Quando Franco morreu, a Espanha vivia um momento complicado, com a monarquia e a democracia sendo restauradas . A politica parecia fazer o país viver uma nova guerra civil.
Por tantos décadas de ditadura franquista, a Espanha tinha se destacado de toda a Europa: era pobre e atrasada. Os espanhóis , precisavam reconstruir o país e, por isso, sentaram-se à mesa e, fizeram um pacto social de governabilidade, onde as diferenças politicas foram colocadas de lado, em prol do futuro da nação. Foi assinado, então, o "Pacto de Moncloa" , que conseguiu, em menos de 30 anos, fazer daquele país, uma bela Nação (certo que com a ajuda de todos os países da Europa).
Mas, sem o Pacto de Moncloa, a "Espanha não teria sido possível" . Teria continuado atrasada politicamente, pobre socialmente e, com certeza, não teria saído da posição de vigésima quinta economia do mundo, para disputar, hoje, com o Brasil (!), a posição de oitava maior economia do planeta !
Não estou supondo que poderíamos fazer um pacto dessa magnitude em Juiz de Fora. Estou dizendo que sociedades, em determinados momentos históricos, fazem pactos políticos e sociais que permitem a construção de uma nova sociedade e, porque não, de uma nova cidade.
O que estou sugerindo é que as principais lideranças sentem-se à mesa e, "reconstruam o futuro de Juiz de Fora", não mais permitindo que a cidade continue em seu processo de empobrecimento e, de decadência.
Um pacto com a participação de todos os segmentos da sociedade, estou certo, permitiria a "reinvenção da Manchester mineira", podendo se tornar, de fato "uma nova Juiz de Fora", com a construção , sim, de novo hospital, de asfaltamento de ruas etc. , mas muito mais do que esse pobre trivial , permitiria a construção de um futuro, onde um novo ciclo de desenvolvimento economico, atrelado à uma administração pública moderna, que desse transparência ao povo, dos impostos que paga, seriam os seus fundamentos.
Estou convicto que a construção de um pacto politico, com a realização de grandiosos projetos economicos, urbanísticos e culturais que reflitam a importância da cidade , faria de Juiz de Fora, uma das mais importantes metrópoles do Brasil, recebendo investimentos públicos e privados . A cidade se tornaria, novamente, uma referência nacional.
Utopia ? Pode ser. Mas não conheço ninguém que consiga materializar seus sonhos, sem sonhar...O ser humano realiza sonhando. Os que não sonham, dormem acordados...
Continua.
domingo, 21 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Caro Omar...
Meu amigo, espero que assim como foi com a Espanha, após a morte do Francisco Franco ou com os EUA, pós crise de 29, ou com a Rússia antes da revolução bolchevique ou até mesmo com a Alemanha após o Tratado de Versalhes, cujas situações EXTREMAS de declínio econômico e social, que levaram à ascenção de Hitler e do Comunismo, não seja necessário ocorrer uma situação tão catastrófica para que a sociedade tome noção da nescessidade de uma profunda mudança das estruturas que venham direcionar a conquista do desenvolvimento.
No caso de Jf, ainda dá tempo.
Boa Vontade e Homens-bons, nós temos. Mas como levar as propostas deste pacto para as massas?
Pois é a "massa" que, neste caso, concretiza.
Um grande abraço
Thiago Coelho
Caro Omar...
São excelentes as tuas propostas, mas se não houver uma participação popular, até mesmo para pressionar o comitê para realizar tais propostas, pode ser que o resultado não seja o esperado.
Na mão desses caras!?
rsrsrsrs
Um abraço
Thiago Coelho
Postar um comentário