser esclarecidas para que a população tenha sempre acesso e certeza das práticas e procedimentos de homens públicos.

A pergunta que venho fazer cara "Excelência", é que se caso seja eleito deputado, homem público de caráter e defensor da igualdade do povo menos atendido, fará como fez na cidade de Leopoldina, na exposição agropecuária, dizendo na bilheteria que não iria pagar a entrada que todos os leopoldinenses tiveram que pagar, pois somente iria dar uma volta lá dentro.

Nos preocupamos com esta atitude, pois dela se pode imaginar diversas outras no futuro. Lembro que extamente todos os que pagaram, apenas queriam dar uma volta por lá.

Atenciosamente,

Rafael Cardoso

Anônimo disse...

Se o Deputado Paulo Delgado tivesse algum juízo, ele deveria continuar aposentado, pois depois de agraciado com 5 mandatos e mandado de volta pra casa pelos eleitores inclusive de JF.è o mesmo que acreditar em papai-noel que ele se reelegerá em 2010 mesmo que não se tivesse construindo uma candidatura natural coma da Margarida Salomão.