quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tempo de novas ideias

Daqui a pouco, talvez nem cheguemos a um semestre, as lideranças da cidade, as entidades, os partidos entrarão nos primeiros ensaios para o ano eleitoral. Em 2010 teremos um ano de ricas eleições, pois seremos chamados a escolher o presidente, o governador, dois senadores e deputados estaduais e federais. Num primeiro momento, o que se pensa é que o pleito ainda está distante, não é hora de pensar nisso. E é verdade, se formos considerar nomes, mas não quando de trata de a cidade e a região convocarem seus líderes a um estudo sério e competente sobre nossa realidade social e econômica, o que somos e o que pretendemos ser num futuro imediato. Se nosso objetivo é recuperar os tempos perdidos e descortinar um futuro melhor para esta Zona da Mata, então, mesmo sem pensar em candidatos, temos de pensar ideias e projetos, para isso convocando a inteligência da cidade; inteligência idealista a ser arrebanhada em todos os setores, sem preferências e sem discriminações. Em cada setor há muito o que aprender. Para isso, repito, não é cedo demais.




Já tive oportunidade de dizer que são poucas as cidades brasileiras que podem se orgulhar de um potencial de competência como o que temos, patrimônio que se constata com facilidade em setores diversos, diga-se - a bem da verdade - muito mais nas iniciativas privadas e bem menos no campo da administração pública. Outra constatação é que os recursos intelectuais disponíveis são raramente aplicados.

O elogio que faço a essa capacidade de criar, sem deixar de lamentar a pouca importância que lhe damos, vem a propósito deste ano que antecede a campanha eleitoral de 2010, que, todos devemos esperar seja uma campanha propositiva e rica de ideias, razão pela qual comecei a sugerir a convocação da inteligência; não apenas os eruditos e os acadêmicos, mas a sabedoria que está no sentimento do povo, nem sempre suficientemente manifestado. É, portanto, fundamental a participação das representações da comunidade. Os partidos precisam saber disso, sob pena de, mais uma vez, Juiz de Fora entrar numa campanha pobre de proposições e rica em demagogia.

Minha proposta, que nada tem de original, é que as representações comunitárias de que falei adotem um projeto de trabalho solidário. Primeiro passo rumo a uma campanha realista e produtiva. E não há dúvida de que a cidade pode realizá-la em alto nível, tarefa que nem escapa desses que querem galgar a vida pública. Precisamos de ideias e soluções para questões que hoje nos atormentam.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quero nunca que cheguem as eleições, estou cansada de sofrer!

Anônimo disse...

Vamos ver se o povo não coloca os corruptos pra mais 4 anos de roubalheira né!?

Precisamos de gente honesta,mais do que nunca! a propósito sr. Omar Peres vai se candidatar ao Senado de novo?

Já pensou em Omar Peres Senador da República quanta corrupção voce vai ter pra denunciar?!

Anônimo disse...

Omar,sem querer ser o dono da verdade,mais temos que ser realistas.A grande maioria do eleitorado brasileiro são pessoas simples,carentes em quase tudo,e essas cobras politicas sabem muito bem disso,e na epoca das eleições viram os melhores amigos dessas pessoas.Pode apostar que teremos de volta no cenario politico nomes como Vicentão,Bejani,Guedim e outros tantos que tanto mal fizeram para essa cidade.Por isso não me assusto quando algumas pessoas dizem que tem saudade da ditadura.Tirando ideologia politica da conversa,seria o unico meio de sumir com essa corja de bandidos que infestam a polica brasileira.

Luiz Valle disse...

A única coisa que espero dos proximos candidatos é que não se deixem corromper pelo poder... já estamos cansados desse filme... o cara entra, cheio de idéias, mas lá se vende, perde seus ideais e começa a entrar na roda da corrupção, das falcatruas e etc...
Não há muito o que esperar, só nos resta prestar bem atenção em quem votar.... A renovação é necessária!!!!... e não é cedo para começarmos a mobilização por essa renovação; Juiz de Fora é um caso típico de mesmice política, por isso que essa cidade esta a merda que está!!!!

Anônimo disse...

Tem um pessoal que se manifesta neste blog, que tem de voltar "rapidim" para a escola, é cada erro grosseiro de português, verdadeiro assassinato da língua portuguesa, Ohhh YES!
Depois, querem criticar o presidente do país.
Por sinal ele que incomoda tanto os intelectuais de JF e políticos sérios de oposição do Brasil, mas dentre os 20, sentou-se a esquerda da rainha, tendo atrás, Obama.
Ouvir e ver do presidente americano, elogios no encontro do G20 ao nosso, é para aprendermos que: Um homem faz história, pela sua capacidade. Insisto, como ele incomoda os intelectuais que aqui postam contra o homem Lula.
TÃO PEQUENOS E INCAPAZES, NEM PELA CIDADE CONSEGUEM FAZER ALGO.
Republica de JF hahaha, ta mais pra provincia da ZM.

Carlinho disse...

Omar como participante que fui junto a você na campanha para prefeito e vereador,quero deixar aqui registrado uma reunião que tivemos no hotel serrano que merece ser relembrada.
foi quando você falou conosco candidatos a vereador,que nos deveríamos fazer uma campanha limpa e que se houvesse erros cada um iria responder por si.
resultado: sei que sua campanha foi feita com seu dinheiro sem envolver dinheiro de terceiros,é assim que se faz uma campanha honesta.
nessa nos ganhamos a eleição.
Um Abraço
Carlinhos