sábado, 4 de abril de 2009

Só com inteligência

Quando em dois comentários anteriores disse que precisamos convocar a inteligência da cidade para estudá-la, discuti-la e propor iniciativas capazes de lhe assegurar um futuro melhor, eu estava com a ideia fixa, em primeiro lugar, na criatividade que se impõe, em razão das limitações físicas a que estamos condenados. Na verdade, não temos espaços, e os que tínhamos foram ocupados, muitas vezes de maneira inadequada. Esses limites que nos foram impostos não podem ser deslocados, como também não nos é dado direito de arrendar terras dos municípios vizinhos... Portanto, vamos ter que nos contentar com o que já temos. Há tempos, dizia algo que posso repetir agora: o município chegou à sua maioridade física, seu tamanho é esse mesmo que conhecemos hoje, e é com ele que temos de nos haver.

Cruel é perceber que os problemas causados pelo crescimento se ampliam e se avolumam, sem se importarem com nossas limitações. Os problemas estão aí, enquanto as soluções ainda ficam distantes. É quando chega o momento de lançarmos mão da criatividade, aliada à inteligência, como também pude dizer durante a recente campanha eleitoral. E porque não há da parte dos governantes preocupação com nossos espaços também, temos visto acidentes decretados pelas reações geológicas, que quase sempre nos custam caro.

Não nos esqueçamos que os problemas não tratados em tempo e com vigor vão se tornando cada vez mais distantes, e em seguida abrem espaço para o impasse e o caos urbano.

Razão mais evidente para essa preocupação é nosso sistema de transporte coletivo. Nada me faz acreditar que a atual administração tenha capacidade e interesse em atacar esse problema desafiador. A começar porque não acredito que cumpra a promessa de nova licitação para tal serviço. Vai enrolar, enrolar, enrolar e ver o tempo passar.

Pois, se arrojo não é o forte dessa admintração, cuidemos então de buscar outros caminhos que possam nos garantir uma cidade melhor. Se a prefeitura e o prefeito não podem, não querem, procuremos outros caminhos.
O.P.

23 comentários:

Anônimo disse...

SR. OMAR
GOSTARIA DE DIZER QUE TEM UMA PESSOA LÁ NO BAIRRO ELDORADO QUE TEM COPIAS DAS FOLHAS DE PAGAMENTO DA BOCA DE URNA DO CUSTODIO SEPARADO POR ZONAS E SECOES COM NOMES E CPF'S. QUE TAL VC INTERRESSA ? SEGUNDO ELA AS FOLHAS DE PAGAMENTO TEM ASSINATURA DA TAL DE CIDA E VITOR , DEVE VALER UMA GRANA !!!!!!!

Mike disse...

Falar em "folha de pagamento" para boca de urna é como falar em nota fiscal para subornar policial.

Todinho é um corrupto "profissa" e não se sujeitaria a dar uma derrapada dessas: folha de pagamento para boca de urna... Conta outra!

O que fiquei sabendo que o pessoal do Todinho praticou foi o "golpe do celular". Conhecem essa?

O eleitor chegava na sua zona eleitoral para votar e era abordado por um aliciador que lhe oferecia dinheiro (entre 10 e 50 reais) pra votar em Custódio. Se o eleitor topasse, o aliciador emprestava-lhe um celular (daquele que tira fotos) e instruía o eleitor a tirar uma foto da tela da urna eletrônica com a imagem de Custódio.

Na saída da zona eleitoral, o eleitor devolvia o celular ao aliciador. A foto do Custódio no celular era a condição para o pagamento.

Eu não duvido...
Custódio não admitia perder essa eleição em hipótese alguma. Acima de tudo, ele encara a prefeitura como um balcão de negócios. E para papar os juiz-foranos, ele investiu pesado (e sujo).

Anônimo disse...

Omar temnho gravado em mp3 todas as instruções do esquema de compras de voto no dia da eleição no segundo turno,orientações estas´que serão um furo de reportagem,vou mandar o cd para voce e o castelar.aguarde-me.

