quarta-feira, 8 de abril de 2009

O crime e a sociedade

Os relatórios que têm sido elaborados em todo o País, nos últimos três meses, a propósito da política de ressocialização da população apenada, não trazem qualquer novidade, a não ser o agravamento de um problema que não conseguimos resolver. De tal forma, que o mesmo que se denunciava há dez ou vinte anos, como se denunciou em qualquer época, é a mesma constatação de hoje. Nada muda. Nesse particular estamos entre os piores do mundo e, para entristecer ainda mais, Minas é parte do quadro desolador. Quando digo que isso é entristecedor é porque a primeira realidade da pena, ao castigar, é preparar a recuperação, mas nunca servir de instrumento de vingança da sociedade, ainda que ofendida. Quando ocorre de o castigo ir além dos objetivos que o justificam essa mesma sociedade desce ao nível do crime. Por isso, nosso sistema carcerário é um delinquente.

Ainda que muitas vezes eu tenha defendido mais rigor diante do crime e leis mais severas para os criminosos, fato é que temos de reconhecer que estamos disputando com outros estados o indesejável galardão de pior entre os piores no tratamento conferido aos presos. Impõe-se a eles, como se vê em Juiz de Fora, tamanha humilhação, que não seria demais dizer que o criminoso já nada fica devendo aos poderes constituídos que o condenaram.

Tais considerações vêm a propósito de matéria deste jornal, em que se cobra explicação das autoridades mineiras para a promessa, não cumprida, de que no final de 2007 seriam transferidos do Ceresp todos os presos que ali se encontravam irregularmente, isto é, os que tinham sentença transitada em julgado. Representavam metade dos 670 enjaulados, vivendo amontoados como animais, coisa capaz de encher de horror qualquer cidadão.

O que se dá, então, é que vamos transformando nossas prisões em instititutos de aperfeição dos criminosos. Nas celas, onde eles entram como primários e cursam aperfeiçoamento no mal. Saem, quando conseguem sair, com doutorado no crime. E, como se aperfeiçoaram na arte dos desvios, sempre voltam para se tornarem piores.

O.P.

16 comentários:

Anônimo disse...

Omar, crime nunca será eliminado pois faz parte da psique humana. Entretanto podemos reduzir os indices de criminalidade em uma sociedade com melhoria do IDH. O qual depende de MELHORIAS EM EDUCAÇÃO E PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO.

Educação em JF e principamente das universidades é pessima e não estruturada para o mercado tecnologico.

Poder aquisitivo só com geração de empregos. JF não tem nenhum plano de geração de emprego.
Os lideres da atualidade não conhecem uma virgula do setor industrial, agropecuario ou de serviços.......inclusive o cara da FIEMG local é um bobão e o prefeito todos já sabem que só tem bigode sujo.

Creio que continuando da forma como está a tendência de JF é de aumentar em muito a ciminalidade.

portela disse...

Fico meio confuso com todo esse aue que as policias PM-PC-PF fazem com relação aos caça-níqueis, falam em crime de contrabando, pois os componentes entram ilegalmente no país, até aí tudo bem concordo; mas as maquinas de musicas(juke box) que também são totalmente contrabandeadas e pior ainda os videos e musicas que ali estao inseridas são baixados de forma criminosa da internet.
e è facil ao andar pelo centro da cidade e pelos bairros essas maquinas ligadas em alto e bom tom pra todos verem e ouvirem. Será que as policias que tanto entendem de lei não enchergam isso??? ou será que da lucro prender caça-níqueis???? mesmo assim porque nos bairros em pequenos comercios encontra-se sempre duas ou três caça-niqueis,e, uma viatura encosta, os policiais vão ao banheiro, passam pelas maquinas ligadas e com apostadores jogando e nada fazem???? sera que é pra prender só "as maquinuinhas" de fulano de tal? gostaria que me ajudassem a entender...

CAIQUE disse...

PREZADO DR OMAR,SAUDAÇÕES.OS EDITORIAIS DE HOJE DOS JORNAIS LOCAIS,NOS IMPÕE UMA PROFUNDA REFLEXÃO,A IMPUNIDADE DE BEJANI,QUE AI ESTA EM SUA MANSAO E FAZENDA,E O QUE APRENDEMOS COM TUDO ISSO.BEM CUSTODIO MANTEVE O PROPINODUTO DA QUEIROZ-GALVÃO,DA EMPRESA SERVIR(TERCERIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA SAUDE),O ESQUEMA DE CONSERADORAS,ATRAVES DE VITOR VLVERDE,TEM DADO SUSTENTAÇÃO A MAFIA DO TRANSPORTE COLETIVO,CONTRARIANDO ATE O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO,E GANANCIOSO COMO E QUER IMPLANTAR O PROPINODUTO DOS ALUGUEIS DE CAMINHÕES DO DEMLURB,E AI QUE TEMOS QUE AGIR,MATAR O CRIME NO NINHO,SERMOS PROFILATICOS CONTRA A CORRUPÇÃO,MOBILIZAR A SOCIEDADE,MINISTERIO PUBLICO,EMFIM OMAR VOCE E O ARTICULADOR MAIOR DESSA LUTA.OUTRA COISA QUE TIRA O SONO DA CIDADE É O INTERESSE DOS VEREADORES BRUNO SIQUEIRA E JULIO GASPARETI NA LIBERAÇÃO DE ANTENAS CELULARES,ESTÃO TRANSFORMANDO A CAMARA EM UM BALCÃO DE NEGOCIOS,CONTRATANDO COM DINHEIRO PUBLICO EMPRESAS DE PESQUISA PARA FAVORECER EMPRESAS DE TELEFONIA QUE SANGRÃO O POVO COM SUAS CONTAS E TARIFAS,QUEREM ACABAR COM A QUALIDADE E VIDA DA CIDADE,PARECEM SER MAIS EXECUTIVOS DE EMPRESAS DE TELEFONIA DO QUE EDIS DE JF.OLHO NO PREFEITO OLHO NO BRUNO E RECONHECMENTO A LUTA E CORAGEM DO OMAR.

