quinta-feira, 30 de abril de 2009

As praças estão vazias

Ideal seria que neste Primeiro de Maio a data fosse comemorada com festas e manifestações, nas quais os trabalhadores pudessem dizer o que estão pensando do País e do mundo em que vivem, mas, principalmente, quais suas expectativas. Bem ao contrário, o que se sente no ar é um silencioso temor pelos desdobramentos de uma crise financeira não criada no Brasil, muito menos pelos trabalhadores. Estes, não obstante, são os primeiros chamados a pagar o preço do caos. Bom que com tais preocupações, as classes mais sofridas estivessem mobilizadas, exceção apenas para com os servidores da prefeitura, vítimas de uma agressão a longo prazo: não terão reajuste neste ano. Mas, diferentemente, a data universal talvez se resuma a churrascos coletivos e aos pagodes, cujo mérito não vai além de alguns poucos minutos de relax. As festas são importantes, mas não deviam substituir nem anular o desejável debate sobre as questões momentosas. Ainda que todos mereçam o divertimento e a confraternização, é preciso que as diversas categorias do labor se empenhem mais na discussão dos temas que lhes dizem respeito e também as que afetam a população de modo geral.

Não é tranquilizador ver um dia tão significativo, consagrado em todo o mundo, passar sem acontecimentos marcantes, mas apenas tomando carona num feriadão.

Quando a gente se dedica ao estudo e à avaliação da crise da atualidade percebe que a discussão de soluções está restrita aos governos, banqueiros, ministros e financistas, mas sem espaço para o trabalhador. Sendo cidadão útil e receptáculo dos sacrifícios, ele devia estar na crista das grandes decisões do País e da cidade. Mas parece que a maioria dos sindicatos não se ocupa de avaliar a importância de seus filados na condução dos destinos da comunidade. Não reconhecem neles a grande força propulsora do desenvolvimento, embora seus dirigentes não se cansem de dizer isso nas campanhas para se perpetuarem nos cargos de diretoria, que rendem generosas mordomias.

Hoje, as praças e os auditórios deviam ser o centro de debates e propostas, e nisso incluem-se, além dos operários, os trabalhadores intelectuais, servidores públicos e profissionais liberais. O que essa gente obreira tem a dizer sobre o Brasil de hoje e o mundo de amanhã?










O.P.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CHEGUEI ! E FELIZ PELO PREFEITO TER AUTORIZADO O VITOR "VITORIA" VALVERDE CONCEDER O REAJUSTE QUE EU HAVIA SUGERIDO.

Em primeiro lugar, peço desculpas aos leitores e participantes por ter deixado o blog " fora do ar" 24 horas. Isso só aconteceu porque estava viajando, essa noite, de volta da Europa para o Brasil. Portanto, desculpas justificadas.

E não é que aterrizo já recebendo boas noticias! Custódio acata minha sugestão e vai dar reajuste de 6¨% para o funcionalismo !!! Quero, já de pronto, parabenizar o custódio por ter aceitado minha proposta de reposição salarial para os servidores. Mais uma vez, custódio, parabéns por sua humildade ao ordenar o sargento V-3 para por em prática o que eu disse ser factível. Fica tranquilo, prefeito: já disse e repito que a prefeitura tem fluxo de caixa para suportar esse reajuste.

Como dizem que a primeira coisa que o prefeito faz ao acordar é ler o meu blog, peço que o faça com mais atenção! Disse, algumas vezes, que ESTÁ PEGANDO MAL , a justificativa de que a "crise internacional não permite que administração neobejanista conceda reajuste esse ano para o servidor municipal" . Não faça isso, custódio. Tá pegando mal. Sabe porque? Das duas uma: ou você considera o funcionalismo uma classe totalmente despreparada , ou você não sabe o que de fato está acontecendo na economia mundial. Infelizmente, acho que você joga com a primeira e assume a segunda.

Já que você aceitou minha sugestão e vai reajustar o funcionalismo, permita-me mais uma sugestão: tira o sargento V-3 da negociação ! O Vitor nunca administrou nada na vida"! Nem com seu próprio peso ele conseguiu fazer acordo!

Era isso. Estou de volta e com saudade de JF.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O FIM DOS JORNAIS

Você já imaginou acordar e nao ir a banca mais próxima para comprar seu jornal preferido , pois ele nao é mais vendido ? E que você , ao abrir a porta , nao vai mais encontrar o exemplar de sua assinatura na soleira de sua porta? Pois, meus amigos, saiba que isso já está acontecendo em muitas cidades dos Estados Unidos e da Europa. Nesse artigo, mostrarei o que vai acontecer com a informaçao impressa , jornais, livros e revistas e, quais instrumentos vao substitui-los.

Já tenho a minha data para o "fim" dos principais jornais do mundo: TODOS "ACABAM" EM 2015, ou seja, DAQUI HÁ CINCO ANOS. Explico: a internet , sua velocidade e o impacto da tecnologia da informacao, mudaram por completo o hábito da leitura e como as novas geracoes se informam e recebem as noticias de nosso cotidiano.

Os jovens de até 30 anos "nao sabem "o que é um jornal impresso. Todos leem, sim, o GLobo, Folha e o JF, Tribuna etc., mas pela internet. Nao foram habituados a ler jornais impressos como foi a minha geraçao. Repito, os jovens desconhecem e nao reconhecem o jornal impresso como um produto de seu interesse. O computador "é o seu jornail". Com uma vantagem : sao gratuitos na internet!

Com o advento da Internet , temos assistido a um verdadeiro "terremoto" nas estruturas operacionais dos principais jornais americanos e europeus. O caso do The New York Times, é emblematico, pois trata-se do mais importante jornal americano , que assiste sua tiragem diminuir, em média, 5% todos os anos. Somente no primeito trismestre desse ano, a tiragem já caiu 15% e a receita publicitária 30% !

O NYT já vendeu sua sede para quitar dívidas e ainda continua devendo USD 400 milhoes. Seu prejuizo operacional em 2008 foi de USD 300 milhoes e, nenhum analista do setor consegue ver uma luz no final do túnel para essa conta que nao fecha (queda de tiragem e de receita publicitaria, contra manutencao dos custos). A triste e preocupante realidade da "dama cinzenta", como é conhecido o jornal, nao se difere da maioria dos grandes jornais americanso e europeus.

O homem mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, dono no Brasil da Claro e da Embratel , acaba de emprestar USD 250 milhoes ao New York Times. Se nao entrassem esses recursos, a situacao ficaria insustentável e o pior poderia acontecer. Slim cobrou de juros 14% ao ano. A taxa média para empréstimos nos Estados Unidos gira em torno de 4% ao ano... Tudo isso para sustentar uma empresa que possui 1400 jornalistas em suas redacoes e escritórios em mais de 27 paises cujo produto principal é jornal impresso.

Destino já previsto para centena de outros jornais impressos teve o LOS ANGELES TIMES E O CHICAGO TRIBUNE, dois dos maiores americanos: pediriam sua própria FALENCIA. Com essa metologia, conseguiram continuar com as portas abertas e, ficam, por um tempo determinado pela justica americana, sem a obrigacao de pagar seus credores. Mesmo assim ambos jornais continuam perdendo milhoes e quando acabar a protecao judicial ningué sabe o que vai acontecer.

Sam Zell, dono do Los Angeles Times e do Chicago Tribune é um dos maiores investidores do setor imobiliário no mundo, inclusive em Juiz de Fora, onde sua empresa é sócia de um shopping. A empresa jornalistica de Sam Zell é responsavel pelo maior calote da históira já deixado por uma empresa de comunicacao: Los Angeles Times e Chicago Tribune devem aos seus credores mais de USD 12 bilhoes!

Outro jornal americano, com mais de 150 anos de existência, o Rocky Mountain News , de Denver, com quatro premios Pulitzer também já nao existe mais. Nao imprime mais jornais e sua ediçao agora é eletrônica.

Para fechar o triste e caótico quadro do mercado: em 2007 os jornais americanos faturaram USD 50 bilhoes em publicidade. Em 2008, USD 39 bilhoes ! Queda de mais de 20% ! O Presidente da França, Nicolas Sarkozy já anunciou um pacote de USD 600 milhoes em subsidios para os jornais franceses.

Em Juiz de Fora, cidade com mais de 50o mil habitantes, nao se vende mais do que 10 mil exemplares de jornais por dia, incluindo os locais , e todos os demais diários nacionais (Globo, JB, Folha, Estadao, Estado de Minas etc.). Ou seja, pouco mais de 1% da populacao lê jornais em nossa cidade!!!

Sempre foi assim e sempre será assim em Juiz de fora e em Minas . Por diversos motivos. Primeiro deles é porque nao existe mercado publicitario expressivo e que sustente o custo operacional de um grande jornal, muito menos dois, ao contrário de outras cidades do interior do Paraná, Sao Paulo e Rio, onde a economia forte, é sustentada pela iniciativa privada; segundo, as empresas sao altamente dependente de verbas publicitárias dos governos municipais e do Estado, o que, na maioria das vezes tira a indendencia editorial do jornal (...) e, por fim, o principal, a falta de poder aquisitivo da populacao de Juiz de Fora e de Minas.

Se um cidadao que ganha salário mínimo (80% da populacao ativa da cidade e do Estado) quiser comprar um jornal diário, terá de gastar quase 10% de sua renda no consumo desse produto. Portanto, impossivel , para a grande maioria da populaçao a possibilidade de se informar por jornais. Em Juiz de fora, os cidadaos se informam pelo MG-TV, cujo share alcanca 80 % dos televisores ligados naquele horário. É de graça e cobre todos os assuntos com isençao e qualidade jornalistica.

Mas os jornais vao mesmo acabar? É possivel vivermos sem nos informarmos pelo instrumento de comunicaçao mais conhecido da humanidade? A resposta é: NAO, NÓS NAO PODEMOS VIVER SEM JORNAIS. MAS, SIM, NOS VAMOS VIVER SEM OS JORNAIS IMPRESSOS , QUE SEGUNDO MINHA PREVISAO, ACABAM EM CINCO ANOS .

Acabando as ediçoes impressas, que produto irá substitui-los, já que os jornais nao vao acabar? A resposta, já está no mercado: O JORNAL E O LIVRO ELETRONICO QUE JÁ ESTAO SENDO VENDIDOS ! Trata-se de um aparelho eletrônico, do tamanho de um livro normal e com a espessura de um lápis. Já existe vários modelos a venda no mercado. Sem nos esquecermos que hoje, podemos receber as principais noticias do mundo , on line, por meio de nossos celulares.

O mais vendido jornal/livro eletrônico é o "kindle". Custa cerca de USD 300 . Cabe em sua mala ou simplesmente você o carrega como um livro ou mesmo um jornal. Com o kindle, você acessa todos os jornais do mundo. E a coisa mais impressionante: você pode colocar mais de mil livros em sua memória !!! Em outras palavras, você, com seu kindle é uma verdadeira biblioteca ambulante.