Anônimo disse...

PREZADO DR OMAR PERES O SR VITOR VALVERDE CONSEGIU DAR A POLITICA LOCAL UMA ESTRUTURA DE CRIME ORGANIZADO,TEM NESTA MARIA APARECIDA GARCIA UM BRAÇO MAFIOSO DESTE ESQUEMA,ESTA MULHER FEZ O TRABALHO SUJO DAS RUAS NA ELEIÇÃO,INCLUSIVE ALICIANDO MENORES DE PROJETOS SOCIAS COORDENADOS POR ELA PARA PROMOVEREM ATOS ILICITOS PARA CALUNIAR MARGARIDA SALOMÃO.

Jean Danton disse...

Como já perceberam gosto de sitar frases de pensadores e politicos famosos no começo de meus artigos, nste me fez lembrar um em particular, um dito no começo de nossa democracia, dita com certeza por um dos maiores brasileiro do último século, Ulisses Guimarães. Ulisses em Curitiba disse no comicio das diretas em 84, ""Vamos tomar essa Bastilha nojenta e repugnante que é o Colégio Eleitoral, um câncer que está apodrecendo a política e matando a nação. ", bem muitos podem pensar o que tem isso em relação com a politica de nossa cidade? Temos aqui a mesma bastilha, mas uma bastilha poliica que masacra e que faz o povo agonizar em filas interminaveis, faz o povo pagar contas de pessoas corruptas e vis que busca na desgraça de um povo sofrido manter seus privilegios. Naquele tempo tinhamos no colegio eleitoral o orgão opressor e tinhamos que lutar por leis impostas pelos governantes da época. E hoje o que temos? Temos a CONSTITUIÇÃO que e a arma que o povo tem que nos foi de uma certa maneira legada por Ulisses para lutar contra estes parasitas, temos as leis de responsabilidade fiscais e temos a nós mesmos, mas para que tudo isso começe a acontecer temos que nos unir, passar a planejar nossos movimentos, levar a população e começar. Afinal para todos os movimentos sociais começam no planejamento e este se faz necessário.
Pensem, seria viavel uma reunião entre as pessoas que estão realmente interessadas no futuro de Juiz de Fora? Seria viavel um posicionamento mais explicito das pessoas aqui? Seria viavel que ganhassemos as ruas com trabalhos nas comunidade?
No meu ponto de vista sim, e se fizerem a chamada serei o primeiro a estar lá, afinal minha cidade e meu berço e realmente quero ficar aqui e desenvolver meus negocios e VOCÊ O QUE ACHA?????
Espero encontrar todos bem... e até a proxima

Anônimo disse...

Queiroz Galvão obtém licença de instalação para Aterro Sanitário em Conselheiro Josino

A empresa Queiroz Galvão S.A. que aqui opera a empresa Vital Engenharia S.A. detentora de concessão para prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana no município de Campos dos Goytacazes, RJ divulgou ontem, a obtenção de Licença de Instalação LI nº IN 000008, com validade até 18 de março de 2012, que autorizou a realizar obra de construção do “Centro de Tratamento de Resíduos de Campos dos Goytacazes, constituído por aterro sanitário, unidade de tratamento de resíduos de saúde e unidades de apoio, com tanque de acúmulo de percolato e leite de secagem, entre outras, na BR-101, Km 30,5, Fazenda Nova Gaivota, em Conselheiro Josino, processo nº E-07/202145/2008.

