quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ônibus, um serviço compatível

Uma recente decisão da prefeitura, tomada em momento de transição administrativa, denunciou o antigo modelo de exploração do serviço de transporte coletivo, ao mesmo tempo em que se anunciou futura abertura de concorrência pública para que tal serviço fosse contratado sob novas bases. Há mais de ano, talvez pouco menos, tenho me batido por um estudo profundo e sério sobre os ônibus na zona urbana, não propriamente por questionar a qualidade do transporte oferecido à população de Juiz de Fora, que se não está entre os melhores do País, também não figura entre os mais dignos de críticas. Meu questionamento se referia, principalmente, à intimidade com que o então prefeito Alberto Bejani discutia e acertava interesses comuns com empresários do setor. O que, aliás, como é do conhecimento geral, acabou virando caso de polícia.
Quando chegar o momento de se reverem as planilhas, e não se sabe exatamente quando isso deverá ocorrer, é preciso que alguns pontos sejam tratados com critério e seriedade. Quanto ao primeiro ponto, para nos preservar dos graves equívocos morais que assistimos no ano passado, exige-se muita transparência na condução dos entendimentos entre as autoridades e os transportadores. Com tudo às claras, a sociedade organizada pode fiscalizar e defender seus interesses.
Outra questão a se observar é que a fixação da tarifa não deve ser pautada sob a ótica das conveniências políticas nem demagógicas. O serviço de ônibus haverá de ser o melhor possível, mantido com base em tarifa compatível com a média salarial dos usuários. De que adiantaria um serviço de altíssima qualidade, portanto muito caro, se não há quem possa financiá-lo? Impõe-se, ainda, considerar que um serviço de alta relevância, absolutamente indispensável, tem de privilegiar o interesse da comunidade que dele não pode abrir mão.

29 comentários:

Anônimo disse...

"De que adiantaria um serviço de altíssima qualidade, portanto muito caro, se não há quem possa financiá-lo?" Ainda bem que o TREM BALA saindo da Rio Branco que voce sugeriu era barato. Espero conhecer a fila dos financiadores. Poderia nos dizer um? Agradecendo antecipadamente
Ednei Salzer

márcio disse...

Boa noite Omar, olha só eu acho que brevimente teremos um processo de impeachement em JF city, pois parece que o prefeito não gosta muito de honrar compromissos.Eu penso que não só em nossa cidade mas no Brasil inteiro chegará uma hora em que o Povo ficará "cego" de raiva desses PCP's(políticos caras de pau)e partirá para cima deles com toda a fúria de Quem já não aguenta mais ser enganado, será um efeito tsunami... A respeito do que foi falado nas linhas de cima sobre o impedimento, já pode-se pensar em começar o contra- ataque fazendo esclarecimentos á população no calçadão de JF.Ah já ia esquecendo, vamos apoiar o vereador Castelar em sua proposta de fim das regalias aos "vereadores"!VIVA a liberdade!

márcio disse...

Questionamentos de um eleitor cético e frustradoI.Você acha que os critérios para uma pessoa se candidatar a vereador hoje são corretos?Veja um exemplo claro de como as coisas são tão desastrosas para o povo: um pastor evangélico que pretende se candidatar daqui a quatro anos já começou a fazer sua campanha dentro dos templos e asssembleias e é sabido que muitas pessoas que frequentam esses lugares geralmente são gente ingenua, ou seja são fáceis de serem manipuladas("-olha a sacolinha") por uma pessoa que se auto denomina "representante do senhor".Então o que acontece é que os votos dessa parcela de eleitores elege o candidato e qual é o resultado?Um político mediocre com os interesses voltados exclusivamente para si e ao setor que o elegeu pois esse será o mecanismo de sua permanencia no poder e grande parte da população que não votou nessa pessoa é que sofrerá as consequencias.

Anônimo disse...

Um adendo ao que Marcio postou a respeito de pastores evangelicos com anseios eleitorais:
Imagine se, no futuro, concretizar-se o projeto dos evangelicos de serem maioria no pais e consequentemente serem maioria no legislativo, como ficaria o panorama politico do Pais? Sabemos que eles nao primam pelo respeito às diversidades. Acredito na republica laica:
A lei nas ruas e a fé nos corações. Tenho medo deste cenario de paises regidos por aiatolás. Seria um retrocesso a tempos sombrios de inquisição.
Projeto politico evangelico = ovo da serpente.

OMAR PERES disse...

