quarta-feira, 22 de abril de 2009

AQUILA : 28 SEGUNDOS DE TERROR

Fui ver, in loco , as consequências de um terremoto, com grau máximo de medicao na escala Richter. Acabo de chegar da cidade de Áquila, que fica a 100 km de Roma. Fui para escrever o que vi. Para relatar aos amigos do blog e para os leitores do JF Hoje o que significa, e como se comporta o ser humano, após um desastre natural do porte do terremoto que arrasou, e destruiu uma pequena, mas importante cidade italiana.

Voltei de lá, por incrível que possa parecer, revigorado, pois diante de tanta corrupção, drogas e guerras que o ser humano não consegue parar de fazer, consumir e praticar, destruindo a esperança, Áquila, e todos os italianos que vi, me emocionaram pela solidariedade e pelo respeito aos cidadãos que perderam tudo . Há muito tempo não sentia tanta energia positiva, repito, tanta solidariedade. Infelizmente diante de tanto sofrimento, perda e morte.

E dessa emoção, vou escrever dois artigos para o blog e para o JF Hoje. Tirei dezenas de fotos impressionantes, que também serão publicadas Entrevistei pessoas, entrei nos escombros, vi tudo o que podia ser visto. A destruição material em nada se difere de um bombardeio, de uma guerra travada pela natureza.

Cidade arrasada. Vidas esfaceladas. Mas vi também milhares de pessoas vindas de todo o país para ajudar e trabalhar duro na reconstrução do município de Áquila , e de toda uma regiao . Espero que você se emocione. Não com a destruição, mas exclusivamente por entender, como eu vi, que a esperança não morre. Vale a pena acreditar no ser humano.

5 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe Omar, não tem nada a ver com seu post mas se eu colocar o comentário em outro tópico mais antigo pode ser que nem todos leiam esta notícia sen-sa-ci-onal que saiu no site da PJF e que eu não sabia: O Vitor Valverde é o Comandante da Guarda Municipal, não é chiquérrimo isto!? Confiram em www.pjf.mg.gov.br a íntegra da notícia:

Em solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 22, no pátio do prédio da Prefeitura, o prefeito Custódio Mattos e o secretário de Administração e Recursos Humanos e comandante da corporação, Vitor Valverde, assinaram a liberação de R$ 72.984 para a compra de equipamentos de uso da Guarda Municipal. Serão adquiridos sistemas de rádio comunicação, spray de gás pimenta, agasalhos e capas de chuva para todo o efetivo. Durante a solenidade foi assinado também o decreto que institui o Regimento Interno da Guarda, encaminhada mensagem do Regimento Disciplinar da corporação e oficializada a nomeação de 11 supervisores entre os guardas.

Servidor Aposentado disse...

Omar, você está na Europa e poderia checar mais facilmente uma informação sobre Custódio...

Vamos por partes...

Semanas atrás, um escândalo (devidamente abafado) desmascarou José Serra: ele tem registro de "economista" no TSE, mas nunca foi economista - já que não tem título reconhecido no Brasil. Clique neste link para detalhes:

http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=6105

Acontece que Custódio se gaba de possuir os seguintes certificados, com os quais engrossa sua campanha:

- Mestrado em Ciências Sociais, Universidade de Birmingham, Inglaterra.

- Especialização em Gestão Empresarial Avançada para Desenvolvimento de Executivos, na Fundação Dom Cabral e INSEAD, França, em 1997.

Algo me intriga: Custódio, que mal fala português, sabe falar inglês? Porque para ter título de mestrado na Inglaterra, é necessário falar inglês...

Anônimo disse...

Vereadores pressionam contra aterro

A polêmica sobre a criação do aterro sanitário em Dias Tavares pode complicar as relações entre Câmara e Prefeitura. Ontem, 12 dos 19 vereadores assinaram nota em protesto contra a gestão do lixo em Juiz de Fora. O estopim foi a convocação, feita pela Agenda JF, de uma reunião extraordinária, marcada para hoje, para "informar" o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) sobre o novo aterro. Os vereadores consideraram que marcar a reunião para dois dias após o feriado soou como "uma tentativa de abortar a discussão". "Essa convocação foi equivocada. Há uma decisão judicial determinando que o Comdema seja ouvido, e não simplesmente 'informado'", criticou o vereador José Sóter Figueirôa (PMDB).

Além de cobrar o adiamento da reunião, a nota exige uma "perícia técnica" para dimensionar a capacidade operacional do atual aterro, que funciona no Salvaterra. A previsão era de que o local tivesse vida útil de 20 anos, o que será reduzido à metade com a criação da nova central de tratamento. O valor do contrato de R$ 250 milhões entre a PJF e a Vital Engenharia Ambiental também foi questionado. Alguns vereadores não descartaram a possibilidade de CPI caso os pontos não sejam esclarecidos. Esta hipótese, no entanto, é remota.

Na ausência do líder do Governo, Isauro Calais (PMN), o vereador Rodrigo Mattos, líder do PSDB, disse que não via razões para que a reunião com o Comdema fosse cancelada, mas sugeriu que a Câmara arque com os custos da vinda do engenheiro Clóvis Benvenuto, projetista do aterro do Salvaterra, à cidade para participar de audiência pública sobre o tema. Foi o próprio tucano quem também aventou a possibilidade de a Casa contratar auditoria para apurar as suspeitas envolvendo o novo contrato.

Anônimo disse...

OMAR PEÇO LICENÇA DO ASSUNTO EM QUESTÃO PARA PARABENIZAR O MINISTRO DO STF JOAQUIM BARBOSA QUE COMEÇOU A JOGAR A M... NO VENTILADOR DO MINISTRO GILMAR MENDES.
MESMO PORQUE FICOU ESQUISITO AQUELA QUESTÃO DOS HABEAS CORPUS LIBERADOS PARA DANIEL DANTAS E SUA CORJA. E O POBRE DO COITADO DO DELEGADO PROTÓGENES QUEIROZ VIROU VÍTIMA DO BANDO DE ABUDRES SÓ PORQUE QUER FAZER JUSTIÇA NESTE PAÍS DE POVO QUE NÃO SABE VOTAR E POLÍTICOS CORRUPTOS.

Mike disse...

Ainda sobre a notícia que o Anônimo postou às 22:55...

Até a custodista Tribuna não consegue mais esconder a insensibilidade do Rei Bejani-II...

Na mesma primeira página, o jornal expõe a trágica situação da saude em Juiz de Fora e o absurdo gasto com equipamentos para a guarda municipal...

No HPS, faltam equipamentos básicos enquanto os médicos reclamam dos salários e das condições de trabalho... Alguns médicos inclusive já estão pedindo desligamento...

Enquanto isso, Rei Bejani-II torra $ 72 mil em spray de pimenta...

Moral da história: pimenta nos olhos do povo é refresco...