A licitação em que a Vital foi vencedora na prestação deste serviço público foi à época bastante questionada, tanto pelo valor quanto pelo tempo de concessão. Está aí uma boa oportunidade de se discutir tanto isto quanto as exigências prevista na execução do contrato. Seria desejável, e o blog já bateu bastante nesta tecla, que as concessões públicas, de qualquer natureza e de quaisquer dos três níveis de governo, fossem acompanhadas de um conselho de usuários que, junto com o órgão público responsável pela fiscalização e controle (regulação) das ações, metas e resultados previstos no contrato público. A sua não observância permite a desconfiança natural de todo e qualquer munícipe sobre eventuais interesses outros existentes na relação contratante-contratado. O Aterro Sanitário e demais ações previstas nesta licença constavam do contrato, portanto, ainda é tempo de se fazer, o que precisa ser feito.

Fonte:Blog do Roberto Moraes

Temos que ser insistentes e provocativos; clamo aos vereadores com a mínima vergonha na cara e amor a cidade que se manifestem neste espaço, aqui pode haver excessos, mas existem verdades e ferramentas na democratização da coisa pública, aqui nada é camuflado e já servil de prova em mazelas cometidas no município; Caso alguns de nossos leitores possuam informações sobre suspeitos de fraudes ao patrimônio público ou eleitorais que escreva aqui ou envie ao e-mail do Omar ou de quem aqui já se prontificou, o anonimato é garantido, e repassado as autoridades."Vamos evitar o estouro da boiada"

Lélio.

Anônimo disse...

Procurem por, Ellen, Welbet, Emilio, Jaciara, Jussara Texeira, Elizangela, Marquinho, Debora,todos foram coordenadores de campanha de Custódio mandados por Cida Garcia, a mando de Vitor Valverde, todos estão na prefeitura e com empregos publicos graças a compra de votos. Vamos permitir isso, afinal este bando esta somente zombando de nós.

Anônimo disse...

PARA O VEREADOR SR. CASTELAR E A TODA BANCADA DO PT NA CÂMARA:

Quero antes de mais nada parabenizar o vereador Castellar pelo belo artigo publicado na Tribuna de Minas do dia 02/04/2009 na coluna "Painel" que fala sobre o Sistema Único de Assistência Social. Parabéns de verdade !!
Quero também pedir que não desista de fiscalizar, de cobrar e também de investigar o que realmente acontece e o que aconteceu.
O antigo Secretário de Assistência Social literalmente acabou com a AMAC, por simples desconhecimento da importância da Instituição na cidade, formada pela sua grande maioria de funcionários sérios e comprometidos com a Assistência Social enquanto política pública. A dita Secretaria de Assistência Social criada em Janeiro/2009 é uma falácia, ela não existe enquanto Secretaria, seus funcionários ou são da AMAC (na maioria)ou importados do Rio de Janeiro, ou de outra Secretaria Municipal, ou seja, não possui funcionários próprios. A AMAC foi desarmada, desarrumada, bagunçada somente em função da criação dessa Secretaria, para isso foi necessário desarticular vários programas e projetos sociais, esvaziá-los, tendo como pano de fundo a desculpa de uma necessária economia no município no que tange à diminuição de 70% dos vales tranportes, esses transferidos a usuários desses serviços e assim preparar todo o esvaziamento de sua função social.
Outras mentiras:
1) Os CRAS criados e os que já estavam funcionando (4) estão inadequados, os CRAS por serem unidades estatais precisam ter funcionários públicos, além de uma série de quesitos que estão em lei... a insistência em que a AMAC seja uma ONG é para que ela possa prestar serviços para a PJF, ser a "empregadinha" legalizada pronta pra servir, para qualquer fim.
2) Todas as modificações feitas na AMAC são ilegítimas, não foi respeitado o seu organograma, seus cargos, seus serviços...portanto tudo pode voltar a ser como era antes, o que a meu ver é o que deveria ser feito, os funcionários todos, sem exceção ( messa conta não entram os puxa sacos de plantão que tiveram cargos do Sr. Marcelo Garcia) sentem-se vilipendiados, agredidos e desrespeitados e isso é muito bom que o Sr, Prefeito saiba.
O processo teve um caminho errado, o da anti-democracia, porque a estrutura da AMAC significou pra esse governo de que ela não é nada, absolutamente desrespeitável, esquecendo que quem responde por ela é a Assembléia Geral e que ninguém pode chegar mandando, desestruturando a bel prazer.
Portanto insisto, investigue, questione, converse com funcionários e entidades afins,somente dessa forma é que o Sr. poderá tirar suas próprias conclusões.
Obrigado.