O governo da Italia, anunciou esse mês , que já em 2012, portanto "amanha", nenhuma criança daquele país utilizará mais livros nas escolas. Todos alunos receberao, gratuitamente, um computador laptop, onde estarao arquivados todos os livros referentes ao seu ano letivo. Passando de ano, a criança recebe um novo disquete com todos os "livros". Ou seja, em dois anos, a Italia, e provavelmente toda a Europa, eliminará os livros impressos para os estudantes estudarem e aprenderem. De fato, imaginem uma aula de geografia, onde os alunos estudem o Brasil: todos ligam o computador, acessam o "googlemap", e vao aprender sobre nosso país, "passeando" pela capital Brasilia. E assim o livro de geografia nao servira sequer para decorar a bibilioteca da escola...

Para "carregar" sua biblioteca, o Google e a Amazon já vendem a maioria dos títulos,os "livros" mais vendidos no mundo. Fora a pirataria que existe na internet.

Por tudo isso, principalmente pela realidade imposta pela internet, OS JORNAIS DO FUTURO SERAO ELETRONICOS. As ediçoes impressas vao acabar. Mas aquele leitor que desejar ler o seu jornal impresso ainda vai poder faze-lo: terá em sua casa uma impressora pessoal que fará o jornal ser produzido como "antigamente" . Mas serao somente os nostálgicos e "velhos" como eu e o Wilson Cid que teremos essas máquinas antigas e ultrapassadas. Nossos filhos e netos estarao ligados diretamente na Internet.

Mas com o fim do impresso, de onde virá o faturamento dos jornais para bancar o jornal eletrônico? Virá, em primeiro lugar, da cobranca da assinatura eletrônica, que substituirá a assinatura do exemplar impresso, tese defendida por Rupert Murdoch, o maior empresário de comunicacao do mundo, dono do Wall Street Journal, dentre centenas de outros títulos ao redor do mundo. Em seguida, a publicidade, assim como acontece com os impressos, será a outra grande fonte de receitas para as empresas jornalisticas.


Por tudo isso, pelo fim do jornal impresso que se aproxima, vou comprar quatro exemplares do kindle, o jornal eletronico . Vou levar um para mim, um para o Roberto Goncalves, um para o Wilson Cid e outro para o Juracy Neves. Temos de comecar a nos conscientizar que estamos ficando velhos. Nao para ler jornais. Mas para faze-los.

domingo, 26 de abril de 2009

Misteriosa reforma

Estive lendo, para tentar saber a quantas anda nossa tão falada reforma política, que, se me perdoam a ironia, torna-se mais sumida na medida em que vira assunto das nossas lideranças políticas. Quando mais se fala, mais ela se esconde. Estou na Europa há 17 dias, mas ainda no Brasil preocupei-me em obter informações, nem sempre bem sucedido. Aqui, pesquiso, com os recursos eletrônicos disponíveis, mas as notícias continuam escassas, a não ser que vários dos projetos que compõem tal reforma tramitam pelas comissões do Congresso. Os trabalhos de comissões a gente nunca sabe exatamente em que pé se encontram, o que se torna um fator a mais para confundir um tema já por si só confuso.

A propósito da reforma, estamos hoje situados diante do seguinte dilema: ou discutimos item por item, e com isto vencemos resistências sobre questões isoladas, como financiamento público das campanhas, ou tratamos da reforma no seu todo, para se dar ao País uma estrutura político-partidária realmente nova e moderna, sem os velhos vícios que tantos sacrifícios nos trazem. Qualquer que seja o caminho adotado haverá dificuldades.

A abordagem conjunta, ainda que desejável, concorreria para trazer novos atrasos para uma tarefa que já se faz atrasadíssima. Tratada por partes, corremos o risco de perder o ideal do conjunto, como ainda agora se viu no caso na fidelidade partidária, com princípios definidos pelo Judiciário, não pelo Legislativo, a quem caberia tratar de questões dessa natureza. E os textos que tenho lido em pouco contribuem para dirimir dúvidas.

Percorro os sites dos partidos, e também não encontro orientação para refletir sobre o assunto. E aí reside uma estranheza ainda maior. Por que – pergunto – quais outras instituições, além deles, deviam estar mais familiarizadas com uma reforma que, em primeiro lugar, lhes diz respeito?

Diante dessas dúvidas, que certamente não são minhas apenas, mas de todos que desejam um Brasil com instituições mais sólidas, penso que tão auspiciosa reforma só acontecerá quando o povo, nas ruas, nas fábricas, nos escritórios, a exigir. Fora disso, nada feito.

sábado, 25 de abril de 2009

Missão impossível

Os deputados e senadores estão encurralados pela opinião pública, que, mergulhada na mais profunda perplexidade, vem cobrando deles o fim da corrupção deslavada e da irresponsabilidade na guarda dos interesses nacionais. O caso das passagens aéreas, por exemplo. Mordomia de um atrevimento desmedido, intolerável, até pelo fato de servirem não apenas aos parlamentares, mas também a parentes e apadrinhados.

Uma proposta reparadora vai ser votada em plenário, mas eu me pergunto como esperar que por iniciativa própria eles ponham fim a essa irregularidade? Se foi o Congresso que a criou, não haveria de ser por essa mesma via que o mal fosse corrigido. Isso só ocorreria se o povo fosse para as ruas, rompesse seu desencanto com os políticos e exigisse moralidade.

Não há como esperar êxito nessa tarefa, se confiada a deputados e senadores, até porque estamos tratando de corrupção política, que tem como primeiros agentes 33% dos membros do Congresso Nacional, segundo dados confirmados pelo Movimento Tiradentes, que vem lutando para que se retome o mínimo de dignidade e compostura nas atividades públicas.

A mais séria conclusão a que se chega, além de todas as razões para deplorar quadro tão sombrio, é que com esse percentual de comprometimento esgotam-se todas as possibilidades de se elaborar uma legislação apropriadamente rigorosa para julgar e condenar quem trair a confiança do eleitor. Como haveríamos de esperar do Congresso ações objetivas se elas vão de encontro aos interesses de uma terça parte das bancadas legislativas? Como convencê-la de votar contra seus próprios privilégios?

Se é no Congresso que as leis são elaboradas, mas se sabemos que é exatamente ali que se encontram os que mais reagirão a elas, vê-se que está criado o impasse. Restaria o caminho do Judiciário. Mas como?, se também ali vêm ocorrendo horrores. Estamos sem saída. Aliás, só uma saída: valorizar o voto nos nossos próximos representantes.

CUSTODIO ESTA MENTINDO II

Se o prefeito em exercicio se dirigiu pessoalmente (até que em fim) aos funcionarios publicos para apresentar os numeros do orcamento e, assim tentar mostrar que prefeitura nao tem recursos para reajustar os salarios dos servidores publicos, proponho, para que se abra um dialogo HONESTO e aberto, o seguinte:

O PREFEITO DE JUIZ DE FORA, DEPOIS DE HAVER APRESENTADO OS MOTIVOS QUE O LEVAM NAO CONCEDER REAJUSTE AOS FUNCIONARIOS DO MUNICIPIO, ESSES, COM O INTUITO DE ENCONTRAR UMA SAIDA PARA O IMPASSE QUE VAI PARALIZAR A CIDADE, APRESENTAM AO PREFEITO, PROPOSTA DE CORTES QUE TRARA COMO RESULTADO IMEDIATO A MELHORIA DAS CONTAS PUBLICAS, MESMO SABENDO QUE A PREFEITURA DE JUIZ DE FORA NAO VIVE GRAVES PROBLEMAS EM SEU FLUXO DE CAIXA.

PROPOSTAS DE CORTES DO ORCAMENTO QUE NAO AFETARAO EM ABSOLUTAMENTE NADA OS SERVICOS PUBLICOS:

1) EXONERACAO DE TODOS OS CABOS ELEITORAIS E ASPONES NOMEADOS PELO ATUAL PREFEITO: VALOR ECONOMIZADO : R$ 1,000.000.00 -mes

2) RECISAO DO CONTRATO ILEGAL FIRMADO POR BEJANE COM A QUEIROZ GALVAO ENDOSSADO POR CUSTODIO : VALOR ECONIMZADO : R$ 500,000.00 - mes


Com esses recursos, na ordem de R$ 1,500 milhao/mes sera possivel reajustar os salarios em , aproximadamente 7% ao mes .

Se o prefeito em exercicio topar conversar sobre esses cortes, tenho certeza que as negociacoes com os servidores publicos do municipio sera bem mais facil. Caso contrario, afirmo: O CUSTODIO CONTINUARA MENTINDO E NAO DARA REAJUSTE, POIS RECURSOS EXITEM. BASTA DETERMINACAO PARA MUDAR . BASTA HONESTIDADE.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

CUSTODIO E MARIA HELENA LEAL ESTAO MENTINDO

A prefeituira tem caixa. A prefeitura nao tem nem mesmo R$ 3o milhoes em dividas, todas renegociadas (calote). O Ze Eduardo deixou, somente com o acordo do Banco do Brasil, mais de R$ 20 milhoes no caixa. Se o prefeito demitir seus cabos eleitorais e nao gastar dinheiro comprando spray de pimenta, dentre outras fontes que pode economizar e, principalmente rescindir o contrato com a Queiroz Galvao, SOBRA DINHEIRO E CABE NO ORCAMENTO 7% de reajuste. Se o funcionalismo acreditar na mentira que estao dizendo ( atribuir o reajuste zero à crise internacional é PICARETAGEM), vao FICAR CHUPANDO DEDO.

Ir pessoalmente dizer aos funcionarios do Demlurb para mostrar os numeros da prefeitura e dizer que nao tem como propor nenhum percentual de reajuste para o funcionalismo é facil. Poderiamos dizer até mesmo louvavel se fosse verdade. Dai, dessa "honestidade" nasce uma proposta:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS, NAO É REFRESCO . É CUSTÓDIO

Eu tento. Juro que tento falar em coisas mais interessantes e menos chatas que o custódio e sua turma. Juro que tento, mas o prefeito em exercício tem paixão por tudo o que escrevo e por todas as verdades que tenho dito sobre seu "governo". Só pode ser, pois eu NUNCA VI TANTA IMBECILIDADE, ao mesmo tempo! O anúncio da compra de spray de pimenta para a guarda municipal passou do limite do razoável. Ou seja, custódio quer que eu não pare de falar sobre seu "governo".

Sério, tá mais divertido que a época do Bejani. Custódio e sua turma estão completamente perdidos e, por absoluta incompetência, fazendo a população, em menos de 100 dias a ficar com o sufixo, isto é, com ódio. Mas como o secretariado do custódio é a base do Bejani , o que deveríamos esperar? Vitor vitória Valverde nunca administrou nada na vida, a não ser espalhar boatos. Sueli Reis ,outra colaboradora importante de Bejani faz o que mesmo nesse governo? Defender a Queiroz Galvao...Por isso, tá ficando muito divertido pois sai Bejani e entra o governo neo-bejanista, e tudo fica a mesma coisa.

Gente, tá muito engraçado assistir esse jogo, que os vencedores são sempre os mesmos. Mas não adianta, eles trocam sempre os pés pelas mãos e quebram a cara . Bejani pelo menos se comunicava, a maneira dele, com seu eleitorado. Dava satisfação de suas trapalhadas. O custódio mensaleiro já tenta ser mais sofisticado, isso é, não fala com a cidade. Acha que isso é ser importante. Mas não passa de um provinciano atrasado. Reparem que até em solenidades e anúncios vulgares, cotidianos, custódio, imita Bejani levando a esposa Mary Mattos para os eventos administrativos, assim como fazia Bejani. Falar com o povo? Nunca. Vamos ver o que vai acontecer ...

