quinta-feira, 9 de abril de 2009

Áquila e nós outros

Nesta Sexta-Feira da Paixão estou desembarcando na Itália, numa hora em que à tristeza natural de um dia doloroso para a Cristandade somam-se as dores provocadas pelos recentes terremotos, que acabam de deixar um rastro de destruição e morte. Tenho razões e amigos na Itália para querer dividir com eles a angústia destas horas que abalam o espírito de um povo tradicionalmente alegre e hospitaleiro.

Um tremor que ocorre em solo italiano é motivo de dupla tristeza, porque além das muitas vidas que se perdem, perde a Humanidade parte de suas relíquias arquitetônicas, como ainda agora em Áquila, onde prédios históricos nem poderão preservar as novas ruínas, em tal estado que é preciso completar a obra da destruição. Lá se vão novos pedaços da civilização humana. O que é muito triste.

Quando se olha a paisagem da devastação, em Áquila e em qualquer outra parte do mundo onde o gênio humano construiu e preservou, forçoso é admitir um grave contraste: sendo imensa nossa capacidade de realizar sobre a terra e no espaço sideral, não conseguimos conter a fúria sob nossos pés, quando o solo treme. Nem mesmo detectá-la em tempo suficiente para salvar vidas e o patrimônio histórico. Sabemos muito, e ao mesmo tempo sabemos pouco.

Abençoado por Deus, que o livrou dos terremotos, o Brasil tem sentido nos últimos trinta anos, com certa frequência, abalos isolados, como em março de 2005 no Amazonas e, em Minas, o que destruiu, em dezembro de 2007, o povoado rural de Caraíbas, causando a morte de uma criança. Pois hoje, do outro lado do Atlântico, diante do cenário da destruição e onde paira no ar o temor da possibilidade de novas tragédias, é que penso na necessidade de o mundo (inclusive o nosso Brasil) investir mais no estudo e nas pesquisas das placas tectônicas. Se podemos tanto, se nossos engenhos pousam em outros planetas, distantes milhões de quilômetros, por que não tentar conter ou amenizar a fúria que vem de alguns metros abaixo do chão?
O.P.

22 comentários:

D' penado disse...

Nada a ver com o assunto:
Nos jogos do Tupi aqui,total de pagantes-26.201 . total arrecadado 180.020,00 .Todos esses dados foram tirados dos borderos da FMF.Vemos que passa bem longe dos 300 mil.E isso,minha gente, é valor bruto.Como dá ingressos de meia entrada em JF!Cruzcredo.Portanto,acho que está faltando alguns trocados para completar o HUM MILHÃO de reais.Apenas sou um torcedor que fui a todos os jogos do Tupi aqui, e pagando inteira,com prazer.

Anônimo disse...

SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS - SERVIÇOS E COMPETÊNCIAS.

A população usuária, os técnicos, funcionários em geral temos que lutar pra que a Política de Assistência Social em Juiz de Fora não seja excludente,coo parece ser este o caminho. A fim de que impor somente os programas do Governo Federal em detrimento aos outros ? Pode parecer que o município não queira se responsabilizar pelo que não dá conta, pelo que a cidade apresenta como vulnerabilidade, cada cidade tem a sua, isso não dá pra se adotar como padrão nacional.
Outra questão é que hoje todos os brasileiros, sem exceção sofr4em ainda com as imperfeições do SUS, são anos e anos de ajustes - Temos que ver o SUAS assim, da mesma forma, muito novo ainda, os seus programas e serviços ainda são experimentais, não comprovaram ainda efetividade e competência no abrandamento ou melhora da vulnerabilidade humana... temos que ter um novo olhar, nada é assim tão objetivo, principalmente porque sabemos que vulnerabilidade não quer dizer somente ao fator econômico, vulnerabilidade independende da situação socioeconômica, fora outras, políticas habitacionais, políticas de educação, de saúde, de emprego e trabalho, enfim.... temos que dar tempo ao tempo... e não podemos aceitar a imposição de políticas sem estudo, sem conhecimento do município e de seus habitantes. Nada pode ser imposto com arrogância e desprezo às questões fundamentais do município, à sua história... Não é porque o País está experimentando um Sistema ùnico de Assistência Social-SUAS, temos que obrigatoriamente jogar toda a sua história pelo ralo, como se não tivesse passado, como se não tivesse competência pra até então estar oferencendo serviços e não favores, respeitando o direito do cidadão e cobrando do Estado.