Zeca Paulada disse...

O cerco está fechando. Anulação das eleições de juiz de fora já!

Fora com o governo neobejanista de Custodio e Josemar.

Vida eterna ao Blog do Omar.

Fora os filhotes de tubarão e todos os seus puxa sacos.

Anônimo disse...

ASSOCIAÇÂO, FUNDAÇÂO ou ONG?

Aos Blogueiros qual a opnião sobre o tema?

.
Em minha opnião;
A Amac era interessante aos políticos quando servia como cabide de emprego aos cabos eleitorais e a políticos que ao perder eleição na cidade e região. Ela banca com recursos e prestigios em saeus programas os candidatos em pleitos diversos na conveniência do chefe do executivo. O MPT e outras instituições sérias enxergam uma entidade publica servida com recursos públicos que deveria apenas servir ao cidadão necessitado ao invés de empregar o filho da socialayte A, o irmão do vereador B a prima do procurador C a amante do prefeito D e assim a instituição dita como associação de apoio comunitário chegou aos mais de 2.000 funcionários em seus 25 anos de existência. Houve um período que passou a admitir e efetivar apenas por processo seletivo externo ou concurso público procurando estancar a aberração aos privilegiados; a intenção de caracterizá-la em ONG ou OCIPs é justamente para passar o rodo aos empregados ali lotados e colocar seus membros na tarefa de usar o dinheiro público para continuar fazer campanha política. Uma ONG-Amac como força tarefa elege tranquilamente um deputado federal e um estadual na cidade é só verificarem o que ocorreu num passado recente (Julio, Sebastião e quase de lambuja João Cesar).Sem querer voutar ao polemico Josemar Socio da familia MATTOS. É por isto que o MP vem tentando desarticular esta evasão de dinheiro publico e aplaudo a atitude. Absurdo maior neste caso é o Sindicato da categoria (Sinserpu) insistir em manter estes privilégios quem esta ganhando ali? Esta fica por conta dos companheiros do blog.

Lélio.

Anônimo disse...

OMAR,você e´o cara !,

Anônimo disse...

Não será com muita inteligência que JF poderá melhorar, pois é produto escasso na cidade.

Desejamos somente que esta turma de promotores e juizes abram os olhos cumpram com os deveres do oficio.

JF é um berço triste das Minas Gerais e só perde para Barbacena em mafias e corrupões.

Anônimo disse...

A palavra certa para JF
é ^^ CADEIA ^^.

Depois que soltaram o Bejani, os outros politicos e até o juvenil Bruno passaram a não temer o povo e a justiça;

O povo os politicos de fato não necessitam temer ! Pois o povinho desta cidade é podreeeeeeeee !!!!!!!!

Quiça possamos ter um pouco de espectativa com respeito a justiça, apesar de JF ter promotorzinho metido a imperador que nunca produzou nada de efetivo para a comunidade.

Anônimo disse...

omar: se até o rogério de moraes te abandonou por causa de suas falsas promessas, imagine o resto.
Keyla Tyuben

Anônimo disse...

Alo pessoal, quem tem provas da corrupção eleitoral e ainda não as apresentou está esperando o que? Melhor forma de ganhar o seu ou o quem dá mais? Ou ainda esperando JF acabar de chafurdar na lama. Vamo lá gente. Ponham os podres pra fora, se não ganhar nada a cidade ganha

Anônimo disse...

Quem pode dar provas de corrupção são os motogueiros e os traficantes, basta um aberto da PF.

Basta disposição da justiça, pois até o Angela Maria sabe que a última eleição foi surrupiada.

