quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Corporativismo no lugar dos partidos

Há uns dois anos, ou talvez um pouco mais, escrevi aqui que entre as principais dificuldades da política nacional está presente no predomínio das corporações que há muito substituíram os partidos no Congresso, numa metamorfose que veio para dar abrigo aos mais diversos interesses. Nos momentos cruciais, no bojo das crises como a que estamos vivendo hoje, o diálogo não contempla os partidos em primeiro lugar, mas os capitães do corporativismo, entre eles os representantes de grandes indústrias, laboratórios, pecuaristas, igrejas e donos do jogo. Ainda poderia citar, na linha das forças mais representativas, os sindicalistas e os parlamentares favoritos das federações e confederações de industriais. Viu-se, ainda agora, no debate tenso sobre a jornada de trabalho de 40 horas. Foram as classes diretamente interessadas que conduziram as discussões, não os líderes de partidos.
Quando tratei do assunto pela primeira vez o campo das influências na tangência das atribuições do Congresso era o mesmo. Nada mudou, a não ser as questões de interesse do momento. Há pouco, foi o que se deu com a bancada da saúde, que se subdivide em três grupos: o da saúde pública estatal e gratuita, o grupo ligado a instituições privadas e um outro que se dedica às santas casas. Não raro, as três correntes defendem interesses em conflito. Outro caso em que se divide o que já foi dividido é a bancada da educação. Também ali há três ramos distintos. Um defende o ensino público, enquanto outro só quer saber do ensino privado, e um terceiro trata das instituições filantrópicas e religiosas.
Acho que essa é uma realidade que, precisando ser mudada, tem de ser explicada, e bem explicada aos eleitores. Tarefa para os partidos políticos que estão sendo sufocados pelo corporativismo.

6 comentários:

Roberto disse...

NÃO MAIS NADA.
AGORA ATÉ ANALFABETO ENTRA NA UFJF:

PRIMEIRA FASE
Nota zero não vai
eliminar vestibulandos

O Conselho de Graduação (Congrad) da UFJF decidiu ontem, durante reunião, que os vestibulandos poderão zerar disciplinas na primeira fase do concurso de 2010. Os integrantes do conselho votaram e anularam o artigo do edital do vestibular que previa
a desclassificação dos candidatos que não conseguissem pontuação.

MAS SE FORMOS PENSAR DIREITO, DEPOIS DAS COTAS PRA NEGRO, POBRE, ESTRANGEIROS, HOMOSSEXUAIS, E ESTUDANDES PROFISSIONAIS, AGORA É REALMENTE A VEZ DOS ANALFABETOS.
SE FOR PRA SEGUIR O EXEMPLO DO TICOTICO, PRA QUE ESTUDAR.
PODEMOS FAZER FORTUNA APENAS DIZENDO:
ME AJUDE, ME AJUDE, ME AJUDE.

o Glorioso disse...

E o seu flamengo, hein?
parece até os politicos de juiz de fora:
êta semvergonhice....

Anônimo disse...

O Brasil esta criando muitos motivos para o povo. que deseja ter vida honesta e prospera, esboçar atos agressivos, podendo até chegar em atos revolucionários.

Brasil merece mais respeito !

Anônimo disse...

É mas o Jf Hoje, publicou a foto do casal, que foi imediamente reconhecido pelos moradores do entôrno de várias bocas de crack, como frequentadores assiduos.
Particularmante, os que convivem com a insanidade, uso e venda em frente a crianças, na boca que existe num botequim, nas esquinas da Rua Acre com Couto e Silva. O lugar é uma verdadeira fonte de drogas, ilicitos, tráfico, que vem com tempo mudando para esse endereço.
Srs policiais, é só apertar os traficantes dessa area que os srs vão pegar muito roubo de volta.

Màrcio disse...

Insaciáveis :

Lula subjugol o PT no senado para salvar Jose Sarney na presidência. Agora vai trabalhar para fazer o mesmo nos Estados, para que os candidatos petistas engulam suas pretensões e abram as vagas majoritárias para os peemedebistas. Que, como nós bem sabemos, são insaciáveis.
O lance da vez é do presidente da Câmara e presidente do PMDB nacional Michel Temer, que defende a nomeação do super-aliado Henrique Eduardo Alves, líder do partido na Câmara, para a Articulação Política de Lula. O atual ministro Jósé Múcio(PTB), vai ser despachado para uma vaga no TCU. E Temer quer empurrar Henrique Eduardo para a vaga.

MOTIVOS DE TEMER :

1 - ter um homem em tempo integral dentro do planalto para trabalhar sua própria(a de Temer) candidatura a vice na chapa de Dilma à presidência. Ela quer que ele seja o candidato a vice, para furar a aliança Quércia-Serra ou PSDB-PMDB em São Paulo.

2 - ter alguém forte do PMDB para garantir mais e mais espaços, digamos, "verticais", do partido na administração federal - EM ANO ELEITORAL

3 - mapear, em gabinete próximo ao de Lula, os votos dos Estados na convenção do PMDB que vai decidir o rumo do partido na sucessão presidencial.

4 - ajudar o presidente no seu empenho pessoal, direto, de tirar o PT e botar o PMDB na cabeça de chapa das disputas para os governos estaduais. Falta, evidentemente, acertar com os adversários.

Com um organograma destes, não é difícil
distribuir os setores que serão "instâncias" de grupos corporativistas. E também uma demonstração como o poder está em primeiro plano a serviço de classes específicas, ficando a nação nos seus interesses e necessidades em segundo plano.

Anônimo disse...

Onde está a PMMMG e Policia Civil desta cidade ?
Para onde foi parar a delegada do carne ?

Será que a PF não poderia dar uma olhada mais séria na questão do crack nesta cidade ? Será que a PMMG a PCivil tem receio de ofender os bandidos ?