Luiz Valle disse...

Deus abençoou o Brasil, aqui não temos terremotos, maremotos etc...porém, Deus colocou o pior que existe em termos de políticos, mandou um bando , uma corja de homens sem excrúpulos, que foram pulverizados em várias instâncias; da Capital Federal até o município mais humilde...Juiz de Fora tá aí, com uma cota bem grande desses "tipinhos".... Viva o Brasil e Salve-se quem puder!!!!

Luiz Valle disse...

Horácio, poeta Romano diz: "O CARÁTER DE UM HOMEM É O SEU DESTINO".... qual será o destino de Tódinho??... já que o caráter é isso que estamos vendo aí...

Anônimo disse...

OMAR, PEÇO LICENÇA DO ASSUNTO EM PAUTA PARA POSTAR UM COMENTÁRIO QUE A MUITO ME PREOCUPA.


JUIZ DE FORA: A CIDADE QUE
NÃO EVOLUI

INFELIZMENTE JUIZ DE FORA POSSUI UM PROBLEMA CRÔNICO, QUE É A FALTA DE BOM SENSO POR PARTE DOS EMPRESÁRIOS LOCAIS. INDEPENDENTE DE ESTARMOS PASSANDO POR UMA ÉPOCA DE CRISE, NOSSA CIDADE NUNCA FOI FAMOSA POR EMPREGAR EM ABUNDÂNCIA E TER BONS SALÁRIOS. DIFERENTEMENTE DO QUE ACONTECE EM UBERLÂNDIA, CIDADE DO MESMO PORTE DE JUIZ DE FORA E DIGA-SE DE PASSAGEM MUIIIIIIIIIITO MAIS EVOLUIDA TAMBÉM(EM DADOS MOMENTOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS O SINE DE UBERLÂNDIA JÁ EMPREGOU MAIS ATÉ QUE O DE BH), SEM CONTAR QUE EXISTEM MUITAS INDÚSTRIAS DE GRANDE PORTE POR LÁ...É DE DAR INVEJA.
QUANDO AS PESSOAS PROCURAM EMPREGO EM JUIZ DE FORA SEMPRE SE DEPARAM COM A TAL "EXIGIMOS EXPERIÊNCIA", NÃO É VERDADE? MAS OS DONOS DE EMPRESAS QUANDO PRECISAM PREENCHER UMA VAGA SE ESQUECEM DE VER A CAPACIDADE DA PESSOA QUE DEREPENTE É RECÉM FORMADA E PRECISA DE OPORTUNIDADE OU ATÉ MESMO PRECISA TRABALHAR E SE VÊ OBRIGADA A MUDAR DE RAMO, POIS PRECISA TRABALHAR. SE PUDESSE DAR UM CONSELHO A ESSES EMPRESÁRIOS DIRIA QUE VEJAM PRIMEIRAMENTE O POTENCIAL DAS PESSOAS, CAPACITEM AS MESMAS SEGUNDO A CULTURA DE SEUS NEGÓCIOS E LHE FORNEÇAM UM SALÁRIO DIGNO(COISA QUE É OUTRO DEFEITO, POIS EMPREGAM UMA PESSOA PAGAM UMA MISÉRIA E EXIGEM EM DEMASIA DO EMPREGADO QUE NORMALMENTE FICA DE SACO CHEIO E PEDE DEMISSÃO-SIMPLE DE PERCEBER ISSO É A ROTATIVIDADE DE PESSOAS EM COMÉRCIO E INDÚSTRIAS DA CIDADE).
LÓGICO QUE NÃO SÃO TODOS EMPRESÁRIOS A QUE ME REFIRO, MAS PELOS MENOS 98% SÃO ASSIM. LEMBREM-SE QUE OS GRANDES EMPREENDEDORES SÃO AQUELES QUE ARRISCAM E ACREDITAM NO QUE AS PESSOAS CERTAS PODEM SOMAR A SEUS NEGÓCIOS, INDEPENDENTE DE EXPERIÊNCIA OU NÃO.

juizforana disse...