Financiamento

Anônimo pergunta quem financiaria o "trem bala saindo da Av. Rio Branco". Honestamente não sei responder quem fnanciaria uma idiotice dessa. Certamente ninguém perderia tempo com proposta tão cretina. Mas para um metrô de superficie, com locomotivas compativeis, como existe nas principais cidades e centros urbanos do mundo, existem recursos disponiveis e abundantes. No Brasil, o BNDES é o orgão financiador.

Anônimo disse...

NEM TODO ANONIMO É BURRO
MAS COM CERTEZA TODO BURRO É ANONIMO...
NÉ, O DO 1º COMENTÁRIO...
AGORA DEVE TER UM MONTE DE BABACA ROLANDO DE RAIVA POR QUE FINANCIOU O TODINHO E NÃO ESTÁ LEVANDO O PROMETIDO, ISTO TEM
E PRA ELES UMA PALAVRINHA DE CONSOLO:
BEM FEITO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Deu na tricana ( a tribuna tucana )

Primeiro escalão

Longe da política, voluntariamente, o ex-prefeito Tarcísio Delgado continua dedicando-se ao seu blog. Numa das últimas edições, lembrou os nomes que já atuaram como secretários em suas três gestões. Citou praticamente todos, inclusive Custódio Mattos, que na ocasião era do Ipea, e vários tucanos como Reginaldo Arcuri, Marcos Kopschitz e Rubem Barboza. O que chamou a atenção foi na citação do ex-secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, no período 2000/2004, João Vítor Garcia. Tarcísio lembra o seu nome, mas, entre parênteses, ressalta: “tecnicamente”.

E DESDE QUANDO QUEM PERDE A ELEIÇÃO FICA FORA DA POLITICA VOLUNTÁRIAMENTE?
TÁ FORA POR QUE LEVOU A MAIOR SURRA DESSA ELEIÇÃO:
FOI O OMAIOR FIASCO ELEITORAL DE TODOS OS TEMPOS...
MAS PRQ QUEM DEIXA DE HERANÇA PRA CIDADE DUAS PÉROLAS COMO SÃO SEUS FILHOS (IRC) A´TE QUE O CORONEL ZÉ RAIMUNDO NÃO SE SAIU TÃO MAL...
O PIOR FOI TER PERDIDO A OPORTUNIDADE DE POR O PIJAMA ANTES DE SER MASSACRADO NAS URNAS.

Anônimo disse...

AGORA EU QUERO VER:
COMEÇOU A LUTA PELA CARNIÇA

Jogo pesado

O ex-ministro José Dirceu atua em seara alheia. Ele postou no seu blog uma crítica ao governador de São Paulo, José Serra, que estaria, na sua opinião, ignorando o seu colega mineiro Aécio Neves, que vai percorrer o país tentando consolidar sua candidatura a presidente. Segundo Dirceu, Serra faz jogo e usa o rolo compressor para desestabilizar o dirigente de Minas. “Vamos ver até onde Aécio resiste e até aonde vai Serra”, observou.

É SEU AÉCIO O NEGOCIO COM SÃO PAULO É MAIS EMBAIXO...
ALI NÃO TEM JOGO FRANCO COMO O OMAR FEZ COM A CANALHADA DO PSDB EM JUIZ DE FORA.
AQUI VCS JOGARAM O JOGO DESLEAL E SUJO CONTRA UM CANDIDATO QUE APENAS PREGAVA A RENOVAÇÃO.
AGORA VAMOS VER COMO SE COMPORTAM OS TUCANOS NA HORA DE DIVIDIR O OSSO...
DIZEM QUE EM BELORIZONTE VAI VOAR PÓ PRA TODO LADO...

Anônimo disse...

PRA SOLUCIONAR O PROBLEMA DOS ONIBUS EM JF ASTA PEDIR PROS TUCANOS PEDIREM MAIS UM FAVOR PRA SEUS APOIADORES POLITICOS:
JÁ QUE ELES FIZERAM PAPEL DE BURRO DURANTE A ELEIÇÃO, APOIANDO O CUSTÓDIO CRENTE QUE IRIAM RETALHAR A PREFEITURA, OFEREÇAM MAIS UM POUCO DE SACRIFICIO, PUXANDO AS MODERNAS CARROÇAS QUE O MAZZOROPPI DE MARIPÁ PRETENDE COLOCAR NO LUGAR DOS ONIBUS, QUE SÃO A MAIOR FONTE DE FALCATRUAS NA CIDADE

Anônimo disse...

