quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É POSSIVEL SER TUCANO-PETISTA ?

Sim, é possível. É o caso de Juiz de Fora: para o governo de Minas, o juizforano votou e, deu a vitória à Antonio Anastasia. Para o Senado, venceu na cidade, o também tucano Aécio Neves. Já para Presidente, nos dois turnos, ganhou a petista Dilma Rousseff.

Como se explica isso? Como se mistura água e azeite ? A guerra ideológica entre os maiores partidos do Brasil não deveria também dividir o eleitorado , ou seja, cada um de um lado, defendendo seus programas e, suas ideologias ? Juiz de Fora e, Minas Gerais, elegendo Anastasia e Dilma, deram uma inequívoca demonstração que isso não existe mais no Brasil. Ao contrário, provaram que os partidos não possuem mais, a menor importância na hora do voto.

O povo, hoje, segue, tão somente suas grandes lideranças, como é o caso do ex governador Aécio Neves, em Minas e, do Presidente Lula, no Brasil. A prova da falência dos partidos políticos encotra-se nas "nomeações de Anastasia, por Aécio" e, de Dilma, por Lula, que aqui, ganhou nos dois turnos.

Uma importante observação: Anastasia (*) e Dilma, nunca disputaram uma eleição . Mesmo caso de Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte. Isso foi uma grande "revolução" na história da politica brasileira. Ou seja, os políticos profissionais perderam poder. Fernando Pimentel, Aécio e Lula, deram inicio ao fim da carreira politica, aproveitando para "matar" a importância dos partidos, Provaram que, depois das " nomeações"de Marcio Lacerda, Anastasia e Dilma , qualquer desconhecido pode disputar um cargo maioritário e, ganhar !

Assim, começou no Brasil, a era do "tucano-petismo " (sem nos esquecemos do PMDB,que também topa qualquer acordo). Em outras palavras, o feio é perder. Não podemos nos esquecer, também, do grande exemplo das principais lideranças politicas de Juiz de Fora, onde o PT, PMDB e PSDB se acertam em todas as eleições. Já apoiaram até mesmo o Bejani ! O que mais dizer sobre ideologia ? Que se danem as diferenças, que já se confundem e se encontram . No poder...

Certo que ambos, Anastasia e Dilma, são pessoas competentes e credenciadas para as funções públicas . Repito: públicas, pois como custódio, nunca trabalharam na iniciativa privada. Nunca pagaram uma duplicata, uma folha de salários. Nunca perderam o sono, nunca criaram nenhuma riqueza.

Não falo isso em tom pejorativo, nem como crítica. É uma constatação. Eu, pessoalmente, acho que todo mundo deveria ter alguma outra experiência na vida para se tornar politico, gestor do dinheiro público. Qualquer outra experiência fora do Estado. Isso o faria compreender melhor como é a "vida real", as dificuldades cotidianas das pessoas e, de quem tem responsabilidade social de criar riquezas.

O caso de Lula é emblemático. Porque o torneiro-mecânico Luis Ignacio da Silva se tornou o melhor Presidente, e o mais popular dentre todos da história do Brasil ? Porque ele, como operário e líder sindical, acumulou experiência nas mais profundas raízes dos problemas nacionais. Lula viveu e, sabe o que é a vida das camadas mais simples da população, ao conviver no chão da fábrica, com a realidade do povo que trabalha e paga seus impostos. Por isso, por sua experiência única, Lula fez o governo mais popular da história do Brasil.

Para ajudar a jogar uma pá de cal na fidelidade partidária e, principalmente, na importância dos partidos, Lula, a nível nacional , Aécio, o PSDB e o PT mineiros deram uma grande contribuição para atingir esse objetivo: aqui em nosso Estado, os tucanos , no primeiro turno deram "uma banana" para o Serra, divulgando o voto "dilmasia", com apoio de dezenas de prefeitos e grandes lideranças petistas, abandonando Hélio Costa, o candidato da coligação PMDB-PT.



Sem nos esquecermos o caso da prefeitura de Belo Horizonte, onde Márcio Lacerda, um total desconhecido , foi eleito por Fernando Pimentel, que por estratégia politica pessoal, fez acordo com Aécio Neves, acreditando que seria a forma de ser eleito governador. Deixou o PT de fora do processo, impondo sua vontade. Resultado: elegeu seu sucessor, mas entregou de bandeja a prefeitura para os tucanos. E pior, não foi sequer candidato ao governo. Consequência: "matou" o PT de Belo Horizonte, que administrou a cidade por mais de 20 anos ! Em outras palavras, Pimentel é um dos pais do tucano-petismo em Minas, ao contribuir de forma expressiva para a criação dessa "coligação ideológica".



Enfim, a politica brasileira, com a eleição de Anastasia e Dilma, prova que os prefeitos, governadores e Presidente da República, com suas inesgotáveis fontes de financiamento para campanhas, são, hoje, de fato , os "novos partidos" do Brasil . Com inesgotável poder de manipular orçamentos de bilhões de reais, impedem, qualquer outro nome, mesmo que possuam "estrutura partidária", de vencer quem está sentado na cadeira do executivo.