Anonimo disse:
sr. Omar. Homem inteligente capaz de dicubrir quem e Adenor correia e so procurar saber quem e o vereador de sâo joâo del rey. ali tem muita mutreta a quadrilha tamontada Calais,
Bruno siqueira fica atento
bancada deoposiçao acorda cade Castelar....

Anônimo disse...

Omar.
O maior terremoto está aqui em JF.

Anônimo disse...

Não sou especialista, mas não entendo o motivo da Italia não possuir edificações apropriadas a resistir abalos sismicos.

Da mesma forma é muito dificil de entender Jf ocupar uma mesma area geografica desde 1850, construindo prédios e muitas edificações em abismos argilosos que derretem como sorvete nas chuvas.

Bairros como de Lourdes e os da proximidade da UFJF/Olegario Maciel estam com altissima retensão de riscos e grandes possibilidades de desmoronamentos. Entretanto, passa e passa prefeitos e a PMJF mantem grupo desprofissionalizado e despreparado na defesa civil e nas outras divisões relacionadas com ocupação urbana.

Como os Engenheiros de JF só se preocupam com a Camargo Correa é dificil que ocupem parte minima de suas mentes com ações de proatividade publica. Veja o caso da Rua santa Tereza..............Vergonha, pois querem esconder mazelas de obras não aprpriadamente licensiada.

Edson SO disse...

Omar, chegando à Roma, não deixe de dar uma passadinha no Vaticano pra ver o Bento 16, peça a ele uma benção especial para esta nossa urbi, que caso ele não conheça, esclareça que é a terra dos papas* Bejani 14 e Custódio 45.

*Papas em outras coisitas.

Anônimo disse...

Grandes obras com apoio de Lula.

Em Uberlândia-MG o PAC é admirável, obras por todo lado, aeroporto, rodovias, casas, porto seco.

No Estado do Rio de Janeiro, o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral já trabalham visando as eleições de 2010. O governador tem recebido generoso apoio federal. As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado do Rio - urbanização de favelas, saneamento na Baixada Fluminense e construção do arco rodoviário metropolitano - somam R$ 3,6 bilhões em investimentos, mas o Estado vai financiar cerca de 20%. O restante vem do governo federal, que também tem apoiado Cabral em iniciativas diversas, como os projetos em favelas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Em varias cidades país a fora o PAC tem feito transformações. Em nossa cidade estamos sendo penalizados destes investimentos e pagando um preço caro por continuar escolhendo governantes soberbos com apenas seus propósitos de vida desprezando a necessidade de um povo que poderia também se beneficiar destes recursos do PAC. A cidade estará pagando um preço muito caro nestes próximos anos ao acreditar num político experiente, conhecido por ter feito uma administração no passado e mais uma vez prometendo inúmeras obras ao município com aval de um governador de estado que não veio sequer para agradecer os votos muitos comprado. Infelizmente amargaremos estes pilantras por péssimos anos goela abaixo.

Anônimo disse...

O relatório “devastador”

É uma bobagem imensa considerar que o relatório do corregedor Amaro liquida com Protógenes. Na Coluna Econômica de amanhã (sai às 7 da matina), tentarei montar o quebra-cabeças da Satiagraha, que ficou mais claro depois de algumas peças colocadas pelo Amaro.

Antecipo: há indícios de que foi uma estratégia brilhante, um trabalho de inteligência fantástico, por parte dos responsáveis pela Satiagraha. Pena que Amaro vá revelando dados da estratégia, o que reduzirá a eficácia de futuras operações.
Por carlos

Um juizo de valores e certezas todos teriam se ouvissem os audios desta CPI.