DIZEM NOS BASTIDORES QUE A ASTRNASP,ESTA PROVIDENCIANDO UMA MANSSAO NA CIDADE ALTA PARA O CUSTODIO,COMO FOI FEITO PARA O BEJANI,PARA O CUSTODIO MELAR A LICITAÇAO,OLHO NELES OMAR.

Anônimo disse...

e verdade que o bolão esta comprando uma manssão para o custodio favorecer a astransp,continua tudo igual?

Anônimo disse...

SERA QUE O CAP DON FERNANDO GORETTI,JA COMPROU A TUCANADA????

Anônimo disse...

CASTELAR E O REDENTOR, CAÇADOR DE TUCANOS CALOTEIROS E SAFADOS.

Anônimo disse...

E AI CASTELAR NAO BATE MUITO NO BRUNINHO,SE NAO ELE CORRE PRA CHORAR NO COLINHO DO ITAMAR.

Anônimo disse...

E AI O RODRIGUINHO RETARDADO MATOS, NAO VAI ASSUMIR A LIDERANÇA DO GOVERNO,BOB PAI E BOB FILHO,BEJANI E BEJANINHO.CRUZES

Anônimo disse...

fiquei sabendo que o todinho anda meio deprimido,ainda não conseguiu juntar nesta gestão seu primeiro milhão,calma todinho.

Anônimo disse...

O Professor (de que?) Erickson Argolão é muito cara de pau...
querer receber aqueles programas da mesa de debate, em que o Geraldo banguela, babava descaradamente no ovo do Bejani, é mais que um desrespeito, é quase um crime.
Ora se pra badalar o bejani nós temos que pagar, ai f...
Ta certo que quem trabalhou tem que receber, mas todos sabiam pra qem estavam trabalanhdo ou vendo tempo e espaço.
Agora na boa:
êta cambada de empresário meia tigela,
êta cambada de burro
fizeram a cama pro bejane deitar e agora ficaram com o p... na mão
pelo jeito o Todinho MAzaroppi acabou f... todo mundo...
só dá pra rir dessa cambada
então lá vai
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

"O silêncio foi absoluto, salvo do Diretor da TVE, Ericson Aragão, que de forma objetiva disse que entregou o produto e que por esse exclusivo critério deveria receber o que é devido..."
Omar, vc que sempre defendeu a redução dos atos oficiais, talvez o destino venha a oferecer-lhe a oportunidade de comprovar suas tese. O pessoal do Regional, está começando a abir o bico com R$0,39. Vc perdeu com R$0,40. Sucesso, amigo!!!

Anônimo disse...

CUSTÓDIO JÁ ENFRENTA DIFICULDADES NA CÂMARA MUNICIPAL.


Depois de não cumprir os compromissos de campanha com os seus apoiadores e partidos políticos, montando um secretariado "técnico", na gíria conhecida como desculpa para boi dormir, o Prefeito começa a sofrer pressão da Câmara Municipal.

Os Vereadores não estão nem um pouco satisfeitos com a condução política do novo governo e estão bombardeando a mini reforma administrativa do tucano.

Isso é apenas uma demonstração das dificuldades e dos problemas que Custódio terá daqui para frente, como consequência de sua inabilidade política no atendimento aos seus aliados de outrora.

O pano de fundo dessa discussão dos Centros Regionais nada mais é do que a declaração de insatisfação de TODOS seus ex-aliados que sequer foram chamados para conversar com o governo. NÃO HÁ INTERLOCUÇÃO E OS APOIADORES SEQUER SÃO RECEBIDOS NA PREFEITURA.

Para apaziguar os ânimos, Custódio terá que rever a reforma administrativa e reenviar para Câmara projeto recriando a Secretaria dos Centros Regionais, que diga-se de passagem, uma bela iniciativa de Tarcísio que estudou os modelos bem sucedidos de Belo Horizonte e São Paulo.

Além de ter que recriar a Secretaria, Custódio terá que rever, ainda, a forma da condução da relação com aqueles que o apoiaram nas eleições, já que a insatisfação é geral.

Renato disse...