Enfim, eu longe, escrevendo sobre o terremoto de Aquila, tenho de parar para falar sobre mais um ato absurdo desse prefeito irresponsável , pois enquanto falta tudo no HPS, gente morrendo pelos corredores por falta de assistência, médicos abandonando o hospital por absoluta falta de condicoes de trabalho, esse cidadão, eleito prefeito de uma cidade parada no tempo, e com graves problemas estruturais, anuncia que vai comprar PIMENTA SPRAY para a Guarda Municipal !!! Pode ? Meu Deus, quanta cretinice!!! Quanta falta de responsabilidade!

A cidade sem saúde pública (segundo Custódio tudo seria resolvido em 90 dias), milhares de postos de empregos sendo fechados (segundo custódio ele qualificaria mão de obra para conseguir trabalho),empresas fechando as portas (segundo custódio, sua parceria com o governo estadual, traria muitas grandes empresas para JF), e o sr. custodio antonio de mattos anuncia, em coletiva de imprensa, que a prefeitura tem recursos para comprar pimenta spray para reprimir manifestacoes populares(certamente contra ele e sua turma) !!!! É demais! Essa gente está sem rumo!!! Eles vão conseguir paralisar a cidade.

Sinceramente, corrupção anunciada a gente pode barrar e impedir. Mas burrice de prefeito , não tem como.

Pobre Juiz de fora.

VITOR "VITÓRIA" VALVERDE , É O NOVO COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL

Dessa vez, tenho de admitir, o custódio acertou na mosca: gente, tem alguém melhor e mais indicado para comandar a Guarda Municipal do que o Vitor "Vitória Valverde, o popular Sargento V-3 , como já é conhecido entre os soldados da corporação ? Tudo a ver !!!

Gente, imaginem a cara do "Sargento" Vitor "Vitória" Valverde passando em revista o pelotão de soldados no pátio ! Seria impagável vermos e registrarmos a cena! Vai, Sargento V-3, convida a imprensa para ver essa cena? Vai, faz isso! Já imaginou, você olhando com cara séria todos os soldados? Isso é primeira página de todos os jornais da cidade! Repito: cena impagável!

Parabéns, Vitor,por mais essa grandiosa missão em sua vida ! Tenho certeza que você é a pessoa mais indicada para segurar esse bastão de comando .

quarta-feira, 22 de abril de 2009

AQUILA : 28 SEGUNDOS DE TERROR

Fui ver, in loco , as consequências de um terremoto, com grau máximo de medicao na escala Richter. Acabo de chegar da cidade de Áquila, que fica a 100 km de Roma. Fui para escrever o que vi. Para relatar aos amigos do blog e para os leitores do JF Hoje o que significa, e como se comporta o ser humano, após um desastre natural do porte do terremoto que arrasou, e destruiu uma pequena, mas importante cidade italiana.

Voltei de lá, por incrível que possa parecer, revigorado, pois diante de tanta corrupção, drogas e guerras que o ser humano não consegue parar de fazer, consumir e praticar, destruindo a esperança, Áquila, e todos os italianos que vi, me emocionaram pela solidariedade e pelo respeito aos cidadãos que perderam tudo . Há muito tempo não sentia tanta energia positiva, repito, tanta solidariedade. Infelizmente diante de tanto sofrimento, perda e morte.

E dessa emoção, vou escrever dois artigos para o blog e para o JF Hoje. Tirei dezenas de fotos impressionantes, que também serão publicadas Entrevistei pessoas, entrei nos escombros, vi tudo o que podia ser visto. A destruição material em nada se difere de um bombardeio, de uma guerra travada pela natureza.

Cidade arrasada. Vidas esfaceladas. Mas vi também milhares de pessoas vindas de todo o país para ajudar e trabalhar duro na reconstrução do município de Áquila , e de toda uma regiao . Espero que você se emocione. Não com a destruição, mas exclusivamente por entender, como eu vi, que a esperança não morre. Vale a pena acreditar no ser humano.

CUSTODIO, COM VERGONHA, SUSPENDE A LICITACAO PARA ALUGUEL DE CAMINHOES


E agora custódio antonio de mattos? Não vai dizer nada? Onde estão a empáfia e a arrogância de achar que ia entregar o monopólio do lixo para a Queiroz Galvão? VITORIA DO POVO DE JUIZ DE FORA! VITORIA DA JUSTIÇA! VITÓRIA DA LEGALIDADE E DA HONESTIDADE. DERROTA DA CORRUPÇÃO E DA DESONESTIDADE.

Eu escrevi e reitero: A LICITAÇÃO PARA O ALUGUEL DE CAMINHOES PARA O DEMLURB ESTAVA EIVADA DE ILEGALIDADE cujas cláusulas, que negando a livre concorrência, demonstravam servir exclusivamente para serem modificadas a posteriori. Portanto, corrupção. Por isso custódio retirou-a do pregão. Parabéns ao Vereador Betão que entrou com a acao.

Estou no exterior e, por isso, infelizmente, somente hoje, por meio de uma pequena nota no JF Hoje, tomei conhecimento de que a prefeitura suspendeu o o pregão para o aluguel de 12 caminhoes para o Demlurb.

Soube que o custódio tá enlouquecido por essa DESMORALIZAÇÃO PÚBLICA . Ter de engolir o que disse, quando mostrava que essa licitação estava eivada de irregularidades, e que tinha como exclusivo objetivo beneficiar alguém para depois privatizar o Demlurb, realmente deve tá deixando o prefeito em exercício , com certeza, preocupado e digamos, meio fora do ar.

Depois dessa, custódio, depois de bejani, tomo a liberdade de lhe dar uma sugestão, como cidadão: trabalhe com honestidade.

terça-feira, 21 de abril de 2009

CUSTODIO VAI ME PROCESSAR

Ouvi dizer que custódio vai me processar. É tudo o que quero para dar publicidade nacional a tudo o que está acontecendo na prefeitura de Juiz de Fora, particularmente no que se refere aos contratos na área da coleta e tratamento do lixo municipal, assinados pelo ex prefeito Carlos Alberto Bejani e endossados pelo atual prefeito custodio antonio de matos.

Fora isso, assistiremos, certamente, ao embate de bons e maiores escritórios de advocacia do Brasil . De um lado estará meu advogado defendendo a liberdade de imprensa com as provas do que foi dito. Ou alguém acha que estou mentindo ou inventando tudo sobre o que a Queiroz Galvão vem sendo acusada por todo o país, e que o prefeito em exercício de Juiz de Fora endossa e estimula?

Estou totalmente preparado para esse embate, mais um em minha vida. Não será o último. Poderia estar fazendo outras coisas muito mais prazerosas do que fiscalizar atos de corruptos . Mas não desisto. Assim foi com Bejani, que depois de exaustiva exposicao, foi provado o que ele fazia. Com custódio e seu governo, será a mesma coisa. É só uma questao de tempo.

Por isso, vou mostrar nos tribunais as provas de tudo o que responsabilizo o sr. custódio antonio de mattos, dentre muitos caso concretos de corrupção passiva, como por exemplo, as condicoes contratuais da licitacao para aluguel de caminhães para o Demlurb, cuja remuneração é menor que os custos operacionais. Ou seja, um contrato ilegal e não factível do ponto de vista da mais simples e elementar operecao aritimetica para o empresário que ganhe a concorrência.

Custódio vai ter de provar, quais os motivos levariam uma empresa privada a trabalhar de graça para a prefeitura de Juiz de Fora. Além de muitas outras coisas que guardo a sete chaves e que meus advogados vão utilizar somente no momento adequado.

Acho que em todo esse embate só existirá um vencedor: a democracia. Por ela, estou lutando na trincheira da liberdade de imprensa. Existe uma outra: os Tribunais. Acredito na justiça de meu país. Estou pronto para mais essa batalha. Vamos a luta.

"CONDEMANDO" JUIZ DE FORA AOS ESCANDALOS - II

Estaria em curso a criação de um grupo especial de instituição do governo federal, somente para investigar os escândalos de corrupção que acontecem , quase que diariamente, em todo o país, relacionados a coleta e tratamento de lixo de cidades de médio e grande portes, todos quase sempre ligados a contratos engendrados e liderados pela construtora Queiroz Galvão.

A empreiteira está envolvida, e é réu em diversos processos de corrupção ativa e formação de quadrilha, sempre relacionados aos contratos de coleta de lixo e administração de aterros sanitários de prefeituras. O processo mais notório e, mais recente, condenou a Queiroz Galvão e o ex prefeito da cidade do Guarujá, SP, a devolverem R$ 25 milhões ao município . Motivo: SUPERFATURAMENTO de coleta de lixo !!!

Agora, mais recentemente, está sendo também atribuída a empreiteira, pasmem, a responsabilidade de mandante do assassinato de um ambientalista na cidade de Mogi das Cruzes, crime fartamente divulgado pela imprensa paulista.

Motivo: a vitima, MARIO PADIA, FOI ASSASSINADO COM MAIS DE 25 TIROS, POR SER CONTRA CONTRATO PARA COLETA DE LIXO, COM PRAZO DE 25 ANOS, A SER FIRMADO ENTRE A PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES E A CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO!!!

Em Juiz de Fora, a Queiroz Galvão tem vários representantes e defensores de mais um contrato ilegal da empreiteira: o mais notório é CARLOS ALBERTO BEJANI . Foi quem introduziu em Juiz de Fora a forma de corrupção da empreiteira tomar o mercado . A "metodologia legal " para induzir o prefeito corrupto, a contratar a empreiteira já é velha conhecida do Ministério Público e da Policia Federal: trata-se do inacreditável embuste jurídico denominado "caráter de urgência" , sempre utilizado pela empreiteira para dar "legalidade" para as prefeituras entregarem o monopólio do lixo a uma empresa privada, SEM CONCORRÊNCIA, SEM LICITAÇÃO .

Me lembro, como se fosse hoje, quando perguntei ao Bejani que "motivos levaram-no a entregar o aterro sanitário de Juiz de Fora , sem concorrência pública para a Queiroz Galvão. Resposta do ex prefeito: "tem muito urubu sobrevoando o aeroporto da serrinha, colocando em risco os vôos comerciais na cidade". Na verdade os urubus que sobrevoavam não queriam o lixao. Queriam era caviar e filé dos lucros que a operação de lixo proporciona.

Quem apresentou Bejani a Queiroz Galvão foi Joaquim da Silva Filho, procurador da FEAM de Minas e lobista da empreiteira. Deu certo, estao ganhando muito dinheiro. O custo de operação do aterro pulou, de R$ 70 mil, aproximadamente, na administração Tarciso Delgado, para R$ 600 mil na administracao Bejani, e que permanece na administracao de seu novo discípulo custódio mattos.

O segundo principal defensor da corrupção praticada pela Queiroz Galvão em Juiz de Fora é o atual prefeito CUSTODIO MATTOS. Porque custódio, se foi Bejani quem assinou o contrato com a Queiroz? Exatamente por esse motivo: CONIVÊNCIA COM A CORRUPÇÃO, pois sabedor da distribuição de dinheiro para corromper Bejani, e outros, e do contrato para construçao, sem concorrência do novo aterro sanitário, também DOADO no pacote de falcatruas de Bejani para a Queiroz, a OBRIGAÇÃO MÍNIMA do custódio seria rescindir todos os dois contratos, ou seja, o do aterro existente , e o outro que querem construir.