Rogerio de Moraes disse...

AO ANÔNIMO QUE ACHA QUE AS PROVAS QUE TEM VALE UMA FORTUNA:

qUEM QUER O BEM DE UMA COMUNIDADE NÃO QUER VENDER PROVAS CONTRA A CORRUPÇÃO.
iSTO COLOCA VOCê NUM PATAMAR MAIS BAIXO QUE O DELES.

Rogerio de Moraes disse...

Keyla Tyuben


Jamais abandonaria um amigo, principalmente esse. Que temm me dado provas indiscutiveis de sua dignidade, moral e coragem.
E para sua informação não tenho potstado por que estou operado e não posso ficar muito tempo sem deitar.
Mas me aguarde, pois qaundo voltar vai ser com o animo redobrado.
Podem esperar, pois na minha volta vou ajudar o Omar (meu grande amigo), a derrubar mais um corrupto.
Já temos experiência.
Já tiramos o bejani de lá, inclusive sem a ajuda de um anonimo que usa um fake pra se identificar.
Já já estarei de volta.

Rogerio de Moraes disse...

Juiz de Fora merece o Povim que tem.
É tudo saco de uma mesma farinha.
E quem tem provas e as esconde pra ganhar uns ticotico, é pior que os denunciados.
Vocês desconhecem o significado das palavras:

VERDADE, DIGNIDADE, CORAGEM, CIDADÂNIA, MORAL, ÉTICA, E VERGONHA NA CARA.
POR ISSO SOMOS ESSE POÇO DE CORRUPÇÃO.

Agora eu entendo por que incomodo tanto.

Este arraial nunca vai se transformar em nada.
O que atrapalha aqui é o POVO.

Omar pra de ficar querendo mudar está colonia em metropole.
Vai pra Roma namorar que vc ganha muito mais.
Aqui tem enterrada as cabeças de uma tropa de burros.

Anônimo disse...

Bom dia Dr Omar, Gostaria de citar algumas considerações: Quem tem provas que podem mudar o destino de uma cidade (comunidade) deve apresentá-las sem exigencia de vantagem (propina), caso contrario estara se nivelando aos proprios corruptos. Folha de pagamento? Não acrerdito seria como um ladrão roubar e deixar no local do roubo um recibo do que ele levou. Golpe do celular tambem não acredito, pois era proibido pela Juistiça eleitoral a entrada deste equipamento junto a urna. No mais acredito que tenha algo de errado, porém, não desta infantilidade total. MARCUS PAULO

Anônimo disse...

Dr OMAR, fiquei sabendo nesta Segunda Feira que EVO MORALES ( LEIA SUELY REIS) com seu pequeno exercito, Guarda Municipal e Fiscais fizeram uma operação denominada Juiz de Fora dorme tranquila no Bairro Alto dos Passos em que quem chegava para estacionar seu veículo teria que retirar a frente removível do seu aparelho de CD e segundo ainda algumas pessoas teria que entregar ao fiscal ou ao Guarda Municipal (?). Não acredito que tenha cido desta forma, porém, o EVO MORALES (LEIA SUELY REIS) esta dando as cartas em Juiz de Fora, peço a quem foi vítima desta arbitrariedade e abuso de autoridade que se manifeste. MARCUS PAULO

Luiz Valle disse...

concordo Rogerio de Moraes!!.... eita "povinho bunda" que tem nessa cidade!!!!... pessoal metido a besta!! ... a maioria do pessoal aqui se preocupa mais em saber o que voce tem do que quem voce é de verdade!!! ... por isso a cidade ta essa bosta!!

Anônimo disse...

OMAR
ACHO UM ABISURDO ESSE POVO SABER DE TUDO ISSO E NAO ABRIR O JOGO
ESSE CARA NAO TEM VERGONHA DE FALAR !!!!!
NAO TEM '' GRANA '' QUE PAQUE ISSO MANDA PRA FEDERAL LOGO