Está tudo lá. O absurdo deste relatório que se baseia do nada para Dantas.

Vou deixar um trecho de audio , que ainda não esta a disposição de ninguém as notas taquigraficas (acho pra esse Amar esta, pois li logo no ínicio ele falar sobre este dpoente e omitir um bocado de conversa).
Ontem quando ouvi o Itagiba, vi que ele usava de fulano em depoimento falou, sicrano falou…pois digo..falou nada. Ouvi todos os depoimentos.

Dica, marquem o pequeno intervalo 15:06 e 15:22

E caso queiram ouvir todo, que tem que ser analisado, pois é dinamico o trablhao do “Itagiba” em buscar…limpem e nunca esqueçam de marcar novamente o último selecionado anteriormente. (pobre povo, que absurdo tanta dificuldade )

Vão ouvir trechos que estão neste relatório, mas claro….com supressões.

http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=00014028

FONTE: luisnassif

Lélio.

Anônimo disse...

“O Corregedor Amaro é um delegado escalado para produzir provas para facilitar o Daniel Dantas.”

Conversei agora há pouco com o Delegado Protógenes Queiroz, especialmente sobre o seu depoimento na CPI, e o que pensa do seu futuro.

Conversamos sobre o cenário que está estabelecido sobre a Satiagraha e também os próximos passos. Ao final, disse a ele que iria publicar, e ele falou que não teria problema, me autorizando.

Muita coisa saiu na imprensa do depoimento de ontem. Colocarei apenas os principais trechos, com o que não saiu na imprensa.

Acerto de Contas - Oi Protógenes, tudo bem? O que achou do depoimento ontem?

Tudo bem Pierre. Acho que foi bom, e deve ter sido, porque hoje não saiu muita coisa a respeito.

Você estava preocupado em avançar o sinal em relação à Satiagraha?

Pois é, muitas perguntas surgiram, e algumas eu optei por não responder, porque poderia colocar em perigo dados sigilosos da Operação Satiagraha.

Inclusive no final eu chamei os deputados, e pedi para participarem e acompanharem o desenrolar da Operação Satiagraha, inclusive nos EUA. Muita coisa precisa vir ainda à tona, e acredito ser importante a participação dos deputados. inclusive disse: “Me convoquem que eu vou junto”.

Inclusive em relação à Dilma e ao filho do Presidente?

Lógico, mas neste caso era melhor falar logo que não há nenhum resquício de investigação sobre eles, para que não ficassem utilizando indevidamente os nomes de quem não era objeto da investigação. Em nenhum momento eles foram investigados.

E como está sua situação na Polícia Federal?

Eu espero que volte a ser boa. Gosto do meu trabalho de investigador, e acredito que a atuação da Polícia Federal é de suma importância para o combate à corrupção. Inclusive eu estou esperando minha liberação para contribuir com uma CPI na Assembléia Legislativa de São Paulo, mas ainda não me liberaram. Não sei se esta é a sua avaliação também.

Você está sofrendo uma investigação da Corregedoria da PF, que está sendo conduzida pelo Delegado Amaro. Qual o papel deste Delegado nessa história toda?

O Corregedor Amaro é um delegado escalado para produzir provas para facilitar o Daniel Dantas. Ele faz parte parte de uma orquestra organizada composta do Presidente da CPI, Marcelo Itagiba e outros da cúpula da Polícia Federal, não identificados ainda. Todos tem como objetivo favorecer o banqueiro-condenado Daniel Dantas.

Você acredita que pode acontecer o que?

Olha Pierre, se dependesse de Daniel Dantas e os que o defendem, eu seria preso, mas não conseguem porque não sou bandido. Como disse ontem, essa é a primeira vez que acontece uma investigação para averiguar uma outra investigação.

Estou sofrendo uma perseguição implacável, mas acredito que no fim tudo isso irá cair, pois o bandido não sou eu. Estão tentando inverter os papéis.

E como está vendo esta reação no Congresso que está surgindo a seu favor?