Não satisfeito, custódio mattos está sendo "obrigado" pela Queiroz, a privatizar a coleta de lixo, dando inicio a esse processo com a terceirizacao dos caminhoes do Demlurb, mais um escândalo INICIADO POR BEJANI COM OS CAMINHOES do ex superintendente de custódio na Amac, Josemar da Silva, e que o prefeito mensaleiro custódio mattos (recebeu dinheiro de Marcos Valério em sua conta corrente) dá prosseguimento aos atos DO MAIOR CORRUPTO DA HISTÓRIA DE JUIZ DE FORA QUE SE CHAMA CARLOS ALBERTO BEJANI.

Reitero: se custódio tivesse boas intencoes e não fosse comprometido com a corrupção do lixo, teria determinado a rescisão dos contratos com a Queiroz Galvão. Vejam a data que o prefeito marcou a reunião do Condema: véspera de feriado, quando não tem ninguém na cidade! Porque essa data? Se quisesse transparência no processo, o mínimo que custódio teria feito era marcar a reunião do orgao para a Câmara Municipal, em audiência pública. Mas ao contrário, custódio está aprimorando-os com a privatização ILEGAL do Demlurb.

Umas das principais responsáveis também por todo o processo de ilegalidade do novo contrato com a Queiroz Galvao é Sueli Reis, que, certamente será arrolada, como réu no processo criminal que vai ser instaurado por todas essas falcatruas. Nesse caso, Sueli não foi tão esperta como foi com Bejani, quando pediu para ser exonerada, POR UM DIA, para não ser envolvida em ato de corrupção da Secretaria de Saúde na segunda administracao Bejani. Para quem não se lembra, Sueli Reis também foi Secretaria de Carlos Alberto Bejani (meu Deus do céu, quanta picaretagem e cara de pau!).

TODOS OS CONTRATOS DE COLETA DE LIXO E IMPLANTAÇÃO DE NOVOS ATERROS SANITARIOS DA QUEIROZ GALVÃO E SUA SUBSIDIARIA VITAL ENGENHARIA FORAM CONQUISTADOS POR MEIO DA COMPRA DE PREFEITOS CORRUPTOS, TIPO CARLOS ALBERTO BEJANI E SEU MAIS NOVO DISCÍPULO, CUSTODIO ANTONIO DE MATTOS, DENTRE DEZENAS DE OUTROS, COMO DO EX PREFEITO GUARUJÁ, JÁ CONDENADO POR ROUBO DE DINHEIRO PUBLICO.

Estamos na beira de mais um escândalo nacional em Juiz de Fora.

Pobre Juiz de Fora

segunda-feira, 20 de abril de 2009

" CONDEMANDO" JUIZ DE FORA AOS ESCANDALOS

Interessante: a Sueli Reis , a mando de custódio, marcou reunião do Condema em pleno feriado. Porque será? Eu sei. É para que não dê muita repercussão a pauta : o contrato de mão beijada que o neo-bejanista Custódio está entregando, por 25 anos, para a Queiroz Galvão implantar um novo aterro sanitário em Juiz de Fora. São mais de R$ 500 milhões em jogo que a empreiteira quer levar sem concorrência .

Enquanto isso, os srs. Vereadores, principalmente o Figueiroa, não falam mais nada. Absoluto silêncio. Porque será? Eu não sei.

Sei, é da cara de pau do prefeito em exercício ao declarar que Juiz de Fora está perdendo investimentos . Uai, cadê a parceria com o Governo do Estado? Cadê, prefeito, o seu projeto de retomada de desenvolvimento e atracão de novas empresas para a cidade, tão propagados em sua campanha?

Não é "a cidade que é uma pérola", como disse, custódio, em discurso emocionado (meu Deus, que emoção !!!) . Pérola mesmo são os discursos que comprovam o embuste e a incompetência do mensaleiro custódio mattos.

Pobre Juiz de fora.

domingo, 19 de abril de 2009

Com a crise nas costas

Sem nos permitir uma previsão, o mais próximo do possível, sobre o seu fim, a crise internacional continua ganhando lugar privilegiado nas discussões entre os líderes do mundo, eles também - coitados! - sem saber quais os rumos a serem tomados. Talvez até saibam, mas para adotá-los é preciso, antes, condenar as bases da política financeira que domina o mundo, e diante disso eles são fracos. Aliás, não é preciso grande esforço para se perceber que é exatamente na força desses homens que eles são mais vulneráveis.

Neste quadrimestre em que vamos caminhando o que se tem assistido é exatamente isto: um conflitos de forças e fraquezas. E assim, o mundo navega, sem a gente saber exatamente o porto em que atracará.

Então, sem que possamos influir nessa realidade, melhor é cuidarmos do Brasil, pois é nos nossos costados que a crise pode acabar ardendo mais. A despeito de dificuldades esperadas com os ventos da economia internacional que vão continuar soprando nos próximos meses, e a impossibilidade de nós, brasileiros, solucioná-las, o quadro nacional mantém sinais de que será possível evitar o pior. Os juros caíram um pouco, há alguma estabilidade e as exportações poderão voltar a crescer. Nada de otimismo, até porque não haveria como justificá-lo, mas sobrevive, pelo menos, o sinal de que o pior pode ser evitado.

Tomara que consigamos vencer a crise com o custo do dinheiro mais baixo e a empregabilidade retomando boas perspectivas. A desejada prosperidade sempre foi condição aventada para que pudéssemos dar combate ao grave problema da injusta distribuição de tudo que o País nos dá e que permanece excessivamente concentrado. Ainda hoje, constrange saber que 60% da riqueza nacional concentram-se em pequena cota de setores privilegiados. Falo da prosperidade pessoal dos brasileiros, sem nos esquecermos que a melhor distribuição de renda vai além da comida mínima garantida, mas preocupa-se com outros valores e necessidades, e por isso requer aquelas mudanças radicais na política econômica internacional que nossos líderes não têm conseguido praticar. Pois, que alguma coisa os ilumine, para que o Brasil, à sombra das conquistas do mundo, possa prosperar.

O.P.

SUZAN BOYLE. VALE A PENA VER, VALE A PENA SE EMOCIONAR

Quem ainda nao viu, nao pode perder a apresentacao de uma desempregada escocesa em um programa de calouros na Inglaterra. O show é uma das maiores audiencias da Tv inglesa (Britains got talent). Uma linda história de vida. Nao percam. É só entrar no google com "Suzan Boyle". Voce vai se emocionar.

sábado, 18 de abril de 2009

JUSTICA SUSPENDE LICITACAO DO DEMLURB

Decisão "definitiva"só semana que vem. Mas já é visão judicial em defesa do patrimonio público. A justiça , com sua primeira decisão, comprova, pelos números apresentados pela própria prefeitura, que trata-se de uma operação que visa, de forma fraudulenta, a privatização do Demlurb, via terceirizacao da frota.

Nenhuma empresa séria, se interessaria pela prestação de um serviço, cuja tarifa máxima fica abaixo dos custos, como sugeriu, oficialmente, o prefeito custódio mattos. Por tanto, trata-se de preços fictícios que servem para dar inicio ao processo de privatização do Demlurb e, obviamente, para posterior reordenamento de preços.

Quanto a informação de que haveria 13 empresas interessadas em participar da licitação, deve-se, antes de qualificá-las como "empresas", ver quem são seus "donos" e, quem está por "debaixo dos panos".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PROPOSTA PARA O AUMENTO DOS SERVIDORES PUBLICOS: VEREADORES NAO TEREM MAIS SALARIO.

Aumento para servidores com subsídio dos vereadores

Que tal esta ideia? Todos os vereadores são profissionais de outros setores, têm atividades paralelas e não precisam do subsídio da Câmara para viver e sustentar suas famílias. E como todos estão ali por "amor à cidade e ao povo", tenho certeza que a maioria não se importaria de abrir mão de seus ganhos para ajudar os milhares de funcionários da prefeitura, que ganham R$ 450/mês.

Minha ideia seria a doação total dos salários e verbas indenizatórias dos vereadores neste ano e no próximo. Como cada um ganha, em média, R$ 25 mil por mês (com todos os benefícios), o custo total chega a, aproximadamente, R$ 500 mil por mês. Demitindo a maioria de assessores sem função na Câmara (parentes e amigos), acredito que o município poderia economizar cerca de R$ 1 milhão por mês, exatamente o que custaria o reajuste de 7% dos servidores municipais.

Isso acontecendo - abrir mão dos subsídios - os vereadores só teriam a ganhar. Primeiro, seriam exemplo para o Brasil, aparecendo em todas as primeiras páginas e manchete de todos os jornais de TVs do País. Iríamos, com certeza, ver o João do Joaninho, Pastor Carlos, Tico Tico etc. dando entrevista para o Jornal Nacional, para o Boris Casoy (que não vai poder mais dizer este" país é uma vergonha", pois os edis de Juiz de Fora deram exemplo). Já imaginaram o sucesso? Olhem a manchete e chamadas em todas os jornais e TV: vereadores de Juiz de Fora abrem mão de seus subsídios e mudam a história da política do Brasil! Já imaginaram?!

No segundo ano da legislatura, os vereadores, pelo amor que dedicam à cidade, continuariam a abrir mão do ganho, só que dessa vez os recursos seriam direcionados exclusivamente para a construção do hospital da Zona Norte, já que o prefeito não vai cumprir sua promessa de campanha. Mais uma vez, sucesso absoluto dos vereadores que seriam, novamente, primeira página e manchete de todos os jornais do País. Imaginem as manchetes Brasil afora: Prefeito não cumpre promessa, mas vereadores de Juiz de Fora constroem, com seus salários, hospital para a cidade!

Por fim, como podemos atestar, de fato, a grande maioria não precisa mesmo de salário de vereador, pois possui outras atividades e recebe também por essas fontes. Alguns exemplos:



1) Isauro Calais - Defensor Público recebe do Estado excelente salário

2) Bruno Siqueira - Engenheiro

3) Flávio Cheker - Professor - recebe do município

4) João do Joaninho - empresário muito rico

5) Júlio Gasparette - empresário muito rico

6) Pastor Carlos - sua igreja lhe dá um bom salário

7) Rodrigo Mattos - esse é um problema. Não faz nada. Mas o pai sustenta

8) Ana Rossignolli ???

9) José Emanuel - muito bem sucedido, certamente não precisa dos R$ 25 mil da Câmara

10) Dr. Luís Carlos - Médico

11) Figueiroa - muito bem sucedido, também não precisa dos R$ 25 mil da Câmara

12) Noraldino - empresário, muito bem sucedido, não precisa dos R$ 25 mil da Câmara


Enfim, meus amigos, está lançada a ideia. Tenho certeza que os vereadores vão analisá-la com carinho. O general Mourão quis mudar a história do Brasil saindo com a tropa de Juiz de Fora. Quem sabe nossos vereadores não fazem uma revolução de verdade, doando seus subsídios? Seria a "revolução do Tico Tico": estou ajudando, estou ajudando, estou ajudando!!!

Pobre Brasil!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CUSTODIO HUMILHA SERVIDORES E ANUNCIA ZERO DE REAJUSTE SALARIAL!!