Só uma reforma politica, com voto distrital e, financiamento público das campanhas poderá oferecer ao brasileiro, eleições efetivamente autenticas, com legitimidade e, que representem os programas partidários. Fora isso, o que manda é a incoerência, e o poder do dinheiro. Dinheiro do Estado, lógico. Ou seja, o nosso dinheiro à disposição de quem tem poder. Independente de partidos. Esses, morreram.


* Anastasia disputou uma eleição , mas como vice.

12 comentários:

wagner disse...

Caro Omar vc analisou com muita propriedade esa questão ideólogica! Ela não existe mais. As pessoas estão,sim, escolhendo seus candidatos de forma pessoal e não, partidária. A prova disso é que Juiz de Fora, um reduto petista dificlmente consegue escolher umm candidato para prefeito! E,nas poucas vezes que escolheu pegou uma pernada!
Mas isso também se deve à questão de falta de liderança local.Como pensar nos nossos políticos locais do PT exercendo um cargo executivo(com todo os respeito), se vários deles apoiaram o Bejani quando foi candidato e ainda o defendiam como "um homem sério", como o Biel?. Outros foram piores, porque foram omissos quando podiam, como lideranças, fazer uma crítica ostensiva, denunciando todas as suas falcatruas. E nesse caos eu incluo o Flávio Cheker, Margarida Salomão e o próprio PT enquanto partido.
Isso gera uma enorme desconfiança da população que prefere escolher o velho e arcáico,mas que tem uma posição clara, do que escolher raposas com pele de cordeiro.
A minha esperança é que o Castelar possa sair para prefeito nas próximas eleições, pois ele tem conseguido se manter íntegro no meio de toda essa turma.Tomara que as pessoas consigam enxergar isso e não repitam a besteira que foi eleger Custódio

Anônimo disse...

Omar,hoje tudo é possível. O cara é evangélico,ubandista-kardecista- católico e se diz ateu.Torce para o Fla-Bota-nense-caino.
Tem cara que é russo-americano. existe Asiático afro. Tem homem que é homem e mulher que é mulher.Tem homem que é mulher e mulher que é homem.Hoje só Einstein está certo.Tudo é relativo.
Até a rela rela é relativa.Tem rela que é rela e rela que não é rela.
Tucano petista,Omar, é aquele que só luta pelos seus direitos individuais e familiares mas querem condenar o Tiririca quando diz que vai ajudar a familia.
Eles podem ,O Tirica não.
Qual politico de Juiz de Fora que lançou um amigo a um cargo politico?
Eles só lançam os filhos e quando não tem filhos eles concorrem até morrer e deixam um suplente tão incompetente que merece a pergunta: o Tiririca é que é analfabeto?
Pode -se até usar aquele slogan.
O petista vai cu tucano e ser cu tucado.

Pedro Henrique disse...

Omar,como vc bem disse,essa eleição so confirmou o que todo mundo ja sabe.Partido Politico no Brasil não diz nada.Não representa nada.Eu conheço petistas da epoca da sua criação,muitos deles inclusive ajudaram a implantar o PT em JF,que hoje não suportam conversar sobre o PT.O PT,que originalmente seria um partido moralizador,etico,transparente,com metas voltadas diretamente para as camadas mais pobres da população,hoje não passa de mais um partido politico entre tantos que existem.Eu lembro perfeitamente da campanha presidencial entre o Lula e o Collor.Ali realmente eram dois inimigos politicos se enfrentando.Nem o mais celebre mediador politico do mundo poderia prever uma aliança politica entre os dois.Isso era completamente impossivel.Inclusive por questões pessoais.Hoje são dois aliados politicos,com o Collor usando o nome do Lula em sua campanha ao governo de Alagoas.Outra aberração e a aliança do PT com Sarney.E o mesmo caso do Collor.O Lula representava tudo que era contrario ao governo Sarney.Hoje são bons amigos.Outro absurdo era o discurso do PT em relação ao sistema financeiro brasileiro,principalmente os ganhos absurdos que os bancos privados tinha na epoca no Brasil.Lembro perfeitamente do Lula falar que no seu governo,banqueiro nenhum iria explorar mais os brasileiros.Realmente mudou.Mudou para pior.Nunca os juros foram tão altos no Brasil,e nunca os bancos faturaram tanto como agora.Estava dando uma olhada nas empresas que contribuiram na campanha da Dilma.Todos os grandes bancos,empreteiras e grandes industrias colaboraram com doações em dinheiro.Tudo legal,dentro da lei.Mas doaram porque acreditam em um plano de governo do PT?Vamos ser realistas.Torço para que a Dilma faça um bom governo.Mas enquanto não houver uma grande reforma politica no Brasil,que possa regulamentar e punir politicos e partidos corruptos,vamos continuar vivendo esse circo de horrores que se tornou a vida publica no Brasil.

Anônimo disse...