Fico feliz em saber que vários parlamentares estão agora me apoiando. Já temos uma frente parlamentar que está se posicionando contra a perseguição que estou sofrendo.

O PDT e o PSOL em sua totalidade estão me apoiando, parlamentares do PMDB, como o nobre Senador Pedro Simon e o deputado Paulo Lima. Além de parlamentares do PT, como Eduardo Suplicy e Antonio Carlos Biscaia, e do PSB, como Janete Capiberibe.

Inclusive o PDT anunciou que você pode sair candidato a deputado pelo partido. É verdade?

Soube disso pela imprensa, mas neste momento eu não tenho compromisso partidário algum. Meu desejo é continuar atuando no combate à corrupção, dentro da Polícia Federal. Sou delegado de carreira, e acredito que cumpro muito bem o meu dever.

Muita gente está me incentivando a sair candidato, você mesmo é um deles, mas isso só acontecerá na hipótese de não ter mais chances de combater a corrupção dentro da Polícia Federal. Aí teria que procurar outra forma de atuação pública. Mas por enquanto, acredito na recuperação da minha posição dentro da Polícia Federal.

_____________________________________

* Post publicado originalmente às 16:12h do dia 09/04/09.

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/politica/ainda-hoje-entrevista-exclusiva-com-protgenes/

Anônimo disse...

Para sociólogo, neoliberalismo destruiu consciência coletiva.

Para Alves, “a luta pelo socialismo é também uma luta moral – mas não moralista – porque exige a participação de sujeitos capazes de construir essa nova sociedade”. O professor destacou que é preciso formar adequadamente, para além dos muros da escola, cidadãos críticos e conscientes da necessidade de se mudar estruturalmente a sociedade.
Ligando esta questão à classe trabalhadora, base imprescindível para uma transformação profunda da sociedade, Alves disse que “na vida cotidiana, a máquina do capital tenta desefetivar o proletariado. A grande luta de classes hoje é pela formação de uma consciência de classe entre os trabalhadores”. Só assim, acredita, “será possível construir o socialismo do século 21”.
Partindo do legado marxista, o palestrante tratou das teorias da exploração e do estranhamento. A primeira delas “explica a dinâmica estrutural de produção e acumulação de valor, finalidade intrínseca do sistema de controle sócio-metabólico do capital”. O segundo conceito diz respeito à desefetivação do homem “a partir das relações sociais e práxis histórica constitutiva do trabalho estranhado e da vida social estranhada subjacente à produção do capital”.
http://igorlealpena.blogspot.com/2009/04/para-sociologo-neoliberalismo-destruiu.html

JOÃO LELIS disse...

POBRE DEMLURB ABANDONADO PRATO FEITO PARA OS POLITICOS CHACAIS,A CESAMA POTENTADO DOS ITAMARISTAS GLACIAS GANHOU LEIS DE PROTECIONISMO,JÁ O DEMLURB FICOU AO SABOR DA COBIÇA DE BEJANIS E CUSTODIOS,E DEFENDIDOS POR UM SINDICALISTA PELEGO QUE JA AQUILATOU A SUA FATIA,UM APA- RTAMENTO NO BAIRRO SÃO MATEUS,CONCLAMO A TODOS A LUTARMOS PELO DEMLURB NADA DE TERCEARIZAÇÕES,FORA AGORA COM A QUEIROZ GALVÃO,TARCISIO SEMPRE FOI CONTRA ESSAS MARACUTAIS QUE BEJANI E CUSTODIO ESTÃO FAZENDO,O MINIMO DO MINIMO QUE ESTES VEREADORES MANTENEDORES DE REGALIAS PODERIAM FAZER É UMA CPI DO LIXO JA.

FUVIA HELENA disse...

CUSTODIO(queiroz_galvâo-JOSEMAR)....BRUNO(camargo_correia)A GENTE VOTA NUNS E OUTROS MANDÃO,SE AREEPENDIMENTO MATA-SE,PODEMOS ESPERAR 4 ANOS DE ROUBO NA PREFEITURA E QUATRO ANOS DE CONIVENCIA NA CAMARA.ETA 4 ANOS QUE VÃO PASSAR DEVAGARZINHO.