Alegando que a "crise" economica se instalou no município, o prefeito custódio mattos não teve, sequer coragem para anunciar que não dará reajuste aos já defasados salários dos servidores municipais. Mandou o secretário vitor vitoria valverde fazer uma declaração lacônica e covarde, achando que um discurso de quem só administrou campanhas eleitorais do Sebastião Helvécio pode valer para milhares de trabalhadores. Estão brincando com fogo...

Mas o custódio não era o prefeito que ia prestigiar o funcionalismo, não só com aumento real dos salários, mas sobretudo respeitando a classe? Onde ficaram esses compromissos? Quem deve perguntar são os próprios servidores que ,certamente, vão tomar as providencias em defesa de seus legítimos direitos.

Mas não adianta somente discursos . Nesse momento, o que vale, de verdade, é a analise das contas da prefeitura, que ao contrário do que propaga o prefeito, vao muito bem. O perfil do endividamento do município é bem razoável e não é motivo de preocupação. Portanto o que custódio e sua secretária de fazenda estão fazendo é"terrorismo", já que não vi, até o momento ninguém debater, á nível academico, a real situação financeira do município. Eles escondem tudo e como ninguém pergunta...

A prefeitura nada diz, nao se pronuncia e , salvo esse blog, ninguém debate, ninguém discute e muito menos CONTESTA a Secretrária Maria Helena Leal e seu chefete custódio. A secretaria da fazenda só fala o que o custódio quer. Em outras palavras, omite a verdade e nao fala com a imprensa. Aliás, tá nos devendo alguns números, como de hábito.

Exemplo da cara de pau dessa gente: custódio diz que a prefeitura deve ao INSS e, que por isso , não obtem a CND e, consequentemente não consegue fazer novas operações de crédito. Mentira! A legislaçao proibe qualquer prefeitura, sem CND , a obter crédito e financiamento junto a instituicoes oficiais; já operações com o mercado financeiro privado, zero problema.

Nem assim a prefeitura de Juiz de Fora deixou de operar com instituicoes estatais. Exemplo? O Banco do Brasil nao fez a operacao de compra das contas da prefeitura? Sem CND !!! Portanto Custódio MENTE quando coloca o probema do CND. Novavemente: CUSTÓDIO MENTE !!!

Provo, assim, que custódio e Maria Helena omitem a verdade. Fora a mentira, é necessário dizer que A PREFEITURA ESTÁ COM R$ 40 MILHOES NO CAIXA ! Pior do que a mentira é o valor que a prefeitura deve ao INSS: R$ 3,0 milhões (!!!) , que podem ser parcelados em até 60 meses!!! Isso é "troco" para uma prefeitura do porte da nossa, que arrecadou, no primeiro trimestre, cerca de R$ 150 milhões .

Por isso, vou repetir o que já disse aqui outras vezes: custódio está mentindo quando anuncia que não consegue crédito para comprar os caminhoes do Demlurb porque não tem CND. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Custódio quer privatizar o Demlurb. Quer entregá-lo para a Queiroz Galvão.

Eleito, custódio e sua turma não estão preocupados com mais nada, até porque, salvo o Castelar e o Betao , não existe oposição na Câmara. Voces já notaram que até o Vereador Figueiroa, um dos grandes combatentes do contrato da prefeitura com a Queiroz Galvão já parou de falar no assunto e abandonou o problema ? Dizem que o vitor vitória valverde andou mandando uns recados para ele. Não se sabe o teor, mas que o Figueiroa nunca mais falou do assunto, e nunca mais mencionou o nome da Queiroz Galvão , isso é verdade.

Portanto, devem, os funcionários da prefeitura, estudar as contas públicas do município para reivindicar um reajuste salarial justo e factível. Pelas minhas contas, a prefeitura pode, sem impactar o seu fluxo de caixa, conceder um reajuste para os servidores municipais na ordem de 7% (SETE POR CENTO).

Émuito simples para a prefeitura obter e disponibilizar os recursos para esse reajuste, e nem precisaria muito exercício do ponto de vista orçamentário: basta custódio exonerar todos os cabides de empregos (gente sem nenhuma função) que ele nomeou em decorrencia dos acordos políticos que fez; não alugar os caminhoes do Demlurb; recisao do contrato da Queiroz Galvão; devolução de dezenas de imóveis alugados de amigos de prefeitos e, por fim, administrar com mais rigor as despesas, que GARANTO: vai sobrar dinheiro, não só para reajustar em 7% o funcionalismo municipal, como fazer novos investimentos.

custódio não vai fazer nada disso. Ele, esse ano, só quer fazer caixa e deixar os investimentos para o ano que vem, quando seu filhote será lançado candidato a Deputado. Até lá, o funcionalismo vai sofrer, para em 2010, o prefeito conceder "grande" reajuste. Nesse momento, o mesmo funcionalismo já terá esquecido desse ano e, o mensaleiro se tornará, novamente, "um grande administrador" Em outras palavras, custódio não abre mão, em hipótese alguma, de fazer caixa esse ano, para investir ano que vem. Anotem e depois me cobrem.

Conceder 7% de reajuste para uma prefeitura como a nossa, não é muito. Não chega nem mesmo a 2% de um orçamento de quase R$ 1,0 bilhao (com repasses federais) ! Cabe, por isso, uma decisão soberana dos funcionários sobre que decisao tomar e como reivincidar. Por outro lado, vamos ver até onde vai a covardia e a arrogância de custódio mattos . Só quem nao pode pagar a conta é a populacao que precisa dos servicos públicos.

BOMBA, BOMBA : MEDICOS TERIAM ABANDONADO O HPS

Mais uma corajosa fonte da prefeitura informa: médicos responsáveis pela neurocirurgia teriam abandonado o setor no HPS. Motivo: ABSOLUTA FALTA DE ESTRUTURA, além de baixos salários. Falta tudo no hospital e , até agora, a única coisa que o prefeito em exercício declara é que vai resolver tudo. Pobre Juiz de Fora.

PS: vamos observar se é a empresa Despoluir que irá fazer o transporte da carga de medicamentos estragados que Vitor vitória mandou para o lixo , e se a Acelor Mittal vai incenerar em seu forno. Até aí tudo bem. Só queremos saber se o Ministério Público, o Ministério da Saúde e o POVO QUE PAGA A CONTA DA ROUBALHEIRA E DA INCOMPETÊNCIA DESSA PREFEITURA SERÃO INFORMADOS DE MAIS ESSE CRIME !!!

DENUNCIA : VITOR "VITORIA" VALVERDE MANDA PARA O LIXO 15 TONELADAS DE REMÉDIO

Informantes da prefeitura (dessa vez anonimo) infomam que Vitor "Vitoria" Valverde teria dado ordens para a inceneracao de 15 toneladas de medicamentos . O material estaria no galpao de um amigo. A conferir.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Prisão de Bejani, eleição de Custódio, PT e Margarida - final

Esse comportamento de não expor, não protestar e não denunciar ainda haverá de ser estudado por sociólogos (paulistas). Essa coisa de achar que o bacana e o inteligente é ser dissimulado e não se expor, vale também para todos os matizes ideológicos e grupos políticos da cidade. Vejamos o caso do PT nas últimas eleições. Teve a prefeitura nas mãos! Mas usou e abusou dessa estratégia de não entrar em conflito com ninguém. Segundo a tática estabelecida pelos marketeiros da campanha petista, comandados por Márcio Guerra, "isso era o que o povo queria". O eleitor não queria agressão. Mineiro não gosta de agressão, e por aí vai.

Com dez minutos diários de TV, Margarida ficou batendo papo sem "bater" em ninguém, sem mostrar as contradições de seus principais oponentes, perdendo a chance de conscientizar a população em relação aos problemas que a cidade vivia; problemas que eram consequência direta das administrações daqueles que se apresentavam novamente como candidatos. Mas não, o "marketing correto" era "não agredir", mas permitir e deixar os tucanos espalharem entre todos eleitores as maiores calúnias e difamações contra Margarida (e contra mim). Resultado do PT light: perdeu as eleições.

Segundo alguns queridos amigos, os estrategistas do PT deixaram esse papel , o de "bater", para mim. Erraram, pois eu não bati em ninguém. Só mostrei contradições das principais liderancas políticas que mandam na cidade há mais de quarenta anos. Mas por que então não tive uma performance maior? Muito simples: tempo de TV. Só isso. E por esse motivo ( tempo de TV) Custódio fez todo tipo de acordo possível. Deu resultado. Teve 11 minutos de rádio e TV.

Sem nem mesmo dois minutos de TV, contra mais de dez de Custódio, Margarida e Tarcísio, que lhes davam individualmente 50 "pílulas" diárias, contra cinco para mim, ainda consegui obter, mesmo assim, quase 7 % dos votos válidos da cidade. Resultado espetacular para quem, sozinho, teve de enfrentar até mesmo a falta de caráter de José Fernando de Oliveira, dito presidente do PV em Minas. Coloquei-me contra o conservadorismo local. Faria tudo novamente, sem mudar absolutamente nada. Enfrentaria, com o mesmo discurso, essa oligarquia da cidade, há 40 anos no poder.

A estratégia do PT de "somos diferentes", sem "agressão", somos light, temos proposta e, por isso vamos ganhar a eleição, foi, a meu ver, o único motivo para a vitória do Custódio, comandada por Vitor Valverde, que sabe como ninguém espalhar boatos. Às favas com a ética, já dizia Passarinho. O feio para essa gente é perder.
Passados cem dias de administração Custódio, a que estamos assistindo? Ao mesmo filme, o mesmo conservadorismo político. Assim como o "silêncio dos mortos" representado pelo Partido dos Trabalhadores e por Margarida Salomão, sua maior liderança. Talvez estejam acreditando que o silêncio, novamente, seja a melhor estratégia para sua campanha de deputada... A conferir. Mas não se esqueçam que o resultado dessa estratégia mineira do silêncio resultou na maior derrota da história do PT de Juiz de Fora, sabido que jamais o partido havia alcançado performance equivalente em nenhuma eleição para prefeito. Dessa vez o PT conseguiu, em seus 25 anos de existência, participar do segundo turno de um pleito majoritário da cidade.

Juiz de Fora precisa se reciclar. Precisa se expor. Precisa ter voz. Serve ao próprio PT o exemplo do vereador Castelar, que não está esperando por reuniões de seu partido para denunciar a privatização do Demlurb. Cabe a nós, da oposição, fazer oposição. A hora é agora. Perdemos. Somos oposição. Se o PT não se posicionar, vai ficar onde sempre esteve: fora do poder.
Basta de mineirice. Viva a mineiridade. Viva a liberdade.

O.P.

terça-feira, 14 de abril de 2009

E SE O PREFEITO FOSSE EU ?

É muito fácil criticar e nao apresentar solucoes para os graves e estruturais problemas de Juiz de Fora. Mais fácil ainda criticar custódio mattos, um prefeito mediocre , consevador, sem idéias e que representando o continuismo do neo-bejanismo, leverá nossa cidade a lugar nenhum. Salvo transferir monopolios do municipio para a iniciativa privada, mentindo para a populacao que o elegeu , traindo seus compromissos de campanha. Caso, por exemplo, da escandalosa licitacao para aluguel dos caminhoes do Demlurb. Escandalo que se a justica nao abortar, teremos comprovado, o primeira ato de corrupcao desse "governo".

Vou repetir o que já escrevi aqui: ESSA LICITACAO É UM ASSALT AOS COFRES PUBLICOS. TRATA-SE DE CORRUPCAO, IGUAL AO CASO DAS DRAGAS DE BEJANI ! Podem anotar: se essa licitacao nao for interrompida pela justica, em seis meses o vencedor vai pedir reajuste dos alugueis, porque da mesma forma que PROVEI que as dragas alugadas por Bejani eram um centro de roubo, esses caminhoes, se alugados, SERAO O CENTRO DE ROUBO DA ADMINISTRACAO CUSTODIO MATTOS.

Ou me provem, como a empresa vencedora poderá trabalhar, com prejuizo de R$ 3 milhoes durante os cinco anos do contrato! E o mais impressionante: os números foram apresentados e confirmados pela própria prefeitura! É muita coragem anunciar que vai haver CORRUPCAO ! E ninguém vai fazer nada? Essa licitaçao é uma VERGONHA PARA JUIZ DE FORA ! Senhores Vereadores, estamos esperando por pronunciamentos !

Mas voltando ao título, dado que criticar geralmente é fácil, o que eu proporia e faria, nos primeiros 100 dias de administracao se tivesse sido eu, eleito prefeito de Juiz de Fora? Teria tomado as seguintes medidas e executado os seguintes projetos:

1) Teria somente seis secretarias. Nao precisa de mais nenhuma: Fazenda; Saúde, Educacao, Desenvolvimento, Administracao e Meio Ambiente . Todos os secretarios seriam tecnicos, e as demais áreas da administracao teriam o status de Departamento, entregues a funcionários de carreira concursados. Eliminaria assim, aproximadamente, mais de mil cargos de confianca (cabides de empregos) desnecessários , economizando, no mínimo, R$ 2,0 milhoes/mês. O que custódio fez foi criar secretarias para acomodar a dezena de partidos que o apoiou. Nada mais do que novos cabides de empregos;

2) determinaria a devolucao das dezenas de imóveis alugados pela prefeitura, economizando milhoes de Reais para os cofres municipais. Todos, literalmente todos os funcionários e servidores da administracao direta dariam expediente e seriam lotados no prédio da prefeitura;

3) no primeiro dia de governo, faria licitacao para transformar a Policlinica de Benfica no Hospital da Zona Norte, sem precisar gastar dinheiro comprando terrenos caros (de amigos - em breve vamos saber...) para a construcao de um novo hospital que nao se sabe, sequer, onde será construido. Repito: basta transformar a Policlinica em hospital que em seis meses teriamos pronto e funcionando o tao prometido Hospital da Zona Norte. Custo: R$ 15 milhoes. Fonte de recursos: caixa da prefeitura, com reducao de despesas, principalmente de pessoal. Ou seja, nao nomeando cabos eleitorais como fez custódio;

4) Iniciaria, no primeiro dia de governo, trabalhos para o retorno do "Xangai", com a inclusao de uma nova linha do "metrô"de Juiz de fora , que compreenderia toda a Av. Rio , com respectiva retirada dos onibus daquela via. Fontes de recursos: para implantacao da linha da Av. Rio Branco: BNDES. Para retorno do "xangai", PAC e PPS. Faria um leilao público para privatizar o metrô. A prefeitura nao iria administrar trem;

5) compraria, por leasing, 24 novos caminhoes para o Demlurb;

6) romperia o contrato ilegal existente com a Queiroz Galvao, fruto de corrupcao do governo Bejani. Denunciando esse contrato, a prefeitura economizaria R$ 6,o milhoes por anos, recursos que dariam para comprar uma frota zero KM para o Demlurb, ou financiar grande parte do investimento no hospital da Zona Norte;

7) licitacao para o transporte coletivo municipal;

8) implantacao de projeto de revitalizacao da Av. Brasil , construcao de ciclovias e areas de lazer. Fontes de recursos: caixa da prefeitura e recursos federais;

9) implantacao de um centro de negócios para atracao de novas empresas e criacao do Banco de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Zona da Mata;

10) por fim, a principal consequencia de quem faria um governo sem corrupcao e sem privilégios: equilibrio das contas publicas em 100 dias , para poder investir no hospital da Zona Norte, no melhor e mais eficiente modal de transporte coletivo do mundo moderno (metro, sendo que nossa cidade já tem o seu, e nao o utiliza !); para poder comprar novos equipamentos para limpar a cidade, sem precisar transferir o monopólio do lixo e, finalmente, tornar nossa cidade novamente importante no cenário estadual e nacional.

Era isso. Como nao ganhei, vamos cobrar, no mínimo menos corrupcao desse governo. Basta de corrupcao !!!Basta de Bejani e de neo-bejanismo. Basta de custódio!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A PRISAO DE BEJANI, A ELEIÇAO DE CUSTODIO, O PT E MARGARIDA SALOMAO

Muitos me perguntam porque nao me manifestei na data que marca um ano da primeira prisao do ex prefeito Carlos Alberto Bejani.. Sinceramente nao acho que seja motivo de comemoraçao, nem mesmo lembrar momento tao infeliz de nossa cidade e, para a politica de nosso País.

Considero que cumpri meu papel como cidadao, ao denunciar a roubalheira que foi o governo Bejani. Nao me orgulho de ter sido o principal protagonista, que apontou e provou o que vinha acontecendo no governo de Carlos Alberto Bejani e, que, infelizmente, continua acontecendo com o governo custódio. Vide seus principais assessores (todos ex de Bejani) , a tentativa de venda da curva do Lacet e, agora, a terceirizaçao dos caminhoes do Demlurb, cujo objetivo é privatizá-lo e entregá-lo para a Queiroz Galvao, lembrando que o processo de transferencia do monopolio estatal foi iniciado por Bejani.

Tudo isso, mostra como sao iguais, Bejani e Custódio. Até a postura das primeiras damas sao similares, isso é, vivem aparecendo ao lado de seus maridos, como se tivessem sido eleitas, mandando e desmandando para aparecerem nas fotos. Provincianismo puro. Dona Mary Mattos, assim como Vaneça Lossaço náo sáo respeitadas. Sao temidas. E antipatizadas. Se parecem.

Quando Bejani comecou a trocar os pés pelas maos, fazendo da prefeitura um centro de negócios de corrupcao e de corruptos, fui o único cidadao público da cidade a denunciar todas as falcatruas. Ninguém mais. Ficava perplexo por tanta omissao. Nem mesmo Tarcisio Delgado, referência de pobridade para mim e para Minas, se manifestou. Todos silenciaram.

Por outro lado, ninguém se desgastou tanto , tomando incomensuráveis riscos como eu tomei . Muitas vezes me pergunto se Bejani teria caído sem minhas denuncias. Nao importa. Fiz o que tinha de ser feito. Nem por isso, nao sinto e nao vejo nenhum motivo de orgulho. Repito, cumpri minha funcao de cidadao. E custódio, sem dizer uma só palavra contra Bejani , sem defender, com um só discurso que fosse, a sua cidade , foi eleito Prefeito de Juiz de Fora .

Muitos amigos dizem que essa estratégia é a única que dá certo em Minas, ou seja, nunca se expor, nunca ser transpareten, nucna tomar riscos. Pode ser, mas certamente por isso, por nao tomar riscos, que Minas Gerais perde cada vez mais importância no cenário politico e economico no país. Aécio, com sua liderança no PSDB e, no Estado, resgata um pouco da importância e do orgulho dos Mineiros. Mas fato é, para quem conhece economia, sabe que Minas, é um Estado decadente, sem nenhuma importância no cenário das grandes decisoes empresariais do Brasil.Tudo se decide sem a opiniao dos mineiros.

E assim, sem tomar riscos, achando que se esconder, nao falar , dispistar, dizer que vai mas nao vai, que as montanhas nos protegem, é que estamos ficando, cada vez mais, parados no tempo. Com essa mentalidade, vamos continuar ladeira abaixo. Tomemos o exemplo de Juiz de Fora. Olhem o que essa cidade já significou para Minas e em Minas e, olhem o que representa hoje... Olhem o que era o Triangulo Mineiro há 30 anos e, comparem com a Zona da Mata, hoje. É uma vergonha! Aquela regiao se integrou ao PIB paulista , e nós nos juntamos a pobreza do Vale do Jequitinhonha.

Esse comportamento que ainda será estudado por sociologos (paulistas), o de achar que o bacana e o inteligente é ser dissimulado e nao se expor, vale também para todos os matizes ideológicos e grupos politicos de nossa cidade. Vejamos o caso do PT nas últimas eleiçoes. Tiveram a prefeitura nas maos! Mas usaram e abusaram dessa estratégia de nao entrar em conflito com ninguém. Segundo a tática estabelecida pelos marketeiros da campanha petista, comandados por Marcio Guerra "isso era o que o povo queria". O eleitor nao queria agressao. Mineiro nao gosta de agressao, e por aí vai.

Com dez minutos diários de TV, Margarida ficou batendo papo sem "bater" em ninguém, sem mostrar as contradicoes de seus principais oponentes, perdendo a chance de conscientizar a populaçao que os problemas que a cidade vivia eram consequência direta das administracoes daqueles que se apresentavam novamente como candidatos. Mas , nao, o "marketing correto" era "nao agredir", mas permitir e deixar os tucanos espalharem entre todos eleitores , as maiores calúnias e difamacoes contra Margarida (e contra mim). Resultado do PT light: perderam as eleiçoes.

Segundo alguns queridos amigos, os estrategistas do PT deixaram esse papel , o de "bater", para mim. Erraram, pois eu nao bati em ninguém. Só mostrei as contradicoes das principais liderancas politicas que mandam na cidade há mais de quarenta anos. Mas porque entao nao tive uma performance maior? Muito simples: tempo de tv . Só isso. E por esse motivo ( tempo de Tv) , custódio fez todo tipo de acordo possivel. Deu resultado. Teve 11 minutos de rádio e tv.

Sem nem mesmo dois minutos de TV , contra mais de dez de Custódio, Margarida e Tarcisio, que lhes davam , individualmente 50 "pílulas" diárias, contra 5 para mim, ainda, consegui obter, mesmo assim, quase 7 % dos votos válidos da cidade. Resultado espetacular para quem , sozinho, teve de enfrentar até mesmo a falta de caráter de José Fernando de Oliveira, dito presidente do PV em Minas. Me coloquei contra o conservadorismo local. Faria tudo novamente, sem mudar absolutamente nada. Enfrentaria , com o mesmo discurso, essa oligarquiia da cidade, há 40 anos no poder.

A estratégia do PT de "somos diferentes", sem "agressao", somos ligths, temos proposta e, por isso vamos ganhar a eleiçao, foi a meu ver, o único motivo para a vitória do custódio , comandada por Vitor Valverde, conhecido canalha de campanhas politicas da cidade, que sabe como ninguém, espalhar boatos, inclusive das opcoes sexuais de candidatos, mesmo que essas sejam, digamos , similares as suas. As favas com a ética,já dizia Passarinho. O feio para essa gente é perder. Por isso, viva a "Vitória" !!!

Passados cem dias de adminsitraçao custódio, o que estamos assistindo? O mesmo filme, o mesmo conservadorismo politico. Assim como o "silêncio dos mortos" representado pelo Partido dos Trabalhadores e por Margarida Salomao, sua maior lideranca. Talvez estejam acreditando que o silêncio, novamente, seja a melhor estratégia para sua campanha para Deputada... A conferir . Mas que nao se esquecam, que o resultado dessa estratégia mineira do silencio resultou na maior derrota da história do PT de Juiz de Fora , sabido que jamais o partido havia alcancado perfomance equivalente em nenhuma eleicao para prefeito da cidade. Dessa vez o PT conseguiu, em seus 25 anos de existencia, participar , pela primeira vez, de um segundo turno de um pleito majoritário da cidade.

Juiz de Fora precisa se reciclar. Precisa se expor. Precisa ter voz. Serve ao próprio PT o exemplo do Vereador Castelar que nao está esperando por reunioes de seu partido para denunciar a privatizacao do Demlurb. Cabe a nós, da oposiçao, fazer oposicao. A hora é agora. Perdemos. Somos oposicao. Se o PT nao se posicionar, vai ficar onde sempre esteve: fora do poder.
Basta de mineirice. Viva a mineiridade! Viva a liberdade.

domingo, 12 de abril de 2009

As rodovias que continuam matando

Reparem que ao término dos feriados prolongados, como o que acabamos de ver agora, as atenções sempre se voltam para o balanço dos acidentes nas rodovias, pois é quando ao volume dos veículos em tráfego somam-se outros fatores, um dos quais as más condições das rodovias. Na verdade, seria pouco dizer que as condições delas são ruins, porque estão em permanente desgaste, cada vez piores. Por isso, quando saem esses balanços fatídicos, e hoje é dia de um deles, logo credito aos governantes uma boa parte dessas tragédias, e não vejo nisso o risco de incorrer em injustiça. Há um dado que confirma claramente tal responsabilidade: as poucas bem conservadas rodovias são exatamente as que revelam os mais baixos índices de acidentes. Basta esta informação para se ver que não há novas obras e nem conservação nesse setor para acompanhar o crescente fluxo de veículos.

Tenho procurado ler e estudar os problemas capazes de explicar as acanhadas realizações nesse setor, se é que se possa explicá-las, pois um país das dimensões do Brasil não tem direito de se dar ao luxo de relegar as comunicações físicas a um plano secundário. Já não temos as ferrovias que merecemos, nem os portos que sejam capazes de aproveitar nossas costas intermináveis. Então, se a malha rodoviária falha, ficamos em maus lençóis, risco que se torna ainda mais próximo quando chegam as temporadas das águas. E então as pessoas morrem e são grandes os prejuízos materiais.

Ainda sobre o que se lê a respeito, percebe-se que o primeiro problema com que nos defrontamos é a indefinição das responsabilidades. União e estados não se entendem nesse questão, embora seja evidente que as coisas comecem erradas com Brasília, que impõe e recolhe tributação específica para o fim, não a aplica e nem a repassa às unidades federativas. Definir de maneira mais nítida o campo das responsabilidades seria, portanto, o primeiro passo. Sem isso, nada feito.

sábado, 11 de abril de 2009

Justiça contra violência

No dia em que a Cristandade comemora sua data mais importante, mesmo estando longe do Brasil, escrevo para registrar que a Campanha da Fraternidade, acoplada à Semana Santa, deixou para a comunidade brasileira uma advertência que, absorvida neste domingo, é bom que faça parte da vida diária de todos nós. Falo dessa preocupação em saber e denunciar que será em vão procurar o fim da violência, se não passarmos pela justiça. É preciso compreender que a sucessão das injustiças gera ambinte propício à violência, e penso que tantar buscar explicações fora desse raciocínio é perda de tempo.

O período da Quaresma, que hoje se encerra, ao deixar esse ensinamento como tema de reflexão, concentrou-se na valorização da vida, uma proposta de contraste e de contestação à crescente cultura da morte. Não menos importante foi a oportunidade que se abriu à reflexão sobre os motivos que diariamente levam milhares de pessoas a ter interrompida a vida, por nada.

Não basta lamentar as tragédias urbanas, que todos os dias se abatem sobre centenas de brasileiros, mas é preciso despertar para o desafio coletivo de identificar e enfrentar aquela grande causa dos males gerados pela violência, que, principalmente nos grandes centros, vai cumprindo seu capricho sinistro de matar pessoas inocentes, das quais se tem confiscado até mesmo o direito de andar nas ruas com segurança.


A Igreja aproveitou a Quaresma e a Campanha da Fraternidade para denunciar os crimes das injustiças, a mais recente das quais é essa crise financeira internacional, que prima por jogar nas costas dos pobres, dos desempregados e desassistidos o peso dos poderosos contrariados em seus interesses. E vai nisso o flagelo de novos milhares, se não milhões, de condenados a morrer pela inanição, pelos cuidados que não foram possíveis e pela marginalização.

A cultura da morte é filha dileta da violência descontrolada, que já não se dá mais ao trabalho de eleger vítimas preferencias, porque lança no ar as balas perdidas, mata anônimos e faz paraplégicos, preferencialmente crianças. Outras vezes, ela não elimina de imediato, pois prefere a longa agonia dos famintos e dos desassitidos nas filas dos hospitais públicos.

No domingo em que a comunidade cristã encerra a Campanha da Freternidade, com seu sentido apelo à vida, aproveito este espaço para reafirmar a esperança em melhores tempos, até porque a Páscoa é festa de passagem, de transformação.

O.P.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Áquila e nós outros

Nesta Sexta-Feira da Paixão estou desembarcando na Itália, numa hora em que à tristeza natural de um dia doloroso para a Cristandade somam-se as dores provocadas pelos recentes terremotos, que acabam de deixar um rastro de destruição e morte. Tenho razões e amigos na Itália para querer dividir com eles a angústia destas horas que abalam o espírito de um povo tradicionalmente alegre e hospitaleiro.

Um tremor que ocorre em solo italiano é motivo de dupla tristeza, porque além das muitas vidas que se perdem, perde a Humanidade parte de suas relíquias arquitetônicas, como ainda agora em Áquila, onde prédios históricos nem poderão preservar as novas ruínas, em tal estado que é preciso completar a obra da destruição. Lá se vão novos pedaços da civilização humana. O que é muito triste.

Quando se olha a paisagem da devastação, em Áquila e em qualquer outra parte do mundo onde o gênio humano construiu e preservou, forçoso é admitir um grave contraste: sendo imensa nossa capacidade de realizar sobre a terra e no espaço sideral, não conseguimos conter a fúria sob nossos pés, quando o solo treme. Nem mesmo detectá-la em tempo suficiente para salvar vidas e o patrimônio histórico. Sabemos muito, e ao mesmo tempo sabemos pouco.

Abençoado por Deus, que o livrou dos terremotos, o Brasil tem sentido nos últimos trinta anos, com certa frequência, abalos isolados, como em março de 2005 no Amazonas e, em Minas, o que destruiu, em dezembro de 2007, o povoado rural de Caraíbas, causando a morte de uma criança. Pois hoje, do outro lado do Atlântico, diante do cenário da destruição e onde paira no ar o temor da possibilidade de novas tragédias, é que penso na necessidade de o mundo (inclusive o nosso Brasil) investir mais no estudo e nas pesquisas das placas tectônicas. Se podemos tanto, se nossos engenhos pousam em outros planetas, distantes milhões de quilômetros, por que não tentar conter ou amenizar a fúria que vem de alguns metros abaixo do chão?
O.P.

QUEIROZ GALVÃO DE CUSTÓDIO E BEJANI É SUSPEITA DE ASSASSINATO.

Olhem a matéria que saiu sobre a Queiroz Galvão , a empreiteira, para quem Bejani entregou, sem concorrência, a adiministração do aterro sanitário de Juiz de Fora. O acordo renderia, segundo relatório que virá a público, em breve, R$ 150 mil mensais para Bejani e alguns amigos. Mas justiça seja feita: em Minas, não foi só Bejani que fez acordo com a Queiroz Galvão: o ex prefeito de Belo horizonte, Fernando Pimentel ,do PT, também entregou o lixo para a empreiteira.

Lixo no Brasil se tornou um dos maiores negócios do país. Cobra-se o que quer, e ninguém sabe nem mesmo como fiscalizar. Inaginem: quem é que vai dizer quantas toneladas de lixo foram recolhidas nas ruas , e efetivamente processadas nos aterros? Aqui em Juiz de Fora, a única coisa que se sabe é que, con Tarcisio, o custo do aterro santiário custava em torno de R$ 70m mil / mês. Com a entrada da Queiroz Galvão, o preço pulou para R$ 600 mil !!!

Em nossa cidade, somente o Vereador Figueiroa se colocou contra a empreiteira , mas não temos mais visto sua atuação no problema. Talvez seja medo. Medo inclusive de morrer, ser assassinado, como aconteceu, e pode ser visto na matéria que nos enviou Sergio Patoulo, que publico a seguir. Figueiroa e eu provamos , em discursos e artigos que o contrato ilegalmente assinado por Bejani e, endossado por custódio, causa prejuizos que impeden , por exemplo, que o Demlurb tenha recursos para comprar caminhões e equipamentos, metodologia administrativa e politica que faz parte da estratégia da Queiroz Galvão para monopolizar o setor , corrompendo prefeitos venais, como foi o caso de Bejani e endossado pelo mensaleiro custódio.

Faz parte dessa estratégia também, além da "urgência" que dispensa licitação, drenar os recursos da prefeitura alocados no orçamento para a coleta de lixo, deixar o setor público a míngua, cuja consequênncia direta e imiediata é o sucatementeo da frota . Logo em seguida, chega a "terceirização salvadora", como tenta fazer agora o mensaleiro custódio mattos, já justificando o que? Que a prefeitura não têm recursos para comprar caminhões... o que faz parte da politica de "mudança com segurança" do prefeito em exercicio.

Mas foi com essa estratégia de corromper para superfaturar que a Querioz Galvão foi condenada por crime contra o patrimônnio público e corrupção ativa pela Justiça de São Paulo. Além disso, foi obrigada a devolver R$ 25 milhões aos cofres da cidade do Guarujá. O ex prefeito do municipio também foi condenado. Aqui em Juiz de Fora Bejani já foi condenado e, certamente, pela ilegalidade do contrato, o prefeito custódio será também responsabilizado por esse superfaturamento e ilegalidade contratual da prefeitura com a empreiteira, visto que o municipio continua sendo prejudicado por um contrato, reitero ilegal e imoral.

Se custódio quisesse mesmo comprar novos equipamentos para o Demlurb seria muito simples: era só romper o contrato ilegal com a Queiroz que a prefeitura economizaria cerca de R$ 500 mil/mês, o que daria, em seis meses, para compra 12 novos caminhões e, em um ano, comprar uma nova frota inteira !!! Custódio jamais romperia esse contrato. São milhões de Reais em jogo. Pobre Bejani armou a cama para outros dormirem...

O lixo no Brasil significa um negócio de centenas de bilhões de Reais e, nesse jogo , até o PT quer jogar, como fez, assinando contrato de terceirização com a Queiroz Galvão , um pouco antes de deixar o governo, o ex prefeito de B.H. Fernando Pimentel, candidato ao governo de Minas pelo PT. Por tudo isso, por todos esses interesses , impostos por Bejani e reiterados por custódio é que o mensaleiro vai tentar, te toda maneiera, privatizar o Demlurb. A prova? Está na gravação da TV. Aliás, pronta e à disposição da justiça.