Felipe disse...

O quê o Zé Maurício anda aprontando heim gente? Ele sempre foi discreto. Tá com muita sede ?

ARMANDO CERELLI disse...

OMAR NOSSO BLOG TEM SIDO ACESSADO DIRETO POR DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS,E PELA ASSESORIA DOS MESMOS,ALEM DAS REDAÇÕES DE INUMEROS JORNAIS QUE APOS O EPISODIO BEJANI,MOSTROU-SE O POTENCIAL POLITICO DE SE PROMOVER ESCANDALOS DE CORRUPÇÃO DA CIDADE.APOS O ASSASINATO EM SP DE UM AMBIENTALISTA,TENDO NO CENTRO DAS SUSPEITAS A QUEROZ-GALVÃO,CAMINHÕES DE LIXO,O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO DENUNCIADO PELA FOLHA DE SP NO CANHOTO DE CHEQUES DA CAMARGO CORREIA E AGORA LOBISTA CONFESSO DE EMPRESAS DE TELEFONIA,NOSSO BLOG TEM SIDO FONTE DE MUITAS INVESTIGAÇÕES VAMOS SEGUIR NA LUTA OMAR.

Anônimo disse...

BLOGS MAIS ACESSADOS EM BRASILIA:BLOG DO JOSIAS---BLOG DO OMAR.

verinha da comunicação da engenharia disse...

bruno, bateu com a cabeça na parede cara,sai fora deste esquema das empresas de celular,isto é a maior robada,o julinho ja e quemado cara,todo mundo sabe ds interesses dele é so grana voce tem futuro,é jovem,ele ja tem mais de 60 anos e so quer grana,enfia uma cpi do lixo no custodio e no josemar ferrari seu moral ta baixo depois da pr4opina da campanha,envermelha,deixa de ser amarelhão, a coisa ta feia pro seu lado,pega este prefeito corrupto pelo bigode sacode ele.

Jean Danton disse...

"A impunidade é a matriz e a geratriz de novos e insensatos acontecimentos e o desmoronamento do que ainda resta de bom na alma humana."
(Leon Frejda Szklarowsky)

Um ano, simplesmente um ano, ingraçado e poetico, passar um ano e somente alguns dias de cadeia. Parabéns BEJANI pelo seu aniversário de um ano de impunidade.
A Policia Federal demonstrou uma competência danada em retirar do poder pessoa como Bejani e mostrar a toda a cidade de Juiz de Fora como andava a os mandos e demandos. Aogra vemos que o inquerito e o finalizar andam a passados que ninguém notam, afinal se tinham as evidências, depoimentos foram tomados e diversas pessoas indiciadas então o porque da demora do desenrolar do processo.
Cobrar a sociedade tem todo o direito, ainda mais quando interesses públicos estão envolvidos, então aonde podemos conseguir as respostas.
Realmente a escola Bejanista se instalou no poder publico de nossa cidade e com a impunidade de Pasargada (engraçado por ser referir a capital do imperio Persa) vemos que muitos querem continuar sua trajetória.
Parabéns aqueles que se sempre seguros, e desculpas a população de Juiz de Fora que foi vista em rede de TV nacional como uma sociedade conropída e sem o menos valor, pois seus governantes fazem aquilo que bem quer.
Espero encontar todos bem... e até a próxima.

Anônimo disse...

O BEJANI ALUGOU OS CAMINHÕES DO JOSEMAR POR 10 MIL,AGORA O CUSTODIO QUER PAGAR 13 MIL.EXPLICA MENSALEIRO PARA A CIDADE E PARA O RODRIGUINHO,SE ELE ENTENDER TODO MUNDO ENTENDERA.

Rogerio de Moraes disse...

CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO:

CUSTÓDIO É O QUE HÁ, MAIS MODERNO EM AVANÇO, NO QUE DIZ RESPEITO AO RETROCESSO.

Anônimo disse...

Custódio está concorrendo ao Oscar.
De melhor canastrão.

Anônimo disse...

Sabem porque o Custódio ganhou sua segunda eleição?

POR QUE O CRIMINOSO SEMPRE VOLTA AO LOCAL DO CRIME.

neia vidal disse...

nossa senhora como a coisa anda pesada na nossa cidade,achei que ia melhorar,mas piorou muito.

Anônimo disse...

COMO ESTE PREFEITO É FRACO,E ALEM DE TUDO LADRÃO.

Anônimo disse...

COMO PODE POR DINHEIRO E PODER UM PAI VENDER A ALMA DO FILHO PARA O PROPIO DIABO.CO A PALAVRA ROMILTOM PATIFARIA

Anônimo disse...

Qual será o partido que dará legenda ao bejani pé de chinelo.
PSDB,PMDB,PTB,PDT e ETC....
Veremos que é o grupo corajoso.
Ele ainda tem uns sete meses para se ajeitar.


Lélio.