CASAL MILHÕES disse...

OMAR OS 12 CAMINHO~ES JA FORÃO COMPRADOS E ESTÃO SENDO ENCARROÇADOS EM GOIÃNIA A FIRMA QUE VAI VENCER É DE PERNANBUCO,TUDO ORQUESTRADO POR MARY MATTOS,QUE VESTE PRADA,E JOSEMAR FERRARI,E O POVO SE FU.....

joão lelis disse...

oi bruninho,caiu na real,não fica acompanhando o custodio e o julinho gasparetti,nesta maracutaia das empresas de telefonia,na gestão passada eles derão a maior grana para o bejani e o vicentão e se derão mal,se a coisa fosse boa o custodio dava a vez ao rodrigo,sai fora não fique caçando atalhos,vai se dar mal,ta cheio de protogenes por ai,eles ja estão de olho em voce depois que seu nome saiu na folha de são paulo,na lista de politicos comprados pela camargo correia,muito eleitor seu ja ta com vontade de rasgar o titulo,pega pesado contra o mensaleiro é sua unica chance de sair do buraco.

MARIA DA LUZ disse...

PELOS MORTOS DE AQUILA,POSSO JURAR A VOCES CUSTODIO VAI MANDAR EMBORA DE JUIZ DE FORA A QUEIROS ASSACINA GALVÃO E VAI MOSTRAR QUE A DOAN MARY NÃO E SOCIA DE NADA DE CAMINHÃO NENHUM.E SO ESPERA PRA VER ,O HOMEM E BOM VOCES VÃO VER.

aposentadas pelo cido de benfica disse...

o custodio que porcaria de cargo que voce deu pro cido cargo de assesor,assesor de que,ele não poder fazer nada pela zona norte,acessor tem os mote na prefeitura,o montão de voto dele que nos demo não valeu nada voce é um cachorro trapacero amigo de homens gai e de mulheres donas de clubes de gays e fanchonas vai pagar caro por humilhar a zona norte,na minha casa voce naõ pisa mais seu demonio.

Anônimo disse...

benfica não gostou nada do cargo cala boca que o custodio deu pro cido.a gente queria o cido em lugar mais alto e não de asponio,voce vai nos pagar,se o cido fosse bixa com certeza seria coisa grande no seu governo custodio voce ta afastado de deus,o cido não precisa de esmolas ele é competente.

Anônimo disse...

Juiz de Fora não tem alma, história, lembranças e esta perdida, com um povo alienado, com estudantes pelegos e elite suja.

Os esportista daqui são Zero, os Jornais não existem e a memória da cidade só é relatada pelo Wilson Cid que está ficando esquecido.

Registro como o da morte do maior jogador de todos os tempo da cidade não saiu em nenhum jornal ::: CHEGUEI HOJE EM GUIDOVAL E SOUBE DA MORTE DO ELOIR, PONTEIRO ESQUERDO DO SPORT NA DECADA DE 70. MAIOR ARTILHEIRO DE TODOS OS TEMPO, O FAMOSO E ESTIMADO ELOIR.

COMO PODE O SPORT NÃO TER FEITO NADA PELO ELOIR, QUE MORREU COMO UM MENDIGO PELAS RUAS DE GUIDOVAL.

ELOIR, VOCE FICOU NA LEMBRANÇA DOS QUE POSSUEM LEMBRANÇA E NÃO DAQUELES QUE VENDEM NOTICIAS E FOTOS EM JORNAIS DE PELEGOS DE JF.

Anônimo disse...

Gente !

Vamos observar com mais atenção os vereadores. Muitos aparentam ser um bom moço, muito parecido com o Bruninho.

Será que não derrapam em curva ? Loteamentos ; Lobby para liberações de Prostibulos ; Lobby para mafiosos, etc.

Este caso das Antenas dos Celulares está com muito cheiro ruim !