Vamos ao texto da imprensa de São Paulo

Archibaldo Figueira

"Trinta e sete perfurações de bala no corpo de Mario Paida, encontrado em um lixão abandonado de Mogi das Cruzes, São Paulo, não bastaram para despertar as atenções do monopólio dos meios de comunicação para as falcatruas praticadas em nível municipal, estadual e até federal com uma das fontes masi generosas de financiamento eleitoral e corrupção: a coleta de lixo das cidades.

O inquerito policial acerca da morte de Mario Padia arrasta-se comom de costume, mas em Mogi das Cruzes é voz geral que o crime vincula-se à opiosição que os movimentos populares "Guerrilheiros do Tapety" e "Mais vida, menos lixo" fazem há quatro anos para impedir a implantação, pela Contrutora Queiroz Galvão, de um mega-aterro sanitário onde será depositado op lixo de toda a região, incluindo-se a capital paulista. Mario Padia realizava apresentações teatrais denunciando a corrupçaõ nesse negócio.

O crime de Mogi das Cruzes é, na verdade, a ponta de um iceberg de corrupção envolvendo tudo aquilo que ningguém confere: a quantidade de lixo atirada fora pela população de cada cidade, os preços que o povo paga pela coleta e o transporte, assim como pelo volume de lixo depositado nos aterros, vazadouros ou nos rios e prais.

Todos ano, cada prefeitura faz a sua estimativa, contrata uma ou várias empresas pelo preço de ocasião, a Câmmara Municipal aprova e os pagamentos são feitos. Como ninguém confere nada, o lixo se converte em importantissima fonte de financiamento de campanhas eleitoriais de vereador e até presidente da Repúbblica.

NÚMEROS DUVIDOSOS

Os relatóriso oficiais dizem que , nos últimos 14 anos, foram destinados 154 bilhões anualmente para programas de gerenciamento de residuos sólidos nas cidades brasileiras. Porém as estatisticas oficiais são de mínima confiança. O negócio do lixo é tão bom que o grupo Queiroz Galvão desdobrou-se , criando uma ramificação para operar apenas na área de saneamento, prioncipalmente na coleta e destinação final de lixo em oito Estados brasileiros, um nicho que já representa 20% do faturamento da construtora, que somou R$ 1,2 bilhão em 2004.


O potencial da área de saneamento levou a Queiroz Galvão a investir R$ 50 milhões em dois projetos de aterro sanitário privados, um em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, outro em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo que constitui promessa de faturamento de SETE A NOVE BILHÕES DE REAIS pelos próximos 5 anos.


Mario Padia repudiava a idéia de dar-se a uma empresa a garantia de cuidar da destinação de todo o lixo de uma das maiores metrópoles do mundo, gerando uma fila de um camninhão de lixo a cada 40 segundos, dia e noite, pelos próxim0s 50 anos nas proximidades do distrito industrial do Taboão, em Mogidas Cruzes.


Segundo o IBGE, apenas 20% do lixo coletado em todo o país vão para aterros controlados. O restante, estimado em 147 mil toneladas diárias, é levado para os vazadouros, responsáveis por impactos ambientais praticamente invisiveis aos olhos do cidadão: contaminação de lençóis freáticos e do solo pelo chorume e dor ar pelos gases emitidos pela destinação inadequada (lixões) dos residuos gerados por 3.672 municípios (66% do total).


A coleta e disposição do lixo é uma atividade muito pouco regulada que, além de mexer com a vida de um exercito de pessoas empobrecidas - catadores e sucateiros - financia desde campanhas eleitorais de pessoas comprometidas com a expansão do negócio até a ampliação dos quadros de funcionários públicos, como instrumento da terceirização, com a contratação de pessoal sem concurso público.


Não fica apenas com a Queiroz Galvão a mina de ouro da limpeza urbana. Investigações promovidas pelos promotores estaduais de Jusitça envolvem dezenas de empresas-laranja de pequeno porte, controladas por mega-empreiteiras que se dizem nacionais, mas são efetivamente controladas do esxterior.


Para examinar esses casos, o Departamento de Policia Federal e a Secretaria de Direito Economico do Ministério da Justiça criaram um organismo - o Centro de Investigações de Cartel - mas não se tem noticias do se trabalho.






Por onde a Queiroz Galvão se instala para coletar lixo, o resultado era corrupção. Agora, A EMPRETERIA PASSOU DOS LIMITES E JÁ SENDO ACUSADA DE SER MANDANTE DO ASSASSINATO DE UM ECOLOGISTA EM SÃO PAULO!

Aqui em Juiz de Fora,a empreiteira corrompeu Bejani e, já tem a conivencia e apoio de custódio antonio de mattos, que por não fazer nada, NÃO ROMPER O CONTRATO DO ATERRO, AINDA QUER TERCEIRIZAR A FROTA DO DEMLURB PARA ENTREGAR A ALGUM LARANJA DA QUEIROZ GALVÃO AQUI EM JUIZ DE FORA. . PORTANTO CUSTÓDIO ESTÁ SE LOCUPLETANDO COM OS CRIMES E CORRUPÇÃO DA QUEIROZ GALVÃO NO BRASIL E EM NOSSA CIDADE.

Nesse dia em que se completa um ano da PRIMEIRA prisão de Carlos Alberto Bejanie e os CEM primeiros dias de "governo do receptador de dinheiro de Marcos Valério, o prefeito em exercicio custódio antonio mattos, COPIANDO FIELMENTE bejani, teve duas atitudes administrativas: tentar vender a curva do Lacet e privatizar o Demlurb. No resto são iguaizinhos. E as ações, podem escrever, terão o mesmo resultado...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O crime e a sociedade

Os relatórios que têm sido elaborados em todo o País, nos últimos três meses, a propósito da política de ressocialização da população apenada, não trazem qualquer novidade, a não ser o agravamento de um problema que não conseguimos resolver. De tal forma, que o mesmo que se denunciava há dez ou vinte anos, como se denunciou em qualquer época, é a mesma constatação de hoje. Nada muda. Nesse particular estamos entre os piores do mundo e, para entristecer ainda mais, Minas é parte do quadro desolador. Quando digo que isso é entristecedor é porque a primeira realidade da pena, ao castigar, é preparar a recuperação, mas nunca servir de instrumento de vingança da sociedade, ainda que ofendida. Quando ocorre de o castigo ir além dos objetivos que o justificam essa mesma sociedade desce ao nível do crime. Por isso, nosso sistema carcerário é um delinquente.

Ainda que muitas vezes eu tenha defendido mais rigor diante do crime e leis mais severas para os criminosos, fato é que temos de reconhecer que estamos disputando com outros estados o indesejável galardão de pior entre os piores no tratamento conferido aos presos. Impõe-se a eles, como se vê em Juiz de Fora, tamanha humilhação, que não seria demais dizer que o criminoso já nada fica devendo aos poderes constituídos que o condenaram.

Tais considerações vêm a propósito de matéria deste jornal, em que se cobra explicação das autoridades mineiras para a promessa, não cumprida, de que no final de 2007 seriam transferidos do Ceresp todos os presos que ali se encontravam irregularmente, isto é, os que tinham sentença transitada em julgado. Representavam metade dos 670 enjaulados, vivendo amontoados como animais, coisa capaz de encher de horror qualquer cidadão.

O que se dá, então, é que vamos transformando nossas prisões em instititutos de aperfeição dos criminosos. Nas celas, onde eles entram como primários e cursam aperfeiçoamento no mal. Saem, quando conseguem sair, com doutorado no crime. E, como se aperfeiçoaram na arte dos desvios, sempre voltam para se tornarem piores.

O.P.

AINDA SOBRE A LICITAÇÃO DOS CAMINHÕES DO CUSTÓDIO

O prefeito, ainda tonto com sua completa desmoralização pela mentira que disse na tv, afirmando que não iria terceirizar os serviços do Demlurb, redigiu e distribuiu ridícula nota oficial informando que, "diante do que foi noticiado sobre o edital para locação de caminhões pelo Demlurb, dos raciocínios simplistas a respeito do assunto e da seriedade que o tema exige a Prefeitura esclarece ..."

De fato a prefeitura esclarece, sim, de forma simplista várias coisas, que você leitor deve decidir quais você considera corretas, verdadeiras ou falsas:

1) a primeira forma dos raciocínios simplistas (e sobretudo desonesta) do prefeito em exercício é que, ele ou sua assessoria não estão preparados para sequer fazer contas . O que não acredito. Ou considera que todos nós somo idiotas , pois a composição do orçamento e dos preços são típicos da atuação e forma bejanista de administrar, qual seja, NEGLIGENCIAR a opinião pública e achar que por, ter sido eleito, seus poderes ultrapassam os limites da ética e da honestidade, que, comprovadamente, com essa licitação, FALTAM o sr. custódio mattos.

2) a segunda forma dos raciocínios simplistas (e sobretudo desonesta) é não ter coragem de assumir suas posições. Se é favorável a privatização, como foi seu chefe máximo , FHC responsável pela doação do patrimônio público para grupos privados (no Brasil não houve privatização e, sim transferência do monopólio estatal para empresas escolhidas) , que custódio assuma essa postura. Mas não chame a população de idiota e cretina, ao apresentar números que determinam prejuízo para quem ganhar a licitação. Bejani fez isso. Deu no que deu... Não desconsidere, custódio, a reação a essa sua DESONESTA pretensão. Sabemos muito bem que três meses depois, virá um reajuste e realinhamento de preços do contrato e, ninguém mais se lembrará de nada. Por isso, o prejuízo na saída...

Mas tenha uma certeza custódio: COM ESSE TEXTO JÁ ESTOU FAZENDO UMA DENUNCIA PÚBLICA QUE ESSE EDITAL É DESONESTO, EVADO DE VÍCIOS, POIS QUALQUER ADVOGADO, A COMEÇAR PELO SEU PROCURADOR INCOMPETENTE, SABE MUITO BEM QUE JURIDICAMENTE UMA LICITAÇÃO, QUE DE SAÍDA PROMOVE PREJUÍZOS A EMPRESA VENCEDORA, É TOTALMENTE ILEGAL E DEVE SER ANULADA PELA JUSTIÇA. E VOCÊ, SEM QUERER , POR INCOMPETÊNCIA OU POR ARROGÂNCIA PURA, COMPROVOU POR SEU COMUNICADO DE ONTEM A IMPRENSA , QUE A LICITAÇÃO DOS CAMINHÕES É ILEGAL , DADO QUE O VENCEDOR DO PLEITO TERÁ UM PREJUÍZO DE QUASE R$ 3,0 MILHÕES DURANTE TODA A VIGÊNCIA DO CONTRATO.

MESMO ASSIM, CASO NÃO HAJA AÇÃO PUBLICA PARA INTERROMPER ESSE ESCÂNDALO E A ILEGALIDADE DO EDITAL, NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA, QUE ESSE CONTRATO DETERMINARÁ O INICIO DE MAIS UM ESCÂNDALO NACIONAL PARA JUIZ DE FORA. OU SEJA, MAIS UM PREFEITO QUE NÃO ACREDITA NA FORÇA DA LEI. AMANHÃ COMPLETA UM ANO QUE BEJANI RENUNCIOU AO CARGO DE PREFEITO. MOTIVO: CORRUPÇÃO.

VAMOS AGUARDAR .