Concordo com quase toda a postagem do companheiro Omar. Entretanto apenas uma coisa me levou a discordar: como usuário eu devo dizer que o serviço de transporte coletivo dessa cidade é um lixo! ônibus que não cumprem seus horários, alguns profissionais expecionalmente mau preparados para lidar com o público, veículos que visivelmente tiveram sua data alterada na traseira para "rejuvenescerem". E o pior: não há fiscalização. Não temos a quem reclamar. Se encaminhamos qualquer reclamação à Gettran, ela as encaminha para a Astransp. E quem comanda a Astransp?
Enfim o que se precisa é abrir uma represa e como Hércules limpar as cavalariças de Juiz de Fora.
Mas infelizmente a população desta cidade é incapaz e ignorante. Jamais lutará pela moralização do comando da cidade, pois como pudemos ver nas últimas eleições, se um voto de juizforano vale 30 reais, não valerá muito mais a sua moral.

Anônimo disse...

Será que a viúva, através do BNDES poderia encarar sua estupida proposta? Aliás, porque voce não procura a iniciativa privada? Se ela não encara nem o metrô de grandes cidades, nem o trem bala Rio - SP, vai encarar o "Trem Bala" saindo da Rio Branco?
Ednei Salzer

Anônimo disse...

Rogério de Moraes: voce está dando seus tapinhas(?) demais. Se esconde como anonimo através pseudonimos ridículos como A FORÇA QUE SURGIU, HORTELINO, ETC.. para covardemente criticar os outros é quer dar lição para alguém? Recolha-se a sua insignificancia, seu Drog Bul.
Ednei Salzer

Anônimo disse...

Olá Omar, paz e bem!
Fico feliz com a sua análise e agradeço a possibilidade de externar a preocupação de muitos cidadãos com o transporte público.
Mudando de assunto, gostaria de destacar a sutileza com que Aécio Neves prepara a sua eleição para presidente. Para compensar o fato de não ser ainda uma figura de renome nacional e de não ser um dos caciques do PSDB, ele já procura incutir na população a idéia de Minas Gerais ser um país! É o poder da linguagem subliminar atuando sobre a população. Atentem-se ao vídeo do governo que vai mostrando que Minas Gerais é um país! Muito belo por sinal, mas com uma mensagem sutil!
Aguardemos os passos do nosso prefeito caloteiro, muita coisa ainda está por vir. Sei de fontes seguras que se prepara para fevereiro uma pseudo-concorrência para a terceirização do transporte de funcionários e para a coleta de lixo, ou seja, qq prefeitura no país tem condições privilegiadas para aquisição de veículos e em Juiz de Fora perpetua-se essa prática que em muito onera o poder público!

Anônimo disse...

Que vergonha!!!!!!!!!

O ZÉ CARECA, PROFESSOR DE DEUS, O SABE TUDO, O CLONE VITAMINADO DE BEJANI, O EX "PERFEITO" JOSÉ EDUARDO ARAÚJO...VOLTOU A FALAR BOBAGENS NO CALÇADÃO DA RUA HALFELD.

SEU ALVO AGORA É CUSTÓDIO QUE AINDA NÃO NOMEOU A SUA FILHA FERNANDA NUM CARGO NA PREFEITURA. ANDA FALANDO TAMBÉM QUE OS TUCANOS NEGOCIARAM COM O BANCO DO BRASIL A VENDA DAS CONTAS DA PREFEITURA NAS COSTAS DELE, DE FORMA PARALELA... QUE M.....

OLHA QUE ESQUEMÃO, ACORDÃO DE GABINETE. O ZÉ GORDO QUER QUE CUSTÓDIO NOMEIE A FILHINHA FERNANDINHA QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO MANDOU DEMITIR POR NEPOSTISMO.

DIZEM QUE ALÉM DA FILHA FERNANDA, O FALASTRÃO (COMO DISSE BEM O TARCÍSIO DELGADO) QUER QUE CUSTÓDIO NOMEIE UMA LISTA DE EX-AMARRA CACHORROS DELE NA PREFEITURA. QUE ABSURDO!!!! A QUE PONTO CHEGAMOS!!! ESTOU COM VERGONHA DESSA POLITICAGEM NA NOSSA CIDADE.

POR ISSO AINDA TENHO ESPERANÇAS QUE OMAR UM DIA SEJA O NOSSO PREFEITO E ACABE COM ESSA BANDALEIRA.

OMAR, CONTINUAMOS E ACREDITAMOS EM VOCÊ, NÃO DESISTA E CONTINUE DENUNCIANDO.

Anônimo disse...

ROGÉRIO DE MORAES AINDA NAO PAROU DE PUXAR O SACO? E AINDA FICA SE ESCONDENDO ATRÁS DE OUTROS NOMES TAMBÉM E CRITICA QUEM FAZ ISSO.