Omar,meu caro,vc ainda não percebeu como caminha a política né!Pimentel é arrogante e só pensou nele ao apoiar Márcio Lacerda....Ou seja,tomou uma volta do Aécio que também só pensa nele(s).Funciona desse jeito,desviaram um bom dinheiro da cidade admnistrativa para fins pessoais no caso a eleição de Aécio,Itamar e Anastasia e expuseram Hélio costa á humilhação pública demonstrando a força do Aécio em Minas....Com dinheiro é mole...No segundo turno a popularidade de Lula foi quem expos Aécio como chacota ao demonstrar toda "força" dele em Minas e perder por 1,75 milhões de votos....

Anônimo disse...

não, não é possivel, não sou pt,mas acima de tudo e de todos sou anti psdb e deixar o nosferatu ganhar seria odiar o Brasil e o povo brasileiro e se MG continua na senzala dos tucanos não foi com meu voto .

Anônimo disse...

Olá pessoal,
Vamos fazer uma vaquinha para ajudar o Helio Costa, pagar seu deficit de campanha.
É só R$ 3.000.000,00!
Vamos ajudar!
Me engana que eu gosto!

Felipe Netto disse...

Os americanos acabaram de dar uma aula do que representa o povo perante ao poder.Resumindo,lá nos EUA,quem manda literalmente e o povo.O Barack Obama foi eleito como um símbolo de novos tempos para a nação americana.Uma nova era começa com o governo Barack Obama estampava as manchetes dos grandes jornais do mundo inteiro.Barack Obama era o mais novo queridinho da america.O tempo passou,as perspectivas do povo americano foram frustradas,o indíce de popularidade do Barack Obama e um dos mais baixos ja registrados,e saiu pela propia boca do presidente americano,tomamos uma surra nessas eleições.O povo manifestou atraves do voto que so simpatia,sorriso,ser amiguinho e fazer o povão rir não resolve a situação.O governo tem que funcionar,e bem.Eu fico imaginando uma reação semelhante no Brasil.Como manda a constituição,se no caso de uma eleição,os votos nulos e brancos forem iguais a 50% mais 1,uma nova eleição tem que ser convocada,com novos nomes.Que dizer,uma mudança real,e a expressão de insatisfação do povo seria soberana.Mas como dizem os apresentadores dos telejornais,isso e possivel,mas nos EUA.Fico na torcida que o governo da Dilma de mais dignidade e auto estima ao povo brasileiro.Que mortes absurdas nas portas de hospitais,por falta de medico,de remedio seja um mal do antigo governo.Esse mesmo,o do Lula.Ou estou exagerando ou inventando essas mortes?

Vilma Valim disse...

A Dilma não ganhou nada. Nem o Lula. Se fizermos uma análise profunda da eleição - nos 2 turnos - constataremos que o grande vencedor das eleições foi o PMDB. Sem ele, nem Lula ganharia a eleição.

Anônimo disse...

enquanto isso seu amigo guilherme horta reclama que você abandonou os amigos a própria sorte de gente que acreditou em voce e no seu projeto, o que no fundo nao deixa de ser verdade. reclamou tb que voce sequer deu uma ligação para aqueles que te foram fieis e trabalharam pra vc.

wilma portela disse...

Caro Omar ,tudo é possível quando se trata de defender seus próprios interesses como aconteceu com AÉCIO , ANASTASIA E ITAMAR, eles preocuparam em vencer as eleiçoes a todo custo e que custo não dando importância se ganhava Dilma ou Serra, eles estavam defendendo a ganância pelo poder.Mais um motivo você tem para abandonar a política de seu estado e dedicar a politica de sua cidade para defender este povo que necessita de uma pessoa como você para sairmos desta política de interesses próprios. Não chegou a hora de lutar pela prefeitura? Pense sério sobre isso e já comece a trabalhar desde agora. Leopoldina precisa de alguém que não dependa de um cargo para viver financeiramente e isso você pode fazer. Vamos, anime-se, vamos à luta por uma Leopoldina independente e diga que é possível ser Leopoldinense-leopoldinense.

Anônimo disse...

Omar,
seu grande amigo Hélio Costa é um ingrato. Teve 3 milhões e 500 mil votos dos mineiros, e depois da campanha foi incapaz de agradecer, de reconhecer a derrota e cumprimentar o adversário vitorioso. Elegância também vale nas derrotas. Agora, está rodando o chapéu para cobrir um rombo de 3 milhões de reais de sua campanha. Você, que garantiu a vitória do Hélio Costa, e rico do jeito que é, bem que podia dar sua contribuição.

Anônimo disse...

O Omar,

O POVO É FRACO E APRECIA O FEUDALISMO !

Por outro lado a Dilma, O Lula são de fato cachorinhos do PMDB.

O governo Dilma será do PMDB-DEM, que continuaram deixando obras abandonadas e estradas e hospitais executados pelo triplo de valores orçados no mercado.

O Brasil é um saco de batata podre, todos moram em favelas e dizem que a vida está melhorando.

FFGL