SERÁ QUE VC JA CONSEGUIU ALGUM EMPREGO COM O OMAR? PORQUE PRA PUXAR SACO ASSIM COM CERTEZA VOCE TEM ALGUM INTERESSE.

TA RECLAMANDO DO QUE DOS ONIBUS? COMO VC JÁ TEM MAIS DE 65 ANOS, ANDA DE GRAÇA.. RECLAMA NAO....

Anônimo disse...

ESTOU FAZENDO ESCOLA

MEU JEITO DE ESCREVER FAZ TANTO SUCESSO QUA ATÉ JÁ ESTÁ SENDO COPIADO POR INUMEROS POSTANTES, COM UMA ÚNICA DIFERENÇA:

TUDO QUE EU ESCREVO EU ASSUMO.

NUNCA PRECISEI ME DISFARÇAR.
TENHO NOME, ENDEREÇO FIXO (A MAIS DE 50 ANOS RESIDO NO MESMO LUGAR)
SOU UM PROFISSIONAL COMPETENTE E PREMIADO, TENHO UMA FAMILIA PERFEITA, E QUANTO AOS MEUS HÁBITOS SÃO, SERÃO SEMPRE PROBLEMAS SÓ MEUS, JÁ QUE DASAFIO, A QUALQUER UM APRESENTAR AQUI OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR, UMA PROVA CONCRETA, DE QUALQUER FALCATRUA OU CANALHICE POR MIM COMETIDA.
CASO CONTRÁRIO - REAFIRMO:
CANABISMO NÃO É DESONESTIDADE.
DESONESTO É QUEM ROUBA, PROMETER E NÃO CUMPRE, COMPRA VOTOS E DIFAMA DE FORMA CRUEL.
PORTANTO ANTES DE ME CHUTAR, SAIBAM REALMENTE SE FUI EU QUEM ESCREVEU.
E NÃO SE ESQUEÇAM:
O QUE MAIS DÓI NUM IDIOTA, É SABER QUE TODOS SÃO MELHORES QUE ELE.
ATÉ MESMO QUEM COPIA OS MAIS INTELIGENTES...
NÉ EDNEI.

Anônimo disse...

Oi pessoal,

Esse ex prefeito bonachão nã desiste mesmo. Ta triste porque o custódio ainda não nomeou a cambada que fez campanha para ele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Gente besta e incompetente, vai fazer um concurso, ao inves de ficar babando ovo.

Anônimo disse...

Se faz escola eu não sei, mas que eu adoro ler as "sandices" do Rogerio de Moraes. Blog é isto mesmo, tem que ter opinião e comentário.
A favor e contra. Senão vira monologo.
Embora vamos combinar que alguns dos comentários contra o Omar são bem sem sentido.
Enquanto as dele, pode ter sarcasmo, humor, ou até frivolidades, mas nunca falta sentido.
Por isso "mete a boca mesmo velhinho"

hau hau hau

Anônimo disse...

TAÍ ANONIMO

CONCORDO COM VC.
NÃO AINDA NÃO ARRUMEI EMPREGO COM O OMAR PROQUE NÃO PRECISO DISSO, SE PRECISASSE COM CERTEZA CONSEGUIRIA, MAS POR ENQUANTO VAI DANDO PRA ME MANTER SEM A AJUDA DOS CAROS AMIGOS.
ISSO VC SABE COMO É, JÁ QUE DEVE MANTER O SEU EMPREGO GRAÇAS A SABE-SE LÁ O QUE.
OUTRO PONTO QUE EU CONCORDO É QUANTO A DISCUTIR ASSUNTO DE ONIBUS, VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CERTO:
NÃO TENHO PROBLEMAS COM ELES, VISTO QUE JAMAIS OS USO, MAS GARANTO QUE TENHO INTERESSE POR TODOS OS ASSUNTOS QUE DIZEM RESPEITO AOS QUE TEM MENOS DO EU, SEJA RECURSOS FINANCEIROS OU INTELECTUAIS, MORAIS OU ÉTICOS QUE COMO NO SEU CASO, ESCONDEM-SE ATRAS DE UM ANONIMATO MEDIOCRE.

E AINDA NÃO TENHO 65 ANOS, EMBORA COM OS MEUS 53 JÁ TENHA VIVIDO´MUITO MAIS QUE O TEMPO CRONOLÓGICO, O BASTANTE PARA DESCULPAR SEUS PAIS, PELA BELA PORCARIA QUE